Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI


Danut

Posts Recomendados

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

 

Tempos sombrios, parte dois: a tragédia de um clube

Não foi só o presidente do Darmstadt quem sofreu com a ascensão do novo regime. Como comumente ocorre quando regimes autoritários assumem o poder, toda e qualquer organização democrática na sociedade passou a ser vista como uma ameaça à ideologia que se tentava impor. Criou-se então uma política de equiparação (Gleichschaltung), que visava transformar toda a Alemanha em um espelho do modelo adotado em seus postos máximos.

Para os clubes de futebol, isso representou a extinção de suas estruturas anteriores. Em Darmstadt, o resultado foi a substituição do modelo democrático, com conselho deliberativo, semelhante ao que hoje é comum na maior parte dos clubes, por um modelo que seguia o “princípio do líder” (Führerprinzip), com o poder concentrado na mão de um único homem. Em razão da mudança, diversos membros da diretoria do clube acabaram por abandonar seus postos – agora esvaziados de poder deliberativo.

Em 1938, nova alteração na vida dos clubes locais: como parte do plano para controlar a vida dos cidadãos em todos os aspectos, o regime nazista decide pela extinção de grande parte dos clubes esportivos existentes, forçando sua fusão em grandes entidades criadas pelo regime – e que, portanto, seguiam integralmente a política nazista. Para a cidade de Darmstadt, foi criada “Comunidade para Educação Física de Darmstadt” (GfL Darmstadt, no original abreviado), que devia abrigar todos os clubes de futebol – e também de outros esportes – da região. O SV Darmstadt, porém, continuava a tentar manter seu posicionamento distante do regime. Com a resistência de seus membros, o clube conseguiu ser o único da cidade a evitar a fusão, mantendo sua independência.

 

nRzzDlM.jpg

O cartaz da final do campeonato alemão, entre Schalke e Admira, ilustra bem a apropriação dos esportes pela propaganda nazista

 

A independência, porém, custou caro ao clube. Imediatamente foram cortados todos os incentivos financeiros que o Darmstadt recebia do estado alemão, o que resultou em um período de estagnação esportiva. Além disso, o avanço da guerra e os constantes chamamentos de soldados para o front de batalha resultavam em alterações na escalação da equipe a cada jogo.

Em setembro de 1944, o último golpe foi dado no futebol do SV Darmstadt. No dia nove daquele mês, os britânicos da Força Aérea Real nº 5, sob o comando do Marechal Arthur Harris, realizaram um enorme bombardeio contra a cidade, dentro de sua política de exterminação dos civis alemães ao final da guerra¹. Segundo alguns historiadores, o bombardeio de Darmstadt foi uma espécie de grande ensaio para o grande bombardeio em Dresden (o maior da II Guerra), devido à semelhança topográfica das localidades. Certo é que o ataque resultou na morte de cerca de 11 mil pessoas (10% da população da cidade), deixando ainda por volta de 65 mil sem residência. Com 78% da cidade destruída – incluindo a totalidade de seu centro histórico –, a prática esportiva tornou-se impossível, e o SV Darmstadt 98 foi obrigado a fechar as portas.

 

TG92wlD.jpg

Parte do centro de Darmstadt após o bombardeio britânico

 

 

1 – Os bombardeios britânicos do mesmo grupo também atingiram as cidades de Dresden, Kassel, Braunschweig, Pforzheim, Hamburg, Stuttgart e Würzurg. Em todos os casos, os alvos eram civis – no caso de Darmstadt, as únicas instalações que poderiam ter algum interesse militar, como a estação de trem, estavam longe da área atingida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

Bem, depois de uma pausa relativamente longa e de um post sobre a história do clube durante a segunda guerra mundial (ver acima desse post aqui), hora de voltar os olhos para o campeonato alemão novamente. Para quem não lembra mais, na última atualização o Darmstadt superava expectativas na primeira divisão, aparecendo em um excelente 6º lugar na tabela. Agora é hora de ver como o time se saiu na primeira parte do segundo turno.

 

Os Resultados

Darmstadt 0x0 Hamburg – Bundesliga, 18ª rodada

Novamente nosso ataque decepcionou. Dominamos por completo a segunda etapa, rondamos a área do Hamburg o tempo inteiro, mas não teve jeito de fazer o gol. Um mau resultado contra o penúltimo colocado da liga.

 

Stuttgart 3x2 Darmstadt – Bundesliga, 19ª rodada

IqwA8F4.png

Fizemos um primeiro tempo horrível e tivemos sorte em levar só dois gols. Para a segunda etapa, joguei o time todo para a frente buscando mudar alguma coisa. Funcionou e empatamos a partida, com um tanto de sorte. Só que aí o Stuttgart voltou a acordar e dominar o jogo. Nos últimos quinze minutos, tentei segurar o resultado, mas um chute de longe do adversário resolveu a partida no minuto final. Apesar de dolorida, a derrota foi merecida.

 

Darmstadt 2x2 Werder Bremen – Bundesliga, 20ª rodada

Uma partida muito ruim da defesa. Para piorar, criamos muitas chances, mas novamente falhamos na finalização das jogadas. Outra partida que a equipe deveria ter vencido, mas novamente não consegue. São agora seis jogos seguidos sem vencer, e a boa forma do começo da temporada parece ter se acabado.

 

Borussia Mönchengladbach 5x0 Darmstadt – Bundesliga, 21ª rodada

hlPDh0q.png

Alguma coisa deu muito errado na virada de ano. Nossa defesa simplesmente não se acha mais em campo. Os jogadores pareciam estar bêbados, deixavam o Gladbach chegar de todas as formas imagináveis e finalizar sempre de posições perigosas. É verdade que tivemos azar em duas jogadas onde acertamos a trave, mas quem leva cinco gols não pode se importar com isso.

 

Darmstadt 1x1 Mainz – Bundesliga, 22ª rodada

Outra exibição terrível da defesa. Tivemos sorte que o adversário esteve em um péssimo dia e que a trave nos salvou no último minuto, senão seria outra derrota para a conta.

Uma coisa que não poderia deixar de destacar na rodada, apesar de não ter nada a ver com o Darmstadt: o Ingolstadt, 16º colocado na tabela, derrotou o Borussia Mönchengladbach – o mesmo que nos goleou por 5 a 0 na última rodada – por um placar bem conhecido pelos brasileiros, 7 a 1. Para ter uma ideia do que isso significa, o Ingolstadt só conseguiu marcar mais de dois gols em uma partida em um único outro jogo de todo o campeonato. A seleção da semana refletiu bem o bom jogo deles.

 

Bayern München 5x0 Darmstadt – Bundesliga, 23ª rodada

Novamente sofremos uma goleada vergonhosa. O Bayern chutou a gol cinco vezes na partida, e marcou as cinco. Nosso time, por outro lado, não conseguiu chutar a gol uma vez sequer durante toda a partida. A situação está desandando, e muito rápido.

 

Darmstadt 0x0 Schalke – Bundesliga, 24ª rodada

LXXQWoj.png

Perdi a paciência com Gastón Silva. O jogador havia chegado para resolver nosso ponto mais fraco, que era a lateral esquerda, mas o número de gols por aquele lado aumentou consideravelmente desde que passei a utilizá-lo. Com o retorno de Holland a defesa melhorou substancialmente. Não levamos gol e, em um dia de mais sorte, teríamos vencido a partida. É só um jogo e um pouco cedo para dizer que esse era o problema, mas com certeza Holland terá seu lugar no onze inicial no próximo jogo.

 

Köln 1x0 Darmstadt – Bundesliga, 25ª rodada

No duelo das más fases, foi o Darmstadt quem continuou a sua. Com esse jogo, são já 11 jogos sem vitória, e até mesmo a zona de rebaixamento começa a se aproximar novamente. Nosso ataque continua não existente, e a defesa, apesar de um pouco melhor do que nos jogos anteriores, continua não demonstrando a solidez que se espera dela.

 

Darmstadt 0x1 Freiburg – Bundesliga, 26ª rodada

9eBYpNC.png

Não pude acreditar no que vi em campo. Jogando em casa contra a pior equipe do campeonato, o Darmstadt dominou os noventa minutos, mas em nenhum momento pareceu capaz de qualquer ideia diferente no último terço do campo. Não oferecemos real perigo ao Freiburg uma única vez, mesmo jogando o time com tudo para a frente desde o começo da segunda etapa. Aos 87 minutos, Petersen conclui belo contra-ataque para afundar completamente o Darmstadt na crise.

 

A Tabela

cVxAm2K.png

Bem, o que falar? O time não vence desde a 12 rodadas, não tem mais sinal nenhum daquele time que jogou acima de todas as expectativas durante o primeiro turno. Sinceramente, não consigo identificar onde está o problema – não conseguimos mais ter nenhuma criatividade no ataque, nossa defesa aceita tudo que vem na sua direção. O 13º lugar é a pior posição da equipe desde que começou o campeonato, e nossos olhos estão agora completamente voltados para o rebaixamento, que volta a assombrar – ainda não atingimos os 35 pontos que eram o objetivo mínimo no começo da temporada. Nesses doze jogos, foram 7 gols marcados e 20 sofridos. Estou muito decepcionado com o que acontece em campo, e o pior é não ter nem ideia de onde está o problema. Espero conseguir logo os pontos necessários para fugir do rebaixamento, e então vou me concentrar em montar a equipe para a próxima temporada, porque essa já foi perdida.

 

A Base

dMgt7Zu.png

Nova fornada de jovens, nova decepção. Se quisesse jogar esse save por um período muito mais longo, eu definitivamente precisaria resolver isso. Por enquanto a direção sempre negou os pedidos de melhoria da base, e o resultado está aí. Precisamos dar um jeito de contratar bem, porque da base não vai vir ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fase tá bem ruim, espero que consiga melhorar, um outro rebaixamento seria péssimo.

Ia ser bom conseguir alguns bons jogadores formados no clube , pena que não é sua prioridade, mas até que faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Rebaixamento voltou a assombrar com força,  só 4 dos playoffs. Mas pelo que a equipe mostrou na temporada ela deve conseguir se manter na elite. Na próxima temporada alguma coisa terá de ser feita. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, bruno introvertido disse:

Caramba que traga que o time entrou, já mudou a tática para ver ser melhora?

Cara, já tentei um pouco de tudo. Usar o mesmo time do semestre anterior, ignorando completamente os reforços novos, mesmo que supostamente melhores, para ver se é questão de entrosamento. Jogar com vários reforços novos para ver se é porque a forma de jogar tava manjada já. Jogar só pelo empate, todo mundo atrás. Jogar com dois atacantes. Jogar pelo meio, jogar pelos lados. Eu não sei mesmo o que deu tão errado. Não acho que o time era tão bom quanto o sexto lugar antes indicava, ele era meio enganoso, mas a fase tá muito pior do que eu podia sonhar que seria.

 

2 horas atrás, RTORRES27 disse:

A fase tá bem ruim, espero que consiga melhorar, um outro rebaixamento seria péssimo.

Ia ser bom conseguir alguns bons jogadores formados no clube , pena que não é sua prioridade, mas até que faz sentido.

Eu acho que não vamos ser rebaixados, isso seria demais para um time que conseguiu 27 pontos só no primeiro turno. Mas vamos ficar bem perto parece. Provavelmente nem consiga cumprir o objetivo de não brigar contra o rebaixamento, o que já é péssimo o suficiente. Agora, se acontecer o apocalipse e for rebaixado, realmente, seria horrível. Meu time seria completamente desmontado (quase todos jogadores tem cláusulas de rescisão em caso de rebaixamento em valores baixíssimos). Seria recomeçar o save do zero, quase.

Sobre os jogadores formados no clube, faz parte da proposta do save modernizar o time - aumentar equipe de preparadores, de observação, melhorar instalações. Só que a diretoria sempre vetou as melhorias para jovens, e daí a única opção seria tornar isso um foco do save, negociando com eles para colocar o desenvolvimento de jovens como uma filosofia do clube. Mas aí pensei que a) se a diretoria tá vetando sempre, então é mais realista eu parar de insistir (tipo que o novo treinador chegou com o projeto de modernizar o clube, mas a diretoria vetou esse pedaço, então fizeram só o resto) e b) talvez o save fique mais interessante justamente por não ter jovens a quem recorrer. Assim o Darmstadt é o time pobre da liga que tem que se virar para encontrar jogadores bons e baratos por aí. Acaba sendo um desafio a mais.

E além de tudo, meu próximo save aqui na área, se tudo der certo, vai ser tipo o do @Andreh68, só com jovens da base mesmo. Então vou deixar para focar nisso em outro save.

Mas que dá vontade de chorar quando vejo que o melhor jogador da base não tem potencial nem para esquentar o banco, dá.

 

15 minutos atrás, Jio Freed disse:

  Rebaixamento voltou a assombrar com força,  só 4 dos playoffs. Mas pelo que a equipe mostrou na temporada ela deve conseguir se manter na elite. Na próxima temporada alguma coisa terá de ser feita. 

É, a coisa tá feia mesmo. Ainda jogamos contra Hertha e Ingolstadt. Se perder dos dois, aí fica MUITO complicado. Mas a campanha vinha sendo tão boa que não consigo acreditar que o time vá realmente ser rebaixada. Acho que temos qualidade demais para isso, mesmo que a campanha horrível indique o contrário.

Eu ficaria muito contente se em alguma temporada conseguisse regularidade, fazendo bons jogos nas duas metades. Parece que quase sempre meus times desandam na segunda parte, não sei o porquê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a parte histórica e aí dá para entender como a instituição sofreu durante o regime nazista e também com os bombardeios dos Aliados. Mais adiante devemos ver como será o ressurgimento do clube, não é mesmo?

Seu receio de  queda de desempenho se concretizou não é mesmo? A queda se tornou vertiginosa a partir da primeiras rodadas do returno. Geralmente a solução para situações como essa é conservadora. Pegar os jogadores com melhor condição física e com moral menos baixa que tiver e não colocar pressão nos jogadores nas palaestras antes, durante e depois das partidas e também manter a consistência tática, nada de invenções nesse momento.

Boa sorte para as últimas rodadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com o GIlson em relação a melhor fórmula para sair dessa draga, é hora de simplificar, tentar retirar a pressão dos jogadores e apostar nos melhores fisicamente e nos que estão mais aptos às posições, ou até, mudar a tática para explorar os setores mais fortes. Diretoria que não pensa na base é assim mesmo, uma pena não poder recorrer a nenhum moleque para dar sangue novo, apesar, que este momento também não é o mais propício. Sorte e que dê a voltar por cima o quanto antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/02/2016 at 10:45, ggpofm disse:

Muito boa a parte histórica e aí dá para entender como a instituição sofreu durante o regime nazista e também com os bombardeios dos Aliados. Mais adiante devemos ver como será o ressurgimento do clube, não é mesmo?

Seu receio de  queda de desempenho se concretizou não é mesmo? A queda se tornou vertiginosa a partir da primeiras rodadas do returno. Geralmente a solução para situações como essa é conservadora. Pegar os jogadores com melhor condição física e com moral menos baixa que tiver e não colocar pressão nos jogadores nas palaestras antes, durante e depois das partidas e também manter a consistência tática, nada de invenções nesse momento.

Boa sorte para as últimas rodadas.

Eu gostei de ler dessa parte histórica também, nunca tinha ido atrás da história dos clubes durante a guerra. Esses bombardeios britânicos do final da guerra foram um crime contra a humanidade, mas ninguém toca muito no assunto porque do outro lado tavam os alemães né, mas eles destruíram dezenas de cidades alemãs sem qualquer importância militar, foi um negócio bem pesado.

Sobre o ressurgimento do clube, infelizmente eu não achei muita informação além de "no ano tal o clube voltou a funcionar". Talvez tenha, vou dar mais uma pesquisada antes de escrever a próxima parte, mas acho que vou pular os anos 50 e 60 e focar na estreia do time na Bundesliga mesmo, e as consequências disso.

Sobre a situação do clube no campeonato: eu nunca odiei tanto estar certo. Achava mesmo que a forma era insustentável, mas a queda foi maior que poderia prever. Eu não sei o que faço de errado, talvez entre em pânico muito rapidamente e troque demais a equipe/tática, não sei. Alguma coisa claramente eu faço, porque quase toda temporada meus times no FM começam a piorar muito depois da metade da temporada, é bem comum isso pra mim. Próxima vez que acontecer vou me forçar a ser conservador, ver se dá certo.

 

Em 15/02/2016 at 10:57, Generator disse:

Que doideira essa continuação da temporada. O time vinha bem mas o caldo desandou feio e agora a água tá quase batendo na bunda. Boa sorte para o final da temporada.

Pois é, quem diria que a coisa ia ficar assim? Logo mais posto atualização, e vai dar pra ver que a situação ficou feia mesmo, até o final da temporada.

 

Em 15/02/2016 at 14:46, Jirimias disse:

Tô com o GIlson em relação a melhor fórmula para sair dessa draga, é hora de simplificar, tentar retirar a pressão dos jogadores e apostar nos melhores fisicamente e nos que estão mais aptos às posições, ou até, mudar a tática para explorar os setores mais fortes. Diretoria que não pensa na base é assim mesmo, uma pena não poder recorrer a nenhum moleque para dar sangue novo, apesar, que este momento também não é o mais propício. Sorte e que dê a voltar por cima o quanto antes.

Eu tentei um pouco de tudo, nada pareceu funcionar. Talvez devesse tentar menos coisas, pegar um plano e insistir com ele. Não sei. Algo faço errado, isso é certo, mas não consigo descobrir o caminho :(

Sobre a base, no meio dessa temporada realmente não me ajudaria muito ter bons jovens. Mas no longo prazo a situação é complicada quando se é um time pequeno, de baixo orçamento, e nunca chega ninguém na base. Especialmente porque to achando muito difícil vender jogadores nesse FM, nunca chegam propostas decentes pelos meus aqui. Por isso até to em dúvida se vou conseguir cumprir o objetivo de conquistar um título nacional sem estender esse save muito mais do que eu gostaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

Hora de ver o que aconteceu com o Darmstadt no final da temporada. Para quem não lembra, fizemos um grande primeiro turno, chegando a sonhar com liga europa, mas recentemente o time vinha em uma crise pesada, e mesmo o rebaixamento não parecia mais algo impossível.

 

Os Resultados

Augsburg 2x2 Darmstadt – Bundesliga, 27ª rodada

Finalmente nosso ataque produziu alguma coisa. Já nem lembrávamos mais como é estar na frente no placar, e mostramos que não sabíamos mesmo lidar com a situação: imediatamente na sequência levamos o empate, sem sequer tocar na bola entre o reinício da partida e o gol. No fim das contas, um jogo bastante igual e o empate é provavelmente o resultado mais justo.

Após o jogo, Gastón Silva veio falar comigo dizendo que gostaria de encerrar seu empréstimo, pois não estava jogando tanto quanto esperava. Como eu também achei que o jogador não apresentou em campo o que eu esperava, concordei com o pedido.

 

Darmstadt 1x0 Hertha BSC – Bundesliga, 28ª rodada

n0HOa7j.png

Um jogo feio, ruim, mas finalmente voltamos a vencer. Três pontos importantíssimos, especialmente porque o Hertha é no momento o time que vai para o play-off de rebaixamento – e uma vitória deles os colocaria um ponto atrás do Darmstadt. Agora o rebaixamento já parece afastado.

 

RB Leipzig 3x0 Darmstadt – Bundesliga, 29ª rodada

Não estivemos tão mal quanto o resultado indica, ao menos até o segundo gol. Criamos chances e com um pouco de sorte poderíamos até ter saído na frente. Depois o time desanimou de vez e só ficou esperando acabar o jogo.

 

Wolfsburg 1x0 Darmstadt – Bundesliga, 30ª rodada

Limitamos bem o número de chances do Wolfsburg, mas o famoso cruzamento na segunda trave acabou conosco. Mais uma derrota para a conta.

 

Darmstadt 1x1 Ingolstadt – Bundesliga, 31ª rodada

sHEH52e.png

Jogamos muito melhor do que o Ingolstadt o jogo inteiro. A opção por uma tática ofensiva pareceu ser acertada. Mas quando a fase é ruim, não tem o que fazer. Um erro de posicionamento de nosso lateral direito permitiu ao adversário cabecear livre e empatar o jogo. Ao menos evitamos que o Ingolstadt nos passe na tabela.

 

Borussia Dortmund 3x0 Darmstadt – Bundesliga, 32ª rodada

Como era de se esperar, não fomos capazes de fazer frente ao segundo melhor time da liga. Tentei inovar de novo na tática e o resultado foi outra goleada.

 

Darmstadt 1x2 Bayer Leverkusen – Bundesliga, 33ª rodada

7FVPVnC.png

Antes do jogo chamei a equipe para uma palestra, tentando motivá-los a vencer e nos garantir na primeira divisão. Parecia ter dado certo, entramos com muita vontade em campo e marcamos logo aos dez minutos. Mas um chute de 35 metros de distância de Lars Bender e uma jogada onde Bellarabi driblou três defensores resolveram a partida para o adversário. Uma derrota muito dolorida, porque foi, de longe, nosso melhor jogo no ano. Mesmo o treinador adversário reconheceu que fomos a melhor equipe em campo.

 

Hoffenheim 3x2 Darmstadt – Bundesliga, 34ª rodada

Se me dissessem isso quando enfrentamos o Hoffenheim no final do outro turno, eu não acreditaria, mas a verdade é que fomos para o jogo com possibilidades reais de cair para o play-off de relegação. Uma derrota nossa e uma vitória do Hamburg bastariam, pois perdemos nos critérios de desempate. Assim como contra o Bayer Leverkusen, o time entrou em campo motivado, e com doze minutos abrimos o placar. Mas assim como contra o Bayer, permitimos a virada – dessa vez ainda no primeiro tempo.

No intervalo olhei nervoso para o resultado do jogo do Hamburg. 1 a 0 contra eles. Ótimo. Mas os próximos 45 minutos seriam decisivos. Aos 51, uma boa jogada de Rodríguez – em seu último jogo no Darmstadt depois de tantas temporadas – acabou quando ele foi derrubado dentro da área. Akpom cobrou e igualou tudo. Mas a situação ainda era tensa. O Hoffenheim estava melhor em campo. Quando pareceu que finalmente conseguimos equilibrar as coisas, Matheus Alessandro e Lemina fizeram uma combinação horrível em cobrança de falta e deram o contra-ataque para o adversário. Rodríguez se viu novamente envolvido, só que dessa vez em um pênalti na meta errada. 3 a 2 Hoffenheim. Fiz a última alteração, coloquei mais um atacante. Tentamos com tudo buscar o empate, mas o adversário controlava o jogo com tranquilidade. Aos 77 minutos veio a notícia: o Hamburg havia empatado. Só mais um gol. Um gol nosso e nos livrávamos do rebaixamento. Um gol deles e o Darmstadt escreveria história novamente – dessa vez com a derrocada mais incrível de um time da Bundesliga. Os minutos foram passando. 85 minutos, o Darmstadt chega no ataque, Emond dribla bem a marcação e rola para Akpom. Ele chuta tirando do goleiro, mas manda pela linha de fundo. Não dava para perder essa chance. 90 minutos, só falta os acréscimos. Tento descobrir se o jogo em Hamburg acabou, mas ninguém sabe informar. Final de jogo. Os jogadores me olham, desesperados. Olho para o celular. Final de jogo em Hamburg. 1 a 1.

Nos livramos dessa vez, mas não havia clima para comemorar. Hora de contabilizar mortos e feridos e preparar-se para a próxima campanha. Que todos esperam que seja mais tranquila.

 

 

A Tabela

heIN0fr.png

Escapamos, mas por muito pouco. O time conseguiu a façanha de vencer um jogo nos últimos vinte, acho que nunca vi uma série negativa tão grande surgir assim, quase do nada. Tentando olhar pelo lado positivo, ainda estamos na primeira divisão, e na próxima temporada todos começam com zero pontos novamente. Queremos fazer muito melhor, e potencial para isso o time tem.

 

Os Prêmios da Temporada

ocyvdgH.png

Não queria ser o responsável por escolher a equipe da temporada, porque com o que esse time jogou deve ter sido muito difícil escolher onze jogadores para isso. O destaque positivo do ano é mesmo Carlos Argueta. O jovem ponta direita mostrou que não tem só potencial, é capaz de fazer bastante coisa já agora para ajudar a equipe. Mas não é um homem que possa carregar o time nas costas, e quando as coisas começaram a ficar ruins ele definhou junto com o resto. Por outro lado, esperava bem mais de Fede Vico, que não assumiu a responsabilidade e quase não teve participação em gols na segunda parte do ano – suas assistências foram todas na primeira parte. E também dos atacantes, claro – Matheus Alessandro até marcou um gol agora no final, encerrado quase dez horas de jejum, mas Emond parece que não marca desde que começou a temporada.

 

Os Próximos Passos

Hora de sentar e tentar ver o que precisa mudar na equipe. Precisamos de um atacante, isso é certo. E também alguém para a lateral esquerda. Resolvendo essas duas situações emergenciais, o resto da equipe não é ruim, na verdade. Acho que se encontrar um esquema tático mais funcional o time pode voltar a apresentar bons resultados. Ainda tenho que olhar mais à fundo, talvez acabe decidindo contratar mais gente, mas não parece que esse seja o problema.

Quanto à saídas, iremos perder Francisco Rodríguez e Chuba Akpom. O primeiro finalmente deve ser aproveitado pelo Wolsfburg, enquanto que o segundo não fez o suficiente para justificar sua contratação em definitivo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita, que final de temporada tenso D: felizmente as equipes que estavam lá em baixo tbm vacilaram e o Darmstadt conseguiu a permanência na Bundesliga. Tens agora um LONGO trabalho pela frente, na minha opinião o ideal é fazer uma análise tática do FM 16 muito bem ponderada e reformular o plantel na medida do possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, El Magro disse:

Eita, que final de temporada tenso D: felizmente as equipes que estavam lá em baixo tbm vacilaram e o Darmstadt conseguiu a permanência na Bundesliga. Tens agora um LONGO trabalho pela frente, na minha opinião o ideal é fazer uma análise tática do FM 16 muito bem ponderada e reformular o plantel na medida do possível.

Nem me fala. Nunca imaginei que ia ter que ficar olhando o resultado de outro jogo para decidir tudo desse jeito. O trabalho tá só começando, realmente, o time tem muito a melhorar. Mas não acho que o plantel precise de uma reformulação muito grande, temos jogadores bons dentro de nossas possibilidades de pagamento (para a nova temporada, o orçamento subiu MUITO, só que a previsão já é, agora, que o time leve prejuízo, então quero evitar gastar mais). Fora uma ou outra posição, o problema parece ser com o treinador mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Final de temporada medonho. A sorte é que o desempenho na primeira metade da temporada foi bastante sólido para evitar uma queda direta. Porém foi por um triz.

Agora é ver o que deu errado e tentar corrigir para a nova temporada. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time sentiu no final da temporada e sorte que o primeiro turno tinha sido bom.

Acho que vc já aprendeu a lição e vai reforçar o time e esse problemas provavelmente não deve ocorrer mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita, o time sobreviver na bacia das almas, pelo que você falou o problema e tático, você não acha que os jogadores podem está sendo colocados fora de função?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que soem as cornetas!!!

Pois é, não há como não colocar novamente na sua conta a queda tão vertiginosa de desempenho da equipe a partir da virada no ano. Não conseguiu recuperar o time e parecia bastante perdido no que fazia, praticamente gastando todo o crédito que havia conseguido com a torcida na primeira metade da temporada. E aí, qual é sua verdadeira face? A que conseguiu colocar o Darmstadt entre os melhores da Bundesliga ou a que quase levou o clube novamente para a 2ª divisão?

Se levarmos em conta que você disse que a equipe precisa apenas um atacante e de um lateral esquerdo, não há como não colocar toda a responsabilidade do desempenho ruim sobre seus ombros.

Fim da cornetagem. :P

Que dureza, hein? Mas que bom que conseguiu escapar do rebaixamento e isso é o mais importante de tudo e a única coisa que realmente importava, pois com os recursos que o clube receberá poderá fortalecer ainda mais a equipe e aí poderá e deverá fazer uma campanha mais aceitável. Gosto dessa ralação. Força para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor que podia acontecer para você era o fim da temporada. Difícil explicar o que aconteceu para o time ter uma queda de rendimento tão grande do primeiro para o segundo semestre. Acredito que vai precisar reforçar bem o elenco para não sofrer na próxima temporada, pois escapou do rebaixamento por muito pouco. Teve mais sorte do que juízo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2016 at 12:53, Generator disse:

Final de temporada medonho. A sorte é que o desempenho na primeira metade da temporada foi bastante sólido para evitar uma queda direta. Porém foi por um triz.

Agora é ver o que deu errado e tentar corrigir para a nova temporada. Boa sorte.

Medonho demais, realmente. Pior que não sei muito bem o que aconteceu, se soubesse estaria em uma situação bem mais tranquila para a nova temporada...

De todo modo, obrigado pelo desejo de sorte, acho que vou precisar.

 

Em 19/02/2016 at 14:11, RTORRES27 disse:

O time sentiu no final da temporada e sorte que o primeiro turno tinha sido bom.

Acho que vc já aprendeu a lição e vai reforçar o time e esse problemas provavelmente não deve ocorrer mais.

Queria ser tão otimista, mas considerando que ainda não sei o que é que deu tão errado, não sei se aprendi a lição não... Sobre reforços, o time não é ruim - não é nenhuma maravilha, mas tá dentro de nossas possibilidades, não conseguimos trazer nomes muito melhores não. A mudança maior deve ser tática mesmo.

 

Em 19/02/2016 at 14:14, LuanCRf81 disse:

Foi por pouco, mas sobreviveu. O importante agora é pensar e analisar o que pode ser feito para que os mesmos erros não venham a ser cometidos nessa temporada.

Por muito pouco mesmo. Mas agora começa tudo de novo, espero que dessa vez o time faça melhor. E que o treinador não erre tanto...

 

Em 19/02/2016 at 17:33, bruno introvertido disse:

Eita, o time sobreviver na bacia das almas, pelo que você falou o problema e tático, você não acha que os jogadores podem está sendo colocados fora de função?

Então, eu não sei muito bem o que deu errado. Tento colocar os jogadores sempre em funções que eles sabem fazer bem, eventualmente coloco algum numa função que não é a ideal dele, mas sempre só coisas que para mim fariam sentido. Pelos resultados tá claro que eu fiz merda né, mas não sei bem o que...

 

Em 22/02/2016 at 12:56, ggpofm disse:

Que soem as cornetas!!!

Pois é, não há como não colocar novamente na sua conta a queda tão vertiginosa de desempenho da equipe a partir da virada no ano. Não conseguiu recuperar o time e parecia bastante perdido no que fazia, praticamente gastando todo o crédito que havia conseguido com a torcida na primeira metade da temporada. E aí, qual é sua verdadeira face? A que conseguiu colocar o Darmstadt entre os melhores da Bundesliga ou a que quase levou o clube novamente para a 2ª divisão?

Se levarmos em conta que você disse que a equipe precisa apenas um atacante e de um lateral esquerdo, não há como não colocar toda a responsabilidade do desempenho ruim sobre seus ombros.

Fim da cornetagem. :P

Que dureza, hein? Mas que bom que conseguiu escapar do rebaixamento e isso é o mais importante de tudo e a única coisa que realmente importava, pois com os recursos que o clube receberá poderá fortalecer ainda mais a equipe e aí poderá e deverá fazer uma campanha mais aceitável. Gosto dessa ralação. Força para a continuação.

hahahahaha, quando postei a atualização tinha certeza que ia vir corneta da tua parte :P

Pois é, sei que vai na minha conta o que aconteceu. Quanto ao crédito com a torcida, gastei ele todo mesmo, com torcida e diretoria, minha situação de emprego ao final do ano era instável já. Sobre a verdadeira face, nem eu sei. Ainda tô por descobrir, talvez essa temporada dê a resposta...

A história do atacante e do lateral esquerdo é mais ou menos isso. Tipo, temos algumas posições que temos jogadores de nível "aceitável" para a primeira divisão, que não é exatamente o ideal. Mas também não temos dinheiro para conseguir gente melhor. Então o foco são as duas posições onde estamos abaixo disso. Aliás, a parte financeira é um problema. O time recebe bastante ao final da temporada, e com isso fechamos ligeiramente no positivo o ano, mas foi por pouco. A diretoria até liberou bastante dinheiro para a nova temporada, mas se eu gastar tudo que eles me liberaram o time vai estar obrigado a terminar entre os primeiros da liga para recuperar, então na prática eu não tenho muito como investir grandes quantidades, não. Logo mais posto quem contratei, e vai dar para ver que o foco são jogadores que podem dar retorno financeiro no futuro, porque é isso que o time pode fazer...

 

3 horas atrás, guigasparotto disse:

O melhor que podia acontecer para você era o fim da temporada. Difícil explicar o que aconteceu para o time ter uma queda de rendimento tão grande do primeiro para o segundo semestre. Acredito que vai precisar reforçar bem o elenco para não sofrer na próxima temporada, pois escapou do rebaixamento por muito pouco. Teve mais sorte do que juízo.

Pois é, tivesse mais um ou dois jogos e provavelmente o time seria rebaixado. Sorte que o campeonato alemão é mais curto que o inglês, por exemplo. A explicação para a queda de rendimento é algo que eu tô procurando encontrar ainda. E sobre os reforços, não acho que seja necessário reforçar muito, o time tem um nível razoável para a divisão - além disso, nem temos como subir muito a qualidade, falta a grana pra isso, então vamos ter que nos virar com alguns reforços pontuais e uma mudança tática mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o torcedor do Darmstadt ficou sem unhas de tanto roer nesse fim de temporada. rapaz, daria um filme.

Na mina mente vêm três opções para essa queda, pausa de inverno com uma preparação ruim, má distribuição tática do time e uma forma ruim de lidar com o moral do time. Você acha que pode ter sido uma delas ou acha que pode ter sido algum outro fator?

Espero que nessa próxima temporada você consiga manter a regularidade o ano todo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Jio Freed disse:

Acredito que o torcedor do Darmstadt ficou sem unhas de tanto roer nesse fim de temporada. rapaz, daria um filme.

Na mina mente vêm três opções para essa queda, pausa de inverno com uma preparação ruim, má distribuição tática do time e uma forma ruim de lidar com o moral do time. Você acha que pode ter sido uma delas ou acha que pode ter sido algum outro fator?

Espero que nessa próxima temporada você consiga manter a regularidade o ano todo.

 

Hmm, não sei muito como fazer a preparação de inverno, na verdade nunca prestei muita atenção nela. Mas não acho que ela seja tão importante a ponto de estragar desse jeito uma temporada, não. Acho que o problema foi tático e de não saber lidar com a queda mesmo (no sentido tanto de moral da equipe quanto de trocar muito de plano durante a segunda parte da temporada, não manter uma consistência de ideias).

Contanto que a regularidade seja de vitórias, é o que espero também :P Porque nossa primeira temporada do save também foi regular - perdemos para todos o ano inteiro e fomos rebaixados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem%20tiacutetulo2_zpsap4ynd9j.png

Temporada nova, vida nova. Ao menos, é isso que os torcedores do Darmstadt certamente estão esperando. Hora de ver o elenco que vai ter a tarefa de apagar os fracassos do ano anterior.

 

As Expectativas

4vR19dZ.png

As expectativas da direção para esse ano ficaram no mesmo nível do ano anterior. Evitar a briga pelo rebaixamento e atingir a terceira rodada da Copa. Ambos objetivos bem realistas e estou satisfeito com eles. Em relação aos orçamentos, ouve um aumento bem significativo, mas como já adiantei nas respostas aos comentários aqui no tópico, não pretendo gastar todo o valor porque as finanças do clube não estão tão bem assim. Prefiro tentar economizar agora e eventualmente gastar mais no futuro, quando tiver numa situação mais segura.

xiMOHr9.png

A imprensa por sua vez nos enxerga um pouco melhores do que no ano anterior. Ainda estamos no grupo dos que devem brigar contra o rebaixamento para os especialistas, mas já é um avanço em relação à expectativa do outro ano.

 

O Elenco

Entradas:

(Nome – posição – idade – valor / origem – salário anual – duração do contrato: comentário)

Neco – DC / DD – 20 anos – 800 mil / Coritiba – 388 mil p/a – 06/2024: A promessa do Coritiba é um jogador de grande capacidade de desarme e marcação, mas que deixa a desejar na parte física. Por isso, o plano é treiná-lo para jogar na lateral direita. Se der certo, pode ser um bom lateral defensivo no futuro.

Luterinho – DE, Ala (E) – 20 anos – 4,5 milhões (+500 mil em cláusulas) / Palmeiras – 638 mil p/a – 06/2024: A contratação mais cara da história do Darmstadt é uma aposta para a lateral esquerda. Um jogador de excelente resistência, forte e com boa capacidade de drible e marcação. Deixa um pouco a desejar na parte mental e pode evoluir a parte técnica, mas aos 20 anos mostra que pode ter um futuro brilhante pela frente. Chega com a pressão do valor gasto na contratação, mas não deve ser obrigado a corresponder já nessa temporada – a ideia é que a partir do ano seguinte o jogador seja utilizado mais frequentemente na equipe principal.

Marvin Plattenhardt – DE, Ala (E) / MC (E), MA (E) – 27 anos – 3,6 milhões / Hertha Berlin – 1,07 milhão p/a – 06/2023: A outra contratação para a lateral esquerda do Darmstadt também custou bastante caro para nosso padrões. Ao contrário do Luterinho, porém, Plattenhardt não é uma aposta para o futuro e esperamos que possa ajudar o time imediatamente. Vindo do rebaixado Hertha, o alemão é um jogador com atributos bem distribuídos e sem nenhuma grande fraqueza. Será o titular na lateral esquerda.

Carlos Vigaray – D (DC) / DE – 24 anos – 14 mil p/m empréstimo / Fiorentina – 613 mil p/a – 06/2020: O jogador chega para a reserva da lateral direita, onde com a saída de Ziminsky temos só um jogador no elenco capaz de fazer a posição. Não é nenhum grande jogador, mas deve cumprir bem a função de complementar o elenco.

Davide Faraoni – DD, Ala (D), MC (D) / MA (D) – 27 anos – empréstimo / Cesena – 375 mil p/a – 06/2020: Outro jogador emprestado para complementar o lado direito, embora deva ser utilizado mais frequentemente na ponta, onde nosso titular (Argueta) apesar de muito bom é um jogador que frequentemente apresenta problemas físicos. Mas pode eventualmente jogar na lateral também.

Leandro Belmonte – MC (C) – 19 anos – 850 mil / Rosario Central – 488 mil p/a – 06/2024: Mais uma promessa contratada para nosso meio de campo. Um jogador com grande capacidade de passe e a agilidade e visão de jogo necessárias para colocar a bola no lugar certo. De negativo, apenas sua incapacidade defensiva – não é um jogador em quem possa contar para segurar o ataque adversário. Mas considerando a idade e os valores envolvidos, acredito que se mostrará uma grande contratação.

Arnaud Lusamba – MA (C) / MC (DEC), MA (DE) – 22 anos – final de contrato / Nancy (FRA) – 1,17 milhão p/a – 06/2023: Contratado para o lugar de Señé, Lusamba promete ser uma grande melhoria na posição: é mais técnico, jovem e versátil. Deve precisar de um tempo de adaptação, mas é um jogador do qual espero muitas boas coisas.

Rafael – MA (C) / MC (C), CA – 18 anos – 3,2 milhões (+200 mil em clásulas) / Internacional – 500 mil p/a – 06/2024: Outra aposta que nos custou muito dinheiro, o brasileiro é um jogador extremamente técnico e ágil do qual espero muito no futuro. Por enquanto, deve ser apenas reserva, de modo a que tenha tempo de se adaptar ao futebol alemão, mas se conseguir se desenvolver e perder a mania de chutar de primeira pode ser parte integral do nosso jogo nas próximas temporadas.

Nikola Kalinic – CA – 31 anos – livre (antes na Fiorentina) – 1,17 milhão p/a – 06/2021: Apesar de estarmos dispostos a gastar um valor considerável em um bom atacante não foi possível encontrar ninguém que realmente acrescentasse à equipe e não exigisse um salário maior que metade da equipe somada. No fim das contas, fechamos com Kalinic. A ideia é ter um homem capaz de ter uma presença maior na área do que nossos atuais atacantes. Espero que dê certo.

 

 

Saídas definitivas:

(Nome (em negrito os mais importantes) – posição – idade – valor / destino: comentário)

Jesse Bertrams – Goleiro – 24 anos - de graça / De Graafschap: O goleiro cumpriu seu papel de reserva no Darmstadt, mas não mostrou capacidade de eventualmente brigar pela titularidade. Não teve seu contrato renovado e decidiu partir para o futebol holandês.

Ivan de Santis – DC – 22 anos – 75 mil (+50% do lucro da próxima transferência) / Wehen Wiesbaden: O zagueiro italiano não conseguiu passar de uma eterna promessa. Vai ter agora a chance de mudar o rumo da carreira na terceira divisão alemã. Saímos no prejuízo, mas ainda tenho esperanças que consiga ao menos zerar isso em uma venda futura.

Ahmed Touba – DE, Ala (E) / MC (E) – 21 anos – 105 mil (+30% do lucro da próxima transferência) / KV Kortrijk (BEL): Contratado como uma promessa barata para a lateral esquerda, Touba não teria mais espaço com a chegada de Luterinho, então foi liberado a encontrar outro clube no qual continuar a carreira.

Jay Ziminsky – DD – 22 anos – 4 milhões (+50% próxima transferência) / Marseille: O jovem lateral é um jogador com potencial para ser dos melhores do mundo na posição, mas infelizmente ele também sabe disso. Com só mais um ano de contrato, não havia forma de convencê-lo a sentar para negociar uma extensão do vínculo. Optamos por vender e garantir que levamos algum dinheiro com o negócio. Havia propostas ligeiramente superiores, mas a aposta é que logo algum time maior virá e levará o jogador dos franceses por um bom valor.

Josip Radosevic – Vol, MC (C) – 25 anos – 3,8 milhões (+1,45 milhão em clásulas e 30% do lucro da próxima transferência) / Werder Bremen: o volante croata chegou com muita pompa ao Darmstadt na metade do ano passado, mas fez só sete jogos muito ruins (média 6,67) e já começou a brigar porque não estava jogando o suficiente. Tudo que não precisamos no momento é de um elenco rachado, então decidimos nos livrar dele. Ao menos lucramos com a venda.

Jérôme Gondorf – Vol, MC (C) / MA (C) – 31 anos – final de contrato: foram 6 anos e exatamente 150 jogos com a camiseta do Darmstadt. Gondorf chegou quando o time disputava a terceira divisão, passou por 3 subidas de divisão e um rebaixamento. Era uma parte importante do vestiário, mas a algum tempo já não mostrava a mesma importância em campo.

Dylan Burns – MC (C) / DC – 21 anos – final de contrato: Outra aposta que infelizmente não deu certo, o jogador não teve um bom ano pelo Bochum na segunda divisão, o que nos fez concluir que jamais poderia ajudar o Darmstadt na Bundesliga.

Emanuele Ndoj – MC (C) / MC (DE) – 22 anos – 150 mil (+50% da próxima transferência)/ Dresden: Apesar de até ter se desenvolvido bem, Ndoj foi contratado quando o Darmstadt estava em outra realidade e não conseguiu subir o suficiente para disputar posição no time que temos atualmente. Vai jogar na segunda divisão e, se tivermos sorte, nos trará lucro em uma venda futura.

Tiago Rodrigues – MC (C) / MA (C) – 27 anos – 4,5 milhões (+20% da próxima transferência) / RB Leipzig: Outro jogador que chegou com muita expectativa nas costas em Darmstadt, mas não correspondeu. Até teve uma média aceitável (doze jogos, 7,08), mas reagiu muito mal a cada vez que era substituído ou sentava no banco. Tal como Radosevic, achamos melhor vender do que ficar com a bomba na mão.

Nathan Laze – MA (C) / MC (C), MA (E) – 23 anos – final de contrato: Contratado quando o Darmstadt tinha muito menos qualidade no elenco, até se desenvolveu para ser um jogador aceitável para a segunda divisão, mas isso já não serve mais para nossa equipe.

Josep Señé – MA (C) / MC (C) – 27 anos – final de contrato: o espanhol chegou para cobrir um buraco no elenco e fez muito mais do que isso nos seus dois anos em Darmstadt. Mesmo na primeira divisão, fez um trabalho bem aceitável, com média 7,01. Mas queria um aumento muito grande de salário para renovar, e achamos que era o momento de deixá-lo procurar novos desafios.

Florian Trinks – MA (C) / MC (EC) – 27 anos – 300 mil / Wehen Wiesbaden: Trinks teve um excelente primeiro ano no Darmstadt, mas a chegada de Señé e lesões fizeram com que perdesse muito espaço, tendo jogado só uma partida na última temporada. Era um dos maiores salários do elenco, então ficamos muito felizes que o jogador aceitou a transferência e saiu de nossa folha de pagamento. Já deveria ter sido vendido no começo da outra temporada.

Por fim, liberamos também um monte de jovens da base (28 no total), mas não vou falar sobre eles porque não interessa nem a mim.

 

Saídas por empréstimo:

iNNrhch.png

Dos emprestados, Frediani e Barba foram por não haver mais espaço na equipe para eles, e a esperança é que na próxima temporada possam ser vendidos por um bom valor. O restante dos jogadores ainda pode se desenvolver e assumir um papel relevante na equipe.

 

Com todas as mudanças, assim ficou o elenco do Darmstadt para a atual temporada. Para se ter uma ideia do nível dos jogadores, um jogador com 2,5 ou 3 estrelas é considerado "aceitável para a primeira divisão", enquanto que 3,5 ou 4 estrelas representam um nível "bom para a primeira divisão".

Ny3P2KD.png

 

Os Amistosos

9z9EYJo.jpg

Começamos enfrentando adversários maiores. A intenção era ganhar algum dinheiro e ver se éramos capazes de nos segurar contra equipes desse nível. Depois de ver que estamos um nível abaixo de Monaco e Roma, passamos a fazer amistosos de preparação para a temporada mesmo, contra equipes pequenas da região. Os resultados foram o esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só acho que ainda pode melhorar as contratações, especialmente ao voltar os olhos ao mercado europeu, que na minha opinião irá trazer newgens melhores e com preços mais em conta do que o mercado brasileiro e sul americano em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI
  • GG. unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
×
×
  • Criar Novo...