Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI


Danut

Posts Recomendados

O que dizer agora? Para começar, parabéns!

Pela Bundesliga, somados ao desempenho da equipe e a apresentação tática. Sem dúvidas, mereceu bastante esse título com uma campanha impecável, onde conseguiu ser ofensivo porém mantendo a consistência. 

Na UCL infelizmente o primeiro jogo eliminatório decretou a saída da competição. Se continuasse, obviamente poderia chegar mais longe em alguns anos. 

A perda da Copa foi uma pena mas depois de ganhar a Bundesliga, a decepção foi bastante menor. 

Agora, espero que volte em breve para nos brindar com mais um excelente save.

Até a próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns por esse save (eu criei a conta recentemente, mas sempre acompanhei os saves) Parabéns pelo título da Bundesliga e infelizmente o Borussia Monsgkaksjhsheglabadch não deixou a festa ficar ainda maior. (E como sempre acontece com os clubes dessas história simpatizei com o Darmstadt, estou torcendo para eles se manterem na elite mais uma vez).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, vinny_dp disse:

O que dizer agora? Para começar, parabéns!

Pela Bundesliga, somados ao desempenho da equipe e a apresentação tática. Sem dúvidas, mereceu bastante esse título com uma campanha impecável, onde conseguiu ser ofensivo porém mantendo a consistência. 

Na UCL infelizmente o primeiro jogo eliminatório decretou a saída da competição. Se continuasse, obviamente poderia chegar mais longe em alguns anos. 

A perda da Copa foi uma pena mas depois de ganhar a Bundesliga, a decepção foi bastante menor. 

Agora, espero que volte em breve para nos brindar com mais um excelente save.

Até a próxima!

Valeu :)

O título da Bundesliga foi bem merecido mesmo. Fomos a melhor equipe no ano, sem nenhuma dúvida. E fico feliz de poder dizer isso. Sobre a UCL, achei que poderia ter feito mais, mas paciência. Fica para um próximo save o desafio. 

Também vai ficar para a próxima a Copa da Alemanha. Um pouco frustrante chegar duas vezes na final e não levar nenhuma - a primeira menos, pois não esperava nada, mas agora éramos favoritos. Mas concordo, a decepção fica menor devido ao título da liga. 

 

1 hora atrás, JCaio Lima disse:

Parabéns por esse save (eu criei a conta recentemente, mas sempre acompanhei os saves) Parabéns pelo título da Bundesliga e infelizmente o Borussia Monsgkaksjhsheglabadch não deixou a festa ficar ainda maior. (E como sempre acontece com os clubes dessas história simpatizei com o Darmstadt, estou torcendo para eles se manterem na elite mais uma vez).

Obrigado :) E seja bem-vindo. Mesmo que já acompanhasse antes, é sempre diferente quando a pessoa tem a conta e participa da área.

A festa foi grande mesmo sem o título da Copa, mas realmente, dava pra ter feito mais. Paciência. 

Sobre simpatizar com o clube, eu simpatizei demais com o Darmstadt durante o save - a ponto de por vezes deixar de ver o jogo do Dortmund para ver o do Darmstadt, quando são no mesmo horário. Legal ver que mais gente também criou um pouco essa simpatia com o clube. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

Bom pessoal, estamos de volta com o último post do save. Foi uma jornada incrível até aqui, e eu fico muito feliz de ter tido a companhia de todos que leram a história nesse período. Muito obrigado por todos os comentários, as indicações como recomendação da área, os votos para save do mês. Esse foi, com toda a certeza, o melhor save que já joguei na minha carreira de Football Manager, que começou lá em 2005. Espero que vocês tenham gostado de acompanhar tanto quanto eu gostei de escrever.

Sem mais enrolações, vamos ao último capítulo fundamental da história do Sportverein Darmstadt 1898.

 

 

Trigger warning/Aviso de gatilho emocional: O post abaixo trata de um caso de doença terminal, e como tal pode não ser adequado a todos os leitores, especialmente para aqueles que tenham enfrentado/estejam enfrentando situações semelhantes. Caso não se sinta confortável com a temática, recomendo pular para o final do post, onde volto a falar do save em geral.

 

 

Prólogo

Na Alemanha, assim como em outros lugares, é costume que o time que obtém algum sucesso esportivo organize uma festa. Quando o Darmstadt subiu à primeira divisão, não foi diferente. Vinte mil torcedores compareceram ao centro da cidade, onde uma grande estrutura foi montada para comemorar o feito. No palco, subiram presidente, treinador e jogadores do Darmstadt. E subiu também Jonathan Heimes.

 

TmV20us.png

 

O leitor deve estar se perguntando: quem é Jonathan? O que faz um jovem em uma cadeira de rodas na comemoração do sucesso de um time de futebol? Por que os jogadores tratam ele como o centro da festa? Para responder a essas perguntas, é preciso voltar alguns anos. Doze anos, mais precisamente.

 


 

Ato I

Johnny é um jovem de catorze anos da região de Darmstadt. Ele é torcedor do clube local, mas não é por isso que é conhecido no momento. Johnny é tenista, e um tenista excelente. Ele e sua companheira de treinos Andrea Pekovic são considerados duas das maiores esperanças do esporte na Alemanha. Mas a história dos dois toma rumos muito diferentes. Andrea prossegue no esporte, é hoje a 11° do ranking mundial. Johnny tem sua carreira interrompida por duas palavras devastadoras: tumor cerebral.

O diagnóstico leva Johnny quase imediatamente à sala de cirurgia. O procedimento é longo, seis horas, e complicado. Mas nada comparável ao desafio que Johnny enfrentaria depois. O jovem precisa reaprender a comer, a falar, a andar. E Johnny encara tudo isso da mesma forma que encarava seus desafios no tênis anteriormente. Ele volta à escola, conclui o ensino médio, presta vestibular. Os problemas vão sendo superados. Na medida do possível, sua vida volta ao normal.

 


 

Ato II

A grande tragédia dos casos de câncer é a persistência da doença. Mesmo passando por tratamentos extremamente invasivos, mesmo estando saudável durante anos, nunca se pode ter certeza de que a batalha acabou. No caso de Johnny, o segundo ato começou em 2010. O tumor dessa vez estava em sua coluna vertebral. Nova intervenção médica. Dois dias depois da cirurgia, a constatação: a coluna vertebral de Johnny sofreu forte dano no procedimento. O jovem não pode mais andar.

Se da primeira vez Johnny encarou a doença de frente, dessa vez era demais. De campeão nacional de tênis nas categorias juvenis para uma cadeira de rodas? O jovem não parecia ter mais forças para lutar. Para pessoas próximas, ele dá mostras de querer desistir. Desistir de tudo, desistir da vida. Até que uma mensagem de um amigo mexe com ele: “4:6, 4:5, 15:40, dois Match Points contra ti. Ainda não está nada perdido. Você precisa lutar.”

Você precisa lutar. Johnny entendeu a mensagem. De repente, uma nova determinação tomou conta dele. Uma determinação de vencer o câncer e sair da cadeira de rodas. Uma determinação que o faz enfrentar o tratamento. Nas horas vagas, Johnny começa a tentar aprender a andar novamente. E faz mais: inspirado pela frase do amigo, resolve criar uma campanha para ajudar outras pessoas em situação semelhante à sua. A frase “você precisa lutar” é impressa em pulseiras, que o jovem começa a vender em parceria com sua ex-colega de treino Andrea Pekovic. O dinheiro ganho com a ação é revertido para a clínica de tratamento de crianças e jovens com câncer da cidade de Frankfurt.

 

0tZli3I.png

Johnny e Andrea com as pulseiras da campanha "você precisa lutar".

 

É nessa época que Johnny começa a circular pelos corredores do estádio am Böllenfalltor. A campanha de Johnny logo se espalha, e consegue o apoio de inúmeras personalidades do esporte, incluindo nomes enormes como Thomas Müller e Roger Federer. Mas as cores de suas pulseiras são azul e branco, tal como o Darmstadt. Para ele, levar sua campanha ao clube é fundamental.

 


 

Ato III

Você precisa lutar. A mensagem do jovem de Darmstadt era espalhada por toda a Alemanha. E chegou até os jogadores do clube. Era 19 de maio de 2014. Três dias antes, o Darmstadt havia perdido em casa por três a um contra o Arminia Bielefeld, no primeiro jogo da decisão da vaga à 2. Bundesliga. Na palestra antes do jogo da volta, o treinador Dirk Schuster deu a cada um de seus jogadores uma pulseira azul e branca. Você precisa lutar. Johnny lutava todos os dias de sua vida, dizia o treinador. De seus jogadores ele esperava apenas 90 ou 120 minutos de luta. Se Johnny conseguia, os jogadores também poderiam conseguir.

O resultado do jogo é conhecido de todos. O Darmstadt lutou até o último minuto e conseguiu uma das vitórias mais sensacionais da história recente do futebol alemão, subindo à segunda divisão.

 

U81LUO4.png

Os jogadores do Darmstadt comemoram o acesso à 2. Bundesliga. Em seus braços, as pulseiras da campanha de Johnny - parcialmente cobertas por faixas brancas, devido às regras de fardamento para o jogo.

 

A partir desse momento, Johnny se tornou de vez parte integrante do clube. Suas pulseiras continuaram a ser utilizadas pelos jogadores. Para vários deles, Johnny se tornou um grande amigo. Sempre que sua própria luta lhe permitia, Johnny estava presente nos jogos. A torcida criou uma música em sua homenagem. Um dos jogadores do clube, Marco Sailer, tatuou a frase de Johnny em seu braço. Você precisa lutar.

 

70mas9r.png

O capitão do Darmstadt, Aytaç Sulu, e Johnny Heimes, em 2015. Uma relação de amizade e muito amor ao clube.

 

E não era apenas Johnny que inspirava o Darmstadt. Em uma entrevista para a revista 11Freunde, em 2015, Johnny falou sobre o outro lado da relação: “A pouco tempo foram descobertas novas metástases. Um novo câncer, uma nova luta. Apesar de tudo, noto que está ficando mais difícil me motivar. Enfrentar o tratamento, aprender a andar mais uma vez, essas coisas. Mas quando vejo o Darmstadt, como eles se jogam e lutam todas as semanas, dão tudo de si e com isso chegaram na Bundesliga como grande zebra, então isso me dá uma nova motivação.”

 


 

Ato IV

Johnny faleceu em 08 de março de 2016, com vinte e seis anos de idade. Para aqueles que nunca acompanharam os acontecimentos em Darmstadt, seria fácil desqualificar a ligação de Johnny ao Darmstadt como uma jogada de marketing do clube. Não são poucos os casos no futebol mundial de corporações que fazem uso de suas torcidas e de suas histórias para arrecadar mais dinheiro. Mas o caso de Johnny com o Darmstadt era diferente.

 

http://i.imgur.com/bIy1DtW.png

Você se foi, mas teus valores permanecem. Nós continuaremos a lutar. A homenagem da torcida a Johnny foi exibida no primeiro jogo após sua morte. O vídeo, incluindo uma versão emocionante de "You'll never walk alone", está aqui.

 

Em seu enterro, todo time do Darmstadt esteve presente. Até mesmo alguns jogadores que já haviam deixado o clube fizeram questão de atravessar o país para acompanharem o momento. O treinador Dirk Schuster traduziu o sentimento geral em palavras: “Sem ele, jamais teríamos saída da terceira divisão. Não estaríamos onde estamos. Johnny será para sempre parte de nossa família”.

No primeiro jogo após sua morte, foi a vez do capitão Aytaç Sulu tomar o microfone: “Nós sabemos, o que Johnny significava para nós e para todo o clube. Este é um momento muito difícil para todos. Mas queremos atingir nosso objetivo na temporada também para ele.”

 

O vídeo dá uma boa ideia do que significou a morte de Johnny para a torcida do clube. Na hora da escalação da equipe, nenhum jogador tem seu nome pronunciado. Todos são chamados "Heimes". O clima pesado fica evidente durante todo o vídeo. Destaque para o momento de entrada dos jogadores em campo, a partir de 3:26.

 

 

 

Epílogo

Jonathan Heimes não está mais entre nós. Mas o legado do jovem permanece. A batalha contra o câncer continua a ser lutada por milhares de jovens e crianças mundo afora. E todos aqueles que se encontram nessa situação podem olhar para Darmstadt. O espírito de luta que Johnny sempre propagou permanece vivo no time azul e branco. Um time que enfrentou rebaixamentos, decisões no último minuto, pedidos de falência, condições muito piores que as de seus concorrentes. Um time que enfrenta a batalha de se manter pelo segundo ano consecutivo na primeira divisão, apesar de todos darem o rebaixamento como certo, apesar de ter perdido dezessete jogadores para essa temporada. Um time que, acima de tudo, corporifica a mensagem: você precisa lutar.

Por tudo o que essa história representa, por tudo que Johnny fez pelo clube, e por tudo que o clube fez por ele, havia uma última homenagem que merecia ser feita. Em 10 de setembro de 2016, o Darmstadt jogou pela segunda rodada da atual Bundesliga. Primeiro jogo em casa. Clássico contra o Eintracht Frankfurt. No velho estádio, construído em 1921. Mas com novo nome. O Darmstadt joga agora no Jonathan-Heimes-Stadion am Böllenfalltor.

O resultado do jogo? Uma vitória por um a zero, com gol no último minuto. Você precisa lutar.

http://i.imgur.com/z4juirD.png

 

 

EDIT para a posteridade (12/03/2017): Um ano após a morte de Johnny Heimes, o Darmstadt homenageou seu torcedor mais marcante com uma camiseta especial, utilizada no jogo contra o Mainz 05. Aqui dá para ver uma foto do anúncio dela, feito no dia 08 de março de 2017. Na foto, estão Torsten Frings, treinador do Darmstadt, e Martin Heimes, pai de Johnny. A camiseta foi utilizada no jogo de sábado. Resultado final: Darmstadt 2x1 Mainz. Mesmo com um a menos por trinta minutos, o Darmstadt conseguiu vencer. E o fez com o primeiro gol do capitão Aytac Sulu na temporada (a foto dele comemorando o gol com a camiseta em homenagem ao amigo é uma das imagens mais lindas da temporada).  Apenas a segunda vitória nos últimos quinze jogos, e a equipe continua em situação desesperadora na tabela, mas a mensagem está aí: você precisa lutar.

 

---------------------------------------------------

Bom pessoal, é isso. O save chega, definitivamente, ao seu final. Mais uma vez agradeço a todos os que acompanharam essa trajetória. Aos que estão aqui desde os primeiros posts. Aos que começaram a leitura mais recentemente. Aos que comentam sempre, aos que comentam as vezes, aos que não comentam nunca (embora, nesse caso, preciso dizer uma coisa: comecem a comentar, os escritores da área ficarão muito felizes). Por fim, agradeço também as seis indicações do save nas recomendações da área, além dos quatro prêmios no save do mês.

 

Coloquei no terceiro post do tópico uma série de curiosidades sobre o save. Coisas como média de público, artilheiros, jogadores mais importantes de cada ano. Se alguém se interessar, dá uma passada no post.

 

Como última coisa, gostaria de pedir a ajuda de vocês para que meus próximos saves possam se tornar ainda melhores. Agradeceria muito a quem se dispor a tomar um pouco de tempo para comentar um pouco sobre o que mais gostou e o que menos gostou no save. Quem quiser ajudar, seguem algumas perguntas que eu gostaria de ver respondidas (as perguntas eu pensei agora, como um pequeno guia só do que eu gostaria de saber):

- O que você mais gostou no save? (não vale dizer que foi a equipe enfrentar altos e baixos, isso eu já sei que muita gente gostou, quero saber outras coisas)

- O que você menos gostou no save?

- Houve algum momento em que parou de ler. Se sim, por quê? E o que lhe fez retomar?

- O que achou da apresentação gráfica do save? A quantidade de imagens estava boa? Muitos links, poucos links? A falta de gráficos elaborados prejudicou?

- O que achou dos textos do save? Muito longos, muito curtos? Deveriam ser mais diretos ou menos diretos? O formato de relato jogo a jogo foi interessante ou ficou excessivamente extenso? Os relatos mais longos de jogos decisivos foram legais ou você preferia só pular para o resultado e deu?

- O que você faria para melhorar o save? Pode ser na parte gráfica, nos textos do jogo, nos textos da parte histórica, na proposta de jogo mesmo, qualquer coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz, voltou? vou ler...

volto já pra editar com meus comentários, hehe.

edit:

Então, primeiramente... gostaria de dizer que pulei a parte que fala sobre Jhonny Heimes. Não quis ler pq sei q iria sentir esse momento difícil, preferi pular sabendo o que aconteceria ao fim. Quem passou por isso nesses dias foi a torcida do Hull City, uma garota, torcedora dos Tigers, foi diagnosticada com um câncer na boca ao achar que estava com um problema dentário. Lutou, recebeu o carinho dos jogadores e da torcida e veio a falecer. Foi homenageada em campo no jogo contra o Chelsea.

Bom, valeu muito pela história, acho que só acompanhei uns 30 ou 40% dela. Pq? Minha resposta meio que já casa com suas perguntas de melhoras pro futuro.

Bom, eu vinha assíduo no fórum por uns 02 meses depois dei uma parada pois enjoei do FM, acho que joguei demais (e perdi demais tb). Antes de parar já tinha visto algumas postagens suas mas nunca me interessei a fundo pela história. Achava interessante sua luta com um time pequeno, porém, pra mim ia ser "mais do mesmo", um time pequeno da 90ª divisão (exagero, hehe), que consegue todos os acessos seguidos e ganha TUDO em 05 temporadas. Em mais 05 temporadas se torna o time mais rico do país. Em mais 05, os jogadores que agt conhece se aposentam e o time compra os melhores newgens do mercado e moderniza toda sua infraestrutura. Em mais 05... bom, não tem mais 05, o Save acaba. Porém, foi um tanto diferente disso. Darmstadt se tornou um dos times mais ricos do mundo? Sim. Ganhou muita coisa? Sim. Contratou ótimos newgens? Sim. Mas tb passou muito perrengue, perdeu muita coisa que não perderia na lógica do exemplo que dei e isso foi sensacional demais. Com certeza, isso aproximou muita gt do seu Save pq, acredito eu que, a maioria das pessoas que jogam FM sofrem dessa forma. As histórias de sucesso são legais? São, mas não é pelo que muita gt passa. A galera chega aqui no fórum, penso eu, não é pq quer contar sua mega história de sucesso. É pq quer aprender, tem dúvidas, quer jogar melhor. É como quem vai no youtube ver vídeos de quem joga FIFA, CoD, LoL. A galera tá ali pra se divertir, mas tb pra aprender. Claro que alguns aprendem muito bem e se tornam protagonistas de grandes histórias de sucesso, mas, a maioria talvez fique como eu, que sofre até hoje pra se manter na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, sonhando com o dia que eu fique entre os 04 primeiros e jogue uma Libertadores.

Outro fator que não me atraía ( e ainda não me atrai) é o tipo de narrativa minuciosa que vc adota, onde descreve tudo que acontece nos jogos, mesmo muita coisa podendo ser lida nas imagens. Tipo, "...nós pressionamos, tivemos mais chances claras de gol, mas, só marcamos aos 75 minutos..." todas essas informações agt pode tirar da imagem com os dados do jogo, então, na minha opinião, não precisa relatar, confesso que muitas vezes pulei seus relatos, assim como ainda pulo os relatos de outros Saves que acompanho aqui no fórum. Acho que cabe vc tentar descrer o que vc quer em duas ou três linhas. Por exemplo, o relato da final contra Munchengladbach, achei muito extenso. Pra mim, bastava ter dito que o jogo foi difícil, que o nervosismo atrapalhou e que os pênaltis foram um fracasso. Claro que eu entendo que era um momento que merecia tb toda aquela expectativa que um texto traz, mas, foi grande, hehe.

Outra coisa que não me chamava a atenção era a parte gráfica. Pra mim, os Saves que trazem imagens do time, montagens, banners legais, são muito mais interessantes de se acompanhar pq possibilitam ao leitor viajar mais na história. Coisas simples tb como pequenos gráficos ao lado de cada tópico (na minha opinião) fazem toda a diferença, porém, sei que isso nem td mundo tem afinidade em fazer, e fazer bem feito, pq tb n adianta o cara encher a postagem de gráfico estando tudo bagunçado, mal feito, sem lógica e, principalmente, sem conteúdo.

Não sei se foi falta de atenção minha ou se faltou algo de sua parte, mas, a história do Darmstadt tb n me envolveu assim como outras histórias aqui do Fórum, inclusive de times alemães (Das Berliner Phönix, por exemplo)

A quantidade de imagens achei ótima. Muitas informações onde agt pode separar um momento só pra analisar e comentar sobre dados específicos e discutir táticas, escalações, transferências. É estranho falar que gosto de muitas informações depois de sugerir que vc escreva menos, porém, informações por imagem pra mim é algo diferente. A imagem vc lê como quer e o qt quer. O texto é linear, chato, as vezes enfadonho, repetitivo. As imagens não, a cada olhada surge algo novo e, até numa passada de olho, vc já saca qual é a dela ali.

Bem, acho que é por aí, espero não ter falado muita bobeira e espero tb contribuir pra um novo Save seu que eu irei sim acompanhar. Abs.

 

Editado por Bega Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, ainda estou tentando tirar o cisco que entrou no meu olho! Até o maldito alemão vou acompanhar agora só pra ver o Darmstadt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bega Gomes, valeu pelo longo comentário. Não vou citar ele pra não ficar grande demais aqui, mas li tudo e vou reler algumas vezes ainda. Fica até ruim escrever só umas poucas linhas depois de um comentário desse tamanho, mas acho que não tenho muito mais a responder a ele. Afinal, não acho que tuas sugestões mereçam resposta, e sim que eu as considere. E vou levar todas as sugestões/críticas em consideração - o que não quer dizer que vá seguir elas, já que isso vai depender do que eu considerar o melhor para os leitores em geral e para mim mesmo né. Mas agradeço elas e vou ver o que acho sobre.

Sobre a história do Hull City, não tinha ouvido falar. Agora, pela forma como tu relata, acho que a do Johnny Heimes com o Darmstadt é bem mais forte. Enfim, entendo que não queira ler.

 

1 hora atrás, arafis disse:

Cara, ainda estou tentando tirar o cisco que entrou no meu olho! Até o maldito alemão vou acompanhar agora só pra ver o Darmstadt

O Alemão é um campeonato sensacional, não fala assim dele :P Agora, se for acompanhar os jogos do Darmstadt, esteja avisado de uma coisa: o time joga o futebol mais feio que eu já vi. Só vale a pena se conseguir entrar no espírito de "cada jogo uma decisão" e vibrar com cada chutão para frente mesmo, porque o time é técnicamente muito, muito ruim, e acaba jogando de uma forma feia por conta disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, guigasparotto disse:

Foi você que escreveu todo o texto sobre Jonathan Heimes?

Foi sim, por quê?

Claro, li muita coisa sobre ele, e não vou te dar 100% de certeza que não tenha copiado sem querer alguma frase (do tipo ler a frase num dia e daí no outro "criar" a mesma frase na cabeça), mas acho que não fiz isso não. E claro, as partes onde tem citação de alguém (as várias citações diretas e a citação indireta do que o treinador falou aos jogadores antes do jogo contra o Bielefeld) são traduzidas - aí eu copiei o original, da forma mais fiel que pude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha lido sobre a história do Johnny Heimes, mas a maneira que você escreveu sobre ele torna tudo mais tocante ainda. É uma bela maneira de fechar o save, e deixou todo o tópico mais belo. Sobre as tuas perguntas, acho que a maneira que montou este tópico e o da saga asiática estão muito bons, não creio que necessistem de muita alteração.

Sobre gráficos e hyperlinks e coisas assim, eu gosto daqueles tópicos que equilibram isso. Encher de imagens as vezes deixa a navegação pelo tópico bem lenta, especialmente pelo celular (acho que muita gente aqui entra no fórum pelo celular). Gosto quando há uma imagem e em seguida estão os hyperlinks redirecionando para mais informações, com o texto complementando logo abaixo.

Fora a questão de harmonia visual do tópico. Se todas as imagens estão centralizadas, com a largura igual (já que o tamanho entre elas varia muito, como em notícias e print de elenco), o tópico fica muito agradável aos olhos  Agora, se há uma imagem com 800px, outra com 600, outra com 700px em sequencia, isso quebra muito a harmonia e deixa a impressão que o autor fez meio nas coxas a edição das imagens. Isso nunca foi o caso dos seus tópicos, já que houve uma regularidade no tamanho dos prints.

Ainda sobre gráficos, as vezes é melhor deixar o banner e ir arrumando os títulos e subtítulos com negrito/itálico/fonte um pouco maior que ir enchendo de barras. Isso ocorre porque as vezes a pessoa só tem um ou dois hiperlinks para colocar em seguida, e não um texto mais elaborado ou uma imagem. Um exemplo:

Citar

 

Imagem transferências

Entradas

Huguinho | Zézinho | Luizinho | Donald | Zé Carioca

A pessoa não escreve nada sobre as contratações e daí já pula pra outro subtópico

Saídas

Mickey | Goofy | Von Duck

Mesma coisa. Não fala nada sobre as saídas de jogadores, pra onde foram, quanto foi recebido, qual foi a razão da saída daí já passa para outra

Imagem amistosos

Print dos amistosos

 

Claro que isso é de jogador para jogador, mas as vezes a pessoa quebra a cabeça para montar algo lindo no Photoshop pra não colocar nenhum texto depois e daí já emenda para outro subtópico. Nestes casos, usar fontes e cores talvez seja mais prático por poupar tempo e por ser algo que pode ser organizado na hora que a pessoa escreve no Word. E fica bonito, harmonioso.

Sobre as fontes, tem fontes que são naturalmente menores que outras ou mais largas, ou mais estreitas. Aí cabe as vezes usar um tamanho maior para postar. O maior cuidado é mesmo usar sempre o mesmo estilo em todas as postagens.

No geral, não acho que deva fazer grandes mudanças no seu estilo. Ele é simples e muito bem feito, as vezes pode ser a base que uma pessoa que quer contar seu save aqui pode ter para montar seu primeiro save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Inner Logic disse:

Já tinha lido sobre a história do Johnny Heimes, mas a maneira que você escreveu sobre ele torna tudo mais tocante ainda. É uma bela maneira de fechar o save, e deixou todo o tópico mais belo. Sobre as tuas perguntas, acho que a maneira que montou este tópico e o da saga asiática estão muito bons, não creio que necessistem de muita alteração.

Valeu pelo elogio :) Eu fui ler sobre ele a primeira vez quando ele morreu mesmo, antes não sabia nada sobre. Pensei em colocar aqui já na época algo, mas depois pensei que faria muito mais sentido deixar como fechamento do save. No fim, acho que foi a decisão certa.

Quanto aos teus outros comentários, muito obrigado por eles e vou levar tudo em consideração :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escorreu suor hétero no meu olho. Esse foi um dos meus saves favoritos acompanhei ele todo só parei de acompanhar (os saves em geral quando o meu celular foi roubado). Gostei bastante da estética visual, não tinha paciência/tempo para ler alguns textos mas foi um ótimo save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, JCaio Lima disse:

Escorreu suor hétero no meu olho. Esse foi um dos meus saves favoritos acompanhei ele todo só parei de acompanhar (os saves em geral quando o meu celular foi roubado). Gostei bastante da estética visual, não tinha paciência/tempo para ler alguns textos mas foi um ótimo save.

Valeu pelo elogio :) Quanto aos textos, é algo que eu penso bastante sobre. Gostaria de fazer eles menores, pois acho que ninguém lê tudo, mas ao mesmo tempo não gosto de deixar informações de fora. Ainda não consegui descobrir bem como conciliar os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Danut disse:

Como última coisa, gostaria de pedir a ajuda de vocês para que meus próximos saves possam se tornar ainda melhores. Agradeceria muito a quem se dispor a tomar um pouco de tempo para comentar um pouco sobre o que mais gostou e o que menos gostou no save. Quem quiser ajudar, seguem algumas perguntas que eu gostaria de ver respondidas (as perguntas eu pensei agora, como um pequeno guia só do que eu gostaria de saber):

- O que você mais gostou no save? (não vale dizer que foi a equipe enfrentar altos e baixos, isso eu já sei que muita gente gostou, quero saber outras coisas)

- O que você menos gostou no save?

- Houve algum momento em que parou de ler. Se sim, por quê? E o que lhe fez retomar?

- O que achou da apresentação gráfica do save? A quantidade de imagens estava boa? Muitos links, poucos links? A falta de gráficos elaborados prejudicou?

- O que achou dos textos do save? Muito longos, muito curtos? Deveriam ser mais diretos ou menos diretos? O formato de relato jogo a jogo foi interessante ou ficou excessivamente extenso? Os relatos mais longos de jogos decisivos foram legais ou você preferia só pular para o resultado e deu?

- O que você faria para melhorar o save? Pode ser na parte gráfica, nos textos do jogo, nos textos da parte histórica, na proposta de jogo mesmo, qualquer coisa.

Oi Danut, não vou repetir os elogios ao save que fiz no post anterior para não ficar repetitivo. Mesmo que minhas cornetagens pareçam que eu não gostava do seu save é totalmente o contrário, pois só acompanho, comento e corneto os saves dos quais gosto e que percebo que possuem potencial para desafiarem seus respectivos autores. A cornetagem é sempre com o intuito de incentivar o autor a questionar suas ações, sua própria forma de jogar e procurar melhorar como manager.

Sobre as perguntas não serei muito útil para você, pois em última análise acho que compartilhar vai muito do que a pessoa pode fazer com o tempo disponível que tem e aí, muitos tópicos não são tão bonitos graficamente. principalmente, por falta de tempo de quem posta e também, por preguiça de melhorar nesse quesito.

Mesmo assim, um save precisa estar bem escrito, com maiúsculas, minúsculas, acentuação, pontuação, parágrafos organizados. Isso é indispensável. Além disso, todo o save precisa ter pelo menos um banner que o identifique e algumas, mas não "todas", imagens do que se está jogando. Nesse sentido, seu save teve isso e me atende tanto quanto outro tópico repleto de gráficos, kits, reprodução de notícias, blogs e etc.

Sobre imagens tenho uma postura de que as mais importantes de um post precisam estar visíveis, sem a necessidade de clicar em um link ou spoiler. Não vejo porque tenho que clicar em vários links e depois clicar em outro lugar para voltar para o ponto de leitura onde estava. Acho improdutivo. Logicamente, difícil é encontrar o número ideal de imagens.

Até o próximo save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não era para ficar repetindo os elogios mesmo. Como falei antes já sobre o fim do save quase todo mundo já deixou as devidas mensagens, ia ficar um saco se tudo se repetisse.

De resto, valeu pelo comentário (:

@ggpofm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, o que voce acaba de fazer, e simplesmente o que o proprio time ja fez, uma homenagem ao rapaz que torce pelo Darmstadt, belo encerramento, bela homenagem, e parabens, por nos brindar com essa exelente historia, digamos que foi a cereja no topo do bolo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, André Honorato disse:

bom, o que voce acaba de fazer, e simplesmente o que o proprio time ja fez, uma homenagem ao rapaz que torce pelo Darmstadt, belo encerramento, bela homenagem, e parabens, por nos brindar com essa exelente historia, digamos que foi a cereja no topo do bolo

Valeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente homenagem para o desfecho deste save, ótima escolha. 

Bom, sobre um feedback a respeito da história, sigo a mesma linha do @ggpofm. Seguiu os pontos principais para a apresentação de um save e o restante fica muito a critério do autor. 

Pretende continuar só com o save do Viajante no momento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vinny_dp disse:

Excelente homenagem para o desfecho deste save, ótima escolha. 

Bom, sobre um feedback a respeito da história, sigo a mesma linha do @ggpofm. Seguiu os pontos principais para a apresentação de um save e o restante fica muito a critério do autor. 

Pretende continuar só com o save do Viajante no momento?

Valeu. Achei que era mesmo a escolha certa para encerrar o save. E pela recepção do pessoal, acho que acertei.

Sobre saves, por enquanto sim.

Eu tenho dois projetos que quero executar. Um deles acho que não vai ter muitos leitores, mas é algo que eu quero bastante fazer. Ambos na Alemanha (tenho um terceiro projeto que quero fazer na Inglaterra, mas não sei se farei nesse FM, pois estou desanimado com a ME e os cruzamentos). Mas, no momento, preciso me concentrar na faculdade. Estou me enrolando DEMAIS com as coisas assim já, se começar save novo no FM desanda de vez. Só vou iniciar o próximo save quando sentir que está tudo encaminhado com o TCC.

E o save do viajante andou sempre em segundo plano, coitado. Agora é um bom momento para me concentrar um pouco mais nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo excelente save e vou sentir falta de entrar no fórum e ler seus imensos e excelentes texto, sim eu leio todo o texto da atualização e apesar de não escrever também eu adoro um bom texto. Tudo bem organizado e explicativo. Vou sentir falta do SV Darmstadt 98.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, LC disse:

Parabéns pelo excelente save e vou sentir falta de entrar no fórum e ler seus imensos e excelentes texto, sim eu leio todo o texto da atualização e apesar de não escrever também eu adoro um bom texto. Tudo bem organizado e explicativo. Vou sentir falta do SV Darmstadt 98.

Acho que tu é um caso raro de pessoa que lê tudo :P Pensei que ninguém fazia isso.

Valeu pelos elogios :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

8 minutos atrás, Danut disse:

Acho que tu é um caso raro de pessoa que lê tudo :P Pensei que ninguém fazia isso.

Valeu pelos elogios :)

Leio sim, pois a pessoa que escreve dá um pouco do seu tempo para descrever algo que não vemos, mas com a leitura imaginamos tudo o que esta acontecendo. Seja uma cena romântica ou uma bola na trave. Pode parecer clichê, mas a leitura abre um mundo novo. Quando algum dos nossos amigos aqui do fórum descreve um jogo específico ou descreve o que acontece dentro do seu save nós nos envolvemos com o jogo e por muitas vezes parece que estamos vivendo aquela atmosfera. Recomendo a todos que leem as histórias dos saves e livros.Aqui mesmo no fórum existe um setor que recomende livros.

Me perguntaram uma vez da onde eu tiro tanta imaginação para criar uma história, acho que foi no save do Navarra, eu simplesmente respondi eu leio muito. Volto a repetir que posso não escrever tão bem, com maiúsculas, minúsculas, acentuação, pontuação, parágrafos, mas a imaginação é fértil e adoro uma boa leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que história foda e emocionante essa do Heimes. De apertar o coração.

Sobre as perguntas, eu vou muito na linha do que o @ggpofm disse - e costuma sempre dizer: creio que a estrutura deve seguir o que melhor se encaixa pra você. Seja em relação ao tempo que você tem disponível, seja em relação as suas preferências e no que você acha melhor. De qualquer maneira, é sempre bom ter um equilíbrio (links, imagens no post, texto, etc) e creio que você consegue alcançar bem esse equilíbrio. Essa história aqui é uma das que mais curti ler e acompanhar (embora, confesso, passei algumas das atualizações contando a história do clube, por não estar no clima para aquele tipo de leitura no momento) e, enfim, acho que não tem muito o que melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bigode. disse:

Cara, que história foda e emocionante essa do Heimes. De apertar o coração.

Sobre as perguntas, eu vou muito na linha do que o @ggpofm disse - e costuma sempre dizer: creio que a estrutura deve seguir o que melhor se encaixa pra você. Seja em relação ao tempo que você tem disponível, seja em relação as suas preferências e no que você acha melhor. De qualquer maneira, é sempre bom ter um equilíbrio (links, imagens no post, texto, etc) e creio que você consegue alcançar bem esse equilíbrio. Essa história aqui é uma das que mais curti ler e acompanhar (embora, confesso, passei algumas das atualizações contando a história do clube, por não estar no clima para aquele tipo de leitura no momento) e, enfim, acho que não tem muito o que melhorar.

Hmm, interessante. Eu quando acompanho as outras histórias aqui se tem uma coisa que não deixo de ler nunca é atualização sobre história do clube e tal. Por vezes acho bem mais legais que as do FM mesmo. No fim, cada um tem seu jeito de acompanhar e preferências né. Só queria ter uma ideia mesmo do que o pessoal acha.

Quanto à história do Johnny Heimes, ela é muito foda mesmo. Muito bonita e muito triste ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara que história! Fiquei emocionado com a força de vontade do Johnny, cara que belo texto embora muito triste. 

- O que você mais gostou no save?
Cara gostei muito do save, difícil citar uma coisa só mas acho que as histórias e suas narrativas in game foram os pontos altos. Adoro ler sobre os jogos principalmente quando os textos não só narram os lances de gol, por exemplo, muitas vezes vemos na imagem que um time chutou muitas vezes fora do alvo, mas cara tem uma diferença bem grande entre chutes na lua e que passaram raspando, e só no texto você sabe disso. Outro ponto quando o narrador fala sobre o jogo e dá detalhes percebemos que ele se importa com o que acontece na hora da partida e não só coloca 11 jogadores e deixar rolar no lances chaves.

- O que você menos gostou no save?
Quando são narradas jogadas de gols, aaaaaaaarrrrrggggg como odeio isso. Mas também não lembro de você ter usado muito isso. Então acho que apesar das histórias serem um dos pontos altos acho que algumas vezes foram longas demais.

- Houve algum momento em que parou de ler. Se sim, por quê? E o que lhe fez retomar?
Provavelmente uma ou duas vezes e certamente por falta de tempo.

- O que achou da apresentação gráfica do save? A quantidade de imagens estava boa? Muitos links, poucos links? A falta de gráficos elaborados prejudicou?
Acho que faltou um pouquinho mais de elaboração em barras, mas não foi nada que atrapalhou o andamento do save, os links e prints estavam todos em ótimas disposições.

- O que achou dos textos do save? Muito longos, muito curtos? Deveriam ser mais diretos ou menos diretos? O formato de relato jogo a jogo foi interessante ou ficou excessivamente extenso? Os relatos mais longos de jogos decisivos foram legais ou você preferia só pular para o resultado e deu?
Sobre o formato de jogo a jogo acho que foi um dos pontos altos, eu gostei muito principalmente quando aborda opções táticas. Relatos mais longos se fazem necessários em jogos decisivos e ficaram muito bons. Nunca leria só os resultados. A única coisa que não gosto são quando são narradas jogadas de gol (falei denovo hahahhhahah)

- O que você faria para melhorar o save? Pode ser na parte gráfica, nos textos do jogo, nos textos da parte histórica, na proposta de jogo mesmo, qualquer coisa.
Teria utilizado mais barras para deixar o post mais vivo, ou até fontes diferentes. Na parte histórica amei seus textos mas acredito que seriam mais agradáveis se fossem menores, tipo umas pílulas que ESPN fez sobre futebol americano alguns anos atrás. Ou se não quiser resumir muito usar duas ou três partes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI
  • GG. unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
×
×
  • Criar Novo...