Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diretor de Conteúdos do Esporte Interativo: 'Champions só no EI. Não haverá jogos no Space ou na TNT'


Bruno Caetano.

Posts Recomendados

Messi-champions-1260x710.jpg

Trivela_logo-2014.jpg

[Exclusivo] Esporte Interativo: “Champions só no EI. Não haverá jogos no Space ou na TNT”

Por Bruno Bonsanti
O torcedor já teve um aperitivo do que esperar nos próximos três anos. As fases preliminares da Champions League serviram para apresentar ao público do campeonato uma transmissão diferente da que ele estava acostumado. O Esporte Interativo também informa, mas, ao contrário dos canais ESPN, mais sóbrios, aposta na emoção para arrepiar quem estiver no outro lado da televisão. Isso ficará mais claro do que nunca a partir desta semana.

O Esporte Interativo precisou se estruturar para uma cobertura sem precedentes para o canal. Durante a fase de grupos, haverá oito equipes fazendo os jogos, uma com um canal extra de lances ao vivo e outra em standby para dar suporte ao narrador e ao comentarista que estão na Europa. A presença constante no continente para jogos e clubes é um dos trunfos do diretor de conteúdo Fabio Medeiros, o responsável por orquestrar as transmissões.

Ele precisa lidar com dois problemas. O primeiro é a concorrência da Rede Globo, que têm os direitos de transmissão para a TV aberta dos dois dias de jogos em sete das 14 semanas (nas outras sete, precisa escolher terça ou quarta-feira). Muitos jogos menos importantes passam apenas na Bandeirantes e todos que ela tiver direito serão transmitidos por streaming no Globo Esporte. O segundo é a negociação ainda difícil para entrar na NET e na Sky, as duas operadoras de TV a cabo que controlam 70% do mercado.

A solução encontrada para os dois é a mesma: tentar fazer uma cobertura tão boa que as pessoas prefiram o Esporte Interativo à concorrência e que faça as operadoras perceberem que precisam ter o canal na sua grade de alguma maneira. Porque não haverá alternativa. Depois que o EI foi comprado pela gigante americana Turner, especulou-se que uma possibilidade seria passar as partidas em canais da empresa, como o Space ou a TNT. “De forma alguma. Isso não vai acontecer. Os jogos vão ser passados no Esporte Interativo”, afirma Medeiros.

Acompanhe nossa entrevista com o diretor de conteúdo do agora canal oficial da Champions League na televisão fechada brasileira:

Como que foi a estruturação do canal para lidar com a demanda de transmitir oito partidas ao mesmo tempo durante a fase de grupos?

Foi enorme, passando pela parte técnica e operacional, de equipamentos. São mais do que oito jogos. Ainda fazemos o canal de lances ao vivo. São nove transmissões simultâneas, e temos gente de standby. Teve que investir bastante em recepção, filme, uma porrada de coisas. Fora essa parte técnica, teve um investimento em pessoal.

Quanto a equipe cresceu?

Estamos fazendo toda uma mudança no Esporte Interativo, não apenas transmissão. Agora, todo dia de manhã, temos um programa em que entramos ao vivo de Portugal, de Londres, da França. Com toda essa estrutura de investimento para a cobertura da Liga dos Campeões, foram 75 pessoas: produtor, repórter lá fora, produtor lá fora, coordenador de programa aqui no Brasil, apresentador de programa, comentaristas e narradores.

Todas as transmissões serão feitas no Rio ou algumas serão realizadas aqui em São Paulo?

Tudo no Rio. O que for feito no Brasil, será no Rio. A partir do ano que vem, vamos ter um estúdio em São Paulo também. Podemos produzir coisas em São Paulo, mas as transmissões de Champions, até para centralizar, vamos fazer tudo do Rio.

Quantas transmissões vocês planejam fazer direto da Europa?

Vamos ter repórter em todos os principais jogos de todas as rodadas. Com narrador e comentarista, não temos número fechado, mas vamos fazer os principais jogos de lá, certamente as fases finais. Fizemos questão de ir à estreia, apesar de Real Madrid e Shakhtar Donetsk não ser um grande clássico. No dia seguinte, fazemos Roma e Barcelona. A ideia não é só ir e fazer o jogo. Estamos há uma semana lá, nós fazemos todos os programas do André Henning de lá, fizemos um ao vivo com o Casemiro do CT do Real. A ideia é fazer quase uma semana de programação da Europa. Mandamos oito pessoas só para fazer os programas e a cobertura diária.

Mesmo com o Esporte Interativo tendo exclusividade no canal fechado, alguns jogos passarão na TV aberta e também pela internet, no Globo Esporte. O que vai diferenciar a transmissão do Esporte Interativo?

A liga tem 145 jogos, e 121 são exclusivos do Esporte Interativo. É uma pequena minoria de jogos que não são exclusivos. O que passa no Globo Esporte é o mesmo que passa na Band. Ainda assim, nos jogos em que estivermos fazendo juntos, o que diferencia, primeiro, é o fato de estarmos fazendo uma cobertura muito grande, muito maior que a dos outros, com equipe in loco em todos os lugares. Já estamos com nove repórteres na Europa e vamos aumentar. Essa semana, já começa mais uma pessoa em Madri, mais uma na Itália, mais uma na Alemanha, que já estão meio certos. Temos uma cobertura muito mais próxima.

Estamos tentando tratar a Liga dos Campeões, os clubes e os jogadores com a mesma proximidade que a mídia costuma tratar o futebol brasileiro. Alguns mais jovens torcem pelo Real Madrid tanto quanto torcem pelo Flamengo ou pelo Corinthians. Tratam a rivalidade da mesma maneira, têm curiosidade sobre o treino, o dia a dia, como acontece com os clubes daqui. Esse vai ser um dos nossos diferenciais. Por isso, temos que estar lá todos os dias. Já mudou completamente o jeito como éramos tratados no Real Madrid do ano passado para agora. Eles já conhecem nosso repórter.

A gente acredita também em tratar a Liga dos Campeões com mais emoção. Queremos fazer o cara se sentir dentro do estádio. Isso é uma coisa que vamos vemos cada vez mais. Uns dez anos atrás, tratavam a Liga como um negócio legal, mas um pouco blasé, como se fosse uma obra de arte.

A linha editorial das transmissões será a mesma das outras, com o foco na emoção e um tom mais descontraído?

Sempre pensamos em um tom um pouco mais descontraído, com emoção, e o que diferencia mais este ano é essa proximidade que queremos ter, com conteúdo, jogadores, os times. Isso ajuda na emoção. Na hora que a gente traz a história do jogador, dos personagens, isso aumenta a afinidade dos torcedores com aqueles clubes. Quando você conhece mais a história, vai se aproximando e fazendo com que a sua emoção fique maior.

Os nossos leitores às vezes reclamam que os narradores e comentaristas gritam demais durante a transmissão. O que acha disso?

Ouvimos todo tipo de crítica positiva e negativa. No entanto, o que acreditamos é que, quando o esporte é visto com emoção e intensidade, ele precisa desse tipo de acompanhamento e narração nos jogos também. Tem gente que prefere uma narração mais serena, com mais parcimônia, mas por isso tudo que eu falei, cada vez mais a Liga está no sangue, na paixão do torcedor. Isso é necessário. É um perfil também do torcedor que está mais engajado, está sentindo mais a emoção. Mas é claro que não é possível agradar todo mundo. Assim como tem muita gente que elogia, que diz ficar arrepiado e não consegue ver em outro canal. Entre críticas positivas e negativas, avaliamos que (a maioria das críticas) é positiva. Respeito todas as opiniões.

O diretor de conteúdo Fabio Medeiros

O diretor de conteúdo Fabio Medeiros

Eles também querem saber quando vão poder assistir aos jogos da Champions League nas suas operadoras. Há algum avanço nesse sentido?

Não é a área que eu cuido, mas todo mundo que está acompanhando entende mais ou menos por que isso ainda não aconteceu. Tenho certeza que as operadoras vão atender ao apelo dos fãs, (entender) a importância que esse produto tem para os seus assinantes, e o que elas vão perder se não oferecerem isso. Eu falo para a equipe que temos que fazer nosso trabalho. Tenho certeza que, se entregarmos a melhor cobertura que a Liga já teve, só vai ajudar a desenrolar esse imbróglio. Tenho convicção de que isso vai se resolver.

Enquanto isso não acontece, existe a previsão de passar alguns jogos em canais como a TNT ou o Space?

Não. De forma alguma. Isso não vai acontecer. Os jogos vão ser passados no Esporte Interativo. Temos canais extras, que passam outros jogos, que estão no EI Plus, e eventualmente podem estar em outras operadoras no futuro.

Como vocês esperam que a exclusividade da Liga dos Campeões ajude a fortalecer o canal?

É muito raro haver exclusividade de direitos hoje em dia. Outros campeonatos da televisão brasileira são divididos entre as emissoras. Exclusividade ajuda a fortalecer como marketing, como auto-estima. O handebol já foi um salto enorme para nós, pelo reconhecimento, pelas pessoas buscarem o Esporte Interativo e assinarem o EI Plus. Se você considerar o “boom” que foi com o handebol, o barulho será muito grande com o potencial que tem a Liga dos Campeões, com jogos exclusivos, mesmo um jogo como Real Madrid e Shakhtar Donetsk. O impacto será muito, muito grande. A qualidade que o campeonato tem e o apelo dele são enormes. Se não tiver o Flamengo na operadora do cara, ele vai dar um jeito de assistir, mas não vai ficar sem assistir.

Um outro passo seria passar a transmitir outros regionais, Copa do Brasil?? Há esse interesse?

Se você me falar qualquer campeonato que seja bom, se eu não tiver interesse, eu estou maluco. No nível que chegamos, não podemos mais nos permitir que qualquer campeonato de bom nível seja negociado sem fazermos parte disso. Se houver a possibilidade de negociar, se as negociações forem abertas, vamos tentar fazer o que for possível. Teve essa notícia da Rio-Sul-Minas. Claro que temos interesse de conversar. Assim como tivemos com a Copa do Nordeste, com a Copa Verde, com os estaduais do Nordeste.

O que você consideraria um sucesso nessa primeira temporada de transmissão da Champions League?

Seria uma satisfação muito grande se levássemos essa Liga dos Campeões para todo mundo que tem TV paga. Seria uma satisfação enorme quebrar essa barreira. Queremos ao máximo levar a liga para mais gente, esse é o objetivo do nosso trabalho. Nossa missão é transformar as pessoas através da emoção do esporte. Isso é o que mais move a gente, mais que o salário, mais que qualquer coisa. Se conseguirmos, ao longo do campeonato, passar nosso jeito de fazer a transmissão para muito mais gente, seria uma emoção enorme.

Paralelo a isso, para o fã da Liga dos Campeões que estiver nos assistindo, queremos que esse cara goste da cobertura que estamos fazendo. Esse reconhecimento é muitíssimo importante e é o que mais vale o investimento que a gente fez. Se isso for para mais gente, a satisfação é maior. Mas o que eu falo é que mesmo se tivesse uma pessoa só (assistindo), se conseguirmos mudar a vida de uma pessoa fazendo aquilo, já teria valido a pena.

- -  - -

Apesar de preferir bastante a transmissão da ESPN, admiro o André Henning pelo trabalho realizado ali. Houveram momentos em que a grade estava deprimente, e agora ele vê o canal, ainda muito novo, crescer e ter diversos patrocinadores e campeonatos.

Mas Paulo Andrade e Calçade são infinitamente superiores a André Henning e VSR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 52
  • Criado
  • Última resposta

Não sei a quantas anda a situação da EI com a SKY, mas acho improvável a entrada do canal neste ano, quiçá no ano seguinte. Somos da geração em que se acostumou com a UCL nos canais ESPN, mas não sei... Eu não sinto tanta falta da UCL assim. Eu sentiria bastante se tivesse todo o gás da época dourada, do Milagre de Istambul e da final interista no Santiago Bernabéu. Essa é a minha opinião, claro.

Agora eu sentiria uma falta enorme da UEFA Europa League, que pra mim, é o torneio mais charmoso da Europa. Não sei se pela minha "síndrome de underground", mas gosto demais de pegar uma quinta-feira e zapear pelos vários jogos do torneio, principalmente na fase de grupos. Creio que essa preferência pela UEL aumentou bastante por conta do Football Manager.

Falei e não falei, mas no final das contas, ESPN fez pegar os direitos da UEL e cedo ou tarde os direitos da UCL voltam. Não acredito na força do EI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei vai precisar melhorar MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO pra conseguir chamar a atenção da galera. De longe os narradores e comentaristas mais chatos do Brasil estão lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esporte Interativo diz que barreiras aumentaram para entrada nas operadoras

No dia em que começou a mostrar, com exclusividade na TV fechada, os jogos da Liga dos Campeões da UEFA, o Esporte Interativo divulgou nota de esclarecimento a respeito da não presença de seus canais nas principais operadoras do país.

"Por que a NET decidiu tirar o Esporte Interativo da grade de programação da Claro TV depois do Esporte Interativo vencer 2 de seus maiores concorrentes na disputa pelos direitos de transmissão da Liga dos Campeões?", pergunta o comunicado.

O EI também diz que "as barreiras à entrada dos Canais Esporte Interativo aumentaram com a força da nossa programação" e que segue fazendo "todo o esforço pra que TODOS os amantes de esportes possam nos assistir".

Veja a nota na íntegra.

A quem interessa impedir o crescimento dos Canais Esporte Interativo? As Operadoras de TV paga certamente se beneficiam pelo aumento da concorrência, reduzindo sua dependência de um ou dois canais de esportes. Os assinantes de TV paga só ganham tendo acesso a TODOS os canais de esportes, podendo escolher o que e quando assistir. Por que a NET decidiu tirar o Esporte Interativo da grade de programação da Claro TV depois do Esporte Interativo vencer 2 de seus maiores concorrentes na disputa pelos direitos de transmissão da Liga dos Campeões? Por mais estranho que pareça, as barreiras à entrada dos Canais Esporte Interativo aumentaram com a força da nossa programação.

Nós estamos fazendo todo o esforço pra que TODOS os amantes de esportes possam nos assistir e, mais uma vez, queremos dar uma satisfação ao nosso público. Entendemos que tem muita gente frustrada hoje por não ter os Canais Esporte Interativo e renovamos nosso compromisso de continuar trabalhando duro pra vencer as barreiras que são colocadas na nossa frente.


Fonte: Esporte e mídia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que quem manda na mídia brasileira são as pessoas mais sujas que existem por aqui. Simples assim. Fazem de tudo pra ferrar seus concorrentes (hahah o velho mito de que empresa gosta mesmo é de concorrência e não monopolio) e tão cagando pros telespectadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Canal amador querendo cobrar das operadoras valor de ESPN e SporTV. Que se fodam aí. Não quero esse lixo na grade da NET.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até que gostava da EI, mas o fato de o cara ter a opção de assistir apenas uma partida no EI Maxx e o restante dos jogos ser exclusivo para assinantes do EI Plus me deixou bastante frustrado, por exemplo hoje, eu tava afim de assistir o jogaço do Manchester City e Juventus mais só transmitiram o do Real Madrid. A Band ganhou mais um telespectador todas as quartas de Champions.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até que gostava da EI, mas o fato de o cara ter a opção de assistir apenas uma partida no EI Maxx e o restante dos jogos ser exclusivo para assinantes do EI Plus me deixou bastante frustrado, por exemplo hoje, eu tava afim de assistir o jogaço do Manchester City e Juventus mais só transmitiram o do Real Madrid. A Band ganhou mais um telespectador todas as quartas de Champions.

Pelo menos você pode escolher assistir ao Craque Neto.

Eu até estava achando bom o EI ter ganho a licitação, porque ia forçar a entrada na SKY (que assino) e opções de canais são sempre positivas para nós, consumidores. Mas eles transmitirem só UM jogo é sacanagem. Tô começando a achar ruim o EI ter comprado os direitos. Que saísse da ESPN, mas fosse pra FOX. Ou as duas dividissem. Provavelmente teríamos quatro jogos transmitidos por dia nesse cenário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"A liga tem 145 jogos, e 121 são exclusivos do Esporte Interativo"

Na GVT e na Oi só tem um canal pra transmitir. JENIAL. Bota 8 jogos numa tela só, jênio.

Ain, a gente tem repórter no treino do Real Madrid, virando amigo de todo mundo, narrador in loco, blá blá blá 

Mas o canal não é HD, a imagem é pior que os SD da ESPN e da SporTV, a transmissão é cheia de propaganda do ENVIE O SMS PARA O NÚMERO 666 PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO MENGAUM.

Eu tô muito puto com isso tudo. Operadoras, canais e EI só nos foderam nessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se quiser assistir tudo, que pague mais um valor além da TV por assinatura (que pode incluir outro valor pelos canais de esportes) e veja pela internet, que nem sempre é garantia de qualidade máxima e estabilidade na transmissão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente @MarkuZ. O problema do E+I é que eles não estão prontos pra tanta coisa. De 'nunca transmitimos' pra 'tudo nosso' é uma mudança muito grande. Contrataram trocentos narradores e comentaristas pros tops que fazem jogos grandes continuarem sendo André e VSR. Daí dá pra imaginar o nível.

E enquanto o E+I aprende a fazer transmissões decentes e ganhar a briga com as operadoras, tem jogo gigante quase toda semana daqui até o final do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, eles se disponibilizam a passar o sinal de todos os jogos e de graça pra operadora, se a operadora se encarregar de criar um canal a mais pra cada jogo, só pro horário do jogo. Não tenho OI TV, não sei como tá o canal la e tal, mas EI é bem bosta ainda.

 

E quem tem me tira uma dúvida sobre o que falaram aí: eles não tem canal HD???? hauhahuhua q canal zuado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, eles se disponibilizam a passar o sinal de todos os jogos e de graça pra operadora, se a operadora se encarregar de criar um canal a mais pra cada jogo, só pro horário do jogo. Não tenho OI TV, não sei como tá o canal la e tal, mas EI é bem bosta ainda.

 

E quem tem me tira uma dúvida sobre o que falaram aí: eles não tem canal HD???? hauhahuhua q canal zuado

Tem HD mas mesmo assim, é meio estranho assistir jogos no canal, é como se você estivesse assistindo um jogo na Globo e colocar na band, a gente nota a diferença na hora, a impressão que deixa é que falta iluminação no estúdio de gravação.

Acredito que esse ano, a Europa League vai ter mais audiência do que a Champions. Prefiro ouvir o neto toda hora falando "Esse minino Neymar é muito bom digassi di passagi" do que a gritaria do André Henning que nem é o pior da narração, o pior mesmo é as propagandas de 10 em 10 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grupo que comprou a EI fez errado. Devia ter investido mais no canal. Não basta trazer só grandes competições, tem que melhorar tudo do canal.

Quando o EI começou a transmitir Copa do Nordeste, trouxe para o canal vários comentaristas locais que conheciam o futebol nordestino. Deviam ter feito o mesmo pra UCL. A equipe tem vários comentarista que não acompanham futebol europeu, que mal conhecem o nome dos jogadores... Porra, isso é o básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Operadoras dizem que Esporte Interativo está cobrando alto nas negociações

A fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA teve inicio nesta terça-feira e apenas cerca de 20% dos assinantes de TV fechada no país tiveram acesso aos jogos mostrados pelos canais Esporte Interativo em razão dos mesmos não estarem dispníveis em operadoras como Net, Sky e Claro.

Muitos clientes dessas empresas usaram as redes sociais para cobrarem a entrada dos canais EI MAXX e pelo menos duas delas, responderam com explicações sobre as negociações com a Turner, programadora dona dos canais Esporte Interativo.

A Claro TV se manifestou da seguinte forma: "Nos últimos anos os jogos da Champions League foram transmitidos pelo canal ESPN, porém este ano os direitos dos jogos foram vendidos para o canal  ESPORTE INTERATIVO e este canal está cobrando um alto custo da Claro HDTV e não queremos repassar o custo para as mensalidades dos clientes".

A Sky apresentou praticamente os mesmos argumentos. "Sempre temos um compromisso de transparência com nossos clientes, temos interesse  na entrada do canal em noss grade, mas sem que isso encareça a assinatura e garanta grade de programação quando não ocorrer a Champions Laegue, enquanto estes acertos não forem finalizados, não podemos dar um prazo para entrada do canal".

Por outro lado, respondendo ao questionamento de um seguidor no Facebook, o diretor de conteúdo dos canais Esporte Interativo, Fábio Medeiros, negou que o EI esteja cobrando altos valores para entrar nas operadoras.

Fonte: Esporte e Mídia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os caras querem cobrar um valor de ESPN e apresentam qualidade de Rede Vida transmitindo Copa São Paulo. Vão se foder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fui procurar os jogos da UCL e fui seco na ESPN. Muito triste isso, porque o canal valorizava demais a competição fora a qualidade. No Ei parece ser tudo meio amador, a Turner podia investir era em estrutura pro canal, igual a Fox Sports fez, priorizando além das competições a qualidade técnica (Imagem, video e som) e depois garimpando bons comentaristas e narradores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eles precisam recuperar o (alto) valor investido.
O que é mais provável: Eles estarem cobrando um valor alto pra recuperar o investimento, ou os outros canais de esportes não permitirem o EI entrar na grade, já que (somente) em dias de UCL eles vão perder audiência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Bruno Caetano. unfeatured this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...