Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Fantasy NBA] Projeto Futuro


Psicopinto

Posts Recomendados

Em 21/09/2019 em 09:41, Ariel' disse:

Isso é pra fazer a galera desistir? rs

Não, mas é pra conscientizar de que não é tão fácil como a gente acha que é, porque a gente enxerga um mercado diferente do real, já que gostamos de fantasy. E, infelizmente, no Brasil fantasy não tem mercado, a galera não tem interesse, é difícil de monetizar, etc.

Não falei impossível, mas falei extremamente difícil. Além do que, não temos nem a plataforma mais básica pronta (eu tenho algumas coisas já feitas, mas precisam ser refeitas porque fiz de maneira amadora pra estudos), pensar como negócio nisso antes mesmo de ter uma funcional pra nós é só perda de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não esqueci de vocês. Mas voltei de férias e já vou viajar a trabalho, então provavelmente hoje a noite ou amanhã eu consiga parar para responder tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci completamente disso semana passada. Perdão.

Em 20/09/2019 em 07:52, Ariel' disse:

 

- Bem simples de montar depois que a gente conseguir definir o que será feito, como será feito e por que será feito. Isso sim é o mais difícil. Colocar no papel bonitinho e entregar pra algum investidor (ou mesmo para uma plataforma de funding) é a parte fácil.

- Sim. Só o Bola Presa tem sete ligas no modelo dinasty, todas elas usando fucking planilhas google. Se cada liga tem 18 pessoas, são pelo menos 115 muito, muito, muito interessadas (e tem muita gente de fora que não consegue liga pra jogar, então vou deixar esse valor considerando que alguns que já jogam não vão querer entrar).

A tirar pelo número de seguidores da galera que reporta NBA no Brasil, creio que o público engajado de fato está entre umas 20-25 mil pessoas. Repito: engajado. É gente que conseguimos cutucar a ponto do cara parar 2h da semana dele pra mexer no time, ou 10-15 minutos por dia.

Se colocar a plataforma em inglês, então, para abarcar a galera do USA aí meu amigo... preparem que a ESPN nos comprará (ou copiará o modelo).

- Whatever it takes, se o pessoal realmente levar a sério. Temos que levar em consideração que ninguém faz isso atualmente e muito menos no Brasil.

 

---x---

Podemos marcar um hangout meet pra falar sobre o projeto e como vamos tocar a parada. Para 2020 é bem plausível que a gente já consiga um protótipo pra jogar no mercado e depois lidar com os bugs. Como vamos ganhar com isso? Muitas possibilidades. O ideal no momento é definir o quem (vai gerir), por que (estamos fazendo), como (desenvolver), onde (ficará hospedado e em que plataformas será usado) e quando (ficará pronto).

Ariel, eu sou conservador demais para acreditar que isso pode realmente render algo. Eu acho as tuas estimativas extremamente otimistas, se pensarmos na natureza da nossa liga.

Vale lembrar que o escopo de desenvolvimento aqui, inicialmente, englobaria apenas automatizar processos que nossa liga e semelhantes hoje possuem em planilhas. Portanto, a menos que se extrapole bastante este escopo, acho muito difícil atingirmos este público de 20-25 mil pessoas engajadas.

O @leo_botafogo já havia conversado comigo sobre algumas ideias dele. E segue este mesmo caminho. Aumentar muito o escopo de trabalho para atingir um público alvo muito maior.

O problema, se é que posso chamar assim, é que ao aumentar o escopo, aumenta trabalho e investimento. E neste ponto, creio que cairá o engajamento do pessoal em ajudar. Eu mesmo teria que pensar se estou disposto mesmo a me jogar num projeto muito maior do que eu imaginava no início.

Em 20/09/2019 em 12:05, Temujin disse:

Dizer que plano de negócios é simples é para ofender alguém que estudou isso como eu hahaha.

Só um adendo: o fantasy daily é o formato mais comum, logo o anual como jogamos já é nicho e dinasty é nicho dentro do nicho. Pegando a experiência recente do Diogo com os brasileirões/anuais, o número de desistência ao longo da temporada era bem expressivo.

 

Em 20/09/2019 em 14:07, vulgoDon disse:

Eu não vou gastar meu tempo e desenvolver nada e colocar pra negócio sem estar 100% envolvido seja no desenvolvimento ou seja na ideia de negócio, esta é a primeira parte.

Antes de falar de plano de negócio tem que falar de desenvolvimento que é mais chato e demorado, e quem não meter a mão em uma linha de código ou ajudar com desenvolvimento vai apitar o que?

E se vocês acham que a possibilidade de ganho é grande, calma. Existe uma outra plataforma que fez um fantasy de futebol americano, eles ganharam inclusive aporte, porém não foi pra frente pois não era rentável e a desistência da galera no meio das temporadas era gigantesca. Não é simples, não tem mercado pra isso aqui, e em termos de rentabilidade é preciso desenhar algo muito bem estruturado para que possa atrair investimento e interesse do usuário gastar na liga, como é no Cartola.

De início pensar em desenvolvimento pra ganhar dinheiro é muita besteira.

As duas respostas acima se alinham muito com o meu ponto de vista.

O nicho do escopo original é bastante pequeno. Então visar um ganho financeiro agora, me parece um pouco exagerado.

Eu gosto da ideia de desenvolvermos algo que supra nossas necessidades e seja genérico para que outras liga semelhantes possam tirar proveito. Se conseguirmos rachar os custos com estas outras ligas é um ponto de partida já muito bom.

@Ariel', nada impede de pensar em algo maior no futuro. E eu deixo completamente aberto para ti lançar propostas aqui de como chegar nisso. Não descarto esta possibilidade, só sou conservador demais para conseguir vislumbrar algo viável. O Léo tinha boas ideias de como agregar valor, e talvez uma conversa entre vocês seja legal.

Eu acredito que dá para correr em paralelo este lado conceitual de negócio, e a parte mais tangível hoje, que é a substituição da planilha.

Em 23/09/2019 em 12:29, Ricardo Bernardo disse:

meu conhecimento é PHP + Mysql e conhecimento em SQL server mesmo
sobre hospedagem já usei a amazon as outras não e o preço da Amazon dependendo do tamanho do projeto não é caro.

Ao meu ver será bastante útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como os outros disseram, acho mto difícil num momento inicial monetizar com sistema de fantasy e tal. A questão toda creio é iniciar sendo uma substituição as nossas planilhas e suprindo nossa demanda. Depois que tiver 100% podemos pensar em algo maior, que ao meu ver só se tornará minimamente rentável ofertando serviços agregados a ferramenta, como suporte e principalmente geração de conteúdo. N creio que somente com ferramenta o nicho seja alimentado, até pq como alguns já disseram, nosso formato de liga é o nicho do nicho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vulgoDon @Ricardo Bernardo @Gustavo M.

Vocês tem alguma sugestão de plataforma para começarmos a trabalhar? Eu estou muito tempo longe do desenvolvimento web para ser uma fonte confiável. Então conto com o input de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo o que eu fiz até agora foi em nodeJS, utilizando knex, postgres, ejs e alguns outros frameworks tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...