Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

10 teorias pseudocientíficas que você já deveria ter parado de acreditar


Pedrods

Posts Recomendados

Citar

Apesar de parecerem inocentes, teorias pseudocientíficas podem fazer mal para a sociedade, no sentido em que podem acabar com a credibilidade de hipóteses que de fato foram elaboradas com rigor e estudo, enquanto reproduzem baboseiras que não possuem fundamentação, destruindo o pensamento crítico das pessoas.

É, elas podiam ser aposentadas tipo AGORA.

10. Frenologia

[IMG]

Frenologia é uma teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade e grau de criminalidade de uma pessoa pela forma da sua cabeça. Junto com essa “bizarrice”, ainda temos outras teorias semelhantes, como a grafologia – análise da escrita que supostamente revela características de personalidade e a tipologia, que analisa a forma do corpo e novamente faz conclusões sobre a sua personalidade.

Quer conhecer a personalidade de alguém? Tente conversar com ele, conhecê-lo. Sua escrita, forma da cabeça e outros traços não vão dizer nada sobre a pessoa. Se você acha que a postura corporal pode indicar o caráter de alguém, desejo-lhe uma cadeira desconfortável para o resto de sua vida. Pare de ser ingênuo.

9. Aliens e o Mundo Antigo

[IMG]

Porque será que é mais fácil pensar que alienígenas vieram para a Terra milhares de anos atrás do que acreditar que povos antigos do Egito, da América do Sul e da América Central tinham habilidades e inteligência incríveis? Ou você é preconceituoso e vive feliz no mundo ocidental majoritariamente branco, ou é muito inocente.

Para crer nessa teoria, é preciso responder a perguntas absurdas, como por que, de todas as coisas que aliens poderiam fazer na Terra, eles escolheram fazer pirâmides de pedra gigantes. Se você fosse a um mundo alienígena, você gostaria de construir pirâmides, ou saquear todos os seus preciosos materiais? Ou, se você fosse mais benevolente, ensinar os nativos a cultivar penicilina?

Dito isso, é triste que aliens tenham desistido de seu interesse em arquitetura, que surgiu apenas por alguns anos milhares de décadas atrás, uma vez que nós realmente poderíamos usar sua ajudinha para construir fazendas verticais e supercidades. Nós definitivamente não somos tão espertos quantos os povos antigos (bem, isso afeta nossa autoestima, então) os alienígenas.

8. Vacina e autismo

[IMG]

Aqui no Hype fizemos extensas matérias sobre esse assunto, que você pode ler para entender melhor do tema. Mas o recado é: vacina NÃO CAUSA autismo, ela na verdade SALVA vidas. A investigação científica honesta abomina essa ideia ridícula criada por um cara que não tinha mais o que fazer e estava se coçando para chamar a atenção. Ele deveria ter se tornado “artista conceitual” ou qualquer outra coisa do tipo para satisfazer suas vontades bizarras, ao invés de estragar e prejudicar a vida de milhares de pessoas.

7. Memória genética

[IMG]

Um pouco de sentimentalismo sobre seus antepassados é normal, pode ser inclusive agradável. Mas não se engane: não faz sentido (pelo menos não sentido científico) quando uma pessoa reivindica ter dons e talentos passados por seus antepassados. O que funciona nas novelas e romances não funciona na vida real, e conhecimento inato simplesmente não existe. Nós não somos salmões. Não temos um instinto que nos leva de volta às nossas origens.

6. Programas para transformar bebês em gênios

[IMG]

Há duas maneiras possíveis de ser um gênio: sorte extraordinária ou trabalho duro extraordinário. Ou você nasce com um cérebro que tem um grande talento para um determinado assunto, ou trabalha incansavelmente para treinar seu cérebro a fazer conexões que outras pessoas não conseguem. Não há outro caminho. Entenda: não é possível tornar seu filho um gênio através da compra de produtos. A única coisa que se alcança com isso é a pobreza. Não há jogo, brinquedo ou música clássica tocando ininterruptamente que fará milagre.

5. Poligrafia

[IMG]

Não é que os detectores de mentiras nunca funcionem. O problema é que eles não funcionam bem o suficiente para passar em um teste rigoroso. Por isso, são inúteis. Simplesmente não tem como ter certeza de que alguém está mentindo, de forma que mesmo que ela passe em um detector de mentiras, ainda pode ser culpada, e se não passar, ainda pode ser inocente. Está enxergando o problema?

4. Homeopatia

[IMG]

Da mesma forma que com outros tópicos dessa lista, o Hype já debateu bastante a homeopatia. Para a ciência, dizer que água pode curar uma doença porque uma vez conteve medicina é como dizer que você pode comer de um prato vazio, pois ele já conteve uma vez alimentos. Novamente, uma inutilidade.

3. Misticismo quântico


[IMG]

Partículas podem se comunicar através de uma distância sem qualquer relação entre elas, é o que parece. Uma partícula pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, é o que parece. Digo “é o que parece” porque, enquanto a mecânica quântica é um assunto científico muito sério, a interpretação de alguns se dedica a destruir sua confiabilidade. Essas pessoas têm o mau hábito de afirmar que a mecânica quântica implica que as pessoas e as partículas individuais compartilham as mesmas propriedades. Não funciona assim. A mecânica quântica é um estudo de coisas que ainda mal podemos compreender direito, e não devemos transpor esse conhecimento inicial para outros tópicos (como almas e teletransporte, bem como outras coisas que as pessoas querem desesperadamente provar que existem e são possíveis).

2. Design inteligente

[IMG]

Se você quiser saber mais sobre a evolução, clique aqui. O design inteligente é uma teoria basicamente religiosa, que dita que as coisas são o que são “porque Deus quis assim”. Se você quiser acreditar nisso, é seu direito. Mas não misture as coisas; a sua crença é só isso: uma crença. Não é ciência e você deve deixar as pessoas que fazem pesquisa real e séria sobre a evolução em paz.

1. “Toxinas”

[IMG]

“Toxina” (assim mesmo, entre aspas) é diferente de toxina. A definição científica de toxina é uma “substância venenosa produzida por células vivas que, quando introduzida em um novo corpo, estimula a criação de anticorpos”.

Já “toxina” é uma coisa misteriosa e extremamente diabólica que está em todas as coisas que uma pessoa não gosta. Todas as doenças? “Toxina”! Diferença de opinião? Corpo cheio de “toxina”! Quer emagrecer? Se livre das “toxinas”!

As criaturas que usam essa argumentação não sabem explicar o que exatamente é essa “toxina”, com que se parece, qual a sua composição química, como é produzida. Só sabem que, definitivamente, causa a terrível coisa que acontece com as pessoas fazendo coisas que elas não gostam.

Sim, você pode comer outras coisas que não são couve ou viver em qualquer lugar que não seja o pico de vento de uma montanha – você não vai morrer de “toxinas”, GARANTO. Agora, se as pessoas que acreditam e defendem essa teoria quiserem continuar com essa balela, para não confundir as coisas, deveriam parar de usar o termo “toxina” e começar a usar “pó maléfico de pirlimpimpim”. [io9]

http://hypescience.com/10-teorias-pseudocientificas-que-deveriam-ser-aposentadas-para-sempre/

MAMILOS!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Cada um acredita naquilo que quiser. Se eu quiser adorar o cometa Halley porque quando ele passou na Terra pela última vez ocorreram eventos milagrosos, eu acredito e não vai ter prova científica em contrário que vai abalar minha crença. O problema existe só a partir do momento em que eu resolvo brigar com as pessoas porque elas não adoram o cometa Halley. Acho que devíamos é transmitir tolerância e não listinhas do que você deve ou não deve acreditar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com tudo com parcial exceção da homeopatia. Isso somente quanto a pergunta "acreditar que funciona/existe".

 

Obviamente cura por meio da homeopatia não existe, mas em alguns casos o mero fato da pessoa acreditar que vai melhorar/está surtindo efeito, ajuda na recuperação. Então por vias tortas é uma pseudociência que pode obter algum resultado em situação pontuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Já vi muito tratamento homeopático dar resultados, por isso, foi o único que realmente me incomodou. Parece artigo bancado por médicos ou farmacêuticos pra desmerecer opções alternativas, assim como já desmereceram a psicologia, a psicanálise, entre outros tipos de cura que não pelo meio medicamentoso que eles veneram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa última (do detox) é curiosa. Tem a parte do blablablá das toxinas e dos sucos milagrosas e da capacidade anti-inflamatória do Ômega 3 porque vai uma colher de chia (como se uma pequena dose de EPA/DHA em um único dia fosse fazer grande diferença).

Porém essa última só se propaga porque funciona. Digo, tomam o tal suco e tem o efeito desejado (perda de peso). Claro, se você tomasse uns 10 copos de 200ml de água por dia e reduzisse o consumo de carboidratos - e de proteínas/gorduras - (como geralmente acontece) você "murcha" e de fato vai retirar uma série de coisas do organismo via urina, vai deixar de repôr o glicogênio dos músculos (sobretudo se reunido com atividades físicas) e o peso na balança vai diminuir.

É por causa desse efeito que é possível perder vários kgs em uma semana no começo de uma dieta (perda que não se mantém, diga-se). E o pior é que tem muita gente que vende isso como o seu "método": "Perca Xkgs em uma semana".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Henrique M. disse:

Cada um acredita naquilo que quiser. Se eu quiser adorar o cometa Halley porque quando ele passou na Terra pela última vez ocorreram eventos milagrosos, eu acredito e não vai ter prova científica em contrário que vai abalar minha crença. O problema existe só a partir do momento em que eu resolvo brigar com as pessoas porque elas não adoram o cometa Halley. Acho que devíamos é transmitir tolerância e não listinhas do que você deve ou não deve acreditar.

Concordo plenamente! Se quiser fazer coco dentro de uma meia, amarrar no ventilador e ligar, ok! Desde que não respingue em mim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  1. Sobre a homeopatia não quero convencer ninguém que acha que seja pseudociência, só posso expor o que sei através de estudo e de experiência própria . Não sou homeopata mas quando fiz curso de acupuntura veterinária aprendi algumas coisas básicas da homeopatia, já que meu principal professor no curso era tb homeopata. E já vi resultados impressionantes com homeopatia inclusive em animais (onde o efeito do paciente acreditar no tratamento é descartado), uma das minhas cachorrinhas por exemplo recebeu o remédio homeopático e com uma única dose do remédio correto usado da forma correta ela mudou completamente o comportamento de forma assustadoramente rápida. O que eu vejo em todos os trabalhos que dizem provar que a homeopatia não funciona é o fato que quem faz esse trabalho tem um conhecimento praticamente zero de como a homeopatia é utilizada, um remédio homeopático não se escolhe simplesmente por um único sintoma, pela logica da homeopatia tem uma serie de fatores que levam a escolha do medicamento que se escolhido de forma inadequada realmente é inócuo ao organismo, o mesmo pode ocorrer com os medicamentos alopáticos tb, dependendo do medicamento ele pode não ter ação nenhuma em um determinado individuo.
  2. A questão do "toxinas" achei o texto simplesmente patético. A definição de toxinas usada nele é simplesmente limitada e incompleta. Existem definições que colocam toxinas como apenas substancias de origem biológica e tal. Eu discordo disso pelo simples fato de que existe intoxicação por metais pesados, medicamentos, etc, diversas substancias que não têm origem biológica. Minha definição de toxina (não estou dizendo que é a correta) é que toxina é qualquer substancia que acumulada no organismo é nociva ao metabolismo, seja ela oriunda de consumo de alimentos, medicamentos, água, metais pesados, drogas, fumo, bebidas alcoólicas, radiações químicas, ou até mesmo substancias que nosso organismo produz e não elimina corretamente. Sobre os detox/dietas desintoxicantes, vou citar algumas formas através da quais ela age para promover perda de peso. Como o Salvaro já disse, existem alimentos com poder anti-inflamatório, ômega 3, alho, entre muitos outros, nosso organismo sempre possui diversos locais com inflamações, seja por ação de um metal pesado, de uma resposta imune inadequada, etc, normalmente essa inflamação esta ligada há uma alteração de ph (normalmente ph acido), a ação anti inflamatório de algumas substancias presentes no detox, bem como o poder de corrigir o ph que se encontra alterado num tecido inflamado que outras substancias tb presentes possuem, faz com que a quantidade de tecido inflamado no organismo diminua, como edema é um sinal da inflamação vai haver liberação de liquido e provavelmente perda de medidas, uma vez que não se trata de um liquido que voltara pelos msms locais quando ingerir liquido, já que estava naquele local decorrente da inflamação que o detox ajudou a tratar. Alem disso os detox possuem substancias que ajudam a regular absorção de algumas substancias no intestino e mtas outras funções no organismo. Uma outra forma de detoxicação bem simples é a dieta liquida durante um período, que se baseia no simples fato de que no intestino grosso existem diversos locais que as fezes que deveriam ser eliminadas no organismo podem ficar acumuladas e ter dificuldade de ser eliminadas, isso faz com que substancias que deveriam ser eliminadas possam ser reabsorvidas e gerem alterações no organismo. A dieta liquida nesses casos funcionaria de forma parecida há uma "lavagem intestinal".

Acho que falei até mais do que pretendia kkkkkk, desculpa qualquer parte que tenha ficado confusa ou com erro de português, ainda to um pouco sonolento.

Lembrei de algo que havia esquecido, o conhecimento que nos temos do cosmos e tudo que nele ocorre ainda é muito limitado, o que acaba ocorrendo nesses casos de tratar algo como pseudociência é o fato de eu não entendo, eu não sei explicar, logo é impossível, e isso quer dizer muitas vezes apenas que ainda não temos conhecimentos suficientes para explicar. A acupuntura, que é uma técnica milenar (muitas vezes mais antigas do que todas essas do texto), até bem pouco tempo estaria presente em boa parte das listas sobre pseudociências, mas nos últimos anos com maiores conhecimentos sobre neurofisiologia e outros mecanismos pelos quais ela pode atuar somente pessoas bem desinformadas sobre o assunto ainda a classificam como pseudociência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Henrique M. disse:

Cada um acredita naquilo que quiser. Se eu quiser adorar o cometa Halley porque quando ele passou na Terra pela última vez ocorreram eventos milagrosos, eu acredito e não vai ter prova científica em contrário que vai abalar minha crença. O problema existe só a partir do momento em que eu resolvo brigar com as pessoas porque elas não adoram o cometa Halley. Acho que devíamos é transmitir tolerância e não listinhas do que você deve ou não deve acreditar.

Seria bom se fosse simples. A pessoa acredita que vacina causa autismo, aí não vacina o filho. Um monte de gente faz a mesma coisa. Em pouco tempo uma doença grave que havia desaparecido volta. E o pior: quem gostaria de se vacinar, mas não pode é afetado.

---

@jakofrildo, divirta-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, MarkuZ disse:

Seria bom se fosse simples. A pessoa acredita que vacina causa autismo, aí não vacina o filho. Um monte de gente faz a mesma coisa. Em pouco tempo uma doença grave que havia desaparecido volta. E o pior: quem gostaria de se vacinar, mas não pode é afetado.

Jenny Mccarthy body count!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada um acredita no que quer, mas infelizmente algumas pessoas que acreditam em misticismo e outras porcarias são formadores de opinião da comunidade ou de núcleos familiares, e o que era pra ser uma crença pessoal infundada acaba se tornando senso comum naquela comunidade/família e isso é sim prejudicial.

Tolerância eu dou praquilo que é subjetivo e não se propõe a explicar fenômenos, sintomas, relações de causa e consequência i.e. futebol, música, religião (em partes).. De resto as pessoas realmente precisam abandonar essas crenças ignorantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes os dogmas religiosos eram verdades absolutas.

Hoje são as ideias das ciências que são vendidas como tais.

Ouse discordar e será taxado de bobo ou algo do tipo, não muito diferente de um herege de antigamente.

O espaço existente para crenças do tipo, para mim, decorre da própria falha (ou teorias que parecem conversinha para boi dormir) da ciência em explicar diversos fenômenos e eventos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puta texto cagação de regra, hein?

Eu vou muito na linha do @Henrique M.: cada um acredito naquilo que quiser. Só pra citar um dos casos do texto aí: quando eu era criança acho que o que mais usei foi medicamento homeopático. Lembro de vira e mexe ir com meus pais naquelas farmácias homeopáticas pra comprar algum remédio. E, adivinha, funcionava. E porra, eu era criança, então não tem esse papo de "funciona porque você acredita que vai funcionar". Funcionava pelo simples fato de que funcionava, de que tinha efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, MarkuZ disse:

Na hora que tiver um tempo darei uma olhada. Dificilmente vai mudar minha opiniao, ate pq a maior parte desses artigos eu ja li ou o proprio ou algum relacionado. A minha opiniao é formada de varias coisas que aprendi na minha graduacao de veterinaria (totalmente medicina convencional), o que aprendi na pos graduaçao de acupuntura veterinaria, o que aprendi na pos de terapia neural, mtas outras coisas que estudei em artigos, livros, alem dos muitos casos que ja acompanhei em humanos e animais e que tratei em animais. 

Grande parte dessas pesquisas (nao estou dizendo que todas e nem estou falando desses artigos, ate pq nao sei se ja li algum deles), possuem algum grau de influencia de industrias farmaceuticas e outras industrias que dominam totalmente a saude no mundo, atraves de patrocionios a estudos na faculdade, organizacao de congressos e outros eventos, premiação por receitar determinado medicamento. E isso não é mania de perseguição ou invenção infelizmente é a realidade da nossa sociedade que visa mto mais dinheiro do que a saude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a geração atual. Você não pode chamar de idiota uma coisa que é ridiculamente idiota porque tem que respeitar as escolhas de vida dos outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esperava mais do texto, mais incômodo, mais reflexão.

Não sei se vocês todos vão concordar, mas à medida que vamos estudando algo – ex.: universo – vamos nos deparando com modelos, teorias, teses, hipóteses. À medida em que vamos aprofundando o estudo, chegando a níveis de dar nó na cabeça, não vamos nos deparar com meras verdades de livros. Chega um ponto em que a verdade se ramifica, há mais de uma hipótese plausível. O que vai fazer você ou os mais renomados cientistas tomarem partido de uma ou de outra? Amizade, prestígio de outros trabalhos ou, para os mais demais, crença. Crença de que uma é melhor que a outra, mesmo que daqui a 10 anos se descubra que as três estavam erradas. 

Mais adiante nesse caminho de estudos aprofundados, é possível se deparar com termos novos, ou coisas sem nome. Uns podem dar um nome em latim, um nome em inglês, um apelido temporário composto por 5 palavras, enquanto outros vão chamar de energia, e outros tantos vão chamar de Deus – sem nem mesmo ter estudado tão aprofundadamente.

Tem gente que é ateu mas acredita em vidas superiores alienígenas, entre outras coisas. Não vejo isso sendo muito diferente de um deus, só se desloca de criador para produto. Na real, nós temos muita necessidade de crer, de ter fé, de acreditar. E isso nos ajuda demais. Nos ajuda tomando um placebo homeopata (vide vídeo que postaram), nos ajuda nos tirando da inércia enquanto tudo desaba ao nosso redor e nos fazendo correr atrás dos nossos objetivos obstinadamente até conseguir, entre outras tantas coisas que já inclusive postei aqui da Carol Dweck e outras.

Em 2/12/2016 at 10:44, MarkuZ disse:

Seria bom se fosse simples. A pessoa acredita que vacina causa autismo, aí não vacina o filho. Um monte de gente faz a mesma coisa. Em pouco tempo uma doença grave que havia desaparecido volta. E o pior: quem gostaria de se vacinar, mas não pode é afetado.

---

@jakofrildo, divirta-se.

Mas convenhamos, dessa listinha aí é a que mais têm impacto na vida das pessoas.

Em 2/12/2016 at 12:12, Zé. disse:

Cada um acredita no que quer, mas infelizmente algumas pessoas que acreditam em misticismo e outras porcarias são formadores de opinião da comunidade ou de núcleos familiares, e o que era pra ser uma crença pessoal infundada acaba se tornando senso comum naquela comunidade/família e isso é sim prejudicial.

Tolerância eu dou praquilo que é subjetivo e não se propõe a explicar fenômenos, sintomas, relações de causa e consequência i.e. futebol, música, religião (em partes).. De resto as pessoas realmente precisam abandonar essas crenças ignorantes.

Essa condenação dos "propagadores de crenças" não é tão simples assim. Tem uma tênue linha entre acreditar em algo e conversar com outras pessoas, mais ou menos sábias/informadas, e propagar a crença dele apenas porque a outra pessoa achou que faz sentido e tentar fazer as pessoas acreditarem naquilo que propõe. Existe uma necessidade de dialogar e trocar informações, consolidando ou derrubando uma crença. Querer forçar as pessoas a acreditar/desacreditar, chegar a isso de maneiras questionáveis, etc. envolve outros problemas éticos/morais ou o que quer que seja.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, _Matheus_ disse:

Tem gente que é ateu mas acredita em vidas superiores alienígenas, entre outras coisas. Não vejo isso sendo muito diferente de um deus, só se desloca de criador para produto. Na real, nós temos muita necessidade de crer, de ter fé, de acreditar.

Discordo. São duas hipóteses: existe vida alienígena e essa vida alienígena é superior. Se algum dia houver tecnologia que permita visitar todos os lugares do universo, é possível provar que as duas hipóteses estão erradas.

"deus existe" para um religioso não é uma hipótese, não tem como provar que é algo falso, por isso nunca será algo científico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Salvador. disse:

Discordo. São duas hipóteses: existe vida alienígena e essa vida alienígena é superior. Se algum dia houver tecnologia que permita visitar todos os lugares do universo, é possível provar que as duas hipóteses estão erradas.

"deus existe" para um religioso não é uma hipótese, não tem como provar que é algo falso, por isso nunca será algo científico.

A parte dos alienígenas falei de maneira resumida, falando da segunda que engloba a primeira por sinal.

Deus não é uma hipótese porque não tem como provar. Mas quando a ciência chega numa pergunta sem resposta, ou diz que é por causa da energia, ou que não teve um 0 absoluto sem matéria tudo remete a acreditar ou não. Acreditar que ainda haverá tecnologia pra descobrir as respostas que faltam, acreditar que a energia é a explicação de tudo, encarar essa energia como Deus, acreditar que nunca ouve um marco 0 absoluto, que tudo é infinito em meio às expansões e contrações do universo, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, _Matheus_ disse:

A parte dos alienígenas falei de maneira resumida, falando da segunda que engloba a primeira por sinal.

Deus não é uma hipótese porque não tem como provar. Mas quando a ciência chega numa pergunta sem resposta, ou diz que é por causa da energia, ou que não teve um 0 absoluto sem matéria tudo remete a acreditar ou não. Acreditar que ainda haverá tecnologia pra descobrir as respostas que faltam, acreditar que a energia é a explicação de tudo, encarar essa energia como Deus, acreditar que nunca ouve um marco 0 absoluto, que tudo é infinito em meio às expansões e contrações do universo, etc.

Sim, mas para provar que uma teoria está errada você precisa de um único exemplo contrário para colocá-la abaixo. É isso que diferencia ciência e fé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Salvador. disse:

Sim, mas para provar que uma teoria está errada você precisa de um único exemplo contrário para colocá-la abaixo. É isso que diferencia ciência e fé.

Sim, eu tô ligado. Mas a partir do momento em que se tem várias hipóteses científicas sem tecnologia para encontrar esses argumentos contrários, nesse intervalo de tempo indefinido enquanto a tecnologia evolui, estão funcionando como meras crenças, não acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2016 at 23:01, Henrique M. disse:

Cada um acredita naquilo que quiser.

Discordo. Acreditar em crenças ruins e emitir equívocos são males que nos fazem muito mal. O conhecimento não é mais subjetivo, o conhecimento é objetivo. A verdade externa às crenças das pessoas é o que importa.

1 hora atrás, _Matheus_ disse:

Sim, eu tô ligado. Mas a partir do momento em que se tem várias hipóteses científicas sem tecnologia para encontrar esses argumentos contrários, nesse intervalo de tempo indefinido enquanto a tecnologia evolui, estão funcionando como meras crenças, não acha?

evidếncias para elucidar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10. Frenologia
Portura corporal depende da zona de conforto da pessoa. Alguém que peida em público e deitar na rua seminu indica que alguém é bastante despojado, certo? Mas é claro que não podemos generalizar. Sempre haverá alguem que não segue a risca uma tendência, que pode inclusive não ser uma tendência majoritária.

9. Aliens e o Mundo Antigo
O homem atual se sente surpreendido pela capacidade do homem antigo de fazer coisas magníficas. Cortaram pedras duríssimas de cortar? Vai saber, eu não estava lá para ver.

8. Vacina e autismo
A porcentagem de autistas sempre vai existir, com ou sem vacina. É mais provável. Se as taxas de autismo é maior entre vacinados, LOL?

7. Memória genética
Não podemos determinar a capacidade dos neurotransmissores de acessar memórias. Ou podemos? Um artigo desses não vai me fazer acreditar em algo, eu quero referências mencionando evidências concretas e descrevendo testes de análises.

6. Programas para transformar bebês em gênios
Um bebê só vai ser um gênio se você quiser. Tanto programas de inteligência como a capacidade de programação (linguagem+lógica+matemática) poderão ser úteis para seu filho se engajar na atividade mental, mas isto depende muito muito da vontade e dedicação dele. Lembre-se que esta é uma escolha dele.

5. Poligrafia
Tem que tomar cuidado com este tipo de teste para evitar crenças do operador da máquina de mentiras, simplesmente não tem como saber se alguém está mentindo. Publiquem os testes sensoriais e façam mais testes com o cérebro, por favor. A ciência bienvenida mais testes e dados.

4. Homeopatia
É um remédio sem uma base de química para um determinado fim? Então é um remédio de crença, um remedio de mentirinha. Mas eu tenho direito de tomar. Mesmo que pessoalmente não compre.

3. Misticismo quântico
Não sabemos a que ponto o cérebro atua na transmissão de pacotes. Não sabemos se ele tem a capacidade de usar algum tipo de feromônios ou camadas de rede. Prefiro não elucidar conclusões sobre isto, ao menos ainda.

2. Design inteligente
A realidade que vivemos é o mundo possível resultado de um determinado espaço-tempo. Não é porque algum ser muito poderoso quis. É mais acaso que sobre inteligência (nous, a crença suprema que pega até os mais críticos a acreditar). Simplesmente foi possível que neste lugar que vivemos a realidade fosse assim, e assim é. Se algo por acaso tivesse acontecido diferente no passado, muita coisa hoje poderia ser diferente. (Vivemos por sorte?)

1. “Toxinas”
Gostaria de testes concretos para comparar a ação do detox com outros remédios e até mesmo com nada fermentando no organismo da pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2016 at 10:44, MarkuZ disse:

Seria bom se fosse simples. A pessoa acredita que vacina causa autismo, aí não vacina o filho. Um monte de gente faz a mesma coisa. Em pouco tempo uma doença grave que havia desaparecido volta. E o pior: quem gostaria de se vacinar, mas não pode é afetado.

---

@jakofrildo, divirta-se.

ILikeYou.gif

 

------------------------------

 

Comparar religião com ciência no nível de crença é um absurdo. Galera que gosta de forçar a barra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Guilherme Faria
      Por Guilherme Faria
      https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/abrafut-solta-nota-diz-ser-a-unica-associacao-de-arbitros-reconhecida-pela-cbf-e-convida-sindicato-dos-atletas-para-pronunciamento-conjunto-sobre-cpi/#google_vignette
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Alguém quer repercutir a entrevista do Sóbis dizendo que jogou de corpo mole pelo Cruzeiro lá em 2016 pra ajudar o Inter na luta contra o rebaixamento?
      https://www.google.com/amp/s/ge.globo.com/google/amp/futebol/times/cruzeiro/noticia/distancia-da-area-e-escanteio-mal-batido-sobis-revela-ajuda-ao-inter-em-jogo-pelo-cruzeiro-em-2016.ghtml
       
      Pior que eu revi os melhores momentos da partida e (só pelos lances que tão ali, claro) achei que ele até jogou bem, deu dois chutes com algum perigo e um passe no final que gerou uma chance 😅
      Conseguem puxar de memórias outros casos em que ficou parecendo isso?
      O Fred, por exemplo, nunca jogava bem e nunca fez gol contra o Fluminense quando estava no Atlético-MG e Cruzeiro (a rigor lembro que fez um que foi anulado). E tem aquele famoso pênalti que o Felipe não pulou contra o Flamengo em 2009.
    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Post Original:
       
       
      Edições da moderação (Links Úteis)
      Steam - http://store.steampowered.com/ Origin - https://www.origin.com/pt-br/store/ Humble Bundle - https://www.humblebundle.com/?aug1914 Nuuvem - http://www.nuuvem.com.br/ Uplay - http://shop.ubi.com/store/ubibr/pt_BR/home/ThemeID.36933300 (não ativa na steam) Green Man Gaming - http://www.greenmangaming.com/ CustoGamer - Site para histórico de preços e aviso de promoções. Recomendações de Jogos (Indies e Mainstream) Quer saber se os jogos da Steam estão no preço mais baixo de todos os tempos?
      https://isthereanydeal.com/ https://steamdb.info/ https://www.steamprices.com/br/
    • Léo R.
      Por Léo R.
      Seguinte, preciso comprar um Note/Ultra novo no valor de no máximo uns 2300~2400 reais, gostaria de indicações, e pergunto se os notes da lenovo são bons, só não quero HP, já tive 2.
      Obrigado.
      Note, pra programação/edição de imagens leves, alguns jogos como o FM, e internet/edição de textos.
    • Leho.
      Por Leho.
      Acredito que os senhores estejam sabendo do caso... e aí?
      Rafinha Bastos, pessoa que é bem próxima ao acusado soltou esse vídeo hoje:
       
×
×
  • Criar Novo...