Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Só táticas?


Tavares o mito

Posts Recomendados

Boa tarde à todos!

 

Depois de muito tempo resolvi criar um tópico para discussão aqui no Fórum.

Estive ausente por conta dos muitos compromissos, mas nunca deixei de jogar o FM e a cada dia que passa fico mais decepcionado com a "dificuldade" do game.

Coloco "dificuldade" entre aspas pq realmente não sei se é a palavra correta. Acredito que não é só isso...

 

Por isso a minha pergunta no título do post (Só táticas?).

Será mesmo que tudo no final se resume nas táticas? Tenho tentado jogar com o Milan e já fiz de tudo. Já nos amistosos de pré-temporada, ganho do Bayern e na partida seguinte não consigo fazer absolutamente nada contra o Napoli e a partir desse amistoso a coisa desanda e não consigo mais ter o desempenho que tive contra o Bayern (com a mesma tática, mesmos jogadores, tudo igual). Sabendo que o Bayern é um dos melhores times do jogo, pra mim isso não faz o menor sentido.

 

Eu jogo games Manager desde o CM 97/98 e sempre gostei deles. Eu procuro comprar o FM anualmente, mas realmente o jogo tem mais me irritado do que me divertido.

Tenho muitas saudades de quando a gente montava um time e ia pro campeonato e o melhor elenco na maioria das vezes ganhava e tínhamos que nos desdobrar para contratar jogadores free para melhorar o plantel e aos poucos ganhávamos reputação e atraíamos melhores jogadores a ponto de conseguirmos ir evoluindo na tabela até ganharmos os campeonatos.

 

Na vida real é assim que acontece. Barcelona e Real sempre na frente. Juventus campeã várias vezes seguidas na Itália. Man City com o melhor conjunto na Inglaterra vai ser o campeão. PSG idem, entre outros. Poderia citar um caminhão de exemplos, mas o FM insiste em colocar pedras no nosso sapato sem que pudéssemos tirá-las. Nem ao menos as consigo vê-las!

 

Quero com este texto, compartilhar a minha frustração com o game que gosto há tanto tempo. Queria ainda saber de vcs se estou viajando e onde estou errando. Ou talvez o que eu não estou conseguindo enxergar. Me dêem um retorno e dicas por favor. Não quero abandonar o FM ainda...

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho tido dificuldades também, depois de ficar vários anos sem jogar FM, e o pessoal aqui do fórum tem ajudado bastante.

O jogo mudou muito e hoje precisa ser jogado de forma dinâmica. Você tem que assistir tentando entender o que seu adversário está fazendo e tentando entender se seu time está conseguindo impor a proposta. E ir modificando pra que as coisas corram bem. É um jogo de batalha tática. Além disso precisa gerenciar entrosamento, palestras de motivação, coletivas de imprensa, finanças...

Outra coisa que mudou é que antigamente você montava um bom elenco, ajustava a formação e ganhava tudo. Hoje a IA do jogo está mais esperta e consegue um antídoto pra sua estratégia em uma média de 3 a 5 jogos. Se você atuar exatamente da mesma maneira durante essa quantidade de jogos, pode observar que seu time começa a ter dificuldades, até a hora que para de vencer. E dependendo da sua estratégia, até menos que isso. É preciso ter variações táticas e buscar adaptar a proposta de jogo aos pontos fracos do adversário. 

Tenta observar exatamente quais dificuldades seu time está tendo, posta prints da tática e das instruções que a galera aqui ajuda bastante. Se de todo você não estiver se divertindo, tem os jogos mais antigos - o CM 01/02 por exemplo é atualizado até hoje com as transferências de atletas e tem uma legião de fãs, que buscam exatamente um jogo mais simples e com menos variáveis. E há opções também como Brasfoot e o Elifoot mais recente (pra celular).

O mais importante é que, no fim, você se divirta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tavares o mito disse:

Será mesmo que tudo no final se resume nas táticas? Tenho tentado jogar com o Milan e já fiz de tudo. Já nos amistosos de pré-temporada, ganho do Bayern e na partida seguinte não consigo fazer absolutamente nada contra o Napoli e a partir desse amistoso a coisa desanda e não consigo mais ter o desempenho que tive contra o Bayern (com a mesma tática, mesmos jogadores, tudo igual). Sabendo que o Bayern é um dos melhores times do jogo, pra mim isso não faz o menor sentido.

O Napoli e as outras equipes não jogam como o Bayern. Já cansei de perder um jogo pro Boavista e ganhar outro do Vasco, por exemplo, simplesmente porque o meu estilo e a minha formação encaixava no estilo do Flamengo, mas não acontecia o mesmo com o Boavista. Lógico que há também o gerenciamento psicológico do elenco, algo muito importante, principalmente com a criação das Dinâmicas.

Atualmente no FM você precisa ficar mais ligado em tudo. Não é mais como antes que você baixava uma tática, se concentrava nas transferências e ganhava tudo o que tinha direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tsuru disse:

Tenho tido dificuldades também, depois de ficar vários anos sem jogar FM, e o pessoal aqui do fórum tem ajudado bastante.

O jogo mudou muito e hoje precisa ser jogado de forma dinâmica. Você tem que assistir tentando entender o que seu adversário está fazendo e tentando entender se seu time está conseguindo impor a proposta. E ir modificando pra que as coisas corram bem. É um jogo de batalha tática. Além disso precisa gerenciar entrosamento, palestras de motivação, coletivas de imprensa, finanças...

Outra coisa que mudou é que antigamente você montava um bom elenco, ajustava a formação e ganhava tudo. Hoje a IA do jogo está mais esperta e consegue um antídoto pra sua estratégia em uma média de 3 a 5 jogos. Se você atuar exatamente da mesma maneira durante essa quantidade de jogos, pode observar que seu time começa a ter dificuldades, até a hora que para de vencer. E dependendo da sua estratégia, até menos que isso. É preciso ter variações táticas e buscar adaptar a proposta de jogo aos pontos fracos do adversário. 

Tenta observar exatamente quais dificuldades seu time está tendo, posta prints da tática e das instruções que a galera aqui ajuda bastante. Se de todo você não estiver se divertindo, tem os jogos mais antigos - o CM 01/02 por exemplo é atualizado até hoje com as transferências de atletas e tem uma legião de fãs, que buscam exatamente um jogo mais simples e com menos variáveis. E há opções também como Brasfoot e o Elifoot mais recente (pra celular).

O mais importante é que, no fim, você se divirta.

 

9 minutos atrás, Yan Perisse disse:

O Napoli e as outras equipes não jogam como o Bayern. Já cansei de perder um jogo pro Boavista e ganhar outro do Vasco, por exemplo, simplesmente porque o meu estilo e a minha formação encaixava no estilo do Flamengo, mas não acontecia o mesmo com o Boavista. Lógico que há também o gerenciamento psicológico do elenco, algo muito importante, principalmente com a criação das Dinâmicas.

Atualmente no FM você precisa ficar mais ligado em tudo. Não é mais como antes que você baixava uma tática, se concentrava nas transferências e ganhava tudo o que tinha direito.

Uma coisa interessante que vcs dois comentaram é que a tática inicial acaba perdendo força com o decorrer do jogo, porém no meu exemplo, o jogo que fiz contra o Bayern foi apenas o segundo da Pré-Temporada e o Napoli foi o terceiro. Ou seja, ainda estou buscando o acerto, porém uma vitória contra o poderoso Bayern na segunda partida da temporada me diz que algo está muito certo, mas já cai em contradição na partida seguinte onde simplesmente nada acontece do jeito que deveria.

Em suma: Apenas 3 jogos! Não dá tempo para a tática ficar manjada pela IA. Outra coisa: O City do Guardiola joga da mesma forma contra todos os times do mundo e sempre sai com um resultado satisfatório (pressiona alto, toques curtos, espera o melhor momento para dar aquele passe final, muita movimentação, etc). Definitivamente não acredito nessa teoria que temos que trocar as táticas em todo jogo. Na minha visão falta um balanceamento no game. Isso é uma coisa que não acontece há muitos anos.

Até hj não apareceu ninguém que consiga apresentar resultados consistentes em várias equipes a partir do FM 2015. Nunca vi. Até peço que se alguém tenha feito essa proeza que poste aqui os resultados.

Todos têm passado por muitas e muitas dificuldades com o game. Na minha visão o jogo tomou uma direção onde o resultado aleatório é predominante. Infelizmente...

De modo geral, não existe um padrão. Resultados bons contra times fracos, médios e fortes e resultados ruins contra adversários com as mesmas características usando táticas e estratégias iguais. É ou não é um "padrão aleatório"?

Esse post que criei foi uma espécie de desabafo misturado com frustração e decepção com o FM. Como eu disse antes, jogo há muito tempo. Certeza que é a franquia que mais joguei até hj na minha vida, mas tá difícil suportar tantas irritações com a nova filosofia e indefinições dos resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Tavares o mito disse:

Em suma: Apenas 3 jogos! Não dá tempo para a tática ficar manjada pela IA. Outra coisa: O City do Guardiola joga da mesma forma contra todos os times do mundo e sempre sai com um resultado satisfatório (pressiona alto, toques curtos, espera o melhor momento para dar aquele passe final, muita movimentação, etc). Definitivamente não acredito nessa teoria que temos que trocar as táticas em todo jogo. Na minha visão falta um balanceamento no game. Isso é uma coisa que não acontece há muitos anos.

Mas o que eu citei é que não necessariamente foi um caso de entendimento da sua tática pela IA. Simplesmente não é sempre que dá pra atuar da mesma forma contra vários adversário, mas também não estou dizendo para atuar numa formação diferente em cada partida. Recomendo algo do tipo de mudar uma função e instrução ou outra, dependendo do que você observou no adversário.

O City do Guardiola atua com as seus principais características em quase todas as partidas, mas ele muda uma questão ou outra para cada partida, o que é normal em qualquer equipe. Eu, por exemplo, sempre busco analisar qual o terço (seja horizontal ou vertical) que o adversário mais sofre e o que mais faz. Se eu observo que o meu adversário cria a maioria das assistências pelo meio, por exemplo, eu poderia diminuir um pouco a largura. Mas continuo utilizando as instruções de pressão, linha defensiva, intensidade e outras que prefiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Enganche: uma ligação rápida para um ataque devastador [FM 2021] Extremo Invertido: uma breve análise [FM 2021] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Guia de um perfeccionista para encontrar o estilo perfeito de jogo [FM 2021] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O guia de instruções à equipe e instruções ao jogador no FM [FM 2018] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] O guia rápido dos laterais no FM [FM 2021] O guia rápido dos pontas no FM [FM 2021] O guia rápido dos volantes no FM [FM 2021] O guia rápido dos meias ofensivos no FM [FM 2021] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Princípios básicos de sistemas defensivos: um guia tático não oficial [FM 2021] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas [FM 2021] Transformando rotinas de escanteios ofensivos em gols no FM [FM 2021] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado [FM 2021] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM [FM 2021] Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante [FM 2021] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • Galford Strife
      Por Galford Strife
      Mals a falta de tradução, mas por enquanto estou sem tempo, caso alguém possa traduzir pra galera que não fala inglês.
      Mas em resumo, não vai ser um game diferente. O FM terá as duas modalidades e o treinador poderá transitar entre as duas em um save. Achei ótimo e mais realista.
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
×
×
  • Criar Novo...