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As estrelas definem a capacidade de um jogador?


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O que significa o valor negativo? Por que existe? Capacidade é mais importante do que os atributos? Do que se tratam as estrelas de capacidade? Você encontrará as respostas aqui.

 

Capacidade atual e potencial (mais conhecidas como CA e CP) são aplicáveis tanto para os jogadores quanto para os staffs. É uma indicação do quão habilidoso é o profissional e quanto você pode esperar desenvolvê-lo futuramente, dependendo de sua idade (e alguns outros atributos como ambição e profissionalismo).

Neste artigo iremos focar nos jogadores, porque quando falamos em capacidade no FM todos pensam mais neles do que em quaisquer outros.

A capacidade atual e potencial pode variar de 0 a 200, onde 200 é o melhor de todos (por exemplo, Messi). A maioria dos jogadores têm os atributos definidos, mas existem aqueles cujos atributos (na maioria das vezes a CP) irão flutuar em todo save que você inicia. Capacidade negativa significa que o jogador terá atributos variáveis em todo novo save, mas com um limite específico que depende do número negativo.

Valores negativos geralmente são encontrados na CP e são comuns em jovens jogadores até os 22 anos. Em alguns casos também podemos encontrar valores negativos na CA.
 

Por que atributos negativos existem?

Bem, é uma boa solução quando pesquisadores e olheiros voluntários não querem definir atributos para jogadores que não os convenceram a utilizar um valor determinado. Valores negativos na verdade são o limite de variação dos atributos.

Atributos negativos estão ainda mais flexíveis nesta versão, assim como existem valores intermediários introduzidos pela primeira vez. Dessa maneira, nós não saímos direto do -8 para o -9 porque entre eles existe o -8,5, e por aí vai. A diferença da capacidade por si só mantém-se a mesma, em 30 pontos. 


Explicação para a variação negativa da capacidade

É assim que capacidades negativas funcionam:

Citar

-10 = 170-200
-9,5 = 160-190
-9 = 150-180
-8,5 = 140-170
-8 = 130-160
-7,5 = 120-150
-7 = 110-140
-6,5 = 100-130
-6 = 90-120
-5,5 = 80-110
-5 = 70-100
-4,5 = 60-90
-4 = 50-80
-3,5 = 40-70
-3 = 30-60
-2,5 = 20-50
-2 = 10-40
-1,5 = 0-30
-1 = 0-20

 

Atributos totalmente aleatórios

Quando os pesquisadores não tem a minima ideia sobre a capacidade de um jogador, eles recorrem aos atributos totalmente aleatórios. O atributo zero. Jogadores com esta classificação podem ter literalmente qualquer atribuição entre 0 e 200 a cada novo save.

 

O que é mais importante? A capacidade ou os atributos?

Vejo bastante essa pergunta. Uma resposta rápida é que os atributos são mais importantes porque eles refletem diretamente na qualidade do jogador para posições e funções específicas. CA e CP são indicações que podem te dar uma boa ideia de quão talentoso pode ser um jogador, mas elas não refletem a qualidade que você pode mensurar.

Dito isso, existem jogadores com baixa capacidade que são melhores que outros mais capacitados. Acaba que é tudo sobre os atributos chave para determinada posição e função.

 

Do que se tratam as estrelas de capacidade?

As estrelas de capacidade atual e potencial que seus olheiros e outros staffs dão aos jogadores podem ser frequentemente imprecisas e enganadoras. A razão é que eles dependem de diversos fatores variáveis, tais como a capacidade do seu staff para julgar a CP e a CA, o nível da liga que seu time está jogando e a própria capacidade do seu elenco. 

Como resultado disso, você pode ver relatórios de duas estrelas douradas para aqueles com potencial de se tornarem jogadores de classe mundial. Meu conselho é ignorar essas estrelas e confiar em sua intuição ou então garantir que seu staff conte com ótimos olheiros que podem fornecer uma opinião um pouco mais confiável.

Autor: Stam
Site: FM Scout
Link para o artigo original: http://www.fmscout.com/a-football-manager-abilities-explained.html
Tradução e adaptação: vinny_dp

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Muito bom, @vinny_dp. Além de estar contribuindo para a área com um bom conteúdo, é um conteúdo interessante, que provavelmente vai ajudar os muitos que não sabiam como funcionavam as estrelas.

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Uma coisa que eu fico extremamente puto é quando tu tem aquele olheiro 20/20 que faz o scout de um jogador e depois que é contratado, tu só pode ver relatório dos preparadores e ai nego tem 13/13. Que porra é essa? Eu quero ver o relatório do cara mais capacitado, pô!

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Minha dica é que ignorem qualquer relatório de olheiro para os atributos técnicos, mentais e físicos e usem eles só para identificar algo negativo ou positivo em relação aos atributos escondidos.

Acho que a maioria aqui é capaz de identificar quais são os atributos chave pra ter um jogador mínimamente decente. Ao meu ver são: Passe, Primeiro Toque, Concentração, Decisões, Frieza, Índice de Trabalho, Trabalho de Equipe, Bravura, Cond.Físico Natural, Equilíbrio, Resistência. Determinação você consegue aumentar dependendo da idade ou da personalidade da equipe e os outros são variáveis de acordo com a posição/função do jogador.

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Em 10/06/2016 at 18:04, Yan Perisse disse:

Muito bom, @vinny_dp. Além de estar contribuindo para a área com um bom conteúdo, é um conteúdo interessante, que provavelmente vai ajudar os muitos que não sabiam como funcionavam as estrelas.

Valeu Yan, é um assunto que sempre me chamou a atenção e, quando achei o material quis compartilhar com o pessoal. 

Depois de um tempo deixei de levar tanto em conta as opiniões dos Olheiros no geral e vejo que tem dado certo até então. Quem nunca teve um jogador dois estrelas fazendo bem mais do que um de 3,4 ? rs

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Gianmário Comi no FM 2014, eu vendi ele porque achava que não teria qualidade no meu AC Milan, e depois comprei o Mattia Destro. (Comi tinha duas estrelas)

Resultado: Comi fez mais gols que Destro. 

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    • jelucck77
      Por jelucck77
      só falta alguem que manja pra fazer seria bacana ter na nossa lingua kkkk
      Criar uma tradução para o Football Manager 2023 no idioma português brasileiro envolve alguns passos importantes. Embora não seja possível realizar a tradução diretamente no jogo, você pode utilizar ferramentas externas para modificar o conteúdo textual. Aqui está um guia básico para criar uma tradução:
      1. Obtenha as ferramentas necessárias:
      - Baixe um editor de arquivos de texto, como o Notepad++ ou o Sublime Text, que permita editar os arquivos de idioma do jogo.
      - Faça o download do arquivo de idioma original do Football Manager 2023, que contém todas as strings de texto a serem traduzidas. Normalmente, esses arquivos são distribuídos pela comunidade do jogo.
      2. Localize os arquivos de idioma:
      - Localize os arquivos de idioma do jogo. Eles podem estar em uma pasta específica dentro do diretório de instalação do Football Manager 2023.
      3. Abra e edite os arquivos de idioma:
      - Abra os arquivos de idioma com o editor de texto escolhido.
      - Localize as strings de texto em inglês que precisam ser traduzidas.
      - Substitua as strings em inglês por suas traduções em português brasileiro. Certifique-se de manter a formatação e a estrutura original.
      4. Salve os arquivos traduzidos:
      - Salve os arquivos de idioma traduzidos com extensão .xml (ou a extensão adequada usada nos arquivos do Football Manager) em uma pasta separada para facilitar a instalação.
      5. Teste a tradução:
      - Crie uma cópia de segurança dos arquivos originais do jogo antes de substituí-los.
      - Copie os arquivos de idioma traduzidos para a pasta correta do Football Manager 2023.
      - Inicie o jogo e verifique se as traduções foram aplicadas corretamente. Faça ajustes adicionais, se necessário.
      É importante observar que a criação de uma tradução pode ser um processo complexo e demorado, especialmente se você não tiver experiência prévia com edição de arquivos de idioma. Além disso, sempre respeite os direitos autorais do jogo e verifique se a comunidade do Football Manager permite e apoia a criação e distribuição de traduções não oficiais.
      Recomendo pesquisar fóruns e comunidades online dedicados ao Football Manager para obter mais informações, orientações e apoio de outros jogadores que possam ter experiência na criação de traduções.
    • bronoti
      Por bronoti
      Alguém tem a tradução do Football Manager 2012?
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Na década de 90, a coisa mais comum nos campos europeus eram os tradicionais pontas velocistas; dribladores rápidos com capacidade de cruzar bem uma bola e que ficavam sempre preso no seu corredor de atuação. Atualmente, esse é um perfil bastante difícil de se encontrar nos elencos dos grandes clubes do mundo. No jogo moderno, é função dos alas e laterais atacarem os flancos e cruzar a bola para a aula. O ponta tradicional foi substituído pelo ponta de pé trocado. O ponta invertido (extremo invertido em PT-PT, por isso também no jogo e aqui nesse guia) é um desses casos dentro do FM, assim como o avançado interior.
      Enquanto esses pontas de pé trocado surgiram e evoluíram dentro do 4-2-3-1, eles tem funções diferentes dentro de campo de acordo com o time que jogam ou com a formação que são usados. Nas versões anteriores do Football Manager, a única opção tática que um treinador tinha para esse tipo de formação era utilizar um avançado interior. Atualmente, ganhamos uma ferramenta a mais, com o extremo invertido. A principal tarefa desses pontas de pé trocado é utilizar sua velocidade e técnica para duelar com seu marcador e conduzir a bola e o time para mais próximo do gol adversário.
      Para aqueles que ainda não sabem do que estamos falando, vou deixar alguns exemplos da vida real e que inspiraram a Sports Interactive a moldar a função de acordo com seu talento. Jogadores como Arjen Robben, Franck Rybéry e Thierry Henry são alguns dos ícones do futebol que ajudaram o Football Manager a trazer esse tipo de atleta do campo para as telas dos computadores. Hoje, atletas como Serge Gnabry e David Neres são grandes máquinas dentro do Football Manager graças ao que esse tipo de atleta trouxe para o motor do jogo.
      Normalmente, o estilo de jogo desses atletas é bem direito. Uma vez que tem a bola nos pés, eles combinam técnica e dribles com aceleração e boas tomadas de decisão para deixar o marcador para tráz e ou finalizar ou passar a bola para um companheiro melhor posicionado para continuar a jogada. Esse estilo de jogo não combina muito com o estilo de outros avançados interiores da vida real, que cortam para dentro, mas optam por uma enfiada de bola ou cruzamento ao invés do chute.
      Em versões anteriores, ou você transformava esses jogadores em avançados interiores, incluindo seus comportamentos codificados no motor do jogo (e que não podem ser removidos) que instruíam eles a cruzar menos, ou os transformava em construtores de jogo avançados, aceitando que eles iriam cruzar menos e chutar menos, mas fariam passes mais arriscados. Isso mudou a partir do FM 2020, que passou a nos oferecer o Extremo Invertido.
      Como essa função dá aos treinadores maior flexibilidade? As instruções se tornaram mais claras, assim como as percepções de cada um sobre o que cada função pode fazer dentro de uma partida. Para vermos o que eles devem fazer, basta olharmos para as instruções que não podem ser removidas no painel tático. Como mencionamos o Avançado Interior e o Construtor de Jogo Avançado, iremos compará-los antes de chegarmos à estrela desse guia, o Extremo Invertido. Começaremos pelo Construtor de Jogo Avançado.

      O construtor de jogo avançado, quando colocado nas pontas, é primariamente um meio-campista colocado em uma posição de maior largura, que busca encontrar espaços e criar oportunidades para si ou para os companheiros de equipes. O jogador funciona de forma bem restrita, mas tendem a recompor defensivamente quando o time está sem a bola.

      Quando comparamos o construtor de jogo avançado com o avançado interior, podemos ver imediatamente que o avançado interior movimenta-se mais em direção à área, buscando penetrações e necessitam de um tipo diferente de capacidades e habilidades ofensivas.

      E isso faz sentido quando nós examinamos seus comportamentos inerentes e que não podem ser retirados. O avançado interior é mais ofensivo. Eles querem conduzir a bola até o coração da defesa adversária, cortando para dentro a partir do corredor lateral. Ao invés de tentarem criar chances para seus companheiros com uma enfiada de bola, é mais provável que eles tentem marcar o gol por conta própria.
      Entretanto, isso não significa que eles irão chutar a esmo e ignorar companheiros melhores posicionados. Quando colocado em uma tarefa atacar, eles tendem mais a querer marcar o gol, enquanto na função apoiar, o avançado interior está mais afastado do gol e é mais provável que procurem um companheiro livro ou no espaço.

      Isto tudo nos traz até o extremo invertido. A descrição do jogo diz que ele "busca cortar para dentro a partir do terço ofensivo para criar espaço para laterais ultrapassarem e subsequentemente sobrecarregar defensores recuando."

      Seu comportamento inerente é diferente quando comparado as outras funções que mencionamos, já que eles não são instruídos a cruzarem menos ou a correr mais riscos nas tomadas de decisão. Eles são uma versão mais conservativa do avançado interior, ou talvez para ser mais preciso, a combinação entre o avançado interior e o construtor de jogo avançado.
      A movimentação de um extremo invertido é mais lateral se comparada ao avançado interior. O extremo invertido move-se para o corredor central, cortando de uma posição mais aberta. Mas ao invés de finalizar, ele quase sempre passa a bola antes de correr para se posicionar dentro da grande área.

      Quando examinamos o mapa de calor do, combinado com o de passes recebidos pelo, extremo invertido, nós podemos ver essa movimentação. Ele corta para dentro para receber o passe, progride e se posiciona entre o zagueiro e o lateral na área.

      Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o Engenharia do Futebol e FManager Brasil
      Fonte: https://www.footballmanager.com/the-byline/look-inverted-winger-wednesday-wisdom
    • victoroctaviop
      Por victoroctaviop
      Boa noite pessoal,
       
      Sou novo no jogo e também aqui no fórum.
      Por acaso alguém teria uma tradução em PT-BR para o FM21?
       
      Obrigado desde já!!
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Antes de começar com a tradução do texto Enganche no FM, essa é uma mensagem para dizer que esse texto foi feito com material do FM 2019, entretanto, não significa que ele não possa trazer informações relevantes para as versões anteriores ou até mesmo para o FM 2021. Isto posto, vamos ao que interessa.
      O Enganche no FM: O 10 perfeito?
      O camisa 10 clássico, existe um certo romantismo em torno do conceito do camisa 10 clássico. A posição reservada para aquele jogador que pode decidir a qualquer momento, que você pode vencer jogos sozinhos através de criatividade e astúcia. Nunca foi essencial para esse armador recuar e ajudar na fase defensiva do jogo, seus companheiros de equipe carregavam o piano e em torno, seriam pagos com magia, realizando seu show no espaço atrás de um atacante ou dois.
      Infelizmente, duas mudanças no futebol transformaram o camisa 10 em algo redundante.
      Primeiro as defesas ficaram mais espertas com o jogador posicionado no espaço entre o atacante e a linha de meio-campo e depois os times começaram a pressionar dentro do campo de defesa do adversário. De repente, o armador tinha a obrigação de pressionar na fase defensiva, a ênfase agora não é só no que o armador faz com a bola, mas também em como ele atua sem ela. Assim, com o tempo, o estilo do tradicional 10 mudou de elegante para funcional.
      Mas a função, é claro, está presente no Football Manager e os clássicos camisas 10 ainda permanecem no jogo. Dessa forma, o guia Enganche no FM busca tentar encontrar o perfeito camisa 10.
      Por que usar um Enganche?
      Mobilidade do jogador
      De forma a extrair o melhor do seu elenco, às vezes é preciso se questionar o que seus jogadores não podem fazer. Você ter um meia-atacante que simplesmente não tem a mobilidade necessária para cobrir o máximo de terreno possível. Jogadores em funções como Armador Avançado, que adoram se movimentar, ou o Atacante Sombra, que vive aproveitando os espaços deixados pelos adversários, acabam não sendo ideais para esse tipo de jogador e isso pode acabar significando que seu jogador tem dificuldades de lidar com as exigências físicas colocadas sobre ele.
      Portanto é necessario escolher uma função que permitam que as qualidades do jogador floresçam, ao invés de expor suas fraquezas. Nós, frequentemente, vemos esse dilema num jogador mais velho do elenco; aqueles que aprendem o jogo e portanto permanecem técnica e mentalmente preparados para o alto nível, mas tem atributos físicos fracos. Dessa forma, o Enganche é a função perfeita para eles, porque ele vão se manter avançados no campo e buscarão aquelas enfiadas de bolas para criar oportunidades.

      Um bom Enganche deve ter altos atributos de Frieza, Decisões, Primeiro Toque, Passe, Técnica e Visão. Alguns movimentos preferidos desejáveis são "Gere o ritmo de jogo" (para que o Enganche possa modificar a temporização de acordo com a necessidade da partida), "Faz tabelas" (para facilitar um estilo de passe) e "Tenta enfiadas de bola frequentemente" (porque, resumindo, é sensacional).
      Estilo de jogo
      O armador é uma engrenagem fundamental em exibir sua filosofia de jogo. É essencial que você escolha a função certa, senão você corre o risco de diluir o seu estilo. Por exemplo, se você quer sufocar o adversário e controlar o jogo com posse de bola, então, o Armador Avançado é a função mais adequada. Entretanto, se você deseja um estilo de jogo mais arriscado ou mais direto então o Enganche é uma boa escolha. Você também irá perceber que o Enganche é programado para para driblar menos e segurar posição. Isso é extremamente único no mundo da armação no futebol de hoje, onde toques e dribles realizados são usados como estatísticas pós-jogo desejáveis. Mas pense dessa forma: quanto mais toques e dribles um jogador dá mais lento seus ataques serão.
      Tática exemplo
      Também é importante notar que o Enganche não é esperado a carregar a bola para dentro da área, ou invadir a grande área, ele será mais estacionário que outras funções de camisa 10 (como o Trequartista, por exemplo). Logo, por essa razão, ele precisa de jogador ao seu redor que façam esse tipo de movimentação. Logo, nós precisamos de uma formação e tática que permita que o Enganche floresça.
      Como um amante do futebol argentino, a formação que tradicionalmente usa um Enganche é o 4-3-1-2. Nessa formação, o Enganche tem proteção e movimentação na linha de três meias-centrais atrás dele, além de dois atacantes adiante para alargar o jogo e dar ao nosso 10 clássico espaço para operar. Nos flancos, é interessante ter um Ala Completo dando apoio, largura e uma opção para o Enganche alargar o jogo caso não tenha opções pelo meio. Do outro lado, um Lateral defendendo, garantindo assim a segurança adequada para eventuais contra-ataques do adversário.

      Você pode ver que o camisa 10 está alocado atrás de um Atacante Completo e um Falso 9. O Atacante Completo irá movimentar-se além da sua posição e também irá buscar os espaços para o Enganche achá-lo. Também é importante ter alguém próximo ao Enganche que irá recuar um pouquinho e dar combatividade aos marcadores adversários e ajudar a bola chegar ao pé do Enganche, por isso o Falso 9. Outro fator do Falso 9 é que ele ajuda a atrair a marcação dos defensores adversários, criando mais espaço para o Enganche brilhar.
      Como o Enganche atua no FM?
      Nesse 4-3-1-2, o Enganche se beneficia das instruções coletivas que afunilam as jogadas pelo meio do campo. Nossa linha de pressão mais baixa também aproxima nosso armador recuado dos zagueiros, que são instruídos a saírem tocando de trás. Os dois meias-centrais mais abertos são instruídos a ficarem mais abertos e tocarem curto, o objetivo é mover a bola adiante e construir as jogadores em torno do Enganche, mas sempre lembrando que o Ala Completo está sempre lá para dar aquela opção fora do núcleo da jogada.

      Você pode ver pelo gráfico de calor e de passes recebidos que o Enganche atua centralizado. Ele recebeu 50 passes na nossa vitória caseira por 4 x 0, também é possível ver os passes-chave (onde ele liderou nesse quesito com três passes). Ele jogou os 90 minutos, deu duas assistências e 177 toques na bola.
      O Enganche não vai ser a função de camisa 10 favorita de todo mundo. Ele não vai dar muitos dribles ou arrancadas maravilhosas para dentro da área adversária, mas ele certamente irá oferecer uma certa quantidade de elegância e talento se você montar uma tática em torno dele. Por que você não e faz o mesmo?
      Texto traduzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Fonte: https://www.footballmanager.com/the-byline/perfect-number-10-wednesday-wisdom
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