Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pesquisa sobre opinião de torcedores referente a homofobia no futebol brasileiro


pesquisaKULeuven

Posts Recomendados

Olá,

Sou uma pesquisadora brasileira da Universidade Católica de Leuven (KU Leuven), na Bélgica, e estou conduzindo um estudo sobre a opinião dos torcedores relacionadas a presença de jogadores de futebol homossexual em times de futebol masculino.

Recentemente, o mundo do futebol tem presenciado atletas assumindo sua homossexualidade, bem como diversas intituições tem organizando campanhas no mundo todo para combater a homofobia no esporte, como foi o caso da revista de futebol alemã 11Freunde (11 Amigos), que reuniu centenas de jogadores de futebol em apoio a colegas LGBTQ+ e se posicionar contra a homofobia no esporte.

Link para a notícia: https://p.dw.com/p/3pYDX (publicado em 18 de Fevereiro de 2021)

No entanto, muitos jogadores não se sentem a vontade ainda para revelar sua orientação sexual publicamente, por temerem uma pressão de sua torcida, colegas e da imprensa. Algumas pessoas afirmam que o futebol brasileiro não está pronto para abraçar esta causa. Gostaria de avaliar como os torcedores de futebol no Brasil se sentem em relação a este tópico. Caso tenha interesse, por gentileza deixe seu comentário abaixo. Agradeço desde já pelo seu tempo e informação disponibilizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De minha parte não teria nenhum problema, mas sei que a torcida em geral do Palmeiras não apoiaria e perseguiria, como aconteceu quando foi cogitada a contratação do Richarlyson em 2005

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obviamente não tenho problema nenhum com jogadores homossexuais jogando no meu time e acho que eles devem ser protegidos de qualquer tipo de assédio homofóbico, porém quando essa luta vira policiamento de “zoeira”, por exemplo quando se quer censurar um torcedor chamar o outro de bambi/bixa/maria/galinha etc, aí já acho bobagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, phoulis disse:

Obviamente não tenho problema nenhum com jogadores homossexuais jogando no meu time e acho que eles devem ser protegidos de qualquer tipo de assédio homofóbico, porém quando essa luta vira policiamento de “zoeira”, por exemplo quando se quer censurar um torcedor chamar o outro de bambi/bixa/maria/galinha etc, aí já acho bobagem. 

Não acha que o uso de tais termos como forma de "zoeira" só atrapalha o combate à homofobia e é até mesmo uma torma de manifestá-la, ainda que "inconscientemente"? Como se ser bambi/bixa/maria/galinha fosse algo vergonhoso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JGDuarte disse:

Não acha que o uso de tais termos como forma de "zoeira" só atrapalha o combate à homofobia e é até mesmo uma torma de manifestá-la, ainda que "inconscientemente"? Como se ser bambi/bixa/maria/galinha fosse algo vergonhoso? 

Não discordo em teoria, mas até onde a gente leva esse princípio? “VTNC” é de origem homofóbica também (como se “tomar no cú” fosse algo vergonhoso). Pode parecer boba a comparação, mas é só para ilustrar como o tema é complexo e enraizado no vocabulário popular.

Historicamente falando, não há (que eu saiba) algum exemplo claro de certos termos ou palavras que foram banidas com sucesso. A língua se modifica naturalmente, muito difícil, se não impossível, impor algo assim.

Minha “solução” seria simplesmente adotar esses termos, como eu disse, na zoeira mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, phoulis disse:

Não discordo em teoria, mas até onde a gente leva esse princípio? “VTNC” é de origem homofóbica também (como se “tomar no cú” fosse algo vergonhoso). Pode parecer boba a comparação, mas é só para ilustrar como o tema é complexo e enraizado no vocabulário popular.

Historicamente falando, não há (que eu saiba) algum exemplo claro de certos termos ou palavras que foram banidas com sucesso. A língua se modifica naturalmente, muito difícil, se não impossível, impor algo assim.

Minha “solução” seria simplesmente adotar esses termos, como eu disse, na zoeira mesmo. 

Entendo o que você quer dizer e concordo que esse tipo de mudança não acontece do dia pra noite, mas acho que já houve muita mudança positiva nesse sentido, porque o próprio humor muda, e até relativamente rápido. 

Não sei se você assiste ao canal Desimpedidos, mas me lembro bem que há uns 5 anos fazia muito sucesso esse tipo de zoeira, como no apelido "Fred Boiola" e no "momento boiola", que era uma das partes que mais fazia sucesso no canal. Com o tempo, isso foi sumindo, propositalmente; quando começaram a mudar, lembro que houve críticas de que o canal havia virado "nutella" e tal, mas com o tempo eles se reinventaram e coninuaram fazendo bastante sucesso, até mais que antes. Hoje, quando vejo vídeos da época (nem faz muito tempo, cinco anos é pouca coisa), nem acho mais tão engraçado, e eu lembro que rachava o bico assistindo aos vídeos deles naquele momento. 

Acho que a homofobia aparece velada nesse tipo de manifestação. Inclusive, o medo que muitos atletas têm em se assumir se acentua no meio futebolístico também por ter tanto disso nas suas entranhas. É um público bem mais preconceituoso.

Não sou radical a ponto de ficar cagando regra de que falar um "vtnc" ou "viado" é uma grande demonstração de homofobia, porque na maioria das vezes acontece por pura tradição, mas considero muito positivo iniciativas que desincentivem a repetição desses hábitos pra próximas gerações. O humor cotidiano pode, sim, se reinventar, no meu entendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, phoulis disse:

Não discordo em teoria, mas até onde a gente leva esse princípio? “VTNC” é de origem homofóbica também (como se “tomar no cú” fosse algo vergonhoso). Pode parecer boba a comparação, mas é só para ilustrar como o tema é complexo e enraizado no vocabulário popular.

Historicamente falando, não há (que eu saiba) algum exemplo claro de certos termos ou palavras que foram banidas com sucesso. A língua se modifica naturalmente, muito difícil, se não impossível, impor algo assim.

Minha “solução” seria simplesmente adotar esses termos, como eu disse, na zoeira mesmo. 

Como o @JGDuarte muito bem descreveu, as mudanças são graduais e dependem também de uma abertura de cada indivíduo.

O que me chamou a atenção foi a afirmação de que a língua de modifica naturalmente. Recentemente houve uma discussão igual no Off Topic. Acho estranha essa noção, dado que a língua, ainda que fenômeno social complexo, não tem vida própria nem muda à margem dos indivíduos. E aí há um outro problema, que é com a palavra "natural". Esse processo de restrição de linguagem é absolutamente natural. Da mesma forma que a exclusão do "preto sujo", "cabelo ruim" e outras expressões, para ficar no campo do racismo, são cada vez menos aceitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Caso um jogador assuma sua homossexualidade, acredito que clube, própria torcida e até companheiros seriam receptivos. O problema que o futebol brasileiro culturalmente é sem limites e vive de estereótipos, que pautam torcidas até os dias de hoje, e isso geraria uma pressão no jogador assumido sempre que o adversário quisesse desestabilizá-lo.

Dentro do tópico mencionaram o jogador Richarlison, ex-São Paulo, que nunca se assumiu mas tinha a fama de ser homossexual. Para o clube em si pouca coisa mudou, até porque ele nunca assumiu, mas os cânticos ofendendo o jogador eram presentes em todos os jogos do São Paulo fora de casa. Isso já faz mais de 10 anos e acho que evoluímos, não seria algo visto com tanta naturalidade, mas ainda vejo como o principal obstáculo a ser superado, porque na visão comum do torcedor médio brasileiro "é só zoeira" e "vale tudo para pressionar o adversário".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...