Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brazylijska magia


Danut

Posts Recomendados

Muitos fatos interessantes nessa atualização. Primeiro, a saída do MAIOR JOGADOR DA HISTÓRIA DO CLUBE, que numa transferência completamente normal, foi fazer dinheiro. Fica a lembrança da lenda. Sobre o Liedholm, ele foi um astro do Milan, fez parte do trio Gre-No-Li, e ainda jogou a copa de 58 onde ajudou a Suécia a chegar na final da copa, e ainda abriu o placar. Mas o vovô de 35 anos nao pode parar aquele guri de 17, que na final só fez 2 gols. E terceiro, eu disse que ia copar. Essa virada contra o Chelsea e a prova. O time tem casca de UCL. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A forma como o jogo traduz lendas e ícones é muito errado. Carlos Antônio deveria ser considerado dono do clube, ainda mais pq foi contemporâneo do mais ídolo ainda Bressan.

E cacete, festival de gols? Nunca vi tanto gol em campanha de Champions como agora. Vai meter 5 no United também? (nem em sonho)

Talvez nem a restrição no save impeça o Pogon de cometer crimes. A saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/24/2020 at 11:38 PM, IgorRod1991 said:

Os dois jogos contra o Chelsea foram dois grande jogos, principalmente o segundo onde a equipe conseguiu superar o time inglês mesmo com a situação do jogo(time estar perdendo no  placar agregado e pelo fato de estar saindo perdendo na volta).

Sim, foram jogaços. Esse segundo foi absurdo, não imaginava conseguir a virada depois de sair perdendo na volta. Deu até orgulho do time.

 

On 10/25/2020 at 8:35 AM, jeanslay said:

Muitos fatos interessantes nessa atualização. Primeiro, a saída do MAIOR JOGADOR DA HISTÓRIA DO CLUBE, que numa transferência completamente normal, foi fazer dinheiro. Fica a lembrança da lenda. Sobre o Liedholm, ele foi um astro do Milan, fez parte do trio Gre-No-Li, e ainda jogou a copa de 58 onde ajudou a Suécia a chegar na final da copa, e ainda abriu o placar. Mas o vovô de 35 anos nao pode parar aquele guri de 17, que na final só fez 2 gols. E terceiro, eu disse que ia copar. Essa virada contra o Chelsea e a prova. O time tem casca de UCL. 

A saída do Carlos Antônio foi a típica saída de fim de carreira, né? Não tinha sentido mesmo o cara continuar no Pogon só pra ficar de museu vivo no banco de reservas. Saiu por cima, depois de fazer o gol do último título da UCL, e vai curtir o fim de carreira onde pode ser mais relevante.

Eu não conheço muito (nada) do futebol italiano, então só fui ver quem era o tal Liedholm na Wikipedia mesmo. Mas a história do jogo com o Di Stefano eu guardei de quando li o livro do Falcão, uns quinze anos atrás, e nunca mais esqueci. Acho ela muito boa. E não sabia da história da Copa de 58, interessante.

Eu achei que esse ano não ia dar, mas no fim fizemos uma campanha muito parecida com a do ano passado. Aliás, surpreende o quanto a campanha é parecida com a do último ano: fase de grupos ruim, indicando que o clube não vai longe. Depois vencemos nas idas das oitavas e ficamos mais tranquilos, mas temos um jogo com cinquenta mil gols na volta e a coisa quase aperta. Nas quartas dos dois anos passamos com tranquilidade. E na semifinal foi um milagre ano passado (derrota por 3 a 1 no primeiro jogo pro Real, 3 a 0 a favor em casa) e outro esse ano (derrota por 5 a 3 fora, vitória por 4 a 2 em casa). E ainda por cima o adversário na final é o mesmo. Só resta saber se vamos repetir o resultado. Eu me contentaria com outro 1 a 0 com gol de pênalti, tá ótimo já 😛

 

15 hours ago, marciof89 said:

A forma como o jogo traduz lendas e ícones é muito errado. Carlos Antônio deveria ser considerado dono do clube, ainda mais pq foi contemporâneo do mais ídolo ainda Bressan.

E cacete, festival de gols? Nunca vi tanto gol em campanha de Champions como agora. Vai meter 5 no United também? (nem em sonho)

Talvez nem a restrição no save impeça o Pogon de cometer crimes. A saber.

Bressan maior atleta a pisar em terras polonesas na história. Quem discorda é gremista.

Mas realmente, nessa história de lendas e ícones o jogo deixa muito a desejar. Eu até aceitaria se o jogo não colocasse o cara como lenda porque lenda é só o cara que surgiu na base do clube, jogou 40 temporadas e se aposentou no clube também. Mas aí o jogo me bota o CADÃO de lenda do clube, e o Carlos Antônio não? O jeito é ignorar o que o jogo faz nessa parte. Carlos Antônio é lenda nos nossos corações, e isso que vale, rs.

EDIT: Esqueci de responder o resto, rs. Sobre o festival de gols, essa é uma das coisas que eu mais gosto nesse save. Comecei ele com a proposta de jogar futebol no estilo "vamos marcar mais gols do que eles", e isso se refletiu bem demais no FM. Temos muito jogo com muitos gols, tanto a favor quanto contra. Na edição passada da UCL foram 3,5 gols por jogo (ignorando os jogos contra equipes formadas basicamente por jogadores cinzas). Já achei razoavelmente alto. Esse ano foram 5,44 gols por jogo! (de novo, ignorando os jogos contra equipes de jogadores cinzas, se não seria mais alto ainda) É muito gol por partida. Tenho até medo de estranhar demais quando começar a jogar no meu outro save agora, achar os jogos muito parados.

Sobre a restrição do save, achei que teria mais dificuldades, realmente. Mas tem que ver que ainda temos três atletas que não estão dentro das regras, e dois deles são fundamentais na equipe (o zagueiro Hamit Faber e o meia central Robin Charlet). Sem os dois a coisa aperta mais. 

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3faonYwA8401hkMw2XtNJDuIWRx00X6X9eO

S19 E05 - Facilidade inesperada

Na última atualização vimos que o Pogon cresceu nos momentos decisivos da Champions League e, com embates épicos contra Real Madrid e Chelsea - incluindo dois gols na prorrogação para salvar a classificação diante dos ingleses -, conseguiu chegar a mais uma final continental. Do outro lado, estará o Manchester United, mesmo adversário do ano anterior.

 

O jogo

80 mil torcedores se fizeram presentes no San Siro, em Milão, para acompanhar o embate entre as duas maiores equipes do mundo na atualidade. A expectativa era de favoritismo do Manchester United. Não apenas porque o clube chegaria à partida querendo vingar a derrota do ano anterior, mas também porque sua campanha até a final foi muito mais sólida. A equipe só perdeu um jogo na competição (1 a 0 para o Leverkusen na fase de grupos), e tem uma defesa digna de uma equipe que passou das mãos de Mourinho para as de Simeone - a última vez que sofreu dois gols em um jogo de qualquer competição foi no começo de fevereiro (vitória por 3 a 2 sobre o Leicester). Campeã da Copa da Liga, da FA Cup e da Premier League, a equipe inglesa só precisava o título continental para completar um ano perfeito.

Do outro lado, o Pogon Szczecin chegou até a final com uma campanha que pode ser descrita como heroica ou claudicante, a depender da perspectiva que se quer ressaltar. Com 15 gols sofridos na fase eliminatória da UCL, o clube polonês levou três vezes mais gols do que o United. O ataque também produziu bastante, é verdade, mas o histórico do confronto indica que o estilo de jogo destrutivo do United costuma se impor sobre o jogo mais aberto que é favorecido pelo Pogon.

A bola rola. Com três minutos jogados, o primeiro cartão amarelo: Jertec derruba Carlos César na ponta direita e é advertido pelo árbitro. A falta resultante é cruzada pra área por Durda, passa por cima dos zagueiros ingleses - que inexplicavelmente ficam plantados no chão - e cai nos pés de Felype Hebrt, que acerta de primeira no cantinho. 1 a 0 para o Pogon.

Dois minutos depois, De Zan empata para o United, mas o gol é invalidado por impedimento - decisão correta. Aos 14 minutos, é o Pogon que chega de novo. Felype Hebrt recolhe uma bola perdida no meio campo e avança até a linha de fundo pela esquerda. O cruzamento vai na segunda trave, onde Cadão é acompanhado por Six. O lateral inglês tem a frente na jogada, mas perde o tempo da bola de maneira bizarra. Cadão agradece e empurra para as redes completamente sozinho. 2 a 0 para o Pogon.

51a01e2c0973fea44cd7ce1a51233d80.gif

O melhor é o goleiro levantando a mão numa tentativa desesperada de pedir a anulação da jogada.

Eu não conseguia acreditar no que estava acontecendo. Em vez do jogo extremamente arrastado e difícil que todos esperavam, o que se via era uma equipe do United completamente perdida em campo - e o Pogon sabendo tirar proveito disso. Com uma facilidade completamente inesperada, colocávamos a mão na taça.

Mesmo precisando de dois gols, o United não conseguia criar perigo. Pelo contrário, era o Pogon quem chegava. Aos 28 minutos Piatek arriscou de fora e por muito pouco não ampliou - Pardo-Roques fez grande defesa. Dois minutos depois, o time inglês tirou uma jogada do nada para descontar: de um lateral no meio de campo a bola chegou até o meia criativo De Zan, que enfiou com categoria para Zak, dentro da área, chutar forte. 2 a 1. Placar menos confortável, mas que pela situação de jogo não me preocupava tanto. 

32 minutos jogados. O United tem um escanteio. A bola vem no primeiro pau e Charlet, volante do Pogon, empurra o atacante inglês. Pênalti. Sem apresentar nada que justificasse isso, o United igualava a partida.

Fomos para o vestiário incomodados com o placar, mas conscientes de que éramos a melhor equipe em campo. Era só continuar a fazer o mesmo. O United até voltou um pouco melhor para a segunda etapa e criou uma ou outra pequena chance, mas não chegou realmente a assustar. Do outro lado, ficamos muito perto de marcar o terceiro, mas Felype Hebrt errou o alvo na maior chance. Até chegarmos ao minuto 71. Ezequias coloca a bola pela linha lateral para atendimento a Durda. Quando o atleta sai de campo, o United cobra o lateral diretamente para a linha de fundo, para devolver a bola. Só que Gabriel Temporão resolve evitar o tiro de meta a todo custo, e dá um presentaço para o ataque inglês. O United roda a bola rapidamente até o meio, onde Rodolpho encontra De Zan livre em meio aos zagueiros. De maneira completamente imerecida, 3 a 2 para o United.

d33fe660fa335d012efa11e88f6987c6.gif

Era só deixar sair pela linha de fundo, desgraça.

Três minutos depois, o United chega novamente. De Zan tenta a jogada individual, mas é desarmado facilmente por Luís Gustavo. Só que a bola sobra para Zak, que chuta de primeira. Bola defensável, mas Ezequias aceita o gol. 4 a 2.

Partimos para o desespero no 4-2-4. Felype Hebrt tem boa chance, mas chuta fraco. Cadão isola a bola seguinte. Aos 81 minutos, é Congiu que manda pra fora do estádio. O nervosismo toma conta do time polonês, que não consegue sequer fazer pressão nos minutos finais. Sem mais lances notáveis, acaba a partida. Cristiano Brasília fica parado na beira do campo, tentando entender o que aconteceu. Sua equipe começou o jogo dominando o United com uma facilidade inexplicável. Tudo parecia controlado. Nem o primeiro gol inglês mudou a situação. E aí, de repente, um pênalti deixa tudo igual. Depois uma falha bizarra do lateral esquerdo. E outra do lateral direito, que corta mal a bola no quarto gol. E assim, sem mais nem menos, a taça escapa das mãos do Pogon.

ACtC-3dyv2MbG-_IHKrOGVis_jXini7QAwEDBPi-

 

Notícias gerais

  • Carlos César foi o Bola de Ouro da UCL, com 10 gols em 10 jogos. Maciej Durda foi o único atleta do Pogon na seleção da competição.
  • Cristiano Brasília foi eleito técnico do ano da Ekstraklasa.
  • Subimos uma posição no ranking de coeficientes continental, chegando agora à sexta posição. Já no ranking de reputações fomos ultrapassados pelo Manchester United, estando agora em 3º lugar. 
  • Encerramos a parceria com o SK Sarajevo. Para seu lugar, fechamos uma parceria com o Brondby.
  • No começo da temporada, quando contratamos Matheusinho, foi informado que a chegada do jogador deveria representar um grande aumento no número de camisetas vendidas. De fato, o clube vendeu bem mais camisetas esse ano – quase 70 mil, contra 45 mil no ano passado. No entanto, Matheusinho não aparece entre os cinco que mais venderam. Então não sei dizer se a contratação teve impacto, embora a subida nas vendas seja muito expressiva.
  • Pedi para a diretoria expandir o estádio. Na mensagem de aceite foi informado que o clube gastaria 19 milhões de euros para ampliar o estádio em 3 mil lugares. Achei bem caro para pouco benefício, mas temos muito dinheiro em caixa, então ok. Um mês depois, porém, veio novo anúncio: expansão de 16 mil lugares, ao custo de 65 milhões de euros. Não entendi se isso foi a versão final do plano anterior (e, portanto, está sendo executado porque eu pedi) ou se a diretoria simplesmente ignorou o que eu havia pedido e resolveu fazer uma outra obra (que sairia mesmo sem meu pedido). Mas também não importa muito. O fato é que teremos uma expansão bem mais digna do tamanho do clube, que passará a ter o maior estádio da Ekstraklasa (o segundo maior do país, já que o estádio da seleção nacional em Varsóvia é maior - mas o Legia Warsaw não joga nele).
  • Também vamos investir na atualização das infraestruturas de camadas jovens, que haviam caído do nível máximo. O presidente não quis aceitar a obra de 3 milhões de euros, mas foi só eu reclamar para a imprensa que ele voltou atrás na negativa.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time até fez um bom jogo, principalmente no primeiro tempo onde poderia até ter "matado" o jogo, mas infelizmente na segunda etapa, erro individuais acabaram prejudicando o time. Talvez, pro futuro, fique a "lição"(para alguns jogadores), que em finais, é preciso ter muita atenção, e tem que evitar ao máximo erros que acabem prejudicando o time.
Ao menos a equipe em breve  terá um Estádio maior, aumentando a pressão sobre os adversário, e claro, gerando mais lucro pro time.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, IgorRod1991 said:

O time até fez um bom jogo, principalmente no primeiro tempo onde poderia até ter "matado" o jogo, mas infelizmente na segunda etapa, erro individuais acabaram prejudicando o time. Talvez, pro futuro, fique a "lição"(para alguns jogadores), que em finais, é preciso ter muita atenção, e tem que evitar ao máximo erros que acabem prejudicando o time.
Ao menos a equipe em breve  terá um Estádio maior, aumentando a pressão sobre os adversário, e claro, gerando mais lucro pro time.  

Pois é, no primeiro tempo tava muito fácil. Achei que ia sair outra goleada estilo o 5 a 1 no Manchester City em nosso primeiro título continental. Mas aí quando dei por mim a coisa tinha complicado já. Na segunda etapa não fizemos por merecer a vitória. Eles também não, mas se aproveitaram dos nossos erros individuais.

Espero que os jogadores aprendam com o erro. Mas também não sei quando será a próxima oportunidade deles mostrarem que aprenderam. Temos uma longa caminhada pela frente.

A grana do público no estádio é fundamental. Nossas finanças só vão bem pela venda de atletas, pois sem elas perdemos muito dinheiro por ano. Não vai ser o suficiente pra cobrir o rombo, mas mais público no estádio ajuda nesse fluxo de grana no dia a dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que essa queda me abalou. Achei que ia copar mais uma vez e tava 100% confiante. Mas enfim, um lapso de concentração de quem passou por maus bocados e achou que estava tudo ganho. Acredito que o time vai dar uma crescida agora, visto que tem desenvolvido os jogadores que se adequam ao novo Pogon. Espero uma revanche pra decidir quem é o Melhor time do mundo.

 

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, jeanslay said:

Confesso que essa queda me abalou. Achei que ia copar mais uma vez e tava 100% confiante. Mas enfim, um lapso de concentração de quem passou por maus bocados e achou que estava tudo ganho. Acredito que o time vai dar uma crescida agora, visto que tem desenvolvido os jogadores que se adequam ao novo Pogon. Espero uma revanche pra decidir quem é o Melhor time do mundo.

 

Boa Sorte!

Cara, me abalou também. Eu até fui pro jogo pensando "bom, já ganhamos duas vezes, se não der dessa vez azar". Mas aí depois do 2 a 0 já tava pulando pela casa comemorando o título. O tombo foi feio.

Meu medo é ver como o time vai responder às saídas de Hamit Faber e David Bartos. Os dois são titulares da equipe mas vão sair essa temporada, pra finalmente ficar com a equipe toda dentro das regras novas do save. Não sei se não vamos sentir muito sem eles.

Eu ficaria feliz em não encontrar mais o United pelo caminho 😛 Mas até seria legal jogar com eles de novo desde que a gente ganhe, óbvio

Valeu 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2020 em 18:34, Danut disse:

Cara, me abalou também. Eu até fui pro jogo pensando "bom, já ganhamos duas vezes, se não der dessa vez azar". Mas aí depois do 2 a 0 já tava pulando pela casa comemorando o título

Agora eu descobri o motivo dessa Danutada hahahaha. Foi cantar vitória antes do tempo, já viu né?

Falando sério, imagino como não deve ser frustrante fazer toda essa caminhada, fazer um primeiro tempo como esse e depois ver o time simplesmente desmontar. 

Que venha mais uma caminhada até o final e o tricampeonato que dessa vez escapou pelos dedos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutes ago, Tsuru said:

Agora eu descobri o motivo dessa Danutada hahahaha. Foi cantar vitória antes do tempo, já viu né?

Falando sério, imagino como não deve ser frustrante fazer toda essa caminhada, fazer um primeiro tempo como esse e depois ver o time simplesmente desmontar. 

Que venha mais uma caminhada até o final e o tricampeonato que dessa vez escapou pelos dedos.

hhahahahaha

Pior que foi mesmo, eu tava com muita certeza de que tava ganho o jogo. Acho que isso pode sim ter influenciado o resultado, porque passei a prestar menos atenção do que deveria no que acontecia em campo. Capaz que tenha deixado passar um ou outro ajuste que deveria ter feito, e isso tenha sido fatal.

E sim, foi bem frustrante. Ô joguinho desgraçado.

Valeu 😄 Tomara que se concretize isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3faonYwA8401hkMw2XtNJDuIWRx00X6X9eO

S19 E06 - Por que odeio treinar seleções

Deixando as frustrações com o Pogon Szczecin um pouco de lado, hoje é dia de voltar a falar da seleção polonesa. Na última atualização do onze nacional vimos que a equipe conseguiu uma boa campanha nas eliminatórias da Eurocopa 2036. Agora, vamos falar sobre o que aconteceu na competição.

 

Eurocopa

Normalmente costumo fazer algum suspense quanto aos resultados atingidos em cada período narrado. Dessa vez, porém, fica mais fácil compreender o que aconteceu já deixando claro desde o início que nossa campanha na Euro foi um desastre, que me lembrou por que odeio treinar seleções no FM.

O problema começa já no momento da pré-convocatória para a competição. Sempre achei o sistema de convocatórias para seleções extremamente confuso. Desde a tal lista nacional, que acho horrível de navegar (em minha opinião, deveria ter um sistema de busca semelhante ao da busca de jogadores para transferência em clubes), até o próprio sistema de ter que estabelecer convocações novas a cada dois jogos quase, sem ter ferramentas no jogo para ajudar a organizar quem faz parte da equipe ideal e quem só foi convocado porque alguma lesão abriu vaga na equipe. Apesar disso, até estava achando interessante a mudança de ares nesse save. Mas aí a coisa desandou. Muito por culpa minha, também.

Eu não fazia ideia de que a pré-convocatória significa que os convocados obrigatoriamente sairão daquela lista. Achei que era só uma pré-divulgação para a imprensa, sei lá. E como acho a lista nacional horrível de navegar, simplesmente aceitei a lista de nomes sugeridos pelo adjunto. Na hora da convocatória mesmo eu prestaria mais atenção, pensei eu. Tudo certo, não fosse um detalhe: o nosso zagueiro Eduardo Luís estava lesionado no momento da pré-convocatória, e por isso não foi incluído na sugestão de grupo do adjunto. Muito embora a lesão não fosse grave, e ele estivesse completamente recuperado pouco depois. Mas quando vi já era tarde, não tinha jeito de convocar o rapaz.

Sem poder contar com Eduardo Luís, fomos para a Eurocopa com Karol Kowalczyk de titular, numa queda imensa de qualidade. Isso ficou claro já no primeiro jogo, contra a Irlanda. Uma vitória tranquila da seleção polonesa, já que o adversário era muito ruim, mas uma partida em que Kowalczyk foi o pior polonês em campo, terminando com nota seis.

ACtC-3cYxkSYCY1P3JTJcXehYlNj1LwtnFlkPq5H

Chega a ser uma façanha o zagueiro terminar com nota 6 num jogo em que o adversário deu um único chute na segunda etapa.

Para o segundo jogo, contra a Ucrânia, resolvi tirar Kowalczyk e colocar Tomasz Ostrowski em seu lugar. Não que eu apostasse muito no rapaz, mas muito pior do que Kowalczyk ele não poderia jogar.

Aquela que todos colocavam como a partida mais importante da fase de grupos começou movimentada. Com quatro minutos, o time ucraniano abriu o placar. Aos onze empatamos, em gol de Schumacher. Mas aí o time ucraniano azar bateu com força. Aos 42 minutos, perdemos Sebastian Dudek, artilheiro absoluto da seleção, que não voltaria a jogar na competição. No começo da segunda etapa,  o pior: Fábio Gomes, nosso único bom zagueiro, também sentiu e teve que sair. Lesão menos grave, mas ficamos sem o rapaz para esse jogo e para o fechamento do grupo. De Eduardo Luís e Fábio Gomes, passamos a ter uma zaga formada por Karol Kowalczyk e Tomasz Ostrowski. Ainda seguramos o empate por um bom tempo, mas o preço pelo downgrade foi pago aos 90+7(!), quando a Ucrânia nos pegou com a zaga completamente bagunçada: Cajú, o lateral, foi dar bote à frente dos meias centrais e deixou uma avenida, Ostrowski saiu desesperado para ocupar o lugar e esqueçeu um vazio atrás de si na área, e Kowalczyk ficou admirando o bonito estádio em que estava jogando e ignorou completamente a corrida do atacante ucraniano no primeiro poste.

ACtC-3cJIvgvUjxHRh_PYnKe8Zd8t5hCdrLEkMT4

O gol no final doeu - ainda mais que saiu depois dos acréscimos prometidos pelo árbitro -, mas a Ucrânia fez por merecer a vitória na segunda etapa.

Com a derrota para os ucranianos, seria preciso vencer a Romênia no terceiro jogo para ficar com o segundo lugar no grupo. Um jogo que prometia ser complicado - muito embora não seja uma grande potência, a seleção romena tem bons nomes no save, com destaque para o atacante do Manchester City Constantin Predescu. Parar a estrela romena com nossa dupla de zaga reserva já seria uma tarefa complicada. Mas havia mais um detalhe: como os jogos das competições de seleções são um em cima do outro, metade da nossa equipe não estava em condições de jogo. Até poderia arriscar e colocar os rapazes no sacrifício, mas aí de vez que eles não poderiam entrar em campo nas oitavas de final. Preferi poupar agora. Como resultado, nossa zaga não só não tinha Luís e Gomes, como também Ostrowski ficou de fora. Sobrou para o terceiro reserva, Kamil Golebiewski. No ataque, situação parecida: com o artilheiro lesionado e o reserva cansado, quem jogou foi a terceira opção, Kamil Lisiecki.

Desfigurada, a Polônia fez um jogo muito ruim contra a equipe romena. Levamos dois gols na primeira etapa - aos 20 e aos 22 minutos -, mas deveriam ter sido pelo menos quatro. Do outro lado, a falta de um homem-gol era notável. Criamos oportunidades, mas Lisiecki não conseguia botar pra rede. Na segunda etapa coloquei alguns titulares de volta, tentando dar a volta na situação, mas pouco mudou. Até os minutos finais, quando Rocha Ferreira, aos 82, e Cadão, aos 86, conseguiram igualar o placar. O empate nos deixava em segundo no grupo, já que os romenos empataram as suas duas partidas anteriores. Só que o empate não durou: dois minutos depois do gol de Cadão, nosso zagueirão Golebiewski cometeu um pênalti (embora, sendo justo com o atleta, o pênalti foi pra lá de duvidoso). Predescu manteve a calma e deu números finais ao jogo.

ACtC-3dIx0A_aTeoWivPJ2Nr_rDKKMWLMSXGDHtG

Cinco oportunidades flagrantes e nove meias oportunidades. Isso é o que acontece quando um sistema extremamente ofensivo - e que depende demais da capacidade dos zagueiros de se virarem sozinhos lá atrás - coloca em campo uma dupla de zagueiros de várzea.

Fiquei desolado com o resultado. Sabia que a seleção polonesa tinha chances de ir bem mais longe na competição, se ao menos pudesse contar com os melhores atletas. Mas a combinação da cagada na hora da pré-convocatória com a lesão de Fábio Gomes no segundo jogo nos ferrou completamente. Em um grupo que era considerado fácil, ficamos em terceiro lugar e acabamos eliminados...

ACtC-3eLJ1hxfHUC6pdFpDKWAPXZ2ktlax0PMhum

... ou não. O que eu não sabia é que a Eurocopa classifica os quatro melhores terceiros colocados - e são apenas seis grupos no total. Isso significa que mesmo com uma campanha ridícula de uma vitória e duas derrotas, a Polônia continuava viva na competição graças ao seu saldo de 0 gols (Portugal fechou com -3, a Tchéquia fechou com -2). E muito embora nem tudo estivesse perfeito - continuaríamos sem o zagueiro Eduardo Luís (pela cagada na convocatória) e o artilheiro Sebastian Dudek (pela lesão) -, a maior parte da equipe estaria de volta para o próximo jogo. Era nossa chance de mostrar o que somos capazes de fazer.

O adversário nas oitavas foi a forte seleção francesa. Uma equipe muito mais forte do que quem enfrentamos até aqui. Mas entramos em campo determinados a provar nossas capacidades. E tenho orgulho de dizer que jogamos melhor do que eles. Muito melhor. Na primeira etapa, foram onze finalizações da Polônia contra apenas uma da França. Tivemos até pênalti a favor - Karol Zezula perdeu. No segundo tempo nosso ataque esfriou, mas continuamos a ter um leve domínio - até o minuto 78 eram três finalizações polonesas contra uma francesa. A essa altura, é claro que os leitores já devem imaginar o que aconteceu. A França achou um gol aos 86 minutos de jogo e eliminou (agora sim) a seleção polonesa da Eurocopa.

ACtC-3fpJaSYGvJJOwBpgvQoiXuLw_aOQXR5IRQP

O número de chances até faz parecer que o jogo foi equilibrado, mas metade do que a França criou foi depois do gol, quando estávamos desesperados.

Fiquei puto demais com o resultado dessa competição, e comecei a pensar seriamente se queria continuar no comando da seleção ou se era hora de voltar a focar apenas no Pogon. Mas no fim das contas não precisei tomar nenhuma decisão: a federação tomou ela por mim.

ACtC-3dZ4atRSb-ymStI3CE-q60wF2mo8DUZRaNa

E foi assim que terminou minha breve passagem pela seleção nacional polonesa. Uma passagem que me fez lembrar de absolutamente tudo que odeio nas seleções nacionais no FM: interface confusa, impossibilidade de planejar o elenco, calendário apertado, pouquíssimos jogos para definir sucesso ou fracasso. Se em um próximo save eu inventar de dizer que vou assumir alguma seleção, por favor me lembrem desse post.

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Triste fim da ala de seleção do save. Realmente acho bem confuso tudo que envolve seleções no jogo. Mas ainda sim é legal kkkkk. Sobre o jogo em sim, meu Deus. Se tivesse só o homem gol, teria goleado a França. Aumenta a frustração. Mas agora foco na Seleção Polaco-Brasileira do Pogon. 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, jeanslay said:

Triste fim da ala de seleção do save. Realmente acho bem confuso tudo que envolve seleções no jogo. Mas ainda sim é legal kkkkk. Sobre o jogo em sim, meu Deus. Se tivesse só o homem gol, teria goleado a França. Aumenta a frustração. Mas agora foco na Seleção Polaco-Brasileira do Pogon. 

Boa sorte!

Podia ter ficado sem essa passagem melancólica pela seleção. Dessa vez eu até tava curtindo apesar de achar confuso, mais pela mudança de ares depois de anos de save do que qualquer coisa. Mas esse final foi pra me fazer desistir de treinar seleção por mais umas cinco edições do FM pelo menos. Ainda mais do jeito que foi a eliminação contra a França.

Valeu 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente a equipe acabou sendo prejudicado por "n" fatores, e a ausência de alguns jogadores acabou prejudicando a campanha do time na competição(que mesmo não sendo boa, a equipe ainda conseguiu a classificação). Uma pena que contra a França, a bola acabou não entrando(pelo que entendi, foi o melhor jogo da equipe na competição).
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, IgorRod1991 said:

Infelizmente a equipe acabou sendo prejudicado por "n" fatores, e a ausência de alguns jogadores acabou prejudicando a campanha do time na competição(que mesmo não sendo boa, a equipe ainda conseguiu a classificação). Uma pena que contra a França, a bola acabou não entrando(pelo que entendi, foi o melhor jogo da equipe na competição).
 

Acabou sendo uma sucessão de más notícias. Fosse só o cara que não foi convocado ok, mas aí as lesões complicaram mais. E sim, contra a França foi de longe nosso melhor jogo. Talvez o melhor jogo do meu período com a seleção, considerando o tamanho do adversário. "Só" faltou vencer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que porra aconteceu naquela final? Tenho nem palavras.

Quanto a passagem pela seleção, me lembrou bem da minha quando passei pelo Brasil em meu primeiro save aqui: Melancólica, chata, triste... que só me fizeram perceber quão chato é treinar seleção no FM hahahaha. Nada contra quem treina, tenho até amigos que gostam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, marciof89 said:

Mas que porra aconteceu naquela final? Tenho nem palavras.

Quanto a passagem pela seleção, me lembrou bem da minha quando passei pelo Brasil em meu primeiro save aqui: Melancólica, chata, triste... que só me fizeram perceber quão chato é treinar seleção no FM hahahaha. Nada contra quem treina, tenho até amigos que gostam.

Cara, depois de abrir 2 de vantagem sobre o time que ganha todos os jogos por 1 a 0 eu tinha absoluta certeza que era campeão já. Tomei no cu bonito.

No mais, que passagem pela seleção? Não teve passagem por seleção nenhuma aqui no save. Não sei do que tu tá falando...

É bem isso, tenho até amigos que gostam, mas não dá pra dizer que é certo, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sigo sendo o maluco no deserto que curte jogar com seleções no FM hehe

Gostei muito do seu retorno e das atualizações que acompanhei. Ver o quase tri na UCL do Pogon foi bem bacana e espero que o clube mantenha a força com a nova abordagem na construção do elenco.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, #Vini said:

Sigo sendo o maluco no deserto que curte jogar com seleções no FM hehe

Gostei muito do seu retorno e das atualizações que acompanhei. Ver o quase tri na UCL do Pogon foi bem bacana e espero que o clube mantenha a força com a nova abordagem na construção do elenco.

 

Tudo bem Vini, a gente te aceita assim como tu é.

Valeu 😄 Eu preferia ter conseguido o tricampeonato, mas em termos de arco de história essa queda do cavalo foi interessante 😛 Agora é ver se conseguimos manter o ritmo nos próximos anos. Vou ter que lidar com algumas saídas importantes, então vamos ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais até do que interface confusa e tal, sempre leio que o principal problema do FM com seleções são as lesões - a condição física dos jogadores é toda preparada para campeonatos maiores e mais longos, com intervalo maior entre as partidas, e seleções atuam em torneios de "tiro curto", com o jogo não conseguindo fazer a adaptação correta. Aí acaba que seus jogadores chegam mais cansados e se machucam mais e você fica em desvantagem contra a IA. Em países como o Brasil esse problema também acontece, mas em clubes dá pra montar um elenco maior, revezar se necessário, o que em times nacionais não é possível.  Essas coisas acabam por desanimar mesmo, porque como jogador não tem muito o que fazer.

O lado bom é que vai poder dar atenção total ao Pogon.

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Tsuru said:

Mais até do que interface confusa e tal, sempre leio que o principal problema do FM com seleções são as lesões - a condição física dos jogadores é toda preparada para campeonatos maiores e mais longos, com intervalo maior entre as partidas, e seleções atuam em torneios de "tiro curto", com o jogo não conseguindo fazer a adaptação correta. Aí acaba que seus jogadores chegam mais cansados e se machucam mais e você fica em desvantagem contra a IA. Em países como o Brasil esse problema também acontece, mas em clubes dá pra montar um elenco maior, revezar se necessário, o que em times nacionais não é possível.  Essas coisas acabam por desanimar mesmo, porque como jogador não tem muito o que fazer.

O lado bom é que vai poder dar atenção total ao Pogon.

Boa sorte na continuação!

Hmm, nunca tinha pensado nisso do jogo não conseguir adaptar a questão física. Mas realmente, sempre notei que em seleções é praticamente impossível jogar uma competição tipo Copa do Mundo sem fazer uns dois ou três jogos com time reserva. Foi uma das coisas que me complicou nessa Euro né, tivemos que jogar um jogo decisivo com equipe reserva. No fim ainda passamos de fase igual já que dava pra passar como terceiro, mas se tivesse passado em segundo talvez pegasse um adversário melhor do que a França e ficasse vivo na competição. Se...

Apesar de estar muito frustrado com esse fim de temporada, com derrota continental e o péssimo período na seleção, acho que ao menos serviu pra dar um gás maior pra sequência no Pogon. Tivesse ganho o título continental de novo ficaria uma sensação de "é, não temos muito mais a fazer, estamos ganhando tudo". Mas não ganhamos. E ainda vamos perder jogadores importantes. Então agora é focar que o desafio vai ser grande. E esquecer a seleção mesmo.

Obrigado 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3faonYwA8401hkMw2XtNJDuIWRx00X6X9eO

S20 E01 - Readequação completa

No último post falamos sobre a desastrosa campanha da seleção polonesa na Eurocopa 2036. Antes disso, vimos que o final de temporada do Pogon também não foi dos melhores, com a derrota na final da UCL após sair vencendo por 2 a 0. Hoje vamos falar sobre a preparação para a 20ª temporada do save, com análise do elenco que vai tentar recuperar o título continental.

 

Elenco

ACtC-3c_5KDAsl_-A4E22Fv06bHogEbTPvbfMRag

Anderson Luiz / Walter Ribeiro / Paquito / Diogo Henrique. Valores totais incluem a janela de inverno. Também emprestamos uns 15 garotos que eu cortei da imagem.

Fomos para a janela de transferências com um objetivo claro em mente: terminar a readequação do elenco às diretrizes que propus ao levar o primeiro título continental. Hamit Faber, Robin Charlet e Yassine Sadiki eram os últimos três atletas que não correspondiam ao regramento estabelecido, e por isso deixaram o clube na janela. Os dois primeiros eram titulares. Sadiki não chegou a ser titular, mas era nossa maior promessa para o futuro.

Apesar da perda de atletas importantes, não contratamos ninguém para ser titular, apostando em quem já estava no clube para suprir de imediato as saídas. Os 30 milhões de euros investidos foram todos para a contratação de brasileiros com perspectiva de futuro - Paquito e Diogo Henrique já devem ficar no elenco principal, mas apenas como opções de banco.

Destaco também a saída de Luiz Gabriel. O atleta de 22 anos é um exemplo de que nem todas as apostas dão certo: pagamos 3 milhões de euros ao Palmeiras pelo atleta quatro temporadas atrás. Emprestado duas vezes, nunca conseguiu espaço no time de cima, e agora foi vendido ao Corinthians por meros 450 mil euros. Não que seja um jogador ruim, mas está longe do nível de quem quer brigar por título da Champions.

Com as mudanças, nosso elenco tem agora 29 atletas, sendo 25 brasileiros, três poloneses e um espanhol naturalizado polonês (surgido na base do clube). Dos brasileiros, nove não possuem cidadania europeia, o que vai complicar bastante na hora de gerir o elenco - lembrando que nas competições nacionais só podem entrar dois atletas extra-comunitários em campo. Mas esse é um desafio que já enfrentei em outros momentos do save, e que simplesmente é preciso saber lidar.

 

Goleiros

ACtC-3f-pJL1HusZVwfgaFua4j2RrhTpRX6G1NNQ

Pela primeira vez como o único responsável pela posição, Ezequias teve um desempenho apenas razoável. O goleiro não tem a capacidade absurda no um contra um que tinha Sebastian Dahl, e isso acaba fazendo falta quando se joga em uma equipe tão ofensiva quanto o Pogon. Com média 6,9 na Champions, não foi um goleiro ruim, mas também não é alguém capaz de salvar a equipe quando a coisa aperta. Infelizmente o mercado de goleiros brasileiros é muito fraco, então pelos próximos anos não devemos ter novidades aqui.

 

Laterais direitos

ACtC-3ePq5KZUWs_xp70Gjgq9KtM3DPpGLX43c0L

Cléber Rech acabou decepcionando essa temporada. O lateral mais defensivo da equipe foi mal em todas as partidas que jogou nas fases eliminatórias da UCL (média 6,93), mesmo quando o restante da defesa foi bem. Por outro lado, Luís Gustavo apareceu bem quando foi chamado (média 7,24), mas acabou sendo tratado de modo injusto pelo treinador - que optou pela experiência de Rech na reta final da competição. É bem provável que durante a próxima temporada Luís Gustavo acabe se firmando como titular da posição.

 

Laterais esquerdos

ACtC-3e3iQVhQW_1JctK3_lmgT-U6peuva9vo9t-

Gabriel Temporão não teve o seu melhor ano pelo clube, mas em geral foi sólido na defesa. A exceção fica por conta da atuação horrenda na ida da semifinal (nota 6). No mais, atuou bem quando a equipe atuou bem, e um pouco menos mal do que o resto quando a equipe atuou mal. Edílson Praça pouco jogou na Champions, mas quando o fez alternou exibições muito boas com exibições ruins, em típico desempenho de atleta reserva.

 

Zagueiros

ACtC-3fl6y7ZSvqFIRRg_FHqBqfxHCI5zSSVLcjH

O primeiro setor que muda para a nova temporada. Perdemos o titular Hamit Faber, contratado justamente pelo nosso rival continental Manchester United, que pagou 50 milhões de euros no zagueiro holandês. Faber ficou relativamente pouco tempo no Pogon - contratado por 12 milhões de euros em 2032, ficou apenas quatro anos por aqui, sendo um deles emprestado ao Valencia. Mas já era um atleta importantíssimo, tendo atuado em todos os jogos da campanha na Champions (média 7,24). Sai apenas por não se encaixar nas diretrizes do save. No total, fez 99 jogos pelo clube, marcando seis gols e dando três assistências.

Para compensar a saída de Faber, subi Mário César ao time principal. É um rapaz de futuro, mas a perda de qualidade é evidente - no lugar do nosso melhor zagueiro, um garoto que chega para ocupar a reserva. Fora que lhe falta a nacionalidade europeia, o que pode complicar bastante a rotação da defesa para os jogos da liga.

Diego Wendel foi titular durante a última temporada e jogou relativamente bem (média 7,05). Deve continuar como titular. O segundo nome da zaga vai sair da disputa de Badé e Eduardo Luís, com leve vantagem para nosso veterano de 32 anos - ao menos enquanto seu físico aguentar.

 

Meio-campistas

ACtC-3cr7WzlKDsgCx-XLts_pProA_QswppeWHRj

Assim como na zaga, tivemos a perda de um dos titulares da posição. Robin Charlet veio para o Pogon por 20,5 milhões em 2034, e parte duas temporadas e meia depois para o Swansea, por 40 milhões de euros. Passagem curta, mas tempo suficiente para assumir a titularidade na primeira função de meio campo, trazendo bastante estabilidade para a equipe. Fez 87 jogos pelo clube, com 7 gols e 14 assistências.

O meio de campo é um dos setores que mais tenho dificuldade em encontrar bons nomes no save, pois o Brasil simplesmente não produz meio campistas de origem no FM18. Todo mundo ou é volante, ou é meia ofensivo. Entre os que permanecem para a temporada, os dois destaques são Piatek - o único polonês do setor - e André - meia ofensivo de origem, que foi recuado com o tempo. Não é uma dupla ruim para a titularidade, mas o que me preocupa mais é quem vem depois - especialmente pensando no futuro, já que os dois estão próximos de virar a curva dos 30 anos.

Matheusinho e Fábio Luiz são as opções mais seguras para a reserva imediata, mas também já não estão em idade para serem considerados opções de médio ou longo prazo. Depois deles, temos um série de jovens que não me convencem totalmente: Teodoro e Diogo Henrique são volantes de origem, sem muita técnica. Paquito é o típico meia ofensivo técnico, mas sem muita noção defensiva. Edílson é o único meia central de origem, mas também deixa a desejar na marcação.

No fim das contas, temos um setor com muitos nomes - são oito atletas para duas posições em campo - justamente porque não confio totalmente em ninguém. E há um claro vazio geracional entre o grupo que começa com Fábio Luiz (28 anos) e aquele que começa com Edílson (22 anos). Ou os mais velhos conseguem manter a forma por alguns anos ainda, ou os mais novos precisarão melhorar rápido.

 

Meias avançados

ACtC-3chGyTYRILMxcAzvXMYAcSjHJm5XJu2H0H5

Carlos César é um dos grandes nomes do Pogon no momento. Jogou treze partidas na última Champions, marcando dez gols e dando seis assistências (média 7,61). Atrás dele a situação complica um pouco. Tanto Zezula quanto Jean Carlo são muito bem avaliados pela minha equipe técnica, mas não traduzem em campo o que se espera deles. Terão mais essa temporada como chance, mas se não conseguirem mostrar futebol vou atrás de um novo nome para a reserva.

 

Pontas direitos

ACtC-3djP0Rh5mFl_6c-CiSHNjdi-GmIWQgApoP2

Cadão não teve o seu melhor ano pelo clube, com apenas dois gols e três assistências na UCL (em sete partidas). Mas fez gol na final e deu assistência nas três fases anteriores, sendo ainda um atleta importante pro grupo. Sua titularidade, porém, está seriamente ameaçada por Juan Congiu. O prata da casa já vinha encantando na liga, mas tinha dificuldades de controlar o nervosismo quando a coisa apertava - até chegar na semifinal da Champions e fazer dois gols nos acréscimos. Se a atuação na UCL não for um caso isolado, deve acabar ocupando a posição no próximo ano.

 

Pontas esquerdos

ACtC-3eXoY8giQWlCAEcqsNVG4a5VYX1CGAucC7-

Treze partidas na Champions, dez gols - incluindo quatro nos jogos da semifinal - e seis assistências. Maciej Durda já tinha feito uma ótima temporada de estreia no clube. No segundo ano, foi ainda melhor. Crescendo nos jogos decisivos, é um dos líderes da equipe no momento.

Atrás dele, Édson vai se desenvolvendo com boas atuações na liga. Ainda lhe falta experiência internacional - jogou uma vez na UCL e foi mal -, mas aos 19 anos não dá para cobrar muito do atleta.

Na posição tivemos também a saída de Yassine Sadiki. Sadiki não chegou a ter tanta relevância na equipe porque acabou contratado na mesma temporada em que decidi mudar as diretrizes do save. Sorte do RB Leipzig, que pagou 32 milhões para levar uma das maiores promessas do futebol mundial.

 

Centroavantes

ACtC-3dLPcEFgFTLsLZfqYM7BEFdJE1o-c5t1eO4

Luiz Alberto sofreu uma gravíssima lesão no joelho em meio à temporada, e com isso acabou ficando fora dos momentos decisivos. Para esse ano será preciso aguardar para ver como vai ser sua volta, que deve ocorrer só lá por outubro.

Felype Hebrt foi o responsável por assumir a bronca com a lesão de Luiz Alberto, e o fez muito bem. Foram treze jogos na UCL, com nove gols e sete assistências (nota média 7,54). Vai começar a temporada como titular e, se mantiver o ritmo, é capaz de não perder a vaga nem mesmo se Luiz Alberto voltar inteiro.

Rocha Ferreira, deslocado em definitivo da meia ofensiva, e Lorran, retornando de empréstimo, completam o grupo.

 

Champions League

ACtC-3ftIJLxEwyyLZCEhgbK_yF4hQLqh6bgOhTo

O sorteio da Champions me deixou com uma mistura de sentimentos. Por um lado, o Bayern é uma das equipes mais fortes do segundo pote, e certamente vai nos complicar muito a vida na busca pela primeira colocação do grupo. Por outro, não dá para reclamar muito quando o grupo é completado por Celta de Vigo e Rangers.

Vale destacar que a diretoria colocou como expectativa mínima voltar a final da competição. Acho que é uma expectativa exagerada, pois desconsidera que a equipe perdeu peças importantes para esse ano.

 

Notícias gerais

Vários atletas do Pogon participaram dos Jogos Olímpicos de 2036. Pelo Brasil, atuaram Édson, Mário César, Ezequias, Gabriel Temporão e Carlos César - que foi vice-artilheiro e terceiro melhor atleta da competição. O Brasil acabou eliminado na semifinal pela Espanha, campeã do torneio - e que contou com nosso atleta Juan Congiu.

 

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se essas contratações vingarem, o time só tem a ganhar, em compensação, o time perdeu algumas peças importantes, e talvez demore um pouco para que os substitutos desses jogadores rendam o esperado.

Tem um elenco com mistura juventude com experiência(apesar que tirando meio-campo, o restante do time não é tão "velho" assim), é uma boa fórmula, já que os mais velhos tem mais experiência e mais malícia(não sei se essa seria a palavra correta para usar no momento) enquanto os mais novos tem mais pernas(além de poderem aprenderem com os outros jogadores).

A principio, juntamente com o Bayern, acredito que sua equipe deva conseguir a classificação. Sobre a expectativa da diretoria, é meio exagerada(já que estamos falando em um torneio eliminatório onde "um minuto ruim, muda a história da partida"), mas pelo fato do time ter sido vice na temporada passada, acredito que a certa expectativa sobre o time(tanto por parte da diretoria, como da torcida e imprensa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso deixar de ler ao menos duas atualizações por dia antes de dormir heheh. Tô quase me atualizando e chegando junto. Só espero que o Carlos Antônio ainda esteja no clube, nem que seja como jardineiro, roupeiro, massagista, o que for heheh.

Save espetacular Danut, só me animou mais ainda a tentar um desafio no futuro com o HNK Hajduk Split. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, IgorRod1991 said:

Se essas contratações vingarem, o time só tem a ganhar, em compensação, o time perdeu algumas peças importantes, e talvez demore um pouco para que os substitutos desses jogadores rendam o esperado.

Tem um elenco com mistura juventude com experiência(apesar que tirando meio-campo, o restante do time não é tão "velho" assim), é uma boa fórmula, já que os mais velhos tem mais experiência e mais malícia(não sei se essa seria a palavra correta para usar no momento) enquanto os mais novos tem mais pernas(além de poderem aprenderem com os outros jogadores).

A principio, juntamente com o Bayern, acredito que sua equipe deva conseguir a classificação. Sobre a expectativa da diretoria, é meio exagerada(já que estamos falando em um torneio eliminatório onde "um minuto ruim, muda a história da partida"), mas pelo fato do time ter sido vice na temporada passada, acredito que a certa expectativa sobre o time(tanto por parte da diretoria, como da torcida e imprensa).

No longo prazo acho que o time tá bem estabelecido. Temos muitos jovens de potencial, mesmo que um ou outro seja flop é difícil que não tenha o suficiente pra montar uma boa equipe. O que me preocupa mais é o curto/médio prazo. No curto prazo tem que ver como vai ser sem os dois titulares da última temporada. No médio prazo o meio de campo tem uns atletas já bem velhos e não sei se os mais novos vão evoluir o suficiente pra ocuparem o espaço de titulares até lá.

É bem provável que esse seja o elenco mais velho do Pogon no save. A gente sempre teve muito jogador novo, a média de idade do Pogon era a mais baixa da Ekstraklasa e da UCL. Mas alguns (Piatek, André, Badé, entre outros) foram ficando no clube, e mesmo eu tendo preferência por jogadores novos ninguém surgiu realmente com capacidade de substituí-los. Agora cabe a eles mostrar que essa experiência acumulada pode se traduzir em coisas positivas em campo.

A classificação na UCL é quase garantida, só um desastre pra perder de Rangers ou Celta de Vigo. Questão é mesmo a primeira colocação, que seria importante pra evitar bronca já nas oitavas. Sobre a expectativa da diretoria, eu acho que ela faz sentido na lógica do jogo: o time tem dois títulos continentais, chegou nas últimas três finais, é um dos mais reputados do mundo, é natural que se espere chegar na final de novo. O problema é que ela não leva em consideração que perdemos jogadores importantes. E como tu disse, é mata-mata: um momento de um jogo pode decidir tudo.

 

7 hours ago, ElPerroMG said:

Não posso deixar de ler ao menos duas atualizações por dia antes de dormir heheh. Tô quase me atualizando e chegando junto. Só espero que o Carlos Antônio ainda esteja no clube, nem que seja como jardineiro, roupeiro, massagista, o que for heheh.

Save espetacular Danut, só me animou mais ainda a tentar um desafio no futuro com o HNK Hajduk Split. 

 

É tu que tá curtindo os posts lá do meio do save então? 😛 Eu tava curioso de saber quem é que tava encarando a tarefa de ler uma história que já tá na página 32. Que bom que tá curtindo a leitura, fico feliz de saber. Por curiosidade, tá em que parte agora?

Carlos Antônio é a grande figura desse save, sem dúvidas. Não comentarei mais pra não dar spoiler, rs.

Obrigado pelo elogio. Sobre o desafio com o Hajduk Split, a única coisa que eu te diria pra pesar bem antes de embarcar numa dessas é o quanto tu aguenta jogar campeonato estadual o ano inteiro. Porque isso foi algo que eu senti bastante nesse save, não demorou pra liga polonesa se tornar totalmente irrelevante. E aí a temporada se tornam os jogos da UCL só. Que é muito legal, mas tem jogos espalhados (e uma eliminação precoce te deixa um semestre todo sem absolutamente nada pra disputar). Pro resto, é botão de resultado instantâneo e deu. A única coisa que me ocupa os dias de jogo da liga nacional é o gerenciamento do elenco mesmo - dar tempo de jogo aos jovens, cuidar pra todo mundo estar satisfeito, gerir carga pra tentar evitar lesões, ver quem são os estrangeiros que vão entrar em campo (limitado a 2 por jogo, então as vezes complica na hora de rodar o elenco). Mas o jogo em si é botão de resultado instantâneo e deu. Nem olho mais quanto foram os jogos, tem jogo que vou descobrir o resultado no fim do semestre olhando o calendário, de tão insignificante.

Enfim, não querendo te desanimar. Eu curti muito o desafio, tanto que é o save mais longo que já fiz (e ainda não acabou, quem sabe até onde vamos). Mas teve horas em que isso de não ter disputa interna incomodou. E por isso acho importante já embarcar na aventura mentalmente preparado para essa questão.

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Brazylijska magia
  • div locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

      Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.
       
      Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.
       
       

      O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

      Clique aqui para a próxima postagem
    • Bruno Miguel Colombo Silva
      Por Bruno Miguel Colombo Silva
      Boa noite
      Não sei se já existe algum tópico que fale exatamente sobre isso, mas analisando e estudando vendo alguns vídeos ainda do fm 18 no canal do YouTube, em um vídeo vi ele falando que tal função de meia não combina com outra função de meia atuando juntos ou até mesmo estando ele como meia atacante.
      Gostaria de saber quais funções “casam” melhor e quais não dão certo.
      Muito obrigado desde já.
×
×
  • Criar Novo...