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MRT90 Brasil


Mrt90

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MRT90 Brasil 16.1

Competições incluídas:
- Brasileirão Séries A, B, C e D
- Campeonatos Estaduais (Primeira Divisão)
- Copa do Brasil
- Copa Sul-Minas-Rio
- Copa do Nordeste
- Copa Verde

 

Como baixar:

Clique e se inscreva neste link: http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=556334202

Ou procure por "MRT90 Brasil 16.1" no Steam Workshop.

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  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...

Infelizmente, essa versão do FM está com muitos bugs no Brasil.

Enquanto atualizava os estaduais, percebi que isso gerava erro de classificação para Copa do Nordeste e Copa Verde. Portanto, não é possível atualizar os estaduais, senão os times errados disputam essas competições

Porém, o pior de tudo são erros do próprio jogo. Tirando o fato de a maioria dos estaduais estar com formato desatualizado ou com erros no sistema de disputa, a Primeira Liga tem o Tupi e o Juventude, e os times que são eliminados na terceira fase da Copa do Brasil e deveriam estar na Sul-Americana não estão. Em um dos meus testes com o jogo limpo, uma vez o campeão da Copa do Brasil no ano seguinte entrou na Pré-Libertadores e também estava na primeira fase da Copa do Brasil.

Por todos esses erros que deixam tudo um pouco irreal, eu não penso em lançar mais nada para o FM este ano.

Uma pena.

Nos vemos no FM17. Ou não.

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7 horas atrás, Mrt90 disse:

Infelizmente, essa versão do FM está com muitos bugs no Brasil.

Enquanto atualizava os estaduais, percebi que isso gerava erro de classificação para Copa do Nordeste e Copa Verde. Portanto, não é possível atualizar os estaduais, senão os times errados disputam essas competições

Porém, o pior de tudo são erros do próprio jogo. Tirando o fato de a maioria dos estaduais estar com formato desatualizado ou com erros no sistema de disputa, a Primeira Liga tem o Tupi e o Juventude, e os times que são eliminados na terceira fase da Copa do Brasil e deveriam estar na Sul-Americana não estão. Em um dos meus testes com o jogo limpo, uma vez o campeão da Copa do Brasil no ano seguinte entrou na Pré-Libertadores e também estava na primeira fase da Copa do Brasil.

Por todos esses erros que deixam tudo um pouco irreal, eu não penso em lançar mais nada para o FM este ano.

Uma pena.

Nos vemos no FM17. Ou não.

Que pena, gostava bastante de suas ligas...

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    • LuizH
      Por LuizH
      Salve galera, com a inauguração da Diretoria de Conteúdo/Projetos, a Equipe de Criação/Tradução tem a felicidade de apresentar o seu primeiro trabalho. Trata-se de um artigo de autoria de Cleon1981 - atualmente um dos principais escritores sobre Football Manager - e publicado no site SI Sports Centre, que busca decifrar as características que levam à construção de um sistema ofensivo eficiente.
      O artigo, tendo em vista sua extensão, será dividido em duas partes. 
      Por fim, deixo aqui o agradecimento ao membro @Danut pela grande contribuição. 
      ----
      O que faz um bom atacante?
      Para garantir que você tenha um bom artilheiro a primeira coisa que é necessária é um jogador (ou vários jogadores) que possam prover ao atacante as chances para ele finalizar, ou que abram uma opção de passe, um espaço ou mesmo ocupem algum defensor adversário. Sem qualquer desses você terá dificuldades em conseguir um artilheiro que marque mais de 25 gols por temporada regularmente.
      Eu já mencionei alguns dos aspectos do que é necessário para criar um artilheiro, mas aqui vão outros:
      Passes; Suporte – jogadores que se apresentem como opção de passe; Espaço; Movimentação; Papéis; Funções; Movimentos preferidos do jogador. Em cada tática que crio, tento incorporar os elementos acima. Não é algo fácil de se fazer, mas também não é algo que deveria ser fácil. O importante é que através de bastante trabalho e tomando o tempo necessário para aprender como seu sistema funciona e o por quê, bem como corrigindo seus defeitos, então você pode fazer todo os itens listados funcionarem.
      Além disso, é importante notar que um ataque com dois jogadores difere muito de um ataque de um homem só ou de um com três homens. Em cada um deles, a forma com que serão jogados os passes e o suporte serão diferentes, bem como o espaço que eles usam e atacam. Por cima de tudo, os papéis e funções utilizados também determinam o tipo de suporte que um jogador precisa para ser bem sucedido. Um papel que é mais voltado para a criação, como um Camisa 10, um Falso 9 ou mesmo um Atacante Recuado, necessitará de jogadores que cheguem à sua frente, já que, embora possam também marcar gols, o foco desses jogadores é a assistência aos demais.
      Jogadores em uma função de suporte jogarão diferentemente daqueles em uma função de ataque e, com isso, também necessitarão de formas diferentes de passes e suporte. Eu espero com esse artigo explicar algumas dessas questões de forma mais aprofundada, para ajudar as pessoas em seus próprios saves.
      1.    Entendendo os papéis dos atacantes
      Para começar, eu pensei que seria uma boa ideia analisar os papéis dos atacantes de forma a tentar torná-los mais simples de compreender e afastar algumas das ambiguidades dos papéis, para que todos possamos entender o que cada papel fornece.
      Para mim, os papéis dos atacantes podem ser divididos em três grupos:
      Atacantes criativos; Atacantes de suporte; Atacantes de ataque. Alguns desses papeis podem se sobrepor a outros, especialmente com a alteração de uma função, mas eu ainda acredito que pensar em um papel como criativo, de suporte ou atacante, seja uma boa forma de entender um papel.
      1.1 Os papéis criativos
      Esses atacantes são criadores, então eles fazem parte do suporte da equipe. Isso significa que eles necessitarão de jogadores ao seu redor que possam finalizar as chances que eles criarem. Todos os atacantes desse tipo ligarão o jogo e proverão os demais jogadores com a bola – sejam eles meio campistas correndo à frente, jogadores abertos ou outros atacantes. Se você utilizar algum desses papéis então você deveria se preocupar em circundar o jogador com outros capazes de finalizar as chances ou, ao menos, papéis que permitam aos jogadores se movimentar para posições perigosas onde poderão receber a bola desses atacantes.
      1.1.1 O Atacante Recuado
      Esse papel é totalmente voltado à ligação de jogo e seu objetivo principal é prover uma ligação entre o meio de campo e o ataque. É um papel muito criativo e é comumente utilizado quando você não possui corpos suficientes na parte ofensiva do meio de campo. O Atacante Recuado recuará até esse espaço para prover a ligação bem como para  criar chances para seus colegas. Você deveria pensar em utilizar esse papel se tiver alguém mais voltado ao ataque ao seu lado, como um Centroavante ou um Oportunista. Ele também poderia ser utilizado se você tiver algum meio campista ofensivo que chegue muito à frente, como um Atacante Sombra. Ou mesmo com uma ameaça que venha das laterais, como um Segundo Atacante.
      Apoio – Com essa função o jogador será responsável por voltar bastante e ligar o jogo. Ele pode e irá marcar gols, mas criar chances e jogar para outros será seu foco principal nessa função.
      Ataque – Com essa função o jogador não irá voltar tanto quanto na função de suporte, e ele também será um pouco mais egoísta em relação a chutar ou buscar a chance ele mesmo.
      1.1.2 Camisa 10
      Você só pode utilizar esse papel com uma função de ataque, mas não deixe isto enganá-lo. Esse papel permitirá ao jogador voltar bastante para buscar o jogo, as vezes mais atrás do que qualquer outro papel de atacante. É também o papel mais criativo de todos e ainda que todo papel de atacante possa marcar gols, seus focos são puramente a criar chances para outros jogadores e encontrar o espaço para utilizar. Se for comparado ao Atacante Recuado, as principais diferenças são:
      Volta mais atrás; Se movimenta mais da posição; É mais criativo. Esses seriam os três pontos de maior destaque para mim e aqueles que fazem os dois papéis completamente diferentes entre si. O Camisa 10 irá se movimentar pelo campo constantemente e não tem realmente uma posição fixa. Ele irá se movimentar buscando criar e utilizar espaço, bem como criar chances para seus colegas. É um papel que funciona bem quando você possui jogadores correndo do meio de campo até posições avançadas ou com uma dupla de ataque onde o parceiro permaneça à frente no campo. Devido ao papel permitir bastante liberdade criativa e de movimentação é fundamental que você envie jogadores à frente ou possua jogadores posicionados de forma a tirar vantagem do estilo de jogo do Camisa 10. Se não, ele irá tentar resolver tudo por ele mesmo, e isso pode ser desastroso.
      1.1.3 Falso Nove
      Esse é outro papel que só está disponível com uma única função – no caso, suporte. No entanto, novamente, não se deixe enganar, já que esse papel é bastante agressivo. É ainda um papel de criação de jogo, mas também é bastante voltado ao ataque. A melhor forma de entender esse papel é pensar em um “criador/utilizador de espaço” e alguém que é criativo, mas egoísta se comparado com os outros papéis analisados até aqui, já que o Falso Nove gosta de chutar de longe com frequência.
      Embora o Falso Nove possa jogar como parte de uma dupla de ataque, ele é mais adequado a jogar como único atacante ou em sistemas que querem utilizar os jogadores mais abertos sem abrir mão de um atacante que possa ser perigoso na frente do gol. Uma ideia de utilização do Falso Nove seria um sistema que queira utilizar os Segundos Atacantes como parte integral do jogo. O Falso Nove recua, talvez arrastando a marcação consigo, o que por sua vez criaria o espaço para os Segundos Atacantes utilizarem.
      1.2 Os Atacantes de Suporte
      Esses se diferenciam dos atacantes criativos por não possuírem tanta liberdade criativa e movimentação. Não entenda isso como incapacidade de criar chances, no entanto, já que isso não é verdade e eles podem ser criativos e criar muitas chances para seus colegas. No entanto, sua forma de trabalhar é um pouco diferente já que eles costumam ter uma função mais específica em campo.
      1.2.1 Atacante Defensivo
      É possível dizer que muitos dos atacantes modernos possuem elementos do Atacante Defensivo em seu estilo de jogo. Esse papel foca em ameaçar e incomodar os defensores adversários e deixar-lhes pouco tempo com a bola para pensar ou realizar o passe. É um papel consideravelmente agressivo e envolve pressão frequente aos adversários.
      Apoio – Com essa função o jogador buscará pressionar a linha defensiva e o goleiro adversário, de forma a reduzir o seu tempo com a bola. Ele irá também perseguir bolas perdidas e sempre tentará pressionar o adversário.
      Defender – Com essa função o jogador ficará um pouco mais atrás e atacará os meias defensivos – ou meias centrais que voltem para buscar o jogo, como o Armador Recuado – do adversário.
      Esse papel funciona bem ao lado de atacantes voltados puramente para a marcação de gols ou com meias ofensivos, já que o Atacante Defensivo fará grande parte do trabalho duro por seus colegas. Embora não seja totalmente incomum utilizá-lo como atacante solitário, o Atacante Defensivo funciona melhor ao lado de outro atacante, de um meia ofensivo como o Atacante Sombra ou de um Segundo Atacante. Você provavelmente vai querer alguém puramente voltado ao ataque ao seu lado ou à sua frente para retirar o máximo desse papel, já que o jogador tende a roubar muitas bolas cedo e em posições bastante avançadas no campo.
      1.2.2 Jogador Alvo
      O bom e velho atacante físico que está focado em segurar o jogo, colocando a bola no caminho de outros e sendo, de forma geral, um grande incômodo para a defesa adversária. A desvantagem desse papel no Football Manager é que é um papel bastante estático e, além disso, os demais jogadores da equipe vão procurar utilizá-lo, então você pode esperar ver muitas bolas diretas e longas jogadas até ele constantemente. Se você quiser utilizar um sistema que faça bom uso dos armadores ou que se concentre de qualquer forma na posse de bola, então fique longe desse papel e utilize um Atacante Recuado no seu lugar. As bolas longas e diretas ao Jogador Alvo são um verdadeiro problema por vezes, e não há nada que se possa fazer sobre isso, devido a ser parte de como o papel está inserido no motor do jogo.
      Apoio – Com essa função o jogador segurará o jogo com mais frequência e utilizará sua força e presença aérea muito mais. Isso significa que ele tentará jogar a bola no caminho dos jogadores que estão à sua volta correndo para além dele.
      Atacar – Nessa função o jogador liderará a linha com mais frequência e procurará ocupar os defensores adversários e tornar-se um incômodo em geral. Isso pode criar espaços para seus companheiros.
      Esse papel funciona melhor em sistemas que estão montados para jogador de forma direta, buscando rapidamente o ataque ou que precisam afastar a bola da própria defesa e meio campo rapidamente para evitar a pressão do adversário. Ele requer jogadores que coloquem o Jogador Alvo no jogo e lhe ofereçam suporte, devido à falta de movimentação do papel.
      1.3 Atacantes de Ataque
      Esses são os papéis de atacantes que são mais regularmente marcadores de gols. Eles dependem fortemente de passes do restante da equipe e se você utilizar qualquer um desses papéis então você precisará descobrir como fará a bola chegar até eles e quais jogadores irão lhes oferecer suporte. Se não, os jogadores aqui listados podem ficar isolados durante boa parte do jogo, tornando-se mais espectadores do que participantes dos acontecimentos em campo.
      1.3.1 Atacante Completo
      Esse papel combina formas de jogar de todos os papéis disponíveis e provavelmente poderia ter sido colocado em qualquer das categorias acima. No entanto, ainda acredito que eles são mais matadores do que criadores ou suporte. Não me entenda errado, eles fazem todas essas coisas, mas ainda os vejo mais como finalizadores do que qualquer outra coisa.
      Apoio – Com essa função o jogador recuará da linha ofensiva e procurará se movimentar e ligar o jogo, bem como procurará criar chances para si mesmo ou outros.
      Atacar – Com essa função o jogador liderará a linha ofensiva e fará tudo que ele pode, seja jogar de forma criativa, segurando a bola, criando espaço e assim por diante.
      Esse papel pode ser utilizado em praticamente qualquer formação e estilo de jogo. No entanto, pode ser um papel muito exigente e por isso necessitar de um jogador específico para que seja possível executar o papel eficientemente.
      1.3.2 Centroavante
      Só é possível utilizar esse papel com uma função de ataque. É um jogador que é o ponto focal do ataque e que irá também perseguir a bola e pressionar o goleiro e a defesa adversários a partir de posições avançadas no campo. É um jogador que permanece bastante avançado no campo e não volta para buscar o jogo.
      Esse papel funciona melhor em um sistema que tenha gente capaz de criar as chances atrás do atacante ou em uma dupla de ataque onde o outro jogador seja um dos jogadores mais criativos que já listamos. Se você utilizar esse papel, você deve esperar que o jogador seja um dos principais artilheiros da equipe. Se isso não ocorrer, então você tem um sério problema nos passes e no suporte.
      1.3.3 Oportunista
      Outro papel que somente pode ser utilizado em uma função de ataque. Esse papel é puramente voltado à finalização de jogadas, sendo também um que depende fortemente do tipo de passe que recebe. O Oportunista fica em cima da defesa adversária e não se movimenta muito, exceto se o papel for customizado com instruções individuais. Sendo assim, ele necessita de um fluxo constante de suporte e passes para funcionar e não se tornar um mero espectador. Se os passes forem cortados ou se ele for bem marcado então ele não oferecerá nada ao seu jogo e será como jogar com dez homens.
      O Oportunista não funciona bem como atacante isolado devido ao que mencionei acima. No entanto, em um sistema que jogue no contra-ataque ou na defensiva isso não é sempre um problema. Mais detalhes sobre o assunto podem ser encontrados na série sobre o 3-4-3 defensivo que fiz nesse blog anteriormente (Nota: está no blog, que foi a fonte para essa tradução, infelizmente por enquanto só em inglês mesmo).
      2.    Sistemas incoerentes
      Nos últimos meses eu tenho visto uma série de posts falando sobre suas formações e como os jogadores tem dificuldade em marcar gols ou criar chances. Bem, você não pode ter um sem o outro, então o que você precisa é utilizar um sistema que permita aos jogadores receberem o suporte que eles precisam. O que eu fiz foi olhar alguns sistemas postados nos fóruns e usar suas táticas como exemplos nessa parte.
      Aqui está a primeira formação. Ignore os jogadores e o time, já que eles não importam. O que queremos analisar é a formação e as instruções utilizadas.

      A pessoa que utilizou essa formação pensou que esse era um sistema lógico e bem balanceado, mas só de olhar a imagem eu já posso ver diversos problemas aqui. O 4-1-2-2-1 é uma formação bastante defensiva por si só devido à utilização de um meia defensivo. E no caso temos, no meio de campo, um Meia Central Defender que jogará de forma bastante cautelosa e recuando com frequência à parte defensiva do meio de campo. Ao seu lado, temos um Meia Recuperador de Bolas, que joga de forma bastante agressiva e pressiona bastante os adversários. Esse papel é voltado a incomodar os adversários então já podemos ver que não há suporte chegando à frente pelo meio. O meio de campo é muito negativo – para que jogar com um meia com mentalidade defensiva se já se está utilizando um meio campista defensivo (independentemente do papel escolhido para o jogador nessa posição)?
      O foco de ataque, portanto, será no atacante e nos dois jogadores abertos. Esses três jogadores serão responsáveis pela criação e por marcar os gols – o que, com os papéis atualmente selecionados, dificilmente ocorrerá de forma consistente. Vamos analisar alguns exemplos do que eu quero dizer:

      Na imagem acima pode se ver o problema destacado quando estamos atacando. Não se tem nenhuma movimentação ou penetração pelo centro, todas as opções estão nas laterais e isso nos confronta com dois grandes problemas:
      Como fazemos a bola chegar às laterais de forma a utilizar o suporte? O que acontece quando a bola chegar às laterais, quem oferecerá o suporte então? Na imagem, já estamos na lateral, então a não ser que o jogador troque o jogo de flanco sua única outra opção é passar a bola ao Ponta. Se o Ponta receber a bola, o que ele fará com ela? Com essa função, seu jogo é voltado em chegar à frente e cruzar a bola para a área. No entanto, isso nos apresenta um outro problema: não temos um atacante com um papel que permita a ele jogar dentro da área – a tática utiliza um atacante em um papel e função que fazem com que ele recue da linha ofensiva. Então para quem o ponta poderá passar a bola? Ele não tem nenhum suporte pelo centro devido ao sistema ser excessivamente cauteloso.
      Devido à falta de jogo pelo meio, o Ponta se desloca para o meio de modo que o Lateral tem que ir à frente com a bola e ficar ao lado do Ponta, em vez de criar uma situação de sobreposição no flanco.

      No caso, os dois meias centrais deveriam estar vindo à frente com tudo para oferecer suporte, especialmente em um sistema que utiliza um atacante isolado em uma função de suporte, sem qualquer meia ofensivo que ofereça o suporte. O Ponta recuou e buscou o meio em vez de abrir o jogo como destacado. Então mesmo que o Lateral que está com a bola consiga cruzar para a área, não há ninguém para quem ele possa mirar a bola. O adversário deve conseguir lidar facilmente com qualquer ameaça de um cruzamento em quase todos os casos desse tipo.
      Agora vamos ver o que acontece mudando apenas um pequeno detalhe?

      Outro lado do campo nesse exemplo, mas já é possível ver como os meias centrais estão jogando de forma muito mais avançada. Isso me dá duas novas possibilidades de passe nas partes mais avançadas do campo, aliviando a pressão no Segundo Atacante e no Atacante Completo. Além disso, significa que estamos tentando fazer os jogadores se aproximarem do Atacante Completo e ligar o jogo, em vez de deixar tudo nas mãos do atacante. Isso com apenas duas mudanças básicas:
      O Meia Central com função Defender foi alterado para uma função de Apoio; O Meia Recuperador de Bolas foi alterado para um Meia Área-a-Área. Duas mudanças positivas que já tiveram um impacto gigante no que acontece no último terço do campo. Na primeira imagem acima, de uma jogada semelhante, não havia nenhum jogador nessa parte do campo.

      Isso é logo depois na jogada. Podemos ver que a bola foi passada ao Meia Central com a função de Apoio. Agora temos mais opções e o atacante está menos isolado. A bola pode facilmente seguir o caminho destacado. Ou ainda o meia pode executar um passe simples para o Meia Área-a-Área e se colocar ele mesmo como opção mais à frente. De todo modo ele possui opções que não sejam fundadas em um erro do adversário ou um momento de puro brilho individual. Esse é apenas um pequeno exemplo de um sistema que ressente de jogadores de suporte chegando à frente e como eles podem deixar os jogadores de ataque isolados se não acompanharem a jogada à frente.
      2.1 Isolamento
      Parece que todo mundo faz uso de um sistema com um único atacante por vezes. Isso apresenta outros problemas especialmente contra times que jogam com um ou mais meias defensivos. Especialmente quando considerarmos que a maior parte dos jogadores de FM prefere utilizar o único atacante em um papel de suporte, então isso pode ser problemático. Vamos dar uma olhada no que pode causar o isolamento de um atacante.

      Essa é outra formação que encontrei em fóruns e instantaneamente eu posso ver os problemas que ocorrerão em termos de isolamento do atacante e inexistência de suporte suficiente. Todos os jogadores são criadores e há pouca movimentação ou jogadores que corram para além do atacante. Isso pode ser identificado antes mesmo de jogar com a formação. Usar diversos armadores pode funcionar, mas também é necessário ter jogadores realizando as tarefas básicas como correr, chegar à área adversária, marcar gols e assim por diante.
      Aqui o Atacante Recuado está mostrando o quanto ele pode ser limitado por vezes, especialmente quando o meio de campo recuou e não se recuperou apropriadamente da última fase do jogo. Como ele é o único atacante, ele tem que lidar com a marcação de dois zagueiros, e, para piorar, o adversário utiliza um meia defensivo. Isso significa que o atacante terá seu espaço muito limitado e ele terá dificuldades de influenciar o jogo. Não só isso, mas ele não possui opções suficientes ao seu redor ou à sua frente. Então o que aconteceria se ele receber a bola? Ainda que ele consiga ter a sorte de se livrar de um marcador que cometa um erro, não vai acontecer de todos os três marcadores errarem no mesmo momento.
      Isso significa:
      Ele não tem o suporte necessário; Não tem opções; Provavelmente perderá a posse de bola facilmente. Então quando você criar sua tática você precisa pensar nos papéis utilizados e como eles jogarão conjuntamente. Não adianta ter todos jogadores como armadores se esses papéis não se ligam suficientemente bem e se não há suporte. Suporte não é só passar a bola a um jogador, mas também permitir que o jogo seja construído ao seu redor e dar a ele as opções para quando ele receber a bola. Uma boa forma de planejar sua tática é se perguntar o seguinte:
      Quem marcará os gols? Quem passará a bola? Como será feito o suporte? O papel permite ao jogador criar o seu próprio espaço ou ele precisa que alguém crie o espaço por ele? A ação vai ocorrer de pontos mais recuados no campo ou de jogadores que ficam posicionados mais à frente? O jogador possui opções atrás de si, ao seu lado e em posições mais avançadas? Se perguntando questões desse tipo você criará um sistema coerente que tenha papéis que complementam o estilo de jogo que você está tentando criar. Se você conseguir saber de onde virão os gols, então poderá construir o time ao redor dessa ideia e focando em prover o tipo de assistência necessária. Um mau exemplo seria: você quer que seu atacante busque o jogo e faça a ligação, e por isso utiliza um dos papéis mais criativos. No entanto, faça também uso de pontas – cujo foco principal é cruzar a bola à área. Essas jogadas não funcionaram em um sistema com um atacante do tipo, pois não haveria ninguém na área que possa se aproveitar dos cruzamentos.
      Tópico Oficial: http://sisportscentre.com/what-makes-a-goalscorer/
    • Carigejr2015
      Por Carigejr2015
      CAROS AMIGOS!!
       
      Alguém sabe onde encontrar a atualização mais nova possível para o FM2016?
       
      Ajudem a nos atualizar. :)
       
    • #Vini
      Por #Vini
      O que significa o valor negativo? Por que existe? Capacidade é mais importante do que os atributos? Do que se tratam as estrelas de capacidade? Você encontrará as respostas aqui.
       
      Capacidade atual e potencial (mais conhecidas como CA e CP) são aplicáveis tanto para os jogadores quanto para os staffs. É uma indicação do quão habilidoso é o profissional e quanto você pode esperar desenvolvê-lo futuramente, dependendo de sua idade (e alguns outros atributos como ambição e profissionalismo).
      Neste artigo iremos focar nos jogadores, porque quando falamos em capacidade no FM todos pensam mais neles do que em quaisquer outros.
      A capacidade atual e potencial pode variar de 0 a 200, onde 200 é o melhor de todos (por exemplo, Messi). A maioria dos jogadores têm os atributos definidos, mas existem aqueles cujos atributos (na maioria das vezes a CP) irão flutuar em todo save que você inicia. Capacidade negativa significa que o jogador terá atributos variáveis em todo novo save, mas com um limite específico que depende do número negativo.
      Valores negativos geralmente são encontrados na CP e são comuns em jovens jogadores até os 22 anos. Em alguns casos também podemos encontrar valores negativos na CA.
       
      Por que atributos negativos existem?
      Bem, é uma boa solução quando pesquisadores e olheiros voluntários não querem definir atributos para jogadores que não os convenceram a utilizar um valor determinado. Valores negativos na verdade são o limite de variação dos atributos.
      Atributos negativos estão ainda mais flexíveis nesta versão, assim como existem valores intermediários introduzidos pela primeira vez. Dessa maneira, nós não saímos direto do -8 para o -9 porque entre eles existe o -8,5, e por aí vai. A diferença da capacidade por si só mantém-se a mesma, em 30 pontos. 

      Explicação para a variação negativa da capacidade
      É assim que capacidades negativas funcionam:
       
      Atributos totalmente aleatórios

      Quando os pesquisadores não tem a minima ideia sobre a capacidade de um jogador, eles recorrem aos atributos totalmente aleatórios. O atributo zero. Jogadores com esta classificação podem ter literalmente qualquer atribuição entre 0 e 200 a cada novo save.
       
      O que é mais importante? A capacidade ou os atributos?
      Vejo bastante essa pergunta. Uma resposta rápida é que os atributos são mais importantes porque eles refletem diretamente na qualidade do jogador para posições e funções específicas. CA e CP são indicações que podem te dar uma boa ideia de quão talentoso pode ser um jogador, mas elas não refletem a qualidade que você pode mensurar.
      Dito isso, existem jogadores com baixa capacidade que são melhores que outros mais capacitados. Acaba que é tudo sobre os atributos chave para determinada posição e função.
       
      Do que se tratam as estrelas de capacidade?
      As estrelas de capacidade atual e potencial que seus olheiros e outros staffs dão aos jogadores podem ser frequentemente imprecisas e enganadoras. A razão é que eles dependem de diversos fatores variáveis, tais como a capacidade do seu staff para julgar a CP e a CA, o nível da liga que seu time está jogando e a própria capacidade do seu elenco. 

      Como resultado disso, você pode ver relatórios de duas estrelas douradas para aqueles com potencial de se tornarem jogadores de classe mundial. Meu conselho é ignorar essas estrelas e confiar em sua intuição ou então garantir que seu staff conte com ótimos olheiros que podem fornecer uma opinião um pouco mais confiável.
      Autor: Stam
      Site: FM Scout
      Link para o artigo original: http://www.fmscout.com/a-football-manager-abilities-explained.html
      Tradução e adaptação: vinny_dp
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