Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

«O jogador brasileiro perdeu qualidade, domina e passa mal» - Mano Menezes


Gourcuff

Posts Recomendados

logomftotal.png

MANO MENEZES

«O jogador brasileiro perdeu qualidade, domina e passa mal»

Antigo selecionador brasileiro foi orador no workshop seleção do Brasil: do recrutamento ao processo de treino e competição, e falou em exclusivo ao Maisfutebol sobre a realidade do futebol canarinho

Sensação de déjà vu no futebol brasileiro: quatro anos depois, o escrete voltou a tombar nos quartos de final da Copa América diante do Paraguai nas grandes penalidades, e vai falhar, pela primeira vez, a Taça das Confederações.

Conhecido como o país do futebol, o Brasil vive, atualmente, um momento conturbado dentro (e fora) das quatro linhas, com os sinos a ecoarem com maior intensidade após a goleada encaixada diante da Alemanha (1-7) nas meias-finais do Campeonato do Mundo de 2014.

Mano Menezes conta como chegou ao comando da seleção brasileira

Mano Menezes, selecionador brasileiro entre agosto de 2010 e novembro de 2012, está em Portugal a participar numa formação para treinadores de elite e foi cabeça de cartaz do workshop seleção do Brasil: do recrutamento ao processo de treino e competição, organizado pela Universidade Lusófona, onde fez o raio-x ao futebol canarinho.

Mano Menezes e Rui Vitória: «Ou aceitava ou arrependia-se para sempre»

Olhar para o passado recente significa dar de caras com estrelas como Romário, Ronaldo, Ronaldinho ou Kaká, e conviver, obrigatoriamente, com os êxitos nos Mundiais de 1994 e 2002. Daí para cá continuaram a aparecer craques, Neymar é o expoente máximo dessa qualidade inata, mas o sucesso está longe de ser condizente com os pergaminhos dos pentacampeões mundiais. Mano Manezes explica porquê:

«Falta uma filosofia ao futebol brasileiro que identifique a maneira de conduzir cada clube. Estamos sempre presos aos objetivos de cada treinador e isso é muito pouco. O treinador precisa de se preocupar com os resultados porque, caso contrário, não continua no cargo. No entanto, se um clube se concentrar apenas nos resultados acaba por ser curto e isso acontece com a seleção brasileira. Produzimos muitos jogadores com talento, mas falta-nos essa parte importante do planeamento que precisamos de melhorar urgentemente. O reflexo disto que estou a dizer vê-se no mundo: os jogadores brasileiros jogam em toda a parte e os treinadores só trabalham no Brasil», reforçou em conversa exclusiva com o Maisfutebol.

Mano Menezes comandou a seleção brasileira entre agosto de 2010 e novembro de 2012

A explanação do antigo treinador de Corinthians, Flamengo e Grémio deixou água na boca à assistência que pediu receitas para reerguer a canarinha. Mano Menezes sublinhou que não é possível fazer magia, mas apontou o caminho a seguir.

«Primeiro temos de aceitar que não somos mais o número um. Para vocês parece óbvio, mas para nós não. Quando não aceitamos as evidências é mais difícil. O Brasil tem de definir o que quer ser. Existem muitas formas de ganhar e perder. Há, inclusivamente, quem ganhe estacionando o autocarro à frente da baliza, mas sabe o que está a fazer. Ser indefinido é que não. Essa é a pior forma», sublinhou durante a sua explanação.

Para Mano Menezes a crise no futebol brasileiro tem origem nas graves lacunas que se verificam na formação, situação que se reflete, invariavelmente, na qualidade dos jogadores.

«Começamos a vender jogadores para a Europa porque os nossos clubes precisam de vender. Traçámos uma linha e tudo o que ficasse abaixo era rejeitado. A conclusão disto é que o jogador brasileiro perdeu qualidade. Domina mal, passa mal porque inventou uma nova forma de jogar. Temos de ensinar tudo de novo», vincou durante a palestra na Universidade Lusófona.

 

 

«No Brasil não é preciso ter formação como treinador profissional para orientar uma equipa. Se o presidente tiver uma boa relação com o porteiro, ele pode orientar o clube no principal campeonato»

 

«Na quinta-feira o presidente da Confederação Brasileira de Futebol convidou o Muricy Carvalho para ser selecionador. Ele não aceitou e, na sexta-feira, depois de ter sondado algumas pessoas próximas, formalizou-me o convite. Nessa altura só havia duas hipóteses: ou aceitava e estava preparado ou recusava e arrependia-me para sempre. Joguei com o Corinthians, viajei para o Rio de Janeiro e, 24 horas depois, tinha de fazer uma convocatória»

 

«Nunca tínhamos falado e, por isso, deu para perceber que ele [presidente da Confederação Brasileira] conhecia bem meu perfil [risos]. Descobri, em pouco tempo, que o projeto era eu... No Brasil não temos um projeto de seleção para os próximos anos. A coisa é meia empírica…»

 

«O mesmo acontece nos clubes. O projeto no futebol brasileiro são os treinadores. O treinador tem de ser parte do projeto e não o projeto, porque depois chega outra pessoa que pensa o futebol de outra forma completamente diferente»

 

«Optámos por ficar num hotel porque tinha corrido mal a opção pela Aldeia Olímpica em Pequim. A organização disse-nos que tínhamos de sair para o estádio quatro horas antes. Chegámos três horas antes do jogo. O que é que se faz num estádio com tanto tempo para o jogo? Dorme-se. Uns com os pés para cima, outros para baixo. Dormimos e sofremos um golo aos 40 segundos... Não explica tudo, mas condiciona»

 

«Até quando o treinador vai ter que ceder? Temos de ceder para os jogadores que só querem treinar com soquetes [meias pequenas], que nem são feitas para jogar futebol, cheios de brincos…. Querem viajar em aviões particulares, só comunicam nas redes sociais. Assim é impossível construir um bom grupo. Depois cedemos para os agentes, para os media, para todo o Mundo. Eu decidi seguir uma linha diferente e dizer que não a muitas coisas. Não é simpático, mas é um mal necessário»

http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/workshop-selecao-do-brasil/mano-menezes-conta-como-chegou-ao-comando-da-selecao-brasileira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala o tecnico q só é famoso por causa e um buraco, um galatto e um anderson

não que não tenha fundo de verdade, mas MASNO Menezes cara, ele fala com uma arrogancia e propriedade de quem ganhou umas quatro copa do mundo e não de quem seria treinador do gloria de vacaria hoje depois de levar o gremio ao maior vexame da historia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala o tecnico q só é famoso por causa e um buraco, um galatto e um anderson

não que não tenha fundo de verdade, mas MASNO Menezes cara, ele fala com uma arrogancia e propriedade de quem ganhou umas quatro copa do mundo e não de quem seria treinador do gloria de vacaria hoje depois de levar o gremio ao maior vexame da historia

 

ele foi arrogante simplesmente por ter falado a verdade?

já que precisa ganhar "umas quatro copa do mundo" pra criticar a situação atual da seleção brasileira, ninguém no planeta está autorizado a fazer isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim foi um ótimo treinador até terminar a primeira passagem pelo Corinthians. Depois, foi só downhill. Me parece ser um cara que é pessimamente assessorado e que subiu no salto.

 

Mas ele não tá errado nas palavras dele, não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele foi arrogante simplesmente por ter falado a verdade?

já que precisa ganhar "umas quatro copa do mundo" pra criticar a situação atual da seleção brasileira, ninguém no planeta está autorizado a fazer isso.

Bom realmente foi bem isso que eu disse né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Pra mim foi um ótimo treinador até terminar a primeira passagem pelo Corinthians. Depois, foi só downhill. [...]

 

Pois é, tenho a mesma impressão. Depois do episódio como treinador do Flamengo, onde ele simplesmente "abandonou o barco", minha antipatia com o sujeito só aumentou.

 

Mas nem por isso ele deixa de estar certo nas críticas feitas. Principalmente nas críticas estruturais (formação dos jovens e filosofia de trabalho dos clubes), algo que eu considero primordiais pra nos tirar desse patamar de lamaçal que vivemos hoje em comparação ao futebol dos outros países.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a discussão é sobre o que ele disse. Os trabalhos anteriores dele não podem anular sua opinião, que gostei muito e expõe a realidade mesmo. Hoje raramente vemos um grupo unido, o comum são vários valores individuais que não se dão bem no coletivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vão me crucificar, mas o Bro Menezes, foi o melhor dos 3 últimos treinadores da seleção. Casos de Empresário a parte (o que aliás, não aconteceu só com ele, diga-se). Quando foi demitido, depois de muito custo, tinha conseguido armar um time com um pingo de padrão tático.

 

 

Não sou de acreditar em sorte, mas se não fosse a perna do Gallato, provavelmente isso que o Celso disse, ocorresse. Mas vale lembrar que o Mano já havia feito um bom trabalho no XV de Campo Bom, e um trabalho razoável a frente do Caxias, antes de ser contratado pelo Grêmio.

 

O trabalho dele no grêmio (excluindo 2005, a batalha dos aflitos só ocorreu por incompetência do grêmio, que poderia ter se classificado com mais facilidade já), foi bom, 2006 fez um excelente campeonato pra um time que voltava da série B, e em 2007 levou um time com TUTA a final da libertadores. Por mais que digam, ah mimimi não ganhou nada de relevante, isto pois venceu 2 gauchões, fazer boas campanhas com times inteiros montados com refúgos e jogadores meia boca da base é muito mérito do treinador. Com o Corinthians em seguida, era meio que obrigação subir pra série A, mas ele conquistou uma copa do Brasil com eles, o que, querendo ou não é um título respeitável.

 

O problema foi quando foi pra seleção onde ele subiu no salto, e quando voltou de lá, fez 2 péssimos trabalhos a frente de flamengo e corinthians.

 

O que é mais engraçado é que de 2005 pra cá, ele treinou só a NATA do futebol nacional, Grêmio, Corinthians, Flamengo e Seleção.

 

Sobre a opinião dele, ele tem muita razão, porém ele deixava o Anderson no banco pra por o MARCEL (jogou no palmeiras depois) no time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei aonde ele foi mal no Corinthians. Levou um time que não queria nada com nada pós mundial à libertadores foi uma puta façanha, coisa que o Tite talvez não consiga esse ano. No Flamengo eu não acompanhei, mas no Corinthians a passagem dele foi decente, não foi vitoriosa mas não foi horrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é mais engraçado é que de 2005 pra cá, ele treinou só a NATA do futebol nacional, Grêmio, Corinthians, Flamengo e Seleção.

 

Grêmio e Flamengo estão longe de ser a NATA do futebol nacional... O time do Grêmio vem mal faz anos e o do Flamengo idem, que vive demitindo treinador em meio de campeonato e reformulando elenco aos montes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grêmio e Flamengo estão longe de ser a NATA do futebol nacional... O time do Grêmio vem mal faz anos e o do Flamengo idem, que vive demitindo treinador em meio de campeonato e reformulando elenco aos montes.

Quando falo em NATA banned, não é qualidade, e sim em camisa e peso.

 

Você pode falar o que quiser da qualidade dos times, e das péssimas administrações. Porém você não pode questionar a camisa de ambos.

 

Foi isso que eu quis dizer, me perdoe se não fui claro.

 

 

Não sei aonde ele foi mal no Corinthians. Levou um time que não queria nada com nada pós mundial à libertadores foi uma puta façanha, coisa que o Tite talvez não consiga esse ano. No Flamengo eu não acompanhei, mas no Corinthians a passagem dele foi decente, não foi vitoriosa mas não foi horrível.

 

Então Zé, concordo que foi decente, porém pelo elenco que se tinha, podia ter ido um pouco melhor, não acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo elenco dava pra ter ganho a libertadores de novo, o brasileiro, e TENTAR buscar o mundial, mas eles estavam descompromissados pra cacete e não deu. Tanto que o que derrubou o Tite foi a má vontade do elenco no ano que seguiu o mundial e nessa segunda passagem dele sobrou SÓ o Cássio, literalmente SÓ ele é campeão mundial pelo time titular. Não tinha muito o que o Mano fazer ali, quem montou o time que foi campeão mundial foi o Mano, eu nem teria demitido ele no final do ano pra ser sincero, ele tem um olho melhor pra contratações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar dos pesares e da pessoa deplorável que é/ou se tornou, Mano Menezes só falou verdades.

 

Grêmio e Flamengo estão longe de ser a NATA do futebol nacional... O time do Grêmio vem mal faz anos e o do Flamengo idem, que vive demitindo treinador em meio de campeonato e reformulando elenco aos montes.

 

Defina "ir mal".

 

Ir bem = ganhar títulos?

 

Se o teu conceito for exclusivamente esse, sim, o Grêmio vem mal.

 

Mas acho que não dá para dizer isso né? Pera lá...

 

O Grêmio pode até não ganhar títulos, isso é fato notório, mas não dá para dizer que vem mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala o tecnico q só é famoso por causa e um buraco, um galatto e um anderson

não que não tenha fundo de verdade, mas MASNO Menezes cara, ele fala com uma arrogancia e propriedade de quem ganhou umas quatro copa do mundo e não de quem seria treinador do gloria de vacaria hoje depois de levar o gremio ao maior vexame da historia

 

Mérito mesmo foi ter levado aquele time, recém promovido à Série A, para a final da Libertadores.

 

De qualquer forma, eu curto o Mano, embora os últimos trabalhos dele tenham sido cabulosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar dos pesares e da pessoa deplorável que é/ou se tornou, Mano Menezes só falou verdades.

Defina "ir mal".

Ir bem = ganhar títulos?

Se o teu conceito for exclusivamente esse, sim, o Grêmio vem mal.

Mas acho que não dá para dizer isso né? Pera lá...

O Grêmio pode até não ganhar títulos, isso é fato notório, mas não dá para dizer que vem mal.

É mais ou menos isso. O fato de ser sempre um " agora vai" ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como os jogadores os tecnicos tambem se deveriam recilar , ganham rios de dinheiro e o que se mais ve é um time sem padrao tatico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...