Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que fazer quando o desafio parece impossível de vencer?


Vannces

Posts Recomendados

Amigos, bom dia!

Ao longo de duas temporadas eu venho "colecionando" comentários, táticas, conselhos, dicas, experimentos e tudo mais que possibilitasse desenvolver uma carreira sólida. 

Pois bem. Não vou contar uma história ainda, embora eu queira muito. O que realmente quero e dividir uma dúvida cruel e tentar ultrapassar um desafio que parece impossível.

Comecei uma carreira como trenador no Madureira na série C, com muito esforço, endividamento do clube e inúmeras experiências táticas e o uso de jogadores chaves consegui subir para a série B em quarto lugar. 

Com uma grana melhor montei um time competitivo ao ponto de disputar o título da série B e acabei ficando em segundo, muito além das expectativas do clube, foi maravilhoso colher o resultado dessa temporada, mas agora que chegou o desafio.

Bem, com a grana que entrou, melhorias no gramado e até aumento da capacidade do estádio e melhoria na qualidade do Staff eu imaginei que conseguiria montar uma equipe de nível de série A, mas não é isso que está acontecendo. Ainda nos primeiros jogos do campeonato carioca percebi que o Madureira está com uma equipe melhor que as demais de pequeno porte, eu diria que ela se enquadra como uma 5º força do Rio de Janeiro, mas convenhamos, é muito pouco para disputar uma série A contra grandes equipes de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e até contra as próprias grandes equipes do Rio de Janeiro. O clube não aceita pagar salários acima de R$ 125.000,00 por mês, ainda que tenha esse valor em caixa para salários. 

A pergunta é: é possível "driblar" essa dificuldade e montar uma equipe melhor com essas dificuldades de aceitação de alguns jogadores em se transferir para o Madureira e ou limites financeiros? Alguém já passou por uma dificuldade desse tipo? como resolver? O que se esperar de uma temporada que já se mostra com dificuldades como essa?

Fica aqui um pedido de "socorro" enquanto ainda é tempo. Posso estar enganado, há muita água pra correr embaixo da ponte, mas se alguém que passou por essa dificuldade ou está próximo de chegar ao patamar de possivelmente passar por isso, troque ideias, informações e até quem sabe soluções comigo e com todos que se interessarem em discutir o assunto. Abraços a todos que amam esse jogo maravilhoso (e muito intrigante).

Link para o comentário

Maicon, obrigado pela dica. Na verdade eu acabei tentando, mas não foi possível. O clube já havia se comprometido com um empréstimo altíssimo. Fiz uma comparação do elenco com o elenco da maioria dos clubes da Série A e percebi que com esse que tenho certamente vou descer ou lutar muito pra ficar uma posição fora da tabela. No campeonato clubes como Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, inter, Grêmio, São Paulo, Atlético Mineiro, Santos, Palmeiras, Vasco e Flamengo vão passear sobre o Madureira, restará lutar com os outros que são melhores também. Complicadíssimo.

Link para o comentário

Aconteceu a mesma coisa comigo. Jogando na Segunda Divisão russa, subi para a primeira divisão na segunda temporada, sendo campeão mais ou menos tranquilamente. Na temporada seguinte, na primeira divisão, joguei um turno inteiro e não consegui ganhar nenhum jogo. Perdi totalmente a gana de jogar, tanto que troquei de save. Não sou muito experiente nesse FM, mas o que posso dizer é tentar qualificar o máximo o elenco, com jogadores emprestados e livres, focando principalmente na Determinação e atributos psicológicos em geral, além de características psicológicas dos próprios jogadores (inconstância, profissionalismo etc). Isso, mais do que a qualidade do elenco (que era ruim mas poderia ganhar uns 4 jogos pelo menos) foi o que eu acho que me enterrou nesse save (além do meu fracasso em achar uma solução, é claro).

Link para o comentário

O problema foi é subida astronômica, que dificilmente aconteceria na realidade, que o FM te proporciona. O ideal é ir subindo aos poucos, ir cumprindo os objetivos que a diretoria lhe propõe e crescer financeiramente no caminho para poder chegar a série A com um distância técnica menor perante os clubes grandes? Já ocorreu em outras versões do jogo isso comigo, principalmente jogando na Inglaterra. Hoje eu penso duas vezes no início da temporada se contrato aquele cara mais velho que vai me ajudar a subir direto ou se pego 2 ou três mais jovens baratos com os quais eu posso cumprir meu objetivo ao mesmo tempo que eles crescem tecinicamente e o clube financeiramente. Não gasto meu dinheiro em empréstimos de retorno técnico momentâneo mas sem retorno financeiro. Pra mim o segredo é esse, ser paciente e ir criando uma base, se não pra usar os jogadores nas divisões acima para vende- los e poder contratar jogadores melhores.

 

Link para o comentário

Tá aí uma coisa que eu não tinha pensado, altos investimentos acabam levando mesmo ao sucesso repentino, parecido com o que aconteceu com o São Caetano no início da década de 2000. eles também não conseguiram se manter fortes.

Link para o comentário

@Vannces, qualquer jogador que já jogou LLM já passou por isso. O desafio é pegar uma equipe de lá de baixo e subir com ela. O que acontece é que, na maioria dos casos, sua equipe não está pronta pra disputar uma primeira divisão tão rápido. Você tem que galgar aos poucos essa subida, melhorando o time devagar, buscando o amadurecimento da equipe, a formação de jovens e o controle financeiro.

Como foi dito aí pelo @CloughFla, isso pesa demais no retorno que você terá no curto prazo. Foi até uma surpresa o Madueira ter subido em tão pouco tempo, o que leva a crer que você apostou bem nos jogadores certos, mas não teve uma melhora da equipe de forma real.

Tente focar nisso. Se vier a ser rebaixado, não desanime. Monte uma equipe mais equilibrada, que aguente uma temporada inteira, gastando o que você conseguir. Ao mesmo tempo, fique de olho nos seus jovens e nos jovens de outros clubes, pra tentar montar uma boa base pro futuro. O normal é levar ao menos 5, 7 temporada pra ter um time competitivo e até mais pra realmente ser campeão. No Brasil, ainda por cima, o equilíbrio entre os times se move muito e você tende a ter mais dificuldades.

Mas boa sorte ao longo do save! ;)

Link para o comentário

O que vocês tem dito realmente faz total sentido. A subida da série C à série A em duas temporadas foi às custas de muito endividamento do clube e jogadores pontuais emprestados que realmente ajudaram na qualidade da equipe, mas é fato que o que chegar rápido ao topo também pode descer rápido e para reconstruir é complicado.

A verdade é triste nesse momento, o time está na zona de rebaixamento em 19º lugar com 6 pontos abaixo do primeiro fora da zona chegando no meio da temporada, mas acho difícil também ficar no cargo, estou tentando de tudo e a moral com a diretoria está baixa, ao cair acredito que a demissão será inevitável. Enfim, lição é boa e vamos ver no que vai dar.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
Em 02/03/2016 at 18:31, Vannces disse:

O que vocês tem dito realmente faz total sentido. A subida da série C à série A em duas temporadas foi às custas de muito endividamento do clube e jogadores pontuais emprestados que realmente ajudaram na qualidade da equipe, mas é fato que o que chegar rápido ao topo também pode descer rápido e para reconstruir é complicado.

A verdade é triste nesse momento, o time está na zona de rebaixamento em 19º lugar com 6 pontos abaixo do primeiro fora da zona chegando no meio da temporada, mas acho difícil também ficar no cargo, estou tentando de tudo e a moral com a diretoria está baixa, ao cair acredito que a demissão será inevitável. Enfim, lição é boa e vamos ver no que vai dar.

E aí ?
O que aconteceu ?
Madureira caiu ?
Foi demetido?
Continua a história.rs

Link para o comentário

Estou em uma saga com um Mogi-mirim, me encontro na serie B, provavelmente irei subir, porém prevejo alguns obstáculos, estou com um elenco de maioria jogadores emprestados, e esses provavelmente serão repassados aos seus clubes ( ao que observei as equipes querem integra-los no elenco devido a evolução dos mesmos). Porém alguns estão dotados de preço fixo, ainda não tinha grana  para adquirir nenhum, espero até o fim do ano vender um jogador, do qual ponho bastante expectativas, e assim adquirir o passe de ao mesmo três. Ainda é uma incógnita a disputa na primeira, porém irei tentar trazer jogadores baratos, listado para transferência(saldão rsrs), newgens e apontar para os mercados emergentes, em busca de bacatelas e mantendo a política de empréstimo se possível. Prevejo uma projeção financeira boa para o clube, em virtude do mesmo ter poucas dividas, e um sistema tático eficiente, que me faz jogam praticamente igual p/ igual com os grandes. Acredito que passarei umas 2 ou 3 temporadas para erguer o clube, e disputar um título da serie A.

Link para o comentário

Pois é. Ainda que eu seja chamado de covarde, tudo estava dando errado, jogos não tão complicados a equipe perdia e eu percebia que seria mandado embora a qualquer momento e então pedi demissão, mais porque queria acompanhar o Madureira de fora enquanto procurava novo emprego, 5 meses depois comecei a treinar o Avaí que se encontrava na série B naquele momento e vi que em nenhum jogo do Madureira pela série A desde a minha saída houve vitória, eles perderam todas e caiu para a série B. Acho que aprendi a lição, ter calma e esperar que o sucesso, se acontecer, venha no tempo certo e não às custas de esforços acima da capacidade.

Link para o comentário

Tive essa msm dificuldade com o Botafogo-PB, subi pra 1ª em duas temporadas. Campeão da Série C, Vice da Série B. Sabia q o esforço teria q ser grande pra me manter na série A. Preparei um bom time com jogadores jovens e baratos, dei lucro ao clube nesse ano, mantive TODOS os titulares do ano anterior pra manter o entrosamento, contratei alguns novos do Staff's, MAS, o time caiu, disputamos o último jogo contra o Botafogo-RJ, com o msm número de pontos, confronto direto, mas perdemos.

Eu não acho q foi só pela questão de não estar pronto pra série A. Nas primeiras 10-15 partidas considero q quem errou fui eu insistindo na msm Tática do ano anterior, qd finalmente criei coragem pra mudar de tática vi melhores resultados, saía e voltava da zona a cada rodada, coisa q n aconteceu nos primeiros jogos.

Agora concordo em muito com a ideia do time ter estrutura ou não. Pra chegar a esses resultados fiz uma dívida grande na primeira temporada, mais pela falta de experiência no jogo do que por ganância, dívida essa que pago até hoje e com previsão de aumento. Não tive coragem de me livrar dos meus jogadores e vou esperar pra ver o q vai acontecer, se a diretoria pega um novo empréstimo ou se conseguimos mais algumas boas venda.

Abs.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
    • Ricardsaa
      Por Ricardsaa
      Fala Galera estou trazendo para voces algo que faz muito tempo que nao vejo alguem fazer no fm, que é uma nova narração( a ultima foi a do silvio luiz do fm11 que so vem passando de fm em fm ).
      decidi fazer a do teo jose que acho um do melhores narradores , e com ele vem os comentarios do neto, abaixo deixarei um video que fiz mostrando uma partida com a narração, claro que nao deu para mostrar tudo o que eles falam so em um video( o jogo estava em estendido por isso oq se ve mais e comentario de chute para fora) , mas enfim é so uma demonstração. alem disso abaixo tem algumas observações:
      INSTALAÇÃO: Cole o arquivo 'sounds' nos seu documentos do jogo ( mais especifico -> Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016) ERROS: como é a primeira versao vira com erros que preciso da ajuda de vcs para corrigir. Quem instalar a narração e identificar algum erro é so mandar aqui neste topico que tentarei resolver(ex: o narrador fala 2 coisas ao mesmo tempo(estou ciente que o neto e o teo falam 'nao nao é assim' junto), ou falar na hora errada) EM QUAIS VERSOES DO FM ELE FUNCIONA? bem nao testei em todas mais do fm 13 em frente ele funfa de boa VIDEO(esta muito mal produzido so fiz mesmo para mostra para quem ta com receio de baixar) :https://youtu.be/P_42pryMdXA ESTAREI TENTANDO TRAZER ATUALIZAÇÕES EM BREVE COM NOVA FALAS TANTO DO TEO COMO DO NETO E REMOVENDO UMAS QUE ESTAO MT REPETIDAS. ESTA NARRAÇÃO É EXCLUSIVA DESTE FORUM, ENTAO QUEM QUISER POSTAR EM OUTRO SITE DE FM POR FAVOR COLOQUE OS MEUS CREDITOS POR CRIAR. DOWNLOAD: http://www5.zippyshare.com/v/qhkl0IFp/file.html
×
×
  • Criar Novo...