Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Armador móvel com meia-atacante


bieleao

Posts Recomendados

Fala galera, beleza?

Eu comecei um save novo e estou com dúvidas na minha formação. Estou tentando usar um organizador móvel e um meia atacante, em algumas partidas eles vão muito bem, meu organizador se movimentando bem pra criar jogadas e tal, mas em outras não, meu organizador nem aparece. Será que meu MO está atrapalhando meu organizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei pouco o Organizador Móvel, apesar de ser uma função que me interessa bastante. E quando usei, observei o mesmo que você - tem partidas onde ele arrebenta, e outras onde some.

Eu não sei se isso tem a ver diretamente com a função em si ou com o perfil do jogador - se ele for um atleta inconstante, mental e fisicamente, não vai conseguir dar sempre a intensidade que esse papel exige.

Posta o print do Organizador aqui pra darmos uma olhada nos atributos dele.

Como alternativa, você pode tentar o "bom e velho" Médio Área a Área, que é uma função parecida mas que não carrega o fardo de ser um playmaker, nem tem a obrigação de ser tão intenso.

Outra dúvida: em qual função seu meia atacante está jogando? Você usa um Construtor de Jogo Recuado? É que assim, se você tiver mais de um playmaker (organizador de jogo) no time, papel no qual se encaixam todos esses que comentei e também o Organizador Móvel, sua equipe fica com várias referências em campo e pode não estar sabendo exatamente em quem confiar na hora de organizar a jogada.

E pra fechar: qual a formação e filosofia (Flexível, Estruturado, Fluido...) do seu time? Teoricamente um Organizador Móvel precisa de espaço pra operar bem, se for um meio campo muito congestionado - pela formação ou filosofia - ele pode estar sem espaço pra se mexer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4/13/2018 at 15:14, Tsuru disse:

Eu usei pouco o Organizador Móvel, apesar de ser uma função que me interessa bastante. E quando usei, observei o mesmo que você - tem partidas onde ele arrebenta, e outras onde some.

Eu não sei se isso tem a ver diretamente com a função em si ou com o perfil do jogador - se ele for um atleta inconstante, mental e fisicamente, não vai conseguir dar sempre a intensidade que esse papel exige.

Posta o print do Organizador aqui pra darmos uma olhada nos atributos dele.

Como alternativa, você pode tentar o "bom e velho" Médio Área a Área, que é uma função parecida mas que não carrega o fardo de ser um playmaker, nem tem a obrigação de ser tão intenso.

Outra dúvida: em qual função seu meia atacante está jogando? Você usa um Construtor de Jogo Recuado? É que assim, se você tiver mais de um playmaker (organizador de jogo) no time, papel no qual se encaixam todos esses que comentei e também o Organizador Móvel, sua equipe fica com várias referências em campo e pode não estar sabendo exatamente em quem confiar na hora de organizar a jogada.

E pra fechar: qual a formação e filosofia (Flexível, Estruturado, Fluido...) do seu time? Teoricamente um Organizador Móvel precisa de espaço pra operar bem, se for um meio campo muito congestionado - pela formação ou filosofia - ele pode estar sem espaço pra se mexer.

Jogo com MO e na ultima partida resolvi testar usar um trinco para poder liberar meus laterais. Agora que você falou me liguei que meu organizador não é lá essas coisas fisicamente.

Meu esquema:

Forma%C3%A7%C3%A3o.jpg

Orientações:

Forma%C3%A7%C3%A3o_2.jpg

Organizador: 

Viera.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Perissé mudou o título para Armador móvel com meia-atacante

Então, a primeira coisa é mesmo o perfil do Organizador (Armador) Móvel. A definição da função, segundo o guia de atributos chave, é a seguinte:

Armador Móvel
Atributos-chave: chutes de longa distância, Drible, Finalização, Passa, Primeiro Toque, Técnica, Antecipação, Concentração, Decisões, Determinação, Frieza, Índice de Trabalho, Posicionamento, Sem Bola, Visão de Jogo, Aceleração, Agilidade, Cond. Físico Natural, Equilíbrio, Força, Resistência e Velocidade.

Carrega a bola para promover ações ofensivas e volta para fazer a cobertura defensiva. Como deve ser uma constante opção de passes para seus companheiros, precisa de um perfil físico capaz de aguentar a intensidade e fazer valer sua autoridade em campo. Buscará receber a bola na frente e verticalizar as jogadas, costumando se posicionar em alguma faixa na entrada da grande área para buscar uma finalização precisa ou um passe fatal.

Por essa descrição, dá pra perceber que o Organizador Móvel é um cara que precisa ser um baita jogador, vide a quantidade de atributos chave dele. E a descrição complementa isso bem ao dizer que ele precisa ser um super físico capaz de aguentar a intensidade da função, o que não parece ser o caso do Gustavo Vieira.

Mas acho que o problema não é apenas a função em si. Você tá utilizando um meia central único, em um time onde os atletas atuam muito longe um do outro, mas pede pra que ele execute uma função onde deve ser uma opção constante de passes para os companheiros. Posso estar errado, mas me parece bastante contraditório. E talvez seja por isso que ele não consegue render tudo o que pode.

Tem outras instruções que me parecem conflitantes, tipo, você pede pro seu time ser mais largo mas quer jogar com passes curtos, algo que exige uma compactação maior, e ainda com Extremos, que são jogadores que tendem a prender a bola e cruzar, não combinam muito com um estilo de toque de bola. E isso acaba prejudicando o rendimento dos jogadores.

Se você quer atuar com volante e dois pontas, eu sugiro tentar um 4-2-3-1 profundo com dois volantes e sem meia central. Isso porque, no FM, é muito mais fácil você fazer um volante render como meia central, do que um meia central atuar como volante ajudando a defesa.

Eu teria outras dicas também, mas falando do Organizador, acho que ele não tá rendendo por não ser o jogador mais adequado e porque a formação e filosofia do time não estão encaixando com essa função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, olhando pra sua formação, você quer o seu MC que chegue na área, correto? Eu te indico a função Mezzala. É mais ou menos o que o De Bruyne faz. Com a função Atacar, ele fica mais agressivo e funciona como um Armador ou então como o Tsuru falou, um Área-a-Área e editando as instruções do jogador para que ele se torne mais agressivo, mais presente no último terço.

Eu amo Área-a-Área, é uma função que sempre se destaca nos meus times.

Jogar com dois armadores não é a minha praia. Principalmente se tem um MAC no time. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Intensidade alta =  Seus jogadores pegam a bola e já procuram alternativas para passe

Comprimento Largo = Jogadores mais distantes um do outro

Passes mais curtos = Procuram opção proxima para aumentar a intensidade e manter a posse de bola

Tem coisa errada ai, com comprimento largo e passes curtos já fica difícil manter a posse de bola, os jogadores carregariam a bola para buscar um companheiro próximo... ainda com intensidade alta... os jogadores devem estar tipo: HÃÃN?

Eu uso comprimento largo e passes curtos, porém, os meias centrais eu dou instrução para passes longos, para buscar diretamente os extremos... aconselho usar passes curtos somente aos que tem baixo atributo de passe, e aos jogadores de defesa para não dar chutão

No FM 18 eu gosto bastante da opção de pivô ofensivo, ele segura a bola na entrada da área e distribui ela entre os atacantes, um verdadeiro garçom... vc matará dois jogadores em um só... teria seu meia atacante e o Organizador Movel em 1 jogador só, porém ele anda em campo e dificilmente marca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/04/2018 at 17:04, Felipe Pessoa disse:

Tem coisa errada ai, com comprimento largo e passes curtos já fica difícil manter a posse de bola, os jogadores carregariam a bola para buscar um companheiro próximo... ainda com intensidade alta... os jogadores devem estar tipo: HÃÃN?

A parte de usar passes curtos com um comprimento mais largo é equivocado mesmo, mas com a intensidade alta não há problema. O @Henrique M. já utilizou passes curtos e intensidade e se saiu bem, se não me falha a memória. A equipe tende a passar de forma curta e rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4/16/2018 at 17:04, Felipe Pessoa disse:

Intensidade alta =  Seus jogadores pegam a bola e já procuram alternativas para passe

Comprimento Largo = Jogadores mais distantes um do outro

Passes mais curtos = Procuram opção proxima para aumentar a intensidade e manter a posse de bola

Tem coisa errada ai, com comprimento largo e passes curtos já fica difícil manter a posse de bola, os jogadores carregariam a bola para buscar um companheiro próximo... ainda com intensidade alta... os jogadores devem estar tipo: HÃÃN?

Eu uso comprimento largo e passes curtos, porém, os meias centrais eu dou instrução para passes longos, para buscar diretamente os extremos... aconselho usar passes curtos somente aos que tem baixo atributo de passe, e aos jogadores de defesa para não dar chutão

No FM 18 eu gosto bastante da opção de pivô ofensivo, ele segura a bola na entrada da área e distribui ela entre os atacantes, um verdadeiro garçom... vc matará dois jogadores em um só... teria seu meia atacante e o Organizador Movel em 1 jogador só, porém ele anda em campo e dificilmente marca...

É como o amigo @Perissé falou. E eu estava utilizando passes mistos, porém o time não estava encaixando, testei com passes curtos e o time melhorou. 

Infelizmente desmotivei esses dias com o FM, estou uns dias aí sem jogar, quando me animar de novo testo as dicas de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...