Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ferramentas do jogo: quais você usa e indica?


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Estive pensando aqui, e resolvi criar o tópico por curiosidade: cada um joga FM de uma forma, de um jeito, carregando determinadas ligas, países, com clubes diferentes e objetivos também diferentes.

Mas e as ferramentas que o jogo te fornece, você utiliza todas elas? Algumas? Queria compartilhar aqui algumas que uso, e aprender a usar outras também com vocês.

Vamos lá, até pra dar o exemplo:

  • Uso mt os atalhos do teclado, principalmente do F1 ao F10;
  • Uso quase que sempre a "Continuação automática do jogo", setando em 2 seg;
  • Uso bastante também o "Alt+S", pra tirar screenshots (isso nessa versão 2020);

E vocês, usam quais? Eu não uso só isso aí não, mas foi o que lembrei de cabeça rápido aqui.

 

 

p.s: alguém usa aquele "Criar nota"? Se sim, onde e como?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, Leho!

O FM é praticamente infinito em ferramentas, a cada tempo nos descobrimos mais algumas, e esse compartilhamento de informações pode ser bem proveitoso. 

Quanto as notas, já vi gente usando para acompanhar o desenvolvimento dos jogadores. Cria uma nota e anota o atributo atual que vai ser treinado, e depois compara quando terminar o treinamento. Ou até mesmo ao longo dos anos. Pode ser mais fácil do que comparar prints.

Uma ferramenta que eu sempre tive vontade e nunca testei são os planos de jogo. Alguém já testou e pode dar o bizu de como funciona?

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei o criar nota lá no FM14 pra acompanhar os treinos dos meus jogadores. Ia anotando que tipo de treino cada um tava fazendo, por qual período, se achei que se desenvolveu bem ou não. Mas isso porque eu me prestei naquele save a ir fazendo rotação de treinos pra cada atleta. Nos FMs mais novos mudou o sistema de treinos e eu nunca mais tive saco pra lidar com isso, coloco o sujeito num programa e só mudo se ele vier reclamar.

Outra coisa que já tentei usar é colocar nas notas o tipo de interação que funcionou bem com o jogador, do tipo "mandei baixar a cabeça e o cara aceitou" ou "reagiu bem quando destaquei a importância dele no plantel". O objetivo era ver o quanto essa informação podia me ajudar a lidar com o atleta no futuro. Mas acabou não indo adiante porque eu avancei no save e o treinador tá tão respeitado no clube que posso basicamente dizer "cala a boca aí e fica na tua" pra todo mundo que dá certo.

 

Além do criar notas, um negócio que comecei a usar mais e que é bem útil é o de botar apelido no jogador. Dá pra usar pra marcar quem surgiu na base do clube, ou quem é de uma determinada região, ou o que quiser. Ajuda pra muita coisa. O único problema que já encontrei é que ele reseta quando o jogador se aposenta e vira staff - quando quis seguir os atletas/staff de uma região isso incomodou.

 

Teclas de atalho é um negócio que nunca me acostumei. Uso só a navegação pelo mouse mesmo. Mas acho que seria útil, um dia ainda aprendo.

 

A de continuação automática do jogo mudou minha vida quando descobri. Uso continuação imediata inclusive. É muito bom pra passar os dias mais rápido. No começo assusta um pouco a ideia de que tu vai perder coisas importantes, mas a real é que 90% do que se passa no FM dá pra pular, ainda mais em um save de longo prazo. E quando o jogo para eu aproveito pra passar rápido pelos títulos das notícias e ler as que importam. O único problema é que mais de uma vez eu já fui pra jogo com escalação cagada porque tava só clicando no "ler próxima" rápido, pra marcar aquela fila de notícias como lidas, e quando acabou as notícias eu não vi e cliquei de novo, mandando o time a campo.

Isso e que no FM18 ele continua automaticamente (depois de já ter parado) quando eu abro perfil de jogador - essa irrita bastante na real, mas ainda acaba sendo melhor lidar com isso (deixo pra olhar perfil de jogador quando tem uma pausa obrigatória, tipo mensagem que preciso decidir algo) do que ficar jogando sem a continuação.

 

Outro aspecto que eu acho fundamental é gastar um tempo mexendo nas visualizações. Eu acho muito estranho ver quem usa as telas básicas pro seu plantel, porque pra mim tem coisa faltando ali. Sempre gasto um tempo organizando quais informações quero que apareçam no plantel, na busca de jogadores/staff, na tela com a tática. Fica bem melhor de avaliar as informações que o jogo passa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
13 hours ago, ElPerroMG said:

[...]

Hum, boa dica quanto as notas... confesso que eu nunca vi mt utilidade pra elas, hahaha. Vou testar nesse sentido depois, vlw brow! Quanto aos "Planos de Jogo" é algo que eu nunca testei e acho que nem testarei, tipo, não me vejo usando.

 

12 hours ago, Danut said:

Além do criar notas, um negócio que comecei a usar mais e que é bem útil é o de botar apelido no jogador. Dá pra usar pra marcar quem surgiu na base do clube, ou quem é de uma determinada região, ou o que quiser. Ajuda pra muita coisa. O único problema que já encontrei é que ele reseta quando o jogador se aposenta e vira staff - quando quis seguir os atletas/staff de uma região isso incomodou.

Essa do apelido eu usava numas versões mais antigas, mas nesse FM20 eu intensifiquei mais hahaha... acho legal porque meio que "fortalece" seu vínculo ali com o jogador, especialmente os newgens e tals. Além de diferenciá-lo dos demais né, tem isso, e eu que estou num save na Holanda ainda por cima sofro bastante com os sobrenomes praticamente iguais de vários jogadores hahaha isso também me influenciou a usá-los com mais frequência.

 

12 hours ago, Danut said:

Teclas de atalho é um negócio que nunca me acostumei. Uso só a navegação pelo mouse mesmo. Mas acho que seria útil, um dia ainda aprendo.

Porra, sério? Nem a tecla do "espaço" pra passar os dias? Ô louco, eu uso desde que o FM é FM hahahaha, uso muito.

 

12 hours ago, Danut said:

A de continuação automática do jogo mudou minha vida quando descobri. Uso continuação imediata inclusive. É muito bom pra passar os dias mais rápido. No começo assusta um pouco a ideia de que tu vai perder coisas importantes, mas a real é que 90% do que se passa no FM dá pra pular, ainda mais em um save de longo prazo. E quando o jogo para eu aproveito pra passar rápido pelos títulos das notícias e ler as que importam. O único problema é que mais de uma vez eu já fui pra jogo com escalação cagada porque tava só clicando no "ler próxima" rápido, pra marcar aquela fila de notícias como lidas, e quando acabou as notícias eu não vi e cliquei de novo, mandando o time a campo.

Isso e que no FM18 ele continua automaticamente (depois de já ter parado) quando eu abro perfil de jogador - essa irrita bastante na real, mas ainda acaba sendo melhor lidar com isso (deixo pra olhar perfil de jogador quando tem uma pausa obrigatória, tipo mensagem que preciso decidir algo) do que ficar jogando sem a continuação.

Rapaz, depois que eu descobri essa da continuação automática, meus saves fluíram MUITO MAIS RAPIDAMENTE hahahahah... é outra coisa, tem nem comparação. Os únicos momentos em que eu desabilito ela são nos meses das janelas de transferências, e mesmo assim não é sempre que faço.

Acho um santo remédio pra um jogo que tem mt coisa repetida e mt "burocraciazinha" pra gente resolver quase sempre.

 

12 hours ago, Danut said:

Outro aspecto que eu acho fundamental é gastar um tempo mexendo nas visualizações. Eu acho muito estranho ver quem usa as telas básicas pro seu plantel, porque pra mim tem coisa faltando ali. Sempre gasto um tempo organizando quais informações quero que apareçam no plantel, na busca de jogadores/staff, na tela com a tática. Fica bem melhor de avaliar as informações que o jogo passa.

Cara, isso eu acho FUNDAMENTAL também, na moral... e é aqui que a gente acaba "ganhando tempo", né? Com as informações certas nas telas certas, você economiza cliques e tempo pras tomadas de decisão. Nesse FM20 eu caprichei nas minhas aqui (baseado em outras que acabei baixando) e tô planejando inclusive compartilhá-las, até pra gente trocar mais essa informação em comum também.

Acho importantíssimo na real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Teclas de atalho eu uso somente o Alt+S para captar as imagens, as demais eu não uso pois considero mais prático ir com o mouse mesmo. 

- Plano de Jogo é algo que venho querendo desenvolver há algum tempo, mas nunca fiz.

- Continuação automática já tentei usar em FM's anteriores, mas não me acostumei.

- Tela do elenco acompanho o Danut e o Léo, extremamente importante importante ter nela mais informações além das básicas. Eu pessoalmente, tenho a nacionalidade, posições e a melhor posição, estatísticas da temporada, avaliação atual e potencial, alguns atributos mentais, salário, valor de mercado e duração do contrato. Print para verem como é atualmente, estou considerando colocar também a personalidade do jogador.

 

Algo que eu uso e não foi mencionado anteriormente, além do FM poder optar por ser em modo janela ou full screen, ele ainda dá a opção de diminuir o ecrã do jogo para 95%, 85% e 50% mas eu já alerto, isso é bom para quem não é míope, 85% eu consigo jogar de boa dependendo da skin, e com esse ecrã eu consigo colocar mais informações na tela do elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Leho. said:

Porra, sério? Nem a tecla do "espaço" pra passar os dias? Ô louco, eu uso desde que o FM é FM hahahaha, uso muito.

Ah, o espaço nem contei. Esse eu uso. Tava pensando em tecla pra ir de uma tela a outra no jogo (sei lá, plantel, notícias, campeonatos).

 

Quote

Rapaz, depois que eu descobri essa da continuação automática, meus saves fluíram MUITO MAIS RAPIDAMENTE hahahahah... é outra coisa, tem nem comparação. Os únicos momentos em que eu desabilito ela são nos meses das janelas de transferências, e mesmo assim não é sempre que faço.

Acho um santo remédio pra um jogo que tem mt coisa repetida e mt "burocraciazinha" pra gente resolver quase sempre.

Sim, é outra coisa jogar com continuação automática. O @baltazar falava dela toda vez que alguém perguntava como ele fazia pra jogar 500 temporadas por save, um dia resolvi experimentar e não larguei mais. Ler aquele monte de notícia é legal quando tu tá recém começando o save e quer entrar na história e tal. Na 10ª temporada não preciso mais ficar lendo opinião da imprensa e sei lá mais o que tudo.

No meu caso a janela de transferências é justo onde a continuação automática mais salva. Tô jogando com restrições à contratações então não preciso tanto tempo pra olhar jogadores. E por outro lado como tenho um time jovem toda janela é 50 mil propostas por dia. Quando tentei jogar sem continuação automática levava mais tempo pra passar a janela que todo o resto do ano. Agora eu só paro nos dias que as propostas vão expirar, mando a negativa pros clubes e sigo o baile.

 

Outra hora trago aqui as telas que eu tenho usado. Preguiça de abrir o FM agora, rs.

 

Isso que o @Johann Duwe falou de diminuir o ecrã é interessante. Mas não serve pra mim, já tenho dificuldade de enxergar assim as vezes 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar essa continuação automática, fiquei curioso. Sempre achei que levava tempo demais em temporadas, fora o saco cheio de ter que responder os padrões do jogo dia a dia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
5 hours ago, Johann Duwe said:

- Tela do elenco acompanho o Danut e o Léo, extremamente importante importante ter nela mais informações além das básicas. Eu pessoalmente, tenho a nacionalidade, posições e a melhor posição, estatísticas da temporada, avaliação atual e potencial, alguns atributos mentais, salário, valor de mercado e duração do contrato. Print para verem como é atualmente, estou considerando colocar também a personalidade do jogador.

Boa, Duwe! Eu não costumo colocar esses atributos mentais não, você coloca especificamente pra quê? Pra ajudar na escolha de quem escalar no próximo jogo? Decidir quem manter no elenco e quem dispensar?

Eu gosto de colocar a personalidade, a moral do jogador, o status dele no elenco ("tempo de jogo acordado"), classificação média e a dos últimos 5 jogos também. O resto é bem parecido com o que tá setado na tua aí já. O bom de jogar com a resolução de 1920x1080 é isso: cabe bastante coisa hahaha.

 

4 hours ago, Danut said:

Outra hora trago aqui as telas que eu tenho usado. Preguiça de abrir o FM agora, rs.

Traz sim, e se possível disponibilizando os arquivos pra download hehe 😁

Eu devo criar um tópico pra isso ainda, aí a gente debate melhor por ele.

 

4 hours ago, Dan_Cunha said:

Vou tentar essa continuação automática, fiquei curioso. Sempre achei que levava tempo demais em temporadas, fora o saco cheio de ter que responder os padrões do jogo dia a dia. 

Te confessar que eu só criei o tópico pra falar dessa funcionalidade, hahahaha... acho fantástico e deixa o jogo extremamente dinâmico, como o próprio Danut tá relatando aí também. Recomendo fortemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Leho. said:

Boa, Duwe! Eu não costumo colocar esses atributos mentais não, você coloca especificamente pra quê? Pra ajudar na escolha de quem escalar no próximo jogo? Decidir quem manter no elenco e quem dispensar?

Basicamente para montar um elenco com um norte de atributos psicológicos mais altos e dessa forma, tentar evitar aquelas partidas em que está ganhando por 2x0 e num piscar de olhos, sofre o empate ou a derrota nos acréscimo... Determinação, Índice de Trabalho e Trabalho em Equipe principalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, Johann Duwe said:

Basicamente para montar um elenco com um norte de atributos psicológicos mais altos e dessa forma, tentar evitar aquelas partidas em que está ganhando por 2x0 e num piscar de olhos, sofre o empate ou a derrota nos acréscimo... Determinação, Índice de Trabalho e Trabalho em Equipe principalmente.

Hummm, pra montagem de elenco então... interessante hein? Gostei da ideia.

 

52 minutes ago, Buzzuh said:

ALT + F4.

Um dedinho no cu também ou não? Hein? Que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 hours ago, Leho. said:

[...]

Ninguém lembrou do amigo Ctrl-S. Nada como dar um comando ir fazer algo e voltar pra desligar o PC

ps: acho que vou testar essa cont. automática. Tô com o Botafogo da Paraíba em 2027, tem estadual inútil, dentre outras deve me ajudar muito boa dica de vcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O @CapitaoTsubasa falando de estadual inútil me lembrou outra coisa que eu uso e que me salvou no save mais longo: resultado instantâneo. Infelizmente não vem por padrão na skin do FM full, só no Touch. Mas existe skin que coloca esse botão no jogo full, e dá pra pegar só essa parte e copiar pra skin padrão - foi o que eu fiz, só que fiz na base da tentativa e (muito) erro e não lembro mais exatamente como foi. Mas em todo caso, é ótimo pra quando teu time tem muito jogo que não serve pra nada, tipo os estaduais no Brasil (ou o campeonato nacional na Polônia, no meu caso). Tu seta a escalação e quando dá o continuar ele volta já com o resultado jogado.

E diferentemente de entrar em férias por um dia, considera que tu comandou a equipe, não o adjunto. Antes eu fazia isso das férias, mas aí dava merda vez ou outra quando alguma decisão importante calhava de cair no mesmo dia - o adjunto ia lá e cancelava negociação, ignorava jogador reclamando, essas coisas. Fora que se fizer muito no fim do ano quem leva prêmio de treinador destaque e tal é o adjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do Alt+S, uso o Ctrl+S pra salvar e o continuar automático. Recomendei ele pro @baltazar quando ele disse que sempre ia em férias entre os jogos e acabou virando uma recomendação pra muitos, como o @Danut disse. Hoje considero impossível jogar sem ele, porque com o tempo já é apertado e atualizo a cada semana, sem ia ser uma vez por mês. 😅

Também uso o Instant Result nos saves offline, porque normalmente faço mil coisas ao mesmo tempo enquanto os jogo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leho. disse:

Um dedinho no cu também ou não? Hein? Que tal?

Só quando ganho os campeonatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem a noite fiz duas partidas com o uso de Plano de Jogo.

Fiz três planos nomeados em Defender, Dominar e Virar com instruções diferentes em cada uma e usei o mesmos planos para duas táticas, a 4-4-1-1 e a 4-2-3-1 e acabei deixando de fora uma terceira tática que estou treinando, a 4-1-4-1.

Acontece que durante a partida, se eu ativo a Dominar, ele não respeita a mentalidade (Positiva), indo diretamente para Atacar até marcar um gol e depois vai para Equilibrado, e outro grande problema, por algum motivo ativando este ou qualquer Plano de Jogo, o FM faz automaticamente substituições assim que ele for ativado. E mais um problema, a Tática 4-1-4-1 que não está no Plano de Jogo também é acionada, ou seja, o Plano de Jogo não respeita as diretrizes táticas montadas previamente. Os mesmos problemas aparecem com o Plano Defender.

Resumindo, a ideia é ótima mas a execução é muito falha.

PS: Durante a partida aparece uma caixa de seleção onde diz "Permitir Substituições", mas com ela marcada ou não, o jogo faz as substituições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
15 hours ago, CapitaoTsubasa said:

Ninguém lembrou do amigo Ctrl-S. Nada como dar um comando ir fazer algo e voltar pra desligar o PC

ps: acho que vou testar essa cont. automática. Tô com o Botafogo da Paraíba em 2027, tem estadual inútil, dentre outras deve me ajudar muito boa dica de vcs

Boa, uso muito o Ctrl+S (salvar) e o Ctrl+Q (sair) na sequência, hahahaha. Mas aí entram como atalhos do teclado né? Mesmo assim, bem lembrado!

 

13 hours ago, Danut said:

O @CapitaoTsubasa falando de estadual inútil me lembrou outra coisa que eu uso e que me salvou no save mais longo: resultado instantâneo. Infelizmente não vem por padrão na skin do FM full, só no Touch. Mas existe skin que coloca esse botão no jogo full, e dá pra pegar só essa parte e copiar pra skin padrão - foi o que eu fiz, só que fiz na base da tentativa e (muito) erro e não lembro mais exatamente como foi. Mas em todo caso, é ótimo pra quando teu time tem muito jogo que não serve pra nada, tipo os estaduais no Brasil (ou o campeonato nacional na Polônia, no meu caso). Tu seta a escalação e quando dá o continuar ele volta já com o resultado jogado.

E diferentemente de entrar em férias por um dia, considera que tu comandou a equipe, não o adjunto. Antes eu fazia isso das férias, mas aí dava merda vez ou outra quando alguma decisão importante calhava de cair no mesmo dia - o adjunto ia lá e cancelava negociação, ignorava jogador reclamando, essas coisas. Fora que se fizer muito no fim do ano quem leva prêmio de treinador destaque e tal é o adjunto.

A comunidade sempre produz uma skin baseada na default (na verdade é idêntica a default original do jogo) só que com o adendo do botão "Instant Result". Acho uma mão na roda também, mas só o utilizo em final de temporada por exemplo.

https://www.fmscout.com/a-wannachup-fm20-instant-result-skin.html

 

6 minutes ago, Johann Duwe said:

[...]

Caralho, que merda hein?! Bom dar o relato aqui pra gente, estava pensando em usar mas depois disso... hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To me sentindo muito noob ver que quase todo mundo usa esse continuar automático, e eu não faço nem ideia do que é. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutes ago, leh_MA said:

To me sentindo muito noob ver que quase todo mundo usa esse continuar automático, e eu não faço nem ideia do que é. hehehe

Sabe quando tu aperta o botão de continuar lá no canto direito superior (ou a barra de espaço), pra passar os dias no jogo? Então, o continuar automático é como se tu tivesse apertando esse botão, só que automaticamente. Tu pode configurar ele pra continuar imediatamente ou após um certo período de tempo (dois, cinco, dez segundos) - nesse caso se tu começar a mexer na tela do jogo no meio tempo ele não vai mais continuar.

A maravilha do continuar automático é que ele para quando tem alguma coisa importante, tipo jogador reclamando que lhe falta tempo de jogo. Mas pras demais perfumarias - quando só tem notícia inútil, jornalista com aquelas perguntas que não servem pra nada, sorteio de grupos e não sei mais o que, aí o jogo vai passando os dias sem tu ter que ficar apertando pra continuar toda hora.

Isso pode parecer pouca coisa, mas poupa muito tempo. Além de permitir que tu coloque pra passar os dias e venha olhar o fórum enquanto o jogo roda um pouco.

 

Enfim, tem nas configurações do jogo. Recomendo ativar uma vez e ver o que tu acha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu comecei a jogar o FM 20 tentei criar planos de jogo, mas esbarrei no problema das substituições automáticas. Como eu ainda estava começando no jogo, optei pro chutar tudo pro alto e não tentar mais, porém fica o alerta, ao ativar um plano de jogo, não se surpreenda quando, de repente, tua aposta especial for substituída ainda no primeiro tempo pelo auxiliar. 

Eu utilizo muito o básico da computação, como o ctrl + s pra salvar, ou quando deixo o mouse escapar e a troca sai errada, uso o ctrl +z e o jogo desfaz a mexida. É mais hábito do dia a dia no Word que praticidade, mas funciona e não reclamo. Não conhecia o continuar automático e acho que vale a pena, até porque a gente sabe quando a semana vai cobrar maior dedicação ou quando vão passar os protocolares relatórios de treino, olheiro e etc, então até pra fazer as vezes vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, Danut said:

A maravilha do continuar automático é que ele para quando tem alguma coisa importante, tipo jogador reclamando que lhe falta tempo de jogo. Mas pras demais perfumarias - quando só tem notícia inútil, jornalista com aquelas perguntas que não servem pra nada, sorteio de grupos e não sei mais o que, aí o jogo vai passando os dias sem tu ter que ficar apertando pra continuar toda hora.

Em outras palavras, se é algo que precisa de resposta, o jogo para e você pode fazer o que é necessário? Entrevistas pré-jogo também acontece isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Leho. said:

A comunidade sempre produz uma skin baseada na default (na verdade é idêntica a default original do jogo) só que com o adendo do botão "Instant Result". Acho uma mão na roda também, mas só o utilizo em final de temporada por exemplo.

https://www.fmscout.com/a-wannachup-fm20-instant-result-skin.html

Não sei como é no FM20, mas no FM18 ela tem mais diferenças para a default do que só o botão esse. Muda bastante coisa na apresentação do jogador e do clube, por exemplo. Coloquei no spoiler uma comparação entre o que uso e a Wannachup:

 

Spoiler

20200708165420_1.thumb.jpg.e3290d9eb3de4b9bcb6d007781a94d41.jpg

20200708165614_1.thumb.jpg.fb3d08cb7d68fb779399a12f93772af7.jpg

Eu acho o segundo bem melhor. Até é provável que poderia me acostumar com o primeiro (apesar de achar esses retângulos verdes com o atributo dentro horríveis de feios), mas acho ele especialmente ruim pra usar no Profissão: Manager. No segundo eu seleciono a metade de cima da tela ali e tem tudo que preciso do jogador, no primeiro a parte das posições que ele joga no campo fica de fora.

Fora que eu mudei outras coisas na minha skin. Troquei o fundo por um fundo de uma cor só. Isso aparece pouco no caso do perfil do jogador, mas um pouco dá pra ver que tem um campo atrás ali na primeira imagem (se olhar no canto, perto da "foto" do cara). Por padrão tem imagem de fundo em tudo que é coisa no jogo, e aí as vezes fica feio quando tu vai recortar as imagens. Daí coloquei o fundo de uma cor só pra facilitar. Troquei também os painéis de dia de jogo por uns que achei no site do michaeltmurrayuk (aqui).

Mas o que eu fiz pra adicionar o botão de resultado instantâneo foi baixar a Wannachup e sair fuçando até descobrir o que tinha que copiar pros arquivos da skin que uso pra acrescentar só o botão esse de resultado instantâneo.

 

4 minutes ago, Johann Duwe said:

Em outras palavras, se é algo que precisa de resposta, o jogo para e você pode fazer o que é necessário? Entrevistas pré-jogo também acontece isso?

Mais ou menos, rs. Tipo, sim, mas depende do teu conceito de "algo que precisa de resposta". Ele para quando os jogadores reclamam falta de tempo de jogo/que não aceitou proposta de venda por exemplo. Que pra mim era algo fundamental, porque 90% do meu time reclama duas vezes por mês e o clube teria implodido já se eu ignorasse eles. Mas ele não para para aquelas perguntas de jornalista "clube tal manifestou interesse no jogador, o que tu acha disso?". Aparece que eu escolhi não falar com o jornalista. Na prática eu não me importo com isso, não notei diferença alguma entre quando respondo e quando não respondo. Sobre entrevistas pré-jogo eu não sei porque deixo com o adjunto sempre. Teria que testar, ou talvez o @Leho. saiba dizer.

Outro exemplo: eu gosto de acompanhar os sorteios da UCL, é algo que me diverte, mas o jogo não considera isso importante. Aliás, é tão pouco importante pro jogo que mesmo sem continuação automática, mas usando o "tenha menos pausas" ele as vezes pula. Aí em semana de sorteio eu muitas vezes tiro a continuação automática e desabilito o "tenha menos pausas". De resto meu único problema é ele continuar quando eu tô mexendo em algo (tipo, entro no perfil do jogador e ele ativa o continuar automático, sendo que não era pra fazer isso), mas acho que é bug do FM18 isso, porque faz zero sentido.

Em resumo, tem algumas coisas que o jogo considera que precisam de resposta, outras não. Tem que ver se o que tu te importa está na lista do que ele considera importante, aí só testando. Mas em princípio ele para pro que precisa sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Sabe quando tu aperta o botão de continuar lá no canto direito superior (ou a barra de espaço), pra passar os dias no jogo? Então, o continuar automático é como se tu tivesse apertando esse botão, só que automaticamente. Tu pode configurar ele pra continuar imediatamente ou após um certo período de tempo (dois, cinco, dez segundos) - nesse caso se tu começar a mexer na tela do jogo no meio tempo ele não vai mais continuar.

A maravilha do continuar automático é que ele para quando tem alguma coisa importante, tipo jogador reclamando que lhe falta tempo de jogo. Mas pras demais perfumarias - quando só tem notícia inútil, jornalista com aquelas perguntas que não servem pra nada, sorteio de grupos e não sei mais o que, aí o jogo vai passando os dias sem tu ter que ficar apertando pra continuar toda hora.

Isso pode parecer pouca coisa, mas poupa muito tempo. Além de permitir que tu coloque pra passar os dias e venha olhar o fórum enquanto o jogo roda um pouco.

 

Enfim, tem nas configurações do jogo. Recomendo ativar uma vez e ver o que tu acha.

Valeu pela explicação. Acho que eu nunca me atentei a isso pq eu ainda não fiz um save longo, então eu acabo sendo muito detalhista nesses saves curtos, querendo estar por dentro de cada detalhe. Mas acredito que quando eu ultrapassar algumas temporadas, essas notícias e interações realmente vão ficar mais repetitivas e irritantes, e vou ativar essa opção pra testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, leh_MA said:

Valeu pela explicação. Acho que eu nunca me atentei a isso pq eu ainda não fiz um save longo, então eu acabo sendo muito detalhista nesses saves curtos, querendo estar por dentro de cada detalhe. Mas acredito que quando eu ultrapassar algumas temporadas, essas notícias e interações realmente vão ficar mais repetitivas e irritantes, e vou ativar essa opção pra testar.

É, em save curto não tem muita razão de ser. Eu tenho jogado mais saves longos, mas também nas primeiras duas ou três temporadas faço tudo manual. Aí depois de um tempo cansa.

 

---

 

Sobre as telas de plantel e tal, vou trazer aqui o que eu uso. Não me prestei a trazer o arquivo pois preguiça e é FM18 e ninguém mais joga ele mesmo. Mais útil o print que mostra como tá no jogo e aí quem quiser vai lá e faz a sua versão. Acabei me empolgando e fiz um discurso sobre o porque de cada informação também, que não seria um post meu sem textão, rs.

Plantel

20200708172336_1.thumb.jpg.34747622306d0de9fa1668154feef41b.jpg

As primeiras colunas são básicas: posição escolhida na escalação, informações (que, aliás, adoraria se o jogo deixasse mostrar uma do lado da outra, em vez desse sistema onde tem que passar o mouse por cima pra ver as de baixo, mas não descobri um jeito de fazer isso), nome do atleta.

Melhor posição é algo que tá ali só pra organizar o elenco - se eu coloco pra ordenar por posição ele bagunça muito, porque um cara como o Charlet, que é meia central, aparece no meio dos zagueiros (porque ele sabe jogar de zagueiro também). Por "melhor posição" fica quase todo mundo na posição que eu uso o cara mesmo. Quando posto no Profissão: Manager sempre ordeno por essa linha, mas depois edito a imagem pra tirar ela fora, porque acho feio ficar repetindo "melhor posição" e logo depois "posição".

Na sequência vem posição, capacidade, potencial e idade, que considero informações fundamentais. Gosto de ter a idade ao lado do potencial porque as duas coisas tão muito ligadas - uma coisa é o cara ter potencial aos 18 anos, outra é ter potencial aos 24.

Nacionalidade e 2ª nacionalidade são fundamentais no meu save atual, então vem logo depois. Em outros saves eu deixaria se o time tem muito estrangeiro, pela curiosidade mesmo. Se for um save no Brasil ou algum lugar assim onde é 95% nacional o time eu tiro isso fora.

Depois vem o grupo com salário, duração de contrato e valor do atleta. Serve pra ver quem eu tô precisando renovar contrato antes de chegar muito perto do fim (descobri no save atual que renovar com dois anos de antecedência é quase cheat, porque daí mesmo quando o atleta fica puto contigo que quer sair do clube ou algo assim e não quer mais ouvir falar em renovação, em um ano ele geralmente esquece o assunto). Todo ano pouco depois do fim da janela de transferências eu organizo pela duração do contrato e vou renovando os que tão a menos de dois anos de acabar (exceto se não quiser manter o cara, claro). Salário e valor ainda ajudam a ter uma noção se o cara tá ganhando dentro do que ele merece ou não.

Por fim, situação de formação é algo que tá ali porque já tive dificuldade em cumprir as regras da UCL de atletas formados no clube e tal. E a última barra com o clube atual é porque uso a mesma tela na seleção nacional - aí só arrasto a informação do clube pra trocar de lugar com o "situação de formação". Uma é inútil no clube, a outra na seleção.

Uma coisa que eu não uso mas que pode ser útil é a classificação média do jogador. Não uso porque meu save é numa liga muito fraca, e aí na prática quem joga na liga nacional fica com média muito mais alta do que quem joga na UCL. Fica meio inútil olhar pra média, ia concluir sempre que os reservas são melhores que os titulares. Em outro save provavelmente incluiria isso em algum canto.

 

Nos últimos dias reparei ali no Profissão: Manager muito que o pessoal deixa essa tela com informações tipo moral, nota nos últimos jogos, condição física. Como uma tela pra avaliar o elenco eu acho isso muito ruim. Não me importa se o cara tá em condições de jogo nesse momento. A não ser que tenha uma lesão de longo prazo, isso tem zero impacto na avaliação do elenco pra temporada (ou em quem vai ficar pro próximo ano, ou qualquer outra decisão de médio/longo prazo). Pra decisões de dia a dia eu acho muito melhor usar a tela da tática. O que nos leva ao segundo ponto.

Painel tático

20200708180048_1.thumb.jpg.4c41fbcd6b29b1595630d72959ffc601.jpg

Aqui eu adaptei a tela de "informações de seleção". Tirei a parte sobre gols, que acho bem inútil, e dei um jeito de incluir mais coisas. Ficou meio apertado tudo, mas infelizmente o jogo não me deixa diminuir mais as três primeiras colunas, que já ocupam metade do espaço.

Nessa tela as coisas tão um pouco menos em ordem, mas a lógica é trazer todas as informações que preciso pra definir quem deve jogar. Em relação à tela básica incluí risco de lesão, minutos e idade. E aí pra caber tudo encurtei a parte de moral até ficar só a setinha - não preciso do texto do lado, a setinha já me diz quem tá de mau humor.

O risco de lesão é extremamente útil na hora de rodar o elenco. Especialmente em jogo pouco importante. Não tem porque colocar a estrela do time com "risco muito elevado de lesões" numa situação dessas. Minutos e idade eu uso também pra ver a rotação do elenco. Se o cara tem poucos minutos jogados eu começo a pensar que tenho que dar mais espaço pra ele. Mas sempre combinando também com a idade, se o cara é muito velho eu me importo menos com dar pouco tempo de jogo. Já se for novo, tento dar o máximo de tempo possível.

Aqui também se me servisse de algo eu acrescentaria a classificação média - provavelmente encurtando o espaço do risco de lesões, que dá pra entender a mensagem mesmo se ele cortar parte das palavras. Só não uso porque me é inútil.

 

Busca de staff - olheiros e analistas de dados

20200708183705_1.thumb.jpg.4560279a5c99baceb72cd2c9f593c0af.jpg

Aqui tá menos organizado porque uso pouco, mas fiz questão de incluir as informações principais: idade, avaliação de capacidade e de potencial, conhecimento tático e adaptabilidade pra olheiros; os três de análise de dados pra analistas. Depois clube, função e salário pra ter uma ideia se tenho chances de contratar o cara.

 

Busca de staff - preparadores

20200708184233_1.thumb.jpg.b0b61193f5d3f5cc1206248ff1e7f746.jpg

Seguindo a lógica de colocar o que importa: disciplina, motivação e determinação são os três primeiros porque são aplicáveis independentemente do treino que o cara assumir. O resto tá tudo ali pra eu poder verificar quem é a melhor opção pra cada vertente de treino. E no fim clube, função e salário pra ver se rola contratar.

Tenho ainda a tela pra fisioterapeutas, mas não trouxe aqui porque é a mesma coisa que a de preparadores, só que só com os atributos de fisioterapia.

 

Pós-jogo

20200708184705_1.thumb.jpg.9149de861bb6f48832abb9c4b748f2b4.jpg

Aqui troquei completamente da tela padrão do FM que, ao menos no FM18, é horrorosa. Peguei os painéis a partir do site do michaeltmurrayuk, aí só adaptei pra ficar como eu gosto. O lado de cá da tela serve pra postar no Profissão: Manager, pois tem os resultados e quem fez gol e tal e a parte das estatísticas. Os últimos dois ajudam a ver rapidamente como o time foi na partida, quem se destacou, quem jogou mal. E conferir a tática do adversário. 

Na parte de estatísticas ainda adicionei algumas em relação ao que o jogo inclui por padrão, através do "personalizar" ali embaixo. Não lembro exatamente o que é que adicionei, mas acho especialmente relevante ter as finalizações na primeira/segunda etapa, as oportunidades e meias oportunidades (acho que a primeira vem por padrão, a segunda não), bolas na trave e chutes de longe. São informações que ajudam bastante a contar a história do jogo. As vezes o pessoal analisa só com base nos remates, mas não olha quanto o time chutou de longe. Ou fala que criou mais oportunidades, mas ignora as meias oportunidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
17 hours ago, leh_MA said:

To me sentindo muito noob ver que quase todo mundo usa esse continuar automático, e eu não faço nem ideia do que é. hehehe

Hahahaha calma amigo, o fórum tá aqui justamente pra isso, compartilhar (boas) informações. É legal ver como os outros jogam, e relatar como a gente joga também, isso que é o bacana, essa troca. Ninguém é dono da razão, são experiências diferentes dentro de um mesmo jogo.

Bora lá!

 

15 hours ago, Johann Duwe said:

Em outras palavras, se é algo que precisa de resposta, o jogo para e você pode fazer o que é necessário? Entrevistas pré-jogo também acontece isso?

Isso, como o Danut já respondeu bem ali, são decisões que só você pode e deve tomar (isso na ótica do jogo, claro). Inscrições do plantel em competições, fechar contratações, resolver problemas de insatisfação do elenco, e etc, etc... você acaba se familiarizando com essas situações depois de usar um tempo essa ferramenta da continuação automática, relaxa hahah.

 

p.s: entrevistas pré-jogo não. Só quando é uma coletiva muito importante, tipo sua apresentação ao clube ou sobre o grupo sorteado na Champions.

 

15 hours ago, Danut said:

Não sei como é no FM20, mas no FM18 ela tem mais diferenças para a default do que só o botão esse. Muda bastante coisa na apresentação do jogador e do clube, por exemplo. [...]

Hummmm, é verdade, pior que muda mesmo. Não tinha me atentado a isso. Mas a princípio são mudanças sutis, se comparado à outras skins que o pessoal produz por aí para a comunidade, por isso acho que fiquei na cabeça que era somente "uma base da default com o botão". Valeu pela correção!

 

14 hours ago, leh_MA said:

Valeu pela explicação. Acho que eu nunca me atentei a isso pq eu ainda não fiz um save longo, então eu acabo sendo muito detalhista nesses saves curtos, querendo estar por dentro de cada detalhe. Mas acredito que quando eu ultrapassar algumas temporadas, essas notícias e interações realmente vão ficar mais repetitivas e irritantes, e vou ativar essa opção pra testar.

Pois é, no começo dos saves eu também acabo não utilizando-a, pois gosto de estar a par das coisas e tudo mais. Mas passado uma, duas temporadas, onde você já conhece tudo e já se familiarizou com mt coisa (isso em save de carreira, obviamente), ela vale mt a pena pra se GANHAR TEMPO.

 

14 hours ago, Danut said:

[...]

Putz, que legal que você compartilhou as telas, cara... mt massa! Criei o tópico justamente pra esse tipo de interação, então fique à vontade com os textões hahahaha!

Vamos lá, queria comentar sobre elas:

  • Tela do Plantel

Você dispõe ela de forma bem particular né? hahahah voltada a um save específico, aparentemente. Eu já gosto de colocar mais informações do que isso (e infos gerais, não específicas para o save atual que estou rodando), embora seu argumento sobre não precisar das infos de moral e condição física nessa tela ser bastante relevante (me deixou intrigado aqui, haha confesso). Gostei da posição das colunas de idade e PA estarem próximas, faz TOTAL sentido.

  • Tela do Painel Tático

Aqui o grande problema que todos enfrentamos é a redução de espaço obrigatória que o jogo nos impõe, né? Acho uma merda isso. Quanto à sua, acho imprescindível a coluna sobre o risco de lesão, passei a colocá-la nessa versão do FM20 e tá me ajudando MUITO a conter as lesões do elenco. Rodizio o plantel com base nela e no tempo de jogo. Aliás, falando em tempo de jogo, eu costumo setar a coluna "jogos", e não a minutagem, mas você não é o primeiro que vejo usando essa 2ª opção. Tô considerando seriamente mudar a minha, hahah.

No mais, eu gosto da classificação média e a dos últimos 5 jogos, também é um bom parâmetro pra decidir as escalações.

p.s: também diminuo ao máximo a coluna da moral, deixando só a setinha. Muito melhor, e ganhamos um espaço valioso com isso.

  • Tela do Pós-jogo

Pô, bem que eu queria saber como editar skins, viu? Porra, essa sua tela tá fantástica quanto às infos ali das estatísticas... acho a tela default do jogo mt defasada quanto a isso. Minha solução é buscar skins que me favoreçam nesse sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • Banton
      Por Banton
      Eu estou procurando conteúdos sobre traits e achei legal esse aqui de um fórum. Se alguém quiser traduzir e trazer para cá ou fazer algo inspirado, eu tenho certeza que seria de agrado para muita gente.
      Dá até pra gente discutir alguns, por exemplo: Avançado Interior eu gostaria de Remate Colocado, pois ele está vindo da Esquerda para Direita. Mas ao mesmo tempo, se ele for jogar na direita já não faz sentido. Enfim. Dá pra discutir também no tópico criado.
      Fica a sugestão aí:
      [Community Challenge] Traits/PPMs For Different Roles! | FM Base (fm-base.co.uk)
    • adriano roberto
      Por adriano roberto
      Instalação:
      Vá até C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2024\data\database\db\2400\dbc\permanent
      Delete os arquivos de licença: BrazilKits e todos com o nome licensing. Faça isso em todas as pastas
      Após o download, instale o arquivo em: Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2024\editor data
       
      Só funciona com novos saves.
      Essa é uma versão beta, tendo em vista que o editor apresenta um bug quanto a edição dos kits, ja reportado no fórum da SI. O arquivo será atualizado constantemente durante todo o ano.
      Atenção: Isso não adiciona kits ao seu jogo. Apenas corrige as cores dos clubes e o estilo dos kits
       

×
×
  • Criar Novo...