Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

David R.

Posts Recomendados

13 horas atrás, grollinho disse:

Tenho interesse em aprender mas nunca fui atrás, alguma dica?

Entra no Chess.com, faz teu cadastro e ali tem uma seção inteira com o "aprender". Começa desde o básico do básico, que é como as peças se movem, até o avançado, onde ensina  teoria hardcore mesmo, com plano de jogo de 30 lances e por aí vai. Também é legal de resolver uns problemas de posição mais pro fim do jogo.

Acho que o mais importante pra quem começa é aprender princípios do xadrez:

- dominar o meio (casas e4/e5/d4/d5, )
- desenvolver peças (só mexer uma vez em cada peça)
- proteger o rei
- cavalos no centro, torre com linhas abertas, conectar torres, bispo atacando o cavalo oposto, dama desenvolvendo mais tarde, 
- realizar ataques só quando se tem duas peças pra cada uma que tu for tomar

E também algo que é bem básico e importante mas ajuda muito, que são as aberturas. Xadrez tem 18 milhões de aberturas que ajudam a desenvolver peças e preparar pro meio-jogo. Contra quem é meio newba funciona muito.

Alguns canais ajudam muito quem tá começando:

Esse eu não conheço, mas dei uma rápida olhada nesse vídeo e o cara vai nos pontos centrais.

_Depois, uma abertura que eu acho bem fácil:

Acho esse canal BEM FODA. Esse cara tá no top 8~10 do Brasil hoje, é um GM que tem uma caralhada e vídeos com aberturas, meio-jogo, análise de alguns jogos fodas e por aí vai. É muito top. Essa semana ele tá fazendo lives só de aberturas e tipo, vai duas horas de conteúdo. Recomendo muito dar uma buscada porque pelo canal dele porque é top.

Se tu souber inglês ou quiser algo mais rápido, o melhor canal pra mim disparado é o do GothamChess:

Ele tem vídeos de "aprenda abertura x em 10 minutos". É muito bom pelo menos pra ver quais tu vai começar a usar. Também faz vááárias análises de jogos e cobertura de campeonatos. E ele é um IM (Mester Internacional, um nível abaixo de GM), então sabe muito do jogo.

Por último, deixo aqui um vídeo pra dar um hype e já recomendando um outro canal brasileiro que é bem legal chamado Xadrez Brasil. Bastante instrutivo. O vídeo é de um jogo do Supi (GM brasileiro nº 2 no Brasil) x Carlsen (atual melhor do mundo de longe). Se não me engano é um blitz (5 minutos de jogo pra cada) onde o Supi DESTRÓI o Carlsen acho que em menos de 20 movimentos. É bizarro de foda.

 

Eu recomendo demais aprender a jogar xadrez. Eu jogava direto no colégio, mas a gente acaba crescendo e deixa de lado. É um jogo fodíssimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Magnus zoando o Giri FIASJFOIASJFIOASJIFOASJIFOASFASIOIO!

A quem interessar, temos as semi-finais do Skilling hoje por volta das 13h~14h. 

Os dois favoritos pra final são o Carlsen e o Hikaru, que ontem deu um comeback absurdo contra o MLV.

Só achei mega zoado que nesses campeonatos tem armageddon com as pretas saindo vitoriosa empatando. Vai tomar no cu, é tipo tu ir pra prorrogação e se empatar o jogo tu ganha. Não, né, caralha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, David Reis disse:

Deu ruim pro menino Magnus nas partidas de blitz. 

O Hikaru acabou com ele. Disse que nunca viu o Carlsen tão mal como hoje. Pior que ele começou o jogo falando bem pra caralho do Magnus e pipipi popopó. Aí ele me ganha de pretas ao natural o primeiro jogo e daí pra frente é uma tristeza (pro nível deles, né, eu tem uma caralhada de jogada que eu só entendo quando explicam hahahahahah).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu jogava no colégio, ganhei algumas medalhas nos jogos internos, não gosto muito de jogar online, prefiro presencial, mas de vez em quando entro no chess.com para apanhar lindamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...