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Funções e Tarefas: Ala Invertido


Henrique M.

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Comentei no próprio vídeo no youtube, porém retomo aqui o assunto.

Acredito que a função de ala invertido não tenha funcionado como tu gostarias pois não utilizaste um jogador destro na função pela esquerda e somente um destro consegue conduzir a bola para o meio com efetividade. Um ala invertido canhoto jogando pela esquerda é facilmente marcado e, por conta disso, fará a opção mais segura - no caso, jogar como um ala de apoio normal e optar pelo toque curto - causando a falsa impressão que a manutenção de bola é uma característica do jogador nesta função.

Deste modo, tem como testar no teu Cruzeiro este novo conceito utilizando um destro na ala esquerda e nos passar um feedback?

Abraço.

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também comentei no video do youtube, postando auqi só pra dar um up no topico, acho interessante a idéia dos alas invertidos =p

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  • Vice-Presidente
2 horas atrás, El Piratz disse:

Comentei no próprio vídeo no youtube, porém retomo aqui o assunto.

Acredito que a função de ala invertido não tenha funcionado como tu gostarias pois não utilizaste um jogador destro na função pela esquerda e somente um destro consegue conduzir a bola para o meio com efetividade. Um ala invertido canhoto jogando pela esquerda é facilmente marcado e, por conta disso, fará a opção mais segura - no caso, jogar como um ala de apoio normal e optar pelo toque curto - causando a falsa impressão que a manutenção de bola é uma característica do jogador nesta função.

Deste modo, tem como testar no teu Cruzeiro este novo conceito utilizando um destro na ala esquerda e nos passar um feedback?

Abraço.

Com certeza.

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  • Vice-Presidente
Em 08/03/2016 at 11:41, El Piratz disse:

Comentei no próprio vídeo no youtube, porém retomo aqui o assunto.

Acredito que a função de ala invertido não tenha funcionado como tu gostarias pois não utilizaste um jogador destro na função pela esquerda e somente um destro consegue conduzir a bola para o meio com efetividade. Um ala invertido canhoto jogando pela esquerda é facilmente marcado e, por conta disso, fará a opção mais segura - no caso, jogar como um ala de apoio normal e optar pelo toque curto - causando a falsa impressão que a manutenção de bola é uma característica do jogador nesta função.

Deste modo, tem como testar no teu Cruzeiro este novo conceito utilizando um destro na ala esquerda e nos passar um feedback?

Abraço.

 

Em 08/03/2016 at 13:49, possession&gegenpressing disse:

também comentei no video do youtube, postando auqi só pra dar um up no topico, acho interessante a idéia dos alas invertidos =p

 

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    • Matheussilva282
      Por Matheussilva282
      Estou DESESPERADO!!! tinha um save que estava em 2027, e sem querer, salvei um novo sobre ele no FM móbile, o que faço??? Tem como recuperar?
    • LuizH
      Por LuizH
      Salve galera, com a inauguração da Diretoria de Conteúdo/Projetos, a Equipe de Criação/Tradução tem a felicidade de apresentar o seu primeiro trabalho. Trata-se de um artigo de autoria de Cleon1981 - atualmente um dos principais escritores sobre Football Manager - e publicado no site SI Sports Centre, que busca decifrar as características que levam à construção de um sistema ofensivo eficiente.
      O artigo, tendo em vista sua extensão, será dividido em duas partes. 
      Por fim, deixo aqui o agradecimento ao membro @Danut pela grande contribuição. 
      ----
      O que faz um bom atacante?
      Para garantir que você tenha um bom artilheiro a primeira coisa que é necessária é um jogador (ou vários jogadores) que possam prover ao atacante as chances para ele finalizar, ou que abram uma opção de passe, um espaço ou mesmo ocupem algum defensor adversário. Sem qualquer desses você terá dificuldades em conseguir um artilheiro que marque mais de 25 gols por temporada regularmente.
      Eu já mencionei alguns dos aspectos do que é necessário para criar um artilheiro, mas aqui vão outros:
      Passes; Suporte – jogadores que se apresentem como opção de passe; Espaço; Movimentação; Papéis; Funções; Movimentos preferidos do jogador. Em cada tática que crio, tento incorporar os elementos acima. Não é algo fácil de se fazer, mas também não é algo que deveria ser fácil. O importante é que através de bastante trabalho e tomando o tempo necessário para aprender como seu sistema funciona e o por quê, bem como corrigindo seus defeitos, então você pode fazer todo os itens listados funcionarem.
      Além disso, é importante notar que um ataque com dois jogadores difere muito de um ataque de um homem só ou de um com três homens. Em cada um deles, a forma com que serão jogados os passes e o suporte serão diferentes, bem como o espaço que eles usam e atacam. Por cima de tudo, os papéis e funções utilizados também determinam o tipo de suporte que um jogador precisa para ser bem sucedido. Um papel que é mais voltado para a criação, como um Camisa 10, um Falso 9 ou mesmo um Atacante Recuado, necessitará de jogadores que cheguem à sua frente, já que, embora possam também marcar gols, o foco desses jogadores é a assistência aos demais.
      Jogadores em uma função de suporte jogarão diferentemente daqueles em uma função de ataque e, com isso, também necessitarão de formas diferentes de passes e suporte. Eu espero com esse artigo explicar algumas dessas questões de forma mais aprofundada, para ajudar as pessoas em seus próprios saves.
      1.    Entendendo os papéis dos atacantes
      Para começar, eu pensei que seria uma boa ideia analisar os papéis dos atacantes de forma a tentar torná-los mais simples de compreender e afastar algumas das ambiguidades dos papéis, para que todos possamos entender o que cada papel fornece.
      Para mim, os papéis dos atacantes podem ser divididos em três grupos:
      Atacantes criativos; Atacantes de suporte; Atacantes de ataque. Alguns desses papeis podem se sobrepor a outros, especialmente com a alteração de uma função, mas eu ainda acredito que pensar em um papel como criativo, de suporte ou atacante, seja uma boa forma de entender um papel.
      1.1 Os papéis criativos
      Esses atacantes são criadores, então eles fazem parte do suporte da equipe. Isso significa que eles necessitarão de jogadores ao seu redor que possam finalizar as chances que eles criarem. Todos os atacantes desse tipo ligarão o jogo e proverão os demais jogadores com a bola – sejam eles meio campistas correndo à frente, jogadores abertos ou outros atacantes. Se você utilizar algum desses papéis então você deveria se preocupar em circundar o jogador com outros capazes de finalizar as chances ou, ao menos, papéis que permitam aos jogadores se movimentar para posições perigosas onde poderão receber a bola desses atacantes.
      1.1.1 O Atacante Recuado
      Esse papel é totalmente voltado à ligação de jogo e seu objetivo principal é prover uma ligação entre o meio de campo e o ataque. É um papel muito criativo e é comumente utilizado quando você não possui corpos suficientes na parte ofensiva do meio de campo. O Atacante Recuado recuará até esse espaço para prover a ligação bem como para  criar chances para seus colegas. Você deveria pensar em utilizar esse papel se tiver alguém mais voltado ao ataque ao seu lado, como um Centroavante ou um Oportunista. Ele também poderia ser utilizado se você tiver algum meio campista ofensivo que chegue muito à frente, como um Atacante Sombra. Ou mesmo com uma ameaça que venha das laterais, como um Segundo Atacante.
      Apoio – Com essa função o jogador será responsável por voltar bastante e ligar o jogo. Ele pode e irá marcar gols, mas criar chances e jogar para outros será seu foco principal nessa função.
      Ataque – Com essa função o jogador não irá voltar tanto quanto na função de suporte, e ele também será um pouco mais egoísta em relação a chutar ou buscar a chance ele mesmo.
      1.1.2 Camisa 10
      Você só pode utilizar esse papel com uma função de ataque, mas não deixe isto enganá-lo. Esse papel permitirá ao jogador voltar bastante para buscar o jogo, as vezes mais atrás do que qualquer outro papel de atacante. É também o papel mais criativo de todos e ainda que todo papel de atacante possa marcar gols, seus focos são puramente a criar chances para outros jogadores e encontrar o espaço para utilizar. Se for comparado ao Atacante Recuado, as principais diferenças são:
      Volta mais atrás; Se movimenta mais da posição; É mais criativo. Esses seriam os três pontos de maior destaque para mim e aqueles que fazem os dois papéis completamente diferentes entre si. O Camisa 10 irá se movimentar pelo campo constantemente e não tem realmente uma posição fixa. Ele irá se movimentar buscando criar e utilizar espaço, bem como criar chances para seus colegas. É um papel que funciona bem quando você possui jogadores correndo do meio de campo até posições avançadas ou com uma dupla de ataque onde o parceiro permaneça à frente no campo. Devido ao papel permitir bastante liberdade criativa e de movimentação é fundamental que você envie jogadores à frente ou possua jogadores posicionados de forma a tirar vantagem do estilo de jogo do Camisa 10. Se não, ele irá tentar resolver tudo por ele mesmo, e isso pode ser desastroso.
      1.1.3 Falso Nove
      Esse é outro papel que só está disponível com uma única função – no caso, suporte. No entanto, novamente, não se deixe enganar, já que esse papel é bastante agressivo. É ainda um papel de criação de jogo, mas também é bastante voltado ao ataque. A melhor forma de entender esse papel é pensar em um “criador/utilizador de espaço” e alguém que é criativo, mas egoísta se comparado com os outros papéis analisados até aqui, já que o Falso Nove gosta de chutar de longe com frequência.
      Embora o Falso Nove possa jogar como parte de uma dupla de ataque, ele é mais adequado a jogar como único atacante ou em sistemas que querem utilizar os jogadores mais abertos sem abrir mão de um atacante que possa ser perigoso na frente do gol. Uma ideia de utilização do Falso Nove seria um sistema que queira utilizar os Segundos Atacantes como parte integral do jogo. O Falso Nove recua, talvez arrastando a marcação consigo, o que por sua vez criaria o espaço para os Segundos Atacantes utilizarem.
      1.2 Os Atacantes de Suporte
      Esses se diferenciam dos atacantes criativos por não possuírem tanta liberdade criativa e movimentação. Não entenda isso como incapacidade de criar chances, no entanto, já que isso não é verdade e eles podem ser criativos e criar muitas chances para seus colegas. No entanto, sua forma de trabalhar é um pouco diferente já que eles costumam ter uma função mais específica em campo.
      1.2.1 Atacante Defensivo
      É possível dizer que muitos dos atacantes modernos possuem elementos do Atacante Defensivo em seu estilo de jogo. Esse papel foca em ameaçar e incomodar os defensores adversários e deixar-lhes pouco tempo com a bola para pensar ou realizar o passe. É um papel consideravelmente agressivo e envolve pressão frequente aos adversários.
      Apoio – Com essa função o jogador buscará pressionar a linha defensiva e o goleiro adversário, de forma a reduzir o seu tempo com a bola. Ele irá também perseguir bolas perdidas e sempre tentará pressionar o adversário.
      Defender – Com essa função o jogador ficará um pouco mais atrás e atacará os meias defensivos – ou meias centrais que voltem para buscar o jogo, como o Armador Recuado – do adversário.
      Esse papel funciona bem ao lado de atacantes voltados puramente para a marcação de gols ou com meias ofensivos, já que o Atacante Defensivo fará grande parte do trabalho duro por seus colegas. Embora não seja totalmente incomum utilizá-lo como atacante solitário, o Atacante Defensivo funciona melhor ao lado de outro atacante, de um meia ofensivo como o Atacante Sombra ou de um Segundo Atacante. Você provavelmente vai querer alguém puramente voltado ao ataque ao seu lado ou à sua frente para retirar o máximo desse papel, já que o jogador tende a roubar muitas bolas cedo e em posições bastante avançadas no campo.
      1.2.2 Jogador Alvo
      O bom e velho atacante físico que está focado em segurar o jogo, colocando a bola no caminho de outros e sendo, de forma geral, um grande incômodo para a defesa adversária. A desvantagem desse papel no Football Manager é que é um papel bastante estático e, além disso, os demais jogadores da equipe vão procurar utilizá-lo, então você pode esperar ver muitas bolas diretas e longas jogadas até ele constantemente. Se você quiser utilizar um sistema que faça bom uso dos armadores ou que se concentre de qualquer forma na posse de bola, então fique longe desse papel e utilize um Atacante Recuado no seu lugar. As bolas longas e diretas ao Jogador Alvo são um verdadeiro problema por vezes, e não há nada que se possa fazer sobre isso, devido a ser parte de como o papel está inserido no motor do jogo.
      Apoio – Com essa função o jogador segurará o jogo com mais frequência e utilizará sua força e presença aérea muito mais. Isso significa que ele tentará jogar a bola no caminho dos jogadores que estão à sua volta correndo para além dele.
      Atacar – Nessa função o jogador liderará a linha com mais frequência e procurará ocupar os defensores adversários e tornar-se um incômodo em geral. Isso pode criar espaços para seus companheiros.
      Esse papel funciona melhor em sistemas que estão montados para jogador de forma direta, buscando rapidamente o ataque ou que precisam afastar a bola da própria defesa e meio campo rapidamente para evitar a pressão do adversário. Ele requer jogadores que coloquem o Jogador Alvo no jogo e lhe ofereçam suporte, devido à falta de movimentação do papel.
      1.3 Atacantes de Ataque
      Esses são os papéis de atacantes que são mais regularmente marcadores de gols. Eles dependem fortemente de passes do restante da equipe e se você utilizar qualquer um desses papéis então você precisará descobrir como fará a bola chegar até eles e quais jogadores irão lhes oferecer suporte. Se não, os jogadores aqui listados podem ficar isolados durante boa parte do jogo, tornando-se mais espectadores do que participantes dos acontecimentos em campo.
      1.3.1 Atacante Completo
      Esse papel combina formas de jogar de todos os papéis disponíveis e provavelmente poderia ter sido colocado em qualquer das categorias acima. No entanto, ainda acredito que eles são mais matadores do que criadores ou suporte. Não me entenda errado, eles fazem todas essas coisas, mas ainda os vejo mais como finalizadores do que qualquer outra coisa.
      Apoio – Com essa função o jogador recuará da linha ofensiva e procurará se movimentar e ligar o jogo, bem como procurará criar chances para si mesmo ou outros.
      Atacar – Com essa função o jogador liderará a linha ofensiva e fará tudo que ele pode, seja jogar de forma criativa, segurando a bola, criando espaço e assim por diante.
      Esse papel pode ser utilizado em praticamente qualquer formação e estilo de jogo. No entanto, pode ser um papel muito exigente e por isso necessitar de um jogador específico para que seja possível executar o papel eficientemente.
      1.3.2 Centroavante
      Só é possível utilizar esse papel com uma função de ataque. É um jogador que é o ponto focal do ataque e que irá também perseguir a bola e pressionar o goleiro e a defesa adversários a partir de posições avançadas no campo. É um jogador que permanece bastante avançado no campo e não volta para buscar o jogo.
      Esse papel funciona melhor em um sistema que tenha gente capaz de criar as chances atrás do atacante ou em uma dupla de ataque onde o outro jogador seja um dos jogadores mais criativos que já listamos. Se você utilizar esse papel, você deve esperar que o jogador seja um dos principais artilheiros da equipe. Se isso não ocorrer, então você tem um sério problema nos passes e no suporte.
      1.3.3 Oportunista
      Outro papel que somente pode ser utilizado em uma função de ataque. Esse papel é puramente voltado à finalização de jogadas, sendo também um que depende fortemente do tipo de passe que recebe. O Oportunista fica em cima da defesa adversária e não se movimenta muito, exceto se o papel for customizado com instruções individuais. Sendo assim, ele necessita de um fluxo constante de suporte e passes para funcionar e não se tornar um mero espectador. Se os passes forem cortados ou se ele for bem marcado então ele não oferecerá nada ao seu jogo e será como jogar com dez homens.
      O Oportunista não funciona bem como atacante isolado devido ao que mencionei acima. No entanto, em um sistema que jogue no contra-ataque ou na defensiva isso não é sempre um problema. Mais detalhes sobre o assunto podem ser encontrados na série sobre o 3-4-3 defensivo que fiz nesse blog anteriormente (Nota: está no blog, que foi a fonte para essa tradução, infelizmente por enquanto só em inglês mesmo).
      2.    Sistemas incoerentes
      Nos últimos meses eu tenho visto uma série de posts falando sobre suas formações e como os jogadores tem dificuldade em marcar gols ou criar chances. Bem, você não pode ter um sem o outro, então o que você precisa é utilizar um sistema que permita aos jogadores receberem o suporte que eles precisam. O que eu fiz foi olhar alguns sistemas postados nos fóruns e usar suas táticas como exemplos nessa parte.
      Aqui está a primeira formação. Ignore os jogadores e o time, já que eles não importam. O que queremos analisar é a formação e as instruções utilizadas.

      A pessoa que utilizou essa formação pensou que esse era um sistema lógico e bem balanceado, mas só de olhar a imagem eu já posso ver diversos problemas aqui. O 4-1-2-2-1 é uma formação bastante defensiva por si só devido à utilização de um meia defensivo. E no caso temos, no meio de campo, um Meia Central Defender que jogará de forma bastante cautelosa e recuando com frequência à parte defensiva do meio de campo. Ao seu lado, temos um Meia Recuperador de Bolas, que joga de forma bastante agressiva e pressiona bastante os adversários. Esse papel é voltado a incomodar os adversários então já podemos ver que não há suporte chegando à frente pelo meio. O meio de campo é muito negativo – para que jogar com um meia com mentalidade defensiva se já se está utilizando um meio campista defensivo (independentemente do papel escolhido para o jogador nessa posição)?
      O foco de ataque, portanto, será no atacante e nos dois jogadores abertos. Esses três jogadores serão responsáveis pela criação e por marcar os gols – o que, com os papéis atualmente selecionados, dificilmente ocorrerá de forma consistente. Vamos analisar alguns exemplos do que eu quero dizer:

      Na imagem acima pode se ver o problema destacado quando estamos atacando. Não se tem nenhuma movimentação ou penetração pelo centro, todas as opções estão nas laterais e isso nos confronta com dois grandes problemas:
      Como fazemos a bola chegar às laterais de forma a utilizar o suporte? O que acontece quando a bola chegar às laterais, quem oferecerá o suporte então? Na imagem, já estamos na lateral, então a não ser que o jogador troque o jogo de flanco sua única outra opção é passar a bola ao Ponta. Se o Ponta receber a bola, o que ele fará com ela? Com essa função, seu jogo é voltado em chegar à frente e cruzar a bola para a área. No entanto, isso nos apresenta um outro problema: não temos um atacante com um papel que permita a ele jogar dentro da área – a tática utiliza um atacante em um papel e função que fazem com que ele recue da linha ofensiva. Então para quem o ponta poderá passar a bola? Ele não tem nenhum suporte pelo centro devido ao sistema ser excessivamente cauteloso.
      Devido à falta de jogo pelo meio, o Ponta se desloca para o meio de modo que o Lateral tem que ir à frente com a bola e ficar ao lado do Ponta, em vez de criar uma situação de sobreposição no flanco.

      No caso, os dois meias centrais deveriam estar vindo à frente com tudo para oferecer suporte, especialmente em um sistema que utiliza um atacante isolado em uma função de suporte, sem qualquer meia ofensivo que ofereça o suporte. O Ponta recuou e buscou o meio em vez de abrir o jogo como destacado. Então mesmo que o Lateral que está com a bola consiga cruzar para a área, não há ninguém para quem ele possa mirar a bola. O adversário deve conseguir lidar facilmente com qualquer ameaça de um cruzamento em quase todos os casos desse tipo.
      Agora vamos ver o que acontece mudando apenas um pequeno detalhe?

      Outro lado do campo nesse exemplo, mas já é possível ver como os meias centrais estão jogando de forma muito mais avançada. Isso me dá duas novas possibilidades de passe nas partes mais avançadas do campo, aliviando a pressão no Segundo Atacante e no Atacante Completo. Além disso, significa que estamos tentando fazer os jogadores se aproximarem do Atacante Completo e ligar o jogo, em vez de deixar tudo nas mãos do atacante. Isso com apenas duas mudanças básicas:
      O Meia Central com função Defender foi alterado para uma função de Apoio; O Meia Recuperador de Bolas foi alterado para um Meia Área-a-Área. Duas mudanças positivas que já tiveram um impacto gigante no que acontece no último terço do campo. Na primeira imagem acima, de uma jogada semelhante, não havia nenhum jogador nessa parte do campo.

      Isso é logo depois na jogada. Podemos ver que a bola foi passada ao Meia Central com a função de Apoio. Agora temos mais opções e o atacante está menos isolado. A bola pode facilmente seguir o caminho destacado. Ou ainda o meia pode executar um passe simples para o Meia Área-a-Área e se colocar ele mesmo como opção mais à frente. De todo modo ele possui opções que não sejam fundadas em um erro do adversário ou um momento de puro brilho individual. Esse é apenas um pequeno exemplo de um sistema que ressente de jogadores de suporte chegando à frente e como eles podem deixar os jogadores de ataque isolados se não acompanharem a jogada à frente.
      2.1 Isolamento
      Parece que todo mundo faz uso de um sistema com um único atacante por vezes. Isso apresenta outros problemas especialmente contra times que jogam com um ou mais meias defensivos. Especialmente quando considerarmos que a maior parte dos jogadores de FM prefere utilizar o único atacante em um papel de suporte, então isso pode ser problemático. Vamos dar uma olhada no que pode causar o isolamento de um atacante.

      Essa é outra formação que encontrei em fóruns e instantaneamente eu posso ver os problemas que ocorrerão em termos de isolamento do atacante e inexistência de suporte suficiente. Todos os jogadores são criadores e há pouca movimentação ou jogadores que corram para além do atacante. Isso pode ser identificado antes mesmo de jogar com a formação. Usar diversos armadores pode funcionar, mas também é necessário ter jogadores realizando as tarefas básicas como correr, chegar à área adversária, marcar gols e assim por diante.
      Aqui o Atacante Recuado está mostrando o quanto ele pode ser limitado por vezes, especialmente quando o meio de campo recuou e não se recuperou apropriadamente da última fase do jogo. Como ele é o único atacante, ele tem que lidar com a marcação de dois zagueiros, e, para piorar, o adversário utiliza um meia defensivo. Isso significa que o atacante terá seu espaço muito limitado e ele terá dificuldades de influenciar o jogo. Não só isso, mas ele não possui opções suficientes ao seu redor ou à sua frente. Então o que aconteceria se ele receber a bola? Ainda que ele consiga ter a sorte de se livrar de um marcador que cometa um erro, não vai acontecer de todos os três marcadores errarem no mesmo momento.
      Isso significa:
      Ele não tem o suporte necessário; Não tem opções; Provavelmente perderá a posse de bola facilmente. Então quando você criar sua tática você precisa pensar nos papéis utilizados e como eles jogarão conjuntamente. Não adianta ter todos jogadores como armadores se esses papéis não se ligam suficientemente bem e se não há suporte. Suporte não é só passar a bola a um jogador, mas também permitir que o jogo seja construído ao seu redor e dar a ele as opções para quando ele receber a bola. Uma boa forma de planejar sua tática é se perguntar o seguinte:
      Quem marcará os gols? Quem passará a bola? Como será feito o suporte? O papel permite ao jogador criar o seu próprio espaço ou ele precisa que alguém crie o espaço por ele? A ação vai ocorrer de pontos mais recuados no campo ou de jogadores que ficam posicionados mais à frente? O jogador possui opções atrás de si, ao seu lado e em posições mais avançadas? Se perguntando questões desse tipo você criará um sistema coerente que tenha papéis que complementam o estilo de jogo que você está tentando criar. Se você conseguir saber de onde virão os gols, então poderá construir o time ao redor dessa ideia e focando em prover o tipo de assistência necessária. Um mau exemplo seria: você quer que seu atacante busque o jogo e faça a ligação, e por isso utiliza um dos papéis mais criativos. No entanto, faça também uso de pontas – cujo foco principal é cruzar a bola à área. Essas jogadas não funcionaram em um sistema com um atacante do tipo, pois não haveria ninguém na área que possa se aproveitar dos cruzamentos.
      Tópico Oficial: http://sisportscentre.com/what-makes-a-goalscorer/
    • Carigejr2015
      Por Carigejr2015
      CAROS AMIGOS!!
       
      Alguém sabe onde encontrar a atualização mais nova possível para o FM2016?
       
      Ajudem a nos atualizar. :)
       
    • Lucas Sena
      Por Lucas Sena
      bom, tava querendo iniciar um save com o brasileirão atualizado, porém não acho em lugar nenhum, alguém pode me ajudar  ?
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      O vídeo de hoje da FManager TV resultou na produção de uma lista preferencial com 83 jogadores livres que podem atuar no Brasil e transformar um time de uma hora para outra.
      Download: 

      Link 4shared: http://www.4shared.com/rar/Ua99tXw4ba/Brasil_-_Jogadores_Livres_-_Pa.html
      Link vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=orCgg5D2RCs
       
       
       
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