Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Google tem uma forma ultrassecreta de recrutar novos programadores


_Matheus_

Posts Recomendados

Google tem uma forma ultrassecreta de recrutar novos programadores

Por Redação em 27.08.2015 às 11h26
 

Trabalhar em gigantes da tecnologia é o sonho de muitos profissionais, mas conseguir passar no processo seletivo dessas empresas não é nada fácil. Basta olhar o Google: nas entrevistas, os recrutadores costumam exigir respostas bem pensadas para perguntas um tanto esquisitas - "como você resolveria o problema de trânsito em São Paulo?" e "projete um plano de evacuação para São Francisco" são apenas alguns exemplos.

 

No entanto, um novo método adotado pela companhia para recrutar novos funcionários tem chamado atenção. Não apenas pela criatividade (e bizarrice), mas também porque o procedimento é baseado naquilo que fez do Google o que a companhia é hoje: as buscas na internet.

 

Vamos explicar. Max Rosett é um dos programadores recém-contratados pela gigante de Mountain View. Nesta segunda-feira (24) ele publicou um texto no site The Hustle explicando como foi selecionado pelo Google e sobre o processo seletivo pelo qual passou.

 

Rosett, que é formado em matemática e cursa atualmente mestrado em ciência da computação na Universidade de Tecnologia de Georgia, nos Estados Unidos, conta que trabalhava em um projeto pessoal envolvendo um problema de codificação. Foi quando ele recorreu ao Google e digitou na caixa de pesquisa as palavras "python lambda function list comprehension" para encontrar informações na linguagem de programação Python que o auxiliassem no tal projeto.

 

Só que, na hora de acessar os links mais relevantes, uma mensagem apareceu dizendo "Você está falando a nossa língua. Que tal um desafio?". Logo abaixo, Rosett poderia escolher entre três opções: aceitar o desafio, recusá-lo ou clicar em um botão para não mostrar aquele tipo de conteúdo novamente. Curioso, o programador topou participar da brincadeira e acabou redirecionado para o site google.com/foobar.

 

Google foo.bar

 

O design da página lembra uma interface UNIX. Após digitar um dos comandos para tentar acessar uma lista de arquivos, Rosett viu apenas um documento chamado "start_here.txt" ("comece aqui", na tradução livre), que continha as opções de digitar "request", para começar um novo desafio, ou "help", para exibir uma lista de comandos. Ao escolher a primeira, Rosett iniciou uma bateria de testes, sendo que a maioria exigia conhecimentos avançados de lógica e algoritmos.

 

Ele afirma que podia selecionar querer trabalhar com Java ou Python, mas que tinha 48 horas para resolver cada um dos cinco desafios propostos pelo site. Segundo o programador, todo o processo levou cerca de duas semanas.

 

Ao chegar no sexto problema, a página deu uma opção para que Rosett enviasse alguns dados de contato, como número de telefone e e-mail. Mesmo sem entender muito bem o que estava acontecendo, ele preencheu os campos com essas informações. E qual foi a surpresa dele ao ser contactado poucos dias depois por um recrutador do Google? Foi quando o rapaz recebeu um convite para uma entrevista na sede da empresa, na Califórnia, onde passou por outros testes - esses mais comuns e conhecidos entre os usuários.

 

Segundo Rosett, demoraram três meses do momento em que ele acessou o foo.bar até ser contratado pela companhia. Ele ainda disse que nenhum de seus amigos, alguns deles funcionários do Google, sabia sobre esse método de esconder todo um processo seletivo dentro do mecanismo de pesquisas da entidade. E mais: sequer desconfiavam que a empresa faz esse procedimento com base em termos específicos buscados pelo próprio usuário.

 

"O foo.bar é uma tática brilhante de recrutamento. O Google se baseou nele para me identificar antes mesmo de eu o fazê-lo e eles fizeram eu me sentir importante. Ao mesmo tempo, eles respeitaram minha privacidade e não entraram em contato comigo sem pedir minhas informações de forma explícita", declarou Rosett.

 

Google foo.bar

 

Procurado pela equipe do site Re/Code para comentar o assunto, um porta-voz do Google confirmou que faz esse tipo de teste e enviou a seguinte mensagem (em hex, não em Python), que quer dizer "Quebra-cabeças são divertidos. Pesquise por eles":

 

\u0050\u0075\u007a\u007a\u006c\u0065\u0073\u0020\
u0061\u0072\u0065\u0020\u0066\u0075\u006e\u002e\
u0020\u0053\u0065\u0061\ u0072\u0063\u0068\u0020\u006f\u006e\u002e

 

E antes que você tente acessar o foo.bar e passar pelo teste, já avisamos: os desafios só são liberados se durante a busca que você fez aparecer a mesma mensagem exibida para Rosett. Ainda não se sabe se esse processo está disponível em outros países onde o Google opera ou se só é válido para os Estados Unidos.

 

Fontes: The HustleRe/Code, Matéria em PT-BR: http://canaltech.com.br/noticia/google/google-tem-uma-forma-ultrassecreta-de-recrutar-novos-programadores-48123/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHAHAHA  Se fosse eu, já teria me cagado todo, achando que fiz merda e que estavam hackeando meu PC. (Não que a google não saiba o que fazemos, mas né...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • gabnanci
      Por gabnanci
      Projeto para o desenvolvimento de um jogo desktop em que se baseia no gerenciamento de um clube de futebol (real ou criado pelo usuário) em que o papel principal é a de gestão da empresa/clube baseado no gerenciamento de recursos, na função de presidente/ceo/diretor de futebol, sendo alguma das funções a de contratar o técnico certo, acertar com patrocinadores, gerir as finanças, dá o ok para a assinatura de jogadores/staff, promover ações para aumentar torcida, planos de socio torcedor, basicamente, o usuario poderá mexer em qualquer coisa do clube com a responsabilidade de que se fizer algo errado, poderá acarretar em prejuizo e queda de rendimento do clube. Posteriormente em outras situações, o presidente/ceo/diretor poderá comprar algum clube desde que tenha o dinheiro, que seria acumulado por ganho de taças, salario e investimentos do proprio usuario, ou poderá tambem ser contratado por outros clubes para assumir a mesma função caso seja um ceo/diretor, ou se eleger para presidencia novamente.

      A intenção é fazer uma interface parecida com jogos já consagrados como football manager, championship manager ou elifoot. Criar uma interface intuitiva, leve. A progressão do jogo irá se basear em dias, o usuario fará ações em um dia, e clicará em "avançar" e irá para o dia seguinte para poder ver as consequencias daquela ação. 

      Não tenho intençao em transmitir o jogo de futebol para o usuario, apenas um feedback do secretário do presidente (um secretário contratado de acordo com suas habilidades, atributos , experiencia, valor de mercado entre outros) para poder colocar a par o presidente/ceo/diretor de como o clube está indo em certos setores. 

      Pretendo desenvolver um jogo em que tenha as caracterisiticas de interface e de facilidade para o usuario compativel com o football manager e a rapidez e consequencias das ações tomadas pelo jogador, por minima que seja, parecido com o democracy 4.

      Preciso de ajuda para iniciar o projeto de desenvolver o jogo e caso o desenvolvedor tenha interesse em continuar nesse projeto, podemos avaliar comissões de venda futura.
       
      Algum Interessado? 
    • _Biofa
      Por _Biofa
      Fala rapaziada, tem alguém aqui(provavelmente tem) que trabalhe com programação aqui?
       
      Estou começando a estudar a vera, nãoe stou trabalhando somente para estudar e me reinserir no mercado de trabalho. Estou aprendendo React, já tenho um conhecimento basico de JS e vou começar um bootcamp em Agosto agora sobre React/Backend com Node, etc. 
       
      Queria trocar ideia sobre assuntos do mercado e de aprendizado. tem alguem ai?
    • BobJJ
      Por BobJJ
      Counter Strike Global Offensive

       
      Acho que recusa apresentações. Alguém joga? Animam jogar um Faceit, competitivo, casualzinho? 
      Sou ruinzão lá, tava quase pegando AK Cruzada aí entrei numa maré de AFK no meu time e caí para AK1 fora meu 48h de ban por kickar muitos jogadores (ausentes) do jogo.
    • Leho.
      Por Leho.
      Um tempo atrás o Mercado Livre anunciou que havia expandido seus galpões afim de otimizar ainda mais suas entregas, vi no Twitter inclusive. Agora a Amazon, que já entrega uma experiência de compra fenomenal pra gente desde que chegou aqui (quem já comprou com eles sabe o que eu tô falando) também anuncia um novo incremento à sua rede logística.
      Quem ganha somos nós, que cada vez menos ficamos dependentes da merda que é os Correios. Vale lembrar que o grupo Magazine Luiza e o da Americanas também estão melhorando bastante seus serviços de venda e entrega, puxados principalmente pela rivalidade com a Amazon.
       
      É aquela história: quando alguém sobe o sarrafo no mercado, as outras são obrigadas a se mexer também hahahah.
    • Lewiks
      Por Lewiks
      Link completo da matéria em: https://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/sonho-desmorona-contratado-para-trabalhar-com-jogador-brasileiro-esta-preso-na-russia.ghtml
       
      =-=-=
       
      Reportagem passada hoje no Esporte Espetacular... Fernando, volante ex-Grêmio, a mulher dele e a família da mulher enganaram um casal oferecendo emprego pra usá-los como mula pra levar remédios para o pai da mulher. O homem enganado foi preso por tráfico de drogas na Rússia e o jogador e a mulher saíram fora do país. A reportagem é longa mas revoltante.
×
×
  • Criar Novo...