Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher/montar um PC para jogar FM?


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

IdIkQEp.png

O Football Manager é um jogo completamente diferente dos outros quando se trata dos requerimentos necessários para rodar o jogo. Normalmente, os requisitos mínimos de um jogo pesam bastante no lado da placa gráfica e do processador. Entretanto, com um 3D mais simples, e com uma necessidade maior de processamento entre os dias de jogo, os requisitos mínimos do FM são diferentes. Dessa forma, para quem sempre tem dúvida do que focar quando escolher ou montar um PC para jogar FM, trazemos esse guia para lhe falar o que realmente você deve priorizar se seu único objetivo é jogar FM.

Para começar, o jogo é capaz de rodar em computadores mais simples que os outros jogos de futebol e simulação que existem no mercado. Contudo, com uma engine de jogo que toma duas decisões por segundo, o FM pode se dar o luxo de abrir mão do poderio de uma placa de vídeo como a NVIDIA 2080 Titan RTX. Dessa forma, a placa de vídeo, que é um dos componentes que mais encarecem o valor final de um computador ou notebook, é a primeira coisa a ser analisada. Depois, analisaremos dois outros componentes vitais e discutiremos se o SSD irá impactar o jogo de uma maneira significativa.

Placa de vídeo

As placas de vídeos mínimas para se jogar o FM 2020 são:

  • Intel GMA X4500, NVIDIA GeForce 9600M GT ou AMD/ATI Mobility Radeon HD 3650 – 256MB VRAM;

A Intel GMA X4500 é uma placa onboard, enquanto as outras são placas de vídeo dedicadas de notebook. E o mínimo, de 256MB de dedicação, demonstram que aqui é o lugar certo para não se importar. O jogo de simulação/estratégia Total War Saga: Troy, lançado recentemente, exige pelo menos 1GB de placa de vídeo como requerimentos mínimos para rodar o jogo. Portanto, se seu plano é só jogar FM, e com a filosofia da desenvolvedora em não trazer um 3D mais realista em termos gráficos no longo prazo, vale a pena economizar aqui para gastar nos outros dois requisitos mais importantes.

Processador

Depois de economizar com a placa de vídeo, é hora de olhar para os requisitos mínimos do jogo:

  • Intel Pentium 4, Intel Core ou AMD Athlon – 2.2 GHz +;

Ou seja, um Pentium 4 ainda é capaz de rodar o jogo no mínimo, e o Pentium 4 foi lançado em 2002. Entretanto, como o jogo processa muitas informações, seja, durante o jogo ou no dia-a-dia, que é onde o jogo vai passar mais tempo utilizando a potência do seu processador. Logo, quanto maior seu investimento aqui, maior será a velocidade da sua jogatina. Logo, não caia na bobeira de porque o jogo é capaz de rodar em processadores mais fracos, que é um desperdício.

Contudo, se você está apertado em grana, talvez, pegar um processador de uma geração mais antiga, irá lhe gerar uma boa economia e mesmo assim você conseguirá ter um bom rendimento no seu jogo. E vale sempre lembrar, o FM não é um jogo feito para ser jogado com todas as ligas e toda a database utilizada, portanto, mesmo um PC da NASA teria problemas no processamento do jogo em uma situação assim. O ideal é achar o equilíbrio entre o que você considera necessário e o que seu computador consegue processar durante o jogo.

Memória RAM

O FM 2020 necessita de apenas 2GB de RAM para rodar o jogo. Hoje em dia, a maioria dos jogos de grande porte necessitam, no mínimo, do triplo disso, com 8GB sendo muito frequente como configuração mínima em alguns jogos de maior orçamento. A maioria dos notebooks não dão muita liberdade de escolha, mas, hoje, 4GB de RAM é a configuração de entrada mais comum em notebooks mais baratos.

Entretanto, o Football Manager é um dos jogos que mais irão se favorecer do uso de memória RAM para melhorar a qualidade do jogo. Ou seja, ao invés de gastar um dinheirinho extra na placa de vídeo ou pegando um processador de última geração, talvez valha olhar carinhosamente para a quantidade de memória RAM na hora de escolher ou montar o seu PC para jogar FM. Ou seja, haverá uma diferença maior com 8GB de RAM do que com uma placa de vídeo top de linha.

HD x SDD

Hoje em dia, é comum os PCs com foco em jogos virem com SDDs ao invés de HDs como configuração básica de armazenamento de dados. Jogos com muitos recursos, bastante telas de carregamento e que renderiza muitos cenários se beneficiam de um SDD, entretanto, FM não é um jogo que exige muitos recursos, conforme os requisitos mínimos, não tem muitas telas de carregamento e apenas renderiza as partidas, e isso se você joga no 3D.

Dessa forma, gastar mais dinheiro com um SDD não irá lhe trazer muitos benefícios. Você poderá carregar o jogo mais rápido, mas o custo x benefício é inexistente. E vale lembrar, essa avaliação é somente sobre a ótica do FM, se você pretende ter um SSD para agilizar o carregamento do seu sistema operacional, ou para outras funções, desconsidere isso.

Análise de algumas opções do mercado atual

Para clarificar ainda mais, irei avaliar algumas opções do mercado atual e ver se o preço com relação a função de usar para tarefas diárias e jogar FM fará com que o notebook seja um bom investimento. Selecionei quatro modelos de 4GB, que são os modelos de entrada e dois com 8GB de RAM, que considero, pessoalmente, o mínimo ideal para jogar um save de longo prazo de FM.

Opções de 4GB

O mais barato que encontrei foi o Samsung Flash F30, na faixa dos 2.400 reais. Com um processador Intel Celeron e com placa de vídeo on-board, ele seria o mínimo do mínimo para rodar o FM. O jogo rodaria, mas, para quem gosta de jogar com muitas ligas, é uma opção que não deveria ser considerado.

Na sequência, o Lenovo IdeaPad S145 81XM0002BR, na faixa dos 2.850 reais. Ele também conta com uma placa de vídeo on-board, mas já conta com um processador mais robusto, um i3 de 8ª geração. É um salto considerável de qualidade, entretanto, ainda temos mais duas opções para explorar.

Temos também um Dell Inspiron 3000, marca tradicional e bem vista por muitos. Na faixa dos 2.950 reais, também conta com a placa de vídeo on-board, e vem com um i3 de 7ª geração. Fica no mesmo patamar da Lenovo, entretanto, o fato de ser Dell, lhe dá um processar de uma geração mais antiga por um preço um pouquinho maior.

Retornamos à Samsung para finalizar as opções de 4GB, dessa vez com o Samsung Book E30, na faixa dos 3000 reais. Ele já conta com um i3 de 10ª geração, o que já justifica o preço um pouquinho maior, mas, ainda assim, a placa de vídeo é on-board. No fim, de todas essas opções, eu acabaria optando pelo Lenovo, por ser mais barato, já que a diferença seria irrisória em termos de jogabilidade no FM.

Por esses preços, eu não recomendaria nenhum desses notebooks para alguém que quisesse jogar FM sem sofrimentos com velocidade.

Opções de 8GB

Agora, avaliando o que já considero o mínimo ideal na hora de escolher um PC para jogar  FM, notebooks que já vem com 8GB de memória RAM. Optei pelas duas opções mais baratas que encontrei, um Lenovo e um ASUS. Ambos apresentam um belo salto, em termos de preço, com relação às opções mais baratas de 4GB.

O Lenovo IdeaPad S145 81s90005br vem com um processador Intel I5 de 8ª geração e também vem com placa de vídeo on-board. Ele é obviamente um grande upgrade com relação às opções de 4GB e a diferença de preço nem é tão grande. Na faixa dos 3.300 reais, custa cerca de 500 reais mais que a versão inferior da mesma linha de produtos da Lenovo, no fim, você está pagando 500 reais para levar 4GB de RAM. Obviamente que tem outros por menores, mas para a nossa avaliação, é o que importa.

O ASUS M509DA-BR324T está na faixa dos 3.400 reais e tem como grande diferença o processador Ryzen 5 da AMD, um xodozinho da internet no ano que passou. Também vem com placa de vídeo integrada e é bem parecido com a opção da Lenovo.

Em termos de preço e olhando para essas seis opções, fiquei bastante surpreso com o preço dos notebooks e o que eles oferecem. Estão caros e oferecem pouco. Não à toa, muita gente sofre em tentar achar um bom notebook ou PC de entrada para jogar FM.

Lembrete

Lembrem-se, esse não é um guia para você que quer montar um PC para jogar os melhores e últimos jogos que são lançados. Esse guia é dedicado para quem utiliza o PC para tarefas mais simples e que além do FM, não joga quase nada. Portanto, para os mais ávidos gamers, esse guia não serve de nada. Só serve mesmo para auxiliar aqueles que querem ou já tem um PC que a única coisa que ele pretende jogar. ou priorizar jogar, é o FM. Ou seja, é realmente um guia exclusivo para quem quer escolher ou montar um PC para FM.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o Engenharia do Futebol e FManager Brasil
Banner: @_Matheus_

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Muito bom texto, sempre vem a galera com duvidas se o proprio pc roda o jogo ou recomendação de configuração e esse guia vai dar um direcionamento 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Há uma diferença consideravel entre 8gb e 16gb de ram? Será que o jogo consegue usar até 16gb ou tem um limite?

Se o processador vai influenciar na passagem dos dias, a ram ajuda no que exatamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando bem rapidamente e no geral:

A RAM vai ajudar a lidar com um maior número de informações simultâneas. 

Por exemplo: vc escolhe rodar apenas 01 liga. Va de 8gb. Vc escolhe 15 ligas. Vá de 16gb.

Já o processador vc precisa para garantir que o jogo rode, independentemente de qtas ligas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
19 hours ago, just12 said:

Há uma diferença consideravel entre 8gb e 16gb de ram? Será que o jogo consegue usar até 16gb ou tem um limite?

Se o processador vai influenciar na passagem dos dias, a ram ajuda no que exatamente?

O que o Thiago disse ali é justamente a resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

O processador importa mais ainda quando se aumenta o nível de detalhamento do jogo (em outras palavras a quantidade de jogos que é de fato "jogada" pela IA e não apenas simulada).

Eu por exemplo com um R7 5800x carrego 216k jogadores com todas as ligas do jogo como jogáveis (uma ou outra segunda divisão eu deixo como Apenas Ver), mas o que causa impacto no processador é que eu coloco o nível de detalhe dos 7 principais campeonatos europeus + Brasil e Argentina para serem jogados e não simulados. Isso impacta quando chega janela de transferências também, pois com mais detalhamento existe mais contratações por parte dos clubes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hora atrás, Zap! disse:

[...], mas o que causa impacto no processador é que eu coloco o nível de detalhe dos 7 principais campeonatos europeus + Brasil e Argentina para serem jogados e não simulados. [...]

Como se seta isso? Na hora de criar o save ou depois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Leho. disse:

Como se seta isso? Na hora de criar o save ou depois?

Quando clica no menu do jogo aparece, pode ser qualquer momento do jogo.

z5YoQOR.png

 

Aí a Aba de detalhes é assim:

Spoiler

gyhu4Jz.png

xbQjdIo.png

84RHzaI.png

 

CUIDADO COM AUMENTAR O NÍVEL DE DETALHES! Pesa MUITO no processador.

 

Editado por Zap!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 18/08/2020 em 17:44, Henrique M. disse:

O ASUS M509DA-BR324T está na faixa dos 3.400 reais e tem como grande diferença o processador Ryzen 5 da AMD, um xodozinho da internet no ano que passou. Também vem com placa de vídeo integrada e é bem parecido com a opção da Lenovo.

Ressucitando o tópico aqui... pra quem tá precisando adquirir um PC novo pra poder jogar Fm, faz 1 ou 2 meses que eu acabei comprando uma CPU com o próprio AMD Ryzen 5 4600G com 16 GB e posso dizer que atendeu minhas necessidades no quesito jogatina.

Pensei até em comprar esse notebook, mas acabei optando por uma CPU por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...