Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Táticas para times pequenos


Bartold

Posts Recomendados

Olá a todos, sou iniciante no FM 16 e decidi começar o jogo em um time da Série C o Vila Nova e queria dicas de táticas que poderia utilizar em times pequenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Perissé changed the title to Táticas para times pequenos

Não existe uma tática exata que só vai funcionar em times pequenos. Cada time é um time.

O que você pode fazer é observar a equipe e fazer um esquema que envolva os melhores do elenco e depois ir alterando jogadores, caso alguns reservas venham se destacando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que acho que ajuda é manter as coisas mais simples nas equipes menores. Teus jogadores não tem capacidade de seguir as instruções táticas de um Guardiola por exemplo. Não inventa muito.

Mas de resto, como falaram, não tem tática certa ou errada, vai depender do teu elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Uma coisa que acho que ajuda é manter as coisas mais simples nas equipes menores. Teus jogadores não tem capacidade de seguir as instruções táticas de um Guardiola por exemplo. Não inventa muito.

Mas de resto, como falaram, não tem tática certa ou errada, vai depender do teu elenco.

Entendo só que eu estava utilizando a tática 4-1-2-1-2 e eu obtive bons resultados por exemplo no campeonato Goiano meu time fez 7 gols contra outra equipe e foi muito bom pois subi para a primeira colocação, porém depois de um jogo contra o Goias 2-0 cai para a segunda colocação é em seguida Joguei contra o CraC 3-1 e fui para a terceira onde eu estou atualmente , mas oque me deixa desapontado e que depois de uma fase de vitórias vem uma fase de derrotas .

E eu queria voltar a ganhar mas percebi que contra times mais fortes minha tática falha quase que por completo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bartold disse:

Entendo só que eu estava utilizando a tática 4-1-2-1-2 e eu obtive bons resultados por exemplo no campeonato Goiano meu time fez 7 gols contra outra equipe e foi muito bom pois subi para a primeira colocação, porém depois de um jogo contra o Goias 2-0 cai para a segunda colocação é em seguida Joguei contra o CraC 3-1 e fui para a terceira onde eu estou atualmente , mas oque me deixa desapontado e que depois de uma fase de vitórias vem uma fase de derrotas .

E eu queria voltar a ganhar mas percebi que contra times mais fortes minha tática falha quase que por completo .

O 4-1-2-1-2 é uma tática que deixa bastante espaço pelos lados. Talvez os adversários estejam se aproveitando disso.

Não quer postar imagem da tática + instruções aqui? Talvez dê para ajudar mais daí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenha em mente que quanto mais completo você assistir a partida, mais você vai saber o que está acontecendo e o que deve ser mantido/explorado e o que deve ser mudado/corrigido. Entenda também as capacidades dos seus jogadores, não adianta pedir que um jogador com 8 de drible, drible mais. Também não adianta querer tentar encurralar um time bem melhor que o seu.
Sobre qual esquema tático usar, você deve primeiro adaptar o que você tem em mãos e aos poucos implantando a filosofia que você gosta, qualquer tática pode ser vencedora em qualquer escalão, basta saber o que está fazendo e ter os jogadores necessários para usá-la   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Em 17/09/2016 at 08:30, Bartold disse:

Olá a todos, sou iniciante no FM 16 e decidi começar o jogo em um time da Série C o Vila Nova e queria dicas de táticas que poderia utilizar em times pequenos.

Cara, eu também sou iniciante do FM, inclusive o meu primeiro FM é o 2016.
Vamos por partes: Se seu time tem auxiliar técnico e você segue a maioria das sugestões da comissão, não tem como errar na construção da base da tática.
Eu geralmente observo no menu elenco os Melhores Jogadores por Posição. Vou analisando pelo número de estrelas, se em uma posição existem muitos jogadores classificados entre 3,5 e 4,5 estrelas, consequentemente sua tática vai ser baseada em utilizar mais jogadores nessa posição. Daí você segue a construção analisando outras posições com força similar e vai fazendo as conexões táticas, por exemplo:

Eu treino um time onde os jogadores com 3,5 a 4,5 de classificação são em sua maioria zagueiros e tenho meias com baixa qualidade técnica. Então, pelas características básicas dos zagueiros, eu irei priorizar táticas que fortaleçam o guarnecer da defesa, buscam a ligação direta entre defesa e ataque e busquem chances de bola parada para que eu possa buscar nesses zagueiros que tem mais qualidade,  melhores chances de gol.
Cabe a você analisar forças e fraquezas entre os jogadores do seu time, buscar a posição que está mal representada. Mas por exemplo, se eu tenho, citando acima o exemplo, 3 zagueiros muito bons, eu vou usar os 3 zagueiros titulares em um 3-5-2, um 5-1-2-2 ou um 3-4-3, justamente para poder buscar esse respaldo tático em cima dos melhores jogadores.


Resumindo: a melhor tática é aquela que contempla todos os seus melhores jogadores de forma a aproveitá-los pro completo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...