Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Henrique M.

Diminuindo os gols de cruzamento

Recommended Posts

Henrique M.

Tá sofrendo com os cruzamentos mortais da intermediária? Aquele cruzamento espírita que sai de uma ponta e chega limpinha na segunda trave para alguém finalizar sozinho? Então esse vídeo é para você!

SilveiraGOD.

Exatamente sobre o que eu tinha falado no outro tópico hahaha! Parece que uma boa parte da solução é essa mesmo. Bota teu lateral o mais ofensivo possível e com a maior quantidade de pressão pra diminuir as chances do ponta adversário trabalhar com facilidade. Sem contar que ofensivamente ele tem muito mais espaço pra jogar também.

A única coisa que eu não faço é desarme agressivo e marcação apertada. Na PL eu acho extremamente arriscado. Experimentei fazer isso no jogo classificatório da UCL com o Liverpool contra o Koln (tinha ganho o primeiro jogo por 3x1 em casa) e o jogo terminou 6x5 pra eles, quase não classifiquei hahaha!

Tem vezes que infelizmente, acaba não funcionando também. Joguei agora contra o Stoke, tive 3 bolas na trave, 6 oportunidades de gol e eles duas. Ai o jogador deles foi expulso e com 84 minutos saiu o MALDITO cruzamento deles. Resultado? 2x2 ;(

Bacana.

Henrique M.
30 minutos atrás, Silveira. disse:

Exatamente sobre o que eu tinha falado no outro tópico hahaha! Parece que uma boa parte da solução é essa mesmo. Bota teu lateral o mais ofensivo possível e com a maior quantidade de pressão pra diminuir as chances do ponta adversário trabalhar com facilidade. Sem contar que ofensivamente ele tem muito mais espaço pra jogar também.

A única coisa que eu não faço é desarme agressivo e marcação apertada. Na PL eu acho extremamente arriscado. Experimentei fazer isso no jogo classificatório da UCL com o Liverpool contra o Koln (tinha ganho o primeiro jogo por 3x1 em casa) e o jogo terminou 6x5 pra eles, quase não classifiquei hahaha!

Tem vezes que infelizmente, acaba não funcionando também. Joguei agora contra o Stoke, tive 3 bolas na trave, 6 oportunidades de gol e eles duas. Ai o jogador deles foi expulso e com 84 minutos saiu o MALDITO cruzamento deles. Resultado? 2x2 ;(

Bacana.

Sim, mas quando eu vi, já tava aplicando isso e vendo se era válido. hahaha

Eu fui no fórum da SI investigar se era bug e também saber como dar um jeito de amenizar, a maioria das táticas que tinham boa solidez defensiva apresentavam esse tipo de configuração, aí resolvi aplicar e ver no que dava. Melhorou bastante, mas como disse, é diminuir, não eliminar.

Pelo menos os cruzamentos da intermediária no segundo pau pararam.

_Matheus_

No fórum deles, estão considerando como bug?

Henrique M.
23 minutos atrás, _Matheus_ disse:

No fórum deles, estão considerando como bug?

Não confirmaram que é bug, mas que estão investigando devido ao número de reclamações.

Thiago

Ajuda sempre é bem vinda, ainda mais de quem tem conhecimento profundo sobre o jogo. Ótima iniciativa!

Henrique M.
9 minutos atrás, Thiago disse:

Ajuda sempre é bem vinda, ainda mais de quem tem conhecimento profundo sobre o jogo. Ótima iniciativa!

Mesmo assim sempre temos coisas novas para aprender, estava sofrendo muito com essa situação, se eu não tivesse parado, entrado no fórum da SI e procurado experiências semelhantes a que eu estava sofrendo, não teria chegado nessa conclusão.

Anjo_Ed

Hum, isso explica porque eu perdia para táticas que utilizavam pontas. Contudo, marcação individual não seria, também, uma solução paliativa ? 

Henrique M.
15 horas atrás, Anjo_Ed disse:

Hum, isso explica porque eu perdia para táticas que utilizavam pontas. Contudo, marcação individual não seria, também, uma solução paliativa ? 

Eu gosto muito de usar marcação individual com meus jogadores de meio marcando os jogadores de meio adversário, mas não testei a marcação individual. A questão é quem marcaria, porque se você colocar o lateral para marcar o ponta adversário, o lateral ainda vai ter uma avenida enorme para trabalhar, se você colocar o ponta no lateral, o seu lateral vai continuar fechando para o meio. 

Danut

Interessante a ideia. Eu já tinha notado que jogar com laterais no defender é suicídio nesse FM, porque o jogador nunca vai dar combate no adversário, que então faz a festa. Mas nunca tive coragem de jogar de forma consistente com laterais ofensivos (até porque a lateral é um dos pontos fracos do meu time desde o começo do meu save), sempre usei só na função lateral/apoiar. Talvez devesse fazer o teste.

Perissé

Realmente, notei que a ala onde a equipe tomava mais gols era pelo lado do Lateral Limitado. Já o Lateral (Atacar), tomava poucas assistências e fazia bastantes. Ficava meio em dúvida se arriscava colocar o Lateral Limitado para uma função mais ofensiva, com medo do mesmo tomar bolas nas costas.

Paulinho_Kayser
Em 12/02/2016 at 12:55, Anjo_Ed disse:

O problema da marcação individual é que quando o adversário utiliza a inversão de posições entre jogadores, teus laterias podem deixar a posição original e criar os corredores para os laterais adversários.

Anjo_Ed
2 horas atrás, PHKayser disse:

O problema da marcação individual é que quando o adversário utiliza a inversão de posições entre jogadores, teus laterias podem deixar a posição original e criar os corredores para os laterais adversários.

Sim, estou ciente. Por isso, eu coloco meus pontas para marcar os Alas deles!

Henrique M.

Eu fiz um teste num jogo que me valia a chance de colar no líder, adiantei meus laterais para ala - Apoiar e botei meus laterais marcando os pontas dele e os meus pontas marcando os laterais dele. Ganhei por 1 x 0 num gol de bola parada, mas os caras não criaram absolutamente nada. Eles jogavam naquela 4-1-2-3 Vol Com Pontas. 

Thiago

Se meu time só tem laterais defensivos, como faz? Colocar eles pra atacarem mesmo sem ter qualidade?

Henrique M.
16 horas atrás, Thiago disse:

Se meu time só tem laterais defensivos, como faz? Colocar eles pra atacarem mesmo sem ter qualidade?

Olha, você pode aumentar a largura do time, e botar ele para marcar individualmente os pontas, mas isso não vai impedir que eles fechem para o meio da área. Mas pode ser um paliativo.

Thiago
Em 16/02/2016 at 16:55, Henrique M. disse:

Eu fiz um teste num jogo que me valia a chance de colar no líder, adiantei meus laterais para ala - Apoiar e botei meus laterais marcando os pontas dele e os meus pontas marcando os laterais dele. Ganhei por 1 x 0 num gol de bola parada, mas os caras não criaram absolutamente nada. Eles jogavam naquela 4-1-2-3 Vol Com Pontas. 

Testei isso agora a pouco, não surtiu muito efeito. Vou acabar testando um 3-5-2 e usando alguns laterais defensivos na zaga. 

Henrique M.
2 horas atrás, Thiago disse:

Testei isso agora a pouco, não surtiu muito efeito. Vou acabar testando um 3-5-2 e usando alguns laterais defensivos na zaga. 

Mas foi uma ocasião especial, era um jogo que eu queria vencer e a força do adversário era justamente o jogo pelos flancos.

DouglasBerndt

É uma boa dica esse do vídeo, mas preciso verificar a funcionalidade mesmo, me parece ser inconsistente. Porém eu não gosto de colocar os laterais com marcação individual como alguns tem falado, muitas vezes com esse tipo de instrução a cobertura que os laterais devem fazer nos zagueiros, normalmente mais lentos acaba não acontecendo de maneira correta e acabei tomando bastante gols de lançamentos nas costas dos zagueiros, o famoso "facão" entre o zagueiro e o lateral. Num 4-4-2 tradicional, eu costumo colocar os laterais com a função apoiar, num 4-1-2-3 eu coloco automática e tento ajustar a marcação com os dois homens de MCs, para que os laterais adiantem um pouco a marcação, sem levar bolas nas costas. É mais uma opção pessoal essas mudanças e varia muito também dos seus laterais, zagueiros e volantes, não existe uma formula milagrosa para não tomar esses gols de cruzamento. Veja o gol do Guerrero ontem, no FlaxFlu, todo o sistema defensivo falhou, mesmo com o ponta e o lateral fazendo a marcação, o lateral teve liberdade e o zagueiro centra falhou, permitindo o gol do Guerrero.

Henrique M.
5 horas atrás, DouglasBerndt disse:

É uma boa dica esse do vídeo, mas preciso verificar a funcionalidade mesmo, me parece ser inconsistente. Porém eu não gosto de colocar os laterais com marcação individual como alguns tem falado, muitas vezes com esse tipo de instrução a cobertura que os laterais devem fazer nos zagueiros, normalmente mais lentos acaba não acontecendo de maneira correta e acabei tomando bastante gols de lançamentos nas costas dos zagueiros, o famoso "facão" entre o zagueiro e o lateral. Num 4-4-2 tradicional, eu costumo colocar os laterais com a função apoiar, num 4-1-2-3 eu coloco automática e tento ajustar a marcação com os dois homens de MCs, para que os laterais adiantem um pouco a marcação, sem levar bolas nas costas. É mais uma opção pessoal essas mudanças e varia muito também dos seus laterais, zagueiros e volantes, não existe uma formula milagrosa para não tomar esses gols de cruzamento. Veja o gol do Guerrero ontem, no FlaxFlu, todo o sistema defensivo falhou, mesmo com o ponta e o lateral fazendo a marcação, o lateral teve liberdade e o zagueiro centra falhou, permitindo o gol do Guerrero.

A questão é que a ME tá roubada nesse quesito. É um mar de reclamações em tudo quanto é canto sobre o assunto. Essa foi a maneira que eu encontrei para abaixar a frequência desse tipo de jogada. Quanto a questão da marcação individual, usei só naquele jogo. Foi uma ocasião especial, não algo que uso todo dia.

DouglasBerndt

Perfeito @Henrique M., entendido. Você chegou a testar as funções dos zagueiros, um com bloquear e o outro com cobrir, ou alguma variação diferente dos dois defender?

Henrique M.
1 hora atrás, DouglasBerndt disse:

Perfeito @Henrique M., entendido. Você chegou a testar as funções dos zagueiros, um com bloquear e o outro com cobrir, ou alguma variação diferente dos dois defender?

Trabalhei muito com o cobrir, mas não resultou em muita diferença. Em nenhuma das ocasiões os zagueiros sabiam marcar um atacante que estava no meio deles.

luancampos89

Ótimo trabalho @Henrique M.!
É sempre bom agregar novos conhecimentos aos atuais. Não vou negar que, apesar de muitos anos jogando FM, senti uma dificuldade enorme no que se diz respeito aos gols de cruzamento. Até tinha conseguido anular uma boa parcela, mas não todos. O lado bom é que, depois de algumas horas analisando e buscando uma solução, criei uma tática onde uso e abuso deste fundamento.

Henrique Friedrich

esse foi o motivo que dei uma pausa no jogo por enquanto. 

Sabemos que gols de cruzamentos acontecem com frequência, mas praticamente todo o jogo se desenvolve por ali.

Eu tava usando uma tática com 2 pontas e 2 alas, bem aberto, no entanto o time adversário, que tinha apenas um ala, ia até a linha de fundo, cruzava e era gol dos loco kkkk.

leobdaniel

Interessante. Gostei das dicas. Vou liberar meus laterais ofensivos na posição de ala pra ver se melhora aqui.

• Similar Content

• Bega Gomes
      By Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
    • Johann Duwe
      By Johann Duwe
      Durante a virada do ano de 2019 uma ideia tática começou a entrar em minha cabeça e conversando com alguns amigos, concordaram que seria algo divertido a ser explorado. Dada essa introdução, devo dizer que a intenção nunca foi usar somente um zagueiro, mas sim usar três de forma assimétrica pois estou usando dois volantes em funções específicas (Trinco e Pivô Defensivo) sendo estes os dois zagueiros adicionais.
      A escolha para a equipe não poderia deixar de ser italiana e optei por uma candidata ao rebaixamento, o Frosinone Calcio.
      Elenco A e Elenco B - O Elenco pouco foi mudado, lembro de haver outro goleiro emprestado, mas ele foi devolvido em Janeiro. De destaque, temos Camillo Ciano e Luca Valzania.
      Previsão da Imprensa - Cotado para a 19a Colocação, terminamos acima e nunca sofremos risco de rebaixamento graças ao excelente primeiro semestre.
      Calendário de Julho-Setembro, Outubro-Janeiro, Fevereiro-Abril e Maio. O primeiro semestre foi muito bom, chegamos a ficar na sexta posição por uma rodada, mas o usual era nos manter próximo a décima posição, e mesmo com o terrível segundo semestre essa posição não se alterou.

Terminamos a temporada com uma posição respeitável na 12° Colocação do campeonato, ofensivamente fomos bem e marcamos muitos gols, ficando abaixo somente dos 6 melhores classificados. Porém, defensivamente fomos horríveis, só não sofremos mais gols do que Empoli e Cagliari.
      Sobre a tática, até Dezembro eu usei uma linha defensiva mais baixa e mudei no segundo semestre. Eu sei que foi isso que influenciou na drástica mudança de resultados, pois antes, linha defensiva baixa e três defensores, era muito mais difícil de sermos furados e isso mudou do vinho para a água com a mudança, pois com a linha alta havia muito e muito espaço para o ataque adversário explorar.
      A função de Trinco e Pivô Defensivo eu gostei bastante e até a mudança, eram funções muito bacanas pois realmente dava para ver eles executando funções de zagueiros. Irei jogar mais uma temporada, mantendo o esqueleto defensivo e mudando na parte ofensiva, deixando de jogar com pontas para focar no meio campo e usarei dois atacantes.
    • Rudsonnunes
      By Rudsonnunes
      “Fluidez é a liberdade criativa e movimentação que a equipe(jogadores) vai ter para jogar, não tem nada com compactação da equipe”.
      Vamos falar sobre a Fluidez da equipe, até o FM18 tinha uma opção que podia escolher a fluidez do seu time: Muito estruturado, estruturado, equilibrado, fluido e muito fluido.
      A partir do FM19 isso foi retirado e a fluidez da equipe fica a cargo da quantidade de tarefas que é usada na sua tática (defender, apoio, atacar).
       Muito Fluida

Fluida

Flexível

Estruturada

Muito estruturada

Atributos
      Agora que entendemos como a programação do FM funciona em relação a Fluidez da equipe vamos dar uma olhada em alguns atributos vitais para a fluidez do time, não vou colocar atributos técnicos como passe, primeiro toque, ou atributos físicos. Atributos como Força, Velocidade, Defesa, Marcação e etc, estão mais relacionados à qualidade individual de cada jogador.  
      Muito Fluido
      Lembrando que uma equipe muito fluida os jogadores tem total liberdade criativa e movimentação, vou colocar só os atributos (mentais) que são necessários para uma equipe fluida. Acrescentando também que uma equipe muito fluida não vai priorizar a consistência tática ou formação tática.  

Muito Estruturado
       Aqui vamos ver o oposto de muito fluido,  um equipe estruturada ou muito estruturada vai priorizar totalmente um formação tática e consistência tática, com pouco ou nenhuma movimentação fora da sua posição, menos liberdade criativa.  

Instruções táticas, mentalidade e estilo tático
       Agora que passamos pelos atributos vamos falar sobre as instruções táticas, mentalidade e estilo tático do time dentro de sua fluidez.
        Estilo tático
        Mentalidade
      Instruções da Equipe

• Gourcuff
      By Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.

• Ricardsaa
      By Ricardsaa
      Fala Galera estou trazendo para voces algo que faz muito tempo que nao vejo alguem fazer no fm, que é uma nova narração( a ultima foi a do silvio luiz do fm11 que so vem passando de fm em fm ).
      decidi fazer a do teo jose que acho um do melhores narradores , e com ele vem os comentarios do neto, abaixo deixarei um video que fiz mostrando uma partida com a narração, claro que nao deu para mostrar tudo o que eles falam so em um video( o jogo estava em estendido por isso oq se ve mais e comentario de chute para fora) , mas enfim é so uma demonstração. alem disso abaixo tem algumas observações:
      INSTALAÇÃO: Cole o arquivo 'sounds' nos seu documentos do jogo ( mais especifico -> Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016) ERROS: como é a primeira versao vira com erros que preciso da ajuda de vcs para corrigir. Quem instalar a narração e identificar algum erro é so mandar aqui neste topico que tentarei resolver(ex: o narrador fala 2 coisas ao mesmo tempo(estou ciente que o neto e o teo falam 'nao nao é assim' junto), ou falar na hora errada) EM QUAIS VERSOES DO FM ELE FUNCIONA? bem nao testei em todas mais do fm 13 em frente ele funfa de boa VIDEO(esta muito mal produzido so fiz mesmo para mostra para quem ta com receio de baixar) :https://youtu.be/P_42pryMdXA ESTAREI TENTANDO TRAZER ATUALIZAÇÕES EM BREVE COM NOVA FALAS TANTO DO TEO COMO DO NETO E REMOVENDO UMAS QUE ESTAO MT REPETIDAS. ESTA NARRAÇÃO É EXCLUSIVA DESTE FORUM, ENTAO QUEM QUISER POSTAR EM OUTRO SITE DE FM POR FAVOR COLOQUE OS MEUS CREDITOS POR CRIAR. DOWNLOAD: http://www5.zippyshare.com/v/qhkl0IFp/file.html
  • Create New...