Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Táticas para seleção pequena


DouglasMelo

Posts Recomendados

Galera, tudo bem? 

Preciso de ajuda para táticas para usar com seleções muito fracas. Estou treinando a Coréia do Norte. São poucos jogadores disponíveis e eles são muito fracos, então tá complicado de criar uma tática em que predomine algum estilo de jogo específico. Tentei jogar num 4-1-4-1 em contra-ataque, mas meus jogadores são lentos, não funcionou. Agora tô jogando num 4-4-1-1 e o time também não rende, apesar se ser um pouco melhor do que essa de contra-ataque. Tentei um 4-1-3-1-1 porque temos poucos pontas ou alas e foi onde o time rendeu um pouquinho melhor, mas ainda muito fraco. Vocês já pegaram seleções bem fracas pra treinar? Como fazem pra que o time renda o aceitável? Quais dicas podem dar (tipo como desenvolver a base, pra melhorar no futuro, ou como fazer pro time entender as táticas mais rápido?)

Posto aqui uma das táticas que uso, as instruções e os resultados dos últimos amistosos. 

QciiWhIkelo55hn6ZiF_mg4wl5KQ8CCZRoazH4EJ

KJMmy8sJtdMpRnoHdQB_dMkcspRNbj0AdDNzWjiQ

ZvLJM8SnG1olNf6fsr1SYblgSJRegTMXLeZSO3jm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu nunca treinei seleção por mais do que dois meses, porque acho um saco. Mas vou tentar te ajudar com algumas questões:

1 - Tu perguntou como fazer para desenvolver a base. Eu acho que como treinador apenas da seleção tu não tem nenhum poder sobre isso, infelizmente. Quando as pessoas jogam um desafio do tipo, elas geralmente treinam times da liga para procurar fortalecer ela. A ideia básica é assumir uma equipe da liga, mas não se preocupar apenas em ser melhor do que os outros times, e sim em tornar todas equipes na liga mais fortes. Ou seja: evitar comprar jogadores que já estejam indo bem em outros times da mesma liga, vender jogadores para os times da liga mesmo que isso signifique perder dinheiro (em vez de vender para clubes estrangeiros). O @Henrique M. tem um save na Profissão: Manager onde ele fala sobre isso. O objetivo primário dele não é fortalecer a seleção, mas dá para tirar umas ideias dali. Uma versão mais extremada disso envolve pegar uma equipe da liga, desenvolver as infraestruturas ao máximo, depois trocar para outra equipe e fazer o mesmo, e assim por diante. Mas aí é algo que pode levar décadas de jogo.

 

2 - Em relação à tua tática, eu vi alguns elementos que me parecem não fazer muito sentido:

  • Tu usa um jogador alvo, que é uma função voltada para receber a bola no pé e fazer a parede, com base na força física, mas pediu para tua equipe jogar forçando o passe para o espaço, que é uma instrução voltada para jogar a bola na frente, apostando que o homem de ataque ganhe do zagueiro na corrida.
  • Também não entendi por que a opção por levar a bola até a área. Se tua equipe não tem muita qualidade, e se tu tá jogando com um homem forte lá na frente, me parece que faria mais sentido jogar com um esquema que apostasse nos cruzamentos dos pontas para a área.
  • Acho que falta mais gente com função de ataque. O teu construtor de jogo avançado tá como apoiar. Nessa função o jogador fica mais atrás, procurando distribuir o jogo antes do último passe mesmo. Só que só tem um jogador na frente dele. Acho que essa função funciona melhor se tu tiver ao menos dois atacantes, ou então um esquema com pontas que chegam bastante à frente. Sendo o segundo homem mais ofensivo, eu trocaria ele para uma função de ataque.
  • Tu tá jogando com linha defensiva bem baixa. Ok, entendo a ideia por trás de se proteger mais e tal. Mas aí tu também quer sair jogando a partir da defesa, com toques mais curtos. Tudo bem que tua equipe é lenta, e portanto não funciona bem uma tática de contra-ataque, mas qual é o plano de ataque então? Esperar bem no fundo da tua defesa para depois sair tocando desde lá me parece dificultar muito que tu consiga fazer a bola chegar até o campo ofensivo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Danut disse:

Bom, eu nunca treinei seleção por mais do que dois meses, porque acho um saco. Mas vou tentar te ajudar com algumas questões:

1 - Tu perguntou como fazer para desenvolver a base. Eu acho que como treinador apenas da seleção tu não tem nenhum poder sobre isso, infelizmente. Quando as pessoas jogam um desafio do tipo, elas geralmente treinam times da liga para procurar fortalecer ela. A ideia básica é assumir uma equipe da liga, mas não se preocupar apenas em ser melhor do que os outros times, e sim em tornar todas equipes na liga mais fortes. Ou seja: evitar comprar jogadores que já estejam indo bem em outros times da mesma liga, vender jogadores para os times da liga mesmo que isso signifique perder dinheiro (em vez de vender para clubes estrangeiros). O @Henrique M. tem um save na Profissão: Manager onde ele fala sobre isso. O objetivo primário dele não é fortalecer a seleção, mas dá para tirar umas ideias dali. Uma versão mais extremada disso envolve pegar uma equipe da liga, desenvolver as infraestruturas ao máximo, depois trocar para outra equipe e fazer o mesmo, e assim por diante. Mas aí é algo que pode levar décadas de jogo.

 

2 - Em relação à tua tática, eu vi alguns elementos que me parecem não fazer muito sentido:

  • Tu usa um jogador alvo, que é uma função voltada para receber a bola no pé e fazer a parede, com base na força física, mas pediu para tua equipe jogar forçando o passe para o espaço, que é uma instrução voltada para jogar a bola na frente, apostando que o homem de ataque ganhe do zagueiro na corrida.
  • Também não entendi por que a opção por levar a bola até a área. Se tua equipe não tem muita qualidade, e se tu tá jogando com um homem forte lá na frente, me parece que faria mais sentido jogar com um esquema que apostasse nos cruzamentos dos pontas para a área.
  • Acho que falta mais gente com função de ataque. O teu construtor de jogo avançado tá como apoiar. Nessa função o jogador fica mais atrás, procurando distribuir o jogo antes do último passe mesmo. Só que só tem um jogador na frente dele. Acho que essa função funciona melhor se tu tiver ao menos dois atacantes, ou então um esquema com pontas que chegam bastante à frente. Sendo o segundo homem mais ofensivo, eu trocaria ele para uma função de ataque.
  • Tu tá jogando com linha defensiva bem baixa. Ok, entendo a ideia por trás de se proteger mais e tal. Mas aí tu também quer sair jogando a partir da defesa, com toques mais curtos. Tudo bem que tua equipe é lenta, e portanto não funciona bem uma tática de contra-ataque, mas qual é o plano de ataque então? Esperar bem no fundo da tua defesa para depois sair tocando desde lá me parece dificultar muito que tu consiga fazer a bola chegar até o campo ofensivo.

 

 

O problema é que não tem a liga da Coréia do Norte hahahaha. Então não tem muito o que fazer mesmo. 

 

Quanto as outras dicas sobre a tática, faz todo o sentido. Tenho lido muito como construir táticas, mas ainda apanho nesse quesito. E aí em casos como esse, em que meu time é muito mais fraco, isso aparece mais. Vou adaptar e ver se melhora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tbm apanho ainda apesar de um longo tempo de FM, normal, pq são tantas variáveis que rola mesmo.

Uma dica que te dou e quase sempre faço isso, tenta simplificar, evita num primeiro momento escolher as formas ajustadas de jogar, deixa padrão e tenta visualizar onde melhor cada uma vai se encaixar com o passar dos jogos, assim você minimiza os erros que seriam mais capitais, tendo ao menos uma tática equilibrada.

Espero ter te ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
    • Luiz A. Borel
      Por Luiz A. Borel
      Fala pessoal, tudo bem? Fiz uma série de pôsteres para a Copa do Mundo, um para cada seleção, e estou postando a cada dia, seguindo uma contagem regressiva para a abertura. O fórum diminuiu um pouco a qualidade das imagens, mas espero que curtam o projeto! Até agora subi Qatar, Equador e Holanda, mais tarde terá a do Senegal.
      Um abraço a todos!



      PS: As artes estão a venda em formato impresso (20x25cm) para quem desejar também.
      PS2: Ando muito por fora do fórum, então se algum moderador puder adicionar as tags corretas, agradeço. :) 
    • Bigode.
      Por Bigode.
      A Federação Espanhola de Futebol decidiu mudar. Decidiu inovar. E, bem... vou deixar a notícia e as imagens da nova logomarca (que substitui a histórica inspirada em Joan Miró) e do novo escudo.
      Minha opinião, especialmente em relação a logomarca, vai de encontro a do sempre ótimo Gustavo Hofman: abriram mão de um dos símbolos mais bonitos entre federações em troca de "uma marca que poderia tranquilamente representar uma rede ferroviária". Não consigo olhar pra nova marca, aliás, e não pensar também numa logo de empresa farmacêutica, na linha da Bayer.
      E aqui o vídeo de apresentação:
       
×
×
  • Criar Novo...