Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Conheça Liberland: o novo 'país' onde pagar impostos é opcional e extremistas políticos são proibidos


Ariel'

Posts Recomendados

Conheça Liberland: o novo 'país' onde pagar impostos é opcional e extremistas políticos são proibidos

Brasil Post  |  De Larissa Baltazar

Publicado: 27/04/2015 19:18 BRT Atualizado: 27/04/2015 19:18 BRT

 

n-LIBERLAND-large570.jpg

 

Uma ilha de 7 km² entre a Sérvia e a Croácia considerada "terra de ninguém" até pouco tempo, agora é conhecida mundialmente como República Livre de Liberland. No dia 13 de abril, Vít Jedlička, um político tcheco de um partido direitista da República Tcheca, proclamou a terra como o mais novo "país" da Europa.

 

O "país" já tem site, página no Facebook, constituição, lema: "Live and let live" (viva e deixe viver), e mais de 250 mil pedidos de cidadania. Em coletiva, o presidente Vít Jedlička previu que a este ponto as solicitações já ultrapassariam um milhão de solicitações. O motivo do sucesso vem da forma alternativa como o país promete governar. Por exemplo, os cidadãos poderão optar por pagar ou não impostos, e segundo site Business Insider, Jedlička garante que haverá dinheiro suficiente mesmo que ninguém pague.

 

Outro ponto que chamou atenção é que os únicos adendos para os cidadãos de Liberland é que haja respeito nos direitos individuais, opiniões e propriedade privada, nenhum deles pode ter antecedentes criminais ou crenças políticas extremistas, de acordo com o The Guardian.

 

Ainda segundo o jornal, Jedlička conta que a ordem começa a se estabelecer espontaneamente no país. Cidadãos em potencial estão oferecendo seu expertise em diferentes áreas para investir em Liberland: de energia solar a telecomunicações. Grupos de investimentos também estão sendo formados aos montes nas redes sociais. "As pessoas planejaram a cidade em três dias [depois do anúncio] e querem muito se mudar e ajudar. O que parecia um sonho, agora parece realmente possível", afirma Jedlička.

 

 

 

Pessoas de qualquer lugar do mundo podem tentar uma cidadania no país. Aos interessados o site tem uma página específica para envio de dados.

 

Brasil Post

 

 

Tudo bom, tudo muito bonito. Vamos ver isso na prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, terra livre mas com controle de fronteira? Hahaha.

 

Começaram algo assim se não me engano aqui na Am. do Sul (não lembro se Argentina ou Chile) e no final era só um scam para ganhar dinheiro vendendo terra...

 

(É só criarem uns bancos e não se importarem em guardar dinheiro sujo dos outros países que é capaz de dar certo. Estão aí o Liechtenstein e a Suíça que não me deixam mentir...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Proibir extremistas não é um extremismo? Quem decide o que é extremista e o que não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tivemos experiências em que garantiram VLB SÓ e não interferência do Estado e foi um "sucesso" na História hahaahah!

 

E eu quero ver como acontece a mágica do "não quer pagar imposto? NÃO TEM POBREMA, não vai faltar dinheiro" hahaahhaah!

 

E antes que venha algum liberalista me encher o saco, quem me conhece, acaba me taxando como liberal (e eu não sei como chegam a essa conclusão, mas ok).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Proibir extremistas não é um extremismo? Quem decide o que é extremista e o que não é?

 

Sabe aquele momento em você começa a ver contradições na teoria, falta de aplicabilidade, de diálogo com a realidade material?

 

Então, o marxismo passou décadas enfrentando esse problema, mas resistiu bravamente em sua forma mais ou menos ortodoxa na cabeça dos velhos ideólogos (outra época, tudo bem), quase todos já mortos. Parte tentou um viés, partindo de um modelo coletivista e/ou hegelo-marxiano pra chegar a algo mais moderno, mais adequado a realidade social e econômica do século XX. Harbermas, por exemplo.

 

Tá na hora dos liberais levarem chuva de piroca. Mas desta vez com holofotes. Uma coisa é a análise econômica liberal (amplamente respeitada), outra é a filosofia liberal. Principalmente desse malucos ancaps, que só têm paralelo na ortodoxia marxista-leninista no século XXI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe aquele momento em você começa a ver contradições na teoria, falta de aplicabilidade, de diálogo com a realidade material?

 

Então, o marxismo passou décadas enfrentando esse problema, mas resistiu bravamente em sua forma mais ou menos ortodoxa na cabeça dos velhos ideólogos (outra época, tudo bem), quase todos já mortos. Parte tentou um viés, partindo de um modelo coletivista e/ou hegelo-marxiano pra chegar a algo mais moderno, mais adequado a realidade social e econômica do século XX. Harbermas, por exemplo.

 

Tá na hora dos liberais levarem chuva de piroca. Mas desta vez com holofotes. Uma coisa é a análise econômica liberal (amplamente respeitada), outra é a filosofia liberal. Principalmente desse malucos ancaps, que só têm paralelo na ortodoxia marxista-leninista no século XXI.

 

A grande questão aí é que toda filosofia de modelo econômico, político ou social é completamente inócua se for desconexa com a realidade ou não ter aplicação prática. É muito fácil se discutir "o que fazer" quando não se está preocupado no "como fazer".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo os comentários acima, lembrei que utilitarismo reina! Hahahaa

E o que dizer da praxeologia? Tem muito o que se discutir...

Mas, bacana a idéia deste país liberal com impostos voluntários... Acho que imposto voluntário impede o governo de criar problemas. Por ex: a quantidade de arrecadação do governo cairia, ao me ver, na medida em que sua aprovação cai.

O que acham dessa proposição imediatamente acima?

Thales será o presidente

Vou me mudar pra lá e me tornar presidente de liberland!

E meter leis arbitrárias, tolher a liberdade econômica, montar um braço de força estatal, proibindo as importações (pra forçar a melhora da indústria de liberland) e tirando dinheiro a força de quem não quiser me financiar...

Hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo os comentários acima, lembrei que utilitarismo reina! Hahahaa

E o que dizer da praxeologia? Tem muito o que se discutir...

Mas, bacana a idéia deste país liberal com impostos voluntários... Acho que imposto voluntário impede o governo de criar problemas. Por ex: a quantidade de arrecadação do governo cairia, ao me ver, na medida em que sua aprovação cai.

O que acham dessa proposição imediatamente acima?

Vou me mudar pra lá e me tornar presidente de liberland!

E meter leis arbitrárias, tolher a liberdade econômica, montar um braço de força estatal, proibindo as importações (pra forçar a melhora da indústria de liberland) e tirando dinheiro a força de quem não quiser me financiar...

Hahahahaha

 

Praxeologia não é ciência.

 

E nesse caso específico vão cobrar impostos para que em um país com 7km² e que a população será toda formada por pessoas que usufruem/usufruiram de coisas existentes em outros estados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...] (É só criarem uns bancos e não se importarem em guardar dinheiro sujo dos outros países que é capaz de dar certo. Estão aí o Liechtenstein e a Suíça que não me deixam mentir...).

 

Se rolar um nazismo em algum lugar próximo, melhor ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer dizer que se minha cidade virar um país sem controle dos bancos, vamos nos tornar ricos sendo paraíso fiscal e vivendo de bens que usufruem os outros países?

Achei que solução pra sairmos da pobreza, moçada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer dizer que se minha cidade virar um país sem controle dos bancos, vamos nos tornar ricos sendo paraíso fiscal e vivendo de bens que usufruem os outros países?

Achei que solução pra sairmos da pobreza, moçada...

 

Se você pegar, por exemplo: Balneário, Itajaí e Navegantes em SC, ou mesmo Santos, torná-las países independentes, fazer com que não necessitem de exército ou gasto militar, permitir que controlem a fronteira, e considerando que não haveria nenhuma retaliação militar ou comercial do Brasil, sim, muito provavelmente seriam países ricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que isso só é Sealand(procure no google), um pais que nem tem terra, só dois galoes, que era base militar da segunda guerra. O pais (só considerado pais pelo presidente do pais) e só tem 4 à 22 pessoas. Lá tem até seleção de Futebol.

 

(Pesquise no google que ira ter mais clareza). 

(E esses lugar de servia, bosnia, kosovo e montenegro era a antiga Igouslávia, que hoje em dia tem vários paises pra ser dependente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...