Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fifa enfrenta europeus e aprova Mundial de Clubes com 24 times a cada quatro anos a partir de 2021


nosredna

Posts Recomendados

Citar

Fifa enfrenta europeus e aprova Mundial de Clubes com 24 times a cada quatro anos a partir de 2021

Por Felipe Lobo
15 de março de 2019 às 15:05

Gianni-infantino-1260x710.jpg

A Fifa conseguiu o que queria e aprovou um novo formato para o Mundial de Clubes. A partir de 2021, o torneio será realizado em junho e julho, com 24 times e a cada quatro anos. A ECA, Associação de Clubes Europeus, emitiu nota dizendo que seus membros irão boicotar o torneio. A ameaça não impediu a Fifa, que conseguiu levar a proposta adiante.

O Mundial de Clubes passa a ocupar o espaço que era da Copa das Confederações, que deixa de existir. O torneio contará com oito clubes da Europa, seis da América do Sul e as demais vagas divididas entre as demais confederações. Cada confederação definirá como escolherá seus representantes.

“Houve muitas discussões construtivas, com o presidente da Uefa. Estamos avançando nesse assunto. Temos a responsabilidade de tomar decisões, e tomamos a decisão, e nas próximas semanas essas discussões vão dar frutos. Hoje há clubes que representam mais do que uma cidade, um país. Há clubes que são internacionais, têm fãs por todos os lados. Será importante para eles tentar ser campeões mundiais”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino, na coletiva de imprensa, segundo informa o Globoesporte.com.

A Fifa bateu no peito para enfrentar os europeus. Aposta em um torneio que pode ser lucrativo, se conseguir convencer os europeus a cederem. “Quando a Champios League foi criada, decretaram que seria a morte dos campeonatos nacionais. Hoje todo mundo considera a UCL uma grande ideia. Respeito as ideias contrárias, mas estou otimista”, afirmou ainda Infantino.

A Uefa também é contrária à ideia do novo Mundial de Clubes. Infantino, aparentemente, apoia na própria capacidade de negociação para entrar um acordo. Inclusive com uma proposta robusta financeira para convencer pelos possíveis lucros. Enquanto isso, o Mundial de Clubes no atual formato seguirá sendo disputado em 2019 e 2020. A partir de 2021 o formato passa a ser o aprovado pela Fifa nesta sexta-feira.

A ideia da Fifa é que o Mundial de Clubes tenha a mesma sede da Copa do Mundo do ano seguinte, assim como acontecia com a Copa das Confederações. Porém, a edição de 2021 não seguirá esse padrão, porque a Copa do Mundo será no Catar e o país é quente demais nos meses de junho e julho. A sede do Mundial de 2021 ainda será definida posteriormente.

Copa 2022 com 48 times será definida em junho

A Fifa mantém a ideia de uma Copa do Mundo com 48 seleções já em 2022. Conseguiu a aprovação no Conselho da Fifa em Miami, o que fará com que a proposta vá para votação no Congresso da Fifa, em junho, e que conta com todos os 211 filiados que votarão. É um passo decisivo para que a expansão seja aprovada e, a esta altura, parece difícil que não aconteça.

O grande nó aqui é que os contratos da Copa 2022 estão assinados e, em tese, são de direito do Catar. Segundo a Fifa, para aprovar a expansão da Copa já em 2022 será preciso ao menos mais um país para compartilhar o evento. Considerando que o Catar sofre um bloqueio dos vizinhos, a solução será bastante complicada. O Comitê Organizado do Catar é firmemente contrário à ideia de ter 48 seleções na Copa de 2022, mas esperará pelo Congresso da Fifa em junho para manifestar-se a respeito. Há uma confiança que o país precisará concordar para que a mudança seja efetivada.

https://trivela.com.br/fifa-enfrenta-europeus-e-aprova-mundial-de-clubes-com-24-times-a-cada-quatro-anos-a-partir-de-2021/

Meu, que bosta. Mataram uma das competições mais legais que existia que era o Mundial (na verdade o modelo antigo era mais legal ainda) pra colocar esse negócio sem pé nem cabeça no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, vou falar que acho a ideia legalzinha. Só acho que além da péssima distribuição de vagas, faltou combinar melhor com os europeus. Se os caras boicotarem/jogarem sem vontade, a competição perde a graça toda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, pedrobello disse:

Cara, vou falar que acho a ideia legalzinha. Só acho que além da péssima distribuição de vagas, faltou combinar melhor com os europeus. Se os caras boicotarem/jogarem sem vontade, a competição perde a graça toda. 

Os caras jogam sem vontade todo santo ano e são campeões. Não vai acontecer nada de diferente, na real.

-

Essa competição tem uma coisa boa e uma coisa ruim, apenas.

A coisa boa é que as premiações vão chegar a algo em torno de US$700kk (jornalista aqui do sul que falou com o Infantino disse)

A coisa ruim é que nunca mais um brasileiro/sul-americano vai ganhar o mundial. Acabou, essa chance foi obliterada.

Parece que vão ser chaves de três clubes, (um brasileiro, um europeu e um whatever), o que significa que os brasileiros nem fodendo vão chegar no primeiro lugar e serão eliminados. Se der alguma zica e algum passar pras quartas, vai ser eliminado ali.

O sul-americano talvez possa ganhar UM jogo de um Europeu, mas não vários consecutivos. O mundial vai servir pra ganhar dinheiro, não pra Glória. O bom era antes dos anos 2000 onde tu tinha clubes daqui que rivalizavam com os de lá. Hoje tu vai pra levar pau mesmo. A verdadeira GLÓRIA (A DEUX) é ganhar uma Libertadores que é um campeonato difícil pra porra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real eu acho esse modelo bem melhor do que o atual (especialmente por que jogam la pqp e o estádios ficam mais vazio que estadual), o foda é que os elencos brasileiros tendem a mudar demais ao longo de 4 anos mas pode ser contornado com uma boa gestão.

Quando ao desequilibrio de força, infelizmente é algo que não da pra mudar, os europeus tem grana, não tem limitação para contratar jogadores estrangerios e tem os treinadores mais fortes la. Fora que sul-americano tem se peidado pra ganhar de time africano e asiatico, tem que entender que o futebol mudou (infelizmente) e não estamos mais no topo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Rico Orestes disse:

Na real eu acho esse modelo bem melhor do que o atual (especialmente por que jogam la pqp e o estádios ficam mais vazio que estadual), o foda é que os elencos brasileiros tendem a mudar demais ao longo de 4 anos mas pode ser contornado com uma boa gestão.

Quando ao desequilibrio de força, infelizmente é algo que não da pra mudar, os europeus tem grana, não tem limitação para contratar jogadores estrangerios e tem os treinadores mais fortes la. Fora que sul-americano tem se peidado pra ganhar de time africano e asiatico, tem que entender que o futebol mudou (infelizmente) e não estamos mais no topo.

Isso é verdade, é difícil projetar como algum clube brasileiro vai estar daqui 4 anos...as coisas são muito rotativas por aqui. Nesse novo formato são abaixo de mínimas as chances de zebras e se restarem só Europeus nos mata-matas vira uma competição amistosa como as que eles costumam fazer na pré-temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Os caras jogam sem vontade todo santo ano e são campeões. Não vai acontecer nada de diferente, na real.

-

Essa competição tem uma coisa boa e uma coisa ruim, apenas.

A coisa boa é que as premiações vão chegar a algo em torno de US$700kk (jornalista aqui do sul que falou com o Infantino disse)

A coisa ruim é que nunca mais um brasileiro/sul-americano vai ganhar o mundial. Acabou, essa chance foi obliterada.

Parece que vão ser chaves de três clubes, (um brasileiro, um europeu e um whatever), o que significa que os brasileiros nem fodendo vão chegar no primeiro lugar e serão eliminados. Se der alguma zica e algum passar pras quartas, vai ser eliminado ali.

O sul-americano talvez possa ganhar UM jogo de um Europeu, mas não vários consecutivos. O mundial vai servir pra ganhar dinheiro, não pra Glória. O bom era antes dos anos 2000 onde tu tinha clubes daqui que rivalizavam com os de lá. Hoje tu vai pra levar pau mesmo. A verdadeira GLÓRIA (A DEUX) é ganhar uma Libertadores que é um campeonato difícil pra porra.

Concordo quanto ao grupo de 3 mas discordo do resto. Clubes sulamericanos podem não ter jogadores da mesma qualidade mas não é a regra ser passeio como foi com o Santos.

Ganhar o Mundial sempre foi difícil mesmo, tanto na época da ida-e-volta quanto depois. A época do jogo único que dava uma equilibrada a mais, e mesmo assim ainda dependia mais do emprenho do adversário europeu que da qualidade do sulamericano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que pode ocorrer um fenómeno dos times sulamericanos se reforçarem muito no ano do torneio. Afinal, não são só 2 jogos e vai ter uma visibilidade global.

Quem não joga nos times tops da Europa pode ser tentando a vir jogar em algum time sulamericanos para ter visibilidade.

E quando comer a surra da Europa, vamos ver se a CONMEBOL se mexe. Libertadores tá melhorando, só que ainda é cheio de várzea e mutreta. Ficamos 20 anos atrasado com aqueles merdas lá escondendo contrato de TVs vergonhosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, pedrobello disse:

Cara, vou falar que acho a ideia legalzinha. Só acho que além da péssima distribuição de vagas, faltou combinar melhor com os europeus. Se os caras boicotarem/jogarem sem vontade, a competição perde a graça toda. 

Acho que eles não vão boicotar  a competição pelo motivo da premiação($$$$$) ser mais elevada que a da champions league

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GKFaNG disse:

Acho que eles não vão boicotar  a competição pelo motivo da premiação($$$$$) ser mais elevada que a da champions league

Não sei.. A UEFA e o futebol europeu como um todo tem tido uma posição cada vez mais isolacionista. Nations League, desprezo por competições internacionais de clubes... 

Realisticamente, acho que teria mais graça (e até apelo comercial) um torneio nessa lógica desse mundial proposto pela FIFA sem participação de times europeus. Como movimento político mesmo. Acho que clubes asiáticos tem tido um avanço futebolístico e os sul americanos têm que saber que já não possuem o mesmo peso que antes. 

Seria uma competição equilibrada e mostraria pra Europa que dá pra fazer uma boa competição global sem eles. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente fica luto pq nunca mais vai ter chances de ganhar ... Mas o projeto ao meu ver é bom sim, é como uma Copa do Mundo dos Clubes. 

8 Europeus, 6 Sulamericanos, 3 CONCACAFs, 3 africanos e 3 asiáticos e 1 Oceania... Acho que é isso. Se for, a distribuição de vagas está Ok perante a representatividade geral do futebol. E pode até acabar com o tempo, criando rivalidades intercontinentais, visto que a chance de repetirem os participantes é enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

A ideia é até legal, o problema é o tamanho do ciclo. Clube não tem a mesma dinâmica das seleções, logo, 4 anos é um ciclo mt longo a meu ver. Os principais torneios continentais (UCL, CONCACAF League e Liberta) estão presentes em toda santa temporada, logo, ficará um hiato grande demais aí de uma Copa de Clubes pra outra.

Sem contar que vai mexer AINDA mais com o calendário dos clubes, e dessa vez os europeus estarão envolvidos também.

 

Ou seja, a ideia é boa, mas faltou dar um acabamento melhor. Da forma como tá posto aí, eu não vejo vantagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...