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Henrique M.

Atributos-chaves para cada função e tarefa

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Henrique M.

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As funções dos jogadores foram essenciais no FM 2014 e continuam sendo no FM 2015. No ano passado já lançamos a tradução desse guia e nesse ano estamos fazendo a repostagem e atualização do guia com as novas funções implementadas do jogo . Acreditamos que esse é um material de grande ajuda para todos os managers fanáticos ter todos os atributos-chaves para cada função e tarefa num só lugar. Além disso, esse post gigante também trará a exata descrição de cada função presente no jogo, acreditamos que você deve realmente favoritar esse tópico ou até mesmo imprimi-lo para ter ele disponível para quando estiver comandando seu time no FM.

As funções adicionadas para essa versão foram: Ala Invertido, Armador Móvel, Armador Aberto e Raumdeuter.

Goleiros

Tarefa: Goleiro | Função: Defender
Atributos Goleiros: Jogo Aéreo, Comando de Área, Um para Um, Reflexos, Jogo de Mãos
Mentais: Compostura, Concentração, Decisões e Posicionamento
Físicos: Agilidade

Tarefa: Goleiro-Líbero | Função: Defender/ Apoiar/ Atacar
Goleiros: Jogo Aéreo, Comando de Área, Comunicação, Excentricidade, Primeiro Toque, Jogo de Mãos, Reflexos, Saídas
Mentais: Compostura, Concentração, Criatividade, Decisões e Posicionamento
Físicos: Aceleração, Agilidade, Velocidade

Explicando as funções e as tarefas

Goleiro
- Essa função se concentra num uso simples e sem riscos da bola, com o goleiro procurando passar a bola para um jogador longe do gol e livre. Se o jogador não estiver livre, o goleiro optará por se livrar da bola.
- O goleiro irá distribuir a bola de maneira diferente, dependendo da sua estratégia de jogo. Para táticas mais cautelosas, ele irá tentar se livrar da bola, tentando jogá-la o mais próximo da área adversária enquanto em táticas mais ofensivas, ele tentará sair jogando com os defensores mais próximos
- Pode apenas defender.

Goleiro-Líbero
- Busca fazer duas funções, a de goleiro tradicional e de goleiro jogando mais avançado. Junto com suas funções normais, ele tentará mandar bolas longas e abertas e iniciar jogadas de contra-ataque com bolas enfiadas para jogadores entrando em profundidade.
- Com a tarefa defender, o goleiro irá ser mais cuidadoso, mas ainda tentará armar contra-ataques sempre que possível
- Com a tarefa apoiar, o goleiro irá ficar na região da meia-lua e tentando armar jogadas dali
- Com a tarefa atacar, o goleiro irá se afastar bastante da área e ficará contente em sair jogando com a bola


Laterais e Alas


Função: Lateral-Limitado | Tarefa: Defender
Técnicos: Marcação e Desarme
Mentais: Antecipação, Concentração, Posicionamento, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos: Aceleração e Resistência

Função: Lateral | Tarefa: Defender
Técnicos: Marcação e Desarme
Mentais: Antecipação, Concentração, Posicionamento, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos:Aceleração e Resistência

Função: Lateral | Tarefa: Apoiar
Técnicos: Cruzamentos, Marcação e Desarme
Mentais: Antecipação, Concentração, Posicionamento, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos:Aceleração e Resistência

Função: Lateral | Tarefa: Atacar
Técnicos: Cruzamentos, Dribles, Marcação e Desarme
Mentais: Antecipação, Concentração, Sem Bola, Posicionamento, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos:Aceleração e Resistência

Função: Ala | Tarefa: Defender
Técnicos: Marcação e Desarme
Mentais: Decisões, Posicionamento, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos: Aceleração e Resistência

Função: Ala | Tarefa: Apoiar
Técnicos: Cruzamentos, Marcação e Desarme
Mentais: Decisões, Posicionamento, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos: Aceleração e Resistência

Função: Ala | Tarefa: Atacar
Técnicos: Cruzamentos, Dribles, Marcação e Desarme
Mentais: Antecipação, Concentração, Sem Bola, Posicionamento, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos:Aceleração e Resistência

Função: Ala Completo | Tarefa: Atacar
Técnicos: Cruzamentos, Drible, Marcação e Desarme
Mentais: Decisões, Imprevisibilidade, Posicionamento, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos: Aceleração e Resistência

Função: Ala Invertido | Tarefa: Apoiar
Técnicos: Drible, Marcação, Passe e Desarme
Mentais: Antecipação, Concentração, Decisões, Determinação, Sem Bola, Posicionamento e Índice de Trabalho
Físicos: Aceleração, Velocidade e Resistência
Explicando as funções e as tarefas

Lateral Limitado
- Conhece suas qualidades e defeitos, portanto se foca apenas em suas funções defensivas, raramente indo para frente em uma função mais ofensiva
- Pode apenas defender

Lateral
- Um jogador essencial no futebol moderno, além de ter suas obrigações defensivas, deve incrementar seu trabalho com avanços pelas laterais para ajudar no trabalho ofensivo e ajudar o ataque a pressionar a área adversária. Apesar de ser inicialmente um jogador defensivo, tem que estar pronto para ajudar ofensivamente quando a equipe necessitar
- Com a tarefa defender, o lateral vai se manter na linha defensiva e fazer passes simples para o meio ou para as laterais
- Com a tarefa apoiar, o lateral vai ajudar o meio-campo, abrindo a defesa adversária e vai procurar enfiadas de bola e cruzamentos quando tiver a oportunidade
- Com a tarefa atacar, em adição a suas obrigações defensivas, buscará avançar o máximo para o ataque, dando opções ao meio-campo e cruzando a bola para a área.
- Com a tarefa automático, o lateral irá mudar entre as funções defender, apoiar e atacar de acordo com sua estratégia de jogo.

Ala
- Normalmente jogando aberto sem auxílio pelas laterais, o ala deve fazer todas as funções defensivas e ofensivas de pontas e laterais. No ataque tem que estar preparado para dar opções e fazer cruzamentos, no meio deve ajudar a equipe a recuperar a posse de bola enquanto na defesa deve ajudar a pressionar adversários, bloquear cruzamentos e retomar a bola.
- Com a tarefa defender, o ala tentará se manter o mais recuado possível, mas ainda assim buscará cruzamentos e avanços quando possível.
- Com a tarefa apoiar, o ala buscará enfiadas de bola e cruzamentos quando for possível.
- Com a tarefa atacar, ele irá avançar pelos flancos, buscando dar opções para o ataque, pressionar os adversários e tentar cruzamento na linha de fundo.
- Com a tarefa automático, o lateral irá mudar entre as funções defender, apoiar e atacar de acordo com sua estratégia de jogo.

Ala Completo
- Ama atacar, e apesar de ter tarefas defensivas, tem uma inclinação natural por jogar no campo do adversário.
- Pode apenas atacar.

Ala Invertido
- Defensivamente funciona como um lateral ou ala.
- Porém, quando atacando, um ala oferece uma opção pelas laterais, já o ala invertido procurará o meio do campo, buscando criar oportunidades para quem estiver a sua volta
- Ofensivamente atua como um meia central, geralmente, mas não exclusivamente, dando apoio e opção para os pontas.
- Pode apenas apoiar


Zagueiros

Função: Líbero | Tarefa: Defender
Técnicos: Cabeceio, Marcação, Passe e Desarme
Mentais: Antecipação, Compostura, Concentração, Decisões e Posicionamento
Físicos: Aceleração, Equilíbrio e Impulsão

Função: Líbero Ofensivo | Tarefa: Apoiar

Técnicos: Drible, Cabeceio, Marcação, Passe e Desarme
Mentais: Antecipação, Compostura, Concentração, Criatividade, Decisões ,Posicionamento, Trabalho em Equipe
Físicos: Aceleração, Equilíbrio e Impulsão

Função: Líbero Ofensivo | Tarefa: Atacar

Técnicos: Drible, Cabeceio, Chutes de Longa Distância, Marcação, Passe e Desarme
Mentais: Antecipação, Compostura, Concentração, Criatividade, Decisões ,Posicionamento, Trabalho em Equipe
Físicos: Aceleração, Equilíbrio e Impulsão

Função: Zagueiro | Tarefa: Defender

Técnicos: Cabeceio, Marcação e Desarme
Mentais: Compostura, Concentração, Decisões, Determinação e Posicionamento
Físicos: Impulsão e Força

Função: Zagueiro | Tarefa: Bloquear

Técnicos: Cabeceio, Marcação e Desarme
Mentais: Agressividade, Bravura, Compostura, Concentração, Decisões, Determinação e Posicionamento
Físicos: Impulsão e Força

Função: Zagueiro | Tarefa: Cobrir

Técnicos: Cabeceio, Marcação e Desarme
Mentais: Antecipação, Compostura, Concentração, Decisões, Determinação e Posicionamento
Físicos: Aceleração, Impulsão e Força

Função: Defensor que joga com a Bola | Tarefa: Defender

Técnicos: Cabeceio, Marcação, Passe, Desarme e Técnica
Mentais: Compostura, Concentração, Criatividade, Decisões, Determinação e Posicionamento
Físicos: Impulsão e Força

Função: Defensor que joga com a Bola | Tarefa: Bloquear

Técnicos: Cabeceio, Marcação, Passe, Desarme e Técnica
Mentais: Agressividade, Bravura, Compostura, Concentração, Criatividade, Decisões, Determinação e Posicionamento
Físicos: Impulsão e Força

Função: Defensor que joga com a Bola | Tarefa: Cobrir

Técnicos: Cabeceio, Marcação, Passe, Desarme e Técnica
Mentais: Antecipação, Compostura, Concentração, Criatividade, Decisões, Determinação e Posicionamento
Físicos: Aceleração, Impulsão e Força

Função: Defensor Limitado | Tarefa: Defender

Técnicos: Cabeceio, Marcação, Desarme
Mentais: Determinação, Posicionamento
Físicos: Impulsão e Força

Função: Defensor Limitado | Tarefa: Bloquear

Técnicos: Cabeceio, Marcação, Desarme
Mentais: Agressividade, Bravura, Determinação, Posicionamento
Físicos: Impulsão e Força

Função: Defensor Limitado | Tarefa: Cobrir

Técnicos: Cabeceio, Marcação, Desarme
Mentais: Antecipação, Determinação, Posicionamento
Físicos: Aceleração, Impulsão e Força

Explicando as funções e as tarefas

Líbero
- Fica atrás da linha defensiva, buscando enfiadas de bola, marcar atacantes extras e desarmar, bloquear e interceptar. Precisa ser atlético e saber fazer leitura de jogo que lhe permite cobrir erros defensivos, recuperar bolas perdidas e assegurar a posse de bola. Raramente, se nunca, vai a frente.
- Pode apenas defender

Líbero Ofensivo
- Fica atrás da linha defensiva, com as mesmas funções do Líbero. Ele também avançará para dar apoio ao meio-campo quando a equipe tiver a posse de bola.
- Na função apoiar, ele irá avançar até o meio campo quando tiver a bola e tentará enfiadas de bolas para os jogadores ofensivos.
- Na função atacar, o líbero avança muito adentro do campo adversário para se tornar uma ameaça ofensiva além de dar opções para os companheiros de equipe.

Zagueiro
- Sua principal função é impedir os atacantes adversários de jogar e afastar as bolas perigosas quando necessário. Entretanto, especialmente para táticas mais ofensivas, ele precisa ser técnico e ter compostura para ser capaz de ajudar seus companheiros com a posse de bola e ser capaz de distribuir passes simples para os jogadores mais criativos.
- Na função defender, o zagueiro vai se manter em linha com seus parceiros defensivos e buscará interromper ataques, marcar os atacantes adversários e evitar que a bola chegue à grande área.
- Na função bloquear, ele avançara a linha defensiva e tentará pressionar os adversários para evitar a criação de jogadas.
- Na função Cobrir, ele irá ficar mais recuado e buscará se mover através da linha defensiva para fechar espaços.

Defensor que joga com a bola
- Tem a mesma função dos zagueiros, parar os adversários e evitar jogadas perigosas. A grande diferença é que o Defensor que joga com Bola é preparado para fazer jogadas capazes de criar oportunidades e abrir espaços, principalmente em contra-ataques.
- Tem as mesmas funções defender, bloquear e cobrir do Zagueiro.

Defensor Limitado
- Tem a mesma função que os zagueiros, mas quando ele tiver a bola, buscará se livrar dela da maneira mais segura possível.
- Tem as mesmas funções defender, bloquear e cobrir do Zagueiro.


Volantes

Tarefa: Volante | Função: Defender
Técnicos: Marcação e Desarme
Mentais: Concentração, Decisões, Posicionamento, Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Aceleração, Resistência, Força

Tarefa: Volante | Função: Apoiar
Técnicos: Marcação, Passe e Desarme
Mentais: Decisões, Posicionamento, Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Aceleração, Resistência, Força

Tarefa: Armador Recuado | Função: Defender
Técnicos: Marcação, Passe, Desarme e Técnica
Mentais: Frieza, Criatividade, Decisões, Posicionamento, Trabalho em Equipe
Físicos: Força

Tarefa: Armador Recuado | Função: Apoiar
Técnicos: Primeiro Toque, Passe, Desarme e Técnica
Mentais: Frieza, Criatividade, Decisões, Sem Bola, Posicionamento, Trabalho em Equipe
Físicos: Nenhum

Tarefa: Meio-campista recuperador de bolas | Função: Defender
Técnicos: Marcação e Desarme
Mentais: Agressividade, Bravura, Determinação, Posicionamento, Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Resistência e Força

Tarefa: Meio-campista recuperador de bolas | Função: Apoiar
Técnicos: Marcação, Passe e Desarme
Mentais: Agressividade, Bravura, Determinação, Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Resistência e Força

Tarefa: Trinco | Função: Defender
Técnicos: Cabeceio, Marcação e Desarme
Mentais: Antecipação, Concentração, Decisões, Determinação, Posicionamento, Índice de Trabalho
Físicos: Força

Tarefa: Terceiro Zagueiro | Função: Defender
Técnicos: Marcação, Passe e Desarme
Mentais: Antecipação, Frieza, Concentração, Decisões, Posicionamento, Trabalho em Equipe
Físicos: Aceleração, Resistência e Força

Tarefa: Regista | Função: Apoiar
Técnicos: Primeiro Toque, Passe, Desarme e Técnica
Mentais: Frieza, Decisões, Sem Bola, Posicionamento, Trabalho em Equipe
Físicos: Nenhum


Tarefa: Armador Móvel | Função: Apoiar
Técnicos: Chutes de longa distância, Drible, Finalização, Passa, Primeiro Toque e Técnica
Mentais: Antecipação, Concentração, Decisões, Determinação, Frieza, Índice de Trabalho, Posicionamento, Sem Bola e Visão de Jogo
Físicos: Aceleração, Agilidade, Cond. Físico Natural, Equilíbrio, Força, Resistência e Velocidade

Explicando as funções e as tarefas

Volante
- Sua função principal é proteger a linha defensiva de atacantes, através de marcação sob pressão, e dar suporte aos meio-campistas quando tiver a posse de bola. Um tarefa fundamental do volante é ficar com a bola enquanto a defesa e o ataque se reorganizam após um período de pressão adversária
- Na função defender, o volante ficará em sua posição entre o meio-campo e a zaga e manterá a posse de bola.
- Na função apoiar, o volante irá se aproximar da linha de meio-campo e dará apoio as movimentações ofensivas.

Armador Recuado
- Trabalha no espaço entre defesa e meio-campo e busca iniciar ataques através de passes precisos para jogadores posicionados no campo de ataque. É um jogador criativo que também tem que ser competente na defesa.
- Na função defender, o armador recuado irá cumprir funções defensivas extras ao manter posição na frente da linha defensiva, raramente indo ao ataque.
- Na função apoiar, o armador recuado irá trazer a bola da defesa para o meio e buscará espaços para chutes de longa distância assim como tentar enfiadas de bola.

Meio-campista recuperador de bolas
- Sua principal função é pressionar o adversário e recuperar a bola. Ele também necessita de habilidades para ajudar o time a manter a posse e criar chances de ataque.
- Na função defender, o meio-campista recuperador de bolas irá buscar a recuperação da bola no meio-campo e passá-la rapidamente aos jogadores de criação.
- Na função apoiar, o meio-campista recuperador de bolas irá recuperar a bola no campo adversário e apoiar os contra-ataques que possam resultar desse avanço na pressão.

Trinco
- Sua principal função é tomar posição no buraco entre defesa e meio-campo, interceptar ataques e recuperar a bola. Fará passes simples para os jogadores de criação. Não irá se aventurar muito no campo de ataque, nem para pressionar o adversário nem para apoiar as jogadas de ataque.
- Pode apenas defender.

Terceiro Zagueiro
- Procura ser um meio termo entre um líbero agressivo e um volante. Quando um terceiro zagueiro é usado, os zagueiros irão avançar a linha defensiva, enquanto ele irá recuar muito mais que um volante normal. Além de suas funções defensivas, ele irá buscar uma saída para uma rápida reposição da posse de bola quando as jogadas de ataque falharem.
- Pode apenas defender.

Regista
- Uma versão mais ofensiva do Armador Recuado, ideal para táticas que priorizam a posse de bola e pressiona o adversário no seu próprio campo. Ele tem total liberdade para cadenciar o jogo através da defesa, oferecendo uma saída dinâmica e imprevisível do seu próprio campo. Ele irá manter uma pressão intensa buscando sempre novas oportunidades para os jogadores de ataque concluírem ou avançarem até a área adversária.
- Pode apenas apoiar.

Armador Móvel
- Carrega a bola para promover ações ofensivas e volta para fazer a cobertura defensiva.
- Como deve ser uma constante opção de passes para seus companheiros, precisa de um perfil físico capaz de aguentar a intensidade e fazer valer sua autoridade em campo.
- Buscará receber a bola na frente e verticalizar as jogadas, costumando se posicionar em alguma faixa na entrada da grande área para buscar uma finalização precisa ou um passe fatal.
- Pode apenas apoiar.


Meias Centrais

Tarefa: Meia Central | Função: Defender
Técnicos: Primeiro Toque, Cabeceio, Marcação, Passe e Desarme
Mentais: Decisões, Determinação, Posicionamento, Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Nenhum

Tarefa: Meia Central | Função: Apoiar
Técnicos: Primeiro Toque, Chutes de Longe, Marcação, Passe e Desarme
Mentais: Criatividade, Decisões, Determinação, Sem Bola, Posicionamento, Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Nenhum

Tarefa: Meia Central | Função: Atacar/Automático
Técnicos: Drible, Finalização, Primeiro Toque, Passe
Mentais: Decisões, Decisões, Determinação, Sem Bola, Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Nenhum

Tarefa: Armador Recuado | Função: Defender
Técnicos: Marcação, Passe, Desarme e Técnica
Mentais: Frieza, Criatividade, Decisões, Posicionamento, Trabalho em Equipe
Físicos: Força

Tarefa: Armador Recuado | Função: Apoiar
Técnicos: Primeiro Toque, Passe, Desarme e Técnica
Mentais: Frieza, Criatividade, Decisões, Posicionamento, Trabalho em Equipe
Físicos: Nenhum

Tarefa: Meio-campista área a área | Função: Apoiar
Técnicos: Drible, Finalização, Primeiro Toque, Cabeceio, Chutes de Longe, Marcação, Passe e Técnica
Mentais: Antecipação, Bravura, Decisões, Determinação, Sem Bola, Posicionamento, Índice de Trabalho
Físicos: Aceleração, Resistência e Força

Tarefa: Armador Avançado | Função: Apoiar
Técnicos: Primeiro Toque, Passe e Técnica
Mentais: Criatividade, Decisões, Imprevisibilidade, Trabalho em Equipe eÍndice de Trabalho
Físicos: Resistência

Tarefa: Armador Avançado | Função: Atacar
Técnicos: Drible, Primeiro Toque, Passe e Técnica
Mentais: Antecipação, Criatividade, Decisões, Imprevisibilidade, Sem Bola e Índice de Trabalho
Físicos: Nenhum

Tarefa: Meio-campista recuperador de bolas | Função: Defender
Técnicos: Marcação e Desarme
Mentais: Agressividade, Bravura, Determinação, Posicionamento, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos: Resistência e Força

Tarefa: Meio-campista recuperador de bolas | Função: Apoiar
Técnicos: Marcação, Passe e Desarme
Mentais: Agressividade, Bravura, Determinação, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos: Resistência e Força

Tarefa: Armador Móvel | Função: Apoiar
Técnicos: Chutes de longa distância, Drible, Finalização, Passa, Primeiro Toque e Técnica
Mentais: Antecipação, Concentração, Decisões, Determinação, Frieza, Índice de Trabalho, Posicionamento, Sem Bola e Visão de Jogo
Físicos: Aceleração, Agilidade, Cond. Físico Natural, Equilíbrio, Força, Resistência e Velocidade

Explicando as funções e as tarefas

Meia Central
- Tem habilidade para jogar no ataque, apoiando ou defendendo, mas tem tendências de faltar algumas qualidades para fazer todas as funções simultaneamente.
- Na função defender, o meia central se posiciona em frente a defesa e busca fazer o simples para os jogadores mais avançados.
- Na função apoiar, procura manter sua posição no meio-campo e jogar a bola para jogadores mais avançados.
- Na função atacar, busca chegar a área e dar apoio aos atacantes, abrir espaços para os pontas e jogar a bola para os armadores.
- Na função automático, ele irá mudar entre essas 3 funções de acordo com a mentalidade e o estilo de jogo.

Armador Recuado
- Trabalha no espaço entre defesa e meio-campo e busca iniciar ataques através de passes precisos para jogadores posicionados no campo de ataque. É um jogador criativo que também tem que ser competente na defesa.
- Na função defender, o armador recuado irá cumprir funções defensivas extras ao manter posição na frente da linha defensiva, raramente indo ao ataque.
- Na função apoiar, o armador recuado irá trazer a bola da defesa para o meio e buscará espaços para chutes de longa distância assim como tentar enfiadas de bola.

Meio-campista Área a Área
- Dá grandes contribuições ofensivas e defensivas. No ataque, busca dar apoio aos jogadores ofensivos, muitas vezes indo para a área para ser um elemento surpresa, seja em rebotes ou como opção extra nos cruzamentos. Na defesa, pressiona os adversários e ajuda a proteger a linha defensiva.
- Tem apenas a função apoiar.

Armador Avançado
- Pode trabalhar no centro do campo, na intermediária adversária ou pelas pontas. Ele busca aproveitar os espaços deixados pela defesa adversária, sendo opções para passes e buscando agilizar a transição defesa-ataque.
- Na função apoiar, ele buscará manter sua posição e distribuir passes para os companheiros.
- Na função atacar, buscará espaços na linha defensiva, gerando cruzamentos ou enfiadas de bola sempre que possível.

Meio-campista recuperador de bolas
- Sua principal função é pressionar o adversário e recuperar a bola. Ele também necessita de habilidades para ajudar o time a manter a posse e criar chances de ataque.
- Na função defender, o meio-campista recuperador de bolas irá buscar a recuperação da bola no meio-campo e passá-la rapidamente aos jogadores de criação.
- Na função apoiar, o meio-campista recuperador de bolas irá recuperar a bola no campo adversário e apoiar os contra-ataques que possam resultar desse avanço na pressão.

Armador Móvel
- Carrega a bola para promover ações ofensivas e volta para fazer a cobertura defensiva.
- Como deve ser uma constante opção de passes para seus companheiros, precisa de um perfil físico capaz de aguentar a intensidade e fazer valer sua autoridade em campo.
- Buscará receber a bola na frente e verticalizar as jogadas, costumando se posicionar em alguma faixa na entrada da grande área para buscar uma finalização precisa ou um passe fatal.
- Pode apenas apoiar.


Pontas (MD, ME, MAD e MAE)

Tarefa: Meio-campista lateral | Função: Defender/Apoiar/Atacar/Automático
Técnicos: Cruzamentos, Passe e Desarme
Mentais: Antecipação, Decisões, Determinação, Sem Bola, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos: Resistência

Tarefa: Ponta | Função: Apoiar/Atacar
Técnicos: Cruzamento, Drible e Técnica
Mentais: Decisões, Imprevisibilidade, Sem Bola
Físicos: Aceleração, Agilidade, Equilíbrio e Velocidade

Tarefa: Ala Defensivo | Função: Defender/Apoiar
Técnicos: Cruzamento, Drible, Marcação, Desarme e Técnica
Mentais: Decisões, Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Velocidade e Resistência

Tarefa: Armador Avançado | Função: Apoiar
Técnicos: Primeiro Toque, Passe e Técnica
Mentais: Criatividade, Decisões, Imprevisibilidade, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos: Resistência

Tarefa: Armador Avançado | Função: Atacar
Técnicos: Drible, Primeiro Toque, Passe e Técnica
Mentais: Antecipação, Criatividade, Decisões, Imprevisibilidade, Sem Bola e Índice de Trabalho
Físicos: Nenhum

Tarefa: Armador Aberto | Função: Apoiar
Técnicos: Passe, Primeiro Toque e Técnica
Mentais: Antecipação, Concentração, Decisões, Frieza, Posicionamento, Sem Bola, Trabalho em Equipe e Visão de Jogo
Físicos: Nenhum

Tarefa: Armador Aberto | Função: Atacar
Técnicos: Drible, Passe, Primeiro Toque e Técnica
Mentais: Antecipação, Concentração, Decisões, Frieza, Posicionamento, Trabalho em Equipe e Visão de Jogo
Físicos: Nenhum

Tarefa: Atacante Interior | Função: Apoiar
Técnicos: Drible, Chutes de Longe, Passe e Técnica
Mentais: Decisões, Imprevisibilidade, Sem Bola, Trabalho em Equipe
Físicos: Aceleração e Velocidade

Tarefa: Atacante Interior | Função: Atacar
Técnicos: Cruzamentos, Drible, Finalização, Passe
Mentais: Decisões, Imprevisibilidade, Sem Bola, Trabalho em Equipe
Físicos: Aceleração e Velocidade

Tarefa: Atacante de Referência | Função: Apoiar/Atacar
Técnicos: Cruzamentos, Drible, Cabeceio e Técnica
Mentais: Decisões, Imprevisibilidade e Sem Bola
Físicos: Aceleração, Agilidade, Equilíbrio, Impulsão, Velocidade e Força

Tarefa: Raumdeuter | Função: Atacar
Técnicos: Finalização e Primeiro Toque
Mentais: Antecipação, Concentração, Decisões, Determinação, Frieza, Índice de Trabalho e Sem Bola
Físicos: Aceleração, Equilíbrio e Resistência

Explicando as Funções e Tarefas

Meio-campista lateral
- Realiza ações ofensivas e defensivas nos lados do campo, apoiando os atacantes, meias e defensores. Sem contar com a velocidade e técnica de um ponta, o meio-campista lateral confia em seu Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho para atacar sem comprometer suas obrigações defensivas.
- Na função defender, guardará posição e fará cruzamentos da intermediária, evitando chegar a linha de fundo
- Na função apoiar, irá avançar um pouco mais e buscará enfiadas de bola pelas diagonais, e ainda tentará buscar cruzamentos quando tiver a chance
- Na função atacar, buscará cruzar bolas rapidamente na linha de fundo.
- Na função automática, irá alternar entre as funções defender, apoiar e atacar de acordo com a mentalidade da tática.

Ponta
- Vai buscar vencer seus marcadores na velocidade e técnica, portanto, ele precisa ser um jogador técnico e veloz. Fica extremamente aberto quando a equipe prepara o ataque, preparado para surgir em espaços e atacar pelas laterais.
- Na função apoiar, buscará se livrar rapidamente da marcação para cruzar bolas na área.
- Na função atacar, tentará causar caos na defesa, jogando de forma incisiva buscando tanto a finalização quanto criar oportunidades com passes e cruzamentos para os companheiros.

Ala Defensivo
- Vai buscar pressionar laterais e alas adversários, recuperar a bola e então ou aguardar o resto do time se reposicionar ofensivamente, levar a bola para a linha de fundo ou buscar cruzamentos e enfiadas de bola sempre que possível.
- Na função apoiar, buscará recuperar a posse de bola, se livrar da marcação e cruzar a bola para área.

Armador Avançado
- Pode trabalhar no centro do campo, na intermediária adversária ou pelas pontas. Ele busca aproveitar os espaços deixados pela defesa adversária, sendo opções para passes e buscando agilizar a transição defesa-ataque.
- Na função apoiar, ele buscará manter sua posição e distribuir passes para os companheiros.
- Na função atacar, buscará espaços na linha defensiva, gerando cruzamentos ou enfiadas de bola sempre que possível.

Armador Aberto
- Fonte principal de criatividade da equipe, vem da ponta para o centro do campo para criar espaços e dar o último passe.
- Jogando na lateral do campo, isso permite com que fuja da marcação adversária e possa atacar livremente as faixas centrais do campo
- Defensivamente, ocupará sua posição na ala cobrindo o lateral adversário, contudo, não se espera que seja agressivo na marcação. Mesmo assim é mais um elemento ocupando espaços e fechando a linha defensiva.
- Na função apoiar, buscará ocupar faixas centrais do campo, armando dali as principais jogadas da equipe.
- Na função atacar, ocupará posições mais a frente no campo, sendo a principal fonte criativa da equipe e estando avançado, pode ser que seja pego fora de posição durante um contra-ataque do adversário.

Atacante Interior
- Vai buscar se movimentar da lateral para o meio e se posicionar no meio dos defensores, funciona melhor quando joga numa ponta contrária ao seu pé preferido. Sua movimentação pode abrir espaços para ultrapassagens dos laterais assim como sobrecarregar um defensor que está recuando mas também pode ocasionar no jogador se precipitando e ficando sem opções.
- Na função apoiar, se movimentará pelas diagonais deixada por espaços na defesa e buscar enfiadas de bola e chutes de longe quando a oportunidade surgir.
- Na função atacar, buscará atacar a defesa adversária, buscando as opções para chute, passe ou cruzamentos.

Atacante de Referência
- É a melhor saída para as bolas afastadas da zaga ou lançamentos longos do campo de defesa. Preferencialmente posicionado junto com um lateral mais fraco e menor, seu trabalho é recuperar a bola e mantê-la até poder passar para algum companheiro.
- Na função apoiar, é melhor utilizada para fazer um jogador alvo enfrentar um lateral mais fraco e menor, criando chances de desarmes e chances de aproximar dos atacantes.

Raumdeuter
- O nome vem do alemão "Investigador Espacial", já que sua função é buscar pequenos espaços aonde possa exercer problemas ao adversário.
- Poderia ser definido como um Matador que joga Aberto, já que ele ocupa posições aparentemente inofensivas, até que apareça uma oportunidade para finalizar ou correr para a área.
- Essa busca pelo espaço ideal faz com que se torne difícil de ser marcado.
- Porém, esse comportamento pode fazer com que o jogador negligencie suas funções defensivas. sendo assim é necessário uma boa cobertura e uma organização defensiva competente para que ele possa brilhar.
- Pode apenas atacar.


Meias Atacantes

Tarefa: Meia-atacante | Função: Apoiar
Técnicos: Primeiro Toque, Chutes de Longe, Passe e Técnica
Mentais: Criatividade, Decisões, Imprevisibilidade, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos: Equilíbrio

Tarefa: Meia-atacante | Função: Atacar
Técnicos: Drible, Primeiro Toque, Passe e Técnica
Mentais: Criatividade, Decisões, Imprevisibilidade, Sem Bola e Índice de Trabalho
Físicos: Aceleração

Tarefa: Armador Avançado | Função: Apoiar
Técnicos: Primeiro Toque, Passe e Técnica
Mentais: Criatividade, Decisões, Imprevisibilidade, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho
Físicos: Resistência


Tarefa: Armador Avançado | Função: Atacar
Técnicos: Drible, Primeiro Toque, Passe e Técnica
Mentais: Antecipação, Criatividade, Decisões, Imprevisibilidade, Sem Bola e Índice de Trabalho
Físicos: Nenhum

Tarefa: Número 10 | Função: Atacar
Técnicos: Finalização, Primeiro Toque, Passe e Técnica
Mentais: Antecipação, Frieza, Criatividade, Imprevisibilidade, Sem Bola
Físicos: Agilidade

Tarefa: Enganche | Função: Atacar
Técnicos: Finalização, Primeiro Toque, Passe e Técnica
Mentais: Antecipação, Frieza, Criatividade, Imprevisibilidade, Sem Bola
Físicos: Nenhum

Tarefa: Atacante Sombra | Função: Atacar
Técnicos: Finalização, Primeiro Toque, Passe, Desarme e Técnica
Mentais: Antecipação, Compostura, Imprevisibilidade, Sem Bola e Índice de Trabalho
Físicos: Agilidade e Resistência

Explicando as funções e tarefas

Meia-Atacante
- Atua mais avançado que a maioria dos meias, portanto, não será capaz de aproveitar espaços tal qual jogadores mais recuados ou posicionados no lado do campo. Precisa de excelente atributos técnicos e mentais, pois sua função é criar chance para ele e para os outros.
- Na função apoiar, irá ajudar na defesa e tende a manter posição ao invés de avançar desenfreadamente.
- Na função atacar, procurará criar chances para os companheiros, mas também procurará ser uma ameaça dentro da área.

Armador Avançado
- Pode trabalhar no centro do campo, na intermediária adversária ou pelas pontas. Ele busca aproveitar os espaços deixados pela defesa adversária, sendo opções para passes e buscando agilizar a transição defesa-ataque.
- Na função apoiar, ele buscará manter sua posição e distribuir passes para os companheiros.
- Na função atacar, buscará espaços na linha defensiva, gerando cruzamentos ou enfiadas de bola sempre que possível.

Trequartista
- Pode atuar tanto em funções de meia-atacante ou de atacante.
- Procurará buscar espaços entre o meio e a defesa, tal qual o Armador Avançado, mas com muito menos obrigações defensivas, já que o Trequartista ficará procurando espaços para atuar enquanto o time não tem a bola.
- Pode apenas atacar.

Enganche
- É o principal armador do time, um gancho que junta meio-campo e ataque e atua atrás do atacante. É um armador que se mantém em posição e se torna um ponto central enquanto a equipe se movimenta ao seu redor. É diferente se comparado ao Trequartista, que gosta de sair de sua posição para criar espaços e oportunidades
- Pode apenas atacar.

Atacante Sombra
- É a principal ameaça ao gol do adversário. Normalmente colocando em conjunto com um Atacante Recuado, o atacante sombra irá procurar oferecer o máximo de perigo aos defensores adversários, movimentando se para ter chances claras de gol e quando não tiver a bola, pressionar os adversários para rapidamente recuperar a bola.
- Pode apenas atacar


Atacantes


Tarefa: Atacante Recuado | Função: Apoiar
Técnicos: Drible, Primeiro Toque, Chutes de Longa Distância, Passe e Técnica
Mentais: Criatividade, Decisões, Sem Bola, Trabalho em Equipe
Físicos: Força

Tarefa: Atacante Recuado | Função: Atacar
Técnicos: Finalização, Primeiro Toque, Passe e Técnica
Mentais: Antecipação, Frieza, Criatividade. Decisões, Sem Bola
Físicos: Equilíbrio

Tarefa: Atacante Avançado | Função: Atacar
Técnicos: Cruzamento, Drible, Finalização e Cabeceio
Mentais: Antecipação, Frieza, Imprevisibilidade, Sem Bola, Índice de Trabalho
Físicos: Velocidade

Tarefa: Jogador alvo | Função: Apoiar
Técnicos: Primeiro Toque, Cabeceio, Chutes de Longa Distância
Mentais: Agressividade, Bravura, Determinação, Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Impulsão, Força

Tarefa: Jogador alvo | Função: Atacar
Técnicos: Finalização, Primeiro Toque, Cabeceio
Mentais: Antecipação, Bravura, Determinação, Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Impulsão, Força

Tarefa: Oportunista | Função: Atacar
Técnicos: Drible, Finalização, Primeiro Toque
Mentais: Antecipação, Frieza, Sem Bola
Físicos: Aceleração, Agilidade, Equilíbrio, Velocidade

Tarefa: Atacante Completo | Função: Atacar

Técnicos: Drible, Finalização, Primeiro Toque, Cabeceio, Chutes de Longa distância, Passe e Técnica
Mentais: Antecipação, Frieza, Criatividade, Decisões, Determinação, Sem Bola, Trabalho em Equipe
Físicos: Aceleração, Agilidade, Equilíbrio, Impulsão, Velocidade, Força

Tarefa: Atacante Defensivo | Função: Defender

Técnicos: Marcação, Desarme
Mentais: Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Resistência, Força

Tarefa: Atacante Defensivo | Função: Apoiar

Técnicos: Primeiro Toque, Chutes de Longa Distância, Marcação, Passe, Desarme
Mentais: Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Velocidade, Resistência, Força

Tarefa: Número 10 | Função: Atacar
Técnicos: Finalização, Primeiro Toque, Passe e Técnica
Mentais: Antecipação, Frieza, Criatividade, Imprevisibilidade, Sem Bola
Físicos: Agilidade

Tarefa: Falso 9 | Função: Apoiar
Técnicos: Primeiro Toque, Chutes de Longa Distância, Passe
Mentais: Criatividade, Sem Bola, Trabalho em Equipe, Índice de Trabalho
Físicos: Força

Explicando as funções e tarefas

Atacante Recuado
- Sua principal função é ligar o ataque ao meio-campo. Ele busca achar espaços e segurar a bola para distribuir o jogo para os seus companheiros, seja pelo meio ou pelas pontas ou então para o atacante mais avançado.
- Na função apoiar, ele priorizará aguardar a equipe se aproximar dele para distribuir o jogo do que buscar oportunidades para gol.
- Na função atacar, ele priorizará criar chances para ele mesmo, mas também sem esquecer dos companheiros.

Atacante Avançado
- Sua principal função é liderar o ataque e ser o elemento mais avançado da equipe. Sua função é ser o principal foco das ações ofensivas da equipe, para isso ele precisar ser capaz de aproveitar as chances que lhe são oferecidas, assim como criar chances para seus companheiros.
- Como função secundária, ele é o responsável por correr atrás de passes mal feitos e/ou bolas mal afastadas pela zaga adversária, para que possa criar oportunidades para a equipe a partir de erros do adversário.
- Pode apenas atacar.

Jogador Alvo
- Usa seu físico para atormentar a defesa adversária e abrir espaços para atacantes e apoiadores. Prefere acreditar na sua força e habilidade aérea do que tentar resolver com sua técnica.
- Na função apoiar, ele tentará escorar bolas e jogar de forma simples com seus companheiros.
- Na função atacar, ele liderará as ações ofensivas para tentar abrir espaços na defesa adversária.

Oportunista
- Ele fica na cola do último defensor, esperando uma oportunidade para furar a defesa adversária e se posicionar melhor para receber bolas dos armadores. Sua principal função é marcar gols, mas ele irá pressionar seu marcador e abrir o jogo quando necessário. Ele raramente ajuda na construção de jogadas, preferindo se manter centralizado para aproveitar as oportunidades que surgirem.
- Pode apenas atacar.

Atacante Completo
- Possui dos atributos técnicos de um Atacante Recuado, a habilidade de marcar gols de um Oportunista e a força de um Jogador Alvo. Ele pode jogar com os outros, criar chances para seu proveito ou finalizar ações da equipe. Tal tipo de jogador deve transcender instruções táticas, deixando ele livre para fazer o que ele sabe.
- Na função apoiar, ele tentará buscar espaços, pressionar a defesa, chutar de fora da área, direcionar o jogo para as pontas ou enfiar bolas para seus companheiros.
- Na função atacar, ele liderará o ataque e ser o jogador mais avançado da equipe, criando assim chances para ele e a equipe aproveitarem.

Atacante Defensivo
- Sua principal função é pressionar a zaga adversária e quem estiver com a bola ou buscá-la quando ela estiver perdida além de impedir as ações da equipe adversária no campo de ataque. Quando estiverem atacando, ele tentará jogar da forma mais simples possível, criando chances para os outros aproveitarem ao invés de buscar marcar os gols.
- Na função apoiar, ele tentará ficar um pouco mais avançado e pressionar os volantes.

Trequartista
- Pode atuar tanto em funções de meia-atacante ou de atacante.
- Procurará buscar espaços entre o meio e a defesa, tal qual o Armador Avançado, mas com muito menos obrigações defensivas, já que o Trequartista ficará procurando espaços para atuar enquanto o time não tem a bola.
- Pode apenas atacar.

Falso 9
- É similar com um meia-atacante ou armador avançado, um atacante solitário ou um centroavante que vem buscar o jogo na intermediária. Sua movimentação irá criar problemas para os zagueiros adversários, que pode tanto pressioná-lo e deixarem buracos na zaga ou deixá-lo livre para que ele possa criar chances perigosas.
- Pode apenas apoiar.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Autor: Johnny Karp (FMS)
Tradução e Adaptação: Henrique M.
Banner: _Matheus_

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Yan Perisse

Booooaa Henrique!!! Na outra edição (2014) me ajudou mt...

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arafis

Só uma dúvida... Não existe mais criatividade?

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Noubys

Só uma dúvida... Não existe mais criatividade?

O nome foi alterado para "Visão de Jogo"

Editado por Noubys

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arafis

Valeu :)

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Yan Perisse

O nome foi alterado para "Visão de Jogo"

Percebi que não existe mais Compostura também...

Editado por Yan Perissé

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Ichthus

Percebi que não existe mais Compostura também...

Virou "Frieza".

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Yan Perisse

Virou "Frieza".

Ata, eu um dia mudei o idioma do FM para português de Portugal, e vi esse Compostura...

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Ichthus

Ata, eu um dia mudei o idioma do FM para português de Portugal, e vi esse Compostura...

Sim, a mudança foi no português daqui pro povo entender melhor.

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Yan Perisse

Gente o que seria ''Criatividade''?

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_Matheus_

Gente o que seria ''Criatividade''?

Nunca jogou as versões anteriores, né?

No FM 2015 esse atributo foi renomeado para Visão.

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Yan Perisse

Nunca jogou as versões anteriores, né?

No FM 2015 esse atributo foi renomeado para Visão.

Joguei, mas os nomes mudaram e não soube quais os atributos que viraram...

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Felipe Sabino

Estou em busca de um guia assim para Staffs. Alguém conhece? Alguém orienta ou indica?

No mais, salvei o texto e estou adaptando algumas informações e acrescentando outras que uso nos meus jogos. Para uso pessoal apenas.

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Kalazans

Estou em busca de um guia assim para Staffs. Alguém conhece? Alguém orienta ou indica?

 

No mais, salvei o texto e estou adaptando algumas informações e acrescentando outras que uso nos meus jogos. Para uso pessoal apenas.

 

Eu sempre utilizo esse filtro abaixo:

http://www.mediafire.com/download/novhhdccun3db3u/Passion4FM-backroom-staff-search-filters.fmf

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jmarcosm11

 

Boa! Não é tão bom quanto o que eu usava no outro patch mas já é algo.. Agora é só melhor esse e salvar que já era!

 

Valeuuu

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  • Conteúdo Similar

    • Henrique M.
      Por Henrique M.

      Além de uma rotina de escanteios eficiente no ataque, todos os jogadores de FM também precisam de uma rotina defensiva sólida. Existem diversas maneiras de se defender de cobranças de escanteios, mas é sempre bom tentar aquele algo a mais, não somente anular a cobrança do adversário. Nesse artigo, além de te ensinar como evitar gols de escanteios, iremos demonstrar como você pode transformar cada cobrança do seu adversário em um potencial contra-ataque. Vale lembrar que toda e qualquer configuração depende da qualidade dos seus jogadores em comparação ao nível dos adversários. 
      Passo 1: evitar o passe curto
      É sempre bom colocar seu jogador mais baixo fora da área, caso ele não seja um dos mais velozes, coloque ele para evitar que seu adversário cobre o escanteio de forma curta e caso cobre, você já tem um jogador na região para impedir um cruzamento ou jogada rápida após a bola ser introduzida em campo.
      Passo 2: eliminando oportunidades de gol na pequena área
      Coloque um dos seus laterais fechando a primeira trave e não existe uma grande preocupação em se preocupar com o segundo poste, já que ele não é algo visado pelos oponentes. Coloque três jogadores com boa impulsão, altura e cabeceio fechando as oportunidades na pequena área, desde que eles não sejam seus três melhores jogadores nesse quesito.
      Passo 3: marcando os jogadores mais altos
      Coloque seus zagueiros (costumam ser os mais altos do elenco, além do goleiro) e o terceiro jogador mais alto do clube para marcar os jogadores mais altos do adversário, buscando diminuir a vantagem da altura dos cabeceadores adversários.
      Passo 4: Iniciando um contra-ataque através da entrada da sua área
      Combine um jogador criativo e capaz de disputar fisicamente uma bola na entrada da sua área, dessa forma ele terá mais chances de recuperar o rebote e iniciar rapidamente uma jogada de contra-ataque do seu time. Se você olhar a imagem abaixo, pode ter uma ideia de como o cenário se desenvolverá:

      O meu time foi capaz de afastar a ameaça do escanteio do adversário e rapidamente iniciou um contra-ataque. Payet demarca o jogador do meu time e as setas as eventuais opções de movimentação dos jogadores mais avançados.
      Passo 5: Mantendo os defensores adversários ocupados
      Deixe o jogador mais rápido da sua equipe mais avançado, pois assim, ele mantém alguns jogadores do adversário recuados para fazer uma eventual marcação e retira jogadores da proximidade da sua área. Além da vantagem óbvia em um contra-ataque veloz, recebendo aquele passe açucarado do jogador que ganhou o rebote e acionou sua movimentação.
      LEIA MAIS: Escanteios: Como podem te ajudar a explorar o jogo?
      Abaixo segue a configuração dessa estratégia defensiva em uma imagem e também um link para download da rotina (lembre-se de ajustar sua rotina de acordo com o perfil físico e técnico do seu elenco).

      Link para download e instruções de instalação e uso: 
      Texto traduzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Rotina disponibilizada por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol, através do conteúdo desse guia
      Fonte: https://fminside.net/defend-corners-properly/
      Banner: @_Matheus_
    • Henrique M.
      Por Henrique M.

      Esse artigo foca nos erros mais comuns do FM 2018 e como fazer para corrigi-los. E vale lembrar, que antes de reclamar de um eventual erro no seu jogo, verifique se seu computador atingi os requisitos mínimos.
      Sistema Operacional: Windows Vista (SP2), 7 (SP1), 8/8.1, 10 (1703/Creators Update) – 64-bit ou 32-bit Processador: Intel Pentium 4, Intel Core ou AMD Athlon – 2.2 GHz + Memória RAM: 2 GB RAM Placa de Vídeo: Intel GMA X4500, NVIDIA GeForce 9600M GT ou AMD/ATI Mobility Radeon HD 3650 – 256MB VRAM Versão do DirectX: Versão 9.0c Armazenamento: 7 GB disponível no disco 1) O FM não inicia
      O seu jogo não abre e lhe dá uma mensagem de aviso como essa: Football Manager 2018 18.2.1f1051982 (staging) parou de funcionar? Existem alguns processos simples que podem resolver o problema para você:
      Caso seu notebook tenha placa de vídeo dedicada e integrada, tente fazer com que o jogo rode apenas usando a placa de vídeo integrada; Instale todas as atualizações do seu Windows 10; Faça um escaneamento completo com seu anti-vírus; Desative seu anti-vírus e firewall e tente rodar o jogo novamente; Desative aplicativos e programa que rodam em plano de fundo, assim seu sistema direcionará toda sua capacidade computacional para o jogo. Nesse caso, recomendamos que utilize o CPUCores e/ou o Process Lasso para automatizar essa tarefa; Faça uma checagem da integridade dos arquivos pelo Windows, você pode preferir usar um programa para isso, como o CCleaner. 2) Crash Dumps
      Esse é um erro clássico e tradicional vilão do jogo (você pode visitar o tópico específico clicando aqui). Apesar de não existir nenhuma solução definitiva, algumas coisas podem mitigar a ocorrência do erro:
      Evite encher seu jogo de gráficos e skins, vá testando gradativamente a inserção deles, principalmente se sua máquina está bem próxima dos requisitos mínimos para se jogar o jogo; Atualize os drivers da sua placa de vídeo; Apague a pasta dos jogos salvos no Diretório em Meus Documentos (salve seus arquivos primeiro). Depois, desinstale o jogo e reinstale. Caso faça o passo acima, o ideal é seja uma reinstalação limpa: Desinstalar, remover todos os traços do FM do seu computador (você pode usar programas como o CCleaner para isso) e só então, fazer a reinstalação. Para maiores detalhes, visite o tópico dedicado mencionado acima. 3) Jogo salvo não carrega
      Normalmente é um erro que ocorre quando há interrupção do processo de salvamento do jogo, porém, muitas pessoas andaram reportando problemas assim sem causas tradicionais. Talvez o procedimentos abaixo possa lhe ajudar:
      Você pode resolver o problema rapidamente adicionando a extensão .fm no nome do seu save. Para isso, clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo defeituoso, vá em Renomear, adicione .fm e aperte Enter. 4) Erro do ‘XML Parsing missing’
      Esse é uma aflição que pode lhe ocorrer quando você está salvando seu jogo e interrompendo a sua tentativa de armazenar seu progresso para continuar depois. Infelizmente, é um dos poucos erros que ainda não existem soluções conhecidas ou medidas paliativas para tentar evitar.
      5) Os gráficos não estão fluidos ou lisos
      Vá nas suas Preferências e diminua o nível dos gráficos, desative a maioria das perfumarias do motor 3D e veja se os drivers da sua placa de vídeo estão em dia; Caso não melhore, talvez o jeito seja retornar ao 2D. 6) Jogo não abre no modo offline e não vai para o modo online
      O erro da imagem abaixo vem proliferando bastante, porém, ele é uma questão que surgiu com a quantidade de gente que anda compartilhando o jogo, seja pelo preço, seja para dividir com amigos. Esse é um problema do sistema de ativação do jogo, que não reconhece o seu computador, ou muitos computadores estão utilizando o jogo naquele momento. A única solução possível, é tentar ficar online na steam, mesmo que demore horas, é uma das desvantagens da conta compartilhada.

      7) Meu jogo trava em determinada data e não consigo passar dela de jeito nenhum
      Esse erro é muito comum em quem usa ligas alternativas e updates que modificam na estrutura do futebol de certas ligas, podem ter dezenas de motivos, nesse caso, o ideal é seguir alguns dos procedimentos para descobrir a origem:
      Recrie seu save sem nenhum update ou liga alternativa e veja se o problema persiste; Caso persista, é um problema com o seu jogo e não com seu save ou com suas ligas; Caso contrário, é um problema com os arquivos extras que você está usando. Nesse caso, não existe alternativa, você terá que buscar uma solução para seu problema (caso não seja erro do save ou de ligas alternativas e/ou updates) ou então criar um novo save.
      Compilação criada por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Banner: @_Matheus_
    • Henrique M.
      Por Henrique M.


      Escolhendo um perfil

      A primeira coisa que tem que se ter em mente é o tipo de abordagem que você tem em mente para seus juniores. Eu desejo ser um formador, um captador, um desenvolvedor ou um comprador? Obviamente que a última opção não serve para o propósito desse artigo, mas vamos elucidar e dar alguns exemplos:
      Formador: O clube que foca em ver suas categorias de base cheia de garotos que o próprio clube encontrou e deu oportunidades. O Barcelona é o exemplo mais famoso desse tipo de política, mas existem outros. Pode ser aliado com um perfil captador e desenvolvedor. Mas aqui o foco é usar o próprio clube para que os jogadores evoluam e busquem seu espaço no time principal. Captador: O clube tem uma boa categoria de base, mas não conta apenas com ela, busca jovens em todos os cantos para aumentar o número de jogadores de potencial em sua base. A sua principal diferença é que a principal matéria prima vem dos outros clubes e não do seu sistema de captação. Desenvolvedor: É o clube que alia sua capacidade de formação e captação com empréstimos e espaço para os seus jovens jogadores em outros times. Muitos utilizam esse tipo de estratégia, montam uma boa categoria de base, mas deixa o trabalho duro de dar espaço e experiência para jogadores na mãos de outros clubes e quando o jogador está plenamente desenvolvido e pronto para ser usado, traz ele de volta. Comprador: É o clube que mesmo tendo boa infraestrutura e capacidade de formar seus próprios jogadores, não se utiliza de sua categoria de base. Prefere comprar jogadores prontos ao invés de desenvolver os seus. O Real Madrid é o grande expoente desse comportamento. E esse é um tipo de perfil que não vamos trabalhar. O foco é mostrar como você mesmo pode desenvolver sua categoria de base aliando os perfis formadores e desenvolvedor em um só. É uma estratégia mista que traz resultados concretos em mais ou menos duas temporadas dependendo do nível dos seus jogadores e de como eles são utilizados no elenco. Separando em categorias

      Os jovens jogadores devem ser separados em três categorias: diamantes puros, jovens talentosos e lixo. São nomenclaturas pessoais, cada um chama do jeito que quiser, mas vou usar esses nomes para deixar claro o que é o quê.
      Diamantes puros: são jogadores com grande potencial, avaliados geralmente de 4 estrelas para cima, costumo incluir os que tem 3,5 estrelas aqui também. Jovens talentosos: são jogadores que tem chance de serem úteis, avaliados entre 2 a 4 estrelas, ou até mesmo até 3,5 estrelas, dependendo do seu ponto de separação. Lixo: todos os jogadores que são avaliados com menos de 2 estrelas e provavelmente não terão futuro em sua equipe (não iremos tratar desta terceira categoria, já que ela só é proveitosa para fazer número nas categorias de base).
      Desenvolvendo Diamantes Puros

      Essa é a parte mais complicada para tirar o que tem de melhor de um jogador. Você tem que abrir espaço na sua equipe para os jovens diamantes, o melhor lugar possível para que eles se tornem o que se espera deles é no próprio clube. Ele estando dentro do clube, você tem total controle das ações e de como direcionar a evolução desse jogador para que ele alcance o patamar de grande jogador rapidamente.

      Aliando o sistema de Tutores do jogo com tempo de jogo, os resultados são rápidos, dentro de uma temporada, se o jovem tiver jogado uma quantidade razoável de jogo, você verá diferenças, podendo em até duas temporadas já estar preparado até para assumir a titularidade da equipe.

      Mas por que manter um jovem como reserva na minha equipe se ele pode ser titular em outros lugares? Pense bem, qual é o melhor ambiente para um jogador se desenvolver ao máximo? Num time onde ele tem toda a pressão de carregar uma equipe medíocre nas costas ou tendo espaço no meio de uma equipe pronta aonde ele tem menos responsabilidades?

      E esse pensamento é claro, não é para colocar jogador na fogueira. Tá vencendo um jogo tranquilamente? Coloque o garoto para jogar. Tá precisando de um reserva para aquele jogador? Olhe para sua base ao invés de gastar tubos num jogador que só servirá de enfeite. Mas não vá pensando que aquele "miúdo maravilha" é a salvação da lavoura caso as coisas não estiverem indo do jeito que você deseja. É perigoso para o seu time e para o jovem ser colocado numa situação de risco e ele não ter carga para aguentar. Mas, trabalhando o psicológico dele, através de um tutor adequado, a maioria deles sobreviverá a esse tipo de intempéries.

      Portanto, a lição definitiva que fica: dê espaço no seu elenco para aquele menino que chegou ontem com potencial 4 estrelas, ele pode ser o próximo craque da equipe antes mesmo que você perceba e tudo isso investindo pouco.

      Desenvolvendo Jovens Talentos

      Aqui é onde entra o perfil desenvolvedor, você tem aquele jogador que está numa faixa e possivelmente pode ser um bom reforço ou pode ser um jogador inútil. Empreste-o. Lá ele terá como provar seu valor e você poderá acompanhar de perto a sua evolução sem prejudicar jogadores melhores ou sua própria equipe.

      O empréstimo é vital para esse jogador. Lá ele vai ter o tempo de jogo que precisa e terá que provar seu valor para ser promovido a sua equipe principal. Porém, é necessário que você escolha equipes aonde ele terá importância, não adianta mandar ele para uma equipe da primeira divisão aonde ele será reserva, sendo que você pode mandar ele para uma equipe de uma liga mais fraca ou divisão inferior e lá ele vai ser titular e terá menos pressão para se desenvolver.

      Preste atenção aos relatórios do seu staff que lá vai dizer para que nível o jogador já está pronto e é para lá que você deve mandá-lo, não mande ele para um lugar que ele não está pronto para encarar ou que seja pouco amistoso, você pode estar jogando fora um bom jogador.

      O Tutor

      O ponto-chave para qualquer jogador que você deseje desenvolver é quem você escolhe para ser o tutor dele. O seu staff lhe indica algumas opções, mas o mais importante é você checar pessoalmente se as personalidades dos jogadores batem. Não adianta botar um jogador leal para acompanhar um jovem ambicioso, seus valores não batem e você não vai ver evolução nenhuma no seu garoto e ainda pode criar rixas no ambiente.

      Aqui vão os principais pontos que devem ser olhados para um tutor ser útil:
      Escolha jogadores com personalidades compatíveis. Procure jogadores com alto nível de Frieza, Determinação, Índice de Trabalho e Trabalho em Equipe. Concentração é um bom valor para se levar em conta também. Nunca coloque um jogador para ser tutorado por alguém que tem atributos mentais piores que os dele. Você pode ter um jovem com determinação 15 e Concentração 18. Se colocar um jogador com determinação e concentração menor, esses atributos do seu jovem irão diminuir também. Preze por fazer esse desenvolvimento do jogador antes que ele chegue ao profissional. Geralmente o jogador chega na sua equipe com 15 ou 16 anos, até ele completar 17 ou 18 anos, faça ele ser tutorado pelo máximo de tutores compatíveis possíveis. Isso irá acelerar o desenvolvimento do jogador quando ele começar a receber oportunidades na equipe principal ou em outras equipes. "Como um dos jogadores mais velhos da equipe, eu gostaria que você fosse tutor de fulano, pois sinto que pode ajudá-lo a melhorar seu jogo". - Aqui será compartilhado o talento, aquilo que seu jogador sabe dentro de campo. Ele irá compartilhar seus movimentos preferidos, irá compartilhar seu estilo de jogo, ou seja, sua função dentro de campo e ajudará o jogador a desenvolver os atributos para essa função. Isso significa, que você pode ter um substituto perfeito para aquele seu defensor que joga com bola, simplesmente trabalhando essa função. Ou então aquela precioso Raumdeuter que anda fazendo estragos nos adversários poderá ressurgir através de um jovem seu. "Como um dos jogadores mais velhos da equipe, eu penso que seria vantajoso se você tomasse conta de fulano e lhe passasse toda sua experiência". - Aqui será compartilhado a personalidade, a mentalidade, o comportamento dentro e fora de campo. Isso aqui é importantíssimo para moldar o desenvolvimento do seu jogador. Os atributos destacados acima são suficientes para que o desenvolvimento seja feito da melhor maneira possível. Importantissímo: A tela para escolher o tipo de tutoria que você deseja é bem simples. E depois que você entender o que cada uma das frases determina, você poderá moldar o jogador da maneira que lhe trará maiores benefícios.

      Tempo de jogo

      Após seu jogador ter adquirido a personalidade adequada e ter os atributos primordiais para sua evolução, é hora de botá-lo em campo. Não contrate reservas para uma posição aonde você tem uma jovem promessa, deixe ele ser seu reserva imediato e molde seu jovem para que ele possa substituir no futuro esse jogador sem problemas algum.

      Uma dica que eu considero bastante interessante, a partir de 2 estrelas, um jogador jovem já é capaz de se sentir confortável jogando com 10 ou 9 companheiros de alto gabarito. Com esse suporte, ele já poderá ser titular, acelerando ainda mais sua evolução.

      Mas o importante para isso dar certo é que você não deve estruturar sua equipe em cima de suas promessas. Na peneira do ano anterior surgiu aquele atacante dos sonhos 1 estrela de capacidade e 5 estrelas de potencial. Tem tudo para ser uma lenda do futebol e levar seu time longe. Não é sensato da sua parte esperar que ele resolva tudo da noite para o dia. Dê estrutura para ele, tenha paciência e vá com cuidado. Se você gerir adequadamente todos os fatores expostos aqui, ele realmente será aquele jogador que você vislumbrou quando ele chegou ao clube.
      Staff

      Existem algumas coisas que devem ser levadas em conta, principalmente para quem quer começar essa filosofia num time ruim, em relação aos staffs escolhidos.
      Priorize o staff da equipe principal, como o objetivo é fazer o mais rápido possível a transição base-profissional, para equipes com orçamento apertado vale mais a pena ter um bom staff para o profissional do que dividir suas atenções. Ter um Diretor de Futebol Júnior com boa avaliação de potencial é muito útil, pois isso melhora a qualidade média dos jogadores que chegam para as peneiras, já que o responsável por trazer esses jogadores é esse Diretor. É útil que todo o seu staff tenha o atributo Trabalhando com Jovens elevado, mesmo aqueles que são dedicados ao profissional. Se houver a oportunidade de reforçar qualitativamente o staff da base, priorize quem tiver o atributo Mental alto, já que ajuda no desenvolvimento dos atributos psicológicos dos jovens jogadores, algo muito importante para a evolução geral do seu prodígio. Paciência

      Formar seus próprios jogadores não é algo que traz efeitos da noite para o dia. No Profissão: Manager, temos um desafio aonde os jogadores são incentivados a jogar um save aonde tudo gira em torno de utilizar somente sua categoria de base e você pegar um time da última divisão e achar que a categoria de base vai produzir gênios de uma hora para outro, você vai se frustrar. Com a quantidade exata de paciência, tempo de jogo e bons tutores, você terá orgulho de ter criado seu próprio Lionel Messi.

      Links úteis:
      Desafio: Lapidando Vencedores
      Categorias de base: Planejando o futuro
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