Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Fantasy NBA] Projeto Futuro


Psicopinto

Posts Recomendados

Prezados,

Estamos perto do final da Free Agency desta temporada.

O sistema utilizado para a FA se mostra defasado, complicado e trabalhoso. Já existem opções que agradam mais aos managers em outras ligas por ter maior praticidade. Concentrado tudo em uma planilha.

Não é novo o desejo se termos uma plataforma própria para nossa liga. Onde possamos abandonar todos estes processos manuais feitos via fórum e planilhas no google sheets. E mais ousado ainda, avaliar a substituição inclusive do sistema da ESPN. Tudo isso para a temporada 2020/21.

Então trago a proposta do Projeto Futuro. A ideia é trabalhar esta temporada para realizarmos estes desejos.

Pensei em separar o projeto em dois workstreams distintos.

Workstream 1: trabalharia na substituição integral da planilha do Google por um sistema web. E subsequente automatização dos processos de trades, draft, FA, adds/drops, multas, etc. Basicamente, criar um sistema para fazer oq fazemos manualmente hoje via fórum e planilhas.

Workstream 2: consistiria na avaliação e, se necessária, substituição da engine de fantasy da ESPN por uma opção melhor e mais aderente as particularidades da nossa liga. Inclusive avaliar o custo/benefício do desenvolvimento de uma engine própria.

Eu vejo como prioridade o workstream 1, pois é nosso maior gargalo hoje. Bem ou mal, a ESPN tem sido suficiente para nossa liga. Dá trabalho algumas coisas, mas no geral, é um sistema OK. Mas nada impede dos dois serem trabalhados em paralelo.

Para tal precisamos de um ou dois grupos de trabalho que estejam dispostos a dedicar algum tempo de suas semanas nisso. Portanto, minha primeira questão para vocês é:

Quem tem interesse, disponibilidade e disposição para ajudar neste projeto?

Não vamos precisar apenas de gente de TI. Há trabalho desde a avaliação de opções de engines de fantasy até a parte gráfica do sistema web. Além de gente com experiência em outras ligas e plataformas para trazer boas idéias, ajudar nos testes e críticas. Eu gostaria do maior engajamento possível de vocês.

Dependendo da resposta recebida aqui, seguimos para a próxima fase do projeto onde definiremos quais nossos objetivos e próximos passos.

@Gustavo M. / @Psicopinto / @vulgoDon / @Ariel' / @SansaoXIII / @Huk / @Amoba / @Sewko / @Moura Edu /@leo_botafogo / @Vinicius Vaz / Gaúcho / @acidfrehley / @Vitor-17 / @icarocosta1 / @dan99 / @C_A. Rod / @Ricardo Bernardo / @sabrio

*** PARA DEIXAR CLARO, ISTO NÃO É UMA CONSULTA DE QUAL OPÇÃO DEVEMOS FAZER, MAS SIM DE QUEM ESTÁ DISPOSTO A AJUDAR *** 

 

Editado por Psicopinto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Psicopinto featured e pinned this tópico

Tenho vontade de ajudar, mas não muita capacidade na parte de desenvolvimento em si. Algo que seja mais simples mas necessário que seja feito, podem contar comigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Workstream 1 com toda certeza. Cara quero muito ajudar mesmo, so que infelizmente nao sei nada de programação. Mas se tiver alguma coisa que eu possa ajudar, nem que seja teste, pesquisa ou algo do tipo eu posso e quero ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho interesse em participar, mas desde que pensemos em algo escalável, não pra nossa própria utilização. 

Claro que uma coisa amarra a outra, pq seremos os cobaias disso. Mas gostaria de pensar nas oportunidades de montar um sistema completo de fantasy pra dinasty de NBA. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dan99 disse:

Eu curto a ideia, só não sei como posso ajudar.

Digo o mesmo, achei muito interessante, porem não sei como ajudar, meu voto vai na 1, mas as duas são excelentes ideias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, acidfrehley disse:

Eu tenho interesse em participar, mas desde que pensemos em algo escalável, não pra nossa própria utilização. 

Claro que uma coisa amarra a outra, pq seremos os cobaias disso. Mas gostaria de pensar nas oportunidades de montar um sistema completo de fantasy pra dinasty de NBA. 

Definitivamente.

Não há motivos para não criar um sistema que supra as necessidades da nossa liga, mas ao mesmo tempo seja genérico o suficiente para receber novas ligas dinasty com configurações diferentes (nro de times, CAP, tamanho do roster, etc).

2 horas atrás, Ariel' disse:

Vamos simbora. Montar esse plano de negócios e ficar milionário. Contem comigo pra tudo.

Mirou na lua agora hein Ariel? 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Subscrevo os amigos @Huk e @Moura Edu, acho as ideias ótimas e de grande valia, mas não faço a mínima ideia de como eu poderia contribuir.

 

De qualquer forma, tendo algo para um cara de humanas que faz Direito e não entende nada de Excel, estou dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá.

Com o nro de pessoas que se disponibilizaram daria para a gente tocar as duas frentes e paralelo. Vou começar pelo oq eu acho mais simples e de menor prioridade.

Workstream 2 - A Plataforma: Me parece muito mais uma avaliação de opções no momento.

O objetivo nesta primeira fase seria compilar um comparativo entre a ESPN e as outras opções (MyFantasyLeague, FleaFlicker, CBS, NFL, Yahoo!, Fantrax, Sleeper, etc). No caso da plataforma Sleeper eu sei que ainda não foi lançada para NBA, mas eles tem planos. Então procurar informações sobre e, se necessário, se basear nas opções do Sleeper para ligas dinasty de NFL. Eles respondem rápido e-mails enviados para o "Fale Conosco" deles.

Precisamos descobrir se a ESPN é ainda a melhor ferramenta para a gente. As maiores reclamações da ESPN são:

  • Atualização de posições é lenta. Isto não é necessariamente um defeito. O critério de mudança das posições dos jogadores da ESPN é muito rígido?
  • Colocação final não respeita as conferências na montagem dos brackets dos playoffs. Todo ano temos que refazer a mão os standings da liga para montar os brackets dos playoffs corretamente.
  • Ordem de prioridade do waiver se perde de uma temporada para a outra. Confirmar se isso é verdade.

Alguns pontos imprescindíveis:

  • Head-to-head 9 cats (PTS, 3PT, REB, AST, STL, BLK, FG%, FT%, TO)
  • App para Andriod e iPhone
  • Live stats
  • Conferências separadas
  • Sistema de waiver
  • Não precisar recriar a liga de uma temporada para outra

Acho que isso já é um bom início. Como sugestão, dá para montar uma liga fake em cada plataforma e testar todas as opções. Terminada a avaliação, recolhemos os resultados e decidimos em grupo qual caminho seguir.

Vejo estra frente como longo prazo, já que para esta temporada seria complicado mudar de plataforma. Mas se alguém aí assumir a bronca e conseguir trazer resultados até início de outubro que nos mostrem que vale a pena, quem sabe já não mudamos?

Então, das pessoas que dizem que não sabem como ajudar ( @sabrio @Huk @icarocosta1 @Moura Edu @dan99 @leo_botafogo @Vitor-17 ), quem está disposto a avaliar oq temos hoje no mercado como plataforma de fantasy? Vou adicionar o @SansaoXIII como possível contribuidor já que conhece como ninguém as opções que o mundo de fantasy nos oferece.

Aguardo as respostas dos senhores para ver se damos o pontapé nesta frente. Muito provavelmente esqueci de algo, então sugestões são sempre bem-vindas.

Workstream 1 - O Sistema: Aqui que a porca vai torcer o rabo.

Definitivamente precisamos de todos recursos de TI que podemos contar. Dos que sei que trabalham com isso ( @Gustavo M. @Ricardo Bernardo @vulgoDon ) só o Gustavo se manifestou. O Caio conversou comigo em privado mas não ficou claro ainda a posição dele. Já o RB estava de férias... 😄

@Ariel' e @acidfrehley mostraram mais interesse do que apenas apoiar a ideia. O Diogo já iniciou algo neste sentido ano passado e a experiência dele é de grande valor. Então, seriam muito bem-vindos nesta frente. E o @C_A. Rod eu acho que poderia ser nosso artista gráfico para deixar o sistema com uma cara agradável. Mais alguém com dons no photoshop?

Todos dentro?

Enquanto confirmamos o time, algumas coisas para já irem pensando.

  • Negócio
    • Alguém tem experiência com plano de negócios?
    • Vocês vislumbram possibilidade mesmo de ganhos futuros com isso? Alguém tem ideia do tamanho do mercado para "fantasy dinasty de NBA"? Diogo?
      • Sendo bem sincero, eu imagino isso muito mais como uma cooperativa de várias ligas "profissionais" como a nossa pagando pela manutenção do sistema do que um produto que possamos vender. Mas minha visão de negócio é limitada.
    • Tem intenção de investir dinheiro no projeto?
  • TI
    • Qual linguagem e DB mais recomendadas ou vocês tem mais experiência? PHP + MySQL?
    • Onde hospedar a ferramenta?
      • Gratuito x Pago
        • Conhecem algum host gratuito bom?
        • Custo x Benefício?
        • Quem vai pagar o host? Impacto na liga atual?
      • Escolhemos host em função das linguagens/DB ou o contrário?
      • Levem em consideração que precisamos do sistema disponível 24x7. Possibilidade de backups. E confiança de que não perderemos nossa plataforma de um dia para o outro;
      • Alguém tem experiência com Amazon Cloud, Google Cloud ou Azure?

###############################################################################################

 

Acho que já enchi vocês de coisas para pensar. Enfim, estou saindo de férias no próximo sábado e volto dia 03/10. Então terão bastante tempo para refletir. Se quiserem já ir colocando oq pensam aqui, melhor. Quando eu voltar me atualizo e seguimos.

Quanto mais vocês se sentirem donos do projeto junto comigo melhor. Então, por favor, não levem oq escrevi como escrito em pedra. Eu estou apenas tentando dar o pontapé inicial. Quem eu citei num workstream mas gostaria de participar no outro (ou nos dois), levante a mão. Se acharem que esqueci ou falei alguma merda, sugiram, corrijam.

 

 

Editado por Psicopinto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quote

Experiência com plano de negócio? 

- Bem simples de montar depois que a gente conseguir definir o que será feito, como será feito e por que será feito. Isso sim é o mais difícil. Colocar no papel bonitinho e entregar pra algum investidor (ou mesmo para uma plataforma de funding) é a parte fácil.

Quote

Vocês vislumbram possibilidade mesmo de ganhos futuros com isso? Alguém tem ideia do tamanho do mercado para "fantasy dinasty de NBA"? 

- Sim. Só o Bola Presa tem sete ligas no modelo dinasty, todas elas usando fucking planilhas google. Se cada liga tem 18 pessoas, são pelo menos 115 muito, muito, muito interessadas (e tem muita gente de fora que não consegue liga pra jogar, então vou deixar esse valor considerando que alguns que já jogam não vão querer entrar).

A tirar pelo número de seguidores da galera que reporta NBA no Brasil, creio que o público engajado de fato está entre umas 20-25 mil pessoas. Repito: engajado. É gente que conseguimos cutucar a ponto do cara parar 2h da semana dele pra mexer no time, ou 10-15 minutos por dia.

Se colocar a plataforma em inglês, então, para abarcar a galera do USA aí meu amigo... preparem que a ESPN nos comprará (ou copiará o modelo).

Quote

Tem intenção de investir dinheiro no projeto? 

- Whatever it takes, se o pessoal realmente levar a sério. Temos que levar em consideração que ninguém faz isso atualmente e muito menos no Brasil.

 

---x---

Podemos marcar um hangout meet pra falar sobre o projeto e como vamos tocar a parada. Para 2020 é bem plausível que a gente já consiga um protótipo pra jogar no mercado e depois lidar com os bugs. Como vamos ganhar com isso? Muitas possibilidades. O ideal no momento é definir o quem (vai gerir), por que (estamos fazendo), como (desenvolver), onde (ficará hospedado e em que plataformas será usado) e quando (ficará pronto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ariel' disse:

- Bem simples de montar depois que a gente conseguir definir o que será feito, como será feito e por que será feito. Isso sim é o mais difícil. Colocar no papel bonitinho e entregar pra algum investidor (ou mesmo para uma plataforma de funding) é a parte fácil.

- Sim. Só o Bola Presa tem sete ligas no modelo dinasty, todas elas usando fucking planilhas google. Se cada liga tem 18 pessoas, são pelo menos 115 muito, muito, muito interessadas (e tem muita gente de fora que não consegue liga pra jogar, então vou deixar esse valor considerando que alguns que já jogam não vão querer entrar).

A tirar pelo número de seguidores da galera que reporta NBA no Brasil, creio que o público engajado de fato está entre umas 20-25 mil pessoas. Repito: engajado. É gente que conseguimos cutucar a ponto do cara parar 2h da semana dele pra mexer no time, ou 10-15 minutos por dia.

Se colocar a plataforma em inglês, então, para abarcar a galera do USA aí meu amigo... preparem que a ESPN nos comprará (ou copiará o modelo).

- Whatever it takes, se o pessoal realmente levar a sério. Temos que levar em consideração que ninguém faz isso atualmente e muito menos no Brasil.

 

---x---

Podemos marcar um hangout meet pra falar sobre o projeto e como vamos tocar a parada. Para 2020 é bem plausível que a gente já consiga um protótipo pra jogar no mercado e depois lidar com os bugs. Como vamos ganhar com isso? Muitas possibilidades. O ideal no momento é definir o quem (vai gerir), por que (estamos fazendo), como (desenvolver), onde (ficará hospedado e em que plataformas será usado) e quando (ficará pronto).

Dizer que plano de negócios é simples é para ofender alguém que estudou isso como eu hahaha.

Só um adendo: o fantasy daily é o formato mais comum, logo o anual como jogamos já é nicho e dinasty é nicho dentro do nicho. Pegando a experiência recente do Diogo com os brasileirões/anuais, o número de desistência ao longo da temporada era bem expressivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutes ago, Temujin said:

Dizer que plano de negócios é simples é para ofender alguém que estudou isso como eu hahaha.

Só um adendo: o fantasy daily é o formato mais comum, logo o anual como jogamos já é nicho e dinasty é nicho dentro do nicho. Pegando a experiência recente do Diogo com os brasileirões/anuais, o número de desistência ao longo da temporada era bem expressivo.

Ah cara, até jornalismo pode ser complicado se você quiser fazer ser. Eu estou fazendo um pra empresa que trabalho e sei que o negócio é demorado e tal. Digo simples porque não é complexo, mas trabalhoso.

Sobre o outro ponto: quero ver desistir quando estiver correndo com dinheiro. Meus cartolas nunca morriam quando valia R$.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vou gastar meu tempo e desenvolver nada e colocar pra negócio sem estar 100% envolvido seja no desenvolvimento ou seja na ideia de negócio, esta é a primeira parte.

Antes de falar de plano de negócio tem que falar de desenvolvimento que é mais chato e demorado, e quem não meter a mão em uma linha de código ou ajudar com desenvolvimento vai apitar o que?

E se vocês acham que a possibilidade de ganho é grande, calma. Existe uma outra plataforma que fez um fantasy de futebol americano, eles ganharam inclusive aporte, porém não foi pra frente pois não era rentável e a desistência da galera no meio das temporadas era gigantesca. Não é simples, não tem mercado pra isso aqui, e em termos de rentabilidade é preciso desenhar algo muito bem estruturado para que possa atrair investimento e interesse do usuário gastar na liga, como é no Cartola.

De início pensar em desenvolvimento pra ganhar dinheiro é muita besteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 hours ago, vulgoDon said:

Eu não vou gastar meu tempo e desenvolver nada e colocar pra negócio sem estar 100% envolvido seja no desenvolvimento ou seja na ideia de negócio, esta é a primeira parte.

Antes de falar de plano de negócio tem que falar de desenvolvimento que é mais chato e demorado, e quem não meter a mão em uma linha de código ou ajudar com desenvolvimento vai apitar o que?

E se vocês acham que a possibilidade de ganho é grande, calma. Existe uma outra plataforma que fez um fantasy de futebol americano, eles ganharam inclusive aporte, porém não foi pra frente pois não era rentável e a desistência da galera no meio das temporadas era gigantesca. Não é simples, não tem mercado pra isso aqui, e em termos de rentabilidade é preciso desenhar algo muito bem estruturado para que possa atrair investimento e interesse do usuário gastar na liga, como é no Cartola.

De início pensar em desenvolvimento pra ganhar dinheiro é muita besteira.

Isso é pra fazer a galera desistir? rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/16/2019 at 10:12 AM, Psicopinto said:

Workstream 1 - O Sistema: Aqui que a porca vai torcer o rabo.

Definitivamente precisamos de todos recursos de TI que podemos contar. Dos que sei que trabalham com isso ( @Gustavo M. @Ricardo Bernardo @vulgoDon ) só o Gustavo se manifestou. O Caio conversou comigo em privado mas não ficou claro ainda a posição dele. Já o RB estava de férias... 😄

@Ariel' e @acidfrehley mostraram mais interesse do que apenas apoiar a ideia. O Diogo já iniciou algo neste sentido ano passado e a experiência dele é de grande valor. Então, seriam muito bem-vindos nesta frente. E o @C_A. Rod eu acho que poderia ser nosso artista gráfico para deixar o sistema com uma cara agradável. Mais alguém com dons no photoshop?

Todos dentro?

Enquanto confirmamos o time, algumas coisas para já irem pensando.

  • Negócio
    • Alguém tem experiência com plano de negócios?
    • Vocês vislumbram possibilidade mesmo de ganhos futuros com isso? Alguém tem ideia do tamanho do mercado para "fantasy dinasty de NBA"? Diogo?
      • Sendo bem sincero, eu imagino isso muito mais como uma cooperativa de várias ligas "profissionais" como a nossa pagando pela manutenção do sistema do que um produto que possamos vender. Mas minha visão de negócio é limitada.
    • Tem intenção de investir dinheiro no projeto?
  • TI
    • Qual linguagem e DB mais recomendadas ou vocês tem mais experiência? PHP + MySQL?
    • Onde hospedar a ferramenta?
      • Gratuito x Pago
        • Conhecem algum host gratuito bom?
        • Custo x Benefício?
        • Quem vai pagar o host? Impacto na liga atual?
      • Escolhemos host em função das linguagens/DB ou o contrário?
      • Levem em consideração que precisamos do sistema disponível 24x7. Possibilidade de backups. E confiança de que não perderemos nossa plataforma de um dia para o outro;
      • Alguém tem experiência com Amazon Cloud, Google Cloud ou Azure?

###############################################################################################

 

Acho que já enchi vocês de coisas para pensar. Enfim, estou saindo de férias no próximo sábado e volto dia 03/10. Então terão bastante tempo para refletir. Se quiserem já ir colocando oq pensam aqui, melhor. Quando eu voltar me atualizo e seguimos.

Quanto mais vocês se sentirem donos do projeto junto comigo melhor. Então, por favor, não levem oq escrevi como escrito em pedra. Eu estou apenas tentando dar o pontapé inicial. Quem eu citei num workstream mas gostaria de participar no outro (ou nos dois), levante a mão. Se acharem que esqueci ou falei alguma merda, sugiram, corrijam.

 

 

meu conhecimento é PHP + Mysql e conhecimento em SQL server mesmo
sobre hospedagem já usei a amazon as outras não e o preço da Amazon dependendo do tamanho do projeto não é caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...