Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entenda o quebra-cabeça tático de Tite para fazer a seleção atacar melhor


Gourcuff

Posts Recomendados

Quote

Entenda o quebra-cabeça tático de Tite para fazer a seleção atacar melhor
Técnico busca o "quinto homem" para ter mais opções ofensivas diante de adversários muito fechados atrás

 

Até a estreia da seleção brasileira nas eliminatórias, sexta-feira, contra a Bolívia, o público brasileiro ouvirá Tite falar algumas vezes no “quinto homem entre as linhas do adversário”. Sob o ponto de vista tático, é a principal preocupação do treinador nesta nova fase do time, que ficou quase um ano sem se reunir por causa da pandemia. Mas o que é este quinto elemento? O que significa estar entre as linhas? Qual a finalidade?

Foi em novembro de 2017, quando o Brasil não conseguiu furar a defesa da Inglaterra num amistoso sem gols em Wembley, que o olhar de Tite para a seleção mudou. Diante de uma linha de cinco defensores e outra de três homens logo à frente, ele entendeu que precisava incorporar no time um traço do chamado “Jogo de Posição”, em que jogadores ocupam zonas específicas no ataque: na armação das jogadas, quer ter, de cada lado do campo, um jogador bem aberto. Na Copa de 2018, teve Neymar na esquerda e Willian na direita. Na Copa América, Jesus foi o ponta direita e Éverton o da esquerda.

A ideia é que se crie um dilema para defesas rivais. Ou a linha defensiva se espaça, obrigada a cobrir toda a largura do campo, ou se concentra em defender o centro da área e deixa os pontas com certo espaço.

Na Copa América, quando se organizava para atacar, a seleção tinha quatro jogadores entre a linha de defesa e a de meio-campo do rival: os pontas Éverton e Jesus, além do centroavante Roberto Firmino e Philippe Coutinho, o meia central no 4-2-3-1. Para Tite, faltava algo para ser mais agressivo. Justamente o quinto homem entre estas linhas.

— A gente precisava deste acréscimo. O (Renan) Lodi pode oferecer isso pela esquerda. Mas pode ser ao contrário, pela direita. Não é o melhor do Danilo, mas ele fez na Juventus. Com um externo (jogador que atua pelo lado) que vem para dentro, dá espaço para o lateral ser este quinto jogador na linha ofensiva. Para ficar com um ataque mais pesado — planeja Tite.

O técnico entende que Renan Lodi, lateral do Atlético de Madrid e hoje titular da seleção, pode ocupar o campo ofensivo e ser o homem aberto pela esquerda, bem perto da linha lateral. Assim, o homem que inicia a jogada como ponta esquerda, que pode ser Éverton, Neymar ou até Coutinho, ocuparia um espaço mais ao centro, aproximando-se do centroavante. A eles três se somariam o meia central — que pode ser Neymar ou até Coutinho, que voltou a fazer tal função no Barcelona — e o ponta pela direita, abrindo o campo.

Nesta ideia, a seleção jogaria num 4-2-3-1. Mas Tite garante que a inclinação ao “Jogo de Posição” não significa um time estático.

— Os jogadores do centro terão liberdade por ali — afirma, acrescentando que, na hora de finalizar as jogadas, o ponta pela direita também deve buscar uma diagonal para a área.

Ele vê Gabriel Jesus como um jogador adaptado à função. Como o perdeu por lesão, precisará buscar uma alternativa. Pode ser Richarlison, melhor na diagonal para a área do que aberto como ponta, ou Rodrygo. Ou ter um meia pelo lado direito, como Coutinho ou Everton Ribeiro.

— Richarlison é impressionante na capacidade de pressentir esse momento (de correr da ponta para a área), ter esta percepção. Ele não quer a jogada de combinação, de pivô. Ele vira de costas para o armador. Ele só quer ser a flecha, só quer gol — avalia Tite.

x0610-OG-campinhos-neymar-web1.jpg.pagespeed_ic.PTQ8Iq1a41.thumb.jpg.0130f458eea34c8594efc66100dd9ab8.jpg

x0610-OG-campinhos-neymar-web2.jpg.pagespeed_ic._xOppF3WrJ.thumb.jpg.32df75aeaa7cfe66fcdf2801f650edfa.jpg

https://oglobo.globo.com/esportes/entenda-quebra-cabeca-tatico-de-tite-para-fazer-selecao-atacar-melhor-24678323

O engraçado é o Tite querer fazer o JOGO DE POSIÇÃO™ com jogador que não tem muito essa característica de ser construtor, de conduzir pra criar espaço, de ser criativo, de aguentar pressão. É por isso que, com ou sem corneta @Leho., eu falei do Casemiro e do Gabriel Jesus no outro tópico. Danilo, Richarlison, Coutinho, Alex Sandro, Éverton... também não são jogadores que necessariamente encaixam nessa ideia e acho que funcionam melhor em outra dinâmica ou em outro contexto, mas não jogando juntos. E até o próprio Neymar entra nessa linha. Não é um jogador que vai respeitar o "jogo de posição" do começo ao fim e vai começar a fazer o jogo andar do jeito dele pedindo a bola no pé e descendo, o que não é uma coisa ruim, mas que em alguns jogos a gente já viu que na seleção foi muito Neymar, resolvendo as coisas sozinho, e o resto nada, totalmente apagado.

Não vai ter melhora no jogo amarrado e sem sal que o Brasil teve nos últimos tempos enquanto o Tite não arrumar solução ou não tirar essa ideia meio estereotipada, clichê e de livro da cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O próximo treinador da seleção brasileira poderá ter o nome de Jorge, argentino, careca, todo tatuado no braço, já treinou o Chile e a Argentina, tem estilo de jogo ofensivo e sabe treinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Head Coche Z disse:

O próximo treinador da seleção brasileira poderá ter o nome de Jorge, argentino, careca, todo tatuado no braço, já treinou o Chile e a Argentina, tem estilo de jogo ofensivo e sabe treinar.

vai fazer falta pra vocês hein

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
22 hours ago, Gourcuff said:

[...] É por isso que, com ou sem corneta @Leho., eu falei do Casemiro e do Gabriel Jesus no outro tópico. [...]

Não senhor, sua corneta pra cima do Casemiro foi completamente gratuita e oportunista. Não vem não, hahahahah.

Pegou o pior jogo da temporada do Real pra criticar o cara, cobrando uma função que todo mundo sabe que não é a dele. A corneta no Jesus é mais discutível, passa por preferências de estilo de jogo e tudo mais, mas também não tem mt a ver com o que você tá colocando agora nesse tópico.

E nesse ponto sobre a Seleção, sobre a estratégia de jogo do time (jogo de posição) e as características dos jogadores convocados eu até concordo contigo. Acho que o Tite não tá sabendo encaixar os jogadores que tem à proposta que quer que o coletivo desenvolva. Aí fica naquele joguinho mequetrefe, engessado do caralho que a gente tá vendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leho. tb acho, Casemiro é um dos poucos que salvam da seleção do Tilts

GJ seria CA msm? Fico na dúvida se ñ seria melhor ele pela direita, mas aí disputaria vaga com o pombo

sei ñ, mas 4-2-3-1 (futebol real é com 2 volantiss né) ñ tem mto a ver com jg posicional

mas no estilo dos caras de jogada em velocidade, ai acho q dá bom

outra coisa, NeyVid como 10 atrás do Bob já jgram jntos? 

so pra me alinhar direito, cebola na PE, Ney de MAC, Bob na CA e GJ na direita, mas acho improvavel pq vao dar um jeito de por o Soltinho ai no ataque

acho q qm sobra ai eh o cebola

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 hours ago, felipevalle said:

GJ seria CA msm? Fico na dúvida se ñ seria melhor ele pela direita, mas aí disputaria vaga com o pombo

O Tite meio que já deixou claro que pensa no Gabriel como ponta direita, inclusive na Copa América do ano passado se não me engano foi assim. Eu não gosto dele assim, prefiro como centroavante mesmo, de mobilidade mas também com boa presença de área.

 

4 hours ago, felipevalle said:

outra coisa, NeyVid como 10 atrás do Bob já jgram jntos? 

Acho que sim, mas foram em poucos jogos se bobear. Esse é o encaixe mais difícil de se fazer a meu ver, porque o Neymar gosta de flutuar MUITO pelo centro (no PSG tem sido assim, total liberdade), já o Firmino é um CA extremamente inteligente e que também perambula mt pelo setor central ali de criação.

Não é fácil dar essa dinâmica pros dois sem comprometer o time ofensivamente.

 

Mapas de calor dos dois (Neymar e Firmino), na última temporada dentro de suas ligas nacionais:

image.png.70b643ea19204b4597759c4107c96a00.pngimage.png.1eb0268f695ef2f6038d6d67d0ff77a5.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das burrices do Tite pra mim é essa aí com o Neymar, não pode colocar ele aberto pra ser o cara da amplitude. Nem no Barça que ele era efetivamente um ponta esquerda, ficava só aberto. Ele tinha bastante liberdade pra cair pro meio e ajudar na armação, só não era tão frequente assim porque do outro lado o Messi fazia a mesma coisa, aí evitavam deixar os dois "batendo cabeça" (embora, vendo times como o City das últimas temporadas, bem acho tão improvável assim fazer isso dar certo, é só treinar).

Na Seleção o Neymar é o melhor jogador, é surreal deixar ele sem participar tanto do jogo pelo meio. A não ser que a ideia seja ele ficar lá "descansando" e só correr na diagonal pra finalizar, o que não sei se é tão bom, já que isso funciona mais pra um CR7 da vida que faz gol até de bunda. O Neymar não necessariamente precisa ser o meia-atacante do time, mas sim ter mais liberdade pra ficar no meio. O Cebola seria uma opção de amplitude muito melhor, e já deu mostras na Copa América de que pode ser titular facilmente.

Uma outra burrice é utilizar mal o Firmino. Dava pra fazer algo bem letal com ele puxando a marcação pra infiltração do Neymar, estilo Salah. Pode aproveitar o Richarlison/Gabriel Jesus pra invadir esse espaço também, entrando em diagonal a partir da direita. Mas ao invés disso, o Firmino fica lá paradão mais engessado que o Máxi López com salário atrasado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é defendendo o Tite, mas eu acho bem complicado encaixar o Firmino do Liverpool na seleção. O Firmino, para fazer a função do “falso nove”, precisa de dois pontas bem rápidos e inteligentes que consigam infiltrar, aproveitar os espaços e tudo mais. EU (EU 😅) não vejo o Neymar e qualquer outro ponta que faça a direita com essa característica. Inclusive se for aproveitar o potencial criativo do Neymar, deixando-o livre até mesmo para flutuar pelo meio, é bem provável que o Firmino fique meio perdido ali (a não ser que ele tente ser meio que pivô, o que seria um desperdício).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Dan_Cunha disse:

Não é defendendo o Tite, mas eu acho bem complicado encaixar o Firmino do Liverpool na seleção. O Firmino, para fazer a função do “falso nove”, precisa de dois pontas bem rápidos e inteligentes que consigam infiltrar, aproveitar os espaços e tudo mais. EU (EU 😅) não vejo o Neymar e qualquer outro ponta que faça a direita com essa característica. Inclusive se for aproveitar o potencial criativo do Neymar, deixando-o livre até mesmo para flutuar pelo meio, é bem provável que o Firmino fique meio perdido ali (a não ser que ele tente ser meio que pivô, o que seria um desperdício).

Concordo bastante contigo. A seleção joga de forma totalmente diferente do Liverpool, e não só é difícil encaixar o "Firmino do Liverpool", como chega a ser praticamente desnecessário, dadas as características completamente diferentes dos outros jogadores. Ele precisaria mostrar ser muito bom em outra função, a qual ainda não o vimos exercendo em alto nível. O Jesus eu já vejo se encaixando melhor, mas tenho minhas dúvidas se voltará a jogar por ali depois do que aconteceu na Copa do Mundo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Não é defendendo o Tite, mas eu acho bem complicado encaixar o Firmino do Liverpool na seleção. O Firmino, para fazer a função do “falso nove”, precisa de dois pontas bem rápidos e inteligentes que consigam infiltrar, aproveitar os espaços e tudo mais. EU (EU 😅) não vejo o Neymar e qualquer outro ponta que faça a direita com essa característica. Inclusive se for aproveitar o potencial criativo do Neymar, deixando-o livre até mesmo para flutuar pelo meio, é bem provável que o Firmino fique meio perdido ali (a não ser que ele tente ser meio que pivô, o que seria um desperdício).

O Richarlison faz, em praticamente toda jogada, exatamente isso que você descreveu. Tendo ou não a bola, ele sempre ataca o espaço da esquerda pro centro. A qualidade com que ele faz isso ser suficiente pra Seleção Brasileira ou não, é outra história... mas encaixa. 

O problema é que esse é o lado em que metade do setor ofensivo joga melhor: Neymar, Cebolinha, Coutinho (cada um a seu modo). 

E outra questão é que o Firmino não tem sido isso tudo, nem mesmo no Liverpool, pra valer a preocupação com um esquema que o potencialize. Ainda acho a melhor opção pro ataque até pelo baixo nível da concorrência, mas dá pro time funcionar sem ele. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, -Lucas disse:

O Richarlison faz, em praticamente toda jogada, exatamente isso que você descreveu. Tendo ou não a bola, ele sempre ataca o espaço da esquerda pro centro. A qualidade com que ele faz isso ser suficiente pra Seleção Brasileira ou não, é outra história... mas encaixa. 

O problema é que esse é o lado em que metade do setor ofensivo joga melhor: Neymar, Cebolinha, Coutinho (cada um a seu modo). 

E outra questão é que o Firmino não tem sido isso tudo, nem mesmo no Liverpool, pra valer a preocupação com um esquema que o potencialize. Ainda acho a melhor opção pro ataque até pelo baixo nível da concorrência, mas dá pro time funcionar sem ele. 

 

Pois é, na esquerda, velho. E onde tu vai colocar o bininu Ney? 😅

Não adianta, a ponta esquerda é do Neymar, bem ou mal. E ele não tem essa característica. E como disse, na direita não tem ninguém, na minha opinião, que consiga emular o que o Moh Salah faz. Aí tu tem um Firmino “desperdiçado”, digamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Tite treinou com Everton na direita e o Ribeiro na esquerda.

WHY?

WHY?

Sobre o sistema de jogo do Brasil, o meu 1 centavo:

Coloca os jogadores onde eles jogam melhor. Essa é a primeira coisa. Significa dizer que o Neymar tem que jogar de 10, o Everton na esquerda. Esses são os dois melhores jogadores da seleção nos últimos tempos. Depois tu vê o resto. O Firmino vai ser o 9. Na direita tu vê o que quer fazer, mas eu iria com alguém que seja agudo porque o lateral direito vai ser ou Marquinhos, ou Danilo. Se não tiver alguém que chegue na linha de fundo ou tenha força física e velocidade, seja direto, vai ficar uma merda.  Por isso, iria de Rodrygo ou Richarlison e o bom é que os dois recompõem 

No meio, eu não tenho nem dúvida de que é CRACK Fabinho (aceito ser chamado de clubista, não tem problema) e Bruno Guimarães. O Casemiro e o Fabinho se equivalem na parte defensiva, mas o Fabinho é melhor com a bola no pé. O Bruno Guimarães é outro com mais recurso que o Douglas Luiz. Se for escolher, vai OU com Casemiro, OU com Douglas Luiz. Não que eles sejam ruins com bola, longe disso (especialmente o Douglas Luiz), mas é que Fabinho e Bruno Guimarães são superiores nesse sentido e é uma dupla que não vai te deixar na mão defensivamente.

Atrás não tem muito o que dizer, é Danilo, Marquinhos, TS, o imortal, e Lodi. 

Ficaria assim o posicionamento ofensivo:

image.png.e7fcb847dae2e7494ce45d862bc42c23.png

Em termos de mecânica, Lodi e Everton pela esquerda são uma dupla ridiculamente forte. O Everton tem jogado como um médio-ala no Benfica. É mais meia que aquele ponta que pega a bola e vai pra dentro do adversário toda hora. Ele tem feito muito trabalho de armação. Consigo ver tranquilamente ele cortando pra dentro, abrindo espaço pro Lodi ir pra linha de fundo. No lado direito, é meio merda. O Danilo vem muito pra dentro e não é lá tão incisivo, mas é por isso que precisa de alguém como o Rodrygo, que vai bem até o fundo e cruza bem.

Sobre o Firmino e Neymar e a "dificuldade" dos dois jogarem juntos: FHAFUHASUFFASUFHFHFSHUI!

 

É exatamente esse tipo de interação que eu espero dos dois. O Firmino precisa de jogadores quebrando linha pra dar opção de uma tabela curta. É assim que ele joga e é por isso que ele é um puta facilitador. Ele não é o cara pra enfiar bola, ele não é o cara frio pra marcar o gol, mas ele é um jogador que puxa marcação como poucos e é o melhor 9 tabelador do mundo. Segura a bola sempre num espaço onde não conseguem desarmar ele, espera o companheiro se desmarcar e acha o passe curto, mesmo estando de costas pro gol. O Neymar é extremamente ofensivo, é o típico jogador que se beneficiaria HORRORES com essa tabela curta e é algo que ele faz muito com o Mbappé.

E não precisa ser só o Neymar, não. O Everton é outro que faz quase o mesmo papel. Sai na cara do gol fácil. Essa situação muda um pouco do lado direito, mas também acontece o mesmo com o Rodrygo, só que mais longe da área. É a pré-jogada antes da jogada do gol. Vai colocar o Rodrygo em uma situação de cruzamento, de repente até de passagem direto pro gol.

O Firmino não afunda jogo, ele simplesmente permite que jogadores que afundam jogo (Everton, Neymar, Lodi e Rodrygo/Richarlison) se coloquem na melhor posição possível pra definirem as jogadas. O futebol de quem joga na volta dele só tende a crescer. Não é preciso que joguem no mesmo sistema do Liverpool, é sim preciso que quem tá na volta seja agudo e se associe. Neymar é o principal jogador pra isso. A quantidade de tabela por dentro entre os dois e depois o Neymar lançando alguém na ponta vai ser OVER9000.

E aí, a última coisa é o Neymar. É o centro técnico e tático do time. Ele por dentro compensa muito ter dois jogadores menos armadores como Douglas Luiz e Casemiro. Ele vai andar por todo o campo e distribuir bola longa. Quando se aproximar mais da área, vai poder tabelar por dentro, vai poder ver o campo inteiro de frente, vai poder lançar os pontas, vai ter a oportunidade de com um drible desencaixar a marcação. É outro nível.

Pra defender, só faz duas linhas de 4 e seja feliz. Rodrygo e Richarlison são bons defensivamente e o Everton já tá mais acostumado com isso (embora precise melhorar). O contra-ataque desse time é bizarro de forte.

_

Só que o Tite vai fazer o quê? Vai meter o Ribeiro na esquerda e o Everton na direita. Os dois vão jogar mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

O Tite treinou com Everton na direita e o Ribeiro na esquerda.

WHY?

WHY?

Sobre o sistema de jogo do Brasil, o meu 1 centavo:

Coloca os jogadores onde eles jogam melhor. Essa é a primeira coisa. Significa dizer que o Neymar tem que jogar de 10, o Everton na esquerda. Esses são os dois melhores jogadores da seleção nos últimos tempos. Depois tu vê o resto. O Firmino vai ser o 9. Na direita tu vê o que quer fazer, mas eu iria com alguém que seja agudo porque o lateral direito vai ser ou Marquinhos, ou Danilo. Se não tiver alguém que chegue na linha de fundo ou tenha força física e velocidade, seja direto, vai ficar uma merda.  Por isso, iria de Rodrygo ou Richarlison e o bom é que os dois recompõem 

No meio, eu não tenho nem dúvida de que é CRACK Fabinho (aceito ser chamado de clubista, não tem problema) e Bruno Guimarães. O Casemiro e o Fabinho se equivalem na parte defensiva, mas o Fabinho é melhor com a bola no pé. O Bruno Guimarães é outro com mais recurso que o Douglas Luiz. Se for escolher, vai OU com Casemiro, OU com Douglas Luiz. Não que eles sejam ruins com bola, longe disso (especialmente o Douglas Luiz), mas é que Fabinho e Bruno Guimarães são superiores nesse sentido e é uma dupla que não vai te deixar na mão defensivamente.

Atrás não tem muito o que dizer, é Danilo, Marquinhos, TS, o imortal, e Lodi. 

Ficaria assim o posicionamento ofensivo:

image.png.e7fcb847dae2e7494ce45d862bc42c23.png

Em termos de mecânica, Lodi e Everton pela esquerda são uma dupla ridiculamente forte. O Everton tem jogado como um médio-ala no Benfica. É mais meia que aquele ponta que pega a bola e vai pra dentro do adversário toda hora. Ele tem feito muito trabalho de armação. Consigo ver tranquilamente ele cortando pra dentro, abrindo espaço pro Lodi ir pra linha de fundo. No lado direito, é meio merda. O Danilo vem muito pra dentro e não é lá tão incisivo, mas é por isso que precisa de alguém como o Rodrygo, que vai bem até o fundo e cruza bem.

Sobre o Firmino e Neymar e a "dificuldade" dos dois jogarem juntos: FHAFUHASUFFASUFHFHFSHUI!

 

É exatamente esse tipo de interação que eu espero dos dois. O Firmino precisa de jogadores quebrando linha pra dar opção de uma tabela curta. É assim que ele joga e é por isso que ele é um puta facilitador. Ele não é o cara pra enfiar bola, ele não é o cara frio pra marcar o gol, mas ele é um jogador que puxa marcação como poucos e é o melhor 9 tabelador do mundo. Segura a bola sempre num espaço onde não conseguem desarmar ele, espera o companheiro se desmarcar e acha o passe curto, mesmo estando de costas pro gol. O Neymar é extremamente ofensivo, é o típico jogador que se beneficiaria HORRORES com essa tabela curta e é algo que ele faz muito com o Mbappé.

E não precisa ser só o Neymar, não. O Everton é outro que faz quase o mesmo papel. Sai na cara do gol fácil. Essa situação muda um pouco do lado direito, mas também acontece o mesmo com o Rodrygo, só que mais longe da área. É a pré-jogada antes da jogada do gol. Vai colocar o Rodrygo em uma situação de cruzamento, de repente até de passagem direto pro gol.

O Firmino não afunda jogo, ele simplesmente permite que jogadores que afundam jogo (Everton, Neymar, Lodi e Rodrygo/Richarlison) se coloquem na melhor posição possível pra definirem as jogadas. O futebol de quem joga na volta dele só tende a crescer. Não é preciso que joguem no mesmo sistema do Liverpool, é sim preciso que quem tá na volta seja agudo e se associe. Neymar é o principal jogador pra isso. A quantidade de tabela por dentro entre os dois e depois o Neymar lançando alguém na ponta vai ser OVER9000.

E aí, a última coisa é o Neymar. É o centro técnico e tático do time. Ele por dentro compensa muito ter dois jogadores menos armadores como Douglas Luiz e Casemiro. Ele vai andar por todo o campo e distribuir bola longa. Quando se aproximar mais da área, vai poder tabelar por dentro, vai poder ver o campo inteiro de frente, vai poder lançar os pontas, vai ter a oportunidade de com um drible desencaixar a marcação. É outro nível.

Pra defender, só faz duas linhas de 4 e seja feliz. Rodrygo e Richarlison são bons defensivamente e o Everton já tá mais acostumado com isso (embora precise melhorar). O contra-ataque desse time é bizarro de forte.

_

Só que o Tite vai fazer o quê? Vai meter o Ribeiro na esquerda e o Everton na direita. Os dois vão jogar mal.

Porra, mas montando o teu esquema e time ideal fica fácil né Silveira! 😂 É óbvio que quando falo da dificuldade em emular o Firmino seria neste esquema atual do Tite, com o Neymar na ponta esquerda como sempre foi. Mas claro, jogando o Neymar de 10 seria um facilitador (apesar de achar que tu deu uma forçada boa com aquele vídeo ali do Salah e Firmino). Provavelmente dependeríamos bastante do bininu Ney, a marcação estaria bem sobrecarregada nele, já que ele seria literalmente o cérebro do time, mas poderia funcionar. 
 

Essa questão do Firmino é complicada. Pra mim ele deveria ser titular também, faz uma função muito bacana para ser desperdiçada. Maaas não é uma molezinha tática encaixar (o Krop não é o Krop atoa 😅). Fora o estigma do 9 goleador que a seleção sempre teve (e sempre foi cobrada para e por isso). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o Richarlison subvalorizado. Ter jogadores como ele e o Cebolinha pelos lados compensa a ausência de um nove goleador tranquilamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Porra, mas montando o teu esquema e time ideal fica fácil né Silveira! 😂 É óbvio que quando falo da dificuldade em emular o Firmino seria neste esquema atual do Tite, com o Neymar na ponta esquerda como sempre foi. Mas claro, jogando o Neymar de 10 seria um facilitador (apesar de achar que tu deu uma forçada boa com aquele vídeo ali do Salah e Firmino). Provavelmente dependeríamos bastante do bininu Ney, a marcação estaria bem sobrecarregada nele, já que ele seria literalmente o cérebro do time, mas poderia funcionar. 
 

Essa questão do Firmino é complicada. Pra mim ele deveria ser titular também, faz uma função muito bacana para ser desperdiçada. Maaas não é uma molezinha tática encaixar (o Krop não é o Krop atoa 😅). Fora o estigma do 9 goleador que a seleção sempre teve (e sempre foi cobrada para e por isso). 

O time do Tite é umas 15 vezes pior:

http://www.espn.com.br/blogs/gustavohofman/775717_selecao-brasileira-prepara-variacao-tatica-com-douglas-luiz-pelo-lado-e-coutinho-como-meia-interno

31809a52-b22c-4cfa-a515-0f67b185ef5c.png

O Tite pardalziou num nível que até o mais pardal dos técnicos tem inveja.

Botar o Douglas Luiz de meia central no 4-3-3 é um horror. Botar o Traíra na direita é um horror. Inverter Everton e o Ribeiro é um horror. Colocar o DOUGLAS LUIZ NA PONTA E O TRAÍRA POR DENTRO na fase defensiva é coisa que só fazem aqueles tiozões de 90 anos que não assistem futebol e dão pitaco em tempos de Copa do Mundo. 

Vai pegar um time fraquíssimo hoje, pode até golear. Agora, se entrar em campo com essas ideias toscas o Tite precisa ir pra puta que o pariu. O cara passa quase 1 ano coçando o saco pra tentar armar a seleção e aí volta com essa merda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sorte (ou não) é que hoje é contra a Bolívia. Cada dia que passou foi só piorando as notícias sobre o time, Tite é doido.

42 minutos atrás, SilveiraGOD. disse:

Vai pegar um time fraquíssimo hoje, pode até golear. Agora, se entrar em campo com essas ideias toscas o Tite precisa ir pra puta que o pariu. O cara passa quase 1 ano coçando o saco pra tentar armar a seleção e aí volta com essa merda?

Coçando o saco não, lendo os livros do Guardiola e jogo de posição pra brincar de pioneiro no campo. O cara tá totalmente distante do futebol que fez ele vencer no Corinthians.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SilveiraGOD. disse:

O time do Tite é umas 15 vezes pior:

http://www.espn.com.br/blogs/gustavohofman/775717_selecao-brasileira-prepara-variacao-tatica-com-douglas-luiz-pelo-lado-e-coutinho-como-meia-interno

31809a52-b22c-4cfa-a515-0f67b185ef5c.png

O Tite pardalziou num nível que até o mais pardal dos técnicos tem inveja.

Botar o Douglas Luiz de meia central no 4-3-3 é um horror. Botar o Traíra na direita é um horror. Inverter Everton e o Ribeiro é um horror. Colocar o DOUGLAS LUIZ NA PONTA E O TRAÍRA POR DENTRO na fase defensiva é coisa que só fazem aqueles tiozões de 90 anos que não assistem futebol e dão pitaco em tempos de Copa do Mundo. 

Vai pegar um time fraquíssimo hoje, pode até golear. Agora, se entrar em campo com essas ideias toscas o Tite precisa ir pra puta que o pariu. O cara passa quase 1 ano coçando o saco pra tentar armar a seleção e aí volta com essa merda?

Ta me cheirando a Douglas e Ribeiro batendo cabeça o jogo inteiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 hours ago, Gourcuff said:

[...] O cara tá totalmente distante do futebol que fez ele vencer no Corinthians.

E também daquele time que enganou MUITA GENTE (eu incluso) na disputa das Eliminatórias pra 2018. Até ali ele vinha bem, depois foi ladeira abaixo... até chegar nessas merdas especuladas aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Leho. said:

E também daquele time que enganou MUITA GENTE (eu incluso) na disputa das Eliminatórias pra 2018. Até ali ele vinha bem, depois foi ladeira abaixo... até chegar nessas merdas especuladas aí.

Eu não gostava de muita coisa naquele time, mas não dá pra negar que foi o melhor time que o Tite montou na Seleção. Funcionava muito bem e era muito chato de ser enfrentado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
5 hours ago, Leho. said:

E também daquele time que enganou MUITA GENTE (eu incluso) na disputa das Eliminatórias pra 2018. Até ali ele vinha bem, depois foi ladeira abaixo... até chegar nessas merdas especuladas aí.

Aquele time jogava como o Tite demonstrou qualidade para ser técnico da seleção. O problema foi o amistoso contra a Inglaterra, onde ele enfrentou uma retranca de 5 na defesa e resolveu mudar todo o estilo de jogo dele e da seleção porque não conseguiu fazer gol e ameaçar um time de qualidade razoável e retrancado.

Aí ele jogou fora as próprias forças e se perdeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
10 hours ago, Henrique M. said:

Aquele time jogava como o Tite demonstrou qualidade para ser técnico da seleção. O problema foi o amistoso contra a Inglaterra, onde ele enfrentou uma retranca de 5 na defesa e resolveu mudar todo o estilo de jogo dele e da seleção porque não conseguiu fazer gol e ameaçar um time de qualidade razoável e retrancado.

Aí ele jogou fora as próprias forças e se perdeu.

Exatamente, esse bendito jogo contra a Inglaterra foi quem fodeu com as ideias do treineiro, e aí foi ladeira abaixo. Uma escrotisse maior que a outra no time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O quebra cabeça do Tite é muito por parte criado por ele próprio. Mas, tomando como referência a disposição tática do jogo de ontem, com o 2-3-5, buscando utilizar somente os jogadores convocados, eu escalaria dessa forma:

Ederson; Marquinhos e Thiago Silva; Fabinho, Casemiro e Bruno Guimarães; Richarlison, Coutinho, Neymar e Renan Lodi; Firmino.

Jogadores pra manter no radar nas próximas convocações, alguns por potencial, mesmo que não estejam na melhor fase, outros porque são melhores do que estão na seleção:

Laterais: Emerson, Guga e William.

Zagueiros: Diego Carlos e Luiz Felipe.

Meias: Arthur e Matheus Henrique.

Atacantes: Vini Jr, Gabriel Martinelli, David Neres e Gabriel Jesus*.

*foi convocado, mas cortado por lesão.

Esqueci de alguém?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Perissé
      Por Perissé
      APRESENTAÇÃO
      De maneira simples e efetiva, sem muita palhaçada na forma de contar e depois de mais de 2 anos longe daqui, queria mostrar meu save com o Cruzeiro - no FM 2022 ainda - que eu ressuscitei nesse verão. Foi por um acaso que ele foi ressuscitado. Isso porque eu tinha largado ele na metade de 2023 com frustrações e iria comprar o FM 2024 em dezembro. Só que eu quis só confirmar se eu seria demitido e decidi ir lá no save terminar essa tortura.
      Mas não fui demitido e cá estou.
      Assim, contextualizando, a escolha pelo Cruzeiro foi por ser um clube grande na Série B na época, buscando a tradicional missão de trazer de volta à Série A e tentar ganhar tudo. Optei por não ter janela de transferência no início do ano e trabalhar com o que tinha. Além disso, não usei nenhum update, coloquei um perfil de treinador com a melhor licença possível, mas com um passado de jogador semiprofissional. Teremos nesse 1º ano a disputa do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B, foco do clube e na qual se espera a subida.
       
      ELENCO
      A situação do elenco era de 16 dos 28 nomes em último ano de contrato e muitos empréstimos. Um deles, o do goleiro Gabriel Brazão (Internazionale), foi terminado devido ao alto salário para um reserva, dando espaço para o recém-contratado Gabriel Mesquita (24 anos). Além desse caso, alguns veteranos foram para o Cruzeiro reservas por não estarem nos meus planos e que serão negociados se possível, como Luvannor, Felipe Machado, Pedro Castro, Mateus Silva e Eduardo Brock.
      Dá para fazer esse time jogar bola. Fora que não tem nenhuma posição com escassez de jogador. Então, vamos à luta. A expectativa da direção e de Ronaldo é de chegar à semifinal do Mineiro nesse início.


      Obs.: Peço que ignorem as datas dos prints, o elenco no início do ano era esse com as mudanças relatadas acima.
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
×
×
  • Criar Novo...