Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Greve da Polícia no ES


Ariel'

Posts Recomendados

Citar

Protestos de familiares impedem saída de PMs de batalhões no ES

Eles pedem reajuste salarial e benefícios para os policiais. 
Atos estão prejudicando o policiamento nas ruas, segundo a Sesp.

Familiares de policiais militares, sendo grande parte mulheres, protestam desde as 6h deste sábado (4) na frente dos batalhões da Polícia Militar na Grande Vitória e em cidades interior do Espírito Santo. Revindicando reajuste salarial e pagamento de benefícios, eles bloqueiam a saída de viaturas e policiais. O policiamento nas ruas está sendo prejudicado, segundo a Secretaria de Estado da Segurança.

Os protestos começaram na manhã desta sexta-feira, quando um grupo de esposas, namoradas e filhas de policiais militares iniciaram um ato em frente ao Destacamento da Polícia Militar (DPM) do bairro Feu Rosa, na Serra.

O secretário de Estado da Segurança Pública, André Garcia, disse que o governo tem mantido um canal de diálogo aberto com as entidades que representam os policiais militares e com as manifestantes.

Garcia reconheceu que os protestos estão causando prejuízo ao policiamento, mas disse que há esforços para que a situação seja resolvida.

"Estamos fazendo de tudo para regularizar esse atendimento. Conseguimos lançar algumas viaturas na Região Metropolitana. Não estamos com nenhum homicídio na região", falou.

Protestos
Os protestos deste sábado acontecem em toda a Região Metropolitana de Vitória, Guarapari, Linhares e Aracruz, Colatina e Piúma. Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados, Sargento Renato, há manifestantes inclusive em frente à cavalaria, BME, batalhão de transito e Quartel General da PM.

Além do reajuste salarial, os familiares pedem o pagamento de auxílio alimentação, periculosidade, insalubridade e adicional noturno. Também são denunciados o sucateamento da frota e falta de perspectiva de carreira.

Eles protestam pelos seus familiares porque os policiais militares são proibidos pelo Código Penal Militar de protestar, fazer greve ou paralisação. A pena para o PM que tomar parte em atos desse tipo pode chegar a dois ano de prisão.

Negociação
O secretário André Garcia se reuniu com manifestantes, nesta tarde, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

Após o encontro, as mulheres que participaram disseram que nenhuma proposta foi apresentada pelo secretário. "Tentaram empurrar a gente com a barriga. Todos os batalhões vão continuar fechados", disse a enfermeira Leite Rodrigues, esposa e sogra de policiais militares.

Uma nova negociação com a Sesp foi marcada para a próxima segunda-feira (6), às 13h, no Palácio Anchieta.

Lojas fechadas
Comerciantes da Praia do Canto, em Vitória, afirmam que pelo menos uma joalheria e uma banca de revista foram assaltadas na manhã deste sábado, na região do Triângulo das Bermudas.

Com a falta de policiamento devido às manifestações, a sensação entre os comerciantes do bairro é de insegurança, segundo Gustavo Acúrcio Santos, proprietário de uma loja que fica no shopping onde a joelheria foi assaltada.

"Depois do assalto, considerando que não tem policiais nas ruas, a orientação foi de fechar as lojas até as 14 horas. O horário normal seria às 18 horas, mas não podemos nos expor até esse horário, nessas condições", explicou.

A proprietária de um restaurante próximo, Suely Tradin, também ficou preocupada com a falta de policiais militares nas ruas e fechou o estabelecimento às 13h. "Abrimos ao meio-dia. Temos segurança particular, mas fico preocupada com a segurança dos clientes e funcionários. Então, decidi fechar", relata.

Jogos suspensos
Sem a polícia militar para garantir a segurança nos estádios, a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) suspendeu temporariamente os jogos válidos da série A do Capixabão 2017 a partir deste domingo. Assim que a atuação da PM for normalizada, novas datas serão programadas e divulgadas.

Festa em Domingos Martins
A Sommerfest, que começou na quinta-feira (2) e vai até domingo (5), não vai contar com a atuação da Polícia Militar neste sábado devido ao protesto que acontece em frente ao batalhão de Domingos Martins.

Sul
No Sul do estado o protesto acontece na frente dos batalhões de Cachoeiro de Itapemirim, Iúna, Piúma, Marataízes e Alegre. As manifestantes se reuniram por volta das 18 horas de sexta-feira (3) na frente dos imóveis e não tem previsão de sair dos locais.

Em Cachoeiro de Itapemirim, cerca de 15 mulheres se reúnem na frente do 9º Batalhão, no bairro Coronel Borges. Elas estão se revezando em turnos. Para conseguir ficar no local, elas montaram um acampamento com barracas, mesas, cadeiras e outros objetos.

O namorado e o sogro da atendente comercial Jéssica Medeiros, 20 anos, são da Polícia Militar. Ela fez parte do primeiro turno de manifestantes. “A criminalidade abaixou muito e infelizmente o governo não dá valor para eles. Estamos correndo para ver se temos uma melhora. Eles não falam nada. Enquanto eles não forem ouvidos vai continuar”, disse.

Norte e Noroeste
No Norte do Estado, as manifestações acontecem nos municípios de Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Aracruz e Sooretama.

Em Linhares, o protesto é realizado em frente ao 12º Batalhão da PM, no bairro José Rodrigues Maciel. Cerca de 50 mulheres e parentes de militares estão no local. “Nossos familiares estão há sete anos sem aumento salarial e sem reajuste. Estamos aqui desde às 6 horas e não temos hora pra sair. Vamos nos revezar até que o governo nos dê uma resposta”, disse a irmã de um PM, que não quis se identificar.

Já na região Noroeste, os protestos acontecem em Barra de São Francisco, Colatina, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Mantenópolis, Santa Teresa e São Gabriel da Palha.

Associação dos Oficiais Militares
A Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo informou que apoia o movimento. O Major Rogério do BME afirmou que espera que possa haver diálogo em breve entre os manifestantes, as associações e o Governo do Estado.

"Nossos policiais estão passando fome. Temos o pior salário do Brasil. Queremos sentar e traçar uma possibilidade de melhoria salarial", disse.

Conselho de segurança
O membro do conselho de segurança da Grande Vitória, Antonio Carlos Aprigio, explicou que a reivindicação é antiga.

"O protesto acontece devido aos baixos salários recebidos pelos militares, com o pior salário do país. Eles estão há 4 anos sem reajuste, além de terem que devolver o colete ao sair do trabalho, o que põe em risco a vida do agente público”, afirmou.

G1


 

Citar

Sem policiamento, Vitória suspende aulas e atendimento de saúde

Policiais estão fora das ruas desde a madrugada de sábado (4).
Familiares de PMs protestam no estado; Governo pediu apoio do Exército.

A falta de policiamento nas ruas de Vitória levou a prefeitura a suspender o início do ano letivo na manhã desta segunda-feira (6) na rede municipal. Escolas e faculdades particulares também não devem abrir. As unidades de saúde da capital não irão funcionar, com exceção dos pronto-atendimentos da Praia do Suá e São Pedro. Nesta manhã, o governo do Espírito Santo disse em entrevista coletiva que trocou o comando da Polícia Militar e pediu o apoio do Exército.

A Polícia Militar está fora das ruas desde a madrugada de sábado (4). Familiares fazem um protesto e impedem a saída de carros e policiais dos quartéis. As manifestações acontecem em toda a Região Metropolitana de Vitória, Guarapari, Linhares e Aracruz, Colatina e Piúma.

Além de reajuste salarial, os familiares pedem o pagamento de auxílio alimentação e adicionais noturno e por periculosidade e insalubridade. Também são denunciados o sucateamento da frota e falta de perspectiva de carreira. Eles protestam no lugar dos policiais militares, que são proibidos pelo Código Penal Militar de fazer greve ou paralisação. A pena para o PM que participar em atos desse tipo pode chegar a dois anos de prisão.

A falta de policiamento vem provocando confusão e insegurança. Um ônibus foi incendiado, uma guarita da PM foi queimada e há relatos de arrastões e assaltos a lojas.

Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados, Sargento Renato, há manifestantes inclusive em frente à cavalaria, Batalhão de Missões Especiais (BME), Batalhão de Trânsito e Quartel General da PM.

O secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, afirmou que as negociações com os policiais militares estão suspensas, enquanto eles não voltarem ao trabalho de patrulhamento das ruas e o atendimento das ocorrências. Estava marcada para às 13h desta segunda uma nova rodada de negociações, no Palácio Anchieta.

"Enquanto não tivermos policiamento nas ruas para atender aos chamados dos capixabas, está determinada a suspensão de qualquer tratativa e negociação com representantes do movimento. Nossa intenção é negociar, sempre, porém essa negociação deve se pautar pelo respeito mútuo, e a condição para que os policiais venham patrulhar as ruas e atender as chamadas dos cidadãos capixabas", disse o secretário, em um vídeo compartilhado na noite de domingo (5).

O governo também vai procurar a Justiça para tentar decretar a ilegalidade do movimento. Segundo Garcia, além da ação judicial, "foi determinado ao Comando da Polícia Militar a instauração de inquéritos policiais militares para apurar eventuais responsabilidades de indivíduos que estão incitando a tropa e facilitando que esse movimento atinja a população capixaba". O governo pediu ainda que Ministério Público receba esses inquéritos policiais militares.

O secretário afirmou que manteve contato neste domingo com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, relatando a situação do Espírito Santo e que ele se colocou à disposição do Estado para eventual necessidade de apoio de forças federais.

Aulas suspensas
O impasse levou a prefeitura a suspender a volta às aulas na rede municipal para os estudantes do turno matutino. Segundo informa o site da prefeitura, "a administração municipal ainda irá avaliar as condições de segurança para definir se haverá aulas à tarde".

No estado, escolas e faculdades públicas e particulares também cancelaram as aulas desta segunda-feira. São elas:

- Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): campi Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus;
- Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes): campi Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória;
- Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
- Emescam;
- Escola São Domingos;
- Escola Leonardo da Vinci;
- Darwin: unidades Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares;
- Up: todas as unidades;
- Colégio Ápice Jacaraípe;
- Escolas públicas municipais de Vitória, Vila Velha, Cariacica (período matutino), Linhares e Viana.

Atendimento na saúde
A Prefeitura de Vitória informou que suspendeu o atendimento em todas as unidades de saúde da capital, inclusive a vacinação contra a febre amarela. Já os pronto-atendimentos da Praia do Suá e São Pedro continuam normais neste início de semana, segundo nota da prefeitura.

Órgãos da Justiça
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES) e o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES) decidiram suspender o expediente na Procuradoria-Geral de Justiça e nas Promotorias de Justiça da Região Metropolitana, e também no TJ-ES e fóruns, como medida preventiva, até que a situação volte à normalidade.

Já as chefias de Promotoria de Justiça dos demais municípios deverão avaliar a necessidade da suspensão e relatar os fatos à Administração Superior. Os prazos processuais e audiências foram suspensos nesta segunda.

A decisão foi tomada pela procuradora-geral de Justiça, Elda Spedo, e o presidente do TJ-ES, desembargador Annibal de Resende Lima, que se reuniram neste domingo para avaliar as manifestações de familiares que tem impedido o trabalho da Polícia Militar.

Nesta segunda, a equipe do Núcleo de Mediação de Conflitos do Ministério Público vai se reunir com a Promotoria de Controle Externo da PM, a Auditoria Militar e os representantes do movimento de familiares de policiais para tentar negociar o encerramento das paralisações.

Jogos suspensos
Sem a PM para garantir a segurança nos estádios, a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) suspendeu os jogos da Série A do Capixabão 2017 a partir de domingo.

Temor no comércio
Comerciantes da Praia do Canto, em Vitória, afirmam que pelo menos uma joalheria e uma banca de revista foram assaltadas na manhã de sábado, na região do Triângulo das Bermudas.

Com a falta de policiamento devido às manifestações, a sensação entre os comerciantes do bairro é de insegurança, segundo Gustavo Acúrcio Santos, proprietário de uma loja que fica no shopping onde a joalheria foi assaltada.

“Depois do assalto, considerando que não tem policiais nas ruas, a orientação foi de fechar as lojas até as 14h. O horário normal seria às 18h, mas não podemos nos expor até esse horário, nessas condições”, afirmou.

A proprietária de um restaurante próximo, Suely Tradin, também ficou preocupada com a falta de policiais militares nas ruas e fechou o estabelecimento às 13h. “Abrimos ao meio-dia. Temos segurança particular, mas fico preocupada com a segurança dos clientes e funcionários. Então, decidi fechar.”

Protestos no Sul do Estado
No Sul do Estado o protesto acontece na frente dos batalhões de Cachoeiro de Itapemirim, Iúna, Piúma, Marataízes e Alegre. As manifestantes se reuniram por volta das 18h de sexta na frente dos imóveis e não tem previsão de sair dos locais.

Em Cachoeiro de Itapemirim, cerca de 15 mulheres se reúnem na frente do 9º Batalhão, no bairro Coronel Borges. Elas estão se revezando em turnos. Para conseguir ficar no local, elas montaram um acampamento com barracas, mesas, cadeiras e outros objetos.

Norte e Noroeste
No Norte do estado, as manifestações acontecem nos municípios de Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Aracruz e Sooretama.

Em Linhares, o protesto é realizado em frente ao 12º Batalhão da PM, no bairro José Rodrigues Maciel. Cerca de 50 mulheres e parentes de militares estão no local. Já na região Noroeste, os protestos acontecem em Barra de São Francisco, Colatina, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Mantenópolis, Santa Teresa e São Gabriel da Palha.

Associação dos Oficiais Militares
A Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo informou que apoia o movimento. O Major Rogério do BME afirmou que espera que possa haver diálogo em breve entre os manifestantes, as associações e o Governo do Estado. “Nossos policiais estão passando fome. Temos o pior salário do Brasil. Queremos sentar e traçar uma possibilidade de melhoria salarial”, disse.

G1

 

Citar

Governo do ES troca comando da PM e pede Exército nas ruas

Informação é do Secretário de Segurança Pública na manhã desta segunda.
Justiça determinou ilegalidade do movimento.

O governo do Espírito Santo trocou o comando da Polícia Militar e pediu o apoio do Exército, enquanto os policiais estão fora das ruas devido a manifestações que impedem a saída de carros e policiais dos quartéis.

Em menos de um mês no cargo, o coronel Laércio Oliveira deixou o posto. Quem vai assumir a chefia da PM no estado é o coronel Nilton.

A informação é do secretário de Segurança Pública do estado, André Garcia, na manhã desta segunda-feira (6). A greve foi decretada ilegal pela Justiça e já foi determinado que os manifestantes saíssem das portas dos quartéis.

Até as 7h desta segunda, os manifestantes continuavam nos locais e a polícia ainda não estava trabalhando. As manifestações acontecem em toda a Região Metropolitana de Vitória, Guarapari, Linhares e Aracruz, Colatina e Piúma.

Além de reajuste salarial, os familiares pedem o pagamento de auxílio alimentação, periculosidade, insalubridade e adicional noturno. Também são denunciados o sucateamento da frota e falta de perspectiva de carreira.

Eles protestam pelos seus familiares porque os policiais militares são proibidos pelo Código Penal Militar de protestar, fazer greve ou paralisação. A pena para o PM que tomar parte em atos desse tipo pode chegar a dois anos de prisão.

O secretário de Segurança Pública também informou que o governador em exercício César Colnago já pediu ao presidente Michel Temer o apoio das Forças Armadas no estado.

"A conversa está sendo feita agora cedo com o presidente para se determinar o envio de forças federais independentemente do cenário aqui. Se tivermos policiais nas ruas ou não, nós fizemos a solicitação e o presidente já está acertando os detalhes para o envio das tropas", informou.

Negociações suspensas
As negociações com os policiais militares estão suspensas, enquanto eles não voltarem ao trabalho de patrulhamento das ruas e o atendimento das ocorrências. Estava marcada para esta segunda uma nova rodada de negociações às 13 horas, no Palácio Anchieta.

"A primeira providência adotada pelo governo para debelar esse movimento foi o ajuizamento de uma ação judicial requerendo a decretação da ilegalidade do movimento. Muito embora seja um movimento reivindicatório, o que temos em mãos são ações que estão impedindo que a Polícia Militar possa realizar seu trabalho, e o que trabalho que lhe cabe, que é o patrulhamento das ruas e o atendimento das ocorrências. Além disso, foi determinado ao Comando da Polícia Militar a instauração de inquéritos policiais militares para apurar eventuais responsabilidades de indivíduos que estão incitando a tropa e facilitando que esse movimento atinja a população capixaba. Além disso, foi solicitado ao Ministério Público que faça a requisição desses inquéritos policiais militares.", afirmou Garcia.

"Enquanto não tivermos policiamento nas ruas para atender aos chamados dos capixabas, está determinada a suspensão de qualquer tratativa e negociação com representantes do movimento. Nossa intenção é negociar, sempre, porém essa negociação deve se pautar pelo respeito mútuo, e a condição para que os policiais venham patrulhar as ruas e atender as chamadas dos cidadãos capixabas", disse.

G1

 

E dale desarmamento! Agora o indivíduo se defende como? Se esconde em casa e torce pra não morrer, né? Aí sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:

Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)

 

Quando a Polícia Civil e a Brigada Militar pararam de trabalhar lá no Rio Grande do Sul (deram a justificativa que não sairiam às ruas e só atenderiam causas mais graves, chamando de "aquartelamento", mas foi greve sim), por conta do parcelamento dos salários, o Estado foi acometido por uma onda ABSURDA de violência, que perdura até hoje, mais de um ano depois.

A situação é profunda e complicadíssima. Não vejo como possível aplicar discurso reducionista ao problema.

Eu entendo o lado do policial, que arrisca sua vida diariamente, com baixos salários e equipamentos precários.

Mas por outro lado, pugnar por reajuste nesse momento de crise também é complicado.

O país enfrenta a recessão econômica desde 2014~2015. Iniciativa privada demitindo como nunca, chegamos aos dez milhões de desempregados, tá foda pra absolutamente todo mundo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, ZaMBiA disse:

Quando a Polícia Civil e a Brigada Militar pararam de trabalhar lá no Rio Grande do Sul (deram a justificativa que não sairiam às ruas e só atenderiam causas mais graves, chamando de "aquartelamento", mas foi greve sim), por conta do parcelamento dos salários, o Estado foi acometido por uma onda ABSURDA de violência, que perdura até hoje, mais de um ano depois.

A situação é profunda e complicadíssima. Não vejo como possível aplicar discurso reducionista ao problema.

Eu entendo o lado do policial, que arrisca sua vida diariamente, com baixos salários e equipamentos precários.

Mas por outro lado, pugnar por reajuste nesse momento de crise também é complicado.

O país enfrenta a recessão econômica desde 2014~2015. Iniciativa privada demitindo como nunca, chegamos aos dez milhões de desempregados, tá foda pra absolutamente todo mundo.

Dinheiro o Estado tem. O problema é que gastam demais onde não devia, incluso o clichê da corrupção, e não tem pro que realmente precisa que é cuidar da segurança e da propriedade privada.

Mas aí que é abrir mais universidade pra ter mais vaga pra pobre crescer na vida sem ter que se matar de estudar, mas aí gosta de defender bandido pra, com isso, gerar uma outra versão de redistribuição de renda forçada... entre outras tantas coisas.

https://twitter.com/hashtag/ESpedesocorro?src=hash

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior dessa situação toda é ver que, no fim, a PM virou a régua que põe limite na população como um todo. 

Me recuso a acreditar que em Vitória, principalmente, haja tanto bandido assim, a ponto de organizarem vários saques em vários pontos da cidade quase que simultaneamente. Tem gente nesses saques que, provavelmente, nunca cometeu um delito na vida e agora tá lá montando a casa com os itens saqueados. Então fica a pergunta, O cidadão só é de bem por que teme a polícia/lei ou por que tem boa índole e conceitos morais e éticos bem consolidados? E, o que é de fato, cidadão de bem?

Ontem mesmo, vi uns metidos a intelectuais de facebook defendendo a galera que está saqueando, dizendo que a culpa é do governo/modelo econômico (entre outros motivos absurdos), como se a sociedade fosse composta de crianças que precisam ser tuteladas o tempo todo. 

Não vou julgar caráter de ninguém, mas é absurdo achar que o caos está sendo causado apenas por "bandidos". Além do crime que já pré existia, é fato que muitos ascenderam ao crime por puro oportunismo da situação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

O pior dessa situação toda é ver que, no fim, a PM virou a régua que põe limite na população como um todo. 

Me recuso a acreditar que em Vitória, principalmente, haja tanto bandido assim, a ponto de organizarem vários saques em vários pontos da cidade quase que simultaneamente. Tem gente nesses saques que, provavelmente, nunca cometeu um delito na vida e agora tá lá montando a casa com os itens saqueados. Então fica a pergunta, O cidadão só é de bem por que teme a polícia/lei ou por que tem boa índole e conceitos morais e éticos bem consolidados? E, o que é de fato, cidadão de bem?

Ontem mesmo, vi uns metidos a intelectuais de facebook defendendo a galera que está saqueando, dizendo que a culpa é do governo/modelo econômico (entre outros motivos absurdos), como se a sociedade fosse composta de crianças que precisam ser tuteladas o tempo todo. 

Não vou julgar caráter de ninguém, mas é absurdo achar que o caos está sendo causado apenas por "bandidos". Além do crime que já pré existia, é fato que muitos ascenderam ao crime por puro oportunismo da situação.

 

Todo lugar do Brasil tem essa quantidade de bandidos. O ponto é que muitos estão disfarçados de "cidadãos de bem". São aqueles que reclamam da política, colocam a culpa de tudo nos políticos, enchem o peito de ar pra falar sobre corrupção, mas que na primeira oportunidade saqueiam lojas e mais lojas por certeza da impunidade, não devolvem troco errado achando que foram espertos por fazer isso, furam filas, compram produtos roubados e contam com orgulho que pagaram um preço muito vantajoso... Enfim, esse é o Brasil, esse é o brasileiro. É isso que me enche de nojo, a hipocrisia é a maior característica do povo brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Raimundos disse:

Todo lugar do Brasil tem essa quantidade de bandidos. O ponto é que muitos estão disfarçados de "cidadãos de bem". São aqueles que reclamam da política, colocam a culpa de tudo nos políticos, enchem o peito de ar pra falar sobre corrupção, mas que na primeira oportunidade saqueiam lojas e mais lojas por certeza da impunidade, não devolvem troco errado achando que foram espertos por fazer isso, furam filas, compram produtos roubados e contam com orgulho que pagaram um preço muito vantajoso... Enfim, esse é o Brasil, esse é o brasileiro. É isso que me enche de nojo, a hipocrisia é a maior característica do povo brasileiro.

Como dizem, o problema do Brasil é o brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Raimundos disse:

Todo lugar do Brasil tem essa quantidade de bandidos. O ponto é que muitos estão disfarçados de "cidadãos de bem". São aqueles que reclamam da política, colocam a culpa de tudo nos políticos, enchem o peito de ar pra falar sobre corrupção, mas que na primeira oportunidade saqueiam lojas e mais lojas por certeza da impunidade, não devolvem troco errado achando que foram espertos por fazer isso, furam filas, compram produtos roubados e contam com orgulho que pagaram um preço muito vantajoso... Enfim, esse é o Brasil, esse é o brasileiro. É isso que me enche de nojo, a hipocrisia é a maior característica do povo brasileiro.

Esse é o padrão do brasileiro. Juntando a lista dos crimes que cometem sob alguma justificativa racionalizada pelo senso comum, roubar toalha de hotel, fazer gato de TV a cabo, baixar conteúdo pirata no computador e outros milhares.

Conheço gente que está brava com o governo pq resolveu fazer um pente fino nas aposentadorias por invalidez. Detalhe, 3 pessoas da casa estão "encostadas". Apenas uma delas, realmente não tem condições de trabalhar.

O problema do Brasil é o brasileiro e sempre será. Só uma bomba atômica resolve nossa situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

Como dizem, o problema do Brasil é o brasileiro.

 

50 minutos atrás, Raimundos disse:

Todo lugar do Brasil tem essa quantidade de bandidos. (...) 

 

18 minutos atrás, Psicopinto disse:

(...) 

O problema do Brasil é o brasileiro e sempre será. Só uma bomba atômica resolve nossa situação.

O problema do planeta é o ser humano em geral, não é exclusividade dos brasileiros. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Temujin disse:

O problema do planeta é o ser humano em geral, não é exclusividade dos brasileiros. 

Falando de um modo amplo eu concordo.

Mas falando especificamente do comportamento intrinsecamente corrupto do brasileiro. Apaga tudo os brasileiros e troca por japoneses, alemães, etc. O "Brasil" seria um país completamente diferente. Não é o clima ou a vegetação que faz este povo sem-vergonha. É o "DNA" de vagabundo mesmo. Não tem como mudar isso. Está enraizado na cultura do país.

Falando por mim mesmo, preciso fazer força para não agir errado em várias situações do cotidiano. E mesmo assim, acabo escorregando e passando no sinal vermelho por pressa, por exemplo. Minha TV por assinatura não é gato, mas tb não é totalmente lícita. Já que participo daquele esquema da Sky de 6 pontos. Eu sei que estou errado, pois os 6 pontos seriam para uma pessoa apenas. Que possui além de sua casa, casa na praia, sítio, etc e quer poder estar com a Sky disponível em todos estes lugares ao mesmo tempo.

Meu pai precisava fazer uma cirurgia na perna. Por ter um conhecido advogado que entende dos paranauê, e ao invés de esperar na fila do SUS por 2 anos, entrou na justiça e em 3 meses conseguiu a cirurgia. Justo no ponto de vista dele, pois sentia muita dor, pagou imposto a vida toda, etc, etc, etc... Sempre existem justificativas. Mas totalmente injusto no ponto de vista das pessoas que estavam na fila antes dele. Simplesmente o padrão da nossa sociedade é errado.

Por falar em justificativas, a empresa onde trabalho tem um código de ética muito rígido. E oq eles sugerem quando se está diante de um dilema ético é que, no momento que tu precisou racionalizar uma justificativa para agir numa situação destas, muito provavelmente tu está prestes a quebrar uma regra/lei. A ação ética nunca gerará dúvidas, e portanto, não precisará de uma justificativa.

Todas estas pequenas ações anti-éticas que tomamos no dia-a-dia possuem uma justificativa que é coerente para a gente. Preços abusivos, processos burocráticos lentos, impostos pagos... A gente sempre acha um jeito de botar a culpa no outro. E isto é da cultura do nosso povo. Não é assim no mundo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o resultado de um governo inflexível, 7 anos de salário defasado pela inflação e 3 anos sem real aumento, sem falar nas condições precárias de trabalho. Chegam ao ponto de ter que revezar colete porque a maioria à disposição estão vencidos, o que nós estamos passando aqui a família desses policiais passam todo dia.

Bandidagem e criminalidade aqui sempre houve, inclusive na cidade onde moro (Serra) tem dos maiores índices de criminalidade do Brasil, porém sempre foi controlado na medida do possível. Já são quase 100 assassinatos desde sábado, mais de 300 roubos de carro e saques a lojas... não se enganem, o que está ocorrendo aqui é a mais pura politicagem, exoneraram o comandante que vinha fazendo um excelente trabalho com os recursos que tinha, pra poder colocar peixe no comando da PM achando que iam dobrar os policiais, a coisa só piorou desde então, pra completar o Secretário de Segurança é o maior otário mentiroso que possa existir.

E não acreditem no que é veiculado na mídia, principalmente à filiada da Globo (Rede Gazeta-ES) pois essa come na palma da mão do governador que é um dos maiores financiadores dessa emissora aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, me desculpem, mas falar que o problema é "cultural", "coisa de brasileiro", etc, etc, etc, é muito fácil. Facílimo. É a primeira coisa que vem na cabeça de todos.

Mas e aí? Ninguém questiona o porquê? Por que outros países, como Singapura e Hong Kong, conseguiram sair dessa situação calamitosa e hoje estão em outro patamar?

Por que o Chile, um país que tem a economia quase 10x menor que a nossa, tem o PIB per capita quase 25% acima do nosso?

Por que todo mundo aqui sabe que "a culpa é dos políticos" e continuam elegendo mais e mais corruptos? 

Por que todos pagam pelos péssimos serviços básicos prestados pelo Governo, como saúde, educação, transporte, saneamento e segurança pública, e continuam achando que está tudo bem? 

Até quando teremos o viés de que regulamentar é bom? O que a ANAC, ANATEL, ANEEL, ANCINE, ANVISA, etc, etc, fazem de bom pro país?

O Estado já se demonstrou incapaz de fazer muitas coisas, por que devemos delegar a educação de nossas crianças sob a supervisão dele? Por que o 'homeschooling' é proibido no Brasil? Os pais são menos capazes que o Governo?

 

Vamos debater!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, aldin disse:

Vamos debater!

Para todos estes teus "por quês", eu provavelmente tenha a mesma opinião que a tua. O estado é o problema. O protecionismo, as agências reguladoras, a ideia de que ninguém sabe oq é melhor para si sem o estado aprovar, sem a proteção. Tudo isso eu concordo. Creio que sou de extrema-direita. Contudo, já cansei de discutir isso aqui.

Na real, tirando poucos amigos que eu sei que são pessoas coerentes mesmo pensando diferente de mim, eu simplesmente decidi parar de discutir sobre isso. Pq no fim, tudo oq um cara de esquerda enxerga é que tu é a favor de exploração dos pobres pq supostamente tu está no lado bom da balança. 

Mas voltando ao assunto da cultura corrupta do brasileiro, existem lugares cujo estado não é tão nocivo assim. E aí que entra a cultura do brasileiro para diferenciar. Junta um Estado gigante, com uma cultura de filho da puta, e tu tem o Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Psicopinto disse:

Mas voltando ao assunto da cultura corrupta do brasileiro, existem lugares cujo estado não é tão nocivo assim. E aí que entra a cultura do brasileiro para diferenciar. Junta um Estado gigante, com uma cultura de filho da puta, e tu tem o Brasil.

Creio que não tem a ver com a cultura. Se o Estado é grande, cria-se essa cultura de desgraça.

Já dizia Lee Kuan-Yew, ex-primeiro ministro de Singapura: Quando viu o sistema de saúde estatal inglês, pensou "que bonito, que ótimo, maravilhoso!". Somente anos depois, quando teve que lidar com aquela ilha que não havia riqueza nenhuma a ser "redistribuída", que ele notou que se internalizar os ganhos e externalizar - ou coletivizar - os prejuízos, as pessoas passarão mais tempo pensando como ganhar os tais benefícios - seguro-desemprego, FGTS, isenções, desonerações, caixa 2, mensalão, petrolão, fila no SUS, vaga em colégio público, enfim - do que pensando em como ganhar a vida a partir do seu próprio esforço.

Isso na economia se chama "tragédia dos comuns". Essa tal "cultura" que tantos falam, de querer tirar vantagem em tudo, de roubar uma coisinha aqui e ali, vem disso. "Ah, é só um seguro desemprego, pô! Tô precisando também, fiz um acordo com a patroa. Vou poder terminar de pagar aquela TV top!". E a TV é cara por quê? O salário anterior dele era baixo por quê? E faltou dinheiro por quê? Acho que nós sabemos as respostas pra todas essas perguntas.

O que não é pra ficar, como o Aldo disse, sentado em cima do bordão: "É Brasil, aí não funciona!"

Quer um exemplo pior? Pânico na Rádio do dia 08 de fevereiro de 2017, o Carioca defendeu o porte de armas para todos os indivíduos. E os argumentos dos outros são todos esses que encontramos aqui no tópico, na mesa do bar, na família, no trabalho, na escola, na faculdade. E aí NADA anda nesse país. NADA. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, aldin disse:

Por que o Chile, um país que tem a economia quase 10x menor que a nossa, tem o PIB per capita quase 25% acima do nosso?

Por que todo mundo aqui sabe que "a culpa é dos políticos" e continuam elegendo mais e mais corruptos? 

Porque lá não tem tanto brasileiro.

Próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trazendo um novo elemento ao debate:

Se por um lado a ausência de polícia trás todos esses transtornos à sociedade, o seu excesso (leia-se o abuso de autoridade e xenofobia, especialmente) também causa diversos outros prejuízos.

Exemplos sobram: incontáveis casos de violência policial contra negros nos Estados Unidos, ou contra a população carente e periférica brasileira (lembram do Amarildo? misteriosamente sumiu nas mãos dos PMs do RJ).

Mais recentemente, temos essa, na França:

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/08/internacional/1486570136_637187.html

Quatro policiais agrediram e estupraram um rapaz negro, que não possuía antecedentes criminais (destaco que nenhum crime na "ficha" do cara justificaria essa ação policial - informação meramente elucidativa). Arrebentaram o cara e deixaram uma fissura anal de dez centímetros.

O modelo policial atual está falido no mundo todo. Complicado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, ZaMBiA disse:

Trazendo um novo elemento ao debate:

Se por um lado a ausência de polícia trás todos esses transtornos à sociedade, o seu excesso (leia-se o abuso de autoridade e xenofobia, especialmente) também causa diversos outros prejuízos.

Exemplos sobram: incontáveis casos de violência policial contra negros nos Estados Unidos, ou contra a população carente e periférica brasileira (lembram do Amarildo? misteriosamente sumiu nas mãos dos PMs do RJ).

Mais recentemente, temos essa, na França:

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/08/internacional/1486570136_637187.html

Quatro policiais agrediram e estupraram um rapaz negro, que não possuía antecedentes criminais (destaco que nenhum crime na "ficha" do cara justificaria essa ação policial - informação meramente elucidativa). Arrebentaram o cara e deixaram uma fissura anal de dez centímetros.

O modelo policial atual está falido no mundo todo. Complicado.

 

Na realidade, o modelo social é que está falido. A sociedade, como um todo, está se deteriorando. A polícia (e o policial) são parte da sociedade então nada mais obvio que estes representarem o anseio social só que com poder de "justiça".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

Na realidade, o modelo social é que está falido. A sociedade, como um todo, está se deteriorando. A polícia (e o policial) são parte da sociedade então nada mais obvio que estes representarem o anseio social só que com poder de "justiça".

Com que base você diz isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
21 horas atrás, aldin disse:

Caros, me desculpem, mas falar que o problema é "cultural", "coisa de brasileiro", etc, etc, etc, é muito fácil. Facílimo. É a primeira coisa que vem na cabeça de todos.

Mas e aí? Ninguém questiona o porquê? Por que outros países, como Singapura e Hong Kong, conseguiram sair dessa situação calamitosa e hoje estão em outro patamar?

Por que o Chile, um país que tem a economia quase 10x menor que a nossa, tem o PIB per capita quase 25% acima do nosso?

Por que todo mundo aqui sabe que "a culpa é dos políticos" e continuam elegendo mais e mais corruptos? 

Por que todos pagam pelos péssimos serviços básicos prestados pelo Governo, como saúde, educação, transporte, saneamento e segurança pública, e continuam achando que está tudo bem? 

Até quando teremos o viés de que regulamentar é bom? O que a ANAC, ANATEL, ANEEL, ANCINE, ANVISA, etc, etc, fazem de bom pro país?

O Estado já se demonstrou incapaz de fazer muitas coisas, por que devemos delegar a educação de nossas crianças sob a supervisão dele? Por que o 'homeschooling' é proibido no Brasil? Os pais são menos capazes que o Governo?

 

Vamos debater!

Não gosto dessa discussão porque sempre pende para o lado que a pessoa quer enxergar, mesmo com pessoas inteligentes e esclarecidas. Somos incapazes de aceitar que o argumento de outra pessoa pode estar certo e muitas vezes, mesmo sendo mais racional, acabamos entrando em discussões que nada tem haver com o início da conversa. Mas vou usar as suas perguntas como gancho para o que quero falar.

Existem dois países no mundo que podem ser comparados ao Brasil em termos populacionais e geográficos: Estados Unidos e Rússia. Se queremos comparar o que certos países fazem de certo e errado, temos que pegar países que possuem as mesmas características populacionais e geográficas, pois o que se aplica num país menor que a maioria dos nossos estados, dificilmente será possível de ser aplicado aqui numa escala federal. A única maneira de se comparar o Brasil seria em foco estadual, mas para isso precisaríamos separar as esferas hierárquicas entre município, estado e federação. Precisaríamos de um modelo de governança aonde cada estado fosse um país e acredito que isso não tem a mínima possibilidade de ocorrer enquanto eu for vivo.

Brasileiro não liga para político corrupto, só lembrar da máxima: "rouba mas faz". Brasileiro quer que o político faça diferença na vida dele, não importa se para isso ele teve que roubar 2 ou 3 vezes daquilo que trouxe para a população. A maioria dos brasileiros quer que o Estado cuide de tudo para ele: saúde, educação, segurança e qualquer coisa que seja de interesse comum. Só que ele não quer arcar com os custos que isso gera. O welfare state existe porque os países escandinavos tem uma taxa de tributação exorbitante e a nossa é ínfima em comparação com a deles. O nosso país é incapaz de fornecer tudo que a população quer sem cobrar muito por isso, mas o Brasileiro quer tudo isso, quer qualidade e não quer pagar por isso. Queremos educação de qualidade, saúde de qualidade e queremos pagar 1% de imposto para ter tudo isso. Fora o fato da mamata dos concursos públicos, nem vou entrar nisso, porque se não, só vou falar disso.

Nenhum brasileiro acha que tá tudo bem, só que brasileiro não entende muito bem de economia, financeiro. Eles acham que o governo tem uma máquina de fazer dinheiro e deve usá-la para imprimir dinheiro sem a necessidade de colocar esse peso nas costas da população. Paga imposto mas coloca o filho para estudar em escola particular, paga imposto mas interna no hospital particular. No final das contas, acredito que o brasileiro não quer abrir mão de reclamar, afinal de contas, se o governo fizer tudo certo, em quem vou colocar a culpa?

Eu acredito que a federação deva ser responsável por duas coisas: saúde e segurança pública. Quando falei que era a favor da privatização do ensino público, fui achincalhado pela classe média que tem condição de pagar para manter o filho na universidade federal, muito mais do que pagaria para colocá-lo numa universidade particular. No final das contas, brasileiro quer ter tudo sem pagar nada, e isso resume um pouco de todo o espírito malandro.

Ah e não adianta trocar os políticos corruptos se os cidadãos que são corruptos, não é o poder que corrompe o homem, é o homem que corrompe o poder e tudo mais aquilo que conseguir colocar a mão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Ariel' disse:

Com que base você diz isso?

Ah cara, sério isso? Tá de inocência ou foi bait mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, VitorSouza disse:

Tô indo estudar em Volta Redonda, mas ao mesmo tempo que tem gente falando que o protesto não é de familiares do batalhão e não mudou nada, tem gente falando que a coisa vai ficar feia tb :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu medo é esse tipo de coisa ir dando coragem em outros estados e isso se espalhar.

É totalmente justo e válido o protesto por melhores salários e condições de trabalhos, visto que os policiais estão lá colocando a vida deles em risco pela manutenção da segurança da sociedade. Porém, se no ES o negócio já virou esse caos, imagina no RJ e SP por exemplo... acho que se acontece uma semana de protestos desses aqui no estado de SP, o que está acontecendo no ES vai ser só em um dia aqui.

O mais zuado é que eu não vejo o povo aproveitando a falta de policiamento pra ir lá tocar terror no governador, jogar uns molotov na casa dele, na câmara dos deputados do estado, fazer esses maluco se cagar de medo do povo. O povo só quer saber de roubar o dono da lojinha "opressora".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Gui! disse:

Tô indo estudar em Volta Redonda, mas ao mesmo tempo que tem gente falando que o protesto não é de familiares do batalhão e não mudou nada, tem gente falando que a coisa vai ficar feia tb :/

No fim das contas não deu em nada por hoje. Ainda bem, a região do Sul Fluminense já é uma bagunça com polícia, imagina sem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Moura Edu
      Por Moura Edu
      Como não tinha nenhum tópico para falarmos desses picaretas decidi criar um, segue abaixo esses bandidos burros:
       
      É um mais burro que o outro, vídeo chamada, tomar o cartão errado, pqp, que sejam todos banidos e presos.
    • Leho.
      Por Leho.
      Um tempo atrás o Mercado Livre anunciou que havia expandido seus galpões afim de otimizar ainda mais suas entregas, vi no Twitter inclusive. Agora a Amazon, que já entrega uma experiência de compra fenomenal pra gente desde que chegou aqui (quem já comprou com eles sabe o que eu tô falando) também anuncia um novo incremento à sua rede logística.
      Quem ganha somos nós, que cada vez menos ficamos dependentes da merda que é os Correios. Vale lembrar que o grupo Magazine Luiza e o da Americanas também estão melhorando bastante seus serviços de venda e entrega, puxados principalmente pela rivalidade com a Amazon.
       
      É aquela história: quando alguém sobe o sarrafo no mercado, as outras são obrigadas a se mexer também hahahah.
    • Lewiks
      Por Lewiks
      Link completo da matéria em: https://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/sonho-desmorona-contratado-para-trabalhar-com-jogador-brasileiro-esta-preso-na-russia.ghtml
       
      =-=-=
       
      Reportagem passada hoje no Esporte Espetacular... Fernando, volante ex-Grêmio, a mulher dele e a família da mulher enganaram um casal oferecendo emprego pra usá-los como mula pra levar remédios para o pai da mulher. O homem enganado foi preso por tráfico de drogas na Rússia e o jogador e a mulher saíram fora do país. A reportagem é longa mas revoltante.
    • Leho.
      Por Leho.
      Rapaz... é assim que começa a loucura, hahahaha.
      30 Seconds To Mars era uma PUTA banda, lá no comecinho dos caras, mas que tá cada vez mais se perdendo. E pelo visto a gente tá vendo quem é o responsável por essa "queda" aí. Triste.
    • Leho.
      Por Leho.
      Nem sou tão fã assim de Nirvana, mas é impressionante o tamanho que essa banda teve pra história do Rock. A cada ano que passa, alguém solta uma declaração em reverência, impressionante.
       
       
×
×
  • Criar Novo...