Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Inter é denunciado e pode até cair para a Série C. Julgamento será na terça


Iagotta

Posts Recomendados

Citar

Inter é denunciado e pode até cair para a Série C. Julgamento será na terça
Procuradoria do STJD entrou com ação contra o Colorado pelo uso de e-mails adulterados no caso Victor Ramos. Entre as punições, está a exclusão da Série B

O Internacional foi denunciado pela Procuradoria do STJD, pelo uso dos e-mails adulterados no caso Victor Ramos, na noite desta quinta-feira. O Colorado foi enquadrado no artigo 61 do Código Disciplinar da Fifa, que trata de documentos falsificados. Entre as possíveis punições previstas, estão a exclusão de competições, a proibição de contratação de jogadores e o pagamento de multas. Assim, se for considerado culpado, o Inter poderá ficar fora da Série B e estaria automaticamente rebaixado.

O julgamento na primeira instância está marcado para a próxima terça-feira, às 17h. A Procuradoria e o Inter ainda têm a possibilidade de recorrer ao Pleno do STJD após o resultado.

O artigo 61 do Código Disciplinar da Fifa trata da falsificação de documentos. O parágrafo 1 afirma que "alguém que, em atividades relacionadas ao futebol, forjar um documento, falsificar um documento autêntico ou usar um documento forjado ou falsificado para ludibriar em relações legais será sancionado com uma multa".

No quinto parágrafo, diz que "um clube pode ser considerado responsável pela infração definida no parágrafo 1 por um de seus representantes e/ou jogadores. Neste caso, uma expulsão da competição e/ou uma proibição de transferências podem ser aplicadas, em adição à multa para o clube em questão". 

O ex-presidente Vitório Piffero também foi denunciado, nos artigos 234 (uso de documento falsificado) e 258 (conduta antidesportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Os advogados do clube não foram enquadrados em nenhum artigo.

Artigo 61 do Código Disciplinar da Fifa (Foto: Reprodução)

Entenda o caso:

Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Internacional entrou com uma ação no STJD contra o Vitória. O argumento era que o zagueiro Victor Ramos estaria em situação irregular. O jogador chegou ao clube baiano por empréstimo, vindo do Palmeiras, onde também estava atuando por empréstimo, já que seus direitos pertencem ao Monterrey, do México.

Como o jogador estava no Palmeiras, a transferência foi feita dentro do Brasil e não precisou esperar a abertura da janela internacional. O Inter alegou que o Alviverde devolveu Victor Ramos ao clube mexicano, que então o emprestou ao Vitória. Assim, a inscrição pelo clube baiano só poderia ter sido feita na janela internacional. Logo, o zagueiro teria atuado todo o Brasileirão de forma irregular. O clube gaúcho, porém, foi derrotado nas duas instâncias do STJD e também no CAS, a Corte Arbitral do Esporte, na Suíça.

Na sua argumentação no STJD, o Colorado usou uma troca de emails entre dirigentes do Leão e Reynaldo Buzzoni, diretor de registros e transferências da CBF. No entanto, uma perícia constatou que as mensagens haviam sido adulteradas por Francisco Godoy, representante de Victor Ramos.

Internacional Inter STJD documentos Victor Ramos Vitória Inter (Foto: Reprodução)

http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2017/06/inter-e-denunciado-e-pode-ate-cair-para-serie-c-julgamento-sera-na-terca.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai dar em nada isso aí. No máximo uma multazinha. E, aliás, não deveria dar em nada mais mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que não vai dar em nada, mas.... Vai que né? Seria mais uma pedrada na torcida do Inter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só estou lendo a explicação desse caso agora (a única coisa que sabia era que o Inter era acusado de ter falsificado o documento), alguém poderia me explicar qual seria o interesse do agente do Victor Ramos em falsificar a documentação? Ou a grande questão é essa? Hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marvin Angulo disse:

Só estou lendo a explicação desse caso agora (a única coisa que sabia era que o Inter era acusado de ter falsificado o documento), alguém poderia me explicar qual seria o interesse do agente do Victor Ramos em falsificar a documentação? Ou a grande questão é essa? Hahaha

Aparentemente só facilitar o entendimento dos mexicanos pra agilizarem a liberação que ele pretendia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Também acho que não vai dar essa penalização toda ao Inter...

Mas se deeeeeeer, rapaaaaz. Será o primeiro grande clube a enfrentar uma queda brusca desse jeito dentro desse novo século. Acredito que o Inter consiga reagir até com facilidade, mas pro torcedor o baque é forte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A defesa dos outros clubes não foi por causa das "insinuações" na imprensa contra os advogados do Inter? E não com a punição em si? Que eu me lembre, foi nessa linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
7 minutos atrás, John the Baptist. disse:

A defesa dos outros clubes não foi por causa das "insinuações" na imprensa contra os advogados do Inter? E não com a punição em si? Que eu me lembre, foi nessa linha.

Quando no final dizem: "e sobretudo evite-se danos que extrapolem os limites dos autos."

Já interpreto como que a pena de exclusão seja exagerada, massss, posso estar equivocado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi os advogados só queriam tirar os colegas deles da reta, pois não seria papel do STJD, que apenas o clube fosse responsabilizado. Foi o que acabou acontecendo não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falaram agora a pouco na Rádio GreNal que quem pode se ferrar nessa história é o Vitório Piffero e os advogados do Inter, podem ser excluídos do futebol e perderem até a licença da OAB (Por isso até que advogados de outros clubes se posicionaram contra, pra apoiarem os amigos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro voto, do relator, condenou o Inter em 720 mil reais; o Piffero em suspensão por 520 640 dias e multa de 90 mil..

Faltam 4 votos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yep, vai ficar nisso ai mesmo pro STJD, até estranhei que teve multa. Pensei que não fosse chegar nisso. O interessante vai ser a parte criminal. 

Eu não vi o julgamento, mas falaram no cara que adulterou o documento. Quem foi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Silveira. disse:

Yep, vai ficar nisso ai mesmo pro STJD, até estranhei que teve multa. Pensei que não fosse chegar nisso. O interessante vai ser a parte criminal. 

Eu não vi o julgamento, mas falaram no cara que adulterou o documento. Quem foi?

O inquérito trouxe a mapa dos e-mails.. Segundo consta, foi o próprio procurador do atleta, quando enviou ao time mexicano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mallmann disse:

O inquérito trouxe a mapa dos e-mails.. Segundo consta, foi o próprio procurador do atleta, quando enviou ao time mexicano.

Malandro, que IMBECILIDADE fasufhsAUIFHASUIHFASUIfhASUIHFASUIFI! Deve ter o processo suspenso no máximo e mais alguma coisinha. Que filho da puta hahahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Silveira. disse:

Malandro, que IMBECILIDADE fasufhsAUIFHASUIHFASUIfhASUIHFASUIFI! Deve ter o processo suspenso no máximo e mais alguma coisinha. Que filho da puta hahahaha!

Ele nem foi julgado e nem será. 

Os e-mails foram alterados em fevereiro do ano passado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Mallmann disse:

Ele nem foi julgado e nem será. 

Os e-mails foram alterados em fevereiro do ano passado..

O que interessa é quando a "vítima" (no caso o Inter) tomar conhecimento do fato. Eu não sei exatamente quando foi, mas não faz tanto tempo assim, não? MP pode dar o ar da graça ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Silveira. disse:

O que interessa é quando a "vítima" (no caso o Inter) tomar conhecimento do fato. Eu não sei exatamente quando foi, mas não faz tanto tempo assim, não? MP pode dar o ar da graça ainda.

Da falsidade? O Piffero disse que ficou sabendo na véspera do jogo com o Flu.

Mas é aquilo né, conteúdo verossímil, fonte boa.. Penalmente é difícil estourar em alguém, talvez no empresário..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava ouvindo o julgamento ontem ao vivo na Gaúcha, foi meio estranho, não sei se é porque eu sou leigo ou que, mas os relatores chegaram com frases prontas parece, cagaram pra versão do Pastl que deixou claro vários assuntos a respeito do email, fora que todas as justificativas foram iguais e até mesmo as multas, nada mais foi do que um teatro desnecessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mallmann disse:

Da falsidade? O Piffero disse que ficou sabendo na véspera do jogo com o Flu.

Mas é aquilo né, conteúdo verossímil, fonte boa.. Penalmente é difícil estourar em alguém, talvez no empresário..

 

Se bem me lembro, tem 6 meses de quando ficou sabendo do fato delituoso pra abrir inquérito. Posso estar enganado (eu odeio penal fsaUIHfAIUFHSAIF), mas acho que é esse prazo no caso de ação pública (acho que é incondicionada). 

Eu acho que quem adulterou o documento tem que se foder, olha tudo o que aconteceu por causa disso. ao menos ter a sensação de que pode acontecer alguma coisa e depois ai tu transforma a pena em mora, que seja. Mas pelo menos no bolso tem que doer. 

33 minutos atrás, Lucas Matías disse:

Tava ouvindo o julgamento ontem ao vivo na Gaúcha, foi meio estranho, não sei se é porque eu sou leigo ou que, mas os relatores chegaram com frases prontas parece, cagaram pra versão do Pastl que deixou claro vários assuntos a respeito do email, fora que todas as justificativas foram iguais e até mesmo as multas, nada mais foi do que um teatro desnecessário.

Julgamento já é decidido antes de acontecer. Aquilo ali é apenas um teatro. Por baixo dos panos os votos já foram discutidos e todo mundo combina o voto com o relator. O advogado fazer todo aquele teatro ali é perda de tempo porque a decisão já tá formada. Inclusive é capaz de ele ter ido bater um papo com o relator, também hahaah! A notícia era de que Inter e STJD já tinham combinado qual seria a sanção.

Audiência é pior ainda. Às vezes tem coisa importante no STF que nego vai fazer sustentação oral e juiz (ministro) praticamente nem olha na tua cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...