Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dafts

Posts Recomendados

Eu tenho tido dificuldades para montar times equilibrados nesse FM, ou eu monto um time que so sabe tocar a bola e não ataca, ou eu monto um time que só ataca e não toca a bola.

To em primeiro no brasileiro com 20 rodadas com o SP e ganho algumas partidas de 2x0, 3x0, mas fico com uns 30-40% de posse de bola contra times muitoooo inferiores ao meu, e não gosto muito de ficar sem a posse mesmo ganhando. Alguma dica de mudar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o básico a se fazer é jogar com uma intensidade baixa, jogando de maneira mais estreita com passes curtos, jogando a partir da defesa, levando a bola até a área. Uma dica é usar um armador móvel que é um cara ideal para que a equipe tenha posse de bola e é um bom ponto de escape se o time adversário estiver pressionando bastante o portador da bola..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Um problema que eu percebi nesse FM, é que a ME está muito burra. Se você jogar com pontas, time muito aberto ou mesmo laterais bastante ofensivos e ainda marcar 'procurar sobreposições', o time vai se limitar muito a jogar na beirada do campo, e o que acontece depois disso ? Cruzamentos desnecessários, e pouquissima criatividade(por mais que o jogador seja bom). 

Obs: é uma opinião minha

Repare a porcentagem de um time completamente mais inferior que o meu. 

B42Knfe.png

Perceba como eles valorizam bem a posse de bola no MEIO. E quase não fazem cruzamentos.

0v8DXDj.png

Agora meu time, que leva muito a bola pra linha de fundo e fica como opção, só o cruzamento .

Fak1od2.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Leonardo Castello disse:

 Um problema que eu percebi nesse FM, é que a ME está muito burra. Se você jogar com pontas, time muito aberto ou mesmo laterais bastante ofensivos e ainda marcar 'procurar sobreposições', o time vai se limitar muito a jogar na beirada do campo, e o que acontece depois disso ? Cruzamentos desnecessários, e pouquissima criatividade(por mais que o jogador seja bom). 

Obs: é uma opinião minha

Repare a porcentagem de um time completamente mais inferior que o meu. 

B42Knfe.png

Perceba como eles valorizam bem a posse de bola no MEIO. E quase não fazem cruzamentos.

0v8DXDj.png

Agora meu time, que leva muito a bola pra linha de fundo e fica como opção, só o cruzamento .

Fak1od2.png

 

 

Jogo na mesma estrategia praticamente,um ponta e um segundo atacante aberto e até esse SA tem feito muitos cruzamentos de vez de cortar para dentro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade cara..Costumo jogar com os dois laterais abertos atacando e os dois meio campistas laterais atacando também mas afunilando o jogo e cortando para dentro  e pedindo ao time para explorar o meio e procurar sobreposições até porque existe um numero maior de jogadores nessa área do campo..Mesmo assim 80% dos gols do time saem pelas laterais principalmente de cruzamentos ao segundo pau (algo que é fatal no FM não só nessa versão). Como o jogo não marca meus laterais individualmente sempre fica aquele rombo pelos lados do campo ficando fácil para os laterais cruzarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2016 at 12:29, Dafts disse:

Eu tenho tido dificuldades para montar times equilibrados nesse FM, ou eu monto um time que so sabe tocar a bola e não ataca, ou eu monto um time que só ataca e não toca a bola.

To em primeiro no brasileiro com 20 rodadas com o SP e ganho algumas partidas de 2x0, 3x0, mas fico com uns 30-40% de posse de bola contra times muitoooo inferiores ao meu, e não gosto muito de ficar sem a posse mesmo ganhando. Alguma dica de mudar isso?

 Rapaz sua filosofia é estruturada ou fluida? 

 Se vc usar Fluida - não vai conseguir muita posse de bola mesmo não, posse de bola é um instrução tática, em modo fluido vc esta dando liberdade ao seus jogadores para não priorizarem as instruções táticas  (posse de bolo)

 Se mesmo assim vc quer optar por um time que tenho 70% de posse de bola, coloca altamente estruturado, Ritmo Baixo ou muito baixo, passe curto e manter a posse, coloca o goleiro para sair com a bola para os zagueiro e passe curto. Vc vai perceber que o seu time vai jogar de vagar e com a posse da bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Rudsonnunes disse:

 Rapaz sua filosofia é estruturada ou fluida? 

 Se vc usar Fluida - não vai conseguir muita posse de bola mesmo não, posse de bola é um instrução tática, em modo fluido vc esta dando liberdade ao seus jogadores para não priorizarem as instruções táticas  (posse de bolo)

 Se mesmo assim vc quer optar por um time que tenho 70% de posse de bola, coloca altamente estruturado, Ritmo Baixo ou muito baixo, passe curto e manter a posse, coloca o goleiro para sair com a bola para os zagueiro e passe curto. Vc vai perceber que o seu time vai jogar de vagar e com a posse da bola.

Justamente isso ou eu faço um time que so toca e raramente ataca ou crio um time que não mantem a posse nenhum momento,gostaria de fazer um equilibrio como o barça e o bayern de Guardiola que tocam muito a bola porem jogam sempre buscando o ataque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2016 at 13:29, Dafts disse:

Eu tenho tido dificuldades para montar times equilibrados nesse FM, ou eu monto um time que so sabe tocar a bola e não ataca, ou eu monto um time que só ataca e não toca a bola.

To em primeiro no brasileiro com 20 rodadas com o SP e ganho algumas partidas de 2x0, 3x0, mas fico com uns 30-40% de posse de bola contra times muitoooo inferiores ao meu, e não gosto muito de ficar sem a posse mesmo ganhando. Alguma dica de mudar isso?

Dafts, boa noite! Tive um problema parecido, estou num save com a Lusa e jogando num 4-2-3-1, perdi um amistoso e outro ganhei, começou o paulista A-2 e tomei uma lavada no primeiro jogo contra o São Caetano, 5 x 0, usava uma tática de contra-ataque. Insisti nessa tática até mais 2 rodadas e mais resultados negativos, 2 x 1 e 3 x 3, até que pensei e atacar até não querer mais, coloquei em Atacar, muito Fluido e o time ganhou de 5 x 1 logo no primeiro jogo, 22 finalizações mas teve apenas 40% da Posse. Quando perdi os outros jogos meu time até trabalhava a bola mas tomava gol bobo em erros individuais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, fealexandree disse:

Dafts, boa noite! Tive um problema parecido, estou num save com a Lusa e jogando num 4-2-3-1, perdi um amistoso e outro ganhei, começou o paulista A-2 e tomei uma lavada no primeiro jogo contra o São Caetano, 5 x 0, usava uma tática de contra-ataque. Insisti nessa tática até mais 2 rodadas e mais resultados negativos, 2 x 1 e 3 x 3, até que pensei e atacar até não querer mais, coloquei em Atacar, muito Fluido e o time ganhou de 5 x 1 logo no primeiro jogo, 22 finalizações mas teve apenas 40% da Posse. Quando perdi os outros jogos meu time até trabalhava a bola mas tomava gol bobo em erros individuais

Isso...o time chuta mais de 50 vezes mas fica com 30-40% de posse de bola e isso me deixa irritado pq nem sempre os chutes saem gols ne então n adianta chutar tanto e não ter dominio do jogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Dafts disse:

Isso...o time chuta mais de 50 vezes mas fica com 30-40% de posse de bola e isso me deixa irritado pq nem sempre os chutes saem gols ne então n adianta chutar tanto e não ter dominio do jogo

exato! Esse FM16 está me deixando a flor da pele, é até bom mas estou quebrando a cabeça pra fazer variações táticas, uma hora vai dar certo hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Como eu disse posse de bola é instrução tática, tenho um salve com SP e meu time tem ótima posse de bola, e outro salve com o PSG e tenho ótima posse de bola.

 Posse de bola requer paciência pra chegar ao gol, vc não vai conseguir ter a posse e sair fazendo gol a doidado, seu time vai trabalhar para fazer o gol, o Barça do guardiola e o Bayer do Guardiola tem ótimos jogadores de 1 escalão europeu. Um time brasileiro fazer isso será muito difícil sem messi,  neymar robbem, mulher. 

  Filosofia é altamente estruturado

  Estrategia - controlar ja que vc quer controlar a bola (jogo)

  Ritmo - Muito Baixo (aumente a cada temporada)

  Passe - curto

 Marque: 

 mover de posição 

 Pressão alta e linha de defesa alta

Manter a posse 

Chutar na primeira oportunidade (seu time ja tem a posse e joga pausado então tem que aproveitar a oportunidade)

Sair com a bola pelos zagueiros 

Instrução dos jogadores:

Goleiro - Sair jogando ou passe curto, distribuir para os zagueiros ou para laterais, menos passe de risco

Zagueiro coloca função Defensor com bola (não coloca limitado pois vai isolar a bola em vez de sair tocando)

Agora tenha paciência e veja o jogo completo durante 3 jogos e veja se vc precisa marcar para seu atacante chutar mais ou para um dos seus meio campo chutar mais ai vc vai ajustando ate chegar ao ponto que vc quer.

Obs: qualquer jogador que tiver movimento preferido de correr com a bola vai atrapalhar a sua estrategia. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rudsonnunes disse:

 Como eu disse posse de bola é instrução tática, tenho um salve com SP e meu time tem ótima posse de bola, e outro salve com o PSG e tenho ótima posse de bola.

 Posse de bola requer paciência pra chegar ao gol, vc não vai conseguir ter a posse e sair fazendo gol a doidado, seu time vai trabalhar para fazer o gol, o Barça do guardiola e o Bayer do Guardiola tem ótimos jogadores de 1 escalão europeu. Um time brasileiro fazer isso será muito difícil sem messi,  neymar robbem, mulher. 

  Filosofia é altamente estruturado

  Estrategia - controlar ja que vc quer controlar a bola (jogo)

  Ritmo - Muito Baixo (aumente a cada temporada)

  Passe - curto

 Marque: 

 mover de posição 

 Pressão alta e linha de defesa alta

Manter a posse 

Chutar na primeira oportunidade (seu time ja tem a posse e joga pausado então tem que aproveitar a oportunidade)

Sair com a bola pelos zagueiros 

Instrução dos jogadores:

Goleiro - Sair jogando ou passe curto, distribuir para os zagueiros ou para laterais, menos passe de risco

Zagueiro coloca função Defensor com bola (não coloca limitado pois vai isolar a bola em vez de sair tocando)

Agora tenha paciência e veja o jogo completo durante 3 jogos e veja se vc precisa marcar para seu atacante chutar mais ou para um dos seus meio campo chutar mais ai vc vai ajustando ate chegar ao ponto que vc quer.

Obs: qualquer jogador que tiver movimento preferido de correr com a bola vai atrapalhar a sua estrategia. 

 

pft,vou dar uma analisada e testar algumas coisas que vc disse vlw ae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 01/01/2016 at 13:29, Dafts disse:

Eu tenho tido dificuldades para montar times equilibrados nesse FM, ou eu monto um time que so sabe tocar a bola e não ataca, ou eu monto um time que só ataca e não toca a bola.

To em primeiro no brasileiro com 20 rodadas com o SP e ganho algumas partidas de 2x0, 3x0, mas fico com uns 30-40% de posse de bola contra times muitoooo inferiores ao meu, e não gosto muito de ficar sem a posse mesmo ganhando. Alguma dica de mudar isso?

Pega e coloca o kardec como jogador alvo! E o ganso como armador! E joga com pontas! Pressão Mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o problema de criar táticas de posse de bola é a interpretação ruim dos conceitos.

Por exemplo, usar uma mentalidade Controlar não significa que meu time vá procurar ter mais posse de bola do que teria com uma mentalidade Contra-atacar... sabendo que quanto mais alta a mentalidade, mais "ofensivamente direto" o time joga, pra ter uma posse de bola "sem pressa", a mentalidade Contra-atacar é mais paciente que a Controlar! (uma evidência disso é que quanto mais baixa a mentalidade, maior fica o "Gastar o tempo")

Outra contradição é sobre o ritmo. Se diz que jogando com o ritmo baixo o time não tem pressa em atacar. Eu discordo. Sabendo que a mentalidade é que influencia quão ofensiva a equipe é, o ritmo na verdade é a velocidade com que as ações são tomadas. Pep Guardiola nos treinos do seu Barcelona B gritava: 'pase, pase, pase'. Ele queria que seus jogadores passassem a bola a alta velocidade. Cruyff dizia que quanto mais rápido a bola se move, mais adversários ela supera. Uma posse com passes lentos não move adversários e não abre espaços! No lendário Barcelona de Guardiola os jogadores eram cobrados em dominar a bola e passá-la rapidamente, enquanto num ritmo baixo, o jogador espera um tempo antes de tomar decisões.

Parece contraditório, mas tenta criar uma tática com mentalidade Contra-atacar, mas a um ritmo Muito alto. Seu time vai trocar passes rápidos mas sem afinco em "agredir diretamente" o adversário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Algumas dicas que uso para ter posse:

- Jogadores tem que jogar próximos, do contrário serão passes longos, aumentando a chance de erro ou interceptações. Jogo mais estreito é recomendado.
- É recomendado o seu goleiro sair jogando curto, pelo mesmo princípio anterior. Se o adversário tem 2 atacantes, prefira sair jogando pelas laterias, se usa pontas, é bom sair jogando com os zagueiros. Também é válido colocar para sair com o volante caso ele tenha bom passe, visão e frieza.
- Uma velocidade de passes mais baixa é recomendada, para evitar toques de primeira, já que isso requer atributos altos, entrosamento aumentando as chances de erro. Porém com uma equipe bem treinada, entrosada e com bons atributos, aumentar a velocidade dos passes, explorando o meio de campo, com maior movimentação dos jogadores e sobreposições, ganha muito mais chances de acertar tabelas e deixar os jogadores na cara do gol.
- É bom uma filosofia fluída com jogadores se movimentando mais, para evitar ficarem presos na marcação inibindo o jogador que tem a posse de tocar para eles.
- Se quer explorar cruzamentos, incentive eles. Se quer chegar tocando, procure sobreposições.
- Caso esteja passando por problemas de toques demais, peça para chutarem na primeira oportunidade e chutar com mais frequência individualmente.

- Evite usar linhas muito baixas, por que vai fazer com que seus atletas demorem mais para chegar ao ataque tocando e na recomposição se preocupem mais com chegar no seu campo de defesa do que interceptar a bola no contra-ataque.
- Pressionar sempre o adversário no campo de defesa deles ajuda a manter seu time mais compacto rondando o campo adversário, mas cuidado pressionar demais com jogadores que não tenham atributos altos de marcação, desarme e decisões, pode acarretar muitas faltas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Augusto169
      Por Augusto169
      Boas Pessoal!
      Crio esse tópico, com um único intuito. Buscar, ou tentar implementar o jogo de posição (ataque posicional) tao usado por guardiola, Johan Cruyff  entre outros grandes Tecnicos.
      Acredito que nesse artigo http://www.footurefc.com.br/blog/explicando-o-jogo-de-posicao/ podemos entender bem o conceito e ideias do ataque posicional.
      Agora como Transformar para o FM?
      Logico que para aplicar esse modelo de jogo, é necessário jogadores com qualidade, para executar com qualidade.
      Agora quais Instruções, treino coletivo, individual entre outros meios utilizamos para tentar equiparar esse modelo muito complexo?
      Instruções que creio ser essenciais;
      Manter A posse de Bola
      Jogar a partir da Defesa
      Pressão alta 
      Linha de Marcação alta
      Mais largura (para ter amplitude)
      E vcs? Como Montariam com esse modelo de jogo?
      Fm todas as versões, 2017, 2018 e 2019
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
×
×
  • Criar Novo...