Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor de Guardiola: Bayern ou City?


EduFernandes

Qual o melhor de Guardiola: Bayern ou City?  

26 votos

  1. 1. Qual o melhor?

    • Bayern de Munique
      17
    • Manchester City
      9


Posts Recomendados

Gariola.jpg.afc669c3a794dec6ab69efbadb9afe09.jpg

 

Com o Coronga atrapalhando nossas vidas e acabando com a temporada atual, resolvemos fazer enquetes para trazer boas discussões ao Fórum. A de hoje é uma comparação entre os dois últimos times treinados pelo carequinha Gariola: Bayern de Munique e Manchester City.

Todos sabem que o Barcelona foi o melhor time que o técnico catalão treinou, mas entre os dois times que ele assumiu posteriormente, qual foi o melhor? Mesmo com ele não tendo terminado sua passagem na Inglaterra (e nem a temporada atual), ainda assim dá pra dizer que é possível fazer uma comparaçãozinha só pra causar discórdia ou não né.

Abaixo, os feitos de cada um dos times:

915.png.5d6cc7e115a73de65439f64b67bd52b7.png

Spoiler

 

Bayern.thumb.jpg.ebd642edd64397db4b9985958a522aec.jpg

Em 2013-14 o Bayern conquistou quatro títulos: Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes. Perdeu a Supercopa da Alemanha para o Borussia Dortmund (4x2) e foi eliminado da Champions League na semifinal pelo Real Madrid, levando 1x0 na Espanha e sendo goleado por 4x0 na Alemanha.

Em 2014-15 o Bayern perdeu Kroos, Mandzukic e Shaqiri; contratou Lewandowski, Xabi Alonso e Benatia, e faturou apenas o Campeonato Alemão. Foi derrotado novamente pelo rival Dortmund na Supercopa da Alemanha (2x0), foi eliminado pelo Barcelona do trio MSN na semifinal da Champions (derrota por 3x0 no Camp Nou e vitória por 3x2 na Allianz Arena) e também sofreu a eliminação na semifinal da Copa da Alemanha, para o Dortmund nos pênaltis.

Em 2015-16, última temporada de Guardiola no comando do Bayern, os bávaros perderam Schweinsteiger, mas contrataram Arturo Vidal, Kimmich, Douglas Costa e Coman. Conquistou novamente o Campeonato Alemão e também ganhou a Copa da Alemanha, mas foi derrotado nos pênaltis pelo Wolfsburg na final da Supercopa da Alemanha e mais uma vez foi eliminado na semifinal da Champions, dessa vez para o Atlético de Madrid (vitória por 2x1 em casa, derrota por 1x0 fora).

 

Resumo: Nas três temporadas de Guardiola no comando, o Bayern faturou 3 Bundesligas, 2 Copas da Alemanha, 1 Supercopa da Europa e 1 Mundial de Clubes, sete títulos no total, de catorze possíveis.

 

679.png.fb791e76b9449955173aa1d6414a3a01.png

Spoiler

 

City.thumb.jpg.aba33629f50b83a865ac8ed7d2f5e75a.jpg

Em 2016-17 o City contratou Nolito, Gundogan, John Stones, Claudio Bravo e  apostou nos jovens Leroy Sané e Gabriel Jesus, e contou com as saídas de Joe Hart, Mangala, Dzeko e Jovetic. Mas mesmo com as contratações, o time no geral ainda não foi competitivo o suficiente durante a temporada, e acabou ficando em terceiro lugar na Premier League, que foi vencida pelo Chelsea do técnico também estreante na PL, Antonio Conte. Foi derrotado também na Copa da Liga pelo rival Manchester United (1x0), sofreu eliminação para o Arsenal na semifinal da FA Cup (2x1) e na Champions, foi eliminado nas oitavas de final pelo Monaco, a sensação da temporada (vitória por 5x3 em casa e derrota por 3x1 fora). Foi a primeira temporada de Guardiola sem ganhar ao menos um título, desde que assumiu um time profissional.

Em 2017-18 o City fez uma barca com a saída de jogadores como Iheanacho, Bony, Nolito (mas já?), Fernando, Kolarov, Nasri, Clichy, Jesús Navas, Zabaleta, Caballero e Sagna. Fez a festa nas contratações também e trouxe Laporte, Mendy, Walker, Bernardo Silva, Ederson e Danilo. Dessa vez o time já tinha uma espinha dorsal melhor e se sobressaiu na Premier League, batendo recorde de pontos, de gols, de vitórias, de vantagem para o vice, entre outros, fazendo uma campanha histórica. Conquistou também a Copa da Liga, batendo o Arsenal por 3x0 na final. Porém foi eliminado na FA Cup pelo Wigan (1x0) e na Champions sofreu duas derrotas para o Liverpool (3x0 fora de casa e 2x1 em casa) nas quartas de final e também foi eliminado.

Em 2018-19 a única movimentação do City no mercado foi a contratação de Mahrez. O time conquistou a Premier League, a Copa da Liga (4x3 nos pênaltis contra o Chelsea), a FA Cup (6x0 no Watford) e a Supercopa da Inglaterra (2x0 no Chelsea). Entretanto, mais uma vez o time foi eliminado da Champions nas quartas de final, dessa vez para o Tottenham (vitória por 4x3 em casa, derrota por 1x0 fora).

Na temporada atual, 2019-20, mesmo ela não tendo terminado ainda devido à paralisação, o City já conquistou a Supercopa da Inglaterra (5x4 contra o Liverpool nos pênaltis) e a Copa da Liga (2x1 contra o Aston Villa), e segue na disputa pela Champions após a vitória contra o Real Madrid na Espanha por 2x1 no jogo de ida pelas oitavas de final e também pela Copa da Inglaterra, onde vai enfrentar o Newcastle pelas quartas de final. A Premier League é praticamente impossível, Liverpool tem 25 pontos de vantagem em 10 rodadas a disputar.

 

Resumo: Até agora, em três temporadas completas e quase na metade da quarta no comando do CIty, Guardiola conquistou 2 Premier Leagues, 3 Copas da Liga, 2 Supercopas da Inglaterra e 1 FA Cup, totalizando 8 títulos, de 18 possíveis, mas vale lembrar que três desses dezoito títulos ainda estão em disputa nessa temporada, embora um deles seja a PL que o Liverpool está com a mão na taça.

 

E aí, qual é o melhor time? Não precisa necessariamente ser o mais forte e competitivo, mas analise pelo seu gosto pessoal, como qual deles você gostou mais de assistir, ou qual te pareceu ser o mais completo em termos táticos ou em variação de jogadas etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil, faltaram títulos em ambos, mas eu fico com o Bayern pela transformação que ele fez, relatada no Guardiola Confidencial. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Pra mim foi o Bayern. Ali ele chega herdando um estilo de jogo bastante vertical e direto do Heynckes, que havia tido MUITO sucesso ao lhe "passar o bastão" papando todos os títulos possíveis (especialmente a Champions). Ou seja: já chegou com o sarrafo lá em cima.

À sua maneira, ele conseguiu remanejar esse time multi-campeão preservando sempre seu estilo de jogo (que era bem diferente do seu antecessor, e isso pesava bastante). Além disso, incorporou novas características e funções a alguns jogadores, e Philipp Lahm e Alaba talvez sejam os grandes exemplos, jogando em posições "estranhas" num 1º momento, mas se encaixando perfeitamente no esquema do Pep com o tempo (e treino).

O City joga extremamente bem também com ele (Pep) no comando, mas ali ele chega com o quadro em branco e uma paleta infinita de cores pra pintar. Carta branca, jogadores do alto escalão à disposição, sem a sombra de nenhuma escola tática como antecessor, enfim. Outro panorama.

E mesmo assim, em alguns momento o City oscilou, mais do que o Bayern havia oscilado. A "Fernandinho-dependência" também é um ponto um tanto negativo ao trabalho nos Citizens, já que quando não teve o brasileiro, seu time caiu bastante de rendimento.

 

Por tudo isso, acho que o Bayern é um trabalho mais consistente do Guardiola, se comparado à esse no City.

 

6 hours ago, brlgon said:

Difícil, faltaram títulos em ambos, [...]

Faltou a Champions, né? Porque de resto ele foi bem. No Bayern acho que esse objetivo era mais "palpável" até, já que o City ainda carrega a dificuldade de ser um "novato" entre os gigantes europeus. PSG sofre com isso também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao falar do futebol, o jogador afirma sentir falta,

Acredito que o Guardiola do City é onde ele está conseguindo implementar 100% daquilo que ele tem como proposta de trabalho. Inclusive o fato de tirar o máximo de seus jogadores. Quem imaginaria que De Bruyne e Sterling chegariam nesse nível assustador? Principalmente o Sterling que era um Cirino da vida no Liverpool. E De Bruyne para mim é o melhor meia em atividade e peço explicações sobre essa história de aposentadoria. Por quê ele quer se aposentar?

No Bayern, ele tinha que trabalhar com as peças disponíveis. E no Barcelona, a mesma coisa só que lá tinha uns tais de Iniesta, Xavi e Messi fazendo a diferença.

No lado azul de Manchester, é onde ele consegue mostrar a todos quem é o Guardiola sem peças sobrenaturais ou limitações. O trabalho mais fiel da sua filosofia. Por isso eu fico com o City.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Leho. said:

Faltou a Champions, né? Porque de resto ele foi bem. No Bayern acho que esse objetivo era mais "palpável" até, já que o City ainda carrega a dificuldade de ser um "novato" entre os gigantes europeus. PSG sofre com isso também.

Isso, hehehe. Expliquei mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o Guardiola não tivesse passado pelo Bayern, o do City não existiria. Ele moldou a forma de jogar não só de uma equipe, mas junto com o Klopp, de um país, campeonato inteiro. Na Inglaterra, o trabalho é mais completo, mas na Alemanha era mais prazeroso, de conceitos bem definidos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
2 hours ago, Banton said:

[...] Inclusive o fato de tirar o máximo de seus jogadores. Quem imaginaria que De Bruyne e Sterling chegariam nesse nível assustador? Principalmente o Sterling que era um Cirino da vida no Liverpool. [...]

Tirar o máximo dos jogadores não é necessariamente uma faceta particular ao Pep, outros tantos ótimos treinadores também conseguem e já conseguiram isso. O que o espanhol desenvolve como poucos é justamente posições e funções (híbridas, geralmente) que determinados jogadores não aparentavam ser capazes de desempenhar, pelo menos não aos nossos olhos "crus". E nisso ele "transforma" os caras, literalmente.

Com o Sterling ele fez isso, você pontuou bem. Com o Lahm no Bayern idem. E aí vai ter exemplos nos dois times. Contudo, acho que no time alemão essas transformações foram maiores e mais visíveis, até pelo "legado antagônico" que já citei do Heynckes.

 

2 hours ago, Banton said:

[...] No lado azul de Manchester, é onde ele consegue mostrar a todos quem é o Guardiola sem peças sobrenaturais ou limitações. O trabalho mais fiel da sua filosofia. Por isso eu fico com o City.

O próprio Guardiola já disse que não existem formatos eternos, e nem estilos imutáveis. Ele já cansou de dizer também que a passagem dele pela Alemanha agregou demais aos seus conceitos, e que ele cresceu mt por lá. Querer colocar uma filosofia imutável acima de tudo é ir contra o próprio discurso do indivíduo.

Acho que no City é que nem eu disse acima: ele tinha um cheque em branco e pôde montar o time a seu bel prazer. No Bayern, apesar de não ter essa facilidade, ele também tinha ótimas peças em mãos e também tinha a possibilidade de contratar (com ressalvas). Em cada um dos trabalhos ele conseguiu imprimir seu estilo, adaptando-se aos diferentes panoramas.

Sobra o quê então, nessa história tão equivalente? Pra mim sobra o quesito da consistência: onde foi mais consistente seu trabalho, Alemanha ou Inglaterra?

Será que sem o Fernandinho ele teria alcançado o mesmo patamar que alcançou nos Citizens? E as escolhas na zaga, foram as mais acertadas 100%? Tudo isso conta. No Bayern ocorreram erros também, mas pra mim, menos se comparado aos do City.

 

Fico com o Bayern.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

graças a ele o Bayern passou a jogar um futebol mais agradável de se assistir. E passou a ter uma boa saída de bola, além duma defesa bem postada. 

Só queria que tivesse ficado mais tempo pra ver se o Højbjerg deslanchava com ele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Bayern, o Guardiola pegou uma equipe que vinha de ter ganho tudo e não conseguiu ganhar o principal. Só fez o feijão com arroz num campeonato onde é o gigante e não possui concorrentes financeiros.

No City, ele pegou uma equipe que já era boa e tornou ainda melhor e isso no campeonato mais competitivo do mundo, batendo recorde atrás de recorde. 

Não tenho nem dúvidas de que o City dele é mais time que o Bayern. Criou um estilo de jogo que é quase imbatível (olá, Liverpool), relativamente simples e que triturou adversários que possuem quase o mesmo poder aquisitivo que ele. Hoje tá vivendo o fim de um ciclo que é normal no futebol.

No entanto, não ganhou o principal título em nenhum dos dois clubes. Se ganhar uma UCL com o City, essa questão sobre qual o melhor vira mera alegoria.

O trabalho do Guardiola é muito mais fácil estando no Bayern que no City. Não tem nem comparação. Lá dá pra experimentar coisas, errar e ganhar tudo. Na Inglaterra, se tu parar pra experimentar tu perde o campeonato. Se quiser ganhar tudo tu vai quebrar os teus jogadores. Se quiser gastar muito também vão ter outros que vão ter poder pra gastar igual. É outro mundo.

12 horas atrás, Banton disse:

Ao falar do futebol, o jogador afirma sentir falta,

Acredito que o Guardiola do City é onde ele está conseguindo implementar 100% daquilo que ele tem como proposta de trabalho. Inclusive o fato de tirar o máximo de seus jogadores. Quem imaginaria que De Bruyne e Sterling chegariam nesse nível assustador? Principalmente o Sterling que era um Cirino da vida no Liverpool. E De Bruyne para mim é o melhor meia em atividade e peço explicações sobre essa história de aposentadoria. Por quê ele quer se aposentar?

No Bayern, ele tinha que trabalhar com as peças disponíveis. E no Barcelona, a mesma coisa só que lá tinha uns tais de Iniesta, Xavi e Messi fazendo a diferença.

No lado azul de Manchester, é onde ele consegue mostrar a todos quem é o Guardiola sem peças sobrenaturais ou limitações. O trabalho mais fiel da sua filosofia. Por isso eu fico com o City.

Jamais. O Sterling teve duas temporadas muito boas no Liverpool quando surgiu e aí foi vendido. Ele sempre foi um jogador acima da média, o que vem acontecendo com ele é mera consequência. Aliás, arrisco dizer que as duas primeiras temporadas dele no City foram inferiores às duas últimas no Liverpool. Só que de umas duas ou três temporadas pra cá ele ganhou consistência demais na mão do Guardiola. Sterling era um jogador nota 7~7,5. Hoje é nota 8,5~9.

Até pouco tempo atrás se debatia qual tridente de ataque era melhor: Suarez, Sturridge e Sterling (o SSS, como a gente chamava) ou Mané, Salah e Firmino. Hoje a resposta é óbvia, claro, mas se subestima muito o que o Sterling deu pro Liverpool. O mesmo acontecia com o Traíra, que já era um jogador com uma certa ascensão e acham que ele começou a jogar bola tem 2~3 temporadas. E tá longe de ser isso.

edite:

Aliás, pega essa profetizada aqui 4 anos atrás:

Em 17/09/2016 em 12:58, SilveiraGOD. disse:

O Sterling sempre teve muito potencial, só precisava de um técnico na mão dele. Fez jogos excelentes em Anfield, o problema é que faltou regularidade e um técnico que consiga aconselhar ele da forma certa dentro de campo. É um diamante a ser lapidado. 

Infelizmente o jogador ficou marcado pela forçada pra sair daqui, pelo valor absurdo (que não vale) e pelo começo ruim no City. Mas bola, ele tem de sobra. Quem viu de perto, sabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho o City do Guardiola melhor do que o Bayern apesar de achar que seu trabalho no Bayern foi melhor. No City foi mais fácil montar o time, como já disseram

Saindo um pouco do assunto principal do tópico, parece que seus times sempre sofrem com lesões nas fases mais avançadas da Champions, incrível a má sorte que tem.

Sempre fico pensando no que aconteceria em 2015 se ele tivesse contado com Robben e Ribery contra o Barça naquele 3x0. Tava assistindo esses dias e tenho certeza que seria um jogo completamente diferente, o Barça não dominaria tanto se tivesse que se preocupar com a ameaça deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Bayern ele era muito melhor que os outros, era de longe o melhor treinador do mundo. Desde então alguns técnicos tem se aproximado dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Votei no Bayern também, pelos mesmos motivos citados pelo @Leho..  Era excelente de se assistir, a evolução de alguns jogadores com ele é nítida...o que o Douglas Costa cresceu com o Guardiola é surreal e mostrou a versatilidade dele como treinador, ele preferiu criar um estilo próprio para aquele time do que impor o mesmo futebol que já foi bem sucedido que ele adotou no Barça. Além disso é bom lembrar que quem parou o Bayern do Guardiola na Champions foram atuações impecáveis de Messi e um jogo decidido no gol fora contra o Atlético do Simeone. Não considero um fracasso, talvez apenas o motivo da gente colocar o Barcelona dele um patamar acima dos trabalhos posteriores.

O City também fez história na temporada passada, foram quase impecáveis, aqui nem é uma questão de demérito..são dois times excelentes, só prefiro o Bayern mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
14 hours ago, Roman said:

No Bayern ele era muito melhor que os outros, era de longe o melhor treinador do mundo. Desde então alguns técnicos tem se aproximado dele.

Mas o Mourinho era o melhor treinador do mundo na época que estava no Real Madrid, nem por isso você vai ver alguém dizendo que o melhor time do Mourinho é aquele Real Madrid. E você sinceramente, ainda acha que ele é o melhor treinador do mundo? Acho que nem ele acredita mais nisso depois da passagem dele pelo Bayern.

Eu acho que em termos gerais, o melhor time dele (desses dois) é esse Manchester City. Ele teve um tempo de aperfeiçoamento enorme para aprender como lidar com a ausência de Lionel Messi no Bayern. Ele pode ter modificado muito a forma como o Bayern se mostrava dentro de campo, mas, ele mal tinha competição na Bundesliga, pois o auge do Dortmund do Klopp já havia passado.

Entretanto, no City, ele teve que se provar numa liga, que mesmo inferior em muitos quesitos à Alemanha e Espanha, do ponto de vista técnico e tático, fornecia uma competição que ele não tinha na Alemanha. Enquanto teve que fazer o mesmo processo de reconstrução de um clube. Acho engraçado falarem que ele comprou quem ele quis no City, mas esquecer que ele também comprou quem ele quis no Bayern.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bayern por todo o contexto que ele viveu lá. Questionado ao máximo, sempre querendo que ele operasse milagres, pelas lesões que teve, por brigas contra o corpo médico da equipe, por ter que vender para equilibrar as coisas, por ter que ter transformado diversos jogadores. No City, ele tem carta branca pra tudo, tanto que depois que foi pro City, ele aprendeu a lição e contratou meio mundo só na comissão técnica.

Aquele jogo contra o Atlético de Madrid, ficará gravado na minha memória até o fim da minha vida.

Sobre ele ter comprado quem quis no Bayern, não foi bem assim não. As unicas contratações que ele pediu foi um medio centro que é essencial para que o futebol dele se desenvolva que foi o Thiago na primeira temporada e o Gotze que foi uma bala. Lewa já veio pela política do Bayern de contratação na outra temporada. A temporada que ele teve mais liberdade para contratar foi a ultima que veio o Colman, Kimich, Vidal, Douglas Costa, os outros dois eu tenho dúvida que ele tenha pedido as contratações. Problema que esperavam um novo dream team.

O caso é diferente no Manchester City aonde ele tinha total liberdade em todas as contratações desde o corpo diretivo de todas as bases e time principal até as contratações com jogadores. Primeira temporada ele contratou literalmente um time completo ( 17 jogadores) passando o número de contratações do Bayern (15 jogadores).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Henrique M. disse:

Mas o Mourinho era o melhor treinador do mundo na época que estava no Real Madrid, nem por isso você vai ver alguém dizendo que o melhor time do Mourinho é aquele Real Madrid. E você sinceramente, ainda acha que ele é o melhor treinador do mundo? Acho que nem ele acredita mais nisso depois da passagem dele pelo Bayern.

Eu acho que em termos gerais, o melhor time dele (desses dois) é esse Manchester City. Ele teve um tempo de aperfeiçoamento enorme para aprender como lidar com a ausência de Lionel Messi no Bayern. Ele pode ter modificado muito a forma como o Bayern se mostrava dentro de campo, mas, ele mal tinha competição na Bundesliga, pois o auge do Dortmund do Klopp já havia passado.

Entretanto, no City, ele teve que se provar numa liga, que mesmo inferior em muitos quesitos à Alemanha e Espanha, do ponto de vista técnico e tático, fornecia uma competição que ele não tinha na Alemanha. Enquanto teve que fazer o mesmo processo de reconstrução de um clube. Acho engraçado falarem que ele comprou quem ele quis no City, mas esquecer que ele também comprou quem ele quis no Bayern.

Mourinho já tava iniciando a decadência na época do Real Madrid. Não tem base de comparação. Ninguém deixou a concorrência comendo poeira por tanto tempo como o Guardiola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que eu penso nisso eu acabo pendendo para o Bayern. Mas não sei se era necessariamente melhor que o City, mas porque lá o trabalho foi muito interessante. Lá ele aprimorou o estilo de jogo, não era um time só de posse de bola, se tornou uma equipe versátil, sabia fazer a transição ofensiva com muita velocidade quando era necessário. Fora a implementação de várias formações táticas e variações de posicionamento, aquele time variou entre 4-3-3, 4-2-3-1, 3-5-2, 3-4-3, 4-2-4 etc. e não só mantendo essa estrutura inicial, variava o posicionamento dos laterais hora por fora, hora por dentro; Alaba se posicionava como zagueiro, lateral, volante ou meia; quando chegou o Xabi ele variava entre volante e zagueiro, e a chegada dele ainda adicionou algo muito importante: bola longa. A maioria aqui leu o Guardiola Confidencial, então devem lembrar dessa parte explicada lá, o Barcelona trabalhava muito mais com bola no chão, porque tinha mais qualidade e capacidade nisso. No Bayern foi preciso variar isso, e depois da chegada do Xabi e do Lewandowski, ficou perfeito. Como diz no livro, o time se adaptou a recuperar a segunda bola pós lançamento e pivô/casquinha do Lewa.

Fora os pontas, lá eram mais pra dar amplitude (igual no City em 2016-17), mas teve jogos que eles jogaram praticamente de MC, fazendo a ligação em velocidade e confundindo a marcação adversária.

Lá ele só teve muito azar com lesões, foi surreal a quantidade de jogadores machucados que o Bayern teve. Então eu acabo imaginando que aquele time poderia ser até melhor do que foi, se tivesse todos os jogadores à disposição durante a temporada, e não tendo que improvisar alguém todo jogo. E o pior é que isso pode até ser culpa do Guardiola, como o médico que era do Bayern disse. Eu também não confio nessa ideia do Guardiola de não ter um elenco mais específico (City sofre com isso, praticamente não tem zaga atualmente), mas não tem o que fazer, ele prefere assim.

Finalizando, acho que esse Bayern na questão de variação de jogadas só perde pro Real de 2017 e 2018, que era uma desgraça de se enfrentar porque podia fazer gol de cruzamento, de falta, de cabeça, de perto, de longe, de lançamento, de passe rasteiro, de contra-ataque, de jogada trabalhada com posse etc. aquele time era do capeta. E mesmo assim, era mais variação de jogadas mesmo, do que tática, como era no Bayern. O City até tem muita coisa do Bayern, inclusive algumas delas evoluíram naturalmente, mas ainda acho ele abaixo nessa questão de repertórios de jogadas, principalmente no jogo aéreo e defensivamente, que eu acho ele pior que o Bayern, muito por culpa dos jogadores de qualidade duvidosa, só o Laporte é confiável lá. Então eu acabo tendo a impressão que o Bayern era melhor, mas acho que o City é capaz de superar se melhorar a zaga, mas aí só contratando mesmo. E tem a questão de estar fora da Champions dos dois próximos anos também, pra superar de vez o Bayern só vai ter a chance nessa temporada, e nem sabemos se ela vai acontecer normal ainda.

 

Aliás, enquanto eu pesquisava pra pegar informações pro tópico, vi uma notícia em um site dizendo que o Guardiola confirmou que não fica no City pra próxima temporada, é real isso? Porque eu não tinha visto nada do tipo antes, inclusive lembro que na época da condenação do City pra ficar fora da UCL, diziam que isso não era motivo pra saída do Pep, que ele ia ficar e tals.

 

 

On 4/23/2020 at 10:56 AM, Henrique M. said:

Acho engraçado falarem que ele comprou quem ele quis no City, mas esquecer que ele também comprou quem ele quis no Bayern

Não sei se é verdade, mas dizem que lá ele não tinha tanta liberdade quanto queria. Tanto que o Götze não foi pedido do Pep, simplesmente pegaram e jogaram no colo dele.

Já no City não tem nem o que falar, ele tem uma carta mais branca do que os dentes do Firmino.

 

 

On 4/21/2020 at 11:08 PM, Leho. said:

Contudo, acho que no time alemão essas transformações foram maiores e mais visíveis, até pelo "legado antagônico" que já citei do Heynckes.

Acho que é isso. No City alguns subiram bastante de produção, mas no Bayern foi todo mundo. Mesmo com a média de gols do time do Jupp sendo levemente maior, dava pra ver que com Guardiola todos viraram jogadores mais completos.

No City ele lapidou bem Sterling, Sané, De Bruyne, Bernardo Silva, Zinchenko e Foden, e potencializou Fernandinho, Agüero e David Silva, mas só alguns deles subiram de patamar a ponto de você creditar tudo isso ao Pep. A galera da defesa por exemplo, segue uma desgraça, tirando o Laporte que já era bom. Otamendi até fez uma graça em 2017, mas logo voltou a ser perebão. Stones e Mangala nem chegaram a enganar.

Agora um que eu botava muita fé e teve azar é o Mendy, monstro ofensivamente mas virou canela de vidro. Era top-5 do mundo na posição, e quando consegue jogar ainda oferece muita criatividade, mas fisicamente decaiu muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Bayern pelo que me lembre ele saiu por causa da falta de apoio de dirigentes. Por conta de alguns mandatários sendo acusados de crimes.

E o Pep, não gostava quando o time dele se transformava num 4-2-4, por que isso ia contra a filosofia de dominar o meio.  Nem hoje em dia gosta 😨😨

Mas ocorreu de algumas vezes o Bayern tomar pressão na saída da defesa e ter que rifar. Ainda sim, como não tinha chego a uma dominação, pois estava implementando o estilo, teve que variar por necessidade para com dois volantes (como foi a 4-2-3-1). Fora que tinha que jogar com centro-avante nesse time, então podia variar para além dos passes curtos como no Barca tanto fazia. E outro detalhe é que ele pedia muito bola no espaço vazio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bayern, de longe. Guardiola hoje tem que treinar jogador estilo Otamendi e Sterling e viver na hype da Premier League pra contratar jogador mais ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...