Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mapa das Curtidas 2017


Léo R.

Posts Recomendados

http://app.globoesporte.globo.com/futebol/mapa-das-curtidas-2017/

É interessante pra ver mais ou menos quem tem maior torcida, e é um prato cheio para discussão e mimimis.

Eu ainda quero ver uma contagem de torcedores DE VERDADE, a torcida do flamengo é a maior do brasil sim, porém a maioria dos torcedores do flamengo que eu conheço, CAGAM E ANDAM para o time. Não sabem nem o que se passa. Ser torcedor é consumir coisas do clube, não é puro e simplesmente dizer que torce para tal time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consumir coisas do clube é meio complicado de usar como parâmetro porque não é todo mundo que tem dinheiro, e também a pessoa um poser pode comprar uma camisa só por poseragem.

Acho que tem mais a ver com frequência e intensidade, ou seja: se a pessoa acompanha o time todo dia, e se o sentimento que rola é forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Ichthus disse:

Consumir coisas do clube é meio complicado de usar como parâmetro porque não é todo mundo que tem dinheiro, e também a pessoa um poser pode comprar uma camisa só por poseragem.

Acho que tem mais a ver com frequência e intensidade, ou seja: se a pessoa acompanha o time todo dia, e se o sentimento que rola é forte.

Pensando por esse lado da poseragem, você tem razão, porém contudo todavia, consumir não é só comprar coisas, é buscar/saber/acompanhar o time frequentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Léo R. disse:

http://app.globoesporte.globo.com/futebol/mapa-das-curtidas-2017/

É interessante pra ver mais ou menos quem tem maior torcida, e é um prato cheio para discussão e mimimis.

Eu ainda quero ver uma contagem de torcedores DE VERDADE, a torcida do flamengo é a maior do brasil sim, porém a maioria dos torcedores do flamengo que eu conheço, CAGAM E ANDAM para o time. Não sabem nem o que se passa. Ser torcedor é consumir coisas do clube, não é puro e simplesmente dizer que torce para tal time.

Nisso todas as torcidas tem, obviamente que quem tem mais torcida tem mais torcedores assim. Minha esposa é Flamenguista mas não gosta de futebol, mas nunca vai torcer pra qualquer outro time.

A questão é justamente, qual a definição de torcer, pode ser avaliado somente como preferência para uns e para outros como você, acha que precisa consumir produtos do clube... aí é tudo muito pessoal. Mas seria legal ter uma forma de calcular a audiência média na TV com o acesso ao site de esportes referente ao clube, visualizações de vídeos no youtube, entre outras mídias... Comprar produto ou ser sócio torcedor nem todo mundo tem condições como falaram, e isso não faz essa pessoa ser menos torcedor que a outra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, HrTr disse:

Nisso todas as torcidas tem, obviamente que quem tem mais torcida tem mais torcedores assim. Minha esposa é Flamenguista mas não gosta de futebol, mas nunca vai torcer pra qualquer outro time.

A questão é justamente, qual a definição de torcer, pode ser avaliado somente como preferência para uns e para outros como você, acha que precisa consumir produtos do clube... aí é tudo muito pessoal. Mas seria legal ter uma forma de calcular a audiência média na TV com o acesso ao site de esportes referente ao clube, visualizações de vídeos no youtube, entre outras mídias... Comprar produto ou ser sócio torcedor nem todo mundo tem condições como falaram, e isso não faz essa pessoa ser menos torcedor que a outra

Deveria ser elaborado um questionário ou algo do gênero e aplicado à massa né? Tipo um CENSO do futebol, neste questionário poderiam constar além de perguntas óbvias sobre a história do clube, outras questões como envolvimento do torcedor para com o clube e também questões de consumo (isso refere-se a mais coisas do que simplesmente comprar coisas do clube).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curioso é ver o mapa das curtidas mostrando o Flamengo como quinta maior torcida de SP, encostando no Santos em algumas cidades e até estando em primeiro, segundo, terceiro ou quarto lugar em algumas cidades paulistas. EM SP-SP, o Flamengo fica atrás do Santos por só 1,5%. Mapa de curtidas pode não significar que a torcida é maior, mas com certeza é algo a se levar em consideração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achava que a torcida do Palmeiras era maior que a do São Paulo. Mas é aquilo que disseram aqui: curtidas no Facebook não da pra dizer muita coisa sobre torcedor, tanto que a Chape é destaque no número de curtidas em muitas regiões. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho muito interessante esse mapa

 

Os estados em que os times locais dominam curiosamente são os estados que levam times a finais internacionais, são os times mais bem colocados nos ranking nacionais e de melhor estrutura do país

SP, RJ, MG, RS tem esse fator bairrista muito forte, e isso é excelente visto que os times locais são muito beneficiados

Agora repare que os estados onde os times de fora dominam são aqueles que não conseguem representantes nem nas séries C e D.

 

E tambem tem os estados que conseguem uma grande influência nas capitais e uma influência mediana no resto do estado, assim como PR, BA, PE, SC. E podemos ver que cada vez mais esses times vão se desenvolvendo a ponto de disputar competições internacionais, por exemplo.

 

Aqui no Paraná, principalmente no interior, tem muito pouco torcedor de times daqui. O que vejo é muito Corinthiano, Palmeirense e Flamenguista. 

Infelizmente esses mistos só prejudicam o nosso próprio futebol e de quebra ainda ajudam de certa forma a concretizar esse monopólio do eixo perante aos times “inferiorizados”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Léo R. disse:

http://app.globoesporte.globo.com/futebol/mapa-das-curtidas-2017/

É interessante pra ver mais ou menos quem tem maior torcida, e é um prato cheio para discussão e mimimis.

Eu ainda quero ver uma contagem de torcedores DE VERDADE, a torcida do flamengo é a maior do brasil sim, porém a maioria dos torcedores do flamengo que eu conheço, CAGAM E ANDAM para o time. Não sabem nem o que se passa. Ser torcedor é consumir coisas do clube, não é puro e simplesmente dizer que torce para tal time.

 

22 horas atrás, Léo R. disse:

Pensando por esse lado da poseragem, você tem razão, porém contudo todavia, consumir não é só comprar coisas, é buscar/saber/acompanhar o time frequentemente.

 

Você tem total razão no seu post e no complemento dele.

 

Sabe o que significa dizer que Flamengo tem xx milhões de torcedores, que o Corinthians tem mais torcida que os outros grandes de SP juntos ou que o São Paulo tem mais torcedores que o Palmeiras? Absolutamente NADA.

 

O que importa é quantos desses torcedores geram dinheiro para o time. E aí não precisa ser necessariamente com produtos ou ingressos. Assistir um jogo da TV, entrar no site do time, ver um vídeo no canal do Youtube, acompanhar a página no Facebook, Twitter, etc. Tudo isso é volume para patrocinador dar mais dinheiro.

 

E, fundamental também, conhecer o perfil do cara que consome o clube. Qual a porcentagem desse pessoal tem pouca grana, qual é rica, quem vai sempre no estádio, quem tá muito longe, etc etc. Assim, o clube pode direcionar anúncios, promoções, planos de sócio torcedor e coisas do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/12/2017 at 13:22, Léo R. disse:

http://app.globoesporte.globo.com/futebol/mapa-das-curtidas-2017/

É interessante pra ver mais ou menos quem tem maior torcida, e é um prato cheio para discussão e mimimis.

Eu ainda quero ver uma contagem de torcedores DE VERDADE, a torcida do flamengo é a maior do brasil sim, porém a maioria dos torcedores do flamengo que eu conheço, CAGAM E ANDAM para o time. Não sabem nem o que se passa. Ser torcedor é consumir coisas do clube, não é puro e simplesmente dizer que torce para tal time.

Cara, essa tua frase me fez pensar nos flamenguistas que eu conheço e realmente é bem assim mesmo!

Conheci 6 flamenguistas até hoje, um nascido em cada canto do país. 1 carioca, 2 catarinenses, 1 goiano, 1 paranaense/paraguaia e 1 pernambucano.

Desses aí, só o que nasceu em Goiás realmente acompanha e torce pelo time. O carioca vivia usando camisa, mas não sabia dizer o nome de nenhum jogador (e sofria bullying sobre isso). Um dos catarinas virou gremista esse ano, mas não é muito ligado a futebol, e o outro (pai dele) eu conheço há uns 3 anos e só fui descobrir que era flamenguista agora na final da Sul-americana. E os outros 2, se eu perguntar quais as cores do Flamengo, é BEM POSSÍVEL que não vão saber responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha família INTEIRA é flamenguista, e NINGUÉM, repito NINGUÉM consome algo do flamengo, nem os jogos que passam na globo eles assistem. Creio que isso exista em muitas famílias pelo Brasil. Mas eu noto isso com mais força no Flamengo, as famílias corintianas que eu conheço são todas fanáticas ao extremo, o mesmo vale para as gremistas e coloradas, porém nas gremistas e coloradas, HÁ UM FENÔMENO, que as vezes algum dos membros da família torce para o rival, é até engraçado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Léo R. disse:

Minha família INTEIRA é flamenguista, e NINGUÉM, repito NINGUÉM consome algo do flamengo, nem os jogos que passam na globo eles assistem. Creio que isso exista em muitas famílias pelo Brasil. Mas eu noto isso com mais força no Flamengo, as famílias corintianas que eu conheço são todas fanáticas ao extremo, o mesmo vale para as gremistas e coloradas, porém nas gremistas e coloradas, HÁ UM FENÔMENO, que as vezes algum dos membros da família torce para o rival, é até engraçado.

Minha mãe e euzinha somos gremistas e meu pai é colorado aqui, skjahsjka, já viu né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Léo R. disse:

Minha família INTEIRA é flamenguista, e NINGUÉM, repito NINGUÉM consome algo do flamengo, nem os jogos que passam na globo eles assistem. Creio que isso exista em muitas famílias pelo Brasil. Mas eu noto isso com mais força no Flamengo, as famílias corintianas que eu conheço são todas fanáticas ao extremo, o mesmo vale para as gremistas e coloradas, porém nas gremistas e coloradas, HÁ UM FENÔMENO, que as vezes algum dos membros da família torce para o rival, é até engraçado.

Fato kkkk

eu tenho flamenguista e Corinthiano na familia, mas da pra ver que os flamenguistas so assistem jogo importante kk

Já os Corinthians sempre tem alguma coisa do time em casa kk incrivel

Mas nada supera um torcedor Gremista ou Colorado. Se aqui no PR eles já sao doentes pelo clube imagina no RS. Kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já aqui no ES é o contrário. Dia de jogo do Flamengo é foguete pra todo lado, quando ganha título então... todas as cidades tem carreatas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Ronaldinho_Gaucho disse:

Já aqui no ES é o contrário. Dia de jogo do Flamengo é foguete pra todo lado, quando ganha título então... todas as cidades tem carreatas.

Putz 

Os torcedores capixabas precisam aprender a valorizar o futebol do próprio estado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, AtIeticano disse:

Putz 

Os torcedores capixabas precisam aprender a valorizar o futebol do próprio estado...

Cara, aqui não existe futebol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Ronaldinho_Gaucho disse:

Cara, aqui não existe futebol.

Acompanhei a série D esse ano e o Espírito Santo e a desportiva fizeram bonito

Se não tivessem pego o campeão logo de cara possivelmente teriam subido 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente é fanático por futebol, todos aqui são, se não , não estaríamos cadastrados num fórum de internet "discutindo" com gente que não se sabe nem quem é... Mas temos q levar em conta que existem níveis diferentes de "torcida", de se acompanhar futebol.

Eu sei até a escalação da base, mas nem por isso me acho no direito de me "sentir mais flamenguista" que o calango lá do Rio Grande do Norte que nem sabe pronunciar o nome do treinador. 

As pessoas ficam tentando relativizar pq querem ser competitivas em tudo, até no tamanho da torcida. Eu tô cagando se o Flamengo tem 40 milhões de torcedores ou só 4 e os outros 36 são só gente que "se diz Flamengo". Não tô nem aí se a torcida do time A ou B é maior do que a minha. Quero só que a porra do meu time entre em campo e ganhe alguma coisa , isso vai me satisfazer, isso vai me deixar feliz. Se o senhorzinho lá do Macapá não sabe nem as cores do Flamengo, mas se sente flamenguista é um problema dele. Mania escrota das pessoas de querer determinar o que as outras são ou como devem se sentir.

Obs: dei o Flamengo como exemplo por seu o meu time, mas pode tirar "Flamengo" é encaixar qualquer nome aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lewiks disse:

A gente é fanático por futebol, todos aqui são, se não , não estaríamos cadastrados num fórum de internet "discutindo" com gente que não se sabe nem quem é... Mas temos q levar em conta que existem níveis diferentes de "torcida", de se acompanhar futebol.

Eu sei até a escalação da base, mas nem por isso me acho no direito de me "sentir mais flamenguista" que o calango lá do Rio Grande do Norte que nem sabe pronunciar o nome do treinador. 

As pessoas ficam tentando relativizar pq querem ser competitivas em tudo, até no tamanho da torcida. Eu tô cagando se o Flamengo tem 40 milhões de torcedores ou só 4 e os outros 36 são só gente que "se diz Flamengo". Não tô nem aí se a torcida do time A ou B é maior do que a minha. Quero só que a porra do meu time entre em campo e ganhe alguma coisa , isso vai me satisfazer, isso vai me deixar feliz. Se o senhorzinho lá do Macapá não sabe nem as cores do Flamengo, mas se sente flamenguista é um problema dele. Mania escrota das pessoas de querer determinar o que as outras são ou como devem se sentir.

Obs: dei o Flamengo como exemplo por seu o meu time, mas pode tirar "Flamengo" é encaixar qualquer nome aí.

Fui eu que falei isso e por esse lado você tem razão. Mas tem outros dois fatores que fazem o mapa das curtidas ser inexato:

1) Curtidores que curtem times pros quais não torcem. Sim, isso existe! É aquela galera que faz o tipo fã de esporte e curte todos os times do Brasileirão pra acompanhar tudo de todos os times em tempo real. Ou seja, página de clube tem um monte de curtidores que não são torcedores. Quer dizer, são de um time, mas também seguem os outros pros quais não torcem.

2) Eventos marcantes. Por causa da tragédia com a Chape, o time Condá ficou em 6o no RJ e em SP nesse mapa aí. Alguém acredita mesmo que ele é o sexto time dos dois estados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
9 horas atrás, Ichthus disse:

2) Eventos marcantes. Por causa da tragédia com a Chape, o time Condá ficou em 6o no RJ e em SP nesse mapa aí. Alguém acredita mesmo que ele é o sexto time dos dois estados?

Se alguém acredita que curtida em rede social é indicativo de tamanho de torcida, com certeza lhe faltam neurônios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Henrique M. disse:

Se alguém acredita que curtida em rede social é indicativo de tamanho de torcida, com certeza lhe faltam neurônios.

O problema é que a proposta foi mais ou menos essa, cara. Aí quem é mais inocente acha que é, quem percebe que não é fica pistola... Tudo porque eles não esclareceram isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E falta muito time também. Já vi gente achando que o Resende não tem torcida nem na própria cidade porque o nome dele não aparece no mapa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, as curtidas não dizem se a torcida de x ou y é maior, concordo. Porém, dá pra se ter uma ideia da força da exposição da marca do clube, e me desculpem, mas vocês conhecem mais de 10 pessoas QUE NÃO ESTEJAM no facebook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Quais eram as maiores torcidas do país em 1971, segundo a Placar
      Pesquisa da Gallup mostrou as maiores torcidas em Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre
      Rafael Luis Azevedo - 02/01/18

      No fim de seu segundo ano de existência, a revista Placar encomendou ao Instituto Gallup uma pesquisa para mostrar quais eram as maiores torcidas em Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, as quatro cidades com futebol mais tradicional no país. A reportagem, a primeira desse gênero na história da publicação, foi publicada nas edições de 31/12/1971 e 7/1/1972. E confirmou teses e derrubou mitos.
      O Verminosos por Futebol faz abaixo um resumo das descobertas dos pesquisadores.
      Torcidas no Rio de Janeiro
      1º Flamengo – 35%
      2º Vasco – 18%
      3º Fluminense – 16%
      4º Botafogo – 14%
      5º América – 3%
      6º Bangu – 2%
      Nenhum – 12%
      > Entre 10 e 17 anos:
      1º Flamengo – 46%
      2º Vasco – 17%
      3º Botafogo – 16%
      4º Fluminense – 10%
      Outros ou nenhum – 11%
      > Análise:
      A pesquisa confirmou a superioridade da torcida do Flamengo, e adiantou uma previsão: a vantagem cresceria ainda mais nos anos seguintes, em virtude da popularidade entre os jovens. Nos menores de idade, o Flamengo chegava a superar Vasco, Botafogo e Fluminense juntos. E, detalhe, Zico só tinha estreado pelo time profissional naquele ano de 1971.
      Entre classes econômicas – As classes C e D eram significativas nas torcidas do Flamengo (60%) e do Vasco (50%). O Fluminense, diferentemente do que se imaginava, tinha proporção alta entre classes populares, semelhante ao Vasco. A maioria da classe A do Rio de Janeiro torcia, na verdade, era pelo Botafogo.
      Torcidas em São Paulo
      1º Corinthians – 29%
      2º Palmeiras – 17%
      3º São Paulo – 15%
      4º Santos – 9%
      5º Portuguesa – 2%
      Nenhum – 28%
      > Entre 10 e 17 anos:
      1º Corinthians – 38%
      2º Palmeiras – 15%
      3º Santos – 15%
      4º São Paulo – 14%
      Outros ou nenhum – 18%
      > Análise:
      O Corinthians já era um clube de massa em São Paulo, com tendência a ampliar a vantagem, graças a popularidade entre os mais jovens (apesar do jejum de títulos que se arrastava desde 1954). Mesmo com a geração Pelé, o Santos estava longe de ser uma força na capital. E o São Paulo só tinha margem significativa na faixa acima de 30 anos, entre quem viu a era de Leônidas da Silva.
      Chamou a atenção o desinteresse por futebol em São Paulo, de 28%, bem acima de Rio de Janeiro (12%), Belo Horizonte (9%) e Porto Alegre (6%).
      Entre classes econômicas – O São Paulo era um “time de rico” (28% da classe A na capital torcia pelo time, contra 20% pelo Corinthians). O Palmeiras era forte na classe média, a B (com 54% de sua torcida), e o Santos tinha 48% de sua torcida entre as C e D.
      Torcidas em Belo Horizonte
      1º Atlético – 43%
      2º Cruzeiro – 42%
      3º América – 5%
      4º Outros – 1%
      Nenhum – 9%
      > Entre 10 e 17 anos:
      1º Cruzeiro – 46%
      2º Atlético – 44%
      Outros ou nenhum – 10%
      > Análise:
      Foi a cidade em que a pesquisa apontou a maior divisão local, com leve vantagem a favor do Cruzeiro, porém dentro de empate técnico em virtude da margem de erro (de 3% a 4% em Belo Horizonte). E os números seguiam praticamente iguais entre os menores de idade. Porém, nesses o América perdia espaço, o que antecipava cenário ruim para seu futuro.
      Entre classes econômicas – O Atlético tinha ligeira vantagem em relação ao Cruzeiro graças às classes C e D, com as marcas de 47% x 38% e 48% x 33%, respectivamente. Já o América tinha a maioria de sua torcida nas A e B.
      Torcidas em Porto Alegre
      1º Internacional – 47%
      2º Grêmio – 44%
      3º Outros – 3%
      Nenhum – 6%
      > Entre 10 e 17 anos:
      1º Internacional – 54%
      2º Grêmio – 45%
      Outros ou nenhum – 1%
      > Análise:
      Foi a única cidade em que dois clubes somaram quase toda a torcida. E também a cidade que teve a maior proporção de fãs de futebol. O Internacional foi também o único clube na pesquisa que alcançou maioria em todas as faixas de idade, sexo ou classe econômica. Porém, no geral, os dados apontam empate técnico, em virtude da margem de erro (de 3% a 4% em Porto Alegre).
      Entre classes econômicas – Assim como em Belo Horizonte, a ligeira vantagem do Internacional sobre o Grêmio veio devido às classes C e D, com 48% x 40% e 48% x 34%. Em contrapartida, o Grêmio venceu na B, com 50% x 40% – na A, houve empate.
    • Huk
      Por Huk
      Fala galera beleza? Então, é um projeto meu e da minha equipe da faculdade. Precisamos chegar a 700 shares no FB para receber R$6.000,00 em peças e ferramentas que necessitamos.
      É só dar share público na sua timeline que ja conta. Quem puder quebrar essa, ja ajuda bastante.
      Obrigado, de coração!!
       
      https://www.facebook.com/starrett.br/videos/10159323007450171/
    • Dr.Thales
      Por Dr.Thales
      Boa tarde, povo!

      Fiquei na dúvida em criar este tópico aqui ou no OFF, mas como é relacionado às torcidas dos clubes, criei aqui, no "futebol brasileiro".

      Pois bem, depois de uma discussão no whats com membros e não membros do fórum ( @JGDuarte que o diga), fiquei curioso pra saber:

      Os confrades realmente acreditam nas notícias sobre torcidas no Brasil?

      Corinthians com mais de 30 milhões, Flamengo já nem sei com quantos (daqui a pouco vão falar que são 40 milhões)...

      Se sim, por qual razão?

      Se não, por qual razão?
       
      Tenho minha opinião a respeito, com devido embasamento, mas vou me abster aqui (e talvez fale a respeito no tópico, se vingar e tiver discussão a respeito).

      Abraços.
    • Zicogalinho
      Por Zicogalinho
      Como não vi tópico criado, resolvi fazer esse para desejar a todos Boas Festas. Feliz Natal atrasado e Feliz Ano Novo adiantando.
      Paz e saúde, principalmente. 2017 de alegrias para nossos clubes ou tirando onda com outros.
      Gostaria de compartilhar essa matéria em que o Ivan Moré chora e explica que Cristo é o motivo do Natal:
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Durante essa semana, o FManager Brasil e o grupo de Football Manager - BRASILEIROS no Facebook fecharam uma parceria de benefício mútuo e agora o maior fórum de FM/CM do mundo e o maior grupo sobre o jogo no Facebook andam juntos.

      A mentalidade parecida e a vontade de estar sempre trazendo o melhor para os seus usuários foi o grande elo para a formação dessa parceria.

      Obviamente, o fato de ambos estarem na vanguarda em suas respectivas plataformas facilitou a existência dessa parceria, pois graças a essas duas comunidades fantásticas, hoje somos o que somos.

      Finalizando, gostaria de dar as boas vindas para todos aqueles do grupo que ainda não conhecem o fórum e aquele é bom ver vocês de volta para os velhos conhecidos e que utilizam tanto do fórum quanto do grupo para discutir FM.

      Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/1374304642801912/
×
×
  • Criar Novo...