Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI


Danut

Posts Recomendados

Cara, que atualização péssima, hein? Baixou o espírito da minha Pro Vercelli no seu time, não é possível.

Ser eliminado e depois ver uma naba se classificando deve ser uma das coisas mais broxantes que existe, mas o foco agora deve ser outro: identificar o que raios aconteceu com a equipe e consertar pra esse último respiro de Bundesliga pra não correr o risco de perder até mesmo a vaga na UEL, como você apontou. Espero que dê tudo certo aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, que má fase é essa hein, levanta da cadeira e espanta a zica. Alguma coisa vais ter que mudar para o time acordar e voltar a vencer as partidas que faltam, para pelo menos garantir alguma vaga européia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Bigode. disse:

Cara, que atualização péssima, hein? Baixou o espírito da minha Pro Vercelli no seu time, não é possível.

Ser eliminado e depois ver uma naba se classificando deve ser uma das coisas mais broxantes que existe, mas o foco agora deve ser outro: identificar o que raios aconteceu com a equipe e consertar pra esse último respiro de Bundesliga pra não correr o risco de perder até mesmo a vaga na UEL, como você apontou. Espero que dê tudo certo aí!

hahaa, pior que quando li a atualização da Pro Vercelli pensei que estamos num mesmo barco - dois treinadores perdidos...

Concordo que precisamos deixar a eliminação de lado e rápido, pois o risco de perder a vaga na UEL é grande, o que seria um desastre. Mas não tenho muita certeza do que devo consertar. A equipe até nem jogou tão mal em algumas partidas, mas cada ataque adversário dava gol. Acho que perder a defesa titular influenciou, mas não dá para colocar toda a culpa nisso. Só quero que o campeonato acabe de uma vez, na verdade, porque agora acho que não acontece mais nada de bom não. 

 

Obrigado por acompanhar e comentar :)

 

1 hora atrás, Johann Duwe disse:

Caramba, que má fase é essa hein, levanta da cadeira e espanta a zica. Alguma coisa vais ter que mudar para o time acordar e voltar a vencer as partidas que faltam, para pelo menos garantir alguma vaga européia.

Nem me fala, fase horrível mesmo. Quando dá tudo errado desse jeito a gente fica até sem saber o que fazer. Espero que a equipe consiga se arrastar para a UEL, porque não conseguir a vaga seria um desastre. A equipe precisa mudar sim, mas eu não sei o que mudar, tô bem perdido mesmo. 

 

Valeu pelo comentário :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

Bom pessoal, de volta estamos com o último ato da temporada 2021/2022. Hora de ver se a equipe conseguiu segurar seu lugar na Liga Europa ou acabou perdendo até mesmo isso. Vamos também dar uma olhada na situação financeira e de reputação do clube, além de analisar o desempenho dos jogadores na temporada (essa parte não tem porque eu tava com tanta raiva no final do ano que esqueci de tirar os prints do elenco, então vou ficar devendo dessa vez).

 

Os Resultados

Darmstadt 1x0 Nürnberg – Bundesliga, 33ª rodada

Srtck8inxeuyBxmKriFJDtNR58P6LHbG7Ep-dhvs

Mais uma vez tivemos muita dificuldade em campo, mesmo enfrentando o penúltimo colocado. Por muito tempo, o jogo parecia que terminaria zero a zero, e mantive o olho no resultado do Leverkusen (que perdia por um gol). Mas conseguimos encontrar um gol para vencer e garantir de vez a quinta colocação, ao menos.

 

Mainz 1x1 Darmstadt – Bundesliga, 34ª rodada

Para coroar o péssimo final de temporada, um empate feio com clima de fim de festa, que faz com que nossa equipe estagne na quinta posição – como o Schalke perdeu, uma vitória teria nos dado o quarto lugar. A diferença, além de ter que disputar a fase preliminar da Liga Europa? 14 milhões de euros.

 

As Competições

Bundesliga:

YkdqSXh741lXbm3iFdqju5_YOBSx4C47HdovR8we

Conquistamos a vaga para a Liga Europa, que chegou a estar em risco. Mas ninguém em Darmstadt vai comemorar muito por isso. Fizemos um ótimo ano, com um péssimo final, e agora vamos precisar pensar bem o que é que aconteceu para não repetir na próxima temporada.

Falando das outras equipes, o Bayern mais uma vez levou o título – curiosamente, com vitória em cima do mesmo Augsburg que os eliminou na Copa da Alemanha. A surpresa foi o Stuttgart, que fez um ótimo final de campeonato e levou a vaga para a UCL. E o Werder Bremen, que conseguiu a segunda melhor posição da equipe em todo o save – haviam chegado em 5º lugar em 2016/2017.

Na ponta de baixo, o RB Leipzig acabou se salvando no play-off contra o Bochum.

As tabelas de jogos em casa e fora não revelam grandes surpresas. O Darmstadt teve uma campanha semelhante em ambos locais, sendo a 6ª melhor equipe em casa e a 5ª melhor fora.

 

Demais competições:

A Copa da Alemanha ficou com o Kaiserslautern, que, após nos eliminar, superou o Augsburg na final.

Saindo do país, a Liga Europa foi para o Monaco, que derrotou a Roma nas penalidades. O campeonato francês também teve o vencedor da Liga dos Campeões, com o PSG vencendo o Real Madrid na final pelo placar mínimo. Os merengues chegaram pela terceira vez no save à final – no entanto, possuem apenas um título no período. Aliás, a única equipe a vencer uma competição europeia por duas vezes no save foi a Juventus, com títulos da UCL em 2016/17 e 2017/18.

 

As Infraestruturas

WJxXCRASifnqZ3eSY1dG8h39kkHSR2vLdxfdqa2M

OalyWa2lRuxEJh6__zNAtqhjnaY3eqPaSjYhRftP

Aproveitei o período de férias para fazer mais dois pedidos à direção. Iremos melhor nossas condições das equipes juniores e o recrutamento de jovens. Duas questões muito importantes para o futuro do clube.

 

As Finanças

iSc1VGa3XD7yDF4j-G2CVZ4pG8Ofy7GU-ekT1x5z

Uma coisa que faz tempo que não menciono de forma mais detalhada aqui no save é a situação financeira da equipe. Com isso em mente, pensei que estava na hora de trazer alguns dados e explicar um pouco como encaro a situação financeira da equipe.

Para começar, destaco que para a próxima temporada receberemos um valor consideravelmente maior de patrocínios. Foram fechados quatro novos acordos, aumentando o que recebemos em 17,75 milhões. Na verdade, isso é o que o FM diz ali – no entanto, nos detalhes financeiros da temporada diz que recebemos pouco mais de 21 milhões de patrocínios, o que significaria que o aumento para essa temporada é de cerca de 8 milhões. Não sei explicar por que existe essa diferença.

De todo modo, o aumento é bem vindo. Os novos acordos são todos de um ano, de modo que ao final da próxima temporada teremos outros acordos – espero que os valores continuem a subir.

Outro ponto a ser notado do sumário comercial é que nossas receitas com uso de instalações, publicidade e vendas são pouco significativas: todas somadas totalizam 6,22 milhões. O grosso do dinheiro do clube vêm mesmo da televisão e das premiações da Bundesliga – valor esse que pode variar sensivelmente conforme a posição da equipe na tabela, tanto que esse ano recebemos 12,2 milhões a menos do que na temporada anterior.

O2oqEwSZd9L7lvwPWCOnYVnDAdwldw1LD7RoMq3D

Nosso balanço geral, por outro lado, está bastante bom. Temos mais de 150 milhões de euros em caixa no momento. Empurrados pelos prêmios do final da temporada, que são bastante generosos na Alemanha, fechamos a temporada com um lucro de 36 milhões de euros. A situação da equipe é bastante confortável, considerando o que gastamos atualmente.

PEpz5Ral2HcRasRR66KdHgWw04THMhtHviEpg3RN

No entanto, ao analisar melhor nossas receitas (coluna da esquerda) e despesas (coluna da direita), percebe-se que nossa situação tem seus problemas. O principal deles está ligado ao tamanho de nosso estádio. Com apenas 18 mil lugares, a bilheteria de toda a temporada nos trouxe menos de 9 milhões de euros. Somando o valor com as receitas em dia de jogo e os bilhetes anuais, chegamos a 17,3 milhões de euros. Só de manutenção do campo gastamos 14,8 milhões de euros. Ou seja, nossa renda com o estádio na temporada foi, na verdade, de 3,5 milhões – o que não é suficiente para pagar um mês de nossa folha salarial.

Nosso dinheiro vêm basicamente de duas fontes: premiações de competições e venda de jogadores. Todos os demais itens somados resultam em 50 milhões de euros. O mesmo valor foi recebido com venda de jogadores. As premiações de competições, por sua vez, foram quase o dobro disso.

Na última temporada tivemos um ganho excepcional com venda de jogadores pois perdemos nossa estrela Abdel Latif. A maior parte do valor acabou reinvestido – o lucro final foi de cerca de 7 milhões. Das premiações de competições, recebemos 24 milhões pela Liga dos Campeões e 63 milhões da 1ª Bundesliga. Não gosto de ficar dependente de premiações, já que elas podem variar muito se o desempenho da equipe não for o esperado.

Por essa razão, tenho até o momento tentado ser bastante econômico. Como já falei algumas vezes no save, o Darmstadt é um clube que já enfrentou problemas sérios na história por conta da mentalidade de "primeiro gastamos, depois pagamos com o dinheiro que vai vir do sucesso esportivo". Logo, essa forma de pensamento é algo que quero evitar.

Dito isso, acredito que agora chegamos em uma situação financeira na qual já podemos começar a arriscar mais. Mesmo que a equipe tenha um ano muito ruim e fique fora das competições internacionais, temos dinheiro em caixa o suficiente para suportar prejuízos sem precisar desmontar o elenco (até mesmo por mais de uma temporada).

Para a próxima temporada, meu plano é apenas diminuir o tamanho do elenco. Temos jogadores em excesso no momento, e por isso não pretendo fazer contratações – se fizesse, teria que mandar embora muitos jogadores de uma só vez, coisa que não quero fazer. Mas nos próximos anos a equipe deve começar a gastar valores consideravelmente mais altos em salários. Até porque com a mudança para nosso novo estádio a tendência é que essa parte da renda também aumente.

 

Os Rankings

GttTk1cDEuFzohvlBk5w7eZflq8bWFmu-pyy5mHy

Graças à campanha na Liga dos Campeões o Darmstadt continuou a escalar o ranking de clubes europeus. Somos agora o 47º colocado – e o 6º alemão, atrás de Bayern, Dortmund, Leverkusen, Stuttgart e Schalke. A tendência é que o próximo ano veja a equipe subir ainda mais.

Se a situação do Darmstadt tem melhorado, a situação da Alemanha, por outro lado, está cada vez pior. O país caiu pela segunda vez durante o save na tabela de coeficientes, de modo que agora temos uma equipe a mais sendo obrigada a disputar duas fases eliminatórias antes de chegar aos grupos na Liga Europa.

AB7wa885kQLeqkApNtiMoqjsWvJv011teCw5BziT

Outra boa notícia para nosso clube é o aumento de seu valor. Continuando nossa tendência de melhora no cenário internacional, somos agora o 30º clube mais valioso do mundo. A distância para os clubes acima é muito grande, e provavelmente será muito difícil continuar a subir de forma significativa nesse aspecto, mas já estou muito satisfeito com nossa situação atual.

 

O Melhor Onze e Os Jogadores do Rebaixamento

SLmlk19z8QGJDGD-pV10ZDl7Gi-ylDI3WxHDG8Kk

Ao final da temporada, recebi a notícia de que quatro de nossos jogadores foram considerados suficientemente bons para entrar no melhor onze de todo o save. Um aspecto a se destacar da equipe escolhida pelos torcedores é que somente dois jogadores dos titulares não estão no clube atualmente. E de todos os jogadores mencionados, somente Abdel Latif se encontra em uma grande equipe – foi vendido ao Everton e continua por lá. Os demais jogam hoje em equipes menos importantes que o Darmstadt, indicando que estamos fazendo um bom trabalho em manter os jogadores durante a melhor parte de suas carreiras.

6Fmwasj9kUVt4c43E_FmnAOz7yo6SoQuG1Sg6hG_

Aliás, falando em onde estão os jogadores atualmente, achei interessante trazer também o que aconteceu com a equipe de 2015. Rebaixada da primeira divisão, a equipe logo se desmanchou. Agora, sete anos depois, me surpreendi com a quantidade de jogadores que ainda estão atuando no futebol – alguns em equipes relativamente grandes como o Hannover ou o Lokomotiv Moscou.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminou a temporada. Ainda bem, né? A coisa foi ruim nesse final, mas valeu pela garantia da vaga na Liga Europa, se bem que terá que passar por uma eliminatória.

Muito bom que tenha investido na infraestrutura e no recrutamento. Mesmo que siga com esse save em off, continua dando passos para o fortalecimento do clube.

Estou curioso como será a gestão financeira. Com o elenco em excesso, arrecadará um bom dinheiro que será bom, já que não contará com os recursos da UCL e os recursos da UEL são infinitamente menores.

Os clubes alemães estão como os espanhóis do meu save e aí as vagas continentais são prejudicadas. Por outro lado, vai obrigá-lo a jogar mais de quiser subir mais como clube na Alemanha.

No ranking da UEFA, o Darmstadt é o 5º ou o 6º, pois se está atrás de  Bayern, Dortmund, Leverkusen, Stuttgart e Schalke é o 6º.

Você já tem um diagnóstico para um desempenho tão ruim nesse final? Problema tático. Problema nas palestras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, ggpofm disse:

Terminou a temporada. Ainda bem, né? A coisa foi ruim nesse final, mas valeu pela garantia da vaga na Liga Europa, se bem que terá que passar por uma eliminatória.

Muito bom que tenha investido na infraestrutura e no recrutamento. Mesmo que siga com esse save em off, continua dando passos para o fortalecimento do clube.

Estou curioso como será a gestão financeira. Com o elenco em excesso, arrecadará um bom dinheiro que será bom, já que não contará com os recursos da UCL e os recursos da UEL são infinitamente menores.

Os clubes alemães estão como os espanhóis do meu save e aí as vagas continentais são prejudicadas. Por outro lado, vai obrigá-lo a jogar mais de quiser subir mais como clube na Alemanha.

No ranking da UEFA, o Darmstadt é o 5º ou o 6º, pois se está atrás de  Bayern, Dortmund, Leverkusen, Stuttgart e Schalke é o 6º.

Você já tem um diagnóstico para um desempenho tão ruim nesse final? Problema tático. Problema nas palestras?

Pois é, fiquei aliviado que chegou ao final. Estava na hora de acabar. Sobre a vaga na Liga Europa, foi bom ter conseguido, mas é difícil não ficar frustrado com ter conquistado só isso. E não será apenas uma eliminatória, mas duas. Acredito que passe com facilidade, mas é sempre ruim ter que enfrentar situações assim, em que um jogo ruim pode colocar tudo a perder. 

O investimento na infraestrutura sempre foi uma prioridade absoluta para mim. Faço isso nos meus saves off sempre também - é da minha personalidade como treinador se preocupar com o futuro do clube, então sempre vou priorizar o investimento a longo prazo em relação aos ganhos imediatos. E no caso do Darmstadt, foi uma proposta explícita desde o começo, a de modernizar o clube. 

Sobre a gestão financeira, realmente não vamos ter o dinheiro da UCL, mas não estou tão preocupado com isso para esse ano. Na última temporada tivemos um grande lucro, mesmo tirando o dinheiro da UCL ainda ficamos acima do zero. Meu plano é manter o clube mais ou menos no mesmo patamar de gastos - tivemos aumentos salariais devido aos aumentos automáticos nos contratos de vários jogadores, mas a saída de jogadores deve compensar isso -, então acho que não terei grandes prejuízos. 

Na parte de transferências, não espere ver muito dinheiro entrando no clube. Apesar de ter vários jogadores de saída, a maior parte está em final de contrato ou vai embora por valores bastante baixos, pois as vendas são daqueles jogadores que estavam a mais no elenco. Mas como eu disse, não precisamos desse dinheiro no momento. O plano é depois de diminuir o elenco começar a procurar jogadores de maior qualidade - aí sim, vamos precisar de mais dinheiro, mas até lá espero estar disputando a UCL novamente. 

Os clubes alemães tão fazendo um péssimo trabalho a nível internacional. Essa última queda até não atrapalha tanto - jogar as duas rodadas qualificatórias da UEL é ruim, mas em tese não deve apresentar tantas dificuldades. Pior foi a perda da vaga para a UCL, que já nos atrapalhou bastante. Espero que consiga fazer uma boa campanha na UEL desse ano para tentar ao menos começar a reverter esse quadro. Não é um objetivo do save cuidar do nível internacional do futebol alemão, mas naturalmente prefiro que esse seja mais alto. 

Sobre o ranking, já corrigi a informação no post, somos o 6º mesmo. Falha minha na hora de contar (é difícil contar até seis, precisa de mais de uma mão de dedos pra chegar nesse número...). 

Quanto ao diagnóstico, não tenho não. Acho que em parte se deve a incompetência de nosso ataque, que voltou a apresentar problemas na hora de definir as jogadas. Parece que somos muito previsíveis, e aí o adversário acaba já sabendo por onde vamos criar chances e fecha bem as opções. Em um ou outro jogo, acho que um ataque melhor no começo da partida seria o suficiente para alterar a história. Outro fator importante foi perder nossa defesa titular. Nosso esquema confiava demais na capacidade da linha de trás de segurar o adversário por longos períodos de tempo (mais ou menos como o Chelsea do Mourinho ou o Atlético de Madri do Simeone, guardadas as devidas proporções de qualidade - ambas são equipes que conseguem passar um longo período de tempo sob ataque do adversário sem se desorganizar). Quando tivemos que colocar muitos reservas na defesa contra adversários fortes, a equipe se desestruturou - os adversários simplesmente passavam pelo meio da defesa sem qualquer dificuldade. 

Não sei se esses dois fatores explicam toda a derrocada - acho que não explicam. Jogamos com reservas várias vezes antes e não perdíamos como perdemos contra o Ingolstadt, por exemplo. O ataque já foi um problema anteriormente, mas também conseguíamos levar mesmo com essas questões. Mas são dois pontos que consegui identificar e que pretendo trabalhar para a próxima temporada. Aliás, por enquanto minha ideia para a próxima temporada é tentar mudar a filosofia de abordagem do jogo.

Até o momento, estamos sendo sempre a equipe reativa, que adapta completamente seu jogo ao adversário. Acho que isso funcionou bem em vários momentos, mas em mais de uma temporada apresentamos quedas bruscas no final e acho que isso é parte do problema - exige muito do jogador essa adaptação a diferentes táticas e modos de jogar o tempo inteiro, se alguma coisa sai do lugar é fácil desmontar tudo. Para o próximo ano o plano é (não que não possa acabar mudando, se não der certo, mas por enquanto a ideia é essa) montar um esquema um pouco mais fixo. Acho que já somos bons o suficiente para ser a equipe que manda no jogo na maior parte das partidas, que obriga o adversário a tentar resolver o problema. E talvez consiga resolver melhor o problema do ataque se focar em desenvolver uma tática em vez de alterar toda hora. 

 

Valeu pelo comentário (como sempre, excelente) :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

Bom pessoal, temporada nova, vida nova. Após encerrar a última temporada em péssimo momento, o Darmstadt agora se prepara para a disputa de 2022/2023. Hora de ver quais são as expectativas para o ano e quem são os jogadores que saíram e chegaram ao clube.

 

As Expectativas

ZxCIcVLfRd7sZx7aB4gWj_n8wGIwf78k9VrltLma

As expectativas da diretoria para a temporada são semelhantes às do ano anterior. Na Bundesliga, a vaga na Liga Europa continua sendo o objetivo mínimo. Gostaria bastante de conseguir a vaga na Liga dos Campeões, acho que temos plenas condições, mas como mínimo a ser atingido concordo com o que foi colocado.

Na Copa da Alemanha, houve um aumento na expectativa – agora espera-se que nossa equipe chegue até a semifinal. Aqui acho que a expectativa da diretoria é um pouco elevada. Dependendo de nossa sorte podemos enfrentar Bayern ou Dortmund antes disso, ou mesmo alguma das outras boas equipes da primeira divisão, que também podem nos complicar a vida. Minha expectativa pessoal depende, portanto, do caminho que for ditado pelo sorteio.

Na Liga Europa, a diretoria espera que a equipe chegue até a fase de grupos. Ao contrário da Copa da Alemanha, acho que aqui a expectativa é menor do que o razoável. Acho que temos qualidade mais do que suficiente para esperar uma classificação para além da fase de grupos. Não alterei a expectativa da diretoria porque já temos mais dinheiro liberado do que pretendo gastar, mas minha meta pessoal – e que coloquei no segundo post do save, onde sempre estou registrando as metas de cada temporada – é atingir a primeira fase de qualificação. Dependendo do sorteio, acho que podemos ir mais longe, mas como objetivo mínimo considero esse adequado.

 

As Transferências

Como havia comentado, o plano para essa temporada é basicamente reduzir o tamanho do elenco. Assim, nossa lista de saídas é grande. Mesmo assim não lucramos muito, já que em sua maioria os jogadores que saíram estavam em final de contrato ou encostados no clube.

Saídas:

Jherson Vergara – DC – 28 anos – 3,4 milhões de euros/Zaglebie Lubin (Polônia): O zagueiro fazia parte de nossos planos, mas forçou sua saída. Para evitar problemas, resolvi aceitar as propostas por ele. Havia sido contratado de graça e disputou 98 jogos em quatro temporadas.

Noel Wembacher – DC – 25 anos – final de contrato/sem clube (foi para o Düsseldorf depois): Formado na base do clube, o jogador tinha o carinho da torcida mas lhe faltava qualidade. Tentei lhe dar a chance na equipe principal, mas o futebol apresentado ficou abaixo do que esperava.

Neco – DC/DD – 23 anos – 1,3 milhões (+50% da próxima transferência)/Kaiserslautern: O jogador não convenceu nem como zagueiro e nem como lateral direito. Não tinha mais espaço no elenco.

Sven Bender – VOL, MC/DC – 33 anos – final de contrato/sem clube (foi para o Köln depois): O volante cumpriu sua função no Darmstadt, fazendo uma ótima proteção à zaga. Mas com a idade chegando e o alto salário, não fazia sentido manter o jogador por mais tempo.

Sandro da Cruz – MC – 22 anos - 1 milhão de euros/Greuther Fürth: Apesar de ter feito atuações sólidas na última temporada, o jogador nunca conseguiu realmente se destacar e mostrar que pode arrancar o lugar de alguém em nosso forte meio de campo. Diminui assim o inchaço do elenco na parte central do campo.

Juan Saavedra – MC – 21 anos – 3,2 milhões de euros (+50% do lucro da próxima transferência)/Udinese: O chileno chegou na temporada anterior como uma aposta para o futuro. No entanto, analisando melhor a situação percebi que não tenho espaço no elenco para ele, então decidi deixar o jogador seguir carreira em outro lugar. Como chegou de graça, acabou rendendo um bom dinheiro.

Marco Frediani – MA(E)/MA(DC) – 28 anos – final de contrato/Sivasspor: Frediani era ainda remanescente de outra era – foi contratado para a disputa da segunda divisão. Vinha sendo utilizado como opção para pressão nos minutos finais, mas na última temporada deixou claro que não conseguia mais acompanhar o nível da equipe.

Rafael – MA(C)/CA, MC – 21 anos – 3,4 milhões de euros (+50% do lucro da próxima transferência)/Galatasaray: O brasileiro chegou como grande promessa a Darmstadt algumas temporadas atrás, vindo do Internacional. Até evoluiu como esperado, mas arrumou muita confusão no período, reclamando quando ficava no banco de reservas. Assim, resolvi vender para me livrar do problema. Saiu por muito pouco, mas espero lucrar mais em uma venda futura dele.

Dico – CA/MA(C) – 23 anos – 475 mil euros (+50% da próxima transferência)/Bursaspor: Outro jogador que não se desenvolveu da forma que eu esperava. Nos custou 80 mil, passou quatro temporadas emprestado a outras equipes e agora sai de vez de nossa folha salarial.

 

Saíram ainda cinco jovens da base, que não pareciam ter futuro no clube, o que rendeu 100 mil euros a nossos cofres. E por empréstimo deixaram o clube o goleiro Rami Hamid e dois jovens da base.

 

Entradas:

Ali N'Dri – DC – 21 anos – final de contrato/NK Zagreb – 700 mil p/a – 06/2026: O zagueiro já havia assinado contrato no meio da temporada passada, mas chegou só agora ao clube. O plano era substituir Noel Wembacher como jovem com algum potencial, mas com a saída de Vergara o jogador muito provavelmente será o reserva imediato na zaga.

Thabiso Thango – VOL/DC,MC – 21 anos – 13,5 milhões de euros/Corinthians – 4 milhões p/a – 06/2027: Minha proposta para essa janela era não contratar nenhum jogador. No entanto, quando observei o Thabiso, acabei decidindo abrir uma exceção. Seus atributos eram bons demais para deixar passar a oportunidade.

 

As Infraestruturas

UKVRAsGR2Q9aHIdlEAmST4QhCw5dD493_Hfz_Owc

A primeira notícia importante é que nossa diretoria encerrou a parceria com o SC Hessen Dreiech. A ligação entre os clubes é anterior ao meu período como treinador, e realmente não fazia muito sentido. O Dreiech é uma equipe amadora das proximidades de Darmstadt, e simplesmente não havia qualquer perspectiva de que um dia surja no clube um jogador que justifique nossa prioridade para contratação.

ZFJuMxdNG3oUBH_PHQUWtzQEPLp6xjaJoa80bgCG

A segunda notícia a ser destacada é que melhoramos nosso orçamento para o treino de juniores. Mais uma vez estamos investindo no desenvolvimento de jovens jogadores.

fqjqwXCUjsuNk4-2Fs9soSuOxjHCT_SieWkk4OIS

Por fim, a notícia mais importante do período é que nosso novo estádio acabou de ser construído. Os 25.756 lugares são um bom aumento em relação aos 18 mil lugares do estádio anterior, mas o que mais me interessou foi saber qual a capacidade de expansão. Com possibilidade de chegar a até 51.512 lugares, o potencial de crescimento do estádio é suficiente para abrigar o aumento de fluxo de torcedores por um bom tempo.

No entanto, se é verdade que os quase 26 mil lugares são um bom aumento em relação ao estádio anterior, também é verdade que ainda é pouco. O Darmstadt tem atraído muito mais público nos últimos anos. Para esse ano, vendemos 17.477 bilhetes anuais – o que significa que dois terços de nosso estádio estarão ocupados em todas as partidas. E isso nos jogos do campeonato alemão, que permitem torcedores em pé. Para as competições internacionais, teremos apenas 19.317 lugares – provavelmente teremos estádio lotado em quase todas as partidas.

jF9-mEsWVHtD6K7kuf0YsZ0KVk3vTKKKdrkbQk0e

Por isso, sequer pisamos no novo estádio ainda, mas já estamos planejando a próxima expansão. Se tudo der certo, ao final da temporada seremos capazes de receber 29.044 torcedores. O custo da expansão é bastante alto, mas graças ao treinador pão-duro nosso bom planejamento financeiro, não representará grande impacto em nossas finanças.

 

Os Amistosos

lHo7Sgfq1_L-5kiDOfvEs7yQ2qGgUN-aIfMOcR8t

Esse ano nosso período de preparação foi mais curto, já que logo iniciaremos a disputa das fases qualificatórias da Liga Europa. Estreamos nosso estádio contra o Sandhausen, com Carlos Argueta escrevendo seu nome na história como autor do primeiro gol. De resto, os amistosos foram bons, apesar de eu não estar muito satisfeito com a baixa produção ofensiva - contra adversários desse nível, deveríamos ter vencido por mais gols.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas notícias sobre a conclusão/expansão do estádio. Isso é muito bom e merecido pelo que você tem feito no save.

A Diretoria puxou as cordas com a Copa da Alemanha, não é mesmo? Quem sabe isso não resulta em título? 

Vamos ver como o time se sairá com as mudanças.  Adeus, Sven!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ggpofm disse:

Boas notícias sobre a conclusão/expansão do estádio. Isso é muito bom e merecido pelo que você tem feito no save.

A Diretoria puxou as cordas com a Copa da Alemanha, não é mesmo? Quem sabe isso não resulta em título? 

Vamos ver como o time se sairá com as mudanças.  Adeus, Sven!!!

Pois é, eu queria ter ficado no estádio antigo na verdade, só pela história que ele tem e tal, apesar de saber que seria ruim para o crescimento da equipe. Mas já que a direção não quis, então quero que a equipe tenha um estádio legal onde caibam todos os seus torcedores. Para o crescimento do clube, é bem importante mesmo.

Sobre a Copa da Alemanha, me surpreendeu um pouco a expectativa, porque até agora no save a diretoria sempre foi bem modesta no que esperou. Mas vamos ver o que acontece. Acho que se formos capazes de levar algum título, é o da Copa. Não nos vejo vencendo internacionalmente e nem sendo suficientemente constantes no topo para desbancar Dortmund e Bayern em um campeonato longo.

Em relação às mudanças, já adianto que as coisas começaram bem, mas logo desandaram... Em breve posto as próximas atualizações, aí vai dar pra ver bem isso.

O Sven fez sua parte no clube, mas não fazia sentido manter por mais tempo. Já foi uma exceção contratar um jogador tão velho, não iria renovar o contrato dele de jeito nenhum - e o salário que ele pedia ajudou a firmar ainda mais a decisão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

Bom pessoal, estamos de volta com os jogos de julho e agosto.

 

Os Resultados

IFK Gotemburg 0x3 Darmstadt – Liga Europa, 3ª rodada de qualificação - ida

A temporada esse ano começou mais cedo, com um jogo ainda em julho. Apesar de ainda estarmos em meio à preparação, o adversário era fraco e já dominávamos a partida na primeira etapa. A segunda começou já com uma expulsão, e aí o caminho para a goleada se abriu. Deveria ter sido até mais.

 

Darmstadt 2x0 IFK Gotemburg – Liga Europa, 3ª rodada de qualificação - volta

cU0R6HnNAr4TjYQpkRijCoIcGesDP1bbQX08YJRL

No primeiro jogo oficial em nosso novo estádio, fizemos a lição de casa. Não jogamos nenhuma maravilha, mas com a vantagem do primeiro jogo é natural que a equipe reduzisse o ritmo.

 

FT Braunschweig 0x5 Darmstadt – Copa da Alemanha, 1ª eliminatória

Novamente enfrentamos uma equipe amadora na primeira rodada da copa. Vencemos com a facilidade que era esperado. Destaque para o hattrick de Peralta.

 

Darmstadt 6x2 Rosenborg – Liga Europa, play-off de qualificação – ida

MWq0M42KrZLcFhuJVf8eXE6fcRnS-Fn1gSe5mhiL

O jogo começou parecendo fácil. Com trinta minutos já haviamos balançado a rede três vezes, em jogadas praticamente iguais – Argueta driblando pela direita e cruzando para D'Angelo, na segunda trave, fuzilar as redes. Só que depois do terceiro gol nos desligamos do jogo, e os noruegueses encostaram no placar. Mas Argueta e D'Angelo estavam simplesmente sensacionais. Mesmo antes do intervalo, ainda houve tempo para mais uma assistência de Argueta e outro gol de D'Angelo. Quatro assistências de Argueta para quatro gols de D'Angelo. Em quarenta e cinco minutos.

Na segunda etapa a equipe empilhou chances, mas não colocou elas na rede. Até que, no final, D'Angelo e Argueta coroaram suas exibições – com uma assistência e um gol, respectivamente.

 

Darmstadt 5x1 Hannover – Bundesliga, 1ª rodada

WnElsQQlXd1PWA8W0_YhLT42kaWGkutqmqwZ90mm

Mesmo com uma equipe recheada de reservas, dominamos a partida com facilidade. Ainda contamos com Mancinelli em noite inspirada – o que resultou em um belo hattrick.

 

Rosenborg 1x2 Darmstadt - Liga Europa, play-off de qualificação – volta

Com a situação já decidida fizemos um jogo sonolento. Mesmo assim, empilhamos chances perdidas – poderia muito bem ter sido uma goleada.

 

Augsburg 0x3 Darmstadt – Bundesliga, 2ª rodada

Abrimos o placar cedo na partida. Depois disso, passamos a sofrer com as subidas do lateral direito do adversário, que estava em noite inspirada. No intervalo resolvi apelar e colocar uma marcação completamente voltada a anular o jogador. Na verdade não achei que ia dar certo, mas funcionou. O Augsburg não soube alterar sua forma de jogo e acabou dominado.

 

As Competições

Bundesliga:

APPQ9htzCJcTT1CKO_1v1zHGXlloxTI0asXV9UJn

Somos o primeiro colocado! Tá, foram só dois jogos, mas é bom ver que Dortmund e Bayern já tropeçaram - aliás, os bávaros parecem estar tendo dificuldades com seu novo treinador, Pako Ayestarán. Sem Guardiola, o time já empatou com o Ingolstadt na Bundesliga e precisou das penalidades para vencer o Paderborn (da 2ª Bundesliga) na Copa da Alemanha.

 

Copa da Alemanha:

WJd2kt8t2z9-fxpFFhZFHXXUsHJkl2365GTLfQyu

Depois de uma primeira eliminatória tranquila, vamos agora enfrentar o Hoffenheim. Não demos muita sorte no sorteio - esperava jogar pelo menos mais uma rodada antes de encarar uma equipe da mesma divisão. E ainda será fora de casa. Por outro lado, o Hoffenheim é uma equipe da segunda metade da liga, então temos toda a obrigação de vencer.

 

Liga Europa:

c5nGvl8oUrIYu7sWS-UbAZP2--9haquvDAgXkJGL

Passamos sem maiores danos pelas qualificatórias. Para a fase de grupos, enfrentaremos adversários razoáveis. O Valencia deve complicar mais as coisas, mas acredito que consiga passar pelo Bologna e o Kortrijk não deve causar nenhum problema. Também aqui considero passar de fase obrigação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Início muito bom de temporada até o momento.

Na Copa, é obrigação passar, como você falou, mas todo cuidado é pouco. Acho que o Hoffenheim pode ser um adversário mais complicado do que Bologna e Kortrijk na Liga Europa. No torneio continental, creio que deve conseguir a classificação sem dificuldades e talvez até mesmo superar o Valencia - o que seria ideal em busca de um melhor sorteio no mata-mata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bigode. disse:

Início muito bom de temporada até o momento.

Na Copa, é obrigação passar, como você falou, mas todo cuidado é pouco. Acho que o Hoffenheim pode ser um adversário mais complicado do que Bologna e Kortrijk na Liga Europa. No torneio continental, creio que deve conseguir a classificação sem dificuldades e talvez até mesmo superar o Valencia - o que seria ideal em busca de um melhor sorteio no mata-mata.

Vou discordar: não conheço bem o nível do Bologna, mas acho que eles tendem a ser mais complicados que o Hoffenheim - os alemães fazem parte do grupo de baixo da Bundesliga, não são uma equipe tão boa assim aqui no save. O que pode complicar mais as coisas é que contra o Hoffenheim é jogo único né. Por isso concordo que precisamos de cuidado e que pode acabar sendo o jogo mais complicado.

De resto, também acho que conseguimos a classificação. Passar o Valencia é o que vamos buscar, mas se passar em segundo também está bom.

Valeu por acompanhar e comentar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me atualizando aqui..

Bem, já havia lido sobre a queda de rendimento da temporada passada e fiquei surpreso. Menos mal que conseguiu uma vaga na EL.

Fez a limpa proposta e alguns casos conseguiu amarrar uma boa cláusula de venda. Já nas entradas, foi mais comedido (como já havia dito) e foi bem, o africano parece muito promissor.

Começou muito bem a temporada e, se não estou falando besteira, o ataque parece estar bem afiado. Mudanças táticas?

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, vinny_dp disse:

Me atualizando aqui..

Bem, já havia lido sobre a queda de rendimento da temporada passada e fiquei surpreso. Menos mal que conseguiu uma vaga na EL.

Fez a limpa proposta e alguns casos conseguiu amarrar uma boa cláusula de venda. Já nas entradas, foi mais comedido (como já havia dito) e foi bem, o africano parece muito promissor.

Começou muito bem a temporada e, se não estou falando besteira, o ataque parece estar bem afiado. Mudanças táticas?

Boa sorte.

A queda de rendimento me pegou de surpresa também. Já estava contando com a vaga na UCL e acabei me arrastando para a UEL. Mas enfim, ao menos jogaremos internacionalmente.

O propósito das vendas era mesmo fazer a limpa. Não ganhamos muito dinheiro. Espero que nos próximos anos entre alguma coisa dessas cláusulas de vendas futuras. Pior coisa é quando daí o jogador sai em final de contrato da equipe... Nas contratações, meu plano era não contratar ninguém (fora o zagueiro, que já havia fechado contrato antes de planejar isso), mas o Thango me pareceu bom demais para deixar passar. Espero que ele corresponda em campo à minha expectativa.

Sobre o começo, é isso mesmo que tu falou. Começamos bem e com um ataque em alta. Vários jogadores conseguindo constantemente ótimas atuações. Mudei de tática sim - antes jogava sempre mudando conforme o adversário, agora passei a utilizar uma tática mais fixa, com a ideia de ser a equipe que manda na partida. Expliquei um pouco a ideia em uma resposta ao ggpofm um pouco mais acima, vou copiar aqui o trecho relevante:

Citar

Até o momento, estamos sendo sempre a equipe reativa, que adapta completamente seu jogo ao adversário. Acho que isso funcionou bem em vários momentos, mas em mais de uma temporada apresentamos quedas bruscas no final e acho que isso é parte do problema - exige muito do jogador essa adaptação a diferentes táticas e modos de jogar o tempo inteiro, se alguma coisa sai do lugar é fácil desmontar tudo. Para o próximo ano o plano é (não que não possa acabar mudando, se não der certo, mas por enquanto a ideia é essa) montar um esquema um pouco mais fixo. Acho que já somos bons o suficiente para ser a equipe que manda no jogo na maior parte das partidas, que obriga o adversário a tentar resolver o problema. E talvez consiga resolver melhor o problema do ataque se focar em desenvolver uma tática em vez de alterar toda hora. 

Aí seguindo essa filosofia montei um 4-1-2-3 (ou 4-1-2-2-1 - jogamos com um volante, dois meias, dois pontas e um atacante). Nesses primeiros jogos a tática funcionou até melhor do que eu esperava.

 

Obrigado por comentar e acompanhar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo muito no começo, mas começar com duas vitórias é sempre bom.

Essa eliminatória da Copa da Alemanha pode ser traiçoeira. 

Dá para passar na Europa League, mas é preciso tomar cuidado com o Bologna, afinal é de um país forte e pode complicar. Ganhar do clube belga as duas partidas é obrigação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ggpofm disse:

Tudo muito no começo, mas começar com duas vitórias é sempre bom.

Essa eliminatória da Copa da Alemanha pode ser traiçoeira. 

Dá para passar na Europa League, mas é preciso tomar cuidado com o Bologna, afinal é de um país forte e pode complicar. Ganhar do clube belga as duas partidas é obrigação.

Acho que as vitórias se tornaram mais importantes graças ao tropeço dos adversários. Já largamos com dois pontos a mais que eles, praticamente.

Em relação à Copa da Alemanha, eu preferia um adversário de segunda divisão, mas acho que estou mais confiante do que os leitores aqui. Normalmente sou o mais pessimista, então deve ter algo errado :P

Sobre a UEL, vou tomar cuidado sim. Se vencer as duas contra os belgas (que como tu disse, é obrigação) acho que mais uma vitória contra o Bologna e um empate contra eles ou contra o Valencia devem ser suficientes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

Bom pessoal, de volta estamos com mais um mês da temporada 2022/2023. Desta vez vamos ver como a equipe esteve em setembro, após o bom começo de campeonato. Também vou falar um pouco sobre a parte tática da equipe.

 

Os Resultados

Darmstadt 2x1 Ingolstadt – Bundesliga, 3ª rodada

Antes do jogo disse à imprensa que nossa equipe iria buscar vingar a derrota humilhante que sofremos perante o Ingolstadt na temporada passada. E quando começou o jogo, mostramos que estávamos mesmo animados. Com quatro minutos, o jogo já estava dois a zero. Continuamos empilhando chances, mas não acertamos mais a rede – especialmente por conta do goleiro adversário, que foi escolhido o melhor em campo. O gol do Ingolstadt em sua única chegada com perigo – graças a um erro individual de Filé – deixou as coisas mais tensas, mas a vitória foi totalmente merecida.

 

Bologna 1x2 Darmstadt – Liga Europa, fase de grupos – 1ª rodada

SG_Wty9DwpABhlMpuFPO14fP-UvD4_5NiUawXMvM

Parecia um replay do jogo anterior. É verdade que demorou mais para abrirmos o placar, mas dominamos da mesma forma a primeira etapa, empilhando chances não convertidas. Depois diminuímos o ritmo, levamos um gol no primeiro ataque do adversário e deixamos o jogo desnecessariamente tenso.

 

Borussia Mönchengladbach 1x2 Darmstadt – Bundesliga, 4ª rodada

Devido ao cansaço dos jogadores e algumas pequenas lesões, acabamos enviando uma equipe com apenas dois titulares a campo – Belmonte e Assis. Os primeiros trinta minutos foram um massacre do Gladbach. Acabei trocando a equipe para um 4-5-1 em linha e com funções bem mais defensivas. Melhoramos e a partida se tornou quase equilibrada por algum tempo – nesse período marcamos nossos dois gols. Depois o Gladbach retomou totalmente o controle e deveria ter vencido a partida.

 

Darmstadt 3x3 Werder Bremen – Bundesliga, 5ª rodada

PttlFVn0PnY2EnraTry2muPDpYQjuIzQfXeVVf3Y

Novamente com boa parte dos titulares, dominamos completamente a primeira etapa. Aos 35 minutos, quando o Werder Bremen finalizou pela primeira vez, já havíamos chutado nove vezes, sendo quatro delas em gol – e dessas, duas balançaram as redes. Mas como em jogos anteriores, deixamos o adversário marcar com facilidade – dessa vez, na sua segunda chegada ao ataque. Ainda fizemos mais um, mas levamos outro em falha individual de posicionamento e, aos 88 minutos, um gol de bola parada. Um empate muito frustrante.

 

Leverkusen 2x0 Darmstadt – Bundesliga, 6ª rodada

No primeiro grande teste de nosso esquema, contra um concorrente direto pelas vagas continentais, ele falhou. Tivemos dificuldades para criar oportunidades. Na defesa, mais uma vez levamos gol em uma jogada completamente boba. Para piorar tudo, Belmonte fez um pênalti infantil e foi expulso. Por curiosidade, destaco que o Leverkusen não fez uma falta sequer em todos os noventa minutos.

 

Darmstadt 1x1 Valencia – Liga Europa, fase de grupos – 2ª rodada

FCEbOVv7rDW-QlkX6CTc5FTkxzf2rCV547hoi_V6

Tudo parecia indicar que a partida, equilibrada, seria decidida pela bola parada que resultou no gol adversário. Mas no último lance da partida Timo Horn não conseguiu segurar a cabeçada de Mancinelli, e Belmonte aproveitou o rebote para igualar. Empate merecido.

 

As Competições

Bundesliga:

dBU7-OwSpv50w2b9tBy-irRqq7pX-sD5TfpS6ocK

Se o começo havia sido muito bom, agora já pioramos um pouco. Conseguimos duas vitórias, um empate e uma derrota no mês - justamente contra um adversário direto. É verdade que não podemos esperar vencer todas contra o Leverkusen ainda, mas esses pontos podem nos custar caro ao final. Além disso, não fiquei nada satisfeito com a forma como jogamos contra eles. Já contra o Werder Bremen o grande problema foi a nossa incapacidade em defender.

De todo modo, continuamos bem próximos da liderança e com alguma distância para o quarto colocado. Destaco o Bayern, que amarga a 9ª posição, com apenas uma vitória nas últimas cinco partidas. Parece que esse não será mesmo o ano deles.

 

Liga Europa:

7wU7VlpEgJggOTCNWKt9-uBu-0WYI974jd3bS6kV

Vencemos o Bologna fora de casa. Resultado que pode ser decisivo para a classificação. O empate com o Valencia também é uma ótima notícia. Se fizermos o dever contra os belgas nos próximos dois jogos já chegaremos a dez pontos - e provavelmente a classificação estará muito próxima de garantida.

 

A Tática

Para essa temporada, decidi fazer uma modificação substancial na filosofia tática da equipe. Com exceção do começo do save, onde o material humano à minha disposição era muito fraco para iniciar qualquer coisa mais elaborada, minha abordagem tática foi sempre extremamente reativa. Minha forma de encarar a parte tática começava por observar qual a tática que os adversários utilizavam e quais seus pontos fortes e fracos para então montar a minha tática - que podia variar de um 4-1-4-1 contra-atacar para um 4-2-3-1 controlar ou mesmo um 3-2-2-1-2 atacar. A flexibilidade tática da equipe foi sempre o ponto de destaque durante esses anos, e acho que em vários momentos isso funcionou muito bem, ganhando pontos para nós por dificultar ao adversário saber como reagir.

Porém esse tipo de abordagem tem seus problemas. As alterações constantes de forma de jogar exigem muito dos jogadores. Eles precisam conhecer seus companheiros bem o suficiente a ponto de serem capazes de entender seu lugar em campo em situações totalmente diversas entre si. Recentemente, tenho pensado que essa talvez possa ser parte da explicação para nossas frequentes quedas de rendimento na parte final das temporadas. Com o desgaste dos jogadores e uma ou outra alteração que acabo tendo que fazer por lesão alguns detalhes de nossa máquina - especialmente na linha defensiva - não funcionam mais perfeitamente. E mesmo um pequeno detalhe pode acabar desmontando todo o sistema quando a cada jogo a equipe atua de uma forma diferente do jogo anterior. Além disso, fica mais difícil identificar qual é o ponto que saiu do lugar no esquema se no jogo seguinte já estamos utilizando uma abordagem totalmente diferente.

Outra questão importante é que a abordagem que eu vinha utilizando é, como já mencionei, reativa - ela precisa que o adversário proponha qual o tipo de jogo que será jogado, para então reagir a isso. Com uma equipe de tamanho médio, essa ideia funciona bastante bem. Mas o Darmstadt já começa a fazer parte do grupo dos melhores da liga. Passamos então a enfrentar adversários que não estão dispostos a fazer qualquer tipo de jogo de sua parte - que ficarão muito felizes se a situação não sair de um impasse onde nenhuma equipe se dispõe a propor qualquer coisa.

Considerando esses aspectos, decidi que era hora de mudar a forma de abordar a parte tática. Meu objetivo para essa temporada é montar uma tática base para a equipe - claro, ainda faremos modificações para contrariar ameaças específicas ou explorar pontos fracos do adversário, além de eventualmente alinhar outras formações se o jogo assim exigir. Mas quero que a equipe passe a ter uma base com a qual todos jogadores estejam bem acostumados, para que saibam o que é esperado de cada um deles e que seja mais fácil identificar algo que venha a dar errado. Também quero que a equipe passe a ser a equipe que propõe a forma de jogo, que impõe sua tática e faz o adversário se adaptar a ela, e não o contrário.

Feita essa explicação sobre a mudança de filosofia, vamos à tática propriamente dita que montei para esse começo de campeonato. Foi com ela que jogamos nesses primeiros meses. Ainda não estou inteiramente satisfeito - o jogo contra o Leverkusen me preocupou bastante, assim como a defesa contra o Werder Bremen -, mas vou tentar trabalhar em cima do que tenho aqui.

DXk1CBeoqV-B5GeHzYe-wvAY71aA2eRmxgqR8MJR

A formação é um 4-1-2-2-1. É uma formação que contém praticamente tudo que eu gosto de ter em uma equipe - linha de quatro na defesa, um volante, um armador, utiliza pontas e um só atacante.

Nas instruções, nossa mentalidade básica é controlar, pois é exatamente isso que quero que a equipe faça - que seja a equipe a controlar o jogo e definir as ações. A linha defensiva foi colocada mais para a frente como parte da ideia de dominar o campo e diminuir o espaço. Como jogamos com defesa alta, pedi aos jogadores para utilizarem o impedimento a seu favor.

Em relação ao comprimento de jogo, escolhi razoavelmente largo por entender que permite a equipe abrir o campo sem que os jogadores fiquem excessivamente longe uns dos outros. Essa é, porém, a instrução que mais frequentemente altero, conforme a situação da partida e a forma de marcação do adversário.

A instrução de enfrentar defesa foi colocada porque a equipe vinha tendo muita dificuldade nas últimas temporadas em passar por defesas bem postadas. Tenho um grupo de jogadores tecnicamente qualificado e por isso achei uma boa ideia permitir que eles tentem desmontar o adversário com jogadas individuais se necessário. A mesma lógica de tentar desmontar a marcação adversária é o que me fez marcar a instrução de mover-se das posições.

A formação mais fluída é uma adição recente. Havia começado com a equipe jogando de forma flexível, mas achei que estávamos permitindo muitos ataques dos adversários. Com ela, pretendo que nossos jogadores se aproximem ainda mais, diminuindo o espaço de forma a impedir esses ataques.

Feita a explicação das instruções, queria falar um pouco das funções dos jogadores:

Goleiro e linha defensiva: Não tem nada muito especial aqui. Uma linha de quatro normal, com laterais que apoiam o jogo - não gosto de laterais defensivos, mas também não quero laterais ofensivos em uma equipe que joga com dois pontas.

Volante: Além de fazer a proteção à zaga, nosso volante é o jogador responsável pela primeira saída de jogo e, o mais importante, é para ser o homem que reorganiza a posse de bola quando enfrentamos algum adversário mais recuado, recomeçando a jogada no outro flanco ou tentando alguma bola enfiada. Pensei em utilizar um armador recuado, mas achei que haveria muito conflito com as funções do armador avançado, por isso fiquei com o volante.

Armador Avançado: Se posicionando um pouco mais à frente do volante, sua função é também participar da distribuição do jogo, mas de uma forma já mais incisiva - não quero que ele apenas inverta o lado do jogo e reinicie as jogadas, e sim que se foque bastante em enfiar a bola para o outro meia ou para um dos três jogadores de frente.

Meia Central: Um aspecto que notei que faltava a minha equipe em outras temporadas era a chegada de um jogador do meio de campo à frente. Com um meia central em atacar, espero que a equipe tenha sempre uma opção de passe por volta da entrada da área. Quero que o jogador seja uma força ofensiva importante, fazendo assistências e gols por conta própria.

Pontas: Dois pontas que tem a função de receber a bola nas partes mais abertas do campo, driblar a marcação e cruzar para a área. Coloquei o ponta esquerda mais ofensivo para que ele possa também aparecer na área para finalizar, enquanto que o ponta direito deve buscar a bola um pouco mais atrás e se focar na parte dos cruzamentos.

Atacante Completo: O jogador de frente da tática tem a função, claro, de colocar a bola na rede. Mas além disso quero que ele participe do jogo, ajudando a criar jogadas quando o armador avançado e/ou o meia central ainda não tiverem chegado bem à frente.

 

As Infraestruturas

g8gTF_DRNNjm9EFBsp2QsmawIXWsWPUCfqj0XZ89

Uma notícia um pouco menos relevante, mas o Darmstadt fechou nova parceria com outra equipe. Dessa vez, acordamos com os franceses do Grenoble Foot 38 que alguns jovens do clube poderão passar um tempo treinando em Darmstadt - possibilitando também que os de mais futuro passem a integrar nossa base daqui para a frente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza cara? Estava acompanhando as últimas postagens do seu save e quero primeiramente dar os parabéns pelo que você tem feito no time (melhor eu não tentar escrever o nome sem olhar :v). Estou olhando sua tática e estou tentando pensar como que o time vai funcionar, e isso me deu alguns pensamentos de acordo com o que li aqui no fórum, junto algumas coisas que vi jogando o FM, e comecei a pensar como funcionaria o armador avançado apoiar na sua escalação. Explico: Eu geralmente utilizo um armador recuado podendo ser tanto defender quanto apoiar, e um área-a-área apoiando ou defendendo, dependendo das habilidades de ambos, com o AA sendo o Meia-atacante com função atacar. Minha dúvida é: Será que esse AA não pode estar ocasionando alguns erros na tática expondo o time na hora de levar os gols?

Só peço compreensão se não tiver nada haver uma coisa com a outra. Jogo o FM a algum tempo, mas nunca me atentei as táticas como atualmente.

E bom save para você... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Abner Zultanslki disse:

Beleza cara? Estava acompanhando as últimas postagens do seu save e quero primeiramente dar os parabéns pelo que você tem feito no time (melhor eu não tentar escrever o nome sem olhar :v). Estou olhando sua tática e estou tentando pensar como que o time vai funcionar, e isso me deu alguns pensamentos de acordo com o que li aqui no fórum, junto algumas coisas que vi jogando o FM, e comecei a pensar como funcionaria o armador avançado apoiar na sua escalação. Explico: Eu geralmente utilizo um armador recuado podendo ser tanto defender quanto apoiar, e um área-a-área apoiando ou defendendo, dependendo das habilidades de ambos, com o AA sendo o Meia-atacante com função atacar. Minha dúvida é: Será que esse AA não pode estar ocasionando alguns erros na tática expondo o time na hora de levar os gols?

Só peço compreensão se não tiver nada haver uma coisa com a outra. Jogo o FM a algum tempo, mas nunca me atentei as táticas como atualmente.

E bom save para você... :)

Primeiro, obrigado pelo elogio :) Quanto à tática, acho que a tua observação faz todo o sentido sim.

Minha ideia com o Armador Avançado era que a equipe já possui o volante, então jogar com um armador recuado acabaria sendo redundante na hora de construir o jogo (pois os dois ocupariam com frequência espaços parecidos) e na defesa a proteção por parte do volante seria o suficiente. Na prática, porém, o time ficou mesmo muito exposto na defesa.

Eu na verdade já joguei um pouco mais do que postei aqui, quis aproveitar o final das férias pra dar uma adiantada. Acabou que também percebi que essa função não estava sendo boa para a equipe, e troquei ela. Mas levei vários jogos pra perceber, se tivesse teu comentário antes teria me poupado alguns maus resultados.

Obrigado por acompanhar e pelo comentário :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu iria responder antes, mas estava em aula (li parte na hora do intervalo e as funções do posicionamentos no começo do segundo horário), por isso não escrevi antes. Também pensei que o fato de um ponta estar atacando poderia dar problemas na formação da linha de 4 na parte defensiva (pensei nisso agora), mas a do AR AA foi mais cedo a percepção. E estamos aí acompanhando as postagens... Bom jogo... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Abner Zultanslki disse:

Então, eu iria responder antes, mas estava em aula (li parte na hora do intervalo e as funções do posicionamentos no começo do segundo horário), por isso não escrevi antes. Também pensei que o fato de um ponta estar atacando poderia dar problemas na formação da linha de 4 na parte defensiva (pensei nisso agora), mas a do AR AA foi mais cedo a percepção. E estamos aí acompanhando as postagens... Bom jogo... :)

Hmm, por que tu acha que o ponta pode dar problema na linha defensiva? O ponta é algo que ainda utilizo - não sempre, acabei mudando também, mas em alguns jogos tenho usado ele dessa forma ainda, e não me pareceu problemático. Mas talvez eu não tenha prestado atenção no ponto certo. Enfim, que tu acha que pode dar errado nessa parte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Danut disse:

Hmm, por que tu acha que o ponta pode dar problema na linha defensiva? O ponta é algo que ainda utilizo - não sempre, acabei mudando também, mas em alguns jogos tenho usado ele dessa forma ainda, e não me pareceu problemático. Mas talvez eu não tenha prestado atenção no ponto certo. Enfim, que tu acha que pode dar errado nessa parte?

Então, acho esse uma coisa mais minha, por achar que o ponta atacar não "volta" tanto quanto o ponta apoiar, visto que o lateral teria mais responsabilidade na marcação do que com o ponta apoiar. Mas sendo sincero, nunca testei o ponta atacar (pelo menos não lembro), então não posso afirmar com qualquer razão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Abner Zultanslki disse:

Então, acho esse uma coisa mais minha, por achar que o ponta atacar não "volta" tanto quanto o ponta apoiar, visto que o lateral teria mais responsabilidade na marcação do que com o ponta apoiar. Mas sendo sincero, nunca testei o ponta atacar (pelo menos não lembro), então não posso afirmar com qualquer razão.

Ah, entendi. Realmente, ele volta menos. Mas aí tem as modificações conforme a situação de jogo. Só deixo ele solto lá na frente se o adversário ataca com apenas um jogador pela ponta. Se o lateral também sobe, coloco o ponta para fazer marcação individual sobre ele. Assim ele persegue o jogador adversário por todo o campo. Se ainda assim estiver tendo problemas, aí recuo ele mesmo. A tática que tá ali é só a base, mas sempre que precisa eu mudo ela para me ajustar ao adversário :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Danut disse:

Ah, entendi. Realmente, ele volta menos. Mas aí tem as modificações conforme a situação de jogo. Só deixo ele solto lá na frente se o adversário ataca com apenas um jogador pela ponta. Se o lateral também sobe, coloco o ponta para fazer marcação individual sobre ele. Assim ele persegue o jogador adversário por todo o campo. Se ainda assim estiver tendo problemas, aí recuo ele mesmo. A tática que tá ali é só a base, mas sempre que precisa eu mudo ela para me ajustar ao adversário :)

Valeu pela dica, porque vou utilizar ela. Estou pensando em fazer um save na frança, e estou pesquisando alguma tática para montar. E tenho que aprender mas sobre as ordens condicionais antes da partida... Mais uma vez parabéns pelo save e agradeço pelas dicas também... Bom jogo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Abner Zultanslki disse:

Valeu pela dica, porque vou utilizar ela. Estou pensando em fazer um save na frança, e estou pesquisando alguma tática para montar. E tenho que aprender mas sobre as ordens condicionais antes da partida... Mais uma vez parabéns pelo save e agradeço pelas dicas também... Bom jogo...

Obrigado :) Qualquer coisa que quiser discutir da parte tática, estamos aí. E vê se não te anima a contar esse save por aqui também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI
  • GG. unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
×
×
  • Criar Novo...