Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI


Danut

Posts Recomendados

6 horas atrás, vinny_dp disse:

Diferentemente da temporada passada, dessa vez teve um bom desempenho na reta final, suficiente para se classificar para a UCL. Na UEL conseguiu chegar longe, vendendo caro a derrota. Para a próxima temporada, caso volte a jogar a competição, tem grandes chances de chegar ainda mais longe. 

Muito bom seu controle financeiro. Agora a tendência é que com finanças sólidas, o crescimento do clube seja sustentável e dure muito tempo.

Boa sorte na sequência.

Esse ano facilitou que quase todos os adversários difíceis estavam concentrados na primeira parte do turno, então foi mais tranquila a parte final. Também a equipe amadureceu, mas ainda me preocupo com a indicação de que estamos tendo dificuldades para marcar contra adversários que se fecham atrás.

De todo modo, vamos ver o que a UCL nos guarda, ainda temos que passar pela fase preliminar, que já pode nos complicar a vida.

Sobre o controle financeiro, é o que comentei em algumas outras respostas por aqui: sempre entendo que uma equipe precisa gastar aquilo que tem, não aquilo que projeta ter. Sei que se terminar bem o campeonato vamos receber bastante dinheiro, mas e se daí gasto já contando com esse dinheiro e a equipe não encaixa em campo e vamos mal? Se temos o dinheiro em caixa antes, dá pra lidar com a situação. Mas se gastamos antes de ter, aí complica.

Na prática do FM a chance de realmente se ver numa situação complicada ao gastar antecipadamente é muito pequena, claro, mas acho que adiciona um elemento a mais jogar como eu faria se administrasse um clube de verdade, onde o risco é maior. E isso é ainda mais o caso nesse save, já que o Darmstadt algumas vezes na história sofreu com gastos antecipados (vide a última atualização, que trata disso, e o título dela - esse foi o primeiro passo maior que as pernas, ainda vem mais). Fazer algo diferente seria ir contra a história recente dessa equipe, que justamente tenta agora trilhar um caminho mais seguro depois de anos de gastos daquilo que se imaginava que iria ganhar.

A consequência, claro, é que estou já em 2021 e meu clube inteiro custa em salários o que três ou quatro jogadores do Dortmund ganham, então não tem milagre que nos coloque no nível esportivo deles, mas o caminho pro sucesso é lento se for pra ser sustentável.

 

No mais, valeu por acompanhar e principalmente comentar. São os comentários de vocês que me incentivam a levar adiante um save que já tá completando meio ano de vida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo do que você disse sobre sua defesa na última temporada. Ela foi, salvo engano, a 4ª melhor e ainda sofreu menos de um gol por jogo.

Não sei como foi essa exigência da Bundesliga quanto à iluminação, mas seria legal, se fosse possível, o clube recusar subir. Assim, evitaria esse tipo de esforço financeiro que geralmente leva clubes ao fracasso esportivo e ao endividamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ggpofm disse:

Discordo do que você disse sobre sua defesa na última temporada. Ela foi, salvo engano, a 4ª melhor e ainda sofreu menos de um gol por jogo.

Não sei como foi essa exigência da Bundesliga quanto à iluminação, mas seria legal, se fosse possível, o clube recusar subir. Assim, evitaria esse tipo de esforço financeiro que geralmente leva clubes ao fracasso esportivo e ao endividamento.

Te dou razão sobre a defesa, olhando bem acho que fui muito exigente, me comparei com os times que foram melhores, mas ainda não estamos no nível de Bayern e Dortmund, não é com eles que deveria me comparar.

Sobre a iluminação, a informação que encontrei é que foram exigidas uma série de adaptações no estádio, incluindo a instalação de iluminação. Também não fui atrás de mais detalhes que isso. Concordo que por vezes subir pode acabar sendo a desgraça para os times pequenos, mas no caso do Darmstadt a possibilidade de recusar dificilmente salvaria o time - veja que ter que arcar com os custos da iluminação foi só o começo do problema, se a equipe tivesse aceitado que não pertencia ao primeiro escalão teria provavelmente ficado na segunda divisão. Foi por não ser aceitarem um time de segunda divisão, contratando jogadores de seleção nacional (um dos dois ali até campeão Eurocopa foi) e outros nomes pesados que a equipe se afundou de vez.

O que faltou ao Darmstadt foi um pouco de humildade, então mesmo que fosse permitido recusar subir não vejo eles fazendo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa temporada esta  que termina podemos esperar o Darmstadt brigando pelo título na próxima?

Como acha que será a janela de transferências? visando a UCL fará contratações de peso ou vai manter a mesma pegada e evoluir o time aos poucos?

Sobre o texto mais recente, após essa temporada que o clube contratou esses jogadores, o clube continuou com essa política ou só essa temporada já ferrou com tudo?

Desculpa esse tanto de pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimos resultados na Bundesliga. A UCL estava sendo visada desde a metade do campeonato e finalmente veio. Ótimos resultados frente ao campeão Dortumnd, duas vitórias e nenhum gol sofrido, certo? Faltaram as vitórias encima do Bayern neh, mas, como disse na resposta ao @ggpofm, Borussia e Bayern não são suas preocupações no momento. Achei interessante a campanha do Stuttgart e decepcionante a do Hannover, achei que eles iam estar entre os classificados para a UEL, mas, ao que parece faltou fôlego nas rodadas finais.

Repito as dúvidas do @Jio Freed e ainda mais: Como vc pretende investir esse prêmio pelo 3º lugar? Reforços pontuais (visando mais uma boa campanha na Bundesliga), nomes de peso (visando o desafio da UCL), infraestrutura treino ou categorias de base?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei perdendo algumas atualizações, mas vi agora, e com alegria, que manteve o bom momento e fez uma excelente temporada, sendo coroado com a merecida classificação para a próxima UEFA Champions League. Massa! 

Na Europa League, ficou uma sensação de que daria para ter passado adiante, mas o Napoli, como alguns já falaram aqui, é um adversário bem complicado mesmo. 

Vamos ver como será a preparação do Darmstadt para a próxima temporada! Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Jio Freed disse:

Boa temporada esta  que termina podemos esperar o Darmstadt brigando pelo título na próxima?

Como acha que será a janela de transferências? visando a UCL fará contratações de peso ou vai manter a mesma pegada e evoluir o time aos poucos?

Sobre o texto mais recente, após essa temporada que o clube contratou esses jogadores, o clube continuou com essa política ou só essa temporada já ferrou com tudo?

Desculpa esse tanto de pergunta.

Capaz, as perguntas mostram interesse, sempre bom responder elas. Pode fazer quantas quiser. (comentário após terminar de responder: e do jeito que me empolguei com as respostas, desculpa pelas respostas gigantescas :P)

Sobre a primeira, não vejo a equipe nesse nível ainda. O Bayern e o Dortmund tem sido muito fortes nesse save. Ano após ano a briga de tudo fica entre os dois, e pra entrar nesse grupo ainda precisamos subir sensivelmente a qualidade da equipe. Ainda estamos em 13º lugar em termos de gastos salariais (dados pós período de transferências da temporada seguinte, que foi onde parei). São 33 milhões anuais para a equipe - o Bayern paga 40 milhões só para Lewandowski e Boateng, o Dortmund tem sete jogadores que recebem mais de 9 milhões cada.

A diferença entre Bayern (209 milhões em salários por ano), Dortmund (124 milhões em salários por ano) e o resto (Leverkusen - 86 milhões, Schalke - 72 milhões, o restante é de 56 milhões para baixo) é muito grande. Considero que nossa equipe tem a obrigação de brigar com Wolfsburg, Leverkusen, Schalke e quem mais surpreender e aparecer nesse grupo de cima da tabela esse ano. Dentro disso, espero uma vaga para a UEL. Se conseguir ser melhor que todos esses e ficar com a última vaga para a UCL, ótimo. Mas para chegar em Dortmund e Bayern não dá ainda, não. Precisaríamos ser perfeitos contra os demais adversários, não estamos nesse nível.

 

Sobre a janela de transferências, já adiantei acima que nossos gastos salariais continuam sendo baixos em comparação ao resto da liga. Dá para ver portanto que não fizemos nenhuma loucura financeira. Como expliquei em resposta ao Vinny_DP um pouco pra cima (a primeira resposta dessa página do tópico), o plano é sempre gastar só aquilo que já está em caixa, não o que projeto que vamos ter. Com isso, pode esperar bem pouca coisa da equipe para esse ano.

Fizemos nossa contratação mais cara da história, mas foi por pouca diferença em relação ao recorde anterior, e de resto quase não gastamos nada. Inclusive, como o dinheiro da venda de Abdel Latif entrou agora, tivemos um saldo positivo de 20 milhões de euros entre ganhos com vendas e despesas com compras - o maior ganho até agora no save. 

O plano é jamais colocar as finanças do clube em risco, e vamos levar isso até o fim.

 

Por último, sobre o que aconteceu com o clube, se entendi bem foi essa uma temporada e suas consequências (se jogador chega ganhando muito e com contrato por alguns anos, isso acaba atrapalhando nas próximas temporadas também) + os gastos com estádio antes. O time já não tinha nada de dinheiro quando contratou esses jogadores, com eles daí acabou o que tinha sobrado. Depois disso o clube só desceu a lomba, sem dinheiro pra contratar não veio sucesso esportivo, sem sucesso não veio dinheiro, e assim foi.

Mas do que li não achei nada dizendo que eles tenham repetido essa ideia de "bora gastar um monte pra contratar gente foda que daí a gente fica bem" outra vez, foi aquele um ano ali mesmo.


Valeu por comentar :)

 

45 minutos atrás, Bega Gomes disse:

Ótimos resultados na Bundesliga. A UCL estava sendo visada desde a metade do campeonato e finalmente veio. Ótimos resultados frente ao campeão Dortumnd, duas vitórias e nenhum gol sofrido, certo? Faltaram as vitórias encima do Bayern neh, mas, como disse na resposta ao ggpofm, Borussia e Bayern não são suas preocupações no momento. Achei interessante a campanha do Stuttgart e decepcionante a do Hannover, achei que eles iam estar entre os classificados para a UEL, mas, ao que parece faltou fôlego nas rodadas finais.

Repito as dúvidas do Jio Freed e ainda mais: Como vc pretende investir esse prêmio pelo 3º lugar? Reforços pontuais (visando mais uma boa campanha na Bundesliga), nomes de peso (visando o desafio da UCL), infraestrutura treino ou categorias de base?

Abs.

Realmente conseguimos uma colocação muito boa na Bundesliga. Fico feliz pela estreia na UCL (ou, ao menos, na fase preliminar da UCL, temos que ver se chegamos nos grupos). Sobre o Dortmund, acho que tu te confundiu, fui conferir aqui e foi uma vitória por 2 a 1 no segundo turno e uma derrota por 3 a 1 no primeiro turno. Ainda considero bom resultado, ganhar uma e perder uma, mas é menos do que tu falou :P

O Stuttgart me surpreendeu também, assim como o Hannover decepcionou. De curiosidade, fui olhar agora e vi que o Hannover teve um meio de campeonato fantástico, mas um começo e final muito ruins. Nos primeiros 11 jogos, foram 3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Depois nos próximos 12 jogos foram 9 vitórias e 3 derrotas. E por fim nos últimos 11 jogos repetiu o começo - 3 vitórias, 3 empates, 5 derrotas. Uma campanha bem esquisita. 

 

Sobre as perguntas, dá uma olhada nas respostas ao Jio Freed que boa parte já coloquei ali :) Mas complementando, não pretendo gastar o prêmio agora porque considero ele reserva necessária para pagar as despesas correntes desse ano (seguindo a lógica de que não dou por garantido que no próximo ano receberemos prêmio semelhante, já que pode acontecer de fazermos um campeonato muito abaixo do esperado), por isso inclusive gastei muito menos com reforços do que recebi com as vendas. As infraestruturas eu pretendo melhorar sempre que possível, mas ainda tenho obras em andamento, então também não investirei no momento.

Talvez acabe por abrir um pouco os cofres para trazer jogadores no inverno, mas isso vai depender do andamento da temporada. Por enquanto, não vamos gastar não.

 

Muito obrigado por acompanhar e comentar :)

 

34 minutos atrás, mfeitosa disse:

Andei perdendo algumas atualizações, mas vi agora, e com alegria, que manteve o bom momento e fez uma excelente temporada, sendo coroado com a merecida classificação para a próxima UEFA Champions League. Massa! 

Na Europa League, ficou uma sensação de que daria para ter passado adiante, mas o Napoli, como alguns já falaram aqui, é um adversário bem complicado mesmo. 

Vamos ver como será a preparação do Darmstadt para a próxima temporada! Boa sorte!

Já achei que havia perdido o leitor :P Fizemos mesmo uma campanha boa até o final e vamos estrear na (eliminatória da) UCL. Se chegar à fase de grupos, vai ser um desafio muito interessante.

Sobre a UEL, realmente, acho que tivemos muito mais dificuldades contra o Milan que contra o Napoli, mas desses não conseguimos passar. Coisas do futebol. De todo modo fizemos boa campanha, estou satisfeito.

Obrigado :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma excelente temporada do Darmstadt que disputará pela primeira vez a Liga dos Campeões, mostrando como o clube tem evoluído de maneira gradativa, ser dar passos maiores do que as pernas podem dar. Enquanto isso, na Liga Europa, a campanha também merece destaque, visto que a eliminação veio para uma equipe forte, como a Napoli. 
Realmente chama a atenção o baixo número de gols marcados, mas é aquilo, melhor vencer por 1 a 0 do que não vencer. 
A boa campanha rendeu uma ótima quantia aos cofres e somada aos prêmios da participação na Liga dos Campeões, pode permitir ao clube qualificar mais o elenco para, quem sabe, disputar o título nacional, e fazer uma boa campanha em âmbito continental. Estou curioso para ver como será o mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara muito esclarecedoras suas respostas, ultimamente venho acompanhando muito pelo celular e deixo passar muitas coisas como as respostas aos outros colegas, e os links. Como acompanho pelo 4G não posso abusar muito da franquia de dados, então acabo deixando algumas coisas passar. A noite consigo acompanhar com mais calma mas acabo pegando esse tempo pra jogar.

Foi muito bom ler sobre os orçamentos salariais dos clubes da bundesliga, e me fez perceber que a façanha desta temporada foi enorme e espero sinceramente que consiga um repeteco nesta temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Luizㅤ disse:

Uma excelente temporada do Darmstadt que disputará pela primeira vez a Liga dos Campeões, mostrando como o clube tem evoluído de maneira gradativa, ser dar passos maiores do que as pernas podem dar. Enquanto isso, na Liga Europa, a campanha também merece destaque, visto que a eliminação veio para uma equipe forte, como a Napoli. 
Realmente chama a atenção o baixo número de gols marcados, mas é aquilo, melhor vencer por 1 a 0 do que não vencer. 
A boa campanha rendeu uma ótima quantia aos cofres e somada aos prêmios da participação na Liga dos Campeões, pode permitir ao clube qualificar mais o elenco para, quem sabe, disputar o título nacional, e fazer uma boa campanha em âmbito continental. Estou curioso para ver como será o mercado.

Valeu pelo elogio. Realmente acho que foi uma temporada muito boa. Dar passos do tamanho de nossas pernas é um de meus objetivos - talvez conseguisse um título mais rápido de outra forma, mas considero que assim temos uma evolução mais sustentável.

O número de gols marcados é minha maior preocupação. Sou adepto do futebol de resultados, então não me preocupa se vencer só por 1 a 0 (perdi a conta de quantas vezes encaixei um 4-1-4-1 sem nenhum jogador em atacar depois de marcar o primeiro gol), mas a equipe tem mostrado dificuldade em marcar mesmo esse primeiro gol para abrir a contagem. Essa dificuldade especialmente contra equipes menores me preocupa muito.

Sobre o mercado, como andei comentando nas últimas respostas aqui, acho que vou decepcionar vocês. As movimentações foram muito menores do que as pessoas tem esperado. Já adianto o valor gasto com contratações: 14 milhões de euros. Tem jogador com potencial para ser muito importante chegando, mas nenhum negócio de outro mundo não.

Valeu por acompanhar e comentar :)

 

22 minutos atrás, Jio Freed disse:

Cara muito esclarecedoras suas respostas, ultimamente venho acompanhando muito pelo celular e deixo passar muitas coisas como as respostas aos outros colegas, e os links. Como acompanho pelo 4G não posso abusar muito da franquia de dados, então acabo deixando algumas coisas passar. A noite consigo acompanhar com mais calma mas acabo pegando esse tempo pra jogar.

Foi muito bom ler sobre os orçamentos salariais dos clubes da bundesliga, e me fez perceber que a façanha desta temporada foi enorme e espero sinceramente que consiga um repeteco nesta temporada.

Que bom que gostou, tava com medo de ter me empolgado demais e ter ficado cansativo. Também acompanho pelo celular muitas vezes por falta de tempo, e sei que é complicado daí. Se perde bastante coisa mesmo, mas se é o jeito que dá para acompanhar, melhor do que nada.

Sobre os salários, realmente, faz uma diferença na avaliação da situação saber isso né? Ainda estamos bem atrás, apesar da diferença diminuir gradualmente ano a ano, mas falta muito para chegar em Schalke e Leverkusen (e uma eternidade e meia pra chegar no Bayern, espero sinceramente que o save se encerre antes disso :P).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

 

Estatísticas, parte um

Bom pessoal, quem acompanha o meu outro save aqui na área sabe que eu gosto de estatísticas. Então, para sair um pouco da análise padrão de final de temporada, resolvi trazer também nesse save uma grande análise estatística do elenco.

Para tanto, dividi o elenco por posições. Comecei pelos laterais. A análise da posição envolve uma série de introduções sobre os conceitos das estatísticas, por ser a primeira, o que significa que ficou bem maior do que as demais serão. Por isso, acabei optando por dividir a postagem em duas partes. Essa primeira fica só para os laterais. A segunda será de todo o resto.

Para encerrar a introdução, fica aqui o alerta de que o post é grande. Quem quiser ler, vai ter que tirar um tempo pra isso (são cerca de 3400 palavras).

 

OBBI8IJ4FH4_T6y2MlaZ5Mb72VAoTMPz2v45clU5

Essa é a versão atual da minha tela de estatísticas. Ela tem alguns defeitos que observei ao planejar esse post, e a versão em jogo já está sendo melhorada, mas como já passei de temporada no save isso é o que temos para trabalhar no momento.

 

 

1 - Laterais

1.1 – Classificação Média

nat3ox8pjFZEKhqm1uZOyME853M_F8XC2dtLan7a

A classificação média é uma ferramenta muito importante que o jogo nos dá. Ela nos permite uma comparação direta entre dois jogadores. Podemos perguntar, por exemplo: "quem foi melhor, Luterinho ou Plattenhardt?"

A resposta fica clara ao comparar a média do primeiro (6,89) com a do segundo (7,16).

Assim, a classificação média é provavelmente o item mais importante das estatísticas no FM. No entanto, existem duas questões que não podemos perder de vista ao analisá-la:

a) A classificação média é uma nota arbitrariamente definida pela AI. Embora ela seja uma ferramenta muito boa, não sabemos como o cálculo é feito pela AI, qual o peso que ela dá para cada ação e tal. Um exemplo de situação em que a nota não reflete bem a atuação é o do zagueiro que está errando tudo na defesa mas faz um gol de cabeça. Para mim, sua atuação foi ruim. Para a AI, ele vai ganhar pontos consideráveis pelo gol marcado.

b) A classificação média é dependente da posição em que o jogador atua. Essa questão é em parte uma consequência da anterior. A AI escolhe o que considera importante no jogo. Acho que muitos já perceberam que laterais ofensivos tem notas muito maiores do que outros jogadores nesse FM – a forma como atuam encaixa bem com o que a AI considera relevante. Da mesma forma, um goleiro raramente vai ter nota muito acima de sete, mesmo que seja o melhor em sua posição. Isso significa que a classificação média serve melhor para comparar jogadores de mesma posição, mas é muito fraca como ferramenta de comparação entre um atacante e um goleiro, por exemplo. Essa questão, aliás, é algo que devemos levar em consideração em todas as estatísticas. Estatísticas nunca dizem algo por si só, elas estão ligadas à posição e função do jogador em campo. A melhor forma de utilizá-las, portanto, é comparando jogadores semelhantes – exatamente o que vamos tentar fazer aqui.

 

Feitas as ressalvas, vamos para a análise em si. O que podemos observar é que nossa equipe teve laterais com notas muito distintas esse ano. De um lado, Lainer é o grande destaque, acompanhado por sólidas exibições de Plattenhardt. Do outro, Luterinho, Neco e Filé deixaram muito a desejar. Varela teve uma nota razoável, mas sua nota não justifica o treinador ter lhe dado tanto espaço na equipe.

Ao que parece, temos portanto dois jogadores dignos da posição de titular (Lainer e Plattenhardt), um reserva sólido (Varela) e três reservas que ficaram muito abaixo do esperado.

 

 

2 – Gols, Gols/90, Chutes/90, Chutes a gol/90, Porcentagem de chutes certos

nat3ox8pjFZEKhqm1uZOyME853M_F8XC2dtLan7a

Embora não sejam estatísticas muito relevantes para laterais, duas considerações rápidas: Plattenhardt marcou três gols, o que foi certamente significativo em termos de pontos para a equipe (ao menos um dos gols nos decidiu uma partida, que eu lembro), mas não tem nenhuma significatividade em termos estatísticos.

Mais relevante, por outro lado, é a porcentagem de chutes certos de Lainer. Nada de outro mundo, mas é bom ver que meu lateral sabe escolher bem a hora de chutar – e acerta o gol quando o faz.

 

 

3 – Assistências e Assistências/90

Nada relevante.

 

 

4 – Gols marcados pela equipe/90 e Gols sofridos pela equipe/90

MmUachIoLp-Wkz83ULtfUj-jl4IHIBEK8Zw2Ho7P

Chegamos às duas estatísticas que considero as mais importantes. Basicamente, o que é medido é quantos gols a equipe sofre (ou marca) quando determinado jogador está em campo. Isso nos permite conseguir uma informação extremamente importante. Será que a equipe sofre (ou marca) mais ou menos gols quando o jogador em questão está em campo? A razão pela qual considero essa estatística fundamental é porque ela permite avaliar o impacto do jogador nas partidas como um todo, e não apenas um aspecto de sua atuação.

Um exemplo: se compararmos apenas os desarmes/90 de Luterinho (6,15) e Plattenhardt (4,42), chegaríamos à conclusão que o primeiro é muito melhor defensivamente. Acontece que a defesa não é feita apenas de desarmes. Defender envolve estar no lugar certo, impedindo que a jogada avance por aquele lado, envolve se adiantar e interceptar o passe, envolve atacar e impedir que o adversário consiga começar o seu ataque em primeiro lugar. Essas questões não podem ser todas medidas com as ferramentas que o jogo nos dá. O que podemos medir, no entanto, é que a equipe sofre mais que o dobro de gols com Luterinho em campo (1,26) do que com Plattenhardt (0,61). De repente, Luterinho não parece tão melhor assim na defesa.

Infelizmente, essa estatística também não está livre de problemas. Ao medir quantos gols a equipe sofre quando determinado jogador está em campo, estamos analisando algo que obviamente não depende somente daquele jogador, mas também do adversário enfrentado e dos companheiros à sua volta. Um jogador que só é escalado em jogos de equipe mista/reserva provavelmente vai ter números piores do que aquele que só atua nos jogos com o onze titular.

Em relação a esta questão, não há como impedir de todo que ela afete a análise. O que podemos fazer, no entanto, é tentar encontrar uma forma de estabelecer nossa média de gols marcados e sofridos com os titulares e nossa média de gols com os reservas. É aí que entram os goleiros: Burdisso somente atuou quando a equipe em campo era reserva, Mathenia atuou predominantemente com os titulares. Com isso, posso ter uma noção da diferença entre equipe titular e reserva, o que me permite ter uma noção de quanto cada jogador específico altera esses valores – ou, em outras palavras, qual o peso de cada jogador no desempenho da equipe, que é o que queremos saber. Faço a ressalva somente em relação ao número de gols marcados pela equipe/90 no caso dos reservas – como Burdisso atuou pouco, seus números são fortemente influenciados pela goleada aplicada na primeira rodada da Copa da Alemanha (oito a zero sobre uma equipe amadora).

 

Analisando os laterais, portanto, podemos perceber que Lainer mais uma vez se destaca positivamente, com grande atuação na parte ofensiva – a equipe marca sensivelmente mais gols quando ele está em campo – e boa atuação também na parte defensiva. O outro destaque é Plattenhardt, que apresenta bons números tanto em gols marcados quanto em gols sofridos pela equipe. Destaco ainda a excelente contribuição defensiva de Varela – nenhum outro jogador de defesa tem um número tão bom em gols sofridos. Esse ponto me surpreendeu bastante, pois a impressão era que Varela não esteve tão bem defensivamente em campo. O que se vê, porém, é que nossa defesa é melhor com Varela do que com Lainer, enquanto que o ataque é muito superior com o último.

No outro extremo, preciso destacar os números horríveis apresentados por Neco e Luterinho. No caso do primeiro, a equipe marcou tantos gols quanto levou quando ele esteve em campo. No do segundo, a situação é ainda pior: levamos mais gols com ele em campo do que marcamos. Ainda, a equipe levou mais do que o dobro de gols/90 com Luterinho em campo do que com Plattenhardt. A situação não parece boa para nossos laterais brasileiros.

 

 

5 - Porcentagem de passes certos e Passes completados/90

u4CsugyiAXMj_4IH0y53nZ3fz3FClZF0sWv-910k

Aqui quero novamente chamar a atenção para como devemos cuidar bem o que concluímos das estatísticas. Vejamos os três primeiros números marcados em laranja: Varela completou muito mais passes por 90 (49,07) do que Filé (39,21), enquanto que Neco (32,39) fica muito atrás dos dois anteriores. Uma análise rápida poderia levar à conclusão de que Filé não participa o suficiente do jogo enquanto Neco é já quase uma aberração de tão sumido.

No entanto, temos que levar três coisas em consideração:

- A primeira delas é que Lainer, que também atua na lateral direita, apresenta 42,77 passes/90. Juntando esse número ao de Plattenhardt, que atua na lateral esquerda (40,99), vemos que os 39,21 passes por 90 de Filé já se tornam bem mais razoáveis. O que ocorre, na verdade, é que Varela troca bem mais passes do que o normal da equipe, não que Filé esteja mal.

- O segundo ponto é cuidar com jogadores que tenham um número muito baixo de atuações. O número de passes é relativamente estável, e portanto mesmo uma amostra baixa serve para uma análise amadora. No caso de Filé, porém, foram apenas quatro jogos na temporada. Fica difícil tirar muitas conclusões com um número tão baixo de jogos. Como é o que tenho, vou trabalhar em cima, mas o importante é nunca esquecer que as conclusões serão bem mais fracas do que se ele tivesse jogado quarenta vezes.

- Por último, em relação a Neco, uma outra questão muito importante entra em cena. O jogador revezou atuações como lateral com atuações como zagueiro. Isso significa que seus números de passe serão uma mistura daqueles de um lateral com aqueles de um zagueiro. É por isso que os zagueiros aparecem na imagem da análise. Todos eles apresentam números de passes muito mais baixos – é esperado de um zagueiro de minha equipe que ele passe muito menos a bola que o lateral. Neco, portanto, não pode ser julgado como os demais laterais em relação a esse quesito.

 

Feitas as ressalvas, passamos, como de praxe, à análise. Aqui destaco duas coisas. A primeira, já mencionada, é o bom número de passes de Varela. Não só o jogador tocou bastante a bola como também errou proporcionalmente menos passes que seus companheiros de defesa. Gostei de sua participação. Se somarmos isso ao que já sabemos sobre sua efetividade defensiva, vemos que se o jogador conseguir se envolver um pouco mais na marcação de gols teremos um excelente lateral nos próximos anos.

Do outro lado, o prêmio negativo vai mais uma vez para Luterinho. Seu número de passes acertados é o mais baixo entre os laterais, tanto em números absolutos quando em proporcionais (ainda que nesse caso a diferença seja pequena). Sua participação no jogo esse ano foi simplesmente baixa demais.

 

 

6 – Passes decisivos

nat3ox8pjFZEKhqm1uZOyME853M_F8XC2dtLan7a

A última das estatísticas de passe, resolvi colocar em um grupo separado por um motivo muito simples: é praticamente impossível que essa estatística diga algo relevante no FM da forma em que apresentada. Isso porque ela não nos é apresentada na forma de uma estatística por 90 minutos, e sim em números absolutos. Sei que Filé fez quatro passes decisivos, enquanto que Varela fez vinte e cinco. Daí não decorre necessariamente, porém, que Varela faça mais passes decisivos que Filé, pois Varela jogou bem mais partidas. Para que o número se torne realmente relevante seria necessário levar em conta o tempo jogado. E tempo jogado não é apenas o número de partidas jogadas, mas também quanto tempo o jogador passou em campo em cada uma dessas partidas. Por isso falamos em estatísticas por 90 minutos.

No caso, seria possível calcular isso. Apenas é necessário pegar o número de partidas jogadas por Varela e Filé (16 e 4, respectivamente), multiplicar pelo número de minutos por partida que cada jogador esteve em campo (81,63 e 85,50), dividir o número de passes decisivos de cada jogador (25 e 4) pelo resultado da conta anterior e por fim multiplicar o novo resultado por 90 (deve dar para fazer essa conta de forma um pouco mais simples mas gente, sou de humanas).

Temos então, para Varela → 16x81,63=1306,08 → 25/1306,08=0,02 → 0,02x90=1,8

E no caso de Filé, chegamos ao resultado de 1,05.

Agora sim podemos concluir que Varela faz um número significativamente maior de passes decisivos por 90 minutos do que Filé (isso ignorando a questão do número muito baixo de jogos de Filé, que já mencionei antes – para o exemplo, nos serve o que temos). O problema é que não estou disposto a gastar o tempo necessário para fazer isso com cada jogador, então na prática esse número acaba sendo irrelevante.

 

 

7 - Cruzamentos tentados e Porcentagem de cruzamentos certos

nat3ox8pjFZEKhqm1uZOyME853M_F8XC2dtLan7a

A estatística de Cruzamentos tentados apresenta o mesmo problema dos passes decisivos. Infelizmente é o que o jogo nos dá, então vamos trabalhar com o que temos. A porcentagem de cruzamentos, felizmente, já é bem melhor.

De positivo destaco a excelente porcentagem de cruzamentos de Luterinho. Até agora só bati no jogador nessa análise, então é bom chegar em um ponto onde ele está se saindo bem. Outro que parece se destacar é Varela, mas no seu caso temos que ver que o jogador tenta por volta de um cruzamento por jogo – número muito insatisfatório. Não basta acertar quando tenta, preciso que o jogador tente mais.

Do outro lado do espectro temos Neco. Ao contrário de Varela, o jogador tentou um número razoavelmente alto de cruzamentos (ao menos parece ser esse o caso calculando de cabeça e aproximadamente o valor /90), sendo que sua taxa de sucesso é muito baixa.

Ou seja: para uma eventual próxima temporada, preciso que Varela cruze muito mais, gostaria que Luterinho o fizesse com frequência no mínimo semelhante ao que vem fazendo e preciso que Neco faça outra coisa com a bola, porque seus cruzamentos não estão funcionando.

 

 

8 – Cabeceios ganhos/90 e Porcentagem de cabeceios ganhos

nat3ox8pjFZEKhqm1uZOyME853M_F8XC2dtLan7a

Divididas aéreas não são o mais importante para um lateral. Mesmo assim, é bom quando o jogador vence as disputas de cabeça. Nesse ponto, Lainer e Luterinho se destacam, com Plattenhardt ficando não muito atrás. Varela preocupa um pouco – seus 46% significam que o jogador mais perde disputas aéreas do que vence, ainda que a diferença não seja tão grande assim.

O grande destaque negativo é mais uma vez Filé. 18% de cabeceios ganhos é um número horrível. Lembro mais uma vez que o jogador atuou pouco, então a amostra pode ter seus problemas, mas é um número muito preocupante. Neco por outro lado estaria na média não fosse o fato de ser também zagueiro – esperaria bem mais do jogador nesse quesito.

 

 

9 – Dribles por jogo

nat3ox8pjFZEKhqm1uZOyME853M_F8XC2dtLan7a

Bom, a primeira coisa a destacar aqui é o que significa essa maldita expressão “por jogo”. Quem leu meu tópico de estatísticas no outro save sabe que eu imaginava que isso significava por vez que o jogador esteve em campo, independentemente se ele jogou cinco minutos ou noventa. É por achar que era assim, aliás, que coloquei os minutos por jogo próximos dessa estatística.

Acontece que testes recentes me indicaram que não é isso. As estatísticas “por jogo” são na verdade contadas da mesma forma que as demais, levando em consideração a quantidade por noventa minutos. Dribles por jogo, portanto, é sinônimo de dribles/90. Resta descobrir porque a SI achou que seria uma ótima ideia nomear metade das estatísticas como fato/90 e a outra metade como fato/jogo.

Dito isso, o que tenho a falar no ponto é que Lainer mais uma vez se destaca positivamente, enquanto que Neco deixa muito a desejar. Mesmo considerando suas atuações como zagueiro, o jogador tem menos dribles/90 do que todos os outros jogadores de nossa defesa, o que é inaceitável.

 

 

10 – Desarmes por jogo, Cortes decisivos, Porcentagem de desarmes ganhos e Interceptações

nat3ox8pjFZEKhqm1uZOyME853M_F8XC2dtLan7a

Há quem considere que o desarme é a estatística mais mal interpretada do futebol. Segundo estes, o senso comum valoriza muito o defensor que faz uma grande quantidade de desarmes, enquanto que a verdadeira arte de defender é estar no lugar certo para fechar o espaço antes mesmo da bola chegar no adversário. O desarme seria a arma daquele que já perdeu a jogada no primeiro momento.

Não sei se concordo com isso. Mas não deixa de chamar minha atenção o que vejo em relação a essa estatística em minha equipe. O pior lateral em desarmes é Varela. O melhor – e de longe – é Luterinho. Se voltarmos para os gols sofridos pela equipe/90, lembramos que Varela é o jogador com o melhor índice – nossa equipe sofre menos gols com ele em campo –, enquanto que Luterinho é o pior.

Por outro lado, se a grande arte da defesa é se posicionar de forma a interceptar a bola, então deveríamos esperar que Luterinho e Varela tenham grande diferença no número de interceptações feitas. Não é isso que ocorre, no entanto. De novo não fiz o cálculo exato, mas com Varela jogando um pouco a mais do que Luterinho a diferença de nove interceptações parece bem pouco significativa.

Ainda, vendo a porcentagem de desarmes ganhos, vejo que não há diferença entre os dois jogadores. Sinceramente ainda não sei bem o que tirar disso tudo, ainda estou aprendendo sobre as estatísticas também, mas se tivesse que arriscar um palpite agora seria que Varela é melhor para nossa defesa porque ajuda a manter a posse de bola (grande número de passes completados/90), empurrando o adversário para sua defesa, enquanto que Luterinho sofre justamente nesse mesmo ponto, o que faz com que o adversário tenha mais a bola e com isso o lateral precise desarmar muitas vezes – o que ele, em geral, consegue, mas, mesmo assim, acaba não sendo o suficiente para compensar a vantagem de ataque do adversário.

Por fim, destaco negativamente o baixo percentual de desarmes ganhos por Filé.

 

 

11 - Conclusões

Bem, e o que tiramos disso tudo?

a) Lainer é um excelente jogador ofensivo. Isso é bom, claro. Por outro lado, o jogador pouco se destacou na parte defensiva, em geral estando na média e ficando sensivelmente atrás de Varela em parte dos quesitos. Sua nota média foi uma das maiores da equipe no ano, mas considerando o quanto o FM gosta de laterais ofensivos, talvez esse não deva ser o único critério para definir qual dos dois será o titular no próximo ano (lembrando ainda que Varela chegou a pouco, e portanto a tendência é que faça uma segunda temporada melhor).

b) Neco é um péssimo lateral e um péssimo zagueiro. O melhor a fazer é vendê-lo o mais rápido possível.

c) Filé e Luterinho não estão nem perto do nível dos titulares. Luterinho apresentou um ou outro número interessante, mas também apresentou os piores números de todos nos quesitos mais importantes. Parece-me que o ideal seria vender o jogador, ou no máximo lhe dar chances somente em jogos bem pouco importantes e ver se ele consegue virar a sua situação. Filé teve poucas chances, e por isso não seria tão duro a ponto de riscá-lo do elenco – por outro lado, com Varela e Lainer à sua frente, um empréstimo faria bastante sentido (e seria também a oportunidade de avaliar se o jogador consegue fazer mais tendo uma sequência de jogos ou se é ruim mesmo).

d) Quero que Varela cruze mais a bola à área no próximo ano. Luterinho, se ficar na equipe, precisa participar mais do jogo e cruzar com mais frequência também.

De modo geral, as conclusões não são nada extraordinárias. Mesmo assim, acho que tirei alguns dados importantes. Para mim, pessoalmente, a avaliação de Luterinho surpreendeu. Talvez porque tenha investido bastante em sua contratação e deseje que o jogador dê certo, já que não tenho outra opção jovem para o lugar, minha visão sobre ele era bem mais positiva do que as estatísticas mostraram. Se fosse montar o elenco da próxima temporada agora, ele provavelmente não estaria nos planos. Infelizmente já passei da temporada de transferências, mas vou manter essa análise na cabeça para o ano e para as próximas janelas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo tudo isso a mensagem que passou para mim é que as estáticas que o FM mostra, são mostradas erradas, mas voltado para o assunto da estáticas do pessoal das laterais, acho que faltou as estáticas individuais de cada jogador, assim seria mais fácil a comparação de desempenho de cada jogo (como chute/passe/desarme) (lógico levando em conta o tempo jogador de cada jogador), tome cuidado por ser basear em classificação media elas podem ser mentirosas, o problema que eu acho mais preocupante nos seus laterais é a falta de assistências junto com o problema de cruzamentos (não sei ser esta faltando uma instrução individual para incentivar mais cruzamentos), acho que na parte de desarmes você precisar olhar a quantidade jogos que o jogador fez, por que com menos jogos (e depende do adversário) essas estáticas podem esta inflacionadas, mas repetindo, você poderia trazer estáticas individuais de cada jogador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, li tudo. Achei que leria somente metade agora e a próxima metade depois, mas, o texto, apesar de estatístico, é interessante. Neste momento, tenho certeza de q qualquer comentário que faça encima do que vc escreveu será pura besteira, pois, precisaria ler tudo de novo e anotar num papel as minhas próprias impressões, coisa que agora não tenho tempo (quem sabe no próximo post), kkk.

Mas, falando de uma forma mais geral, vc fez análises legais das médias, arriscando até uma fórmula própria quando o jogo não te deu isso já pronto. Como vc mesmo falou, não sabemos se a sua visão está sendo a mais exata do que cada dado significa (lembrando como exemplo o caso do "por jogo" e "90 minutos"), já que algumas ainda estão em fase de observação/comprovação, porém, acredito que seu ponto de vista caminha numa visão muito acertada.

Gostaria de ter a paciência de analisar os dados dos meus laterias e zagueiros assim tb. Como a maioria, ando me confiando apenas nas médias por jogo, mas, vez por outra, faço um comparativo de outros quesitos com outras equipes, tipo, velocidade, altura, desarmes etc.

Lendo o post e tentando me concentrar ao máximo na leitura, tinha a impressão que Luterinho já devia estar de malas prontas, mas, depois pareceu q ele n era tão ruim assim. Ainda bem que vc colocou as conclusões ali no final e eu pude perceber que não estava tão louco por achar isso de Luterinho, se ele não é ruimzaço pelo menos, até agora, bom não foi.

Enfim, vou terminar por aqui antes que passe a citar dados que não existem, kkk.

Parabéns e verdes pela paciência, pelo cuidado e pela consideração ao fórum ao postar tamanha análise.

Até o próximo post. Abs e sorte no save.

p.s.: não sei se vc já não está colocando isso em prática, mas, uma outra coisa legal que poderia ser feita, até sem muito esforço (falo que "sem muito esforço" levando em consideração que vc fez isso em algum programa gerenciador de tabelas, =D), seria gerar gráficos desses dados. Trabalhando com infografia, a percepção/recepção dos dados pelo público se torna bem maior.

Editado por Bega Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se o melhor termo é arbitrário. O problema maior, na minha opinião, é a falta de informação (padrão de comportamento da SI) sobre como o jogo funciona e até declarações oficiais quando uma polêmica é muito grande. Geralmente a SI se omite, algo como "a discussão é a alma do FM. Sem ela o FM perderia a graça".

Você já viu algum save que alguém fizesse algo como o "moneyball" e conseguisse extrair de jogadores inexpressivos ou irregulares um time forte?

Você já viu no idioma original do jogo como as nomenclaturas das estatísticas são tratadas. Em PT-BR é nítido que falta consistência na tradução não somente no que você apontou, como também em outras partes do jogo.

Se o FM valoriza laterias ofensivos, não seria melhor investir neles e com isso aumentar a chance de vitórias?

Você não acha que no final das contas, a análise estatística confirmou o que as médias já mostravam? Ou seja, que Neco, Filé e Luterinho estão abaixo dos outros três jogadores? Será que a análise individualizada das estatísticas não ajudaria mais para observar detalhes, como por exemplo a observação de que o Varela precisar cruzar mais do que algo a respeito do desempenho global de um jogador?

Você usa alguma tipo de relação idade X desempenho (média)? Pergunto isso porque tenho notado que há uma espécie de curva no desempenho de jogadores que conseguem média menores quando são mais jovens e depois se tornam mais consistentes com o transcorrer da carreira até iniciarem a queda de desempenho que marca o fim das carreiras de qualquer atleta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, bruno introvertido disse:

Lendo tudo isso a mensagem que passou para mim é que as estáticas que o FM mostra, são mostradas erradas, mas voltado para o assunto da estáticas do pessoal das laterais, acho que faltou as estáticas individuais de cada jogador, assim seria mais fácil a comparação de desempenho de cada jogo (como chute/passe/desarme) (lógico levando em conta o tempo jogador de cada jogador), tome cuidado por ser basear em classificação media elas podem ser mentirosas, o problema que eu acho mais preocupante nos seus laterais é a falta de assistências junto com o problema de cruzamentos (não sei ser esta faltando uma instrução individual para incentivar mais cruzamentos), acho que na parte de desarmes você precisar olhar a quantidade jogos que o jogador fez, por que com menos jogos (e depende do adversário) essas estáticas podem esta inflacionadas, mas repetindo, você poderia trazer estáticas individuais de cada jogador.

O FM realmente poderia melhorar bastante nessa parte. Acho que essa parte do FM deixa bastante a desejar. Sobre as estatísticas individuais, tu diz aquela tela dentro do perfil de cada jogador? Se for, ela por vezes traz informações interessantes, mas o trabalho para analisar seria muito maior, por isso eu tento tirar alguma coisa das estatísticas gerais. 

Sobre o problema, concordo que a falta de assistências é algo ruim. Mas vejo isso como consequência da tática, que explora muito os pontas. Os pontas tem a instrução de pegar a bola, correr pro fundo e cruzar eles mesmos. Aí não sobra tanto para os laterais fazerem. Tanto que se for observar nossos pontas tem um número razoável de assistências (principalmente Argueta, que aliás quebrou o recorde do clube com suas 12 assistências no ano). Claro, o ideal seria conseguir envolver mais os laterais no jogo ofensivo sem perder o que nossa tática tem de bom. Talvez até a falta de gols contra equipes pequenas tenha a ver com isso, que os laterais não ajudam muito, daí a equipe fica fácil de prender na marcação. É algo a se tentar mudar no próximo ano, realmente. 

Sobre os desarmes, claro que o adversário e o número de jogos influencia. Mas acho que com jogadores que atuaram pelo menos 15 vezes no ano essa questão já fica bem menor. Não é a amostra ideal, mas é o que temos para o momento. Não acho que trazer estatísticas individuais me ajudaria o suficiente a mais para compensar o trabalho.

 

 

17 minutos atrás, Bega Gomes disse:

Bom, li tudo. Achei que leria somente metade agora e a próxima metade depois, mas, o texto, apesar de estatístico, é interessante. Neste momento, tenho certeza de q qualquer comentário que faça encima do que vc escreveu será pura besteira, pois, precisaria ler tudo de novo e anotar num papel as minhas próprias impressões, coisa que agora não tenho tempo (quem sabe no próximo post), kkk.

Mas, falando de uma forma mais geral, vc fez análises legais das médias, arriscando até uma fórmula própria quando o jogo não te deu isso já pronto. Como vc mesmo falou, não sabemos se a sua visão está sendo a mais exata do que cada dado significa (lembrando como exemplo o caso do "por jogo" e "90 minutos"), já que algumas ainda estão em fase de observação/comprovação, porém, acredito que seu ponto de vista caminha numa visão muito acertada.

Gostaria de ter a paciência de analisar os dados dos meus laterias e zagueiros assim tb. Como a maioria, ando me confiando apenas nas médias por jogo, mas, vez por outra, faço um comparativo de outros quesitos com outras equipes, tipo, velocidade, altura, desarmes etc.

Lendo o post e tentando me concentrar ao máximo na leitura, tinha a impressão que Luterinho já devia estar de malas prontas, mas, depois pareceu q ele n era tão ruim assim. Ainda bem que vc colocou as conclusões ali no final e eu pude perceber que não estava tão louco por achar isso de Luterinho, se ele não é ruimzaço pelo menos, até agora, bom não foi.

Enfim, vou terminar por aqui antes que passe a citar dados que não existem, kkk.

Parabéns e verdes pela paciência, pelo cuidado e pela consideração ao fórum ao postar tamanha análise.

Até o próximo post. Abs e sorte no save.

Valeu por ter tirado o tempo para ler :) Sobre as análises, elas são o que eu conheço até o momento. Mas essa parte estatística começou a me interessar no jogo só esse ano, mesmo. Tenho lido muito sobre análise estatística no futebol de verdade, mas ainda estou dando os primeiros passos em fazer minhas próprias análises e dentro do jogo. Ainda é um processo se iniciando, mas de modo geral acho que está indo bem. Precisa ter paciência mesmo, e não sei se vou conseguir tirar o suficiente disso para compensar o tempo gasto, mas é algo que eu queria tentar. 

Mas de um modo geral, confiar na média por jogo e nos comparativos de atributos é mais que o suficiente para esse jogo. Tem uma razão pela qual quase todo mundo faz isso: funciona. 

 

Sobre o Luterinho, eu acho que ele foi (até agora, não fiz a segunda parte com a análise do resto do elenco ainda) o jogador que eu mais aprendi com a análise. Porque embora a média dele fosse ruim, eu tinha uma impressão boa dele em campo, não achava que fosse tão ruim. Tanto é que apostei nele para esse próximo ano mais uma vez, ele continua no elenco.

Mas vendo as estatísticas, dá para entender porque a classificação média dele é baixa, enquanto que eu achava que ele ia bem. Ao assistir o jogo só vejo os momentos mais importantes - a bola que ele cruzou na área, o adversário que veio para cima e ele desarmou. Mas não vejo os momentos em que perdemos uma bola no meio de campo porque ele não se apresentou para receber na posição certa e tal. Além disso, eu diria que a nota média dele é maior do que deveria ser. Acho que ele é ainda pior do que essa classificação indica, o número de gols que levamos com ele em campo é assustadoramente alto - mas ao mesmo tempo, acho que ele tem alguns fundamentos, então existe alguma chance de ainda se tornar um razoável jogador, se conseguir corrigir o restante. 

Ficou meio confuso, não sei se deu pra entender, mas a ideia é que sim, ele é ruim, provavelmente pior que a classificação média indica, e deveria ter desistido dele. Como não desisti, porém, o jeito é tentar arrumar o que ele faz errado, levando em consideração que algumas coisas ele sabe fazer bem sim. Acho que por isso também o próprio post confundiu um pouco. O jogador parece ser o típico cara ruinzaço que sabe fazer algumas coisas bem, e aí engana o pessoal. 

Enfim, valeu por ter paciência de ler e comentar :)

 

32 minutos atrás, ggpofm disse:

Não sei se o melhor termo é arbitrário. O problema maior, na minha opinião, é a falta de informação (padrão de comportamento da SI) sobre como o jogo funciona e até declarações oficiais quando uma polêmica é muito grande. Geralmente a SI se omite, algo como "a discussão é a alma do FM. Sem ela o FM perderia a graça".

Você já viu algum save que alguém fizesse algo como o "moneyball" e conseguisse extrair de jogadores inexpressivos ou irregulares um time forte?

Você já viu no idioma original do jogo como as nomenclaturas das estatísticas são tratadas. Em PT-BR é nítido que falta consistência na tradução não somente no que você apontou, como também em outras partes do jogo.

Se o FM valoriza laterias ofensivos, não seria melhor investir neles e com isso aumentar a chance de vitórias?

Você não acha que no final das contas, a análise estatística confirmou o que as médias já mostravam? Ou seja, que Neco, Filé e Luterinho estão abaixo dos outros três jogadores? Será que a análise individualizada das estatísticas não ajudaria mais para observar detalhes, como por exemplo a observação de que o Varela precisar cruzar mais do que algo a respeito do desempenho global de um jogador?

Você usa alguma tipo de relação idade X desempenho (média)? Pergunto isso porque tenho notado que há uma espécie de curva no desempenho de jogadores que conseguem média menores quando são mais jovens e depois se tornam mais consistentes com o transcorrer da carreira até iniciarem a queda de desempenho que marca o fim das carreiras de qualquer atleta.

Nossa, quantas perguntas :P Vamos lá:

- Eu falo que é arbitrário no sentido de que é uma classificação dada com base nos critérios que eles escolhem. Alguém outro poderia escolher critérios um pouco diferentes e dizer que o jogador não teve uma atuação tão boa, ou que teve uma atuação melhor. Os critérios escolhidos alteram o resultado final. É diferente por exemplo da estatística de passes completados, em que todos vão concluir que o número de passes do jogador foi X - excetuando-se uma ou outra divergência que poderia ocorrer acerca do que exatamente é um passe e quando se conta ele como completado, mas aí a divergência costuma ser pequena demais para ser relevante. 

- Agora, eu concordo que se houvessem mais informações isso já resolveria boa parte do problema. Se eu pudesse saber como funciona o cálculo da nota do jogo, poderia decidir com mais propriedade o quanto eu vou seguir o que ele me diz. Mas isso a SI nunca vai fazer, a visão deles sobre o assunto é essa que tu comentou, e não acredito que vá mudar, o que é uma pena. Não só nas estatísticas, mas em geral falta bastante informação da parte deles. 

 

- Sobre o Moneyball, eu já vi alguns saves que utilizam parte dos princípios deles. Algo que até aqui na área vi alguém postando sobre (infelizmente não vou lembrar agora quem, mas tu provavelmente acompanha também), a coisa de seguir as linhas de contratar jogadores mais novos, que ninguém é insubstituível, que atacantes e certas nacionalidades são super valorizados e essas coisas. Isso tem bastante por aí (eu mesmo busco ter essas ideias em mente ao montar minha equipe, tanto que quase não contratei jogadores mais velhos, acho que só o Bender mesmo). 

Agora, esses saves em geral não fogem muito da lógica normal do jogo, que é "encontre o jogador de atributos muito bons que ainda está numa equipe pequena e/ou que está ganhando um salário baixo antes dos demais". Nunca li o livro do Moneyball, só os saves sobre o assunto mesmo, então não sei também o que exatamente tá no livro, se é só isso que o pessoal usa ou se teria mais.

Mas o que eu vi de realmente diferente uma vez foi uma série em que o autor procurava montar sua equipe com base exclusivamente nas estatísticas que o jogo trazia. A lógica era que não importa se o atributo de desarme do cara é 5 ou 20, se ele ganha 90% dos desarmes ele é bom (possivelmente porque outros atributos que influenciam isso compensam no caso do cara com desarme 5), mas o cara que tem atributo mais baixo provavelmente vai custar menos. Achei a ideia extremamente interessante, infelizmente parece que ela não funciona tão bem quanto o modo normal de jogar FM, em especial nas divisões mais altas. Mas é algo que um dia eu ainda pretendo replicar. 

 

- Sobre o idioma original, vi sim. Foi uma das primeiras coisas que pensei quando enfrentei esse problema do "por jogo", mas no original está exatamente igual. Algumas estatísticas como "per 90" e outras como "per game". Sinceramente acho que isso tá ali desde que criaram o FM e ninguém da SI deu bola o suficiente para se prestarem a trocar. Não tem outra explicação. 

 

- Em relação aos laterais ofensivos, sim e não. Sim porque de fato estratégias com laterais ofensivos tem funcionado muito bem nessa ME, como já sabemos, resultando em números absurdos de assistências e gols a partir de cruzamentos desses jogadores. Claro, aí vai de cada um definir se considera isso normal do jogo ou explorar um erro da ME, e se é certo ou não fazer isso.

Por outro lado, eu acho que o jogo não só favorece quem joga com laterais ofensivos, como também exagera o peso que dá para certas ações desses laterais. Por exemplo, Lainer tem uma média de 7,32 - a terceira maior de nossa equipe no ano. Acontece que eu não vejo ele como tão bom assim. Olhando as outras estatísticas, consigo entender que ele é bom, mas me parece que o jogo exagera um pouco o peso que dá para ações do jogador, como, por exemplo, seus dribles. Não é só que laterais ofensivos se dão bem nessa ME, mas também que o jogo calcula como mais importantes as contribuições dos laterais ofensivos, mesmo quando não o são.

Claro, isso é teoria. Posso estar errado - pode ser que de fato Lainer seja tão melhor que os demais laterais da equipe. Mas isso é o que eu estou tentando descobrir - a minha conclusão não é definitiva ainda. 

 

- Sim, concordo que a maior parte das conclusões poderiam ser tiradas da classificação média. Mas acho que tem duas coisas. A primeira que estou concluindo por meu próprio caminho - mesmo que seja para no final dizer "ok, posso confiar naquilo que o jogo me dá, funciona mesmo". A segunda é que as estatísticas podem dar alguma informação a mais de detalhes, no sentido disso que tu falou. Afinal, se o jogador esteve mal, em qual ponto ele esteve mal? O que posso fazer para tentar melhorar isso? Meu objetivo é conseguir tirar esse tipo de informação com mais frequência dos dados estatísticos, pois concordo que é aí que está a parte realmente importante. Mas para isso eu preciso aprender um pouco mais sobre estatísticas, é um trabalho que está em progresso ainda, na próxima análise vou tentar ver se consigo me focar um pouco mais nesse ponto.

 

- Sobre a relação idade x desempenho, eu apenas sou um pouco mais paciente com jogadores jovens e tendo a me livrar de velhos relativamente rápido, mas não tenho nenhuma tabela ou outra forma de dado em si para analisar isso. É só o senso comum mesmo, de que o jovem tá se desenvolvendo ainda e que a partir de uma certa idade o cara já passou do auge. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Uma temporada sensacional, que culminou com uma vaga na Champions e a equipe não vai entrar sem cancha internacional, porque ficou entre os 8 primeiros do segundo escalão europeu, quem sabe não repete o feito na estreia e chega até os 8 melhores do primeiro escalão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique M. disse:

Uma temporada sensacional, que culminou com uma vaga na Champions e a equipe não vai entrar sem cancha internacional, porque ficou entre os 8 primeiros do segundo escalão europeu, quem sabe não repete o feito na estreia e chega até os 8 melhores do primeiro escalão?

Valeu pelo elogio, também achei uma temporada muito boa :) Agora, quanto a ficar entre os oito melhores, acho quase tão improvável quanto o Leicester ser campeão inglês. Já me contentarei se conseguir passar da eliminatória e chegar à fase de grupos...

 

---------------------------------------------

Comunicado:

Repetindo o comunicado do meu outro save, pra quem só acompanha aqui:

Pessoal, minha ideia era já ter postado a próxima atualização aqui antes, ou no máximo fazer isso agora que passou a prova da OAB. Ocorre que tenho sentido alguns sintomas de uso excessivo de computador nos últimos dias. Como não posso diminuir meu uso de computador para estudo e (principalmente) trabalho, vou tentar zerar por um tempo o meu uso de computador para lazer, antes que a situação complique mais.

Em razão disso, vou ter que ficar afastado da história por alguns dias. Não deve ser um período longo, cerca de uma semana provavelmente, porque minha ideia é parar de todo o uso só até passarem os sintomas agudos, e depois tentar dosar melhor o tempo que passo no pc. De qualquer forma, queria deixar avisado pra ninguém estranhar.

 

Estou vendo que recebi algumas indicações para Save do Mês, e sinto muito por me afastar justo nesse momento. Assim que conseguir voltar, eu vou tentar retomar a história com um bom ritmo para compensar, já tenho até setembro jogado no FM, então tenho material para postar. Meu problema no momento é com digitar os textos, mas assim que der faço isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuide de sua saúde, pois ela é muito importante e uso excessivo do computador podem causar problemas sérios. Quando isso e a prova da OAB estiverem resolvidos é só voltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu postei no outro save...Danut o mais importante é a saúde física e mental. Um bom descanso te fará bem e logo vai estar voltando as atividades profissionais e claro de lazer com o PC normalmente. Bom descanso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/05/2016 at 09:03, ggpofm disse:

Cuide de sua saúde, pois ela é muito importante e uso excessivo do computador podem causar problemas sérios. Quando isso e a prova da OAB estiverem resolvidos é só voltar.

Sim, eu vou cuidar. Precisava primeiro de uns dias bem afastado pra recuperação, e a partir de agora vou tentar ajustar melhor minha rotina pra conseguir usar computador e tal sem que seja tão prejudicial.

 

Em 31/05/2016 at 11:05, LC disse:

Como eu postei no outro save...Danut o mais importante é a saúde física e mental. Um bom descanso te fará bem e logo vai estar voltando as atividades profissionais e claro de lazer com o PC normalmente. Bom descanso.

Obrigado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

 

Estatísticas, parte dois

Havia prometido trazer o resto da equipe de uma vez aqui, mas vocês a essa altura já sabem que tenho dificuldades em escrever pouco. Dividi então em mais duas partes. A outra virá hoje à noite.

 

 

4eA-7oGGorpyB8-M2sZ9R7uhLrl2NedT_iRWQ9Ze

 

 

2 – Zagueiros

1.1 – Classificação Média

kF9u9CBQvfqvV4VmxNccqgn3VehrMDuYnnddNSox

Duas coisas me surpreendem aqui: a má classificação de Mansilla e a razoável classificação de Bednarek. Nenhum zagueiro da equipe esteve tão bem na classificação, mas Mansilla ainda está abaixo do aceitável. Como chegou a pouco, vou ser paciente com ele, mas precisa melhorar.

Do outro lado, Bednarek tem uma classificação melhor do que eu esperaria. Achei que o jogador foi bastante mal no ano, e no entanto sua classificação é na média dos zagueiros.

 

2 – Gols, Gols/90, Chutes/90, Chutes a gol/90, Porcentagem de chutes certos

Não considero estatísticas relevantes para os zagueiros.

 

3 – Assistências e Assistências/90

Não considero estatísticas relevantes para os zagueiros.

 

4 – Gols marcados pela equipe/90 e Gols sofridos pela equipe/90

kF9u9CBQvfqvV4VmxNccqgn3VehrMDuYnnddNSox

Aqui a coisa já começa a falar contra Bednarek. Sofremos consideravelmente mais gols com ele em campo, o que vai ao encontro da minha percepção que não estivemos bem quando ele jogou. Por outro lado, me pergunto o quanto ele ter jogado as mesmas partidas que os laterais reservas não influenciou – talvez a culpa não seja do Bednarek. Confesso que não sei a resposta. E ficaremos sem saber, já que acabei vendendo o jogador.

Do outro lado, destaco Vinícius Popp. Excelente número na defesa. Uma pena não poder juntar ele e Vergara em um jogador só – o time marca bem mais gol com Vergara, provavelmente porque o jogador é mais agressivo em se adiantar ao adversário para tirar a bola, mas levamos muito mais. Com Popp é o contrário – não levamos, mas o ataque sofre também.

 

5 - Porcentagem de passes certos e Passes completados/90

kF9u9CBQvfqvV4VmxNccqgn3VehrMDuYnnddNSox

Novamente Bednarek aparece bem. O jogador e Mansilla completaram significativamente mais passes que os outros, sendo que Bednarek ainda se destaca pelo número deles. Talvez eu realmente tenha sido injusto com o jogador.

 

6 – Passes decisivos

Nada relevante.

 

7 - Cruzamentos tentados e Porcentagem de cruzamentos certos

Nada relevante.

 

8 – Cabeceios ganhos/90 e Porcentagem de cabeceios ganhos

kF9u9CBQvfqvV4VmxNccqgn3VehrMDuYnnddNSox

Aqui dá para ver o que eu falei antes sobre Vergara ser um jogador mais agressivo que Popp. Como jogo com linha alta com frequência, acontece bastante de nossos zagueiros subirem para disputar com os avançados do adversário já perto do meio de campo. Vergara ganha um cabeceio a mais por jogo do que Popp, mesmo ganhando só 2% a mais das divididas aéreas – ou seja, ele ganha mais porque tenta mais. Outra vez, Bednarek aparece bem.
Na outra ponta parece que encontramos a explicação para a nota média de Mansilla. Péssimos números, perder uma em cada três divididas aéreas é muito ruim. Sabemos o que o jogador precisa melhorar.

 

9 – Dribles por jogo

Nada relevante.

 

10 – Desarmes por jogo, Cortes decisivos, Porcentagem de desarmes ganhos, Interceptações, Erros e Erros que levaram a gols

kF9u9CBQvfqvV4VmxNccqgn3VehrMDuYnnddNSox

Aqui completamos a imagem sobre o estilo dos zagueiros. Mansilla em especial compensa não dominar tanto o jogo aéreo com um número maior de desarmes. O número de desarmes em si eu desconfio que diz mais sobre como o jogador deixa o atacante dominar a primeira bola e precisa se recuperar do que algo bom. O que me agrada muito, porém, é sua média excepcional de desarmes. Se melhorar na bola aérea pode ser nosso melhor zagueiro fácil.

Popp até nem ganha tantos desarmes, mas tem um número bom de desarmes chave. O mesmo acontece com Bednarek aliás (lembrem que o número é total, então precisamos considerar que Bednarek jogou bem menos). Que aliás, também interceptou muito. Esse trabalho todo do jogador parece indicar que realmente os gols que a equipe sofria com ele na defesa diziam menos a respeito dele do que sobre quem estava ao seu lado. Por outro lado o jogador errou um pouco mais que os outros, então talvez eu não esteja tão errado em ter vendido ele (sim, estou tentando me convencer disso).

 

Conclusões:

1 – Provavelmente Bednarek é melhor que eu julguei que ele era.

2 – Mansilla precisa aprender a disputar a primeira bola aérea. Se conseguir, tem tudo para ser nosso melhor zagueiro.

3 – Vergara é agressivo no desarme, o que aumenta nossas chances de contra-atacar mas complica um pouco a defesa. Preciso encontrar um ponto de equilíbrio nisso.

4 – Popp sofre um pouco do contrário de Vergara (é pouco agressivo).

 

 

3 – Volantes/Meias Centrais/Meias Avançados (Centro)

1.1 – Classificação Média

bqoIptMemGIFxrkUoUObqo3o06uQtiu-8jRcJai2

Ruda decepcionou muito – é verdade que é jovem, mas esperava que pudesse assumir a titularidade esse próximo ano e o jogador ficou muito aquém disso. Rafael é a pior contratação do save até o momento – a coisa é tão feia que não vou mencionar ele no resto da análise pra não ficar só repetindo que ele é ruim. De modo geral, os jogadores foram bem. Arce é o destaque positivo.

 

2 – Gols, Gols/90, Chutes/90, Chutes a gol/90, Porcentagem de chutes certos

bqoIptMemGIFxrkUoUObqo3o06uQtiu-8jRcJai2

Lemina chutou demais a gol, com péssimo aproveitamento. Se ficasse na equipe (sim, outro jogador que acabei vendendo) seria obrigado a chutar com menos frequência. Belmonte também esteve mal no aproveitamento, mas está chutando menos, então não preocupa tanto. Muradoglu acerta bastante o gol, talvez devesse incentivar o jogador a chutar um pouco mais para tentar aproveitar isso.

 

3 – Assistências e Assistências/90

bqoIptMemGIFxrkUoUObqo3o06uQtiu-8jRcJai2

Destaque para Belmonte. Preciso verificar se o número não foi alterado por um ou dois jogos acima do normal só, vou cuidar esse ano, mas parece ser um bom jogador no aspecto. Lemina é o outro destaque, apesar de já bem mais atrás.

Muradoglu e Rafael não estiveram mal, mas eu esperava um pouco mais deles pela posição. Se jogo com meia avançado, naturalmente quero que ele faça mais gols ou assistências que os meias centrais. Muradoglu até fez alguns gols também, mas o ideal é que sua produção de assistências suba um pouco ainda.

 

 

4 – Gols marcados pela equipe/90 e Gols sofridos pela equipe/90

bqoIptMemGIFxrkUoUObqo3o06uQtiu-8jRcJai2

Aqui Belmonte se complica. Além de um péssimo número na defesa o jogador não se destaca muito no ataque – apesar de fazer muito mais assistências que o resto, isso não se traduziu em uma equipe que marque mais gols. Talvez as assistências sejam o ponto fora da curva de um ou dois jogos mesmo.

Por outro lado, destaco a consistência defensiva da equipe com Arce e Bender. Os números de ambos são impressionantes. Bender dá uma segurança absurda a nossa defesa – é verdade que quando ele jogou quase sempre estivemos em uma tática mais defensiva, mas os números indicam que isso funcionou. Aliás, os números indicam que também marcamos mais gols com ele ali, o que me surpreendeu muito. Acho que a classificação média do jogador não honra o que ele faz em campo por nossa equipe.

Já Arce dá uma consistência absurda à nossa linha central. Veja-se que, se joguei sempre com dois meias centrais e o número mede os gols sofridos pela equipe, por óbvio o número dos dois meias para um jogo que estiveram juntos em campo é igual, o que faz com que os números sejam puxados para uma mesma média. Mesmo assim, Arce esteve muito melhor que todos. O jogador é nosso pilar de meio campo e provavelmente farei bem se der a ele no mínimo os mesmos 30 jogos da temporada anterior.

A baixa produção ofensiva com Tiago surpreendeu. Tenho uma tese para isso: com Lemina e Belmonte usei bem mais a função meia área-a-área, com Tiago a de meia central – apoiar. Talvez essa falta do elemento surpresa que é o meia AaA chegando a frente nos fez falta. Tecnicamente, Tiago é bom, então talvez seja a tática mesmo.

Por último, Muradoglu faz nosso ataque produzir razoavelmente bem. Ainda acho que pode melhorar um pouco, mas é um número razoável para bom.

 

5 - Porcentagem de passes certos e Passes completados/90

bqoIptMemGIFxrkUoUObqo3o06uQtiu-8jRcJai2

Arce completa mais passes – mas não chega a ser uma diferença muito significativa. Belmonte participa bem do jogo, o que é bom. Mas o mais relevante é o número de Ruda: o jogador simplesmente se escondeu em campo. Tantos passes a menos para um jogador que frequentemente foi escalado como o armador da equipe é péssimo.

Os dois meias avançados acertaram bem menos passes, mas acredito que possa ser da posição mais avançada em campo. Não tenho muita base para comparar, mas parece fazer sentido.

 

6 – Passes decisivos

bqoIptMemGIFxrkUoUObqo3o06uQtiu-8jRcJai2

Destaque para Lemina e Tiago. Achei curioso que a produção ofensiva é tão baixa, mesmo com Tiago fazendo vários passes decisivos, talvez o problema seja mesmo que preciso do jogador aparecendo para receber os passes, e não sendo quem faz eles.

 

7 - Cruzamentos tentados e Porcentagem de cruzamentos certos

bqoIptMemGIFxrkUoUObqo3o06uQtiu-8jRcJai2

Belmonte e Lemina, os dois meias AaA são os únicos meias a cruzarem. Belmonte tem um aproveitamento muito bom, é algo que ele pode continuar fazendo. Lemina nem tanto.

 

8 – Cabeceios ganhos/90 e Porcentagem de cabeceios ganhos

bqoIptMemGIFxrkUoUObqo3o06uQtiu-8jRcJai2

De forma geral, nosso meio de campo está bem no quesito. Bender ganha mais cabeceios – mas também jogou algumas vezes de zagueiro, o que afeta isso. Arce se destaca como jogador puramente de meio campo na porcentagem, Lemina se destaca em números absolutos.

O mais relevante porém é o jogador que se destaca na outra ponta. Belmonte esteve mal demais no quesito. Talvez isso explique os números defensivos com ele em campo. Pior que não sei se tem muito como melhorar isso com instruções táticas.

Na parte mais ofensiva, Muradoglu surpreendeu. Quase 80% de cabeceios ganhos para um jogador que joga lá na frente, perto de zagueiros e volantes adversários, é excelente. É um dado a me lembrar se quiser apostar na saída longa com o goleiro, por exemplo. Ou para bolas paradas.

 

9 – Dribles por jogo

bqoIptMemGIFxrkUoUObqo3o06uQtiu-8jRcJai2

Lemina e Arce são responsáveis por criar algo diferente no meio. Belmonte costuma jogar na mesma função que Lemina mas a interpreta diferentemente – passa mais a bola em vez de buscar o drible. Não sei qual dos dois eu prefiro no meio de campo. Mas sei que na parte da frente gostaria de jogadores criando um pouco mais de caos – e para isso Muradoglu precisa começar a driblar um pouco mais.

 

10 – Desarmes por jogo, Cortes decisivos, Porcentagem de desarmes ganhos, Interceptações, Erros e Erros que levaram a gols

bqoIptMemGIFxrkUoUObqo3o06uQtiu-8jRcJai2

Tiago se destaca nos desarmes. Lemina é o pior. Tal como nos zagueiros, parece haver uma correlação inversa entre cabecear e desarmar. Preciso verificar ainda se isso realmente se mantém ou é coincidência.

De todo modo, Lemina perde muitos desarmes para meu gosto. Pior do que isso só Ruda – o jogador até está na média dos meias, mas sua função em campo é muito mais defensiva que os demais. Ele deveria se destacar, não estar na parte de baixo do grupo mediano.

Do outro lado, Tiago e Belmonte ganham um número muito bom de divididas. Bender então tem um número excelente. Muradoglu surpreende nas interceptações – um excelente número para um jogador tão avançado em campo.

Por fim, Ruda se destaca mais uma vez negativamente pelo grande número de erros.

 

11 – Cartões

bqoIptMemGIFxrkUoUObqo3o06uQtiu-8jRcJai2

Aqui um ponto em que preciso criticar o Bender. Tudo bem que ele é nosso cão de guarda do meio, mas não precisava exagerar assim. O número excessivo de amarelos atrapalha, pois com frequência precisei tirar ele de campo para evitar mais vermelhos. Mas não vejo muito como mudar isso – pedir para desarmar mais suave não me parece uma opção sensata para sua posição.

 

Conclusões:

1) Lemina é bom jogador. Não sei bem o que me passou na cabeça para vender ele. Se ficasse, deveria chutar menos a gol, mas de resto tá ok.

2) Arce é excelente e a base de nosso meio campo. Continuar assim.

3) Bender, apesar da idade, fez bem demais seu papel de dar consistência defensiva à equipe. O jogador foi bem melhor do que sua média demonstra, e pareço ter acertado em escalá-lo com frequência, especialmente contra adversários fortes. Só podia bater um pouco menos.

4) Ruda foi mal demais.

5) Belmonte tem problemas com bolas aéreas que precisam ser resolvidos. De resto, é potencialmente um bom jogador.

6) A equipe parece sentir falta do elemento surpresa quando joga com um meia central em vez de um meia área-a-área. Preciso ver como compensar isso (se usando mesmo o meia AaA ou um meia central mais ofensivo ou terceira opção).

7) Muradoglu é bom, mas pode melhorar ainda. Se conseguir causar um pouco mais de desordem na defesa adversária, eu ficaria contente. Quero que o jogador drible mais e também faça mais assistências. Por outro lado, a bola longa para ele parece ser uma opção de saída de jogo, diante de seus belos números aéreos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal essas análises que você montou. Dá um panorama bem interessante do desempenho da equipe, ao mostrar diversos aspectos, muito além da classificação média.

Pelas avaliações que você realizou, aqueles que precisam evoluir, qual será o modo para cuidar disso? Instruções individuais apenas ou treinamentos específicos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eaí, Danut, como está? Conseguindo levar o save em frente? Muito legal ver o Darmstadt já disputando a Liga dos Campeões. Voltando a acompanhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI
  • GG. unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
    • Ricardsaa
      Por Ricardsaa
      Fala Galera estou trazendo para voces algo que faz muito tempo que nao vejo alguem fazer no fm, que é uma nova narração( a ultima foi a do silvio luiz do fm11 que so vem passando de fm em fm ).
      decidi fazer a do teo jose que acho um do melhores narradores , e com ele vem os comentarios do neto, abaixo deixarei um video que fiz mostrando uma partida com a narração, claro que nao deu para mostrar tudo o que eles falam so em um video( o jogo estava em estendido por isso oq se ve mais e comentario de chute para fora) , mas enfim é so uma demonstração. alem disso abaixo tem algumas observações:
      INSTALAÇÃO: Cole o arquivo 'sounds' nos seu documentos do jogo ( mais especifico -> Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016) ERROS: como é a primeira versao vira com erros que preciso da ajuda de vcs para corrigir. Quem instalar a narração e identificar algum erro é so mandar aqui neste topico que tentarei resolver(ex: o narrador fala 2 coisas ao mesmo tempo(estou ciente que o neto e o teo falam 'nao nao é assim' junto), ou falar na hora errada) EM QUAIS VERSOES DO FM ELE FUNCIONA? bem nao testei em todas mais do fm 13 em frente ele funfa de boa VIDEO(esta muito mal produzido so fiz mesmo para mostra para quem ta com receio de baixar) :https://youtu.be/P_42pryMdXA ESTAREI TENTANDO TRAZER ATUALIZAÇÕES EM BREVE COM NOVA FALAS TANTO DO TEO COMO DO NETO E REMOVENDO UMAS QUE ESTAO MT REPETIDAS. ESTA NARRAÇÃO É EXCLUSIVA DESTE FORUM, ENTAO QUEM QUISER POSTAR EM OUTRO SITE DE FM POR FAVOR COLOQUE OS MEUS CREDITOS POR CRIAR. DOWNLOAD: http://www5.zippyshare.com/v/qhkl0IFp/file.html
×
×
  • Criar Novo...