Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

United we'll retake Manchester


Danut

Posts Recomendados

17 minutos atrás, Danut disse:

Convenhamos que torcer pelo rebaixamento esse ano não é lá uma posição que exija muito esforço, com o futebol que estamos apresentando... :p

Sobre a falta de progresso, ela é algo que me preocupa também. Tu me acompanha bastante aqui na área, então imagino que já saiba que eu gosto de tentar fugir dessa linearidade de ganhar tudo sempre e tal. Mas isso também não significa que podemos ficar ano após ano só tentando se livrar do rebaixamento e tudo bem. Uma hora a equipe precisa subir de nível, e isso não está acontecendo.

Fiquei um bom tempo pensando nessa questão recentemente, e acho que existem duas razões para isso. A primeira é que a equipe subiu contando com vários jogadores que não eram da base. O resultado disso é que fomos perdendo essa qualidade durante os anos. Idealmente, a base seria capaz de repor, mas acho que isso ainda não é o caso - em parte pelo segundo ponto, que vou abordar logo mais. Daí a equipe estagnou mesmo, até deu uns passos para trás recentemente. Até termos jogadores de base capazes de jogar no nível de quem saiu nos últimos anos, vai ser difícil avançar.

O segundo ponto é em relação à base mesmo. Quando fui solicitando melhorias para a diretoria, eu fui pedindo tudo que aparecia, sem nunca prestar muita atenção no que cada uma faz. Agora que os primeiros jogadores de base do clube estão atingindo os 22-23 anos, eu comecei a notar que eles não estão melhores do que quando tinham 18-19. E isso não era o esperado né. Daí fui atrás do que exatamente cada parte das infraestruturas influencia, e vi que temos ótimas condições nos aspectos que afetam a CA do jogador e sua capacidade de atingir o PA, mas estamos bastante mal no recrutamento - que é justamente a parte que influencia o valor de PA. O resultado são jogadores que ficam bons cedo, mas não conseguem atingir um nível mais alto do que meramente "bom" para nossa equipe (o que não é o suficiente).

O problema nessa história é que tem mais de uma temporada que estou monitorando isso, e nunca aparece a opção de pedir para melhorar o recrutamento. Sei que a situação financeira do clube é grave e talvez impeça a melhoria, mas outras melhorias eu ao menos posso pedir. Essa nem isso aparece.. E sem isso, acho que o clube dificilmente vai progredir muito além de talvez sair dessas últimas posições.

Não lembro se tu já apareceu por aqui antes. É teu primeiro comentário? Leu desde o começo? (se for, que coragem)

Essa questão da falta de evolução tá bem ruim mesmo. Eu falei bastante disso na resposta da pessoa acima, então recomendo que tu leia ela também. Se aplica ao teu comentário, que leu muito bem a situação.

Não tenho muita experiência com Inglaterra, mas nesse save estou achando bem sofrido.

Espero que continue gostando :)

Sim, demorei mas li tudo kkkk

Cara, isso é complicado pois a diretoria não aceita gastar dinheiro quando o time é das divisões inferiores com recrutamento e observação juvenil.

O jeito é não desistir, e saber que subindo o seu dinheiro aumenta bem significamente ... nem falando sobre a Premiere League que tem muito dinheiro, rsrsrs.

Na Inglaterra tudo é difícil, um campeonato muito legal para jogar ... para os fortes! Sou juvenil, jogo na Itália sempre ... tenho minhas dificuldades financeiras mas são 1/100000 mais fácil que os seus.

Vou continuar acompanhando, boa sorte amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
12 horas atrás, Danut disse:

Daí fui atrás do que exatamente cada parte das infraestruturas influencia, e vi que temos ótimas condições nos aspectos que afetam a CA do jogador e sua capacidade de atingir o PA, mas estamos bastante mal no recrutamento - que é justamente a parte que influencia o valor de PA. O resultado são jogadores que ficam bons cedo, mas não conseguem atingir um nível mais alto do que meramente "bom" para nossa equipe (o que não é o suficiente).

Eu falei muita abobrinha e olha que eu já cansei de escrever e falar sobre o assunto, você tem razão, realmente, o recrutamento influencia na PA.

Talvez o fato de você estar localizado numa região da Inglaterra que é cheia de times grandes, pese os jogadores que decidem assinar com você também. Fiz um save com o Alessandria no FM 2015 e mesmo tendo de tudo do bom e do melhor, minha base não gerou nenhum jogador decente depois que cheguei até a Serie A. O clube fica na Lombardia, pouquíssimos quilômetros de Milão e o norte da Itália é a mais poderosa em termos de clubes e categorias de base de referência. Isso tudo pesa no final das contas.

Eu acho que seu grande problema foi ter mudado de filosofia de uma hora para outra e aí leva tempo para que os frutos dessa nova filosofia apareçam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2017 at 15:12, Danut disse:

Aí com o tempo fui aprendendo a curtir mais essa situação. É legal não saber de antemão que a temporada vai ser melhor que a anterior, que em três anos no máximo vou subir de divisão e tal. Deixa o jogo mais realista. E acho que isso atrai leitores também, como tu falou. É um lado do FM que não é muito explorado aqui, esse de não ter sempre sucesso.

É legal mesmo essa ralação toda que você está vivendo com o save, acho que muitos teriam desistido durante o período longe do FCU que você viveu. Contudo, é preciso tomar cuidado para não fazer do desafio algo intransponível e as derrotas no seu maior prêmio como se isso fosse muito legal, quando boa parte das dificuldades que você tem enfrentado são, na minha visão, problemas que você pode e deveria resolvê-los.

Lembro que perguntei algum tempo atrás se você estava cuidando dos treinamentos de seus jovens e você disse que não se dedicava a eles com muita atenção, algo incompatível, na minha opinião, para quem depende do desenvolviemento das categorias de base para evoluir a equipe. Outros aspectos dessas dificuldades que estão na suas mãos vêm do que você relatou sobre como seus saves eram encerrados prematuramente antes de compartilhá-los na área e também pelo que vi no save com o Darmstadt, onde mesmo contratando livremente, você teve sérias dificuldades para construir uma equipe forte e deslanchar. Para mim são sintomas de algo maior, dificuldades que já existiam anteriormente e que não foram resolvidas e que só devem ter se multiplicado por conta do desafio que se propôs a jogar.

Por isso que acho que você deveria se indignar mais com os resultados de sua equipe no save, ao invés de aceitar tão facilmente os resultados ruins como têm feito, em certa medida com resignação, quase como se fosse o seu destino no save. É preciso descobrir maneiras de resolver os problemas que você têm e consequentemente melhorar o desempenho dessa equipe e isso depende de você.

Vamos lá, Danut, não aceite as derrotas de forma tão fácil! ;)

PS. Me desculpe se fui muito duro com as palavras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

@Danut, revisei o que eu escrevi naquele post e consegui errar sobre algo que eu escrevi diversas vezes sobre. Você tinha razão. Deixei só o que ainda pode ser relevante para o assunto. Você tinha entendido certo, eu que fiz confusão na cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Danut!!leitura em dia,dar parabens pelo save é o minimo né hehe.to na torcida para escapar mais uma vez!!

ja tentou ver os jogos completos?talvez ache o problema tático.que tal jogar com passes curtos?talvez esconder a bola sirva para proteger a defesa (ou não) porque pelo seu relato a equipe.pega a bola na saida e faz logo gol,talvez cozinhaar o jogo resolva.

E aquele gol do barnet?que azar mas eles tavam pressionando a defesa então dá pra perdoar hehe

meio off:sunderland,bolton,blackburn já virou non league hehe tá fácil pra ninguém por aí hehe

agora na viagem vai fazer uma reciclagem e voltar com ideias táticas novas heheh.

boa sorte na seqüencia!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2017 at 12:21, Danut disse:

Em primeiro lugar, seja bem vindo ao fórum :) Se não me engano, tu te registrou há pouco né? Espero que curta o fórum e, especialmente, a profissão: manager.

Valeu! Na verdade acompanho o fórum há um tempinho, mas comecei a interagir agora só, já tenho até ideias pra um save e tudo hahaha

Em 07/12/2017 at 12:21, Danut disse:

Por isso mais recentemente andei jogando com passes normais mesmo. Não coloquei curtos por conta da baixa qualidade dos jogadores, mas estou tentando evitar que nosso jogo seja só chutão que não dá em nada.

Entendi... nessas divisões baixas o jogo tende a ser mais de chutão mesmo, algumas vezes eu colocava passes curtos e mesmo assim sempre tinha bico pra frente. O fato de só desenvolver jovens da base é bastante complicado, ainda mais quando as gerações quem têm vindo não são brilhantes. Talvez possa ajudar se você fizesse um 4-3-3 com dois volantes e só um meia-central, priorizando bastante o jogo de contra-ataque, de preferência pelas pontas, já que tem dois grandes jogadores nessa posição. Com o time na zona de rebaixamento, acho que qualquer tentativa ajuda haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2017 at 18:34, evanildolustosa disse:

Sim, demorei mas li tudo kkkk

Que coragem. Eu acho que não teria feito isso :p mas fico feliz que tenha lido :)

Citar

Cara, isso é complicado pois a diretoria não aceita gastar dinheiro quando o time é das divisões inferiores com recrutamento e observação juvenil.

O jeito é não desistir, e saber que subindo o seu dinheiro aumenta bem significamente ... nem falando sobre a Premiere League que tem muito dinheiro, rsrsrs.

Na real a minha diretoria até que tava sendo legal. Não gastamos fortunas, claro, mas o time vinha em um ritmo legal. O que quebrou as pernas foi aquele negócio de diminuir pra menos da metade o tamanho do estádio. Daí ficamos sem dinheiro, e as obras pararam. Para voltar a ganhar dinheiro precisamos de um estádio maior ou subir de divisão. Os dois parecem distantes no momento, mas certamente que não vou desistir. Uma hora conseguimos um ou outro.

E sim, quando subir para os níveis mais altos vamos nadar em dinheiro. Mas isso vai ser daqui a muito tempo.

 

Citar

Na Inglaterra tudo é difícil, um campeonato muito legal para jogar ... para os fortes! Sou juvenil, jogo na Itália sempre ... tenho minhas dificuldades financeiras mas são 1/100000 mais fácil que os seus.

Vou continuar acompanhando, boa sorte amigo!

Eu acho que a Inglaterra é legal pro tipo de save que eu queria por ter muitas divisões jogáveis. Nesse nível, a diferença entre equipes não é tão grande ainda (embora tenha equipe na league two que está claramente uns dois níveis acima de nós). Nas divisões mais altas é que a coisa pega de vez. Aí tem muito time bom mesmo, vai ser muito difícil competir se um dia chegar lá.

Na Itália confesso que nunca joguei. Mas bastante gente aqui na área gosta. O Henrique M. ate diz que é a melhor liga do jogo. Aliás, já considerou contar tuas aventuras por lá aqui na área? (se tu já tiver criado tópico de história nos últimos dias ignora a pergunta, tô meio por fora do que está acontecendo nesses dias por estar viajando).

 

EDIT: Vi agora que tu já tem um tópico, inclusive acho que já passei por lá. Só não tinha ligado ainda a história ao autor, desculpa a confusão e ignora o final do meu comentário então.

 

 

-------------------

Vou ter que responder as pessoas aos poucos. Talvez acabe ficando vários posts seguidos de respostas minhas daí. Sei que não é o ideal, mas é o que o tempo me permite agora. Se eu não conseguir responder os outros agora, respondo mais tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2017 at 20:11, Henrique M. disse:

Eu falei muita abobrinha e olha que eu já cansei de escrever e falar sobre o assunto, você tem razão, realmente, o recrutamento influencia na PA.

Hehe, acontece. Eu já tava pensando que tinha entendido tudo errado.

 

Em 07/12/2017 at 20:11, Henrique M. disse:

Talvez o fato de você estar localizado numa região da Inglaterra que é cheia de times grandes, pese os jogadores que decidem assinar com você também. Fiz um save com o Alessandria no FM 2015 e mesmo tendo de tudo do bom e do melhor, minha base não gerou nenhum jogador decente depois que cheguei até a Serie A. O clube fica na Lombardia, pouquíssimos quilômetros de Milão e o norte da Itália é a mais poderosa em termos de clubes e categorias de base de referência. Isso tudo pesa no final das contas.

Sim, com toda certeza isso pesa. O jogo diz que isso influencia, então apesar de não saber qual o grau exato de influência, é certo que é um problema.

Mas se temos que lidar com isso, é mais uma razão pra investir bastante no recrutamento. Vai ser difícil de qualquer maneira, mas com um recrutamento ruim vai ser ainda mais complicado. Já que não posso mudar de região, vou me concentrar em melhorar o que puder nosso recrutamento.

 

Em 07/12/2017 at 20:11, Henrique M. disse:

Eu acho que seu grande problema foi ter mudado de filosofia de uma hora para outra e aí leva tempo para que os frutos dessa nova filosofia apareçam.

Não sei se entendi essa parte. A que mudança de filosofia tu te refere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2017 at 11:07, zk01 disse:

Fala Danut!!leitura em dia,dar parabens pelo save é o minimo né hehe.to na torcida para escapar mais uma vez!!

Valeu :) Fico feliz em saber que tu tá acompanhando. E do jeito que a coisa tá, o time vai precisar de toda a torcida do mundo.

 

Em 08/12/2017 at 11:07, zk01 disse:

ja tentou ver os jogos completos?talvez ache o problema tático.que tal jogar com passes curtos?talvez esconder a bola sirva para proteger a defesa (ou não) porque pelo seu relato a equipe.pega a bola na saida e faz logo gol,talvez cozinhaar o jogo resolva.

Eu não gosto de jogar no modo completo, acabo me precipitando demais e mudando a equipe toda hora. Sei que o ideal seria jogar assim um pouco, tentar identificar os problemas é só aos poucos ir mudando, mas eu fico nervoso e a cada dez minutos de jogo troco tudo. Acaba sempre dando errado. Mas vou tentar prestar mais atenção e jogar nos modos mais longos (que não o completo) sim.

Quanto aos passes, já cheguei a experimentar passes curtos sim, mas não gostei do resultado. Perdemos muitas bolas na defesa, meus jogadores mais defensivos não tem capacidade de sair jogando, acaba sendo pior.

O que pensei mais recentemente é tentar jogar com um ritmo mais baixo, pra tirar essa velocidade excessiva de alguns momentos, onde a bola vai e volta muito rapidamente. Mas não sei se seria positivo. Agora já joguei o resto da temporada também, então só na próxima pra testar (seja na League Two ou na Conference).

 

Em 08/12/2017 at 11:07, zk01 disse:

E aquele gol do barnet?que azar mas eles tavam pressionando a defesa então dá pra perdoar hehe

Po, mas mesmo com pressão, não dá pra fazer uma besteira daquelas né?

 

Em 08/12/2017 at 11:07, zk01 disse:

meio off:sunderland,bolton,blackburn já virou non league hehe tá fácil pra ninguém por aí hehe

Pois é, várias equipes tradicionais se deram mal. Com o tempo as coisas devem misturar mais ainda. Mas a maior parte dos grandes continua no topo (menos o Liverpool, que tá sempre mal).

 

Em 08/12/2017 at 11:07, zk01 disse:

agora na viagem vai fazer uma reciclagem e voltar com ideias táticas novas heheh.

boa sorte na seqüencia!!

Contrariando os ensinamentos do mestre Renato, vim estudar na Europa :p

Valeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
9 horas atrás, Danut disse:

Não sei se entendi essa parte. A que mudança de filosofia tu te refere?

Antes era um time que contratava jogadores e bruscamente passou a usar só a base. Isso é uma mudança e tanta de filosofia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 7.12.2017 at 17:22, ggpofm disse:

É legal mesmo essa ralação toda que você está vivendo com o save, acho que muitos teriam desistido durante o período longe do FCU que você viveu. Contudo, é preciso tomar cuidado para não fazer do desafio algo intransponível e as derrotas no seu maior prêmio como se isso fosse muito legal, quando boa parte das dificuldades que você tem enfrentado são, na minha visão, problemas que você pode e deveria resolvê-los.

Gilson (dá pra te chamar de Gilson ou tu prefere ggpofm? nunca perguntei antes), acho que a gente não concorda numa parte fundamental dessa questão. Pelo que tu escreve, sobre as dificuldades serem probelmas que eu posso e deveria resolver, e que devo cuidar para as derrotas não serem o maior prêmio, dá a entender que tu acha que o treinador não está sendo bem-sucedido.

E aí é que entra a nossa discordância. Claro, concordo que o período longe do FC United não correu nada bem (assim como o primeiro período no próprio FC United). Por muitas razões, algumas delas falhas minhas, outras falhas do jogo que me deixaram de mãos quase atadas (ou totalmente atadas, tipo a demissão por não melhorar relação com a imprensa sendo que nem pude falar com a imprensa). Mas agora, no FC United, a minha avaliação da carreira do treinador é completamente diferente da tua. Olhando o nível dos jogadores que tenho em mãos e comparando eles com o resto da divisão, acho que não dá para esperar absolutamente nada mais do que o rebaixamento. Então, se estamos conseguindo evitar o rebaixamento, considero que estamos vencendo, não perdendo.

E por avaliar de forma diferente de ti o que é que seria razoável esperar da equipe, também discordo da afirmação de que "boa parte das dificuldades que você tem enfrentado são problemas que você pode e deveria resolver". Na minha opinião, esses problemas se devem, na sua maior parte, ao fato do clube ter subido muito rápido para a League Two, usando uma estrutura de jogadores que não tenho mais à minha disposição agora, em vez de ter subido no ritmo certo para criar uma verdadeira base de jogadores no nível que o clube se encontra.

Para comparação, no save com o Workington o Baltazar levou quatro temporadas para passar pela Conference. Minha equipe jogou duas temporadas nesse nível. E mesmo com os dois anos de "preparação" à mais, o melhor lugar das primeiras cinco temporadas de League Two naquele save foi um 14º lugar. Sim, são resultados melhores do que os da minha equipe no momento. Mas se considerar ainda que minha equipe subiu com jogadores que eram muito melhores do que os jovens que tenho disponíveis agora, eu acho que está plenamente explicado por que a equipe está apenas brigando contra o rebaixamento.

 

Em 7.12.2017 at 17:22, ggpofm disse:

Lembro que perguntei algum tempo atrás se você estava cuidando dos treinamentos de seus jovens e você disse que não se dedicava a eles com muita atenção, algo incompatível, na minha opinião, para quem depende do desenvolviemento das categorias de base para evoluir a equipe.

Concordo que seria melhor cuidar do treinamento de cada atleta individualmente, com revisôes períodicas e tal. Mas em um save com essa duração, não acho que isso seja possível. Ainda quero jogar outra versão do FM nessa década.

Aliás, o Baltazar também não se dedicava aos treinamentos dos atletas de forma individualizada. Então tão incompatível assim isso não deve ser. Não que não haja ganhos em se cuidar mais, mas simplesmente não acho que o tamanho do ganho justifique a quantidade de tempo. Aí o jeito seria fazer um save mais curto para cuidar realmente do desenvolvimento individual de cada jogador nos mínimos detalhes.

 

Em 7.12.2017 at 17:22, ggpofm disse:

Outros aspectos dessas dificuldades que estão na suas mãos vêm do que você relatou sobre como seus saves eram encerrados prematuramente antes de compartilhá-los na área e também pelo que vi no save com o Darmstadt, onde mesmo contratando livremente, você teve sérias dificuldades para construir uma equipe forte e deslanchar. Para mim são sintomas de algo maior, dificuldades que já existiam anteriormente e que não foram resolvidas e que só devem ter se multiplicado por conta do desafio que se propôs a jogar.

Voltamos ao ponto acima. Discordo que sejam sintomas de dificuldades maiores, pois acho que a equipe está jogando até acima do que eu esperaria ser possível.

 

Em 7.12.2017 at 17:22, ggpofm disse:

Por isso que acho que você deveria se indignar mais com os resultados de sua equipe no save, ao invés de aceitar tão facilmente os resultados ruins como têm feito, em certa medida com resignação, quase como se fosse o seu destino no save. É preciso descobrir maneiras de resolver os problemas que você têm e consequentemente melhorar o desempenho dessa equipe e isso depende de você.

Vamos lá, Danut, não aceite as derrotas de forma tão fácil! ;)

Isso também entra no ponto acima, mas tem uma questão aqui que quero ressaltar: acho que tu tá confundindo aceitar as derrotas nos jogos (o que faço, por achar que é resultado de estarmos jogando contra equipes bastante superiores) com aceitar que seja o destino do save ficar nessa situação para sempre. Eu aceitei até o momento as derrotas nos jogos, mas sempre com a ideia de que subimos com uma equipe que não possui capacidade de se manter nesse nível nos primeiros anos. Portanto, o objetivo era tentar se segurar na divisão de alguma forma até que os jovens do clube atingissem o nível necessário para aí sim começar a fazer progresso para a frente. Com a perda anual de jogadores importantes, acho que conseguir manter a equipe no mesmo nível pode ser considerado uma forma de progresso. Havia algo puxando o clube para trás (a saída de jogadores), e mesmo assim conseguimos nos manter mais ou menos no lugar - então havia algo nos puxando para a frente, para balancear as forças.

Dito isso, estive também sempre monitorando o progresso dos jogadores mais novos. No final da última temporada comecei a desconfiar de algo que se confirmou nessa: que os jogadores jovens não parecem ter potencial suficiente para se tornarem jogadores do nível que precisamos. E que, portanto, a equipe vai ter dificuldades para conseguir avançar posições na tabela. Isso é um problema. Mas, na minha visão, é um problema que se mostrou agora: até a última temporada meus jogadores vinham se desenvolvendo, eram ainda bastante novos, não havia razão para não considerar a manutenção da equipe na divisão como algo positivo, como "atingimos o objetivo possível para agora, e a partir da próxima temporada ou da que se seguir vamos ter uma equipe em melhores condições para brigar por mais".

Agora realmente a equipe aparenta ter estagnado. A força que nos puxava para trás já não existe mais quase (saíram quase todos os jogadores que já estavam no clube antes), e não estamos conseguindo nos puxar adiante. Sinal de que, agora, não há essa força para a frente. E isso é sim algo que precisa ser analisado e resolvido.

Mas, e aí voltamos ao começo, eu não estou resignado com isso. Pelo contrário. Passei bastante tempo essa temporada me ocupando a cabeça com a situação dos jogadores mais novos, e essa questão da aparente falta de desenvolvimento. Estou tentando o que posso para melhorar o nosso recrutamento, pensando como gerir o orçamento (que é uma droga desde que subimos à League Two - mais um fator que nos puxou para trás a partir do momento em que subimos) para tentar ter algum dinheiro para as obras necessárias, vendo que outras coisas posso fazer. Mas essa é a primeira temporada onde vejo a situação da equipe como negativa, então é claro que não deu tempo de fazer muita coisa. O ponto é: diferentemente do que tu diz, eu não acho que estou resignado com a situação do clube. A partir do momento em que essa situação acendeu a luz amarela, estou procurando formas de avançar. A resignação com os resultados do dia a dia é outra coisa, e tem a ver com o que acho possível tirar dos jogadores que tenho em mãos nesse momento.

 

Em 7.12.2017 at 17:22, ggpofm disse:

PS. Me desculpe se fui muito duro com as palavras.

Não há razões para desculpas. Eu compartilho minha história no Fórum porque gosto da interação com as pessoas. Já comentei algumas vezes por aí que primeiro tentei compartilhar em um blog. Mas achei horrível a falta de comunicação com quem esteja acompanhando. É sempre bom poder ler outras opiniões. Eu discordo de quase tudo que tu falou, como dá para ver da minha resposta, mas isso não significa que não seja bom ter a discussão.

 

20 horas atrás, pedroleite disse:

Valeu! Na verdade acompanho o fórum há um tempinho, mas comecei a interagir agora só, já tenho até ideias pra um save e tudo hahaha

Entendi... nessas divisões baixas o jogo tende a ser mais de chutão mesmo, algumas vezes eu colocava passes curtos e mesmo assim sempre tinha bico pra frente. O fato de só desenvolver jovens da base é bastante complicado, ainda mais quando as gerações quem têm vindo não são brilhantes. Talvez possa ajudar se você fizesse um 4-3-3 com dois volantes e só um meia-central, priorizando bastante o jogo de contra-ataque, de preferência pelas pontas, já que tem dois grandes jogadores nessa posição. Com o time na zona de rebaixamento, acho que qualquer tentativa ajuda haha

Entendi. Bem, na minha opinião o Fórum fica muito mais legal depois que começamos a interagir. Espero que essa também seja a tua experiência. E sempre incentivo as pessoas a compartilharem saves na área. Acho que é uma experiência que se deve ter. Também acho positivo passar um período só como leitor, para ver primeiro o que os outros fazem e tal, antes de se aventurar na própria história. Mas como tu disse que já acompanha há mais tempo acho que essa experiência tu já tem, então vou ficar no aguardo da tua história.

Sobre a tua sugestão, se entendi bem seria inverter o triângulo de meio campo do que o FM chama de 4-1-2-3 (vol com pontas), certo? Ficaria um 4-2-1-3 daí (dois volantes com pontas). Olha, acho que é uma sugestão válida sim. Mas como talvez tu já tenha visto nas minhas outras respostas, eu acabei já jogando essa temporada até o final - só não tive mesmo tempo de postar. Então a sugestão vai ficar guardada aqui para a próxima temporada talvez (dependendo se na próxima temporada a equipe de novo vai brigar contra o rebaixamento ou não). Aliás, recebi várias boas sugestões por aqui, acho que da próxima vez vou aguardar mais antes de jogar o resto da temporada, quem sabe com as sugestões de vocês o time não acaba indo melhor...

 

2 horas atrás, Henrique M. disse:

Antes era um time que contratava jogadores e bruscamente passou a usar só a base. Isso é uma mudança e tanta de filosofia.

Entendi. E sim, concordo. Acho até que essa mudança em meio ao save, de pegar um time já formado e com certa qualidade, acabou pesando bastante. Falei um pouco mais disso na resposta ao ggpofm nesse mesmo post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Danut disse:

Gilson (dá pra te chamar de Gilson ou tu prefere ggpofm? nunca perguntei antes), acho que a gente não concorda numa parte fundamental dessa questão. Pelo que tu escreve, sobre as dificuldades serem probelmas que eu posso e deveria resolver, e que devo cuidar para as derrotas não serem o maior prêmio, dá a entender que tu acha que o treinador não está sendo bem-sucedido.

E aí é que entra a nossa discordância. Claro, concordo que o período longe do FC United não correu nada bem (assim como o primeiro período no próprio FC United). Por muitas razões, algumas delas falhas minhas, outras falhas do jogo que me deixaram de mãos quase atadas (ou totalmente atadas, tipo a demissão por não melhorar relação com a imprensa sendo que nem pude falar com a imprensa). Mas agora, no FC United, a minha avaliação da carreira do treinador é completamente diferente da tua. Olhando o nível dos jogadores que tenho em mãos e comparando eles com o resto da divisão, acho que não dá para esperar absolutamente nada mais do que o rebaixamento. Então, se estamos conseguindo evitar o rebaixamento, considero que estamos vencendo, não perdendo.

 

Tanto faz, Danut. Gilson ou ggpofm, ou gg, eu atendo. ;)

Creio que não consegui me expressar direito. O problema não é esse que você citou: "dá a entender que tu acha que o treinador não está sendo bem-sucedido."

A questão central do que escrevi é um comportamento de várias pessoas que tenho visto com mais frequência faz alguns meses que é o de aceitar resultados menores como algo muito bom ou resultados esperados como uma conquista fantástica. E ao escrever para André Honorato: "É legal não saber de antemão que a temporada vai ser melhor que a anterior, que em três anos no máximo vou subir de divisão e tal. Deixa o jogo mais realista. E acho que isso atrai leitores também, como tu falou." Me veio a vontade de alertá-lo e a outros também para uma coisa que na minha opinião está se tornando algo que impede que as pessoas procurem superar seus limites no FM e alcancem todo o seu potencial. E o pior ao meu ver, se contentem com as derrotas e com títulos menores, sob o argumento de que o save era muito difícil, quando muitas vezes isso não é verdade e existem exemplos aqui na área e fora dela para desmentir essa tal dificuldade.

Não acho que você esteja sendo mal-sucedido no save, mas a acho que boa parte das dificuldades no save (que é muito difícil) estão sendo amplificadas por suas limitações como manager, e aí penso que é porque você não aplica no save tudo o que já leu sobre o FM, já que sei que você leu bastante sobre ele. Aí, fico sempre com a dúvida. Por que ele não aplica o que sabe para amenizar as dificuldades do save? Se você fosse outra pessoa e seu problema fosse a falta de conhecimento específico sobre o FM, a pergunta seria, então por que não lê para aprender superar as dificuldades? Mas esse não é o seu caso.

O que eu sinto de você neste save é que você não usa tudo o que aprendeu nos anos de FM para superar as dificuldades que ele apresenta. Um save que na minha opinião é um dos mais complicados para serem realizados, quiça o mais complicado. E reconheço sua coragem e disposição para enfrentá-lo. Sabemos, que a possibilidade de contratar é uma variável que favorece enormemente o treinador humano nos confrontos com a IA do jogo e como no save com as categorias de base não é possível contratar, isso já torna o save muito complicado. Se não bastasse isso, ainda temos a questão do tempo que se levará para jogá-lo. Fazer e isso em outra liga poderia ser mais rápido, mas fazer isso na liga inglesa se leva 30, 40 ou mais temporadas para alcançar a Premier League e conquistar a Champions League e isso desgasta muito a pessoa, já que a maioria consegue jogar em média pouco mais de uma temporada por mês, o que não é o seu caso que geralmente joga mais temporadas por mês.

Diante de tamanha dificuldade, eu esperava que você estive jogando em sua capacidade máxima, usando tudo o que sabe, para justamente transformar o seu caminho no menos "doloroso" possível, mas a impressão que você me passa, pois sempre acompanho e comento seus saves, é justamente o contrário, você não usa tudo o que sabe e ainda aceita os problemas como algo natural, quando boa parte deles, e aí, há uma discordância entre você e eu,  são fruto de decisões tomadas por você, e não da dificuldade do save em si ou até mesmo de bugs, que muitas vezes foram antecipadas ou foram acompanhados de decisões que você tomou e se mostraram ruins.

Para tentar esclarer minhas dúvidas, eu lhe pergunto: você acredita que está jogando em sua capacidade máxima ou você pensa que o desafio do save está um pouco além de suas capacidades como manager do FM?

Eu não gosto muito de comparar o que você está fazendo com o save do baltazar. Vocês partiram da 6ª divisão, mas de situações bem diversas. Você teve a questão da demissão e do tempo que passou longe do FCU e ainda um e outro bug chato e o baltazar fez um outro caminho, mais estável. Talvez por ele adotar uma postura mais confiante e, principalmente, pela respostas que dava aos comentários, eu nunca senti que o baltazar não conseguiria completar o desafio de levar o time dele até a Premier League e conquistar a UCL, pois ele se mostrava com muito conhecimento para levar o desafio adiante.

No entanto, quando eu leio algo como você escreveu ao André, eu fico com a impressão que a qualquer momento você se dará por satisfeito ao atingir um determinado número de temporadas jogadas, já que você não colocou em seus objetivos do save a conquista de nenhum título específico e aí entra entra a minha impressão de que você não parece que joga no seu máximo e de que aceita os resultados ruins, afinal seus objetivos não são o de alcançar o título máximo na Europa. Estou muito errado na impressão do que você almeja para o save? 

Valeu. ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Save desgastante mesmo de se jogar, meu amigo, mas ao mesmo tempo é um desafio incrível e você tem demonstrado a persistência necessária para levá-lo adiante. Além da dificuldade natural do desafio assumido, ainda teve outros percalços pelo caminho como a demissão do FC United e os bugs do FM 2016. Ainda assim, seguiu em frente, rodou por vários clubes com muita dificuldades, e voltou para "casa" na temporada 2024-25.

A discussão aberta pelo Gílson é válida e saudável. A partir do momento que alguém assume um desafio como esse, e que levará muitas temporadas para alcançar o "ápice", é natural que se questione se o caminho percorrido está sendo o "necessário" ou se existe algo que pode ser aprimorado para otimizar sua experiência e evolução no clube. Também é importante mantê-lo instigado e motivado a seguir em frente.

Parabéns pelo save e boa sorte para a sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso que o principal que eu queria dizer está acima, mas vou comentar algumas coisas a mais por conta de seus outros comentários. ;)

12 horas atrás, Danut disse:

E por avaliar de forma diferente de ti o que é que seria razoável esperar da equipe, também discordo da afirmação de que "boa parte das dificuldades que você tem enfrentado são problemas que você pode e deveria resolver". Na minha opinião, esses problemas se devem, na sua maior parte, ao fato do clube ter subido muito rápido para a League Two, usando uma estrutura de jogadores que não tenho mais à minha disposição agora, em vez de ter subido no ritmo certo para criar uma verdadeira base de jogadores no nível que o clube se encontra.

Para comparação, no save com o Workington o Baltazar levou quatro temporadas para passar pela Conference. Minha equipe jogou duas temporadas nesse nível. E mesmo com os dois anos de "preparação" à mais, o melhor lugar das primeiras cinco temporadas de League Two naquele save foi um 14º lugar. Sim, são resultados melhores do que os da minha equipe no momento. Mas se considerar ainda que minha equipe subiu com jogadores que eram muito melhores do que os jovens que tenho disponíveis agora, eu acho que está plenamente explicado por que a equipe está apenas brigando contra o rebaixamento.

Como você disse, é uma forma diferente de avaliar. Por exemplo, você achou que o FCU subiu rápido para a League Two, eu já penso que se um clube subiu é porque tem condições para isso e que antes de ser uma desvantagem, seria uma vantagem estar em uma liga onde sua equipe já pode se profissionalizar, treinando em tempo integral e contratar uma comissão técnica profissional. Também considero positiva o fato de ter um time de jogadores contratados, pois lhe permite trabalhar com seus jovens e colocá-los no momento que julgar adequado, diferentemente se tivesse que colocar os jovens na fogueira por falta de jogadores. Mas é como dissemos, são visões diferentes para uma mesma situação. ;)

 

12 horas atrás, Danut disse:

Concordo que seria melhor cuidar do treinamento de cada atleta individualmente, com revisôes períodicas e tal. Mas em um save com essa duração, não acho que isso seja possível. Ainda quero jogar outra versão do FM nessa década.

Aliás, o Baltazar também não se dedicava aos treinamentos dos atletas de forma individualizada. Então tão incompatível assim isso não deve ser. Não que não haja ganhos em se cuidar mais, mas simplesmente não acho que o tamanho do ganho justifique a quantidade de tempo. Aí o jeito seria fazer um save mais curto para cuidar realmente do desenvolvimento individual de cada jogador nos mínimos detalhes.

Eu não falei em cuidar individualmente dos treinamentos de cada atleta. Eu falei em cuidar dos treinamentos dos jovens apenas. Entre deixar em um posição mais geral e cuidar dos mínimos detalhes de cada treinamento existe uma variedade de opções que você pode adotar. 

 

13 horas atrás, Danut disse:

Dito isso, estive também sempre monitorando o progresso dos jogadores mais novos. No final da última temporada comecei a desconfiar de algo que se confirmou nessa: que os jogadores jovens não parecem ter potencial suficiente para se tornarem jogadores do nível que precisamos. E que, portanto, a equipe vai ter dificuldades para conseguir avançar posições na tabela. Isso é um problema. Mas, na minha visão, é um problema que se mostrou agora: até a última temporada meus jogadores vinham se desenvolvendo, eram ainda bastante novos, não havia razão para não considerar a manutenção da equipe na divisão como algo positivo, como "atingimos o objetivo possível para agora, e a partir da próxima temporada ou da que se seguir vamos ter uma equipe em melhores condições para brigar por mais".

Agora realmente a equipe aparenta ter estagnado. A força que nos puxava para trás já não existe mais quase (saíram quase todos os jogadores que já estavam no clube antes), e não estamos conseguindo nos puxar adiante. Sinal de que, agora, não há essa força para a frente. E isso é sim algo que precisa ser analisado e resolvido.

Mas, e aí voltamos ao começo, eu não estou resignado com isso. Pelo contrário. Passei bastante tempo essa temporada me ocupando a cabeça com a situação dos jogadores mais novos, e essa questão da aparente falta de desenvolvimento. Estou tentando o que posso para melhorar o nosso recrutamento, pensando como gerir o orçamento (que é uma droga desde que subimos à League Two - mais um fator que nos puxou para trás a partir do momento em que subimos) para tentar ter algum dinheiro para as obras necessárias, vendo que outras coisas posso fazer. Mas essa é a primeira temporada onde vejo a situação da equipe como negativa, então é claro que não deu tempo de fazer muita coisa. O ponto é: diferentemente do que tu diz, eu não acho que estou resignado com a situação do clube. A partir do momento em que essa situação acendeu a luz amarela, estou procurando formas de avançar. A resignação com os resultados do dia a dia é outra coisa, e tem a ver com o que acho possível tirar dos jogadores que tenho em mãos nesse momento.

Acho que aqui você se contradiz com o que disse anteriormente sobre a parte do treinamento e do desenvolvimento dos jovens jovens, mas acho importante que você tenha detectado um problema no desenvolvimento dos jogadores e que agora esteja trabalhando para solucioná-lo. Sem cuidar a evolução dos jovens, mesmo que pequena, você ficará patinando muito tempo.

Sobre o orçamento ruim que você tem e os problemas financeiros, não sei se você levará isso como positivo, mas vale sempre lembrar que em caso de poblemas financeiros, na Inglaterra e em outros países, sempre pode existir uma troca de comando com o clube podendo ser vendido e até melhorar sua situação, desde que você esteja fazendo um bom trabalho na equipe para ser mantido no comando da equipe.

 

13 horas atrás, Danut disse:

Não há razões para desculpas. Eu compartilho minha história no Fórum porque gosto da interação com as pessoas. Já comentei algumas vezes por aí que primeiro tentei compartilhar em um blog. Mas achei horrível a falta de comunicação com quem esteja acompanhando. É sempre bom poder ler outras opiniões. Eu discordo de quase tudo que tu falou, como dá para ver da minha resposta, mas isso não significa que não seja bom ter a discussão.

Coloquei esse PS, mais para os demais que não estão acostumados com os debates e as cornetas aqui na área do que necessariamente para você.  :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, ggpofm disse:

Tanto faz, Danut. Gilson ou ggpofm, ou gg, eu atendo. ;)

Creio que não consegui me expressar direito. O problema não é esse que você citou: "dá a entender que tu acha que o treinador não está sendo bem-sucedido."

A questão central do que escrevi é um comportamento de várias pessoas que tenho visto com mais frequência faz alguns meses que é o de aceitar resultados menores como algo muito bom ou resultados esperados como uma conquista fantástica. E ao escrever para André Honorato: "É legal não saber de antemão que a temporada vai ser melhor que a anterior, que em três anos no máximo vou subir de divisão e tal. Deixa o jogo mais realista. E acho que isso atrai leitores também, como tu falou." Me veio a vontade de alertá-lo e a outros também para uma coisa que na minha opinião está se tornando algo que impede que as pessoas procurem superar seus limites no FM e alcancem todo o seu potencial. E o pior ao meu ver, se contentem com as derrotas e com títulos menores, sob o argumento de que o save era muito difícil, quando muitas vezes isso não é verdade e existem exemplos aqui na área e fora dela para desmentir essa tal dificuldade.

Eu acho que já respondi a isso anteriormente, na real. Eu discordo que esteja aceitando resultados menores ou esperados como algo muito bom. Minha expectativa, com essa equipe, era ser rebaixado. Até agora evitamos isso. Portanto, acho sim que estou acima do esperado, e me contento por achar que estou acima do esperado. Quando a expectativa passou a ser de começar a ter jogadores melhores para poder atingir algo mais, e aí percebi que isso não vai se concretizar, parei de me contentar.

Não duvido que um treinador melhor fosse capaz de conseguir resultados melhores. Não vamos saber, no fim das contas, mas é possível que sim. Olhando para os adversários, porém, eu acho que minha equipe está dentro daquilo que eu posso atingir.

 

 

10 horas atrás, ggpofm disse:

Diante de tamanha dificuldade, eu esperava que você estive jogando em sua capacidade máxima, usando tudo o que sabe, para justamente transformar o seu caminho no menos "doloroso" possível, mas a impressão que você me passa, pois sempre acompanho e comento seus saves, é justamente o contrário, você não usa tudo o que sabe e ainda aceita os problemas como algo natural, quando boa parte deles, e aí, há uma discordância entre você e eu,  são fruto de decisões tomadas por você, e não da dificuldade do save em si ou até mesmo de bugs, que muitas vezes foram antecipadas ou foram acompanhados de decisões que você tomou e se mostraram ruins.

 

Para tentar esclarer minhas dúvidas, eu lhe pergunto: você acredita que está jogando em sua capacidade máxima ou você pensa que o desafio do save está um pouco além de suas capacidades como manager do FM?

Sim, discordamos nesse ponto. Sim, eu acho que estou jogando em minha capacidade máxima. Se o desafio está acima de minhas capacidades, é algo que vou descobrir com o tempo.

 

10 horas atrás, ggpofm disse:

Eu não gosto muito de comparar o que você está fazendo com o save do baltazar. Vocês partiram da 6ª divisão, mas de situações bem diversas. Você teve a questão da demissão e do tempo que passou longe do FCU e ainda um e outro bug chato e o baltazar fez um outro caminho, mais estável. Talvez por ele adotar uma postura mais confiante e, principalmente, pela respostas que dava aos comentários, eu nunca senti que o baltazar não conseguiria completar o desafio de levar o time dele até a Premier League e conquistar a UCL, pois ele se mostrava com muito conhecimento para levar o desafio adiante.

Bem, eu sempre fui pessimista na minha vida. Especialmente na apresentação externa. Posso até achar que tenho obrigação de conseguir algo, mas não digo isso aos outros - prefiro dizer que sei que vai dar errado. Acho que isso é questão de estilo pessoal.

Quanto ao conhecimento, ele deve ter mais do que eu mesmo. Estou me aventurando em algo que é terreno que nunca pisei. Minha experiência com as ligas menores da Inglaterra é quase nula, minha experiência em jogar sem contratar é nula.

 

10 horas atrás, ggpofm disse:

No entanto, quando eu leio algo como você escreveu ao André, eu fico com a impressão que a qualquer momento você se dará por satisfeito ao atingir um determinado número de temporadas jogadas, já que você não colocou em seus objetivos do save a conquista de nenhum título específico e aí entra entra a minha impressão de que você não parece que joga no seu máximo e de que aceita os resultados ruins, afinal seus objetivos não são o de alcançar o título máximo na Europa. Estou muito errado na impressão do que você almeja para o save? 

Valeu. ;)

Sinceramente, não entendi essa parte. Há um objetivo bem claro no começo do save. E acho que ele é bastante ousado. Menos do que conquistar uma UCL provavelmente (embora não necessariamente, é possível que a equipe ganhe a UCL sem conseguir completar o objetivo), mas mesmo que o seja: a diferença entre o objetivo traçado e ganhar a UCL é tão grande assim para tu achar que faz diferença no save?

 

10 horas atrás, mfeitosa disse:

Save desgastante mesmo de se jogar, meu amigo, mas ao mesmo tempo é um desafio incrível e você tem demonstrado a persistência necessária para levá-lo adiante. Além da dificuldade natural do desafio assumido, ainda teve outros percalços pelo caminho como a demissão do FC United e os bugs do FM 2016. Ainda assim, seguiu em frente, rodou por vários clubes com muita dificuldades, e voltou para "casa" na temporada 2024-25.

A discussão aberta pelo Gílson é válida e saudável. A partir do momento que alguém assume um desafio como esse, e que levará muitas temporadas para alcançar o "ápice", é natural que se questione se o caminho percorrido está sendo o "necessário" ou se existe algo que pode ser aprimorado para otimizar sua experiência e evolução no clube. Também é importante mantê-lo instigado e motivado a seguir em frente.

Parabéns pelo save e boa sorte para a sequência!

Opa, seja bem-vindo ao save. Acho que é a primeira vez que tu comenta aqui, né?

Realmente, o desafio é grande. Isso era algo que eu já sabia quando escolhi jogá-lo. Mas ele se mostrou maior ainda do que eu imaginava, e eu tive dificuldades além do que estava nos planos. Levei bastante tempo até conseguir mais ou menos firmar os pés nessas divisões inferiores, e os bugs não ajudaram nada nisso. Mas estamos aí, firmes e fortes (ou quase isso, o time tá balançando na corda bamba e forte tem que ser o torcedor pra ver as atuações horríveis desse ano - mas a vontade de continuar o save e superar os momentos ruins tá firme e forte :P).

Também acho a discussão válida. Discordo do Gilson em quase tudo que ele fala, mas isso é detalhe.

Obrigado :) No momento, o time vai precisar de sorte mesmo.

 

9 horas atrás, ggpofm disse:

Como você disse, é uma forma diferente de avaliar. Por exemplo, você achou que o FCU subiu rápido para a League Two, eu já penso que se um clube subiu é porque tem condições para isso e que antes de ser uma desvantagem, seria uma vantagem estar em uma liga onde sua equipe já pode se profissionalizar, treinando em tempo integral e contratar uma comissão técnica profissional. Também considero positiva o fato de ter um time de jogadores contratados, pois lhe permite trabalhar com seus jovens e colocá-los no momento que julgar adequado, diferentemente se tivesse que colocar os jovens na fogueira por falta de jogadores. Mas é como dissemos, são visões diferentes para uma mesma situação. ;)

Acho que tu entendeu errado. Não acho que estar em uma liga superior é uma desvantagem. Acho que é uma vantagem, que deve acelerar o desenvolvimento no médio prazo, se o clube conseguir se segurar na divisão (não ser rebaixado de volta, colocando essa vantagem a perder). Mas acho que subir rápido demais aumenta o desafio para o curto prazo - especialmente considerando que a cada ano o time perdeu qualidade, em vez de ganhar. 

É nesse sentido que falei de subir logo como algo negativo. Poder treinar mais ajuda no desenvolvimento, mas não vai resolver as coisas no jogo da rodada seguinte. Então pensando nesse momento, subir com uma equipe mais estabilizada (em vez de subir com um grupo e, nos anos seguintes, trocar esse grupo por outro) pode ser mais benéfico, tornando mais fácil brigar por algo mais do que o rebaixamento. No médio prazo, porém, a equipe que subiu "no susto" deveria conseguir um desenvolvimento um pouco mais rápido, por ter acesso a essas coisas que tu menciona.

Na prática, estou vendo que não conseguimos capitalizar nesse desenvolvimento. E aí sim acho que tem um problema, como já mencionei antes. Que pode ser atribuído em parte a mim (não prestei a devida atenção ao que exatamente estava melhorando das categorias de base), e em parte ao jogo (que me comeu todas as receitas e sem qualquer aviso fez um clube que poderia melhorar as categorias de base todos os anos quase se tornar um clube que não tem dinheiro para melhorar nada, estagnando essa parte). Mas isso é outra questão.

Quanto ao teu comentário de que "se um clube subiu é porque tem condições para isso", acho que ele não se aplica ao caso. Tá, o grupo do FC United que subiu tinha condições para isso. Mas esse grupo foi embora, se aposentou ou virou ex-jogador em atividade. O grupo atual não subiu, então não vejo como se pode afirmar que eles tenham condições para a divisão (talvez tenham, talvez não - estou questionando o argumento para afirmar que tenham aqui, não o mérito da coisa em si).

 

9 horas atrás, ggpofm disse:

Eu não falei em cuidar individualmente dos treinamentos de cada atleta. Eu falei em cuidar dos treinamentos dos jovens apenas. Entre deixar em um posição mais geral e cuidar dos mínimos detalhes de cada treinamento existe uma variedade de opções que você pode adotar. 

Bem, meu time tem, no momento, cinco jogadores com mais de 22 anos. Não sei o que exatamente tu pensa quando fala em jovens, mas acho que isso abarca meio que todo mundo no clube, a não ser que seja um conceito muito restrito.

E também não sei o que exatamente tu entendeu de quando conversamos sobre os treinamentos. Também não sei mais em que página foi essa discussão, então não olhei o que foi que te disse - talvez tu tenha entendido o que eu falei lá mesmo, e eu que não tenha sido claro/correto na especificação do que falei.

Quando digo que não cuido do treinamento dos atletas individualmente, isso significa que eu não fico revisando toda hora qual o treinamento individual que cada atleta está fazendo. No geral, deixo seu treino específico em um atributo que considero importante para aquela posição e que o jogador é fraco, e mudo quando ele reclama. Esse treino indivual que eu não fico supervisionando toda hora. Poderia mudar quando achar que ele já melhorou um pouco naquele atributo, e pegar algum outro que ele precise um pouquinho mais. Mas acabo deixando sempre no mesmo.

Fora isso, porém, estabeleço para cada jogador que posição quero ver ele jogando no futuro, seleciono a função que considero mais adequada para seus atributos (nem sempre a que imagino que vou utilizar o jogador, já que as vezes acho outra função mais interessante para seu desenvolvimento - MRB e MC são um bom exemplo, eu nunca treino um MRB, apesar de poder vir a utilizar a função, prefiro treinar o jogador como MC). Faço tutorias sempre que possível, e vejo também a questão de MPJs quando um jogador se destaca e já fica mais claro qual realmente será seu papel na equipe (embora aqui eu realmente precise melhorar, acabo usando muito pouco porque não tenho bem certeza do que vai ajudar e fico com medo de fazer o jogador aprender algo que acabe sendo maléfico).

Enfim, não sei se isso muda a tua visão sobre o que faço, ou se era isso que tinha entendido antes.

 

9 horas atrás, ggpofm disse:

Sobre o orçamento ruim que você tem e os problemas financeiros, não sei se você levará isso como positivo, mas vale sempre lembrar que em caso de poblemas financeiros, na Inglaterra e em outros países, sempre pode existir uma troca de comando com o clube podendo ser vendido e até melhorar sua situação, desde que você esteja fazendo um bom trabalho na equipe para ser mantido no comando da equipe.

Eu não sei se o FC United pode ser vendido. Na vida real, o princípio "uma cabeça, um voto" é parte da carta de fundação do clube se não me engano, algo que não pode nunca ser mudado. Só não sei se o FM representa isso, mas arriscaria a dizer que sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2017 at 21:24, Danut disse:

Entendi. Bem, na minha opinião o Fórum fica muito mais legal depois que começamos a interagir. Espero que essa também seja a tua experiência. E sempre incentivo as pessoas a compartilharem saves na área. Acho que é uma experiência que se deve ter. Também acho positivo passar um período só como leitor, para ver primeiro o que os outros fazem e tal, antes de se aventurar na própria história. Mas como tu disse que já acompanha há mais tempo acho que essa experiência tu já tem, então vou ficar no aguardo da tua história.

 

To vendo isso agora! Acho bem positivo mesmo, um ajuda o outro e o outro aprende com o um, todo mundo sai ganhando interagindo. E legal saber que já tenho um leitor haha

 

Em 09/12/2017 at 21:24, Danut disse:

Sobre a tua sugestão, se entendi bem seria inverter o triângulo de meio campo do que o FM chama de 4-1-2-3 (vol com pontas), certo? Ficaria um 4-2-1-3 daí (dois volantes com pontas). Olha, acho que é uma sugestão válida sim. Mas como talvez tu já tenha visto nas minhas outras respostas, eu acabei já jogando essa temporada até o final - só não tive mesmo tempo de postar. Então a sugestão vai ficar guardada aqui para a próxima temporada talvez (dependendo se na próxima temporada a equipe de novo vai brigar contra o rebaixamento ou não). Aliás, recebi várias boas sugestões por aqui, acho que da próxima vez vou aguardar mais antes de jogar o resto da temporada, quem sabe com as sugestões de vocês o time não acaba indo melhor...

É isso mesmo, 4-2-1-3, acho que os volantes podem cobrir melhor os lados e o centro do campo e dar menos oportunidades ao adversário, mesmo tendo um time limitado.

 Boa sorte aí na próxima temporada, espero que o clube tenha um desempenho melhor pra conseguir se firmar mais na parte de cima da tabela. Aguardando o post!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, pedroleite disse:

To vendo isso agora! Acho bem positivo mesmo, um ajuda o outro e o outro aprende com o um, todo mundo sai ganhando interagindo. E legal saber que já tenho um leitor haha

 

É isso mesmo, 4-2-1-3, acho que os volantes podem cobrir melhor os lados e o centro do campo e dar menos oportunidades ao adversário, mesmo tendo um time limitado.

 Boa sorte aí na próxima temporada, espero que o clube tenha um desempenho melhor pra conseguir se firmar mais na parte de cima da tabela. Aguardando o post!

Achei uma boa sugestão tática, se a equipe se mantiver na divisão com toda certeza vou testar. Se cair, daí depende de como for na divisão inferior (não faz tanto sentido jogar assim se minha equipe for mais forte que o resto). Em todo caso, valeu pela ideia :)

E sobre o post, acho que até quarta ou quinta ele sai. Eu preciso comprar um mouse, porque editar imagens só com o coisa do notebook é ruim demais. Mas devo fazer isso amanhã, aí depois eu já volto a postar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Danut disse:

Sinceramente, não entendi essa parte. Há um objetivo bem claro no começo do save. E acho que ele é bastante ousado. Menos do que conquistar uma UCL provavelmente (embora não necessariamente, é possível que a equipe ganhe a UCL sem conseguir completar o objetivo), mas mesmo que o seja: a diferença entre o objetivo traçado e ganhar a UCL é tão grande assim para tu achar que faz diferença no save?

Eu não disse em nenhum momento que não existem objetivos claros em seu save. Eu disse que você não estabeleceu nenhuma conquista de títulos como objetivo e perguntei se você não tinha interesse em conquistar a UCL. Acho que você se confundiu no que eu disse.

Sobre os objetivos que você estabeleceu, concordo que é possível conquistar a UCL sem completar seus objetivos, mas o contrário também é possível e você pode completar os objetivos sem conquistar nenhum dos títulos mais importantes da Inglaterra (Premier Leaague e FA Cup) e da Europa (UCL e UEL). Então, não vejo os objetivos tão ousados quanto ganhar o campeonato mais importante da Europa. Talvez, o melhor fosse juntá-los. ;)

Eu não sou daqueles que separa as pessoas/equipes entre vencedores e perdedores, mas por outro lado adoro histórias daqueles que perderam, mas deram tudo pela vitória. Daqueles que batalharam e foram além de seus limites por uma conquista e mesmo assim perderam. Por isso, acho fundamental para quem joga FM lutar pelos títulos mais importantes disponíveis em seus respectivos continentes e por isso também, soa muito estranho para mim quem joga na América do Sul e não sonha com a conquista da Libertadores e quem joga na Europa e não tem por objetivo conquistar a UCL.

Seja um clube pequeno da Europa ou um grande do Top 5 da Europa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), para mim todos devem lutar pela glória máxima na Europa, o título da UCL. E se ele não for conquistado não há problema, desde que se tenha lutado por ele com todas as forças. No seu caso, especificamente, acho que seria muito mais interessante vê-lo lutando pelo título da UCL com um time nascido na base do que lutando para ser o melhor de Manchester em uma temporada, mas só levantei todas essas questões porque eu estava com a impressão, que você se encarregou de mostrar que era equivocada, de que você não estava jogando no máximo e estava satisfeito com resultados não tão bons Mas você já tirou minhas dúvidas. ;)

 

17 horas atrás, Danut disse:

Eu não sei se o FC United pode ser vendido. Na vida real, o princípio "uma cabeça, um voto" é parte da carta de fundação do clube se não me engano, algo que não pode nunca ser mudado. Só não sei se o FM representa isso, mas arriscaria a dizer que sim.

Pois é, esqueci desse detalhe que o clube pertence aos sócios. Mas nele tem troca de presidência, não tem? Se tiver, pode entrar um presidente, que mesmo sendo sócio do clube, seja mais mão aberta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ggpofm disse:

Eu não disse em nenhum momento que não existem objetivos claros em seu save. Eu disse que você não estabeleceu nenhuma conquista de títulos como objetivo e perguntei se você não tinha interesse em conquistar a UCL. Acho que você se confundiu no que eu disse.

Realmente, tu não disse isso. Mas disse o seguinte: "eu fico com a impressão que a qualquer momento você se dará por satisfeito ao atingir um determinado número de temporadas jogadas, já que você não colocou em seus objetivos do save a conquista de nenhum título específico e aí entra entra a minha impressão de que você não parece que joga no seu máximo e de que aceita os resultados ruins, afinal seus objetivos não são o de alcançar o título máximo na Europa".

E aí eu pensei que tu não tinha lembrado do objetivo, pois de outro modo realmente não consigo entender qual é teu ponto. Se minha equipe estivesse jogando a primeira divisão no momento, e United e City estivessem fazendo campanhas ruins, aí até entenderia que não colocar o objetivo de ganhar algum título importante pudesse afetar a dedicação às vitórias. Algo tipo "é mais fácil eu jogar mais umas temoradas e esperar que um ano eles sejam piores do que nós do que realmente me esforçar para ser melhor por mérito próprio". Nesse momento, isso até pode acontecer (não acho que vá ser o caso, mas enfim, veremos quando o dia chegar).

Mas, de momento, eu realmente não consigo entender a diferença entre um e outro. O caminho para atingir o meu objetivo e o caminho para conquistar o título que for, nesse momento do save, é rigorosamente o mesmo. Então por que é que o objetivo colocado influenciaria estar jogando no máximo ou não? Indepentendemente de eu estar jogando no máximo ou não - que já discutimos acima -, não consigo entender qual seria a diferença de um objetivo para o outro. Se eu me der por contente com mais algumas temporadas, terei passado tão longe do objetivo quanto se tivesse dito que ganharia a UCL, então por que é que um me tornaria mais propício a me dar por contente do que o outro (ou, ao menos, te passa a impressão de que esteja mais perto disso)?

 

1 hora atrás, ggpofm disse:

Sobre os objetivos que você estabeleceu, concordo que é possível conquistar a UCL sem completar seus objetivos, mas o contrário também é possível e você pode completar os objetivos sem conquistar nenhum dos títulos mais importantes da Inglaterra (Premier Leaague e FA Cup) e da Europa (UCL e UEL). Então, não vejo os objetivos tão ousados quanto ganhar o campeonato mais importante da Europa. Talvez, o melhor fosse juntá-los. ;)

Juntar os dois objetivos definitivamente não é algo que quero fazer. Uma parte disso é pelo que coloquei abaixo.

 

1 hora atrás, ggpofm disse:

Eu não sou daqueles que separa as pessoas/equipes entre vencedores e perdedores, mas por outro lado adoro histórias daqueles que perderam, mas deram tudo pela vitória. Daqueles que batalharam e foram além de seus limites por uma conquista e mesmo assim perderam. Por isso, acho fundamental para quem joga FM lutar pelos títulos mais importantes disponíveis em seus respectivos continentes e por isso também, soa muito estranho para mim quem joga na América do Sul e não sonha com a conquista da Libertadores e quem joga na Europa e não tem por objetivo conquistar a UCL.

Eu acho que sonhar com uma conquista e ter por objetivo do save essa conquista são coisas diferentes. Se estou jogando uma temporada de FM, então eu sempre irei querer que minha equipe consiga os melhores resultados possíveis naquela temporada. Se jogarmos UCL/Libertadores, a conquista desse título vai ser sempre aquilo que vamos buscar dentro da temporada. É o sonho de todo torcedor, e deve ser o de todo treinador também (ao menos no jogo). Sempre que eu puder disputar uma competição continental, vou sonhar com o título.

Mas essa história dentro de uma temporada é o que tem graça para mim. É ver a equipe ir lá e fazer seu melhor dentro daquela temporada. Não ver a equipe jogar mais três outras temporadas puramente porque tem que ganhar uma UCL/Libertadores para o save estar completo. Isso é o objetivo do save, aquilo que tu diz "vou jogar o número de temporadas necessário até atingir tal coisa". E isso eu realmente não acho que precise ser sempre a competição continental.

 

1 hora atrás, ggpofm disse:

Seja um clube pequeno da Europa ou um grande do Top 5 da Europa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), para mim todos devem lutar pela glória máxima na Europa, o título da UCL. E se ele não for conquistado não há problema, desde que se tenha lutado por ele com todas as forças.

Concordo com essa afirmação, mas dentro de cada temporada. Discordo que seja uma obrigação do FM sempre se lutar pela UCL nesse sentido de "ok, então vou jogar mais X outras temporadas porque ainda não conquistei a UCL".

 

1 hora atrás, ggpofm disse:

Pois é, esqueci desse detalhe que o clube pertence aos sócios. Mas nele tem troca de presidência, não tem? Se tiver, pode entrar um presidente, que mesmo sendo sócio do clube, seja mais mão aberta.

Tem troca de Diretor-Geral. Ela aconteceu na última atualização, inclusive (bem no final dela). Até falei um pouquinho sobre não saber se a diretoria faz diferença no jogo. Falei da questão das expectativas, mas tem essa parte financeira também. Se fizer diferença, espero que melhore daqui para a frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Acho que você está perdendo completamente o ponto do Gilson, Danut.

Ele não está interessado na UCL como um objetivo do save ou na conquista dela para coroar ou engrandecer sua narrativa, ele está preocupado é com sua falta de ambição e convicção de que um dia o FC United of Manchester será capaz de ser o melhor clube de Manchester ou que você tem intenções de competir arduamente para ser o melhor de Manchester.

Veja bem, se o Manchester City ficar em 20º, o United em 19º e você em 18º, você cumpriu seu objetivo, mas sinceramente, isso não significa que você se esforçou para superá-los e trabalhou em prol daquilo arduamente depois que chegou em condições de competir com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Mas, de momento, eu realmente não consigo entender a diferença entre um e outro. O caminho para atingir o meu objetivo e o caminho para conquistar o título que for, nesse momento do save, é rigorosamente o mesmo. Então por que é que o objetivo colocado influenciaria estar jogando no máximo ou não? Indepentendemente de eu estar jogando no máximo ou não - que já discutimos acima -, não consigo entender qual seria a diferença de um objetivo para o outro. Se eu me der por contente com mais algumas temporadas, terei passado tão longe do objetivo quanto se tivesse dito que ganharia a UCL, então por que é que um me tornaria mais propício a me dar por contente do que o outro (ou, ao menos, te passa a impressão de que esteja mais perto disso)?

O que eu relacionava com os objetivos do save e uma "falta" de ambição em conquistar algo maior na Europa acabou ficando deslocado e um pouco sem sentido porque relacionava não apenas o momento atual do seu save, mas também o que virá pela frente, quando você alcançar a Premier League, por isso eu falava de seus objetivos. No entanto, a partir do momento que você começou a explicar que estava se esforçando pelo melhor desepenho e etc., esse tema acabou perdendo a força e separado de tudo o que foi dito anteriormente fica um pouco deslocado. Tanto que eu acabei falando no meu último post e escrevi: "só levantei todas essas questões porque eu estava com a impressão, que você se encarregou de mostrar que era equivocada, de que você não estava jogando no máximo e estava satisfeito com resultados não tão bons Mas você já tirou minhas dúvidas."

 

2 horas atrás, Danut disse:

Eu acho que sonhar com uma conquista e ter por objetivo do save essa conquista são coisas diferentes. Se estou jogando uma temporada de FM, então eu sempre irei querer que minha equipe consiga os melhores resultados possíveis naquela temporada. Se jogarmos UCL/Libertadores, a conquista desse título vai ser sempre aquilo que vamos buscar dentro da temporada. É o sonho de todo torcedor, e deve ser o de todo treinador também (ao menos no jogo). Sempre que eu puder disputar uma competição continental, vou sonhar com o título.

Mas essa história dentro de uma temporada é o que tem graça para mim. É ver a equipe ir lá e fazer seu melhor dentro daquela temporada. Não ver a equipe jogar mais três outras temporadas puramente porque tem que ganhar uma UCL/Libertadores para o save estar completo. Isso é o objetivo do save, aquilo que tu diz "vou jogar o número de temporadas necessário até atingir tal coisa". E isso eu realmente não acho que precise ser sempre a competição continental.

Estamos de acordo que ninguém precisa ganhar a Champions para completar um save ou dar ele por terminado. Foi exatamente isso que eu disse, inclusive disse que adoro saves nos quais as pessoas lutam pelo títulos e dão tudo para conquistá-los e que se não conseguem conquistá-los não é por falta de esforço. Contudo, eu penso que precisa existir essa busca pelas maiores conquistas, por jogar nos maiores palcos e contra as principais equipes europeias, ou seja, mostrar o seu melhor diante dos melhores.

Geralmente em um save, depois que um clube consegue se estabelecer como uma força nacional, inclusive conquistando o título da liga local, é normal que ele passe a disputar a UCL repetidamente. Nesse momento se o clube que essa pessoa comanda luta para conquistar a Champions por quatro ou cinco vezes, chegando perto do título, mas caindo em semifinais e finais e por algum motivo, ela acha que deve parar com o save, eu bateria palmas para ela, mas se nessa mesma situação, onde o clube se estabelece como força nacional, conquistando o título nacional, mas a pessoa prefere encerrar o save, eu sempre ficarei com a sensação de que o save poderia ir mais além e de que a pessoa foi, no mínimo, pouco ambiciosa. E sempre surgiriam questionamentos na minha mente. Por que não tentar ganhar o título mais importante do continente? A pessoa acha que o desafio está além das capacidades dela? Ela tem medo de disputar e fracassar na busca da UCL? Ela acha que é obrigatório ganhar a UCL para as pessoas achem o save dela legal e completo? Ela teme que todos os objetivos do save não sejam completados e ele seja considerado um save menor? Ela teme que o save não seja fechado com chave de ouro com derrotas na UCL? São várias as questões que passam pela minha cabeça quando vejo uma situação dessas acontencendo e gostaria que todos ambicionassem os maiores e mais importantes títulos, mesmo que saíssem derrotados, porque não há vergonha na derrota quando você dá o seu máximo pela vitória. Por isso, fiz durante muito tempo para as pessoas que jogavam na Europa e colocavam objetivos no save a seguinte pergunta: não vai colocar o título da UCL como um objetivo? 

Para finalizar, no seu caso, você optou por um caminho que acha o mais adequado para o seu save e não vejo mais sentido ficarmos nesse debate sobre a UCL porque ele nem era a questão principal que gerou o debate, mas uma impressão minha, a partir de uma frase que você escreveu para o André, de que havia de sua parte uma falta de desejo pelo sucesso, que depois foi explicado por você em detalhes e que por mim foi plenamente esclarecido. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique M. disse:

Acho que você está perdendo completamente o ponto do Gilson, Danut.

Ele não está interessado na UCL como um objetivo do save ou na conquista dela para coroar ou engrandecer sua narrativa, ele está preocupado é com sua falta de ambição e convicção de que um dia o FC United of Manchester será capaz de ser o melhor clube de Manchester ou que você tem intenções de competir arduamente para ser o melhor de Manchester.

Veja bem, se o Manchester City ficar em 20º, o United em 19º e você em 18º, você cumpriu seu objetivo, mas sinceramente, isso não significa que você se esforçou para superá-los e trabalhou em prol daquilo arduamente depois que chegou em condições de competir com eles.

Sim, eu tinha entendido que a discussão era sobre ambição e convicção, só não tava entendendo bem qual o ponto do objetivo nessa história. Mas acho que a discussão já se esclareceu.

Quanto ao que tu coloca no último parágrafo, eu sinceramente duvido que isso aconteça. Mesmo com posições mais decentes, tipo meio de tabela e tal. Eles precisariam terminar ambos no meio de tabela, irem mal nas copas e ainda não conseguirem bons resultados nos confrontos diretos. Não me parece algo tão fácil assim de acontecer sem que haja um esforço grande de parte de minha equipe. Mas se isso vier a acontecer, aí eu penso o que fazer.

 

12 minutos atrás, ggpofm disse:

O que eu relacionava com os objetivos do save e uma "falta" de ambição em conquistar algo maior na Europa acabou ficando deslocado e um pouco sem sentido porque relacionava não apenas o momento atual do seu save, mas também o que virá pela frente, quando você alcançar a Premier League, por isso eu falava de seus objetivos. No entanto, a partir do momento que você começou a explicar que estava se esforçando pelo melhor desepenho e etc., esse tema acabou perdendo a força e separado de tudo o que foi dito anteriormente fica um pouco deslocado. Tanto que eu acabei falando no meu último post e escrevi: "só levantei todas essas questões porque eu estava com a impressão, que você se encarregou de mostrar que era equivocada, de que você não estava jogando no máximo e estava satisfeito com resultados não tão bons Mas você já tirou minhas dúvidas."

Minha questão com essa parte especificamente é que eu realmente não entendi a conexão dela com o resto. Acho que acabou ficando deslocada mesmo.

Sobre tua última frase desse trecho, eu pulei ela quando li o post anterior. Não tinha visto mesmo.

 

12 minutos atrás, ggpofm disse:

Estamos de acordo que ninguém precisa ganhar a Champions para completar um save ou dar ele por terminado. Foi exatamente isso que eu disse, inclusive disse que adoro saves nos quais as pessoas lutam pelo títulos e dão tudo para conquistá-los e que se não conseguem conquistá-los não é por falta de esforço. Contudo, eu penso que precisa existir essa busca pelas maiores conquistas, por jogar nos maiores palcos e contra as principais equipes europeias, ou seja, mostrar o seu melhor diante dos melhores.

Geralmente em um save, depois que um clube consegue se estabelecer como uma força nacional, inclusive conquistando o título da liga local, é normal que ele passe a disputar a UCL repetidamente. Nesse momento se o clube que essa pessoa comanda luta para conquistar a Champions por quatro ou cinco vezes, chegando perto do título, mas caindo em semifinais e finais e por algum motivo, ela acha que deve parar com o save, eu bateria palmas para ela, mas se nessa mesma situação, onde o clube se estabelece como força nacional, conquistando o título nacional, mas a pessoa prefere encerrar o save, eu sempre ficarei com a sensação de que o save poderia ir mais além e de que a pessoa foi, no mínimo, pouco ambiciosa. E sempre surgiriam questionamentos na minha mente. Por que não tentar ganhar o título mais importante do continente? A pessoa acha que o desafio está além das capacidades dela? Ela tem medo de disputar e fracassar na busca da UCL? Ela acha que é obrigatório ganhar a UCL para as pessoas achem o save dela legal e completo? Ela teme que todos os objetivos do save não sejam completados e ele seja considerado um save menor? Ela teme que o save não seja fechado com chave de ouro com derrotas na UCL? São várias as questões que passam pela minha cabeça quando vejo uma situação dessas acontencendo e gostaria que todos ambicionassem os maiores e mais importantes títulos, mesmo que saíssem derrotados, porque não há vergonha na derrota quando você dá o seu máximo pela vitória. Por isso, fiz durante muito tempo para as pessoas que jogavam na Europa e colocavam objetivos no save a seguinte pergunta: não vai colocar o título da UCL como um objetivo? 

Para finalizar, no seu caso, você optou por um caminho que acha o mais adequado para o seu save e não vejo mais sentido ficarmos nesse debate sobre a UCL porque ele nem era a questão principal que gerou o debate, mas uma impressão minha, a partir de uma frase que você escreveu para o André, de que havia de sua parte uma falta de desejo pelo sucesso, que depois foi explicado por você em detalhes e que por mim foi plenamente esclarecido. ;)

Bem, acho que entendi melhor teu ponto agora. Particularmente, meu maior problema com buscar a UCL depois de conquistar o título nacional é que eu perco o interesse mesmo. No geral gosto de jogar com equipes menores, não com as maiores. Gosto quando cada jogo é fundamental para a equipe. Nos campeonatos europeus muitas vezes é possível se estabelecer um domínio tal que no fim das contas o campeonato nacional inteiro fica sendo só uma espera para os jogos da UCL (vide PSG e Bayern na vida real). Acho isso a coisa mais tediosa do mundo.

Mas pensando agora, acho que exagerei no meu medo de ficar nessa situação no passado (no save do Darmstadt, por exemplo, não acho que minha equipe dominasse a liga depois do primeiro título a ponto de já não ter mais disputa, no mínimo disputa com o Bayern ainda teria). E na Inglaterra e sem contratar deve ser ainda mais difícil estabelecer um domínio, então é bem possível que haja o que me mantenha interessado por muitas temporadas. Se as coisas saírem como eu planejo, provavelmente terei muitas temporadas antes de conseguir meus objetivos (mesmo que eventualmente leve um título nacional no meio). Se no fim das contas eles acabarem vindo com mais facilidade do que esperado, aí vou pensar o que fazer.

Enfim, só queria colocar mais esses pontos sobre o tema. Acho que ele já se esgotou mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.4c1ea0f760ea05f94fd9f36c94f4c43f.png

Bem pessoal, estamos de volta para mais uma atualização da série do FC United. Após alguns problemas técnicos que acabaram atrasando esse episódio, é hora de ver como foi a última parte da temporada 2031/32. Para aqueles que não lembram, o ano do clube não está sendo nada bom. Fazemos nossa pior temporada na League Two, e estamos na zona de rebaixamento. Por sorte, o Newport County não está muito melhor. Com ambos clubes enfrentando o mesmo calendário na reta final, a briga promete.

 

image.png.af321e89d1bac153fc226c93ce977a19.png

Iniciamos a reta final enfrentando o Bolton Wanderers. Fizemos uma ótima partida, mas paramos no goleiro adversário. No fim das contas, perdemos por 1 a 2. Derrota injusta, e que nos complica ainda mais na tabela. No jogo seguinte, contra o Blackpool, as coisas pareciam que não iam correr bem novamente. Levamos o primeiro gol aos dezoito segundos de partida - sendo que a saída de bola foi nossa. Aos vinte minutos, empatamos. No começo da segunda etapa tive que trocar o esquema tático, pois meu ponta esquerdo se lesionou. Para minha surpresa, fizemos dois gols depois da mudança. O Blackpool descontou, mas conseguimos segurar o 3 a 2. É nossa primeira vitória em treze partidas. Ainda estamos na zona de rebaixamento – o Newport County também venceu na rodada –, mas podemos manter alguma esperança.

image.png.f938878e3c84499dd21896875fb844eb.png

E depois de conseguir nossa primeira vitória em muito tempo, nada melhor para manter a sequência do que enfrentar o último colocado. Ao menos, em tese. Tal como nossa equipe antes do jogo anterior, o Accrington Stanley não vencia a doze rodadas. Tal como nossa equipe no jogo anterior, eles quebraram a sequência na 13ª partida. Um jogo horrível da minha equipe, que mereceu a derrota (0 a 1).

O mesmo placar se repetiu no jogo seguinte, diante do Maidstone United. Para piorar as coisas, o Newport County se encontrou no campeonato, e emendou três vitórias em sequência. Com isso, a distância aumentou para nove pontos - com apenas nove rodadas por disputar.

Minha equipe precisava vencer, e foi exatamente o que fizemos diante do Gateshead. Na partida de número 298 de Jordan Ward pelo clube (quebrando o recorde anterior, de Al-Rashidi), tivemos nossa melhor atuação em meses. Em campo, o destaque foi outro meio-campista. Gerry Brown marcou duas vezes, garantindo a vitória por 3 a 1 e um lugar para si na equipe da semana.

image.png.da0d684ac712ece91ec79964ec9fbb95.png

Marcar gols, aliás, é o que faltou nos jogos seguintes. É verdade que nosso ataque não teve um grande ano, mas parece que a pressão da reta final afetou ainda mais os jogadores. Primeiro, perdemos do Exeter City (0 a 2) - muito por conta de uma atuação horrorosa do zagueiro James Goode, que praticamente desarmou nosso goleiro e fez a assistência para o primeiro gol adversário, e depois ainda desperdiçou uma penalidade que poderia empatar as coisas. Depois, fomos goleados pelo Oldham Athletic (0 a 5) - a impressão que deu é que os demais jogadores não quiseram deixar James Goode ser ruim sozinho, e resolveram todos fazerem o pior jogo possível.

A situação não melhorou contra o Barnet. Perdemos outra vez (0 a 1), e a distância para o Newport aumentou para sete pontos - que podem até mesmo virar dez, já que o Newport tem um jogo a menos. Com cinco rodadas, só um milagre poderia nos salvar.

O jogo seguinte foi contra o Tranmere Rovers. O adversário vinha na segunda colocação. Considerando apenas isso, a derrota por 0 a 3 pode até mesmo ser tomada como algo normal. Mas o resultado não ocorreu no vácuo, e sim dentro de um campeonato. E a realidade é que, graças a ele, a distância para o Newport passou a ser de dez pontos - com doze ainda em disputa. Em outras palavras: precisávamos vencer todos os jogos, e ainda torcer pelo milagre do outro lado.

No fim das contas, a torcida do FC United nem precisou gastar muito tempo jogando praga no Newport. Precisamos de apenas seis minutos de jogo contra o Woking para levar dois gols. O rebaixamento já parecia óbvio. Depois disso até fizemos uma boa partida. Criamos chances, e merecíamos um placar melhor. Mas o ataque continuava nervoso, e só balançamos as redes uma vez, com ajuda do zagueiro adversário. Derrota por 1 a 2, e rebaixamento matematicamente decretado.

image.png.842e2c15f121efb4e92be1cd98b5762e.png

Nos três últimos jogos ganhamos de Chesterfield (2 a 1), e perdemos de MK Dons (0 a 2) e Crewe Alexandra (0 a 1). Mas ninguém mais se importou.

 

image.png.30b381eb975e6efb5885fb225748f9ef.png

image.thumb.png.f9e44461002d0528bebfd236745fb7b7.png

Resultados

Uma temporada para esquecer. Depois de anos lutando, dessa vez não conseguimos. Estamos de volta à quinta divisão. Olhando para os números da equipe, não há como dizer que não foi merecido. Tivemos o pior ataque de todos, e uma defesa que por pouco não conseguiu o "título" também. Na soma, ficamos com o pior saldo. Somos também a equipe que mais perdeu - vergonhosas vinte e nove vezes, o que fez com que conseguíssemos apenas quatro pontos a mais do que o Accrington Stanley e sua campanha de apenas cinco vitórias.

Olhando para trás, é um pouco difícil de precisar o que aconteceu. Iniciamos mal o campeonato, mas conseguimos nos recuperar perto do final do primeiro semestre. De repente, porém, as coisas desandaram. Lesões de jogadores importantes me obrigaram a mudar de esquema tático, a equipe não se adaptou, e dali em diante nada mais parece ter dado certo. Na reta final, até acho que fizemos uma série de boas atuações - intercaladas com outras atuações terríveis, é verdade. Mas parece que faltou calma à equipe para ainda tentar dar a volta por cima.

O fato é que acabou, e estamos rebaixados. Agora é hora de começar a planejar o futuro. Espero que a equipe logo esteja de volta.

 

image.png.b1186f148415bccbbb9903423993af26.png

image.thumb.png.4edebee92d89d9a2151638d96c342984.png

Equipe do ano

A ironia é que esse ano tivemos mais destaques positivos do que nos anteriores. No meio de campo, Gerry Brown e Steve Thomas tiveram um ano bastante bom, e nos dão esperanças para o futuro. Outro jogador importante foi o lateral Ben Drury, que teve boa contribuição ofensiva - embora ainda precisa trabalhar na parte defensiva (e no número de cartões que leva), seu ano no geral foi bom.

Na outra lateral, porém, a situação é bem mais complicada. Peter Cade está velho, e já deveria ter deixado o posto a muito tempo. Uma opção é Greg Brown, mas o lateral convence muito mais pela direita do que pela esquerda. Por isso, dei mais tempo de jogo a Tom Wynter. O problema é que ele é provavelmente o pior jogador formado na base do clube a atingir o time principal. Suas atuações foram um desastre completo o ano inteiro. Ironicamente, esse ano de atuações terríveis foi também o ano em que ele garantiu seu lugar como reserva da equipe do save (junto com Lee Bailey e John Baker, também escolhidos essa temporada).

image.png.72d4047f8bf8791f7fdfc829477cd58b.png

Outra posição muito sensível é a zaga. James Goode também está velho, e precisamos de um novo titular para fazer companhia a Mark White - que, aliás, já não é grande coisa por si próprio, mas ainda é melhor do que o resto. Minha esperança era de que Liam Hollis pudesse assumir a posição, já que seus atributos físicos e técnicos são bastante bons para o nível. Só que sua total incapacidade de antecipar o jogo, somada à falta de concentração, falta de capacidade de tomar decisão ou se posicionar, além da falta de determinação, o tornam um jogador muito abaixo do mínimo necessário. De momento, a única saída para a defesa parece ser treinar os volantes para atuarem por ali.

Por fim, também não estou feliz com o setor de ataque da equipe. Ainda sentimos falta de Robbie McDaid, e parece que não temos muitos homens capazes de assumir a responsabilidade por balançar a rede. Ian Fielding se destaca um pouco, mas o jovem não está pronto para ser a grande fonte de gols da equipe.

 

image.png.e0e5f3fd134fcd8d0ba256d06b26c3f6.png

image.thumb.png.549052e7d2c20e199591939cd0c9ae98.png

Não foi um ano nada bom para a equipe. Tivemos um número alto de lesões. E, principalmente, o timing das lesões foi terrível. Mais de uma vez a equipe pareceu ter encaixado um esquema tático apenas para, na semana seguinte, todos os jogadores de uma posição fundamental do esquema se lesionarem. Não vou colocar a culpa de nossa campanha terrível apenas nisso – mas é certo que as lesões contribuíram.

 

image.png.357d5ea9a36ca3bdc64ec34f5a497d02.png

Meu auxiliar técnico, Dominic Collins, assumiu as funções de treinador no Hednesford Town. Pelos atributos que apresentava, não fazia mesmo sentido ele se esconder em um cargo de auxiliar nesse nível. Tentei repor sua saída da melhor maneira possível, mas não havia ninguém tão bom disposto a vir trabalhar conosco. O melhor que aceitou foi Max Melbourne.

 

image.png.93cd8618102ae28a89a7f3a594937a15.png

image.png.c3aae1c98b1bcd06bb1170a69349ce3e.png

Passei bastante tempo pensando o que fazer nesse setor. Quando começou a ficar claro que o clube realmente seria rebaixado - o que vai significar uma redução drástica de nossos ganhos -, decidi que era preciso mudar. Não temos condições de continuar a sustentar a fortuna atualmente gasta com o treinamento dos juniores. E o valor sequer é bem gasto. Isto porque os gastos nessa área ajudam os jogadores a se desenvolver mais rápido - o potencial, porém, continua o mesmo. Embora seja útil ter jogadores melhores de imediato, o que mais precisamos no momento é que eles se desenvolvam no longo prazo. De nada adianta ter jogadores bons aos dezenove anos, se depois eles não são capazes de melhorar.

Essa decisão de solicitar uma redução nas infraestruturas foi tomada ainda durante a temporada. Uma de minhas esperanças com a redução de gastos era que o clube conseguisse, em alguns anos, ajeitar a sua situação financeira - e, por decorrência disso, que finalmente fosse aprovada uma expansão de nosso estádio. O que eu não imaginava é que essa expansão do estádio seria aprovada pela diretoria ao final da atual temporada mesmo, apesar de nossa situação financeira terrível.

image.png.7ad702cd8b8e916c877f762b3d42e267.png

Essa é a melhor notícia que recebemos nas últimas três temporadas. Eu realmente não imaginava que o clube iria expandir o estádio. Estávamos lotando todos jogos, mas nosso caixa está completamente vazio. Duas semanas antes da notícia, eu havia tentado pedir uma expansão, e ela foi bloqueada por falta de fundos. De repente, a diretoria me informa que vai aumentar em 2.691 lugares a capacidade do estádio. Isso mais do que dobrará nosso público máximo - atualmente de 2 mil pessoas. Ainda por cima, só vamos precisar pagar metade da obra.

Durante o período de reforma do Broadhust Park, iremos jogar no Regional Athletics Stadium. Curiosamente, o estádio B possui capacidade maior do que a nossa casa - são 6 mil lugares. Em outras palavras: jogar longe de casa vai ajudar muito nossa situação financeira. 

Eu fiquei realmente muito feliz quando li que vamos expandir o estádio. Quem está acompanhando o save há tempos sabe que já passei por muitas dificuldades. Meu maior medo, no momento, era que a equipe jamais conseguisse sair do buraco financeiro em que está metida, e que isso impedisse qualquer crescimento. Agora, acho que seremos capazes de voltar a buscar o avanço. A maior das ironias dessa atualização: no mesmo momento em que damos um passo atrás com o rebaixamento, damos um enorme passo à frente com a expansão do estádio.

 

image.png.b5cb30f5052d800c139e19647c103377.png

E falando em finanças, esse é o último tópico a ser abordado nessa atualização. O anúncio das obras no estádio modificou completamente os valores em nosso balanço - são 4,2 milhões de receitas e despesas extras. Por isso, tivemos uma receita recorde, de 8,49 milhões de euros. As receitas ordinárias, porém, se mantiveram próximas do valor da temporada anterior. 

Nas despesas, a situação é semelhante. O valor total impressiona: 8,08 milhões de euros. Se retirado o valor do estádio, os gastos caem pela metade. Ainda assim, um fato acende a luz vermelha: gastamos 400 mil euros a mais com nossas equipes juniores nesse ano. Olhando para isso, não apenas me convenço que foi certo cortar o treinamento das equipes de base, como me pergunto se não será necessário repetir a dose. Não conseguimos fechar mês algum com as contas positivas sem ajuda externa, não temos condições de gastar mais de 1/4 das receitas ordinárias com o treino da base.

Por outro lado, conseguimos uma redução nos gastos salariais com funcionários e jogadores. No fim das contas, talvez fosse melhor ter gasto mais - quem sabe ajudasse a manter a equipe na divisão.

Olhando para o futuro, acredito que nossa situação vá melhorar. Claro, o rebaixamento vai ser um baque em nossa arrecadação, especialmente se o clube não subir de volta imediatamente. Mas a expansão do estádio provavelmente será suficiente para cobrir as perdas - e é algo que vai nos ajudar mesmo em caso de nova promoção no futuro. Além disso, a diretoria eleita ao final do ano passado está tirando dinheiro do próprio bolso para ajudar o clube - só esse ano, foram mais de 500 mil euros injetados. Não quero depender de dinheiro do presidente para sempre, mas no atual momento a grana é muito bem vinda.

 

-------

PS: Esta é a primeira postagem que faço deste computador. Notei várias diferenças na hora de fazer o post (sabe-se lá por que, já que era pra ser a mesma coisa), mas espero ter ajeitado tudo da mesma forma que antes. Se houver qualquer problema, por favor avisem.

PS²: Como alguns já devem ter notado, o save possui um histórico de resultados que atualizo na primeira página. As recentes conversas aqui no tópico me deixaram pensando em algumas coisas, e uma delas já vinha me incomodando a mais tempo: da forma como estava colocando, o histórico das últimas temporadas vinha se enchendo de cor verde (utilizada para indicar sucesso), mesmo que a equipe tenha mal e mal escapado ao rebaixamento, ou mesmo sido eliminada no primeiro jogo de uma competição (já que estava cumprindo o objetivo da diretoria, que era não ganhar nada mesmo). Resolvi mudar o sistema, para algo que possibilite perceber, de forma rápida e visual, os diferentes graus de sucesso atingidos. Acho que gostei do resultado, mas gostaria de ouvir opiniões. Quem puder dar uma olhada no histórico, eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não deu certo a manutenção nesta temporada. Porém, na minha opinião, com tudo o que veio após o rebaixamento fez dele uma das melhores coisas para o clube. Explico: o time será bastante superior aos adversários da 5ª divisão, terá uma temporada para reestruturação financeira e, de quebra, contornará o problema das receitas com a ampliação do estádio. Acredito que se fizer a campanha esperada, que leve ao retorno à League Two, o time terá um aumento substancial na contribuição financeira. Além disso, com o rebaixamento a decisão de cortar os gastos com os jovens me parece bem acertada já que houve a clara percepção de que não estava aumentando o potencial deles, mas sim tornando o processo de desenvolvimento mais rápido e, na situação aqui exposta, penso que seja mais valioso um jovem se desenvolver com mais tempo - e um gasto menor - do que muito rápido e se estagnar no futuro.

Quanto ao histórico, achei que ficou bem melhor desta forma. Pois mesmo sendo algo bem en passent apresenta de forma mais compreensível a condução da equipe: se foi tolerável, razoável, boa ou ruim...

No mais, vamos voltar à League Two, porque tem tudo para ser o passo pra trás de um grande salto adiante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que você falou no título do post, às vezes é melhor dar um passo pra trás pra dar mais dois pra frente depois. Parece que o elenco atingiu um limite não só técnico, mas psicológico, não conseguia mais reagir como nas temporadas anteriores, então talvez seja melhor cair, dar uma estabilizada e aumentar a confiança do time e, quando subir, ter mais segurança. 

Quanto às finanças, acho que a decisão de cortar os gastos com a base foi acertada mesmo, vai ajudar o time a se reerguer financeiramente. Além disso, o fato de o presidente investir uma grana na equipe é sempre bem-vindo pra também não deixar a situação não sair do controle.

Acho que o importante pra próxima temporada dentro do campo é testar algumas variações táticas, reencontrar um sistema que equilibre bem o ataque e a defesa e que possa aproveitar quando subir.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to United we'll retake Manchester
  • AllMight unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
    • Ricardsaa
      Por Ricardsaa
      Fala Galera estou trazendo para voces algo que faz muito tempo que nao vejo alguem fazer no fm, que é uma nova narração( a ultima foi a do silvio luiz do fm11 que so vem passando de fm em fm ).
      decidi fazer a do teo jose que acho um do melhores narradores , e com ele vem os comentarios do neto, abaixo deixarei um video que fiz mostrando uma partida com a narração, claro que nao deu para mostrar tudo o que eles falam so em um video( o jogo estava em estendido por isso oq se ve mais e comentario de chute para fora) , mas enfim é so uma demonstração. alem disso abaixo tem algumas observações:
      INSTALAÇÃO: Cole o arquivo 'sounds' nos seu documentos do jogo ( mais especifico -> Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016) ERROS: como é a primeira versao vira com erros que preciso da ajuda de vcs para corrigir. Quem instalar a narração e identificar algum erro é so mandar aqui neste topico que tentarei resolver(ex: o narrador fala 2 coisas ao mesmo tempo(estou ciente que o neto e o teo falam 'nao nao é assim' junto), ou falar na hora errada) EM QUAIS VERSOES DO FM ELE FUNCIONA? bem nao testei em todas mais do fm 13 em frente ele funfa de boa VIDEO(esta muito mal produzido so fiz mesmo para mostra para quem ta com receio de baixar) :https://youtu.be/P_42pryMdXA ESTAREI TENTANDO TRAZER ATUALIZAÇÕES EM BREVE COM NOVA FALAS TANTO DO TEO COMO DO NETO E REMOVENDO UMAS QUE ESTAO MT REPETIDAS. ESTA NARRAÇÃO É EXCLUSIVA DESTE FORUM, ENTAO QUEM QUISER POSTAR EM OUTRO SITE DE FM POR FAVOR COLOQUE OS MEUS CREDITOS POR CRIAR. DOWNLOAD: http://www5.zippyshare.com/v/qhkl0IFp/file.html
×
×
  • Criar Novo...