Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

FP1icSe.png

Quando você joga FM há muito tempo, você definitivamente irá encontrar adversários que fecham completamente a casinha para te enfrentar. Com o conhecimento de que eles são infinitamente inferiores que o seu elenco estelar, eles optam por evitar uma goleada arrasadora. Mesmo que os romantizadores do futebol prefiram que os times menores ataquem a jugular do gigante oponente, a maioria irá optar por construir uma barreira humana na frente da sua própria área. Em alguns casos, essa estratégia acaba sendo infrutífera, já que os times de grande qualidade conseguem penetrar o bloqueio ou fazer aquele gol fortuito no começo. Contudo, para aqueles que ainda sofrem para derrotar esses adversários, esse guia tratará de lhe mostrar como destruir uma retranca no FM.

Mas esse guia não é destinado para quem já conhece como irritar o Mano Menezes, pois, mesmo os mais experientes vão defrontar aquela retranca que permanecerá intacta, apesar de seus melhores esforços. Para essas situações, como furar uma retranca também poderá lhe ajudar. O objetivo desse guia é buscar uma maneira quase infalível de acabar com a festa dos mais tenazes retranqueiros.

Um simples conceito

Se você deseja acabar com a felicidade de Celso Roth, o seu objetivo tem que ser, de alguma forma, achar espaço no terço final do campo. Contra essas defesas compactas, o espaço é restrito, e os efeitos das enfiadas de bola, lançamentos e cruzamentos são anulados. Como uma grande quantidade de jogadores enchendo a grande área, você terá muitas dificuldades em achar uma forma de furar o bloqueio. Você pode ter sorte com uma bola ou um instante de brilho de seus atletas, mas de maneira geral, continuar usando um plano de jogo que claramente não está funcionado é similar a tentar quebrar uma porta utilizando sua cabeça como um aríete. Eventualmente, você pode arrumar uma brecha, mas será uma tentativa dolorosa e incerta.

E sobrecarregar o adversário, mandando todo mundo para frente também não será a solução que você está procurando. Alguns jogadores acreditam que utilizar mentalidades muito ofensivas e não fazer ajustes são a única resposta que existe para furar uma retranca coesa, mas eles falham em entender que esse tipo de mentalidade faz e que o que eles estão fazendo é justamente o que os Abelões querem.

Se você já está enfrentando uma defesa compacta e coesa, que está enchendo a grande área com defensores, de que adianta adicionar ainda mais jogadores lá dentro, restringindo ainda mais o espaço disponível? O que pode ser eficiente talvez seja simplesmente jogar mais recuado. Dessa forma, ou você atrai os jogadores ofensivos adversários, ou que seus jogadores irão criar pequenos espaços para eles mesmos. De qualquer maneira, surgirão espaços no campo. Se você tem poucos jogadores movimentando-se lá na frente, eles irá fazem bom uso desses pequenos espaço, desde que eles tenham inteligência futebolística para reconhecer a existência dos mesmos.

Mas isso é apenas um simples exemplo, de uma forma que você pode utilizar para furar aquela maldita retranca. Existem diversas estratégias que você pode usar e é claro você pode combinar diversas ou até mesmo todas elas. Tudo isso dependerá da qualidade dos seus jogadores, da qualidade do adversário e da forma que elas irão funcionar dentro das partidas. Não existe uma maneira infalível, que lhe dará 100% de garantir que você irá conseguir furar uma retranca, mas esse guia busca lhe fornecer uma boa quantidade de armas para incrementar seu arsenal.

Essencialmente, existem quatro estratégias básicas que versam sobre como furar uma retranca e todas tratam de encontrar e aproveitas espaços. Vamos a elas:

  • Alargamento horizontal;
  • Alargamento vertical;
  • Manutenção da temporização;
  • Manutenção do equilíbrio;

Encontrando e explorando espaços

Como mencionado anteriormente, a maioria dos jogadores acredita que ativar uma mentalidade super ofensiva é o suficiente, mas isso apenas irá colocar mais atletas na fase ofensiva do jogo. E esse tipo de decisão, contra equipes que restringem os espaços de forma eficiente, talvez seja provavelmente a pior decisão que você possa tomar.

Com diversos jogadores no terço final, sejam seus ou do adversários, como que um enfiada de bola irá achar alguém no espaço vazio? Ou um cruzamento? Tudo o que você estará fazendo é passando e cruzando a bola em cima da retranca adversária e esperando que dê certo uma hora, que algum de seus atacantes irá ter um momento de gênio e que não será anulado pelos vários defensores à sua volta.

O que você deseja criar é espaço para seu time, para seus jogadores ofensivos. A melhor maneira de criar espaço é através do alargamento da defesa. A premissa de alargar uma defensa é tão simples quanto efetiva. Ao alargar a linha defensiva, ao atrair os defensores para fora de suas posições, você estará criando espaços entre as linhas, causando problemas e atrapalhando a coesão e organização dos defensores. Você pode fazer isso horizontalmente ou verticalmente.

Alargamento horizontal

Já que uma imagem valem mais que mil palavras, vamos ver um exemplo do que eu quero dizer a respeito de alargamento horizontal.

A presença de pontas em ambos os lados atraiu os alas adversários para fora da linha defensiva, forçando os defensores a manter uma posição mais larga do que eles desejariam. Assim que a enfiada de bola é feita, um dos alas corte para dentro do espaço entre os defensores e finaliza a jogada. Os defensores adversários estão foram de posição no momento em que o ponta ataca o espaço. Se o vídeo foi muito rápido para você, vamos por partes.

A mera presença de pontas força a defesa adversário a ficar mais aberta, abrindo espaço entre os alas e seus companheiros no miolo da zaga. Assim que o ponta ataca o espaço em busca da enfiada de bola, os zagueiros estão muito distantes para dar cobertura ao se reorganizar para proteger o flanco ameaçado. O outro ala no lado esquerdo também está deixando mais espaço entre ele e o zagueiro mais próximo, porque ele tem que cuidar do ponta-direita.

stretch01.jpg?resize=700,483

A organização defensiva foi pro espaço, a coesão entre os defensores foi desintegrada, o que é claramente visível quando o ponta ataca o espaço na linha defensiva. Com os defensores centrais divididos entre marcar o atacante e dar cobertura ao ala, o ponta pode avançar tranquilamente pela defesa e marcar. A defesa adversária estava devidamente alargada como um velho elástico e eles pagaram caro pelo erro.

Esse tipo de alargamento é o mais comum e utilizado no futebol. Pontas tradicionais, os ágeis dribladores de lado de campo, são usados para que oportunidades naturais como Fred pudessem achar espaço na grande área e fazer o que sabem fazer de melhor, gols. No FM, isso pode ser alcançado através desses mesmos tradicionais pontas, ou colocando Atacante Interior ou Ponta Invertido com a ultrapassagem de alas ou laterais ofensivos. As opções de largura também tem sua influência e devem ser utilizadas de acordo.

Alargamento vertical

A premissa básica do alargamento vertical de uma defensa é a mesma da abordagem de alargamento horizontal. Você tenta criar espaços entre as linhas para que jogadores velozes possam explorar o espaço criado, entretanto, nós não iremos alargar a linha defensiva, mas o espaço entre a linha defensiva e o goleiro. Novamente, com uma ilustração dessa ideia.

O alargamento vertical é gerado porque os jogadores se movem entre as linhas. Isso significa escolher as funções táticas corretas para fazer funcionar. Já que as táticas utilizadas nesse guia são sem atacantes, esse tipo de movimentação ocorre naturalmente para esses times. Isso não significa que é um conceito restrito à esse tipo de estratégia, já que ele pode funcionar dentro de composições mais tradicionais com a combinação correta de funções táticas. No exemplo demonstrado, nós podemos ver esse tipo de alargamento vertical várias vezes, já que o mesmo é gerado por Filipovic e Takahasi. E caso você tenha achado o vídeo muito rápido, iremos novamente por partes.

A seguir, na nossa situação inicial, poderemos ver que a linha defensiva ainda é compacta e coesa e que existem dois meio-campistas protegendo a linha defensiva. Isso nos dá uma vantagem numérica de 6 x 5 para a defesa. A zona que os jogadores centralizados são capazes de prover cobertura é bem grande. Filipovic, que se encontra com bastante liberdade, pode escolher seu passe e decide jogar na esquerda, na direção do Atacante Sombra Takahashi.

stretch02.jpg?resize=700,452

No momento em que Takahashi recebe a bola, nossos pontas e outros jogadores entram em ação. Nós podemos ver um alargamento horizontal acontecendo pelo lado direito, já que o ala adversário acaba abrindo a linha defensiva. O Trequartista ataca o espaço, mas é inicialmente ignorado. Takahashi atrai ambos os meio-campistas, alargando a estrutura defensiva e enquanto aumenta a compactação na área central, acaba surgindo espaço na direita e para Filipovic, em uma posição central mais afastada.

stretch03.jpg?resize=700,434

A imagem final nos mostra o resultado desse alargamento. A compactação que forçamos na defesa adversária quebrou a linha defensiva. Filipovic está com espaço e pode escolher novamente seu passe. Dessa vez ele opta pelo Trequartista, que foi inicialmente deixado livre. O alargamento vertical garantiu tempo e espaço para o passe decisivo. Ele também fez com que a linha defensiva adversária avançasse para combater a ameaça de um atacante, garantindo que espaços abrissem em outros lugares.

Manutenção da temporização

Outro aspecto a se considerar quando estiver furando uma retranca é a temporização. Enquanto uma abordagem lenta e metódica significa uma alta taxa de passes corretos, ela também dá ao adversário tempo para reagrupar e reorganizar a sua linha defensiva. Uma temporização maior gera uma rotação maior da bola, e esses dois aspectos são fundamentais para quebrar a impenetrável defesa adversária.

A integridade defensiva do adversário quase não está comprometida em termos de alargamento, mas mesmo assim, não conseguem evitar o gol. Como vocês puderam ver, a maioria dos defensores não saiu da posição, mas a bola se moveu tão rápido que os defensores não tiveram tempo de se reajustarem as novas circunstâncias, sofrendo o gol como consequência.

tempo01.jpg?resize=700,411

A linha defensiva ainda está bem fechada e não existem grandes espaços na organização. O elemento chave aqui é a velocidade com que a bola movimentou de um jogador para o outro. Se os passes forem precisos e combinados com o movimento sem bola adequado, é uma combinação letal que irá furar qualquer retranca.

Entretanto, tome atenção, um jogo de temporização elevada é algo completamente diferente de um estilo de passes mais diretos. Quando você está movimentando a bola com velocidade e alta temporização, paciência é altamente recomendável. Infindáveis cruzamentos ou lançamentos longos para frente esperando por um milagre é a pior estratégia que você pode adotar, principalmente contra defensores grandes e fortes. Afastar bolas altas é basicamente tudo que uma defesa deseja, já que exige o mínimo de trabalho possível.

Idealmente, você deve passar a bola de um lado para o outro da área adversária com uma temporização rápida, buscando o espaço, buscando por um defensor desatento, buscando aquela brecha para arrancar em direção ao gol. Se não existe nenhuma abertura, passe de volta para o seu meia-central, que pode trocar o lado da ação, para ver se do lado de lá as coisas fluem melhor. Repita esse processo exaustivamente, até que o que você tanto espera ocorra. Se a temporização for alta o bastante, os espaços vão surgir mais cedo ou mais tarde.

Manutenção do equilíbrio

Isso já foi mencionado anteriormente, mas é sempre bom relembrar. Se você está jogando contra uma defesa que atua com o bloco extremamente baixo e com o máximo de pessoas dentro da área, faz sentido colocar ainda mais gente lá dentro ou em volta dela? Se existem ainda mais jogadores enchendo a área, isso irá te ajudar a obter alguma vantagem ou facilitará a vida dos defensores adversários? Você precisa ter cuidado para não comprometer muitos jogadores com sua fase ofensiva, busque sempre o equilíbrio. Todo jogador que você manda para frente, é um jogador que tem que recompor defensivamente quando a bola é perdida.

Logo, você arriscar frustrar seus próprios ataques ao colocar mais gente por lá, e você também arrisca fornecer aquele contra-ataque que o adversário tanto quer. A medida que você se tornar mais desesperado pelo resultado e botar mais e mais gente no ataque, você está apenas aumentando as chances de vitória do seu adversário.

Ao invés de mandar todo mundo para frente, faça com que seus jogadores formem um perímetro em volta da área adversária. Fique sempre com a segunda bola e deixe seus jogadores enfrentarem seus oponentes. Mais vezes sim do que não, eles irão cometer faltas, ou sairão de suas posições, o que abrirá espaços para seus jogadores explorarem.

Penetrando a defesa

Para furar uma retranca, você precisa de jogadores com movimentação suficiente para penetrar a defesa. Então, como você cria o tão buscado momento para penetrar a defesa? Para isso, você precisa avaliar duas coisas: quem são os jogadores híbridos e onde as sobrecargas naturais ocorrem?

Um jogador híbrido é um jogador que está em uma certa posição defensivamente, mas atua em uma posição completamente diferente quando seu time ataca. Durante a transição ofensiva, ou defensiva, esses são os jogadores que precisam se posicionar de maneira adequada.

Uma sobrecarga é onde existem mais jogadores de um time em uma área do que em outras. Por exemplo, quando o ala adversário avança para receber aquela casquinha do ponta-esquerda, você está criando uma sobrecarga naquela área. Sempre que alguém tem mais jogadores em uma determinada área, você tem uma sobrecarga.

Você também irá precisar de um jogador agudo. Um jogador agudo é aquele que você usa para manter a posse de bola em pequenos espaços, principalmente no terço final do campo. O jogador se move como uma agulha pela formação adversária. Um jogador agudo tem que ser capaz de receber passes rápidos sem perder a possa e tem que ter boa comprensão para enxergar a direção em que tem que se mover para manter a posse de bola e avançar a fase ofensiva.

Por isso, a maneira adequada de furar uma retranca começa com as funções que você escolhe. A combinação correta de função cria e usa os espaços criados. Isso irá forçar a defesa a tomar decisões e modificar a estratégia inicial. Esses movimentos com e sem bola, são importantes porque eles criam uma cadeia de reações. Ou seja, opte por atletas que se movem com inteligência, não ficam estáticos  em uma determinada posição. O dinamismo é muito importante para furar uma retranca.

Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol.
Fonte: https://strikerless.com/2017/02/26/towing-away-a-parked-bus-breaking-down-a-defence/
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente sempre aprende algo, né? Eu não tinha pensado nesse alargamento pela mera presença de pontas, apesar de parecer óbvio.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a questão da temporização e do movimento em volta da defesa. Eu tentei implantar isso, jogando com um deep lying playmaker, que numa tática bem ofensiva acaba tendo a função de fazer essa reciclagem e distribuir para qualquer dos lados, como um ataque de handebol. Pessoalmente, acho muito bonito de ver. E se você ataca com dois pontas que vão pra dentro e dois laterais bem ofensivos, você basicamente tem uma linha de ataque na frente da área que realmente atua como no handebol. E aí se eu tenho outro meia que ataca, principalmente um mezzala, ele pode fazer essa função de penetração central.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Lowko é Powko disse:

A gente sempre aprende algo, né? Eu não tinha pensado nesse alargamento pela mera presença de pontas, apesar de parecer óbvio.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a questão da temporização e do movimento em volta da defesa. Eu tentei implantar isso, jogando com um deep lying playmaker, que numa tática bem ofensiva acaba tendo a função de fazer essa reciclagem e distribuir para qualquer dos lados, como um ataque de handebol. Pessoalmente, acho muito bonito de ver. E se você ataca com dois pontas que vão pra dentro e dois laterais bem ofensivos, você basicamente tem uma linha de ataque na frente da área que realmente atua como no handebol. E aí se eu tenho outro meia que ataca, principalmente um mezzala, ele pode fazer essa função de penetração central.

Única coisa que não entendi muito bem foi a parte da largura vertical " nós não iremos alargar a linha defensiva, mas o espaço entre a linha defensiva e o goleiro" 

Ele quer dizer não pressionar o time adversário tão à frente? Isso não faz sentido. Se a gente não pressionar o time adversário lá na frente a defesa deles vai ficar tocando a bola e gastar o tempo até quando bem entenderem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonardo Castello disse:

Única coisa que não entendi muito bem foi a parte da largura vertical " nós não iremos alargar a linha defensiva, mas o espaço entre a linha defensiva e o goleiro" 

Ele quer dizer não pressionar o time adversário tão à frente? Isso não faz sentido. Se a gente não pressionar o time adversário lá na frente a defesa deles vai ficar tocando a bola e gastar o tempo até quando bem entenderem. 

A ideia é a partir do momento que você tem a bola. Pelo que eu entendi do vídeo e da explicação, o alargamento vertical é controlar a bola de modo a segurar a linha defensiva adversária alta e atacar rápido em momentos propícios, imagino que você precise de um PL participativo e recuado pra que as opções de passe estejam sempre antes da linha da bola pra ganhar da defesa na questão física.

A proposta é boa e realmente uma das maiores armadilhas é o desespero de colocar o time pra atacar, com muita gente e de forma desordenada, sem acreditar no que seu time faz. Confesso que enfrentar times retrancados é até tranquilo, o mais difícil pra mim é perder na ida e precisar fazer 2 ou 3 gols na volta contra times do mesmo nível, são jogos que me fazem sofrer por conta dos contra ataques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Peepe disse:

A ideia é a partir do momento que você tem a bola. Pelo que eu entendi do vídeo e da explicação, o alargamento vertical é controlar a bola de modo a segurar a linha defensiva adversária alta e atacar rápido em momentos propícios, imagino que você precise de um PL participativo e recuado pra que as opções de passe estejam sempre antes da linha da bola pra ganhar da defesa na questão física.

A proposta é boa e realmente uma das maiores armadilhas é o desespero de colocar o time pra atacar, com muita gente e de forma desordenada, sem acreditar no que seu time faz. Confesso que enfrentar times retrancados é até tranquilo, o mais difícil pra mim é perder na ida e precisar fazer 2 ou 3 gols na volta contra times do mesmo nível, são jogos que me fazem sofrer por conta dos contra ataques.

AAAAH, entendi. Por isso o uso do Atacante Sombra no vídeo, ele joga mais atrás do que um atacante comum e isso tende a avançar a linha adversária pra marcar esse jogador. 

Vc falou sobre a dificuldade contra times do mesmo nível. Eu acredito que isso funcionaria contra qualquer retranca, obviamente seria mais difícil contra times de mais qualidade técnica, porém, no texto ele fala sobre equilíbrio, penetrar na defesa indo de trás pra frente. Eu imaginaria um 4-2-3-1 com um CJ(pra manter a posição e distribuir a bola com inteligência), um MAA(pra ser o homem surpresa), os pontas pra darem amplitude, um Médio Ofensivo(pra ser outro a ajudar na penetração junto com o MAA) e um F9(pra quebrar a linha defensiva)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  As coisas que faço para quebrar a defesa retranca:

 1- Vejo se a zaga adversaria é mais baixa ou mais alta que meus atacantes (impulso e cabeceio) depois determino cruzar alto ou rasteiro. 

2 - vejo se a defesa estacionou o auto carro, se fez isso então eu tenho 80% a 90% do campo eu não brigo pelos 10% ou 20% deixo eles la, coloco para atacar em largura e coloca 3MC onde tenho todo espaço coloco chute de longe nos 3 mesmo tendo MC com 14 ou + de  chute longo alcance fica dependendo do RNG na maioria das vezes termina o primeiro tempo ganhando. 

 3- Se estiver 15 minutos do segundo tempo 0X0 ainda recuo a zaga e o time pra vê se eles saim de trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...