Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

FP1icSe.png

Quando você joga FM há muito tempo, você definitivamente irá encontrar adversários que fecham completamente a casinha para te enfrentar. Com o conhecimento de que eles são infinitamente inferiores que o seu elenco estelar, eles optam por evitar uma goleada arrasadora. Mesmo que os romantizadores do futebol prefiram que os times menores ataquem a jugular do gigante oponente, a maioria irá optar por construir uma barreira humana na frente da sua própria área. Em alguns casos, essa estratégia acaba sendo infrutífera, já que os times de grande qualidade conseguem penetrar o bloqueio ou fazer aquele gol fortuito no começo. Contudo, para aqueles que ainda sofrem para derrotar esses adversários, esse guia tratará de lhe mostrar como destruir uma retranca no FM.

Mas esse guia não é destinado para quem já conhece como irritar o Mano Menezes, pois, mesmo os mais experientes vão defrontar aquela retranca que permanecerá intacta, apesar de seus melhores esforços. Para essas situações, como furar uma retranca também poderá lhe ajudar. O objetivo desse guia é buscar uma maneira quase infalível de acabar com a festa dos mais tenazes retranqueiros.

Um simples conceito

Se você deseja acabar com a felicidade de Celso Roth, o seu objetivo tem que ser, de alguma forma, achar espaço no terço final do campo. Contra essas defesas compactas, o espaço é restrito, e os efeitos das enfiadas de bola, lançamentos e cruzamentos são anulados. Como uma grande quantidade de jogadores enchendo a grande área, você terá muitas dificuldades em achar uma forma de furar o bloqueio. Você pode ter sorte com uma bola ou um instante de brilho de seus atletas, mas de maneira geral, continuar usando um plano de jogo que claramente não está funcionado é similar a tentar quebrar uma porta utilizando sua cabeça como um aríete. Eventualmente, você pode arrumar uma brecha, mas será uma tentativa dolorosa e incerta.

E sobrecarregar o adversário, mandando todo mundo para frente também não será a solução que você está procurando. Alguns jogadores acreditam que utilizar mentalidades muito ofensivas e não fazer ajustes são a única resposta que existe para furar uma retranca coesa, mas eles falham em entender que esse tipo de mentalidade faz e que o que eles estão fazendo é justamente o que os Abelões querem.

Se você já está enfrentando uma defesa compacta e coesa, que está enchendo a grande área com defensores, de que adianta adicionar ainda mais jogadores lá dentro, restringindo ainda mais o espaço disponível? O que pode ser eficiente talvez seja simplesmente jogar mais recuado. Dessa forma, ou você atrai os jogadores ofensivos adversários, ou que seus jogadores irão criar pequenos espaços para eles mesmos. De qualquer maneira, surgirão espaços no campo. Se você tem poucos jogadores movimentando-se lá na frente, eles irá fazem bom uso desses pequenos espaço, desde que eles tenham inteligência futebolística para reconhecer a existência dos mesmos.

Mas isso é apenas um simples exemplo, de uma forma que você pode utilizar para furar aquela maldita retranca. Existem diversas estratégias que você pode usar e é claro você pode combinar diversas ou até mesmo todas elas. Tudo isso dependerá da qualidade dos seus jogadores, da qualidade do adversário e da forma que elas irão funcionar dentro das partidas. Não existe uma maneira infalível, que lhe dará 100% de garantir que você irá conseguir furar uma retranca, mas esse guia busca lhe fornecer uma boa quantidade de armas para incrementar seu arsenal.

Essencialmente, existem quatro estratégias básicas que versam sobre como furar uma retranca e todas tratam de encontrar e aproveitas espaços. Vamos a elas:

  • Alargamento horizontal;
  • Alargamento vertical;
  • Manutenção da temporização;
  • Manutenção do equilíbrio;

Encontrando e explorando espaços

Como mencionado anteriormente, a maioria dos jogadores acredita que ativar uma mentalidade super ofensiva é o suficiente, mas isso apenas irá colocar mais atletas na fase ofensiva do jogo. E esse tipo de decisão, contra equipes que restringem os espaços de forma eficiente, talvez seja provavelmente a pior decisão que você possa tomar.

Com diversos jogadores no terço final, sejam seus ou do adversários, como que um enfiada de bola irá achar alguém no espaço vazio? Ou um cruzamento? Tudo o que você estará fazendo é passando e cruzando a bola em cima da retranca adversária e esperando que dê certo uma hora, que algum de seus atacantes irá ter um momento de gênio e que não será anulado pelos vários defensores à sua volta.

O que você deseja criar é espaço para seu time, para seus jogadores ofensivos. A melhor maneira de criar espaço é através do alargamento da defesa. A premissa de alargar uma defensa é tão simples quanto efetiva. Ao alargar a linha defensiva, ao atrair os defensores para fora de suas posições, você estará criando espaços entre as linhas, causando problemas e atrapalhando a coesão e organização dos defensores. Você pode fazer isso horizontalmente ou verticalmente.

Alargamento horizontal

Já que uma imagem valem mais que mil palavras, vamos ver um exemplo do que eu quero dizer a respeito de alargamento horizontal.

A presença de pontas em ambos os lados atraiu os alas adversários para fora da linha defensiva, forçando os defensores a manter uma posição mais larga do que eles desejariam. Assim que a enfiada de bola é feita, um dos alas corte para dentro do espaço entre os defensores e finaliza a jogada. Os defensores adversários estão foram de posição no momento em que o ponta ataca o espaço. Se o vídeo foi muito rápido para você, vamos por partes.

A mera presença de pontas força a defesa adversário a ficar mais aberta, abrindo espaço entre os alas e seus companheiros no miolo da zaga. Assim que o ponta ataca o espaço em busca da enfiada de bola, os zagueiros estão muito distantes para dar cobertura ao se reorganizar para proteger o flanco ameaçado. O outro ala no lado esquerdo também está deixando mais espaço entre ele e o zagueiro mais próximo, porque ele tem que cuidar do ponta-direita.

stretch01.jpg?resize=700,483

A organização defensiva foi pro espaço, a coesão entre os defensores foi desintegrada, o que é claramente visível quando o ponta ataca o espaço na linha defensiva. Com os defensores centrais divididos entre marcar o atacante e dar cobertura ao ala, o ponta pode avançar tranquilamente pela defesa e marcar. A defesa adversária estava devidamente alargada como um velho elástico e eles pagaram caro pelo erro.

Esse tipo de alargamento é o mais comum e utilizado no futebol. Pontas tradicionais, os ágeis dribladores de lado de campo, são usados para que oportunidades naturais como Fred pudessem achar espaço na grande área e fazer o que sabem fazer de melhor, gols. No FM, isso pode ser alcançado através desses mesmos tradicionais pontas, ou colocando Atacante Interior ou Ponta Invertido com a ultrapassagem de alas ou laterais ofensivos. As opções de largura também tem sua influência e devem ser utilizadas de acordo.

Alargamento vertical

A premissa básica do alargamento vertical de uma defensa é a mesma da abordagem de alargamento horizontal. Você tenta criar espaços entre as linhas para que jogadores velozes possam explorar o espaço criado, entretanto, nós não iremos alargar a linha defensiva, mas o espaço entre a linha defensiva e o goleiro. Novamente, com uma ilustração dessa ideia.

O alargamento vertical é gerado porque os jogadores se movem entre as linhas. Isso significa escolher as funções táticas corretas para fazer funcionar. Já que as táticas utilizadas nesse guia são sem atacantes, esse tipo de movimentação ocorre naturalmente para esses times. Isso não significa que é um conceito restrito à esse tipo de estratégia, já que ele pode funcionar dentro de composições mais tradicionais com a combinação correta de funções táticas. No exemplo demonstrado, nós podemos ver esse tipo de alargamento vertical várias vezes, já que o mesmo é gerado por Filipovic e Takahasi. E caso você tenha achado o vídeo muito rápido, iremos novamente por partes.

A seguir, na nossa situação inicial, poderemos ver que a linha defensiva ainda é compacta e coesa e que existem dois meio-campistas protegendo a linha defensiva. Isso nos dá uma vantagem numérica de 6 x 5 para a defesa. A zona que os jogadores centralizados são capazes de prover cobertura é bem grande. Filipovic, que se encontra com bastante liberdade, pode escolher seu passe e decide jogar na esquerda, na direção do Atacante Sombra Takahashi.

stretch02.jpg?resize=700,452

No momento em que Takahashi recebe a bola, nossos pontas e outros jogadores entram em ação. Nós podemos ver um alargamento horizontal acontecendo pelo lado direito, já que o ala adversário acaba abrindo a linha defensiva. O Trequartista ataca o espaço, mas é inicialmente ignorado. Takahashi atrai ambos os meio-campistas, alargando a estrutura defensiva e enquanto aumenta a compactação na área central, acaba surgindo espaço na direita e para Filipovic, em uma posição central mais afastada.

stretch03.jpg?resize=700,434

A imagem final nos mostra o resultado desse alargamento. A compactação que forçamos na defesa adversária quebrou a linha defensiva. Filipovic está com espaço e pode escolher novamente seu passe. Dessa vez ele opta pelo Trequartista, que foi inicialmente deixado livre. O alargamento vertical garantiu tempo e espaço para o passe decisivo. Ele também fez com que a linha defensiva adversária avançasse para combater a ameaça de um atacante, garantindo que espaços abrissem em outros lugares.

Manutenção da temporização

Outro aspecto a se considerar quando estiver furando uma retranca é a temporização. Enquanto uma abordagem lenta e metódica significa uma alta taxa de passes corretos, ela também dá ao adversário tempo para reagrupar e reorganizar a sua linha defensiva. Uma temporização maior gera uma rotação maior da bola, e esses dois aspectos são fundamentais para quebrar a impenetrável defesa adversária.

A integridade defensiva do adversário quase não está comprometida em termos de alargamento, mas mesmo assim, não conseguem evitar o gol. Como vocês puderam ver, a maioria dos defensores não saiu da posição, mas a bola se moveu tão rápido que os defensores não tiveram tempo de se reajustarem as novas circunstâncias, sofrendo o gol como consequência.

tempo01.jpg?resize=700,411

A linha defensiva ainda está bem fechada e não existem grandes espaços na organização. O elemento chave aqui é a velocidade com que a bola movimentou de um jogador para o outro. Se os passes forem precisos e combinados com o movimento sem bola adequado, é uma combinação letal que irá furar qualquer retranca.

Entretanto, tome atenção, um jogo de temporização elevada é algo completamente diferente de um estilo de passes mais diretos. Quando você está movimentando a bola com velocidade e alta temporização, paciência é altamente recomendável. Infindáveis cruzamentos ou lançamentos longos para frente esperando por um milagre é a pior estratégia que você pode adotar, principalmente contra defensores grandes e fortes. Afastar bolas altas é basicamente tudo que uma defesa deseja, já que exige o mínimo de trabalho possível.

Idealmente, você deve passar a bola de um lado para o outro da área adversária com uma temporização rápida, buscando o espaço, buscando por um defensor desatento, buscando aquela brecha para arrancar em direção ao gol. Se não existe nenhuma abertura, passe de volta para o seu meia-central, que pode trocar o lado da ação, para ver se do lado de lá as coisas fluem melhor. Repita esse processo exaustivamente, até que o que você tanto espera ocorra. Se a temporização for alta o bastante, os espaços vão surgir mais cedo ou mais tarde.

Manutenção do equilíbrio

Isso já foi mencionado anteriormente, mas é sempre bom relembrar. Se você está jogando contra uma defesa que atua com o bloco extremamente baixo e com o máximo de pessoas dentro da área, faz sentido colocar ainda mais gente lá dentro ou em volta dela? Se existem ainda mais jogadores enchendo a área, isso irá te ajudar a obter alguma vantagem ou facilitará a vida dos defensores adversários? Você precisa ter cuidado para não comprometer muitos jogadores com sua fase ofensiva, busque sempre o equilíbrio. Todo jogador que você manda para frente, é um jogador que tem que recompor defensivamente quando a bola é perdida.

Logo, você arriscar frustrar seus próprios ataques ao colocar mais gente por lá, e você também arrisca fornecer aquele contra-ataque que o adversário tanto quer. A medida que você se tornar mais desesperado pelo resultado e botar mais e mais gente no ataque, você está apenas aumentando as chances de vitória do seu adversário.

Ao invés de mandar todo mundo para frente, faça com que seus jogadores formem um perímetro em volta da área adversária. Fique sempre com a segunda bola e deixe seus jogadores enfrentarem seus oponentes. Mais vezes sim do que não, eles irão cometer faltas, ou sairão de suas posições, o que abrirá espaços para seus jogadores explorarem.

Penetrando a defesa

Para furar uma retranca, você precisa de jogadores com movimentação suficiente para penetrar a defesa. Então, como você cria o tão buscado momento para penetrar a defesa? Para isso, você precisa avaliar duas coisas: quem são os jogadores híbridos e onde as sobrecargas naturais ocorrem?

Um jogador híbrido é um jogador que está em uma certa posição defensivamente, mas atua em uma posição completamente diferente quando seu time ataca. Durante a transição ofensiva, ou defensiva, esses são os jogadores que precisam se posicionar de maneira adequada.

Uma sobrecarga é onde existem mais jogadores de um time em uma área do que em outras. Por exemplo, quando o ala adversário avança para receber aquela casquinha do ponta-esquerda, você está criando uma sobrecarga naquela área. Sempre que alguém tem mais jogadores em uma determinada área, você tem uma sobrecarga.

Você também irá precisar de um jogador agudo. Um jogador agudo é aquele que você usa para manter a posse de bola em pequenos espaços, principalmente no terço final do campo. O jogador se move como uma agulha pela formação adversária. Um jogador agudo tem que ser capaz de receber passes rápidos sem perder a possa e tem que ter boa comprensão para enxergar a direção em que tem que se mover para manter a posse de bola e avançar a fase ofensiva.

Por isso, a maneira adequada de furar uma retranca começa com as funções que você escolhe. A combinação correta de função cria e usa os espaços criados. Isso irá forçar a defesa a tomar decisões e modificar a estratégia inicial. Esses movimentos com e sem bola, são importantes porque eles criam uma cadeia de reações. Ou seja, opte por atletas que se movem com inteligência, não ficam estáticos  em uma determinada posição. O dinamismo é muito importante para furar uma retranca.

Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol.
Fonte: https://strikerless.com/2017/02/26/towing-away-a-parked-bus-breaking-down-a-defence/
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente sempre aprende algo, né? Eu não tinha pensado nesse alargamento pela mera presença de pontas, apesar de parecer óbvio.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a questão da temporização e do movimento em volta da defesa. Eu tentei implantar isso, jogando com um deep lying playmaker, que numa tática bem ofensiva acaba tendo a função de fazer essa reciclagem e distribuir para qualquer dos lados, como um ataque de handebol. Pessoalmente, acho muito bonito de ver. E se você ataca com dois pontas que vão pra dentro e dois laterais bem ofensivos, você basicamente tem uma linha de ataque na frente da área que realmente atua como no handebol. E aí se eu tenho outro meia que ataca, principalmente um mezzala, ele pode fazer essa função de penetração central.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Lowko é Powko disse:

A gente sempre aprende algo, né? Eu não tinha pensado nesse alargamento pela mera presença de pontas, apesar de parecer óbvio.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a questão da temporização e do movimento em volta da defesa. Eu tentei implantar isso, jogando com um deep lying playmaker, que numa tática bem ofensiva acaba tendo a função de fazer essa reciclagem e distribuir para qualquer dos lados, como um ataque de handebol. Pessoalmente, acho muito bonito de ver. E se você ataca com dois pontas que vão pra dentro e dois laterais bem ofensivos, você basicamente tem uma linha de ataque na frente da área que realmente atua como no handebol. E aí se eu tenho outro meia que ataca, principalmente um mezzala, ele pode fazer essa função de penetração central.

Única coisa que não entendi muito bem foi a parte da largura vertical " nós não iremos alargar a linha defensiva, mas o espaço entre a linha defensiva e o goleiro" 

Ele quer dizer não pressionar o time adversário tão à frente? Isso não faz sentido. Se a gente não pressionar o time adversário lá na frente a defesa deles vai ficar tocando a bola e gastar o tempo até quando bem entenderem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonardo Castello disse:

Única coisa que não entendi muito bem foi a parte da largura vertical " nós não iremos alargar a linha defensiva, mas o espaço entre a linha defensiva e o goleiro" 

Ele quer dizer não pressionar o time adversário tão à frente? Isso não faz sentido. Se a gente não pressionar o time adversário lá na frente a defesa deles vai ficar tocando a bola e gastar o tempo até quando bem entenderem. 

A ideia é a partir do momento que você tem a bola. Pelo que eu entendi do vídeo e da explicação, o alargamento vertical é controlar a bola de modo a segurar a linha defensiva adversária alta e atacar rápido em momentos propícios, imagino que você precise de um PL participativo e recuado pra que as opções de passe estejam sempre antes da linha da bola pra ganhar da defesa na questão física.

A proposta é boa e realmente uma das maiores armadilhas é o desespero de colocar o time pra atacar, com muita gente e de forma desordenada, sem acreditar no que seu time faz. Confesso que enfrentar times retrancados é até tranquilo, o mais difícil pra mim é perder na ida e precisar fazer 2 ou 3 gols na volta contra times do mesmo nível, são jogos que me fazem sofrer por conta dos contra ataques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Peepe disse:

A ideia é a partir do momento que você tem a bola. Pelo que eu entendi do vídeo e da explicação, o alargamento vertical é controlar a bola de modo a segurar a linha defensiva adversária alta e atacar rápido em momentos propícios, imagino que você precise de um PL participativo e recuado pra que as opções de passe estejam sempre antes da linha da bola pra ganhar da defesa na questão física.

A proposta é boa e realmente uma das maiores armadilhas é o desespero de colocar o time pra atacar, com muita gente e de forma desordenada, sem acreditar no que seu time faz. Confesso que enfrentar times retrancados é até tranquilo, o mais difícil pra mim é perder na ida e precisar fazer 2 ou 3 gols na volta contra times do mesmo nível, são jogos que me fazem sofrer por conta dos contra ataques.

AAAAH, entendi. Por isso o uso do Atacante Sombra no vídeo, ele joga mais atrás do que um atacante comum e isso tende a avançar a linha adversária pra marcar esse jogador. 

Vc falou sobre a dificuldade contra times do mesmo nível. Eu acredito que isso funcionaria contra qualquer retranca, obviamente seria mais difícil contra times de mais qualidade técnica, porém, no texto ele fala sobre equilíbrio, penetrar na defesa indo de trás pra frente. Eu imaginaria um 4-2-3-1 com um CJ(pra manter a posição e distribuir a bola com inteligência), um MAA(pra ser o homem surpresa), os pontas pra darem amplitude, um Médio Ofensivo(pra ser outro a ajudar na penetração junto com o MAA) e um F9(pra quebrar a linha defensiva)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  As coisas que faço para quebrar a defesa retranca:

 1- Vejo se a zaga adversaria é mais baixa ou mais alta que meus atacantes (impulso e cabeceio) depois determino cruzar alto ou rasteiro. 

2 - vejo se a defesa estacionou o auto carro, se fez isso então eu tenho 80% a 90% do campo eu não brigo pelos 10% ou 20% deixo eles la, coloco para atacar em largura e coloca 3MC onde tenho todo espaço coloco chute de longe nos 3 mesmo tendo MC com 14 ou + de  chute longo alcance fica dependendo do RNG na maioria das vezes termina o primeiro tempo ganhando. 

 3- Se estiver 15 minutos do segundo tempo 0X0 ainda recuo a zaga e o time pra vê se eles saim de trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • jelucck77
      Por jelucck77
      só falta alguem que manja pra fazer seria bacana ter na nossa lingua kkkk
      Criar uma tradução para o Football Manager 2023 no idioma português brasileiro envolve alguns passos importantes. Embora não seja possível realizar a tradução diretamente no jogo, você pode utilizar ferramentas externas para modificar o conteúdo textual. Aqui está um guia básico para criar uma tradução:
      1. Obtenha as ferramentas necessárias:
      - Baixe um editor de arquivos de texto, como o Notepad++ ou o Sublime Text, que permita editar os arquivos de idioma do jogo.
      - Faça o download do arquivo de idioma original do Football Manager 2023, que contém todas as strings de texto a serem traduzidas. Normalmente, esses arquivos são distribuídos pela comunidade do jogo.
      2. Localize os arquivos de idioma:
      - Localize os arquivos de idioma do jogo. Eles podem estar em uma pasta específica dentro do diretório de instalação do Football Manager 2023.
      3. Abra e edite os arquivos de idioma:
      - Abra os arquivos de idioma com o editor de texto escolhido.
      - Localize as strings de texto em inglês que precisam ser traduzidas.
      - Substitua as strings em inglês por suas traduções em português brasileiro. Certifique-se de manter a formatação e a estrutura original.
      4. Salve os arquivos traduzidos:
      - Salve os arquivos de idioma traduzidos com extensão .xml (ou a extensão adequada usada nos arquivos do Football Manager) em uma pasta separada para facilitar a instalação.
      5. Teste a tradução:
      - Crie uma cópia de segurança dos arquivos originais do jogo antes de substituí-los.
      - Copie os arquivos de idioma traduzidos para a pasta correta do Football Manager 2023.
      - Inicie o jogo e verifique se as traduções foram aplicadas corretamente. Faça ajustes adicionais, se necessário.
      É importante observar que a criação de uma tradução pode ser um processo complexo e demorado, especialmente se você não tiver experiência prévia com edição de arquivos de idioma. Além disso, sempre respeite os direitos autorais do jogo e verifique se a comunidade do Football Manager permite e apoia a criação e distribuição de traduções não oficiais.
      Recomendo pesquisar fóruns e comunidades online dedicados ao Football Manager para obter mais informações, orientações e apoio de outros jogadores que possam ter experiência na criação de traduções.
×
×
  • Criar Novo...