Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI


Danut

Posts Recomendados

Ufa, até que enfim terminei de ler o post, esse jogo contra o Schalke não deu nem para respirar. Grande vitória! Próxima parada é derrotar o Bayern?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, guigasparotto disse:

O campeonato está realmente muito disputado, tanto que te achei corajoso de ter escalado os reservas para entrar com força máxima pela copa. Aliás, que grande campanha também na Copa da Alemanha. A vitória sobre o Schalke deve ter sido um dos pontos altos do save até agora. A fase está tão boa que somou pontos até quando não jogou bem. Estou curioso para ver na próxima postagem sobre alguns jogadores. 

É, tá bem disputado mesmo. Eu usei os reservas porque achei que eles não eram tão piores que os titulares e porque não consigo deixar nenhuma competição de lado, então sacrificar uma rodada ou duas da liga é melhor do que o jogo eliminatório da copa. E como na segundona tem jogo sexta e segunda também, além de sábado e domingo, nos dois jogos da copa quem jogou na liga no final de semana antes não tava em condições de jogar 90 minutos na copa. Mas na verdade não sei se foi a decisão certa. O jogo contra o Schalke foi sensacional, melhor jogo do save (apesar de que tivemos outros grandes jogos no período, o contra o Augsburg, a goleada sobre o Ingolstadt...). Mas talvez esses pontos da liga façam falta no final. Vamos ver.

 

8 horas atrás, lucasmb83 disse:

Essa campanha na Copa da Alemanha vai salvar as finanças, imagino que tu esteja pensando isso também! hahaha

Pois é, o jogo contra o Augsburg me deu 750 mil de TV mais uns 250 mil pela vitória. O contra o Schalke foram "só" 450 mil de TV, mas a premiação pela vitória foi mais ou menos por aí. No total, acho que foram quase 2 milhões só nesses jogos. E agora demos sorte de pegar o Kaiserslautern no sorteio, então dá para passar à semi-final. Só espero que isso não me custe a subida de divisão na liga - senão acaba sendo um prejuízo enorme não ganhar o dinheiro da primeira divisão no ano que vem.

 

5 horas atrás, bruno introvertido disse:

Esse jogo contra o Shalke, é um daqueles que você salva e pkm, para a posteridade.

Se é. Baita jogo, nos seguramos do jeito que deu, jamais esperaria vencer com onze, com dez achei que não tinha nem chance de levar para os pênaltis. Mas aquela jogada saída do nada ali foi incrível.

 

4 horas atrás, Jio Freed disse:

Ufa, até que enfim terminei de ler o post, esse jogo contra o Schalke não deu nem para respirar. Grande vitória! Próxima parada é derrotar o Bayern?

Pensa eu ali quando vi meu time fazendo o gol. Fiquei tão nervoso que não aguentei e coloquei o jogo na velocidade máxima, não conseguia esperar as jogadas acontecerem, queria saber logo o que deu. Por sorte, eles não conseguiram mais se recuperar.

Para derrotar o Bayern acho que ainda falta um pouco :P (apesar de eles estarem só em terceiro no campeonato, atrás do Dortmund e do Köln). Já ficaria muito contente se derrotarmos o Kaiserslautern, próximo adversário na Copa. Já jogamos contra eles e (se não me engano, não conferi agora) vencemos, mas eles tão em uma fase muito boa agora. Vai ser outro jogo que promete muito.

 

2 horas atrás, Andreh68 disse:

Ah moleque, Xerém mostrando sua força!

O time reserva claudicou um pouco mas a vantagem era confortável

Esperava um pouco mais dos reservas, realmente. Ao menos seguraram o empate com o Union, importante menos pelo ponto conquistado do que por não deixar o adversário marcar três. Mas os titulares fizeram a parte deles, venceram o adversário direto que era o Ingolstadt e assim mantivemos a liderança. Mas a segunda parte do ano vai ser muito disputada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

Bom pessoal, como prometido, a segunda parte do post da pausa de inverno. Se alguém não viu, a primeira parte, com os resultados, tá aqui.

 

A Diretoria

Já no começo do período fui chamado à sala do presidente para negociar a renovação de meu contrato. Me foi apresentada uma proposta de 425 mil euros anuais até 2019. Disse que só assinaria por 475 mil euros e contrato até 2020, além de algumas alterações nos bônus propostos. O presidente afirmou que minha proposta estava fora da realidade. Apresentei nova proposta, aceitando 450 mil anuais, contrato até 2020 e os bônus como o presidente queria, mas as negociações foram canceladas.

Foi só no final de novembro que o presidente me procurou novamente. Disse que estava disposto a negociar de novo, mas que sua proposta inicial continuava sendo a mesma. Depois de conversarmos um pouco, descobri que ele até estava disposto a pagar um salário maior, o que não queria era se comprometer por muitos anos com um treinador que teve um período muito ruim anteriormente e do qual ele ainda estava um pouco desconfiado. Assim, acabei acertando contrato por dois anos, para receber 463 mil euros anuais. Além disso, fiz a exigência de que o clube aumentasse o orçamento para treino da base, o que foi aceito pelo presidente.

qRqHnmo.png

Já com o novo contrato assinado, fui novamente falar com o presidente. Disse a ele que o Darmstadt está crescendo, a torcida tem comparecido com força aos jogos e não temos conseguido dar espaço para todos que querem nos acompanhar. Sei que o estádio am Böllenfalltor é de muita tradição, e por isso jamais sugeriria a construção de outro campo de jogo, mas pedi ao presidente que considerasse um aumento da capacidade do local. Ele pensou um pouco e acabou aceitando, assim que nosso estádio ganhará mais mil lugares.

a2iZ8MA.png

 

Os Destaques

Alguns jogadores da equipe estão se destacando nas estatísticas da competição, e ajudam a explicar nosso bom momento. Josep Señé, contratado de última hora para a reserva de Trinks, é dono da segunda melhor média do campeonato, com 7,61 em catorze partidas jogadas.

f2r3vzm.png

 

O líder de assistências da competição é Fede Vico, com oito assistências em dezoito jogos – o dobro de Señé, que é o segundo melhor da equipe.

W97MpTt.png

 

Señé é ainda o artilheiro do time, empatado com Emond. Cada um deles tem seis gols. O fato de sermos o melhor ataque da competição apesar de não termos um grande artilheiro mostra como temos conseguido distribuir bem as tarefas no time.

h7Xiaxg.png

 

Fede Vico ainda se destaca como o grande driblador da equipe. São quase cinco dribles por jogo (4,92), bem mais do que o ponta do outro lado, Rodríguez, que faz 3,88 por jogo. E muito mais do que o restante da equipe (o terceiro melhor é Señé com 3 dribles por jogo). Na construção de jogo, Gondorf e Vecino tem se mostrado fundamentais. Ambos estão entre os quatro melhores passadores da liga, com 86% e 85% de acerto de passes, respectivamente.

I5oU48k.png

 

Nyemeier por outro lado não tem a mesma precisão nos passes, mas é, de longe, o jogador que mais recupera a bola na divisão – são 7,50 cortes por jogo, mais de um corte por jogo a mais do que o segundo colocado do campeonato (que tem 6,36 por jogo). Além disso, ele cometeu apenas 19 erros, muito menos do que a média dos demais jogadores que se destacam na estatística de cortes, que é por volta de 30 erros para o mesmo número de jogos.

9dE20o3.png

 

No gol, Mathenia tem sido um dos grandes responsáveis pela nossa campanha. O goleiro defendeu 84% dos chutes que foram em direção ao seu gol na liga. Para efeitos de comparação, fui olhar como estão os goleiros titulares das equipes que se encontram entre a 2ª e a 6ª colocação no campeonato. Os números, respectivamente, dos titulares dessas equipes: 68% (Ingolstadt), 83% (Hannover), 78% (Braunschweig), 79% (Union Berlin) e 73% (Kaiserslautern). À exceção do goleiro do Hannover, todos os demais tem números bastante abaixo dos apresentados por Mathenia. Para se ter uma ideia da importância disto, se Mathenia tivesse a mesma porcentagem que o goleiro do terceiro colocado (78% de defesas), isso significaria de três a (mais provavelmente) quatro gols sofridos a mais durante a competição. Para uma equipe que levou onze gols, seria uma diferença gigantesca e, equilibrado como o campeonato está, provavelmente nos custaria umas boas posições na tabela.

AvunS6H.png

Aliás, saindo um pouco do meu time, eu diria ao Ingolstadt para comprar um novo goleiro para ontem. Que esse time esteja em segundo no campeonato só mostra que o resto da equipe é muito bom, porque esse goleiro é horrível.

 

O Departamento Médico

Aqui também temos um destaque na temporada, mas não é uma notícia tão boa quanto as anteriores. Florian Trinks parece ter gostado de ficar deitado recebendo tratamento ao invés de ter que correr em campo. O jogador se lesionou novamente na metade de novembro. Fica dois a três meses de fora outra vez, assim que só volta para o segundo semestre. Tivemos também uma série de lesões menores, de até um mês, que atingiu Nyemeier, Alessandro, Emond, Stroh-Engel e Sharifi.

 

As Táticas

Anteriormente, eu havia apresentado para vocês as táticas que pretendia utilizar para o campeonato. Com a chegada dos últimos reforços, os comentários por aqui (obrigado ao @guigasparotto por me explicar o negócio de adiantar as linhas) e o que observei em campo, fiz algumas alterações nos esquemas base. O 4-2-3-1 com volantes foi alterado para um 4-2-3-1 com dois meias centrais, para aproveitar a habilidade de Vecino na construção do jogo. Já o 4-1-2-2-1 com pontas foi abandonado (ao menos como esquema padrão, a ser treinado) e em seu lugar entrou um 4-4-2 clássico. Como mentalidade de jogo, tenho começado quase todas as partidas em contra-atacar, mas vou alterando conforme a situação. De outras instruções, uso só jogar mais aberto/muito aberto e passes mais longos ou levar a bola até a área, a depender das situações de jogo.

O mais importante, na verdade, não são os esquemas básicos, e sim as alterações que a equipe consegue fazer de um jogo para o outro e dentro de cada jogo. Por isso, resolvi trazer um pouco as alterações que faço em cada parte da equipe, defesa, meio de campo e ataque, para que vocês possam ter uma ideia do que venho fazendo nos jogos.

 

A defesa

ofASZo6.png

A nossa linha defensiva é a parte da equipe onde menos altero, pois sigo a ideia de que a defesa tem que ser sólida e constante, não ficar se alterando a cada partida. Em todos os esquemas utilizados, mantenho a mesma formação com goleiro e uma linha de quatro, os laterais em apoiar e os zagueiros em defender. Mesmo assim, tem uma alteração que fiz com alguma frequência durante a temporada: quando o adversário tem um atacante muito forte no jogo aéreo, um de nossos zagueiros titulares (geralmente o Antei, mas depende também da forma física deles) dá lugar ao nosso monstro da bola aérea, Lukas Hejda. Com suas habilidades de cabeceio, impulsão e força, somadas à sua preferência por marcar adversários de forma cerrada, ele é o jogador perfeito para limpar tudo que vier pelo alto.

Por outro lado, se o Hejda é nosso melhor zagueiro aéreo, a verdade é que pelo chão ele deixa um pouco a desejar, até mesmo por querer sempre marcar o adversário muito de perto. Nos jogos em que o adversário tem um toque mais rápido de bola, evito jogar com ele. Mas como em alguns casos fui obrigado a fazê-lo, logo vi que a soma de sua forma de jogar com a tendência de nosso lateral direito, Stefan Lainer, de se aventurar ao ataque, resultava em buracos na defesa. Nesses casos, então, opto por retirar o lateral titular e colocar Isaac Donkor em seu lugar. Donkor não tem atributos melhores, mas não possui qualquer movimento preferido, o que significa que ele mantém melhor o seu posicionamento defensivo, evitando que a marcação apertada de Hejda resulte em um buraco por ali.

 

O meio de campo – faixa central

O meio de campo é a parte da equipe que mais sofre alterações de jogo para jogo. Como são muitos jogadores por ali, resolvi dividir em duas partes – a faixa central e as laterais. Na faixa central, nossa forma de jogo mais comum é utilizar dois meio campistas e um meia ofensivo. Nyemeier, Vecino e Señé tem desempenhado com maestria as funções de recuperador de bola, armador recuado e meia ofensivo. Quando utilizo esse triangulo, a principal alteração é eventualmente trocar a função de Vecino para "defender", quando noto que seu companheiro de meio campo não está conseguindo segurar o adversário sozinho.

6LB9mIZ.jpg

A formação com dois meias e um meia ofensivo é bastante eficiente, mas apresenta problemas quando o adversário tem de sua parte um meia ofensivo de muita qualidade, especialmente se ele jogar em alguma função muito avançada. Com o esquema, nossa defesa corre o risco de se ver no mano a mano contra um meia ofensivo e um atacante (ou, pior ainda, contra um meia ofensivo e dois atacantes). Assim, contra adversários que sejam muito perigosos pelo meio e/ou muito mais fortes do que nosso time, alteramos o esquema para jogar com um volante e dois meias.

0pZm1L9.png

Com a definição de utilizar um volante, são abertas novas possibilidades para os dois meias. Uma delas é a da screen acima, onde jogamos com um meia central – apoiar – e um armador avançado – atacar. A ideia é manter uma certa semelhança na parte ofensiva com o esquema básico – não temos mais o meia ofensivo, mas temos um armador que chega bastante à frente. Contra adversários mais fortes, no entanto, só o volante não é suficiente para reforçar a proteção defensiva. Assim, utilizamos uma outra opção, que é alterar os meias para um meia área a área, mais combativo, e um armador recuado na função de apoio.

YIfqlkK.jpg

Por último, de volta ao esquema com dois meias e um meia ofensivo, quando temos algum jogo onde estamos dominando o adversário mas não conseguimos furar seu bloqueio defensivo, uma última alteração: o meia recuperador de bolas se transforma em área a área, para tentar chegar como elemento surpresa ao ataque.

0xYXaNj.png

 

O meio de campo – as laterais

Aqui também temos uma boa variedade de opções. A formação padrão tem Fede Vico como ponta-atacar e Rodríguez como ponta-apoiar. Ambos podem também jogar à frente, como meias ofensivos, geralmente mantendo as mesmas funções. Eventualmente, se o adversário for mais forte pela sua direita de ataque (nossa esquerda de defesa), eu faço a inversão: Fede Vico joga como apoio e Rodríguez como ataque.

A primeira mudança realmente significativa se dá com a entrada de Karnass na direita. O jogador é mais defensivo que Rodríguez, e posso tanto simplesmente trocar um pelo outro, ganhando já alguma consistência extra na defesa, quando colocar Karnass para jogar de Ponta Defensivo – apoiar – o que tem trazido grandes resultados como forma de parar um lado do campo. Sacrificamos o ataque, é verdade, mas a defesa ganha muito com essa modificação.

gLF54Ao.png

Do outro lado, são duas as mudanças que comumente faço. Uma é substituir Fede Vico por Marco Frediani. O italiano joga bem como segundo atacante. Com ele, sacrificamos um pouco a largura de jogo na esquerda (já tentei fazer o lateral apoiar mais, mas nenhum lateral esquerdo da equipe é indicado para a função), mas ganhamos em presença na entrada da área. Tenho tentado utilizar ele como segundo atacante – atacar –, mas até agora os melhores resultados foram obtidos na função de apoio.

A outra mudança é trazer Karnass para aquele lado, como armador aberto. A ideia é semelhante à do segundo atacante, de sacrificar um pouco da largura de jogo em nome de uma maior presença no meio – nesse caso, porém, com um jogador que ocupe espaço na criação da jogada e não perto de sua conclusão. Em alguns jogos também utilizei dois jogadores pelo lado esquerdo, com Karnass e alguém à sua frente, mas não é uma tática que eu pretendo repetir porque não gosto de formações muito assimétricas.

HqEyl9E.png

 

O ataque

O ataque, assim como a defesa, não é um lugar de muitas modificações. Nosso esquema básico utiliza um centroavante. As únicas duas modificações que fiz de forma consistente foram a alteração de sua função para atacante recuado – atacar – para os jogos contra adversários muito mais fortes (basicamente os jogos da Copa da Alemanha) e a utilização de um sistema com dois atacantes, que pode ser um centroavante e um atacante recuado – apoiar –, ou um jogador alvo – atacar – e um atacante recuado – atacar.

 

O Túnel do Tempo

Um filho da Grande Guerra

A segunda década do século 20 iniciou com duas equipes rivalizando pelo domínio do futebol em Darmstadt. De um lado, o FK Olympia 1898 Darmstadt, formado basicamente por alunos do mais alto nível escolar¹ e universitários. Do outro, o Darmstädter Sportclub 1905 – uma junção do FC Kickers e do Germania 1903 –, onde se encontravam alunos do nível escolar mais baixo e operários. Os enfrentamentos entre ambos logo se tornaram os mais importantes da região e a rivalidade tinha tudo para crescer, não fosse um evento que alterou a dinâmica do futebol alemão – e de todo o resto da vida no país.
Em 1914, estourou a Primeira Guerra Mundial. O conflito, que durou quatro anos, resultou na convocação de muitos jovens de Darmstadt e de toda a Alemanha para as trincheiras de batalha. Com isso, os clubes nacionais não tinham mais condições de manter seu funcionamento, já que em muitos casos sequer havia onze jogadores disponíveis para colocar em campo. Para evitar que a prática do esporte fosse completamente cancelada, foram criadas equipes de guerra, times formados com jogadores de diversas agremiações diferentes e que ainda não tinham sido chamados à luta.

1.jpg

Soldados se despedem de suas famílias na estação de trem de Darmstadt

 

Em Darmstadt, uma das equipes de guerra foi montada justamente com os jogadores dos dois grandes locais. Apesar da rivalidade que crescia, a situação não permitia ser muito exigente, então todos foram obrigados a jogar lado a lado.

Após o final da guerra, as equipes voltaram a atuar de forma separada. Mas apesar do domínio local se manter, os times não conseguiam rivalizar com as equipes da vizinha Mannheim, e acabaram tendo resultados bastante ruins no campeonato da região. A má-fase levou ambos os lados a pensarem novamente sobre uma atuação conjunta. Já no começo de 1919, representantes das duas agremiações se encontraram para conversar sobre uma possível fusão, mas não foi possível entrar em acordo. Naquele mesmo ano ocorreu o último confronto entre as equipes: vitória do Olympia por 3 a 2. Em novembro, nova reunião aconteceu, e dessa vez com um final diferente. No dia onze de novembro de 1919, foi criado o SV Darmstadt 1898.

A Grande Guerra destruiu muitas coisas na Europa, mas também ensinou a alguns jovens de Darmstadt o valor do trabalho conjunto.

Abb.1-Fliegerangriff.jpg

Casa destruída por bomba em Darmstadt

 

1 – A Alemanha possui, até hoje, um sistema escolar onde desde cedo, por volta da 4ª série, os alunos são separados em escolas de alto nível, de nível médio e de baixo nível. Somente os alunos do primeiro nível podiam frequentar a universidade posteriormente (hoje em dia, os do segundo também podem se fizerem um curso extra de um ano após o termino da escola).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa parte de táticas eu também mexo pouco na defesa, mas no resto...

interessante essa parte do sistema escolar alemão, meio que já faz uma seleção dos melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, bruno introvertido disse:

Nessa parte de táticas eu também mexo pouco na defesa, mas no resto...

interessante essa parte do sistema escolar alemão, meio que já faz uma seleção dos melhores.

Pois é, pra mim defesa é algo que se define no começo da temporada e só se altera se estiver dando muito errado.

Sobre o sistema escolar de lá, ele é muito polêmico (e depois de escrever eu vi que escrevi um textão sobre um tema nada a ver com meu save... bem, estão todos avisados, continue a ler quem quiser). Tem a galera que defende isso, que ele seleciona os melhores e permite a eles realmente se desenvolverem. De fato, a escola do nível mais alto (chamado hoje em dia de Ginásio, não sei se era assim antes) é muito mais puxada do que uma escola brasileira, mesmo uma escola boa daqui (leia-se escola privada, infelizmente).

O outro lado é que aqueles que ficam para trás não tem mais incentivo nenhum. Se o cara que fica no Ginásio vai se estimular a chegar mais longe porque tá rodeado de outros bons alunos, o cara que vai para a Escola Comum (tradução livre do nome do nível mais baixo) vai estar rodeado de outros alunos com problemas, com envolvimento com drogas, sem interesse nenhum em aprender. E mesmo que ele resista a isso, a vida dele já tá definida, ele nunca vai atingir um posto de trabalho alto.

Tem que ver também que a seleção é feita muito cedo - na 4ª série em quase todos os estados, na 6ª no que é mais tarde. E tem tanta coisa que pode mudar na vida do aluno entre a quarta série e fim do período escolar, a criança podia estar com algum problema fora da escola na época e por isso estar indo mal, mas se recuperar depois. Ou estar mal porque a família não incentiva o estudo (que é muito importante nessa fase inicial, ter alguém em casa que saiba ler e ajude a criança, por exemplo, e nem todas tem) - essa criança poderia eventualmente se recuperar depois, quando chega na fase em que conta mais o esforço dela do que o apoio em casa, mas aí ela já perdeu a chance e nunca mais volta.

Por fim, tem ainda a questão dos estrangeiros, que traz dois novos problemas: um é que muitas crianças chegam na Alemanha sem saber alemão. Como estão em idade escolar, vão para a aula e, obviamente, vão mal. Até aprenderem a língua e um tempo depois ainda elas não tem como competir com as outras. Aí quando terminam de aprender bem a língua, já foram jogadas para a Escola Comum e vai ter uma vida de baixo nível socioeconômico para sempre.

O outro problema envolvendo os estrangeiros é o preconceito dos próprios professores. Antigamente, a escola que a criança seria colocada era definida por uma (série de, acho) prova(s). Era objetiva a avaliação. Agora se defende que é errado avaliar crianças nessa idade com base em provas, que elas colocam muita pressão na criança e tal. Por isso a avaliação é subjetiva, feita pelos professores que vem acompanhando as crianças a mais tempo. O resultado é que o número de estrangeiros que consegue chegar aos dois níveis mais altos tem caído fortemente - porque os professores são preconceituosos e avaliam melhor as crianças alemãs.

 

Enfim, como dá para ver, eu não sou muito entusiasta desse sistema :P Na própria Alemanha o sistema recebe cada vez mais críticas, eles já começam a fazer pequenas mudanças. Por exemplo, agora existem escolas que tem turmas de todos os tipos - ainda são turmas separadas, o pessoal do primeiro nível numa turma, do segundo em outra, do terceiro em outra, mas ao menos eles tem aulas com os mesmos professores e no mesmo prédio. Outra mudança é que quem faz o nível intermediário pode chegar à universidade, com boas notas e um ano a mais de estudo depois da conclusão da escola. Mas ainda são poucas mudanças. Os alemães tem muito enraizado na cultura deles a ideia de incentivar os melhores e deixar para trás os piores (qualquer semelhança com ideias nazistas não é mera coincidência), o "vestibular" deles por exemplo só se pode fazer duas vezes na vida - se foi mal e não conseguiu o que queria, azar o teu, te fode.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Danut disse:

Pois é, pra mim defesa é algo que se define no começo da temporada e só se altera se estiver dando muito errado.

Sobre o sistema escolar de lá, ele é muito polêmico (e depois de escrever eu vi que escrevi um textão sobre um tema nada a ver com meu save... bem, estão todos avisados, continue a ler quem quiser). Tem a galera que defende isso, que ele seleciona os melhores e permite a eles realmente se desenvolverem. De fato, a escola do nível mais alto (chamado hoje em dia de Ginásio, não sei se era assim antes) é muito mais puxada do que uma escola brasileira, mesmo uma escola boa daqui (leia-se escola privada, infelizmente).

O outro lado é que aqueles que ficam para trás não tem mais incentivo nenhum. Se o cara que fica no Ginásio vai se estimular a chegar mais longe porque tá rodeado de outros bons alunos, o cara que vai para a Escola Comum (tradução livre do nome do nível mais baixo) vai estar rodeado de outros alunos com problemas, com envolvimento com drogas, sem interesse nenhum em aprender. E mesmo que ele resista a isso, a vida dele já tá definida, ele nunca vai atingir um posto de trabalho alto.

Tem que ver também que a seleção é feita muito cedo - na 4ª série em quase todos os estados, na 6ª no que é mais tarde. E tem tanta coisa que pode mudar na vida do aluno entre a quarta série e fim do período escolar, a criança podia estar com algum problema fora da escola na época e por isso estar indo mal, mas se recuperar depois. Ou estar mal porque a família não incentiva o estudo (que é muito importante nessa fase inicial, ter alguém em casa que saiba ler e ajude a criança, por exemplo, e nem todas tem) - essa criança poderia eventualmente se recuperar depois, quando chega na fase em que conta mais o esforço dela do que o apoio em casa, mas aí ela já perdeu a chance e nunca mais volta.

Por fim, tem ainda a questão dos estrangeiros, que traz dois novos problemas: um é que muitas crianças chegam na Alemanha sem saber alemão. Como estão em idade escolar, vão para a aula e, obviamente, vão mal. Até aprenderem a língua e um tempo depois ainda elas não tem como competir com as outras. Aí quando terminam de aprender bem a língua, já foram jogadas para a Escola Comum e vai ter uma vida de baixo nível socioeconômico para sempre.

O outro problema envolvendo os estrangeiros é o preconceito dos próprios professores. Antigamente, a escola que a criança seria colocada era definida por uma (série de, acho) prova(s). Era objetiva a avaliação. Agora se defende que é errado avaliar crianças nessa idade com base em provas, que elas colocam muita pressão na criança e tal. Por isso a avaliação é subjetiva, feita pelos professores que vem acompanhando as crianças a mais tempo. O resultado é que o número de estrangeiros que consegue chegar aos dois níveis mais altos tem caído fortemente - porque os professores são preconceituosos e avaliam melhor as crianças alemãs.

 

Enfim, como dá para ver, eu não sou muito entusiasta desse sistema :P Na própria Alemanha o sistema recebe cada vez mais críticas, eles já começam a fazer pequenas mudanças. Por exemplo, agora existem escolas que tem turmas de todos os tipos - ainda são turmas separadas, o pessoal do primeiro nível numa turma, do segundo em outra, do terceiro em outra, mas ao menos eles tem aulas com os mesmos professores e no mesmo prédio. Outra mudança é que quem faz o nível intermediário pode chegar à universidade, com boas notas e um ano a mais de estudo depois da conclusão da escola. Mas ainda são poucas mudanças. Os alemães tem muito enraizado na cultura deles a ideia de incentivar os melhores e deixar para trás os piores (qualquer semelhança com ideias nazistas não é mera coincidência), o "vestibular" deles por exemplo só se pode fazer duas vezes na vida - se foi mal e não conseguiu o que queria, azar o teu, te fode.

e aquele negocio, quem começou bem ser da bem, mas para quem começou ruim, vai a ladeira a baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande temporada o Darmstadt está fazendo. A goleada sobre o Ingolstadt me deixou com boas esperanças que o clube será promovido, mas a proximidade dos adversários e o avanço na Copa da Alemanha me deixam preocupado, pois não sei se a participação na copa poderá cobrar um preço ainda maior na 2ª metade da temporada.

Foi excelente a explicação tática que você deu sobre o Darmstadt. Valeu o post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, ggpofm disse:

Grande temporada o Darmstadt está fazendo. A goleada sobre o Ingolstadt me deixou com boas esperanças que o clube será promovido, mas a proximidade dos adversários e o avanço na Copa da Alemanha me deixam preocupado, pois não sei se a participação na copa poderá cobrar um preço ainda maior na 2ª metade da temporada.

Foi excelente a explicação tática que você deu sobre o Darmstadt. Valeu o post.

Pois é, eu também comecei a acreditar mesmo depois daquele jogo. Fomos muito superiores ao Ingolstadt. Mas o campeonato está muito parelho, e a Copa vem cobrando seu preço - cada vez que jogamos nela, a performance cai um pouco. No fundo, nem seria tão ruim perder na Copa, mas eu sou cabeça-dura e quero ver até onde consigo ir assim. O final do ano dirá se acertei ou errei.

 

No mais, que bom que gostou da parte tática. Eu tinha ficado meio assim, não costumo falar muito sobre essa parte e nem ter as ideias tão bem organizadas. Mas se foi aprovada então fico feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

Bom pessoal, dessa vez vou cobrir o período de janeiro até março. A pausa de inverno, as transferências, os resultados do campeonato e da copa.

 

A Diretoria

60Wpajv.png

Durante o período, realizei diversas reuniões com o presidente, com diversas solicitações que acredito serem fundamentais para levar esse clube ao patamar que ele almeja. Alguns pedidos não foram aceitos, mas consegui aumentar o número de olheiros permitidos de onze para treze e o de fisioterapeutas da equipe sub-19 para dois. Os funcionários para as respectivas vagas também já foram contratados. Além disso, a direção vai gastar 2,6 milhões na melhoria de nossas estruturas de treino.

 

O Elenco

Novamente, tivemos algumas movimentações no elenco:

Entradas:

(Nome – posição – idade – valor/origem – salário anual – duração do contrato: comentário)

José Mário – DE, DC, DD – 19 anos – final de contrato/Macaé – 60 mil p/a – 06/2020: o jovem brasileiro chamou a atenção pela sua versatilidade. Apesar de não ter atributos que se destaquem muito, é um jogador de considerável potencial e que pode atuar em todo o setor de defesa. Não deve chegar a ter a força e impulsão necessárias para que eu confie a ele uma posição na zaga, mas se evoluir seu posicionamento será um bom lateral defensivo.

Cafezinho – DC, VOL / MC (C) – 19 anos – final de contrato/América-MG – 50 mil p/a – 06/2020: um volante de potencial para o futuro. Seus atributos não são tão bons assim, mas vai nos custar 150 mil euros nos próximos três anos e os olheiros acreditam que pode melhorar muito. O negócio é esperar para ver.

José Márcio – VOL / MC (C) – 19 anos – final de contrato/ABC – 60 mil p/a – 06/2020: outro jovem volante de grande potencial. Mais técnico que o Cafezinho, é determinado e já possui uma capacidade muito grande de desarme e passe, além de boa técnica e primeiro toque. Se conseguir melhorar sua marcação pode vir a ser uma peça fundamental de nosso meio campo no futuro.

 

Saídas:

Dessa vez, foram só empréstimos. Emanuele Ndoj foi para o Erfurt. O jogador até estava nos meus planos, mas estava descontente com o pouco tempo de jogo e acabei prometendo que o emprestaria. Ryan Huddart saiu para o Wattenscheid. O goleiro não se desenvolveu como esperado e deve ser negociado em definitivo quando voltar, se houverem interessados. José Márcio mal teve tempo de conhecer o clube e já foi para o Heidenheim.

 

A má notícia do período não é a saída de um jogador do clube, mas a perda da chance de manter um. Com o futebol que vinha sendo apresentado por Matías Vecino, resolvi exercer meu direito de comprar o jogador em definitivo. Ocorre que se a Fiorentina não podia fazer nada quanto ao negócio, o próprio jogador ainda tem o poder de escolha. E na hora de lhe oferecer contrato Vecino afirmou que não possui nenhum interesse em se juntar de forma definitiva a um clube da segunda divisão. Fico pensando se teria sido mais bem-sucedido se tivesse tentado contratá-lo de forma definitiva no começo, quando ele estava infeliz aquecendo banco na Itália. Agora, acho muito difícil que ele mude de opinião até o final do empréstimo. O dilema é se procuro um substituto ou se confio que Ndoj tem a categoria necessária para pegar o lugar na equipe.

 

Também nos foi apresentada a nova fornada de jovens da base. Como nos anos anteriores, a equipe não empolga, e é pouco provável que algum jogador chegue ao time principal.

 

Os Resultados

qyx547d.png

Os amistosos correram relativamente bem. A única exceção foi o jogo contra o Mannheim. A única equipe com nome fácil de pronunciar no grupo dos que enfrentamos se mostrou também a única capaz de nos incomodar. Jogamos muito mal e merecemos a derrota. O resto correu tudo como esperado.

 

Darmstadt 3x1 Eintracht Braunschweig – 2ª Bundesliga, 20ª rodada

Fomos enfrentar uma das equipes do topo da tabela sabendo que necessitávamos da vitória para recuperar dos últimos resultados. Por isso também escalamos os titulares, apesar de jogarmos pela Copa no meio da semana. Dominamos o jogo, mas tivemos dificuldade em penetrar na área. Matheus Alessandro não teve um bom dia e foi substituído por Emond – que marcou logo depois de entrar em campo. Além dele, marcaram Karnass e Vecino. Ambos marcaram nesse jogo seus primeiros gols com a camiseta do clube. Mas o destaque da partida foi mesmo Mathenia, que novamente mostrou ter excelentes reflexos, impedindo que a situação ficasse complicada para nós.

 

Darmstadt 1x0 Kaiserslautern – Copa da Alemanha, quartas-de-final

os9hTdp.png

Entramos em campo no 4-4-2, por ser a tática que o adversário era mais vulnerável contra. Dominamos as ações durante a primeira etapa, principalmente pela direita, onde Karnass fechou o corredor e ainda apareceu bem no ataque. Quando o adversário teve o jogador expulso perdemos o controle do jogo, pois demorei a me dar conta que eles alteraram a formação para uma com três meias centrais (e aí nossos dois meias centrais perdiam todas, enquanto que o Karnass não tinha ninguém para marcar). Depois que arrumei o time, colocando mais um meia, a coisa voltou a funcionar. Mesmo assim, sofremos até o final da prorrogação, e confesso que achei que o jogo iria para as penalidades. Terceiro jogo que vai para a prorrogação em quatro disputados, mas estamos na semi-final.

 

Heidenheim 1x1 Darmstadt – 2ª Bundesliga, 21ª rodada

Novamente não conseguimos manter o ritmo após o jogo da Copa. Dessa vez utilizamos um time misto, mas os jogadores que ficaram no banco fizeram bastante falta. O primeiro tempo foi todo do adversário, achamos nosso gol em uma jogada isolada. Depois do gol, eu deveria ter trocado imediatamente a tática que claramente não estava funcionando, mas pensei em deixar até o intervalo. Fui castigado por isso logo, com o empate do Heidenheim. Depois que trocamos o meio de campo dominamos o jogo, mas não criamos oportunidades. Assim, perdemos a oportunidade de abrir na liderança.

 

Darmstadt 2x0 Kiel – 2ª Bundesliga, 22ª rodada

Um jogo tranquilo contra um adversário muito fraco, e uma assistência de Vico para Alessandro e outra de Alessandro para Vico foram o suficiente para nos garantir a vitória. O destaque negativo foi Señé. O meia ofensivo sentiu o pênalti perdido e se escondeu do jogo, fazendo a sua pior atuação desde que chegou ao Darmstadt. Ironicamente, o agente do jogador veio pedir uma melhoria no seu contrato justamente agora. De fato, Señé tem jogado muita bola e é um dos jogadores com menor salário no clube, mas o agente podia ter esperado o próximo jogo ou então falado antes...

41J1qmT.png

 

Hannover 1x2 Darmstadt – 2ª Bundesliga, 23ª rodada

CL4eugD.png

Na segunda-feira antes do jogo recebi uma péssima notícia: Mathenia pegou uma forte virose e vai ter que passar a semana em casa em recuperação. Não era o presente que eu queria para o meu 100º jogo, ter que usar o goleiro reserva contra o terceiro colocado da competição. Mas como não havia nada que eu pudesse fazer, olhei para a cara do Bertrams e falei "tu não tava reclamando que não joga? Então agora vai lá e mostra porque tu não deve ficar no banco".

O time do Hannover também parece não ter levado muita fé no nosso jovem goleiro. Foram sete chutes de longa distância durante a partida, certamente uma orientação do técnico deles para explorar nosso ponto fraco. Mas nosso jovem goleiro mostrou a que veio e fez uma atuação muito segura, com direito a uma bela defesa no finalzinho para segurar a vitória. Com o empate do Ingolstadt no jogo que corria em paralelo, finalmente abrimos três pontos na liderança.

 

Darmstadt 1x0 Greuther Fürth – 2ª Bundesliga, 24ª rodada

Quando a fase é boa, tudo dá certo. Jogamos bem, controlamos os acontecimentos, mas tivemos dificuldade na finalização. O gol saiu em um cruzamento para Karnass, que já havia entrado só porque Vico se machucou. Ele chutou a bola na trave, ela voltou, acertou o zagueiro do Fürth e parou em cima da linha. Aí foi só empurrar para dentro.

 

St. Pauli 1x2 Darmstadt – 2ª Bundesliga, 25ª rodada

gqXLukp.png

Um erro meu, que não percebi que a tática estava com a instrução de pressionar muito mais ativada por padrão, nos custou um gol já no primeiro minuto de jogo – meus zagueiros saíram desabaladamente para dar combate no meia adversário e deixaram um espaço gigantesco no meio da área para Empen finalizar. Logo corrigimos a equipe e, com o recuou do St. Pauli, dominamos as ações. Marco Frediani, que recebeu sua chance após reclamar novamente da falta de jogos, não desperdiçou a oportunidade e deixou sua marca. Pouco depois recebemos um presente – chutão de Mathenia, o zagueiro adversário subiu para cabecear e errou o tempo da bola, deixando Matheus Alessandro livre para driblar o goleiro e empurrar para a rede. Na segunda etapa sofremos muito, não conseguimos controlar o meio de campo. Ao final, optei por colocar todo mundo para defender e torcer para que o jogo acabasse logo. Acabou dando certo.

Depois do jogo o agente de Señé veio novamente pedir um novo contrato para seu cliente. Detalhe que esse foi outro jogo onde o jogador não esteve muito bem, sendo substituído no intervalo. Estou quase considerando dizer ao jogador para demitir o agente, não por mim, mas pelo próprio bem dele.

 

Arminia Bielefeld 0x1 Darmstadt – 2ª Bundesliga, 26ª rodada

O placar magrinho não reflete o que foi o jogo. Dominamos do começo ao fim e merecíamos ter vencido por mais. De ruim, só que ficamos até o último minuto apreensivos se em alguma besteira não entregaríamos o jogo. Apesar da fraqueza do time do Bielefeld, não conseguimos deixar a situação resolvida. Mas ao final levamos os três pontos, mantivemos nossa série de jogos sem perder, que agora já chega a dez, e abrimos sete pontos na liderança.

 

Paderborn 0x2 Darmstadt – 2ª Bundesliga, 28ª rodada

No primeiro tempo jogamos bem, mas tivemos alguma dificuldade defensiva. O Paderborn criou chances e só os paramos com faltas táticas. Após o gol de Rodríguez, em um chute de longe que o goleiro adversário aceitou, passamos a controlar completamente as ações. Destaque do jogo vai para a brilhante recuperação de Mathenia para impedir o um a zero para o Paderborn nesse lance:

 

 

 

Darmstadt 0x1 Kaiserslautern – 2ª Bundesliga, 29ª rodada

xCQOt9S.png

Parece que a sorte finalmente virou. Jogamos bem, melhor do que o Kaiserslautern. Mas levamos um gol em cobrança de escanteio, onde Mathenia espalmou a primeira bola contra as pernas de Suagher e ela acabou entrando. Do outro lado, o goleiro do Kaiserslautern fechou o gol com uma série de defesas simplesmente maravilhosas, que podem ser vistas aqui, aqui, aqui e aqui (tentei enviar tudo junto em um vídeo e o FM bugou, desculpa gente). Encerra assim a maior sequência de vitórias do save – seis jogos seguidos.

 

A Tabela

PvoNuV2.png

Esse último jogo contra o Kaiserslautern evitou que disparássemos na liderança. Ainda assim, temos uma vantagem confortável, graças aos tropeços dos adversários nas rodadas anteriores. Espero chegar ao último jogo ao menos com o segundo lugar garantido, para não ter que enfrentar o Ingolstadt em uma decisão. O problema é que ainda temos o jogo da copa (enfrentaremos o RB Leipzig), então pode ser que deixe uns pontos pelo caminho na liga.

De qualquer modo, será um final interessante.

 

O Túnel do Tempo

O entre guerras

 

img_L2ZtLzgxOS90aHVtYm5haWxzLzM1MTk0My5q

O estádio Am Böllenfalltor

 

Com a fusão das duas principais equipes de Darmstadt, logo ficou clara a necessidade de construção de um complexo esportivo maior para o novo clube. Esse desejo foi realizado em 1921, com a construção do estádio Am Böllenfalltor. A construção original, situada ao lado do estádio da universidade, possuía capacidade para 8 mil espectadores. Seu nome é uma referência a um antigo portão (falltor) da cidade que ficava próximo ao estádio, e às arvores que abundavam na região (Bollen – não achei o nome em português).

Apesar da terceira década do século ter iniciado com grandes expectativas para o futebol do SV Darmstadt, a equipe não conseguiu corresponder em campo. Os resultados após a fusão não foram muito melhores do que aqueles obtidos anteriormente por cada uma das equipes, culminando em um retorno à segunda divisão regional em 1923. No final da década, o time conseguiu voltar à primeira divisão, mas a alegria durou pouco. Já em 1932 ocorreu novo rebaixamento.

 

iyMTdds.png

O atacante Fritz Müllmerstadt, do Darmstadt, em disputa com o goleiro do Manheimmer FC 08 Lindenhof, em jogo disputado no estádio Am Böllenfalltor na temporada 1922/1923. Müllmerstadt, nascido no ano de fundação do FK Olympia 98, jogou no Darmstadt do começo da década de 1920 até 1933. Após a aposentadoria, atuou como treinador da equipe e em outras funções internas.

 

Se no futebol os resultados não empolgavam, as demais modalidades esportivas do clube seguiam caminho diferente. No atletismo, Hermann Engelhard levou o Darmstadt a um segundo lugar no campeonato nacional em 1927. No handebol de campo, a equipe local foi campeã regional por seis vezes e chegou a disputar a final nacional em 1931, sendo derrotada pelo time de Berlim.

Ao futebol restava tentar se recuperar no segundo plano. Mas nos anos seguintes a situação se tornaria muito mais complicada. Em 1933, Adolf Hitler assume o poder no país. As consequências do totalitarismo de seu governo são sentidas também no futebol de Darmstadt.

 

pQDjgrC.png

Dois atletas do Darmstadt cruzam a linha de chegada em competição de atletismo. Aos fundos, a arquibancada principal do estádio Am Böllenfalltor.

 

9B3liBG.png

O atleta do Darmstadt arremessa a bola em final disputada contra o Freiburg no handebol de campo. Ao final, o Darmstadt venceu por 5 a 4, levando um de seus seis títulos regionais na modalidade.

 

----

Queria aproveitar para agradecer ao @CCSantos e ao @Jio Freed pela recomendação do meu save nas recomendações do mês. É muito legal ver que o pessoal tá gostando de acompanhar, essa história tem me tomado um tempo bem considerável, mas com o feedback de vocês tem dado vontade de continuar. Muito obrigado :)

Único problema é que agora no próximo mês eu vou ter que tomar vergonha na cara e enviar minhas sugestões de recomendação também, senão fica muito feio eu nunca participar ali :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Gui! disse:

José Marcio parece prometer muito!

Vai pegar quem na copa?? Na liga queremos o título! hahahahaahha

Pois é, ele tem futuro sim. Tomara que consiga desenvolver - sinceramente, me sinto quase enganando o jogador, ele acha que tá assinando o contrato da vida dele, vai jogar na Europa, só que é só o Darmstadt né, com uma estrutura bem ruinzinha e tal. Mas enfim, ele teve tempo de ver isso e aceitou, azar o dele :P

 

Na copa vamos enfrentar o RB Leipzig, que venceu do Leverkusen na fase anterior. O Leipzig é um baita time, não tenho esperanças de passar por eles. A outra semi-final é entre Bayern (que se classificou nos pênaltis por 11 a 10 contra o Freiburg) e o Ingolstadt (venceu nos pênaltis o Mainz).

Aliás, agora olhando isso que entendi porque os jornalistas sempre me perguntam se o Hannover tem vantagem por só disputar a liga. Achei que eles ignoravam o Ingolstadt, mas é que eles também tão vivos na copa ainda. Achei que era só eu da segunda divisão...

 

E eu me contentaria plenamente com um segundo lugar conseguido nos critérios de desempate :P O importante é subir.

Claro, considerando que ainda estou em primeiro, não conseguir o título seria meio frustrante. Mas vamos ver o que acontece...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Danut disse:

Pois é, ele tem futuro sim. Tomara que consiga desenvolver - sinceramente, me sinto quase enganando o jogador, ele acha que tá assinando o contrato da vida dele, vai jogar na Europa, só que é só o Darmstadt né, com uma estrutura bem ruinzinha e tal. Mas enfim, ele teve tempo de ver isso e aceitou, azar o dele :P

 

Na copa vamos enfrentar o RB Leipzig, que venceu do Leverkusen na fase anterior. O Leipzig é um baita time, não tenho esperanças de passar por eles. A outra semi-final é entre Bayern (que se classificou nos pênaltis por 11 a 10 contra o Freiburg) e o Ingolstadt (venceu nos pênaltis o Mainz).

Aliás, agora olhando isso que entendi porque os jornalistas sempre me perguntam se o Hannover tem vantagem por só disputar a liga. Achei que eles ignoravam o Ingolstadt, mas é que eles também tão vivos na copa ainda. Achei que era só eu da segunda divisão...

 

E eu me contentaria plenamente com um segundo lugar conseguido nos critérios de desempate :P O importante é subir.

Claro, considerando que ainda estou em primeiro, não conseguir o título seria meio frustrante. Mas vamos ver o que acontece...

 

 

Enganado hahaahahahahaha coitado!

Desafio bom na copa então, aproveita essa boa fase do time na segundona!

Também acho que o que importa é subir, mas pela fase do time já tem uma mão na taça! hahhaahha

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Jirimias disse:

Tá muito bacana! Acompanhando e torcendo aqui pelo  Darmstadt, que começa a ficar soltinho na tabela.

Obrigado :) O time se soltou um tanto nos últimos jogos mesmo, os adversários vacilaram. Mas o time ainda precisa provar que na hora em que se torna o favorito é capaz de confirmar e levar para casa.

 

@Gui!, uma mão na taça eu não sei, o Hannover tá querendo incomodar. Mas do segundo lugar acho que eu não caio mais (só falta agora que escrevi isso dar tudo errado e o time não subir, vai ficar muito feio daí).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Darmstadt esta caminhando para o título sem muita dificuldade, agora e ver ser na copa consegue o título também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora não vejo o Darmstadt sem a promoção. O clube confirmou sua boa temporada e a promoção é questão de tempo e mesmo com a Copa tomando algum tempo e roubando alguns pontos na 2.Bundesliga acho que vale a pena seguir na luta por ela, mesmo que perca na decisão.

Grandes defesas do goleiro do Kaiserslautern. Foi ele quem impediu sua vitória. A defesa do seu goleiro também foi muito boa, mas acho que se houvesse a tecnologia do gol, não sei não... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time continua bem e só perdeu pro Kaiserslautern por azar.

Se tudo ocorrer bem o Darmstadt pode voltar para a 1a divisão com status de campeão da segundona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguiu abrir 6 pontos do segundo colocado e com um jogo a mais. A continuar assim vai subir na boa. Só não pode relaxar.yiYtvQs.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, bruno introvertido disse:

Darmstadt esta caminhando para o título sem muita dificuldade, agora e ver ser na copa consegue o título também.

Nossa, tu já tá bem mais otimista que eu. To me borrando de medo de perder a vaga para a primeira divisão ainda e tu vem dizer que estamos caminhando para o título sem muita dificuldade? :P

Realmente, a vantagem é boa. Mas ainda fico meio assim de que o time se dê conta agora no final de que eles realmente tão brigando, que são favoritos, e caia muito por causa disso. Sempre joguei a pressão para Hannover e Ingolstadt, dizendo que eles são os favoritos, mas agora não dá mais para mentir.

Na Copa a situação é muito complicada. Enfrentaremos uma equipe de altíssimo nível, que é o RB Leipzig. E ainda que um milagre aconteça, a final quase certamente seria contra o Bayern. São só os últimos dois campeões da competição pela frente ainda...

Mas mesmo uma eliminação na semi tá de ótimo tamanho, já é a melhor campanha da história do clube.

 

14 horas atrás, tomtomchuck disse:

Grandee Save Parceiroo! Soou Novato Aki & Voou Acompanhar De Pertinhoo A Saga Do Darmstadt Boaa Sortee Manoow !!

Obrigado pelo elogio :) E seja bem vindo ao fórum, espero que goste e continue acompanhando - não só o meu save, mas outros grandes saves que temos por aqui.

 

7 horas atrás, ggpofm disse:

Agora não vejo o Darmstadt sem a promoção. O clube confirmou sua boa temporada e a promoção é questão de tempo e mesmo com a Copa tomando algum tempo e roubando alguns pontos na 2.Bundesliga acho que vale a pena seguir na luta por ela, mesmo que perca na decisão.

Grandes defesas do goleiro do Kaiserslautern. Foi ele quem impediu sua vitória. A defesa do seu goleiro também foi muito boa, mas acho que se houvesse a tecnologia do gol, não sei não... :P

Eu ainda tenho aquela pontinha de medo, mas acho que a promoção realmente tá quase garantida. A questão é a briga pelo título, que tem potencial para ser decidida na última rodada. Sobre a Copa, eu definitivamente não me arrependo de ter apostado nela. Fizemos grandes jogos e já temos a melhor campanha da história do clube. A semi-final deve ser demais para o clube (e, se não for, depois teremos o Bayern, como mencionei acima), mas mesmo assim já foi uma campanha muito digna.

Eu não acreditei quando vi o goleiro do Kaiserslautern fazer todas aquelas defesas em um mesmo jogo. O cara teve um dia monstruoso. Deu raiva, mas ao menos sei que o time não caiu de produção, foi o outro lado que teve o melhor dia da temporada mesmo.

A do Mathenia eu também fiquei com essa dúvida. Nos comentários, não apareceu nada sobre isso, os jogadores do Kaiserslautern não reclamaram e tal. Outra vez que teve um lance assim apareceu nos comentários ali embaixo que a bola talvez tivesse entrado. Então talvez tenha sido na linha, sim. Mas realmente, lance muito difícil.

 

7 horas atrás, RTORRES27 disse:

O time continua bem e só perdeu pro Kaiserslautern por azar.

Se tudo ocorrer bem o Darmstadt pode voltar para a 1a divisão com status de campeão da segundona.

Um azar que atende pelo nome do goleiro adversário, né? :P Mas enfim, acontece. Felizmente fizemos o suficiente para que esse jogo não seja tão prejudicial.

Sobre ser campeão: é o objetivo agora, mas vamos ver, ainda tem jogo pela frente...

 

1 hora atrás, LC disse:

Conseguiu abrir 6 pontos do segundo colocado e com um jogo a mais. A continuar assim vai subir na boa. Só não pode relaxar.yiYtvQs.gif

Pois é, o Hannover ainda tem o potencial de chegar mais perto, mas o Ingolstadt teve mesmo uma campanha muito ruim nesses últimos jogos. Bom para nós. A promoção tá quase garantida, vai ser uma decepção muito grande se não vier.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Danut disse:

Nossa, tu já tá bem mais otimista que eu. To me borrando de medo de perder a vaga para a primeira divisão ainda e tu vem dizer que estamos caminhando para o título sem muita dificuldade? :P

Realmente, a vantagem é boa. Mas ainda fico meio assim de que o time se dê conta agora no final de que eles realmente tão brigando, que são favoritos, e caia muito por causa disso. Sempre joguei a pressão para Hannover e Ingolstadt, dizendo que eles são os favoritos, mas agora não dá mais para mentir.

Na Copa a situação é muito complicada. Enfrentaremos uma equipe de altíssimo nível, que é o RB Leipzig. E ainda que um milagre aconteça, a final quase certamente seria contra o Bayern. São só os últimos dois campeões da competição pela frente ainda...

Mas mesmo uma eliminação na semi tá de ótimo tamanho, já é a melhor campanha da história do clube.

6 pontos na frente do 2º colocado, com um jogo a menos, e faltando 5 rodadas, vamos @Danut mais confiança, o titulo e possível sim :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, bruno introvertido disse:

6 pontos na frente do 2º colocado, com um jogo a menos, e faltando 5 rodadas, vamos @Danut mais confiança, o titulo e possível sim :-)

São 6 pontos para o segundo, mas o terceiro também tem o jogo a menos, pode reduzir para quatro pontos. Tenho mais medo do Hannover do que do Ingolstadt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI
  • GG. unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
×
×
  • Criar Novo...