Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sport 0 x 0 Cruzeiro


Henrique M.

Posts Recomendados

Pofexô ta de sacanagi poxa

 

Mas tem uma coisa que concordo com ele. No Brasil, só porque se escala 3 volantes tem muitas críticas. Não se analisa. Escalou 3 volantes é retranqueiro. Por vezes não é assim.

 

A diferença tá no nível dos volantes. Aqui no Brasil a maioria é sem técnica pra dar um passe ou visão de jogo. O imbecil falou de Alemanha e Barcelona, de Real Madrid e só esqueceu que todos os jogadores que tão ali no meio tem saída de bola qualificadíssima. Aqui no Brasil, isso praticamente não existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que seja como ele chegou aqui, porque a pergunta ficou meio dúbia. Então, ele veio por empréstimo e para ser o terceiro goleiro, já que Saulo era reserva imediato de Magrão, porém Saulo foi emprestado para ganhar mais experiência justamente porque Magrão raramente ficava fora, seja por lesão, seja por cartão e Danilo virou reserva imediato justamente quando Magrão teve sua primeira lesão séria que já vai completar mais ou menos 4 meses. Ninguém dava nada por ele, o receio era tremendo, mas hoje a torcida prefere que Magrão só volte quando estiver 100%, ou seja, que jogue a Sulamericana e pegue ritmo enquanto Danilo continua como titular no Brasileiro. Resumindo, ele está sendo uma grata surpresa, dificilmente conseguiremos mantê-lo, certo que o Corinthians vai querer de volta.

Danilo Fernandes não é mais do Corinthians, não veio emprestado, é do Sport mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença tá no nível dos volantes. Aqui no Brasil a maioria é sem técnica pra dar um passe ou visão de jogo.

 

Ué, mas e quanto a Rafael Carioca, Elias, Canteros, Jean, Maicon, Dourado, Aránguiz, Gabriel (Palmeiras), Rithely? Isso só numa analise mais superficial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Danilo Fernandes não é mais do Corinthians, não veio emprestado, é do Sport mesmo.

 

Aí você acaba de me dar uma notícia muito boa!

 

:yao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, mas e quanto a Rafael Carioca, Elias, Canteros, Jean, Maicon, Dourado, Aránguiz, Gabriel (Palmeiras), Rithely? Isso só numa analise mais superficial.

 

Dourado? Tá de sacanagem, né? E o Maicon pra mim não é volante.

 

Rafael, Elias, Aránguiz, Gabriel e Rithely ok. Jean pra mim já passou o tempo dele faz tempo. Teve um breve momento de bom futebol e depois nunca mais.

 

O que eu quero dize é o seguinte: não adianta jogar com 3 volantes e só um deles fazer alguma coisa ou pior, nenhum dos três faze algo. E repara que eu falei na MAIORIA DOS VOLANTES, não todos. Quantos times tem dois ou três volantes iguais a esses? Se tem, quantos times escalam 2 ou 3 volantes que sabem sair jogando?

 

A exceção (se tiver, eu lembro só do Atlético de cabeça) vai mostrar que a regra é clara, tá certo, Arnaldo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dourado? Tá de sacanagem, né? E o Maicon pra mim não é volante.

Rafael, Elias, Aránguiz, Gabriel e Rithely ok. Jean pra mim já passou o tempo dele faz tempo. Teve um breve momento de bom futebol e depois nunca mais.

O que eu quero dize é o seguinte: não adianta jogar com 3 volantes e só um deles fazer alguma coisa ou pior, nenhum dos três faze algo. E repara que eu falei na MAIORIA DOS VOLANTES, não todos. Quantos times tem dois ou três volantes iguais a esses? Se tem, quantos times escalam 2 ou 3 volantes que sabem sair jogando?

A exceção (se tiver, eu lembro só do Atlético de cabeça) vai mostrar que a regra é clara, tá certo, Arnaldo?

Mas se Maicon não é volante, Kroos também não é, correto ?

E veja bem, a comparação é de estilo/posição, não capacidade. Kroos começou de meia e foi recuado, assim como o Maicon. Kroos tem excelente passe e o Maicon tenta ter. Não passa daí. Lembrado, para eu não ser xingado: não está em questão a capacidade dos dois.

No mais, você ta certo. O volante brasileiro deixou de ser meia depois de 94 e o volante europeu virou meia na última década. Futebol europeu evoluiu e nós regredimos. Melhor, precisa nem ir tão longe, pois Chile e Argentina têm ótimos volantes. "Ah, mas são 2, 3..." nem esses 2, 3 temos mais. kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dourado? Tá de sacanagem, né?

 

Dourado tem saída de bola qualificada sim. Ele tem que ficar plantado na intermediária defensiva porque tanto Aranguiz quanto Anderson são quase meias, por isso é preciso ser cauteloso jogando na dele. Talvez se o Nilton assumir a titularidade o Dourado vai ser mais liberado. Mas ele tem boa chegada na frente sim.

 

 

E o Maicon pra mim não é volante.

 

Ele joga de volante e se identifica como volante. O que você considera ou deixa de considerar acaba não importando muito.

 

O que eu quero dize é o seguinte: não adianta jogar com 3 volantes e só um deles fazer alguma coisa ou pior, nenhum dos três faze algo.

 

Ué, mas num esquema com 3 volantes, não só é desnecessário que os três produzam ofensivamente ao mesmo tempo como não é aconselhável. Imagine se Aránguiz, Maicon e Canteros forem incumbidos de ficarem na volância? Não funciona...

 

E repara que eu falei na MAIORIA DOS VOLANTES, não todos.

 

Tem mais exemplos. Cristian, Ralf, Edson, Ramiro, Wesley, Zé Roberto, Renato (Santos).

 

Quero dizer, não é como se o Brasil fosse uma fábrica de bons segundos volantes, mas lá na Europa só tem mais desses porque é proporcional ao nível dos jogadores como um todo.

 

É tipo assim, jogador brasileiro é nota 7 defensivamente e 5 ofensivamente. Jogador europeu é nota 10 defensivamente e 8 ofensivamente. Não tem muito o que fazer quanto a isso e é até meio redundante essa constatação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Só de estarmos presos a essas nomenclaturas, mostra que nosso futebol é ultrapassado, hoje não existe isso de posição em campo, existe faixas de atuação. Hoje, um jogador de qualidade, tem que saber desempenhar funções defensivas, de criação e ofensivas. Não importa se é volante ou camisa 10. Se quer ser competitivo futebolisticamente hoje, tem que treinar os jogadores na base para serem capazes de executar todas as funções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se Maicon não é volante, Kroos também não é, correto ?

E veja bem, a comparação é de estilo/posição, não capacidade. Kroos começou de meia e foi recuado, assim como o Maicon. Kroos tem excelente passe e o Maicon tenta ter. Não passa daí. Lembrado, para eu não ser xingado: não está em questão a capacidade dos dois.

No mais, você ta certo. O volante brasileiro deixou de ser meia depois de 94 e o volante europeu virou meia na última década. Futebol europeu evoluiu e nós regredimos. Melhor, precisa nem ir tão longe, pois Chile e Argentina têm ótimos volantes. "Ah, mas são 2, 3..." nem esses 2, 3 temos mais. kkkkkk

 

Na época em que ele foi pro Real e foi deslocado pra primeiro volante, eu achei uma abominação e continuo achando até hoje. Só que ele é um jogador muito, mas muito mais combativo que o Maicon. Não dá nem graça comparar a combatividade dos dois. O Maicon é volante e falha como volante, já o Kroos, se não marca bem (e não marca) pelo menos tem a combatividade necessária.

 

E claro, eu entendo a questão da proporção entre os dois, sim. Só que pra mim o Kroos consegue desempenhar a função defensiva e o Maicon não.

 

Dourado tem saída de bola qualificada sim. Ele tem que ficar plantado na intermediária defensiva porque tanto Aranguiz quanto Anderson são quase meias, por isso é preciso ser cauteloso jogando na dele. Talvez se o Nilton assumir a titularidade o Dourado vai ser mais liberado. Mas ele tem boa chegada na frente sim.

 

 

 

Ele joga de volante e se identifica como volante. O que você considera ou deixa de considerar acaba não importando muito.

 

 

Ué, mas num esquema com 3 volantes, não só é desnecessário que os três produzam ofensivamente ao mesmo tempo como não é aconselhável. Imagine se Aránguiz, Maicon e Canteros forem incumbidos de ficarem na volância? Não funciona...

 

 

Tem mais exemplos. Cristian, Ralf, Edson, Ramiro, Wesley, Zé Roberto, Renato (Santos).

 

Quero dizer, não é como se o Brasil fosse uma fábrica de bons segundos volantes, mas lá na Europa só tem mais desses porque é proporcional ao nível dos jogadores como um todo.

 

É tipo assim, jogador brasileiro é nota 7 defensivamente e 5 ofensivamente. Jogador europeu é nota 10 defensivamente e 8 ofensivamente. Não tem muito o que fazer quanto a isso e é até meio redundante essa constatação.

 

Eu acho que o Dourado tem uma saída de bola completamente mediana. Dificilmente tenta algo além de um passe de dois metros. O negócio dele é que se posiciona muito bem e desarma muito bem, também. Mas dizer que ele tem saída de bola boa eu acho sacanagem.

 

O cara pode se achar um volante e jogar de volante, mas não significa que eu pense assim, cara. Não preciso pensar da mesma forma que os outros, é assim que eu enxergo o futebol.

 

O Luxemburgo citou Real Madrid, Barcelona, Bayern, Alemanha. Em todos esses times TODOS os jogadores de meio campo conseguem armar o time e defender com certa propriedade. Esse é o meu ponto. Aqui no Brasil o volante em sua maioria é quebrador de bola. E se for bom, é adiantado mais pra frente.

 

Eu acho completamente aconselhável tu ter vários jogadores que saibam cumprir funções, basta ver Pirlo, Vidal e Pogba no meio campo da Juventus ou o meio campo do Bayern ou mesmo do Real do Ancelotti. 

 

E eu acho que a gente tá se confundindo. Pega a entrevista do Luxemburgo de novo e repara nos caras que ele citou. Não é só fazer a bola sair, mas sim tu ter qualidade o suficiente pra armar o time de trás. Ele citou os jogadores mais híbridos possíveis. Isso aqui no Brasil é muito, mas muito exceção. Saber dar um passe é algo comum de um volante, mas é que a qualidade aqui é tão baixa que quando o cara dá um passe já se acha que ele é foda.

 

Os únicos dois jogadores aqui no Brasil que eu vi nos últimos tempos e que tem cara de volante europeu é o Lucas Silva e o Rafael Carioca. O resto é meia boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tem uma coisa que concordo com ele. No Brasil, só porque se escala 3 volantes tem muitas críticas. Não se analisa. Escalou 3 volantes é retranqueiro. Por vezes não é assim.

 

 

O engraçado é que no jogo de hoje essa expectativa realmente foi contrariada. Por mais que tenha faltado criatividade dos dois lados, o Cruzeiro teve mais volume de jogo do que na maioria dos jogos que fez esse ano. E acabou criando mais jogadas de perigo.

 

Se entrar o Marquinhos ou alguém mais criativo no lugar do Marinho, essa formação pode dar certo ainda, mesmo com os volantes não tendo a mesma qualidade na saída de bola do Lucas Silva. Vai ser um time bem menos ofensivo mas também pode ter uma defesa menos permeável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o nível dos volantes não é o mesmo que da Europa, o dos meias também não é, dos zagueiros também não e assim por diante. Dourado tem boa saída de bola sim, tem estilo de jogo parecido com o do Busquets.Você não precisa ter 3 volantes gênios da bola, menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Felipão meteu 4x1 num Inter que era teoricamente superior usando uma formação de 3 volantes. Walace, Bastos e Ramiro. Ramiro, inclusive, fez um gol surgindo como elemento surpresa.
 

Eu acho que o Dourado tem uma saída de bola completamente mediana. Dificilmente tenta algo além de um passe de dois metros. O negócio dele é que se posiciona muito bem e desarma muito bem, também. Mas dizer que ele tem saída de bola boa eu acho sacanagem.

 
Eu acho que dizes isso porque não há tanto material de análise para julgar a saída de bola do Dourado, afinal, como eu disse, ele precisa se resguardar bastante quando atuante ao lado de Anderson e Aranguiz. Nesse ponto, acho que podemos concordar em discordar.
 

O cara pode se achar um volante e jogar de volante, mas não significa que eu pense assim, cara. Não preciso pensar da mesma forma que os outros, é assim que eu enxergo o futebol.

 
Mas não torna o seu ponto de vista condizente com a realidade. Se um jogador atua na última faixa do campo, perto ou dentro da área, ele é atacante. Não tem como dizer que ele é volante ou zagueiro. Sim, é óbvio, mas é que eu queria explicar porque eu não acho que você esteja certo em pensar dessa forma e não achei jeito melhor de dizer isso.
 

O Luxemburgo citou Real Madrid, Barcelona, Bayern, Alemanha. Em todos esses times TODOS os jogadores de meio campo conseguem armar o time e defender com certa propriedade. Esse é o meu ponto. Aqui no Brasil o volante em sua maioria é quebrador de bola. E se for bom, é adiantado mais pra frente.

 
Olha, confesso: não assisti a entrevista do Luxemburgo e só tomei conhecimento disso que ele falou porque olhei no GE. Nada do que eu disse é em resposta à ele, e sim à você, que disse que a maioria dos volantes brasileiros não tem qualidade no passe ou visão de jogo, e é disso que eu discordo, enfim.
 
Também como eu disse, não há como comparar futebol brasileiro (ou melhor, futebol sul-americano) e futebol europeu. Com volantes que tem saída mais qualificada estamos evoluindo futebolisticamente. Antigamente havia uma ideia (que até hoje existe, graças à técnicos ultrapassados que insistem em manchar suas carreiras com campanhas pífias em clubes que já os tem como ídolos) que volante é "protetor da casinha", "matador de jogada". Eu sei que antigamente haviam muitos volantes à nível europeu, como Falcão, Cerezo, Dinho "Cangaceiro", Emerson... mas isso não significa que os técnicos sabiam valorizar isso.


Se o nível dos volantes não é o mesmo que da Europa, o dos meias também não é, dos zagueiros também não e assim por diante. Dourado tem boa saída de bola sim, tem estilo de jogo parecido com o do Busquets.Você não precisa ter 3 volantes gênios da bola, menos.

 

Perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o nível dos volantes não é o mesmo que da Europa, o dos meias também não é, dos zagueiros também não e assim por diante. Dourado tem boa saída de bola sim, tem estilo de jogo parecido com o do Busquets.Você não precisa ter 3 volantes gênios da bola, menos.

 

Saída de jogo tão boa quanto a do Lucas do Liverpool. Ou seja, completamente mediana, razoável. O Busquets é habilidoso pra caralho, cara. Muito técnico na saída de bola e tem um passe muito bom. Dourado dá passe de dois metros e acaba por ai. É que como eu disse, o nível aqui é tão baixo que quando o cara consegue acertar um passe a gente acha que já tá bom.

 

Eu sei que não precisa ter 3 gênios da bola, o que não precisa é ter 3 volantes que não sabem criar jogo. O que eu tô dizendo é que se não tem o mesmo nível que lá, poderia ter a mesma proposta de jogo. Olha o Atlético que andava jogando só com um volante (e o Rafael ainda). Infelizmente a gente vive num mar de mediocridade que faz com que se procure jogar da maneira mais defensível possível.

 

 

O Felipão meteu 4x1 num Inter que era teoricamente superior usando uma formação de 3 volantes. Walace, Bastos e Ramiro. Ramiro, inclusive, fez um gol surgindo como elemento surpresa.

 

 

Eu acho que dizes isso porque não há tanto material de análise para julgar a saída de bola do Dourado, afinal, como eu disse, ele precisa se resguardar bastante quando atuante ao lado de Anderson e Aranguiz. Nesse ponto, acho que podemos concordar em discordar.

 

 

Mas não torna o seu ponto de vista condizente com a realidade. Se um jogador atua na última faixa do campo, perto ou dentro da área, ele é atacante. Não tem como dizer que ele é volante ou zagueiro. Sim, é óbvio, mas é que eu queria explicar porque eu não acho que você esteja certo em pensar dessa forma e não achei jeito melhor de dizer isso.

 

 

Olha, confesso: não assisti a entrevista do Luxemburgo e só tomei conhecimento disso que ele falou porque olhei no GE. Nada do que eu disse é em resposta à ele, e sim à você, que disse que a maioria dos volantes brasileiros não tem qualidade no passe ou visão de jogo, e é disso que eu discordo, enfim.

 

Também como eu disse, não há como comparar futebol brasileiro (ou melhor, futebol sul-americano) e futebol europeu. Com volantes que tem saída mais qualificada estamos evoluindo futebolisticamente. Antigamente havia uma ideia (que até hoje existe, graças à técnicos ultrapassados que insistem em manchar suas carreiras com campanhas pífias em clubes que já os tem como ídolos) que volante é "protetor da casinha", "matador de jogada". Eu sei que antigamente haviam muitos volantes à nível europeu, como Falcão, Cerezo, Dinho "Cangaceiro", Emerson... mas isso não significa que os técnicos sabiam valorizar isso.

 

Perfeito.

 

Tô falando de um certo tipo de jogador aqui no Brasil que não existe e que o Luxemburgo fez a comparação. O dia que me apresentarem um jogador que consiga sair jogando com visão de jogo, que arme o time e que consiga marcar e fechar espaços como fazem Alonso, Schweinsteiger, Pogba, Vidal e outros tantos (foram esses os comparados), eu vou ficar muito feliz. Por enquanto, isso é artigo raríssimo aqui. E se tiver, pode botar 50 dos chamados "volantes" que eu vou ficar feliz. O Brasil só tem volante destruidor hoje. Não tem praticamente um diabo que arme o jogo de trás, que consiga dar lançamentos com frequência, que consiga botar o pé em cima da bola e pensar na melhor opção de passe. E eu não tô falando de caras do mesmo nível, mas de caras que consigam fazer o que se faz lá.

 

O Sterling jogou a temporada inteira no Liverpool de centroavante. Isso torna ele um centroavante? O Ronaldinho nos tempos de Barcelona invertia com o Etoo e virava centroavante. Isso faz dele um centroavante? O Lucas Lima hoje jogou como segundo volante no segundo tempo. Isso faz dele um volante? Ramiro jogou no torto 4-2-3-1 do Grêmio como ponta direita. Isso faz dele um ponta direita?

 

Futebol hoje se resume a cumprir funções. Se tu cumpre a função bem, tu pode fazer aquela função. O Maicon não cumpre a função de volante, por mais que esteja lá assim como o Sterling não cumpriu. Por que tu acha que o Hermes é o lateral do Grêmio e não o Júnior? Pode ter certeza que um dos motivos é o Maicon, que toda hora deixa um rombo pra um terceiro zagueiro (Hermes) fechar. 

 

Se a gente olhar pra nossa seleção hoje, é Fernando, Fernandinho, Luiz Gustavo, Casemiro. Cadê o volante mais polivalente? Esse cara não existe hoje ou é artigo de luxo no Brasil. Sabe quem deveria ser esse cara? O Thiago, que tá na Espanha. Quem pode ser? O Lucas Silva. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse papo de meias e volantes me faz pensar que, além do nosso futebol estar ultrapassado, a carência por treinamento de fundamentos (sim, passes, finalização, cruzamento, marcação e etc.,) em muitos times grandes aqui do Brasil deve ser muita. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogo horrível, o time não produziu nada nos 90 minutos, Luxemburgo veio para empatar e quase vence.

Maikon Leite precisa voltar logo, é a válvula de escape do time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a discussão de meia e volante, isso é problema crônico de fundamentos da nossa base.

O Santos tem vários moleques que subiram como volantes destruidores. No time principal hoje, tem o Alisson e o Paulo Ricardo, por exemplo.

E o único volante que subiu que é mais técnico, é o Thiago Maia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso dele foi só 3 volantes de marcação e pancada mesmo.

 

Foi o mesmo que pensei quando ouvi na CBN. Sem entrar no mérito dos caras do Barcelona serem muito mais técnicos, os volantes Europeus não são os monstros de outrora. São caras que sabem dar um passe e fazer um lançamento, sabem jogar com a bola, etc. O cara mete 3 volantes brucutus, aos moldes do Brasil e quer comparar. Não é possível que nenhum jornalista mencionou isso. Não é possível que a análise dele tá tão superficial assim: 3 volantes lá, 3 volantes cá. Sendo que o nível técnico e as funções que conseguem fazer são completamente distintas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na cabeça dele o Henrique ainda tem saída de bola, e o Charles é um 8 a moda antiga incompreendido.

 

Bons tempos quando o Henrique saia bem e carregava a bola certo e finaliza bem a gol, e atualmente virou isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Esse papo de meias e volantes me faz pensar que, além do nosso futebol estar ultrapassado, a carência por treinamento de fundamentos (sim, passes, finalização, cruzamento, marcação e etc.,) em muitos times grandes aqui do Brasil deve ser muita. 

 

Pra mim isso não existe no Brasil. Na época do Adílson era só treino tático. O único fundamento que treinam no Brasil é finalização e aparentemente de forma errada. Ou então o treino de finalização aqui é um treino tático de ataque x defesa. Vai saber.

 

Bons tempos quando o Henrique saia bem e carregava a bola certo e finaliza bem a gol, e atualmente virou isso.

 

Falta de treino e idade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse papo de meias e volantes me faz pensar que, além do nosso futebol estar ultrapassado, a carência por treinamento de fundamentos (sim, passes, finalização, cruzamento, marcação e etc.,) em muitos times grandes aqui do Brasil deve ser muita. 

 

 

Vendo os campeonatos de base, a impressão é que os treinadores se entregaram à mentalidade de formarem jogadores pra exportação. Focam muito no físico e no tático e deixam a parte técnica a cargo da qualidade individual. É difícil ver na base um lateral que saiba cruzar, por exemplo. Um bom cobrador de faltas. Enfim, especialistas. Geralmente todo mundo faz um pouco de tudo, joga em mais de uma posição mas não é exímio em nenhuma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...