Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um clube, um troféu e outras histórias - de 2014/15 a 2023/24


GG.

Posts Recomendados

@ggpofm, você precisa treinar o time para os seus atributos evoluírem, ser o seu auxiliar passa os treinos no seu lugar seus atributos ficaram estagnados, qual é o FacePack que você usa? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve sorte na liga europa, acho que passa em primeiro lugar pela fase de grupos. 

Gostei dos contratados, o Sandro parece bom jogador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boas as contratações, e acho que esse ano teremos o Sandro disparada na artilharia.

Uma pena a não renovação do Odegaard, mas como o custo do empréstimos seria muito alto pro clube, ainda mais sendo por um jogador que tem seu passe vinculado a outro clube, não vale o investimento por agora, mesmo com o bom desempenho na ultima temporada.

E o grupo da UEL não é difícil, mas é bem equilibrado, então não posso dar muitos palpites, me arrisco a dizer que pode ser que não se classifique, mas o Cádiz ira dar trabalho.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Igormarinho disse:

Uma pena o Odegaard não ter renovado. Não achei difícil o seu grupo da Liga Europa, quais são as expectativas da diretoria para essa competição?

Na temporada passada eu já achava que pagava muito, com o aumento ficou impraticável. Eu também não achei. Acho que dá para passar adiante. A diretoria não espera nem que passemos da fase de grupos.

 

5 horas atrás, bruno introvertido disse:

@ggpofm, você precisa treinar o time para os seus atributos evoluírem, ser o seu auxiliar passa os treinos no seu lugar seus atributos ficaram estagnados, qual é o FacePack que você usa? 

Eu uso o Panini Facepack.

5 horas atrás, Danut disse:

Teve sorte na liga europa, acho que passa em primeiro lugar pela fase de grupos. 

Gostei dos contratados, o Sandro parece bom jogador. 

Vamos torcer que sim.

Estou botando fé no Sandro.

 

5 horas atrás, baltazar disse:

Muito boas as contratações, e acho que esse ano teremos o Sandro disparada na artilharia.

Uma pena a não renovação do Odegaard, mas como o custo do empréstimos seria muito alto pro clube, ainda mais sendo por um jogador que tem seu passe vinculado a outro clube, não vale o investimento por agora, mesmo com o bom desempenho na ultima temporada.

E o grupo da UEL não é difícil, mas é bem equilibrado, então não posso dar muitos palpites, me arrisco a dizer que pode ser que não se classifique, mas o Cádiz ira dar trabalho.

Boa sorte.

Se ele marcar gols ajudar toda a equipe, pois Jona desejou a desejar.

Também achei muito caro e como tem outras questões de infraestrutura não posso ficar gastando sem limites.

Eu estou contando com a classificação. Se não classificar, ficarei chateado.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que tinha perdido mais postagens no meu tempo ausente. Você avalia que o time esteja mais forte ou no mesmo nível?

Posso adiantar que Llorente é um ótimo reforço. Ao menos no meu save, o contratei por menos de 500 mil junto ao Real Madrid (estava encostado no Castilla). Uma temporada depois na qual ele arrebentou, não aceitei as pedidas de aumento salarial em decorrência do tamanho do contrato, ele entendeu mas foi só abrir a janela que pediu pra sair. Tive que aceitar 30M + 20 ou 30% da próxima transferência. No meu time ele jogava como DM, mas se não me engano joga de MC também. Acredito que possa contribuir bastante em substituição ao Odegaard, ao menos comigo ele ajudou muito nos passes de trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, _Matheus_ disse:

Achei que tinha perdido mais postagens no meu tempo ausente. Você avalia que o time esteja mais forte ou no mesmo nível?

Posso adiantar que Llorente é um ótimo reforço. Ao menos no meu save, o contratei por menos de 500 mil junto ao Real Madrid (estava encostado no Castilla). Uma temporada depois na qual ele arrebentou, não aceitei as pedidas de aumento salarial em decorrência do tamanho do contrato, ele entendeu mas foi só abrir a janela que pediu pra sair. Tive que aceitar 30M + 20 ou 30% da próxima transferência. No meu time ele jogava como DM, mas se não me engano joga de MC também. Acredito que possa contribuir bastante em substituição ao Odegaard, ao menos comigo ele ajudou muito nos passes de trás.

Não consegui atualizar o save, mas espero voltar a fazê-lo com uma boa frequência.

Acho que perdemos força no quadrado do meio-campo, mas devemos ganhar força ofensiva com a chegada do Sandro e uma melhora nas pontas com Kakuta e De Paul e mais o Cámara. A defesa praticamente ficou a mesma. No geral eu diria que ficou bem parecido, mas por conta das competições simultâneas  acho que teremos dificuldades.

Eu espero que ele possa jogar bem, mas acho que ele perdeu tempo na carreira no Dínamo e jogou pouco. Não sei se há espaço para ele evoluir um pouco mais. O Odeggard na minha equipe era o 4º homem de meio-campo e não tão recuado como você disse, mas se ele contribuir com qualidade nos passes isso será muito bom.

Valeu por relatar sua experiência.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que contratou na medida, tenho apenas um pé atrás com Kakuta, já treinei ele em algumas oportunidades e nunca consegui fazer com que ele tivesse alguma regularidade, jogava muito bem as vezes, outras nem parecia que estava em campo, espero que ele valha o investimento no Cádiz.

Como está o desenvolvimento da categoria de base do Cádiz e seus respectivos jovens? Vejo que tem alguns na equipe principal, você tem dando oportunidades de jogar ou apenas jogos de menor importância e qual é o papel deles dentro do elenco, acredita que algum tem condições te cavar um lugar nos 11 titulares?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei bastante das contratações, ainda que eu tenha bastante desconfiança no Kakuta devido a seu passado. Rodar por 10 clubes ainda tendo 27 anos é demais e só indica falta de regularidade do jogador. Espero que ele queime a minha lingua.

Curioso para ver como o time vai reagir com a mudança de responsabilidades. Acho que a Espanha é o lugar com mais imprevisibilidade das equipes. Num ano brigam por Liga Europa/Champions e no outro é meio de tabela ou ainda pior. Málaga, Alavés, Villarreal, Athletic, Real Sociedad, Celta e La Coruña foram os maiores exemplos que eu vi até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, kikoskt disse:

Acredito que contratou na medida, tenho apenas um pé atrás com Kakuta, já treinei ele em algumas oportunidades e nunca consegui fazer com que ele tivesse alguma regularidade, jogava muito bem as vezes, outras nem parecia que estava em campo, espero que ele valha o investimento no Cádiz.

Como está o desenvolvimento da categoria de base do Cádiz e seus respectivos jovens? Vejo que tem alguns na equipe principal, você tem dando oportunidades de jogar ou apenas jogos de menor importância e qual é o papel deles dentro do elenco, acredita que algum tem condições te cavar um lugar nos 11 titulares?

Não queria essa informação, mas já que você a passou para mim... ;)

Vamos ver como ele joga aqui no Cádiz e ver se ele contribui com algo positivo para a equipe, mesmo que seja com altos e baixos. Preciso de tempo para diminuir o número de jogadores emprestados no elenco e se ele me der um pouco disso posso seguir com ele por algum tempo.

Eu vou ter que ler sobre isso para conseguir explorar esses jovens que vão aparecer cada vez com mais frequência no clube. Dos cinco formados no clube, o goleiro Álex Lázaro, o zagueiro Chico e o lateral esquerdo Tomás são titulares e o Tomás é meu capitão e deve chegar aos 10 anos de clube na próxima temporada. José Mari e Moya são reservas, mas fazem parte da equipe principal. Os demais estão no sub-19. O que mais sinto é falta de um time B para me ajudar.

 

14 horas atrás, Generator disse:

Gostei bastante das contratações, ainda que eu tenha bastante desconfiança no Kakuta devido a seu passado. Rodar por 10 clubes ainda tendo 27 anos é demais e só indica falta de regularidade do jogador. Espero que ele queime a minha lingua.

Curioso para ver como o time vai reagir com a mudança de responsabilidades. Acho que a Espanha é o lugar com mais imprevisibilidade das equipes. Num ano brigam por Liga Europa/Champions e no outro é meio de tabela ou ainda pior. Málaga, Alavés, Villarreal, Athletic, Real Sociedad, Celta e La Coruña foram os maiores exemplos que eu vi até hoje.

Você está certo em ter desconfiança, mas preciso de jogadores polivalentes (ele joga nas duas pontas), um valor salarial que eu possa pagar e também que eu possa contratar (ele custou zero) e que sejam encontrados pelos meus olheiros. Isso limita as possibilidades. Espero que você queime.

Acho que isso se relaciona com o desequilíbrio financeiro da liga. Se ganha muito pouco para uma liga poderosa. Real e Barça sugam os recursos e isso prejudica todos que não são eles. Estou preparado para uma temporada mediana. Meus objetivos com o Cádiz no momento não são esportivos, mas estruturais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual foi a média de público na Segunda B? Pergunto para saber se posso ter alguma esperança de melhora dessa situação com o Compostela quando eu conseguir subir para a Liga BBVA. 

Mesmo adotando essa postura quanto a contratação de funcionários, já conseguiu montar uma boa comissão técnica, com muitos profissionais para cada área. O nível dos treinos pode não ter melhorado muito para essa temporada, mas já está num nível muito bom, não acha? Além disso, a quantidade de preparadores e de jogadores no plantel principal permite uma carga leve aos profissionais. Tu trata algum tipo de treino como prioridade para ser mais qualificado ou pensa em todos da mesma forma?

A janela de transferência foi muito movimentada para o Cádiz, que se desfez de um ídolo e contratou nove novos jogadores. Infelizmente não deu para seguir apostando o Joná, o rendimento dele estava muito baixo e a equipe sentia falta de um artilheiro. Talvez Sandro seja o reforço que cria a maior expectativa para o clube, pois chega para fazer o que Joná não conseguia. Como foi o desempenho dele na Grécia? O ponto negativo foi a não permanência do norueguês Odegaard, mas foi uma decisão tomada em cima da filosofia que você vem aplicando nas contratações e que está sendo muito importante para as finanças do clube.

Interessante a participação de dois clubes argentinos no Ramón de Carranza, mas ainda não foi dessa vez que o Cádiz conseguiu o título. Fez uma grande partida contra o Real Madrid. Provavelmente uma das melhores finais recentes do torneio, certo?

Achei o grupo da Liga Europa bem interessante para o Cádiz conseguir avançar de fase. Boa sorte na temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, guigasparotto disse:

Qual foi a média de público na Segunda B? Pergunto para saber se posso ter alguma esperança de melhora dessa situação com o Compostela quando eu conseguir subir para a Liga BBVA. 

Mesmo adotando essa postura quanto a contratação de funcionários, já conseguiu montar uma boa comissão técnica, com muitos profissionais para cada área. O nível dos treinos pode não ter melhorado muito para essa temporada, mas já está num nível muito bom, não acha? Além disso, a quantidade de preparadores e de jogadores no plantel principal permite uma carga leve aos profissionais. Tu trata algum tipo de treino como prioridade para ser mais qualificado ou pensa em todos da mesma forma?

A janela de transferência foi muito movimentada para o Cádiz, que se desfez de um ídolo e contratou nove novos jogadores. Infelizmente não deu para seguir apostando o Joná, o rendimento dele estava muito baixo e a equipe sentia falta de um artilheiro. Talvez Sandro seja o reforço que cria a maior expectativa para o clube, pois chega para fazer o que Joná não conseguia. Como foi o desempenho dele na Grécia? O ponto negativo foi a não permanência do norueguês Odegaard, mas foi uma decisão tomada em cima da filosofia que você vem aplicando nas contratações e que está sendo muito importante para as finanças do clube.

Interessante a participação de dois clubes argentinos no Ramón de Carranza, mas ainda não foi dessa vez que o Cádiz conseguiu o título. Fez uma grande partida contra o Real Madrid. Provavelmente uma das melhores finais recentes do torneio, certo?

Achei o grupo da Liga Europa bem interessante para o Cádiz conseguir avançar de fase. Boa sorte na temporada!

As médias estão aqui, mas a torcida do Cádiz não serve como parâmetro, ela é especial.

Nós sabemos que eles precisam continuar melhorando, mas não quis gastar muito e acho que a internacionalização dela deve começar mais tarde, talvez quando clube tiver uma reputação continental, sei lá. Todos as vertentes estão sendo tratadas de forma igual.

O Jona foi decepcionante. No Olympiakos ele fez 20 partidas, 6 gols e e 4 assistências, mas no ano anterior no La Coruña fez 34 partidas, 18 gols e 9 assistências. Mesmo assim eu costumo ter confiança de que o coletivo bem ajustado possa conquistar coisas mesmo sem um destaque individual, basta ver como chegamos na Europa League sem um atacante fazedor de gols.

O Odegaard deve jogar a Liga no time principal do Real. Sorte para ele, mas 400 mil é muito caro e esse não é o caminho do clube neste save.

Achei legal trazer também os argentinos, mas queria mesmo os brasileiros, mas esses não conseguirei. Tivemos muitas chances, mas faltou acertá-las. Foi a melhor mesmo. Mas nossa hora chegará.

Também estou confiante na UEL.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquisita essa "evolução" do perfil do treinador, hein? A reputação já está consideravelmente alta e os atributos permanecem baixíssimos. Sem contar a questão dos cursos, como você mesmo já comentou no início do tópico. Meio bugado isso aí... Talvez no FM 2016 isso esteja funcionando de uma melhor forma.

Quanto às contratações, ao meu ver, foram pontuais e certeiras, mesmo seguindo com a política financeira de "pés-no-chão". Por outro lado, perder Jona foi um duro golpe. Enquanto esteve no grupo, foi peça fundamental no seu time.

Também gostei desse sorteio da UEL. Acho que o Cádiz vai aprontar nesse grupo F.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mfeitosa disse:

Esquisita essa "evolução" do perfil do treinador, hein? A reputação já está consideravelmente alta e os atributos permanecem baixíssimos. Sem contar a questão dos cursos, como você mesmo já comentou no início do tópico. Meio bugado isso aí... Talvez no FM 2016 isso esteja funcionando de uma melhor forma.

Quanto às contratações, ao meu ver, foram pontuais e certeiras, mesmo seguindo com a política financeira de "pés-no-chão". Por outro lado, perder Jona foi um duro golpe. Enquanto esteve no grupo, foi peça fundamental no seu time.

Também gostei desse sorteio da UEL. Acho que o Cádiz vai aprontar nesse grupo F.

Eu já havia visto em um tópico da SI algo a respeito, mas que não ocorria em todos os perfis de treinador. 

Na realidade, perder Jona foi um alívio. Ele não repetiu em duas temporadas o que ele havia feito na temporada de estreia do save e por isso a decisão de vendê-lo, mesmo com dois anos de contrato por cumprir. Creio que se tivéssemos um centroavante melhor poderíamos ter feito partidas melhores nas duas temporadas anteriores.

Acho que vamos passar. Falta confirmar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson que save sensacional, que campanha excelente na última BBVA!

Trouxe bons nomes, já trenei o Sandro num save que fiz com o Getafe e o mesmo rendeu muito mais que o esperado ora de  Centroavante ora de Falso 9.
Acredito fortemente que consegue passar fácil nesse grupo da UEL.
Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, skp disse:

Gilson que save sensacional, que campanha excelente na última BBVA!

Trouxe bons nomes, já trenei o Sandro num save que fiz com o Getafe e o mesmo rendeu muito mais que o esperado ora de  Centroavante ora de Falso 9.
Acredito fortemente que consegue passar fácil nesse grupo da UEL.
Boa sorte.

Muito obrigado pelo elogio. Até agora não posso reclamar de nada na BBVA.

Bom retorno a respeito do Sando e espero que ele faça o que o Jona não fez.

Eu também conto com a vaga.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, dispensar um ídolo deve ser complicadíssimo. Mas pelo menos, teve 'cojones' pra saber que a história dele é bonita, mas acabou.

Agora o enfoque é justamente no crescimento cada vez maior da equipe.

Já deu um tapa em vaga da UEL. Agora o esquema é outro, o nível é outro.

Abraço, ggpofm, e parabéns pela história!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, CCSantos disse:

Realmente, dispensar um ídolo deve ser complicadíssimo. Mas pelo menos, teve 'cojones' pra saber que a história dele é bonita, mas acabou.

Agora o enfoque é justamente no crescimento cada vez maior da equipe.

Já deu um tapa em vaga da UEL. Agora o esquema é outro, o nível é outro.

Abraço, ggpofm, e parabéns pela história!

Ídolo ele não era, mas tinha potencial para se tornar um, mas foi uma decepção. Os que gostavam dele devem ter ficado chateados.

Ainda falta investimentos infraestruturais, mas em breve isso acontecer.

Essa temporada promete diversão com um calendário mais cheio. Vai ser divertido.

Valeu, CCSAntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ggpofm se você puderia postar um print da formação tática com o novo time titular? Tenho algumas dúvidas de como alguns jogadores recém contratados se encaixarão no W-M. Gostei das contratações, mas fico com um pé atrás com o Gael Kakuta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Jio Freed disse:

@ggpofm se você puderia postar um print da formação tática com o novo time titular? Tenho algumas dúvidas de como alguns jogadores recém contratados se encaixarão no W-M. Gostei das contratações, mas fico com um pé atrás com o Gael Kakuta.

 

A formação tática segue o mesmo desenho do início do save, depois das mudanças que fiz. Acontece que tarefas e funções são modificadas durante as partidas, laterais passando de apoiar para atacar, por exemplo, ou o atacante passando para centroavante completo, ou ainda os pontas deixando de atacar para apoiar. Mas o desenho é o mesmo W-M.

Sobre titularidade, também há um rodízio forte na equipe e em algumas posições é difícil dizer quem será titular. No gol, essa temporada deve ser cada fez mais do Álex Lázaro. Na lateral direita Akapo e Diagné devem ser revezar com preferência pelo 1º, na zaga, Chico e José Angel se revezam com preferência pelo 1º. Na lateral esquerda o titular é Tomás, mas SAboritt jogará bastante também. Nas quatro posições de meio, jogo a camisa para o alto e quem pegar joga. Com preferência para Rubén Pérez como meia central apoia e Oriol Rossell como 3º zagueiro. Nas ponta direita De Paul é o titular. Na esquerda Kakuta e Cámara devem se revezar, mas minha intenção é revezar De Paul, Cámara e Kakuta nas duas pontas. Como centroavante, a titularidade é do Sandro.

Você sabe que outros também desconfiam, mas estou tranquilo. Ele tem uns bons anos pela frente e terei até tempo de escolher outro jogador para a posição caso ele vá mal.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9O91xeq0O1dFoGlaxlAD6U9lwashEmHvT8TgBXWei9yNGFrCTNm2cLToKNxQceysvbAe-fCxHSRlxCdmdxurWfIRf2xbeeqtOzFWd2GovozQ-Rzmg0iDV7j9lXHUPgluiXDfPHVKxrN2nPQc7O-D3XXtVr9FeEFxNL9_Sns_hNScG9kVsCTd__dVyZr5XcdKGLbeLITad1MTDcB2B79s_wHc7LNvCKYy4ReuCvqunzcp3AxuIhLb1AiKLfQcNeUpLJ2lrP3kzg5Uw5I5jUZ68hEwHDCnCcp0uEZKocA1Ao40LdfvaAIag2SXoJ_qYE2ljdlVW7S7blcaWgrTAK1ggg2NtMh6a0ZqY3HOg2pARujb7-oC_7rDa1bXZLGrWEcIzB0uy1q93ixOwGjCVcYI8YhziZJb_4DsgQpvDP-TCOiifO9zDUYMPqYh2YbOD1Jr4tQdxaH2dycH-vynDKt8hPk4GdiiUIt1w8UMPkJ6RXGDsyxEwK_8VSzNYYGOkIgAF9wnccQfEajdzAzHbtlLuSji47tIIY1YOOQd9VKGInQYsr3pYzwYJpxFJ-eS7TkuU_upuRgBMp6vZ-f_YkEWVWdehPqgtg8551cUSk78D-HzYLFvyMpI7cjytZhf7OD2OPrtMJTqwk1S5jiMmEGrpQhiG_ZdkPiV=w800-h220-no

 

gtdPyvcfuScNIM4JsOzbYje7ZCBwlbnPA7W7niCdcBvscXJih52itLbL4jJT70cTzvqvCwh1w5gG2U28PRtqB5WStfrinqqp6m_rxEKJ-K9e1uwRkhy7Ou6jWYonz2N75riBCv4hw_ioJXt1aV9sUpVAoukbQ8HZnyCIhm4wTxY7gN7eIc1cBMR-yeQPzaL6hz6c8mdN2gZpMJT0xYzgHUpfd370v2L694yart2mlrRRrGrDifcXjl4c9F0Ic1zocHmdyo7JeM4lZbqEB_kPTNk4BdFi6vtQS1luL0kSqeJU6-COm-gULKCGZ5tx_1YX6YzVwf_25eNBnJnZXFRErXK-smnwxJAw_CqeGbetPPjNmlUAaGhGD7GG0ROaFhr7Rzhx4_A9PCdq64fB1xiFHoshlVMHyhsFvTQtCrrKN6iSqhqyaGW8JpDiZ_ev4u3j4XO90zSHy-J71VZMz9e9xQnjIxqZ-Wa0ZpRk5kPPp7-uXjZPoMULFWOXOtfE3uRMbCkgz4yV_dVMHB5i06AeYynQ9KUcDIFIdVvXs2C70XPIEITBtvaj7SRerYkywyeCzFEkRrghm5PJh61n0XaSaOrcpHnGoB7_ja6NjynAvLOqaC5jznzT5Nakj0YwMJDFf7PwiEPVo8nbMj1qpj19B2K5rkltN-d9=w800-h62-no

zkg5pn1uRXMLbmYMm_oZ2i1IlrvaYG4M0CwWo3pYtAN6zUZH4Zmj0_p5CZz0pxCgET2xSy-G6cErH8ZpbRQRrxeYDQx7i_VFl9EJ5SXhSs8r-llTZAjf3W4ZjnUGGoHFydsNpKY3Fh3IFm_MVYDHA8_6ohA437sntRV80koUKvrSRvQAJHyIcDDVGw-WVglse1uHRgm8x1AGkIesB1J9PozbmGOVjP0XADXL8--ivR8SP6ZiDx0OAc8K6CptduIeese4Pes4kbmiy9N9Ve2AGPf2KhhmBN6UAycK-yf54b01BSTnqylYWK1kiOtyCKoE6CQhT527y07VUFHqb_P6YFkLZJZ1UyR6kjJUeEocJ5KpwIqjm241V9E8dyfVv0qHvEwPMHAODmp4tmS4xAEyOrso9cxKc-MxuFmmPnDYeDoOfXQBLPCWLq5px5XdJT0TXg7kCbrBgM9j6kRsgKmrBD1NjRi7IqZzh6qNSK_bXGDxHxP66q_zaVjkNV78EMjC0HCkQcMn7_AErJ_dALRh04FV9oLSxuPL7ccqwOv3aDX4w6WEDHNJm8QnXki-Qaz-nCSR64Q4mwHGajkgCPw83f51PjWGfTeadaznFCP-NCOkB2Tk8i3uY53wdXm101UJ2EHHTRdD6ssVbX-VfHbSMIUHkLw7ZQ9n=w800-h42-no

Desde o início do save não tenho feito muitos posts com abordagens táticas sobre o que tenho enfrentado para implantar o W-M. Disse algumas vezes que descobri que a implantação dele não trazia nenhum mistério e que foi por isso mesmo alcancei um rápido sucesso com o Cádiz nas divisões mais baixas da Espanha.

Uma das grandes preocupações quando comecei com o W-M era sobre como funcionaria a defesa com apenas um zagueiro e dois laterais. A distância entre eles poderia ser um fator de instabilidade na formação tática. Entretanto, as partidas mostraram para mim que tudo funciona de forma bastante natural para uma zaga com três defensores, mas apenas com um zagueiro.

A seguir apresentarei quatro situações de jogo e como minha equipe e, particularmente, o meu zagueiro lidou com elas. Clique nas imagens para vê-las em um tamanho maior. 

 

1ª situação: Atlético de Madrid e Cádiz

A 1ª situação ocorreu em uma partida contra o Atlético de Madrid que jogava no 4-2-3-1. Depois de um ataque colchonero não conseguimos recuperar a posse de bola e um novo ataque do Atlético foi iniciado pelo lado esquerdo de nossa defesa.

38cfxHZrKm2Vskqlp8VpajOUhF4mdSfLEqQYgG0QhnW6bMNH0vyShWYU1HZmZH-SSVdhhsOikUeFAk1uMRKFItPS_eklROx__yZm2fHDjkSD3LzgKaXZTGkZn2b0gbriYQOfa31icBdAQlJ5ByGwoTB1AzI-Xa1w4egCuLLzqxBFq11mbMNK1aQBkj26p3LaBOKxCSTMB5frJXfr4JZvLWVYSIsLHXqG6K2p4O6BJo3xsC0pXkKvGB9FY_j0QtGVZgD5cArfr78rY2-R2wQpRLyzRN9JjAQES7SA-6oe7iFpAnm6-RVzZr0Q6cRAUQCgeP5gV6edJZ-SiX1af7YL181-7yACxr7Fj84tCQL7MFmOmjOoriTLG90ldsZMB6ob_Zxy9Xf4euME9_WH3VR-j3Myk1W1FROaJ-3Tduo29MxFPHgMRDy0oKYrMRD1XKSPqpRB3yOCtXV4yImCcTML44qpZDjMEns9wA0vFHCFA9eyiyHYgsXgkPGQ9bQSMg8cVE175vRwf4y2Mf8ipfL9CPWY1huBCyneuJUwZOZAiXpCY-T161AlIbrUYa5v5Xm4p_xGq8oi20VvKJKD2GaCpYpCeyhZsWLapFWjTx3eq437O1KYwwiAUpJThZMug80ARmC32JmtSQ0Gp5LCUW4L8gjsud_kGcX5=w1680-h765-no

Na imagem é possível ver o W-M do Cádiz. Circundados de vermelho estão os três defensores, os três atacantes circundados de amarelo e ligados por uma linha azul, os quatro meio-campistas.

Os três defensores (circundados de vermelho) estavam na área por conta da jogada anterior e estão marcando três jogadores do adversário: o atacante está marcado pelo nosso zagueiro e os nossos dois laterais estão marcando os dois pontas.

Na continuação da jogada, o lateral adversário consegue fazer o cruzamento para o meio da área. Meu zagueiro abandona a marcação do atacante adversário e faz a interceptação do cruzamento.

 

2ª situação: Atlético de Madrid e Cádiz

Novamente na mesma partida contra o Atlético de Madrid no 4-2-3-1. Estávamos com a posse de bola, mas um passe errado devolveu a bola ao time adversário.

KHvbBlvH4CDe3QNIROqGMhczNq2cBDurJw5nfXC2kxi9AK7U_cLLenVRVBD0rYFLAcHv9SHFGU7qJshHIDukZ98FS6-V-RR987L_0F6DKM-85cTKmOeiROXuf6bhp5rSuSKlx4bR3NNk1gaO9-iHpjsT1-KfDj7lbQTDvzGB3TwZU3OFfKOnKnlRoUEkEu7UhV_ovzIpxJNLYKRrqtkSyKJCboSP2V7x8YxGngzaNqOtwX1FX82RLiiWgJIQr3q3_KIvaG8QyH5kqIgqDPIzKlwVo3ovSqm6t_jRCxnfByEnCSBxBXOKCIIW0oLbd1ZIvgP-Def7TlUkywHr_pf4G8QITE97ENFGp8NCT3YyCESui1uK2iKgiUx8FTsHufB7H2NTBuxtf4Pz2DFB0Jx1vW2UYnLkPBUJTzdHiMlk3EPvM25OLizaiq127vWHm8PpzQfCSDG1YQEVd1bqTQ_gAV1Lmw7huz9eAHFBm9WIwfyPJpdH_9UaDsQhtcDXH8Z2O5jTrce96Y90oHYgY0qHaUglA25-M06PVJUHdr97OltxGSaNRGDAM8s7P3spO-sQUjbbv2O0peZ8C98mAUt8-WDXjkyvF9b0nblvYgGh0-_VjgeE64aHsVfkszlFBSGLD0K_0s7IIouXTRjtchtwXXRdVvLfGkTO=w1680-h763-no

Na imagem é possível ver novamente os três defensores da minha equipe circundados de vermelho. Enquanto meus dois laterais estão próximos dos dois pontas, o zagueiro guarda sua posição na linha defensiva do W-M, pois um dos dois volantes de minha equipe está na marcação do atacante adversário.

Um dos jogadores adversários decide fazer um passe em profundidade entre o lateral esquerdo e o zagueiro do Cádiz para o ponta direita que estava se infiltrando entre os dois jogadores de minha equipe. O lateral esquerdo perde o contato com o ponta adversário e quem faz o desarme é o meu zagueiro, que faz a cobertura.

 

3ª situação: Málaga e Cádiz

A 3ª situação é diferente das anteriores porque o adversário, o Málaga, está em um 4-4-2 inglês. O Cádiz tentou um ataque, mas próximo à defesa do Málaga a bola foi perdida.

E-nYxKwn21KbxRVlYJlwu_5jtS-afp7YN5dcofOh-qG3flXN9H-95_LPydOzi31sUri-9Flg_hfQraunH3zIctQOJ0hirzr9Xb2-xKv4HpiDH9wLGCiOz3-97B-9wINULSeLvHaPLZ4L4S8HM3UC0BxvVuGuJSBh6DDE4Y0hpqz4RgXPADEAaiGYr4QANQq28ktzYbYNPxGwPf6MkMEDWmfnCEII1RWu2eev5zVSqr3ziNMWMiZYs6Ht6ta_EZUiaj9OtT-PijAfAipXLp_2yx3i3zdzqZDJRlZkEE-vtAx6oQQsw96eCR-GJ1HIgZGbaNYgP2yHf3Bpl6SHMp9m_4clale3_ewC1Px3YYGm3CTUi9SMo43-rA1c5A4E_kajOW6C2hkBlARQ4YnhIfy4uzEqFLBWJ2xyWDQ4vrjwKeOik_KLdWWkl0mvAEMONs81v2TxsaymoZSOb5rxAx8UESOMkKz91jCQD9wx6TDaEE-9bQJt_VkUs0H5hwCvqM6yVBogoW5XHVbZynjxl_bAt6i9HjNCPbj0q-tMlop1P2NcOxz-0enwoGb_GtqYLwb17SMPO7yQixfB2eOAM9BHRIK-pXw28O9pyQehD1-coM1ydF7UIp8prURFFP8QrsHmy5-M1UamMP0xqyIE-WHMSvqOM36kPNz1=w1680-h766-no

Na imagem é possível ver apenas dois defensores do Cádiz circundados de vermelho, o lateral esquerdo e o zagueiro. Também é possível ver os dois atacantes do Málaga circundados de azul claro. Com o número 1, o atacante mais avançado e com o número 2 o atacante mais recuado da equipe ou 2º atacante.

Também é possível ver que marcando o atacante número 2 está um jogador do Cádiz. Quando o Cádiz enfrenta uma equipe com dois atacantes um dos meus dois volantes geralmente marca individualmente o atacante mais recuado do adversário. Já o meu zagueiro que nunca marca individualmente mantém sua posição na linha defensiva.

Na jogada, o zagueiro do Málaga decide fazer um chute para frente e o 2º atacante do adversário consegue ganhar vantagem em relação ao seu marcador. Como a defesa está muito adiantada a bola lançada passa por cima do volante e também do meu lateral esquerdo. Nessa jogada, quem resolve a questão é o zagueiro, que deixa sua posição centralizada e faz a interceptação da bola.

 

4ª situação: Rayo Vallecano e Cádiz

A última situação desse post foi em uma partida contra o Rayo Vallecano, também jogando no 4-4-2 inglês. O lance é o início do 2º tempo da partida quando o Rayo dá a saída de bola.

MWfciKp8vjhWjoIFQE3ralnGTxBb_mrO35uk4K5lGKkFjY-qE0IDeiOTHZw_91Acc15IqTI_zgilMgu2iwhEyW0VHsWAHV5zsKJT1GERhlOvjyxb1i8FrsqIhN5NnuLiJzAxVxBzRzkybXfag5knc09A3VJLifftQ-TquuYVV8JZCsA7Xwqda8ak3yrlGtVwk3QpoMYkknzLAspBqnUNxtHGrNhDRkJnsNZ5QzgKFHgEwtreJ3s1KmBiF6KF1HwXlbtsUMZ9sTjP_ICQt0CAWYh_HgaWMHWoZDG5qjf-bjIUMIBIA_v4j2UeZ3w7EPeoh9VscmQ0qQknWC73Jv5WAZj1JFnFAaNaClsZYtpdhoCbH21z0pcDWp63LjcxVIBLDtlUIRPDzVtulCwZEaCb4goMtSMfkNpIZwFovW5BZFvXT0_INLDa0O6ISqpZTrWNjUinlbKusthf5k1fLZkYUt4N_R8rP662Dvpin1uwrq-d_G7NtAySuW9MAYYJrGvHYfvPP2NeoQC9EY3eri2zSVrLcTKZmRJBU7b-JobLC4ZkAbK2cB8gSCTTF-Vj5NM5H6kp7K9dbPgU-CmleqWwx9sFY8_9aiNr_jF9crBspXVP9FgZtUfePxKbODvjOKI1IyV4fvfwU_x7h5svFEGhCaSs2RSq5cFl=w1680-h764-no

Na imagem é possível ver o W-M do Cádiz distribuído em campo. Circundados de vermelho estão os três defensores, ligados por uma linha azul, os quatro meio-campistas e circundados de amarelo os três atacantes. É possível também ver claramente a distância em campo entre o meu zagueiros e os meus laterais.

Também é possível ver os dois atacantes do adversário circundados de azul claro e com a numeração indicando quem é o atacante mais avançado (número 1) e o atacante recuado (número 2).

Diferentemente da situação anterior não tenho um volante marcando o atacante mais recuado porque no 1º tempo, o Rayo Vallecano jogava no 4-2-3-1. Sendo assim, é possível ver que o zagueiro do Cádiz se mantém equidistante dos dois atacantes adversários.

Quando o zagueiro adversário faz o lançamento, meu zagueiro dá alguns passos para o lado e intercepta o passe com um cabeceio. É bem verdade que o lançamento não foi tão bem executado, o que facilitou a ação do meu zagueiro, mas o que quero mostrar é que o zagueiro se comporta normalmente no W-M, não é algo que o deixe sem saber o que fazer.

Pretendo fazer outros posts como sobre aspectos do funcionamento tático do W-M com mais frequência no save.FJwiWvkMcmhqFaJJD-lvQeXebLM4hppbU1TGn3Xdm1skU3U2sD1-jW383NxKv7B2-Ra80c81H9e_pYb8fdIk6-wup0fLmf1RUwuCgnObwPQXZHI0QmZIJj9P1wO0omB7pnlVCFHimldEgsWhMo72yaKFoAlfQWMFdAuuL1FVz1RG2M0EZ91Y_pZttRf70nTYBmlPbkXGUEtCdoITF453ztq5oB6Nt5cp50Pa2XRTm6HEgOHvzi_P4i-y2nYbyEWoWN325gzk02i7xdiIKvqD5VVeh21T75WBd7kFFsSpRiCzA0O62DMWGihMV0-NiXkrwkn_POSv7SmPtxBzcb_LWxOU9P28KSjwEFZHeshz5BLuiUsTnvBPZNMvWoINIbBJWoF32yV9ZCS6kb2NBzK7EK5y7HPKntNFARcK6Sil-t8bnkPF8qC8OOX3qfTTRPPZif23EsaaQ_vyBcoQvXvRomGimwPEtf7fqjnvdt3g5cN5wgzd5ulV-Eaa-IXOg6_sgi4jFjiGpktRDuu5dMHAQs0xyDVulB7KrQNQ_g6dnAVgyCcqe6hsS_km2E0a0ZL5fhRfsj16IudbZyO71EgxpiKpu2QaAk05zRRg0zmWRziQq7Uuj-uFwskYPicV0qfh-CaPTHA2OXzLsce5xPsRlqgikG0p60zQ=s19-no

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Um clube, um troféu e outras histórias: Um pouco de tática | Atualizado em 11/03

Acho que montou um time muito bom. Esse Chico evoluiu muito bem no time e o Sandro chega para finalmente dar peso a camisa 9.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal o tópico sobre a tática, mostra muito bem seus pontos fracos e fortes. Espero novos posts da mesma, é interessante ver seu funcionamento dentro do jogo.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal a postagem, pois pra gente ainda era um mistério como essa formação estava rendendo tão bem numa competição de alto nível. 

Parece que os dois laterais realmente se aproximam do zagueiro quando são atacados, mas as vezes deixam um espaço, como aconteceu na 2ª situação. Mesmo assim, o lateral correu atrás do jogador adversário e estava muito próximo quando o zagueiro interceptou. Na 1ª situação fiquei com a sensação de que os dois laterais subiram rapidamente ao ataque quando você recuperou a bola.

Muito interessante a alternativa que você encontrou para enfrentar equipes com dois atacantes, colocando um dos volantes para marcar individualmente o atacante mais recuado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, bruno introvertido disse:

Você já jogou contra algum time que usasse 3 zagueiros?

Sim.

 

18 horas atrás, RTORRES27 disse:

Acho que montou um time muito bom. Esse Chico evoluiu muito bem no time e o Sandro chega para finalmente dar peso a camisa 9.

Quando o Chico me foi oferecido e vi que ele era espanhol e formado no Cádiz sabia que ele tinha que jogar na equipe. Estou confiante no desempenho do Sandro.

 

14 horas atrás, baltazar disse:

Muito legal o tópico sobre a tática, mostra muito bem seus pontos fracos e fortes. Espero novos posts da mesma, é interessante ver seu funcionamento dentro do jogo.

Boa sorte.

Quero mostrar outros lances do zagueiro, já que é uma das principais posições no W-M no FM e na vida real.

 

13 horas atrás, guigasparotto disse:

Muito legal a postagem, pois pra gente ainda era um mistério como essa formação estava rendendo tão bem numa competição de alto nível. 

Parece que os dois laterais realmente se aproximam do zagueiro quando são atacados, mas as vezes deixam um espaço, como aconteceu na 2ª situação. Mesmo assim, o lateral correu atrás do jogador adversário e estava muito próximo quando o zagueiro interceptou. Na 1ª situação fiquei com a sensação de que os dois laterais subiram rapidamente ao ataque quando você recuperou a bola.

Muito interessante a alternativa que você encontrou para enfrentar equipes com dois atacantes, colocando um dos volantes para marcar individualmente o atacante mais recuado.

Eu disse algumas vezes que não tinha nada demais e talvez isso tenha me deixado mais relapso ao fazer esse tipo de post.

Na realidade, os laterais não fecham quando o time é atacado. Eles permanecem como laterais e não com zagueiros em um esquema de 3 zagueiros. Na 1ª situação, foi um momento da jogada que permitiu que ele formassem uma linha de 3 zagueiros em vez de um zagueiro e dois laterais, entende? O normal é a 2ª situação. 

Não lembro da situação da partida, mas é possível que eles estivessem em atacar naquele momento da recuperação da bola.

Um dos volantes marcando é o nascimento do quarto-zagueiro ;)

 

Obrigados a todos que não comentaram mas positivaram o post também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...