Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tem Santa Cruz na TV? Não, mas tem Orlando City


Gourcuff

Posts Recomendados

Tem Santa Cruz na TV? Não, mas tem Orlando City

07/04/2015 | por: Gabriel Brito

Sinistro, aterrador, atordoante. Ou patético, detestável, cretino. Não sei. Despejo esses adjetivos apenas para evitar o tradicional “não há palavras para descrever”, tão desabonador para quem tenta sobreviver através das palavras.

De toda forma, ainda não digeri a matéria de João Castelo Branco na ESPN Brasil, a respeito da torcida brasileira do Chelsea e seus integrantes que estiveram pela primeira vez em Stamford Bridge.

É pior do que temíamos: a tal “estrangeirização” do sentimento já é uma realidade. Já estamos a perder corações para as “marcas” do riquíssimo futebol europeu. As explicações, certamente, não cabem neste texto e ainda serão alvo de inúmeras reflexões, pois, além de muitas, guardam aspectos externos ao futebol.

Uma matéria da revista Placar, de novembro passado, já atestava que entre a criançada os times do Velho Continente repartiam o número de camisas vendidas. E também atestava a crescente cultura de “torcedores” com mentalidade de cliente, como demonstraram os pais dos meninos mostrados na edição, com um discurso pré-moldado de que por aqui “o estádio é perigoso”, “as condições não são ideais” e todo um blablablá bem alimentado pela mídia de mercado.

Falando nela, temos de chamá-la a assumir responsabilidades. Enquanto alguns comunicadores começam a lamentar o fenômeno, a imensa maioria passou os últimos 20 anos a exaltar, acriticamente, tudo que cheirasse a Europa, dentro e fora de campo, incessantemente.

Além disso, prefere passar um clássico do norte da Inglaterra do que do norte brasileiro. E não me venham com a balela da qualidade, do cenário perfeito do videogame. Sunderland x Newcastle desse domingo, só pra dar um exemplo, foi uma pelada. Vi jogos de igual nível na Freguesia do Ó neste mesmo fim de semana.

Não transmitimos jogos da Copa do Nordeste, das Séries B ou C, com o devido tratamento e consideração. Mas há um punhado de times europeus que podem ter absolutamente todos os seus jogos assistidos por qualquer um que tiver TV a cabo.

Enquanto isso, tudo que soe a rústico e simplório é tratado com vergonha, algo que devesse ser superado e deixado para trás. Ignora-se a própria condição do país e trata-se com desprezo um estádio como o Canindé, que passou a vida inteira recebendo, e bem, grandes jogos e torcidas. E decreta-se como algo inaceitável a paisagem dos estádios do interior, como se não fosse exatamente essa a graça da coisa, especialmente nos campeonatos estaduais.

Estamos, provavelmente, diante de uma velha contradição brasileira: o sonho, explicável, de potência. Porém, uma potência que recusa olhar para dentro de si em sua totalidade, respeitando todas as diversidades e idiossincrasias que compõem uma sociedade absolutamente única no mundo.

Olhamos para o que há de mais avançado, mas ignoramos sua viabilidade, no sentido de possibilitar que tais adventos sirvam a todos, ou ao menos a uma maioria. Nos contentamos, e o futebol repete isso, em implantar um modelo que se encaixa a, no máximo, 20% dos que aqui vivem. O público das novas arenas fala por si.

Pra piorar, nossos dirigentes também fazem o inestimável trabalho de estigmatização e desvalorização daquilo que temos, como se não refletisse a realidade do que somos.

Convencemo-nos de que precisamos ser EUA e Europa. Repetimos, naquilo que nos dizíamos os melhores do mundo, toda a submissão cultural e ideológica que permeia o (acidentado) desenvolvimento do país.

Sim, submissão. Pois, como bem ressaltou o Leandro Iamin, muito do que explica a supremacia do futebol europeu deveria ser um elogio ao Brasil, por não adotar todos os métodos que levaram a isso, a exemplo das máfias e ditaduras que financiam camisas como o próprio Chelsea, PSG, Manchester City e outras modinhas que encantam pobres almas. Ou mesmo Barcelona e Real Madrid, praticamente duas instituições paraestatais que fazem de seu campeonato nacional uma bela mentira.

Por outro lado, há aqueles que observam o mesmo processo na formação das grandes torcidas nacionais. A supremacia cultural (mas também política e econômica) do Rio de Janeiro, e depois São Paulo, arrebatou torcedores dos mais distantes rincões do país.

Verdade, mas aí teríamos de aprofundar. Antes de tudo, bem ou mal, estamos todos no mesmo país e idioma, sob diferentes ritmos de desenvolvimento regional. E o torcedor nordestino do Flamengo também costuma ter, e seguir, um clube local. Hábito que, diga-se, nem é exclusividade brasileira. Também é preciso averiguar se com o maior desenvolvimento do Norte e Nordeste os clubes locais tendem a reverter essa história.

Como dito, o assunto é longo e levará a muitas discussões e estudos. Mas não me desce ver esse grupinho gastar alguns milhares de reais para ir a um clube que nunca viram jogar de perto, sem, de fato, sentir a aura do próprio. Em minhas andanças por países vizinhos e futeboleiros como o nosso, não notei nada que se aproximasse dessa paixão pelos clubes além-mar, ainda que a overdose de jogos na TV seja igual.

Acho que ainda terei pesadelos com aquele moleque cantando sua própria música dos “blues”, inventada num quarto regado a vídeos de youtube e fóruns de “barra-nerds” em doses muito mal ministradas.

Tampouco me descem papos como “ah, mas lá é mais organizado e o torcedor bem tratado”. O mesmo vale pra todas as esferas de nossa vida cotidiana e, entre tentar construir um país melhor ou mudar de nacionalidade, me parece que a imensa maioria das pessoas fica com a primeira opção.

A única coisa que me parece conclusiva nesse assunto pra lá de intrincado refere-se à globalização. Enquanto nos vendem sonhos de grandeza, não passamos da condição de colônia, a imitar quem já está muito na frente do processo e esmagar nossos próprios modos e tradição, sem que jamais o inverso se produza. Isto é, nunca veremos um inglês ficar louco pelo Corinthians e aderir ao clube.

Quando já chegava perto de fechar este texto, me ocorreu o seguinte: quem aí viu o documentário Lira Paulistana? O filme fala da vanguarda paulista da música, surgida nos estertores da ditadura militar, num teatro de mesmo nome que marcou época na Rua Teodoro Sampaio. Consagrou nomes como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Ná Ozetti, os irmãos Tatit, ajudou a projetar bandas do pop e punk rock e mais uma infinidade de grandes figuras. A nossa história, os nossos artistas, criadores, instigadores, ali, à flor da pele. E quem viu Velozes e Furiosos 7? De quantas salas e anúncios cada um dos citados dispôs?

Não quero viver pra ver o Brasil virar uma Malásia ou Singapura, onde se torce desesperadamente para um Manchester United da vida vir fazer pré-temporada e um amistosinho mequetrefe.

http://www.central3.com.br/blog-type/tem-santa-cruz-na-tv-nao-mas-tem-orlando-city/

Sobre TV, pra mim, cada emissora tinha que cuidar do seu. Se a ESPN e o Fox Sports se propõem a transmitir futebol internacional e outros esportes com exclusividade, imagem HD e tudo mais, então eles devem transmitir, não importa se seja Barça x Real ou Orlando City, segunda divisão dos Estados Unidos, etc. Se é a Globo que possui os direitos sobre o futebol brasileiro, então ela deve cuidar da transmissão do nosso futebol. O que eu não consigo aceitar é você ter que pagar o pacote de TV a cabo e ainda ter que pagar mais para ver Série A, Série B ou estadual de tal lugar. Esporte Interativo está mostrando que organizar um campeonato regional com dedicação, uma transmissão decente dos jogos, atrai gente para o estádio e audência para a TV.

Hoje, aqui no DF, temos a segunda semifinal do Candangão entre Brasília x Paracatu e o jogo será no Serejão (estádio de infraestrutura ruim, mas ok, dá pra assistir jogos sem maiores problemas lá) às 16h. Ontem estava comentando com meu amigo que, se esse jogo fosse de noite, nós iriamos ao estádio com certeza, como fizemos na semana passada no Brasília x Náutico pela Copa do Brasil. Já discuti com ele e chegamos a conclusão de que é muito mais divertido ver um jogo no Serejão do que ver uma partida no Mané Garrincha por vários motivos. Só para servir de exemplo para discussão, no mesmo dia que passou Barça x Real, também passou Vasco x Flamengo com uma hora de diferença entre o início dos dois jogos.

O principal é ver o que passa na TV a cabo e na TV aberta, o horário que em que o jogo acontece e se o jogo é acessível para você, que mora onde o seu time está, ir até o estádio em relação ao horário e o preço do ingresso. Considero o Brasil como o país ideal para assistir futebol, principalmente nos finais de semana. Você liga a TV e está passando futebol ao vivo (Russo, Japonês, Mexicano, MLS, Grego, Turco, não importa o campeonato) desde quando você acorda (7h, 8h da manhã) até quando você vai dormir (00h, 1h). Nem quis entrar na qualidade do futebol jogado, pois temos jogos bons e ruins aqui, na MLS, na Premier League, em todo lugar. Assisti Colônia x Werder Bremen dessa temporada e esse jogo foi, sem dúvida nenhuma, o pior jogo que já vi desde o fim da Copa até agora. O problema é que muita gente quer comparar jogos entre os times de topo e orçamento lá em cima e esquecem que os campeonatos não são só jogados por Bayern, Barcelona, Chelsea. Ver o 9 x 1 pelo lado do Real Madrid é sensacional...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do futebol brasileiro, entre outros é óbvio, se chama REDE GLOBO...

Sobre o título do tópico, como comentei em outro tópico, eu não tenho interesse algum em ver essa porra de MLS, aliás, dos campeonatos europeus o único que eu acho legalzinho de ver é a BPL, e a Champions a partir do mata-mata, porque tem um pinguinho de "alma".

Talvez seja meu jeito de ver as coisas, mas não troco meu grêmio enganando no gauchão contra times aleatórios do interior por um Barça x Real, NUNCA.

Aqui no fórum e nas redes sociais em geral, tá cheio de menininho fã boy de time europeu, sabe até a cor da cueca do CR7, não que ele seja ruim ou algo assim, ou que ninguém possa curtir ele como jogador (o cara tem uma média de gols inacreditável, é óbvio que ele é foda), mas cara, nosso futebol tem uma coisa que o europeu não tem, não sei definir o que é, talvez seja a falta de qualidade ou mesmo um sentimento besta qualquer, um misto de raiva e paixão com uma grande parcela de BURRICE.

Uma libertadores por exemplo, é um torneio incrível, é um torneio que não tem lógica alguma, que você enfrenta mais que o time adversário, enfrenta foguetório, apedrejamento, catimba o jogo inteiro, ameaça, bagunça, tretas mil, juiz caseiro, altitude, viagem pra pqp que não tem aeroporto perto etc. Enfim, muitos vão me xingar, mas eu acho isso foda, transcende o campo e os 90 minutos, vai além, libertadores é GUERRA. E isso acontecia as vezes em jogos dentro do Brasil no Mata-Mata por exemplo (não sou a favor da volta do mesmo).

Não sou maluco de dizer que a Série B do grêmio em 2005 é um título importante, mas aquele jogo, DUVIDO que algum torcedor desses "fã boys" que vão ver jogo do Chelsea ou mesmo um torcedor do Bayern, tenham sentido o que eu senti naquela porra, do momento de total indignação até o quase infarto quando o Gallato pegou o penalti, e simplesmente achar que estava louco ao ver o gol do viado do Anderson, chorar que nem um bebe retardado com aquilo tudo, porque fui do inferno ao "céu" em menos de 5 minutos.

Futebol não é só campo e bola, vai muito além disso.

Com certeza, vão me xingar, negativar encher o meu saco mas é isso que eu penso. Acho que posso ter fugido um pouco do tópico, peço desculpas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso tem acontecido muito mesmo. Com 10 anos de idade, caso o guri não tenha um pai e uma família muito fanática pelo time de coração, ele vai acabar indo pro lado Europeu, pela quantidade absurda de exposição na mídia.

Eu pessoalmente gosto muito do Everton, mas não considero como time do coração ou qualquer coisa do tipo. Mas essa simpatia veio de fatores bem mais dignos do que qualidade do futebol,títulos, ou historia. Até porque o time joga mal, não vem ganhando porra nenhuma, e o único titulo fora da Inglaterra seria o equivalente a uma sulamericana.

Mas como o Léo disse, nunca troquei e nunca vou trocar o joguinho fuleiro dos reservas do Zeirão no estadual, contra qualquer time do interior, pra ver outra coisa que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou maluco de dizer que a Série B do grêmio em 2005 é um título importante, mas aquele jogo, DUVIDO que algum torcedor desses "fã boys" que vão ver jogo do Chelsea ou mesmo um torcedor do Bayern, tenham sentido o que eu senti naquela porra, do momento de total indignação até o quase infarto quando o Gallato pegou o penalti, e simplesmente achar que estava louco ao ver o gol do viado do Anderson, chorar que nem um bebe retardado com aquilo tudo, porque fui do inferno ao "céu" em menos de 5 minutos.

Concordo com tudo que voce falou, soh acho meio injusto dizer isso, eu simpatizei com o City durante 2008/2012 ali, e o titulo do City em 2011, com o Gol do Aguero, me deixou extasiado da mesma forma quando o Lucas fez o Gol na final da Sula, por exemplo..

Gosto bem mais de assistir o futebol europeu, mas como vc disse, tem coisas aqui que nos prendem, eu honestamente troco um SP x Linense por um United x Liverpool, tranquilamente.

Mas jamais trocaria um classico envolvendo o SP por qualquer jogo europeu.

(N sei usar os acentos nesse teclado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nego fala dos problemas do futebol daqui, mas ninguém quer resolver! Quer tudo pronto! Quem usa a organização da Europa como argumento, usa porque vê tudo pronto! Nego fala que os estádios são perigosos, que nosso futebol é desorganizado, mas alguém quer mudar alguma coisa aqui? Nada, só querem dizer que torcem pra um dos melhores times do mundo!

Não vou a estádio porque já é difícil eu sair de casa. Mas se eu fosse mais rueiro nunca eu trocava um jogo de Copa do Brasil ou estadual por um jogo de campeonato europeu, seja qual for. Vi algumas vezes jogos do campeonato inglês e não me fascinei.

Acho muito fácil admirar o que tem lá fora e não querer fazer nada pra mudar aqui! Muito de o nosso futebol estar como está é porquê a torcida é mimada, quer mordomia, mas não quer suar pra consegui-la através do esforço! E os jogadores são iguais, admiram o futebol europeu, querem ir logo pra lá e até se naturalizam! Cá pra nós, vocês acreditam que tem alguma sinceridade quando eles dizem que "sempre foi meu sonho jogar por pais x"? :kidding:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplesmente o futebol brasileiro não é um bom produto para consumir. Por inúmeros motivos. Desde a corrupção do órgão que manda no futebol, até a falta de qualidade e organização dos times.

Tirando isto, tem gente que simplesmente desanimou com o futebol como esporte. Para mim, e muitos outros, o futebol se resumiu a ver meu time jogar partidas importantes. Não assisto outros times/campeonatos. Não gosto mais do futebol como espetáculo. Seja de onde for. Gosto do Inter, e só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Não sei vocês mas, vi o autor da matéria com uma clara intenção de demonizar o futebol do exterior e exaltar (até demais) a cultura do nosso futebol. Mas ele se esquece que, até mesmo a paixão pode ser enfraquecida se, durante ANOS E ANOS o seu "amor" -- que no caso é o clube -- não mostrar algo que nos motive, nos inflame ou mesmo nos apaixone novamente.

E o nosso "amor" não nos motiva por que, então? Com a palavra, Psico'pênis, hihi:

Simplesmente o futebol brasileiro não é um bom produto para consumir. Por inúmeros motivos. Desde a corrupção do órgão que manda no futebol, até a falta de qualidade e organização dos times. [...]

Acho que isso deveria ficar bem claro ao autor da matéria. Nosso futebol parou no tempo, LÁ ATRÁS e fomos literalmente ATROPELADOS por outros países (nem preciso citar, né? Mineirazzo). E parou no tempo em todo o espectro que envolve o esporte em si: treinamento, fundamento, tático, gerencial, financeiro, estrutural... enfim, acho que só a técnica é que foi mantida, mas isso é mt mais uma questão de herança genética do que qualquer outra coisa, rs.

Ou seja, como vamos conseguir passar essa paixão pra frente, se o produto é simplesmente uma merda? Eu concordo em partes com o autor sobre conservar nossos próprios valores, exaltar nossa cultura, nossos times, e tentar cultivar isso nas gerações que estão vindo. Adorava assistir o "Loucos por Futebol", onde os caras destrinchavam isso, gostava mt de ouvir histórias de títulos passados, de vestiários e etc, etc... eu também sou a favor de passarmos um clássico do Norte do Br' em detrimento ao clássico do Norte da Ing', MAS COMO... ME DIZ? Como fazer isso se nosso futebol hoje é um lixo?

Televisão (entre outros vários fatores) depende da qualidade do produto que é mostrado. A Premier Inglesa só extrapola os valores de contrato porque sabe que seu produto tem qualidade, senão não estaria aí batendo na casa dos trilhões de reais. Organização, bons jogadores, bom preparo da arbitragem, infra-estrutura, tudo isso influi no produto final, e mesmo que não seja um jogo de encher os olhos isso vai atrair sim mt mais gente pra frente da Tv do que um confronto entre pequenos clubes no Piauí, por exemplo.

Quanto à nova geração de torcedores, infelizmente é o reflexo negativo que a CBF cultivou durante todos esses anos: o Guarani tá FALIDO, e pergunta se algum garotinho daqui de Campinas se interessa por ele? Porra nenhuma. E você vai e critica o garotinho? PORRA, CRITICA QUEM GERE O ESPORTE POR AQUI cacete!!! Dirigente de clube, de federação, da CBF, são eles os verdadeiros responsáveis por chegarmos nessa situação.

Acho que cada um tem a liberdade pra torcer pra QUEM QUISER, seja do lugar onde for. Não vou culpar um garotinho campineiro por torcer pelo Chelsea, e mt menos por optar por ver o jogo do Orlando City. Ele nasceu "ontem", ninguém falou pra ele que o Guarani já fora campeão Brasileiro, pelo contrário, ele só sabe do Guarani quando falam em "tribunal", "falência" e "Brinco de Ouro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as novas gerações, fui esses dias a Chapecó, CARA, antigamente lá era grêmio e inter, até tiro dava, hoje as novas gerações, que poderiam tornar-se todos torcedores de times europeus, são torcedores da Chapecoense, isso mostra que a organização, independente de mandos e desmandos da CBF, PODEM tornar o futebol atrativo, levar gente aos estádios.

O Guarani por exemplo que está a beira da morte, eu garanto que se tivesse um pouco de organização, seria uma força do futebol brasileiro, a cidade de Campinas é rica, tem uma torcida fanática, o problema é a má gestão do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as novas gerações, fui esses dias a Chapecó, CARA, antigamente lá era grêmio e inter, até tiro dava, hoje as novas gerações, que poderiam tornar-se todos torcedores de times europeus, são torcedores da Chapecoense, isso mostra que a organização, independente de mandos e desmandos da CBF, PODEM tornar o futebol atrativo, levar gente aos estádios.

O Guarani por exemplo que está a beira da morte, eu garanto que se tivesse um pouco de organização, seria uma força do futebol brasileiro, a cidade de Campinas é rica, tem uma torcida fanática, o problema é a má gestão do clube.

É isso, meu rei. Não falta gente querendo torcer pra um time, faltam times que mereçam a torcida.

O DF, por exemplo, é um enorme mercado. Muita gente, alto poder aquisitivo, excelente estádio, bem localizado, mas não tem nada. Brasília x Paysandu, pela final da Copa Verde de 2014, teve 51 mil pessoas no Mané Garrincha. Anel superior tava a 1 real, ok, mas pra um clube que não tem freguesia e um torneio desconhecido, é muita gente! Poucos dias depois, contra o Sport, pela CdB, foram 22 mil, numa quinta-feira, às 21h50. Tinha ingressos a 1, 10 e 20 reais. Aí você pensa "agora vai". Vai porra nenhuma. Eliminados na primeira fase, acho que não teve mais nenhum jogo em 2014. Esse ano não fizeram absolutamente nada pra aproveitar a onda, tudo como sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu torço pra time X, tentarei convencer meu filho pra torcer pra esse time X. Porém, time X tá mal a muito tempo, não ganha títulos e não tem destaque. Resultado? Meu filho acaba torcendo pro time Y, já que seus coleguinhas também torcem pro time Y e alguns pro time Z.

Por que as crianças ou até mesmo adultos de hoje em dia vão se interessar por um jogo fraquíssimo do brasileirão se em outro canal está passando um time que tem jogadores mundialmente conhecidos??

Soma-se isso ao fato de termos na CBF uma instituição completamente criticada. Seriedade nesse país não existe.

Hoje com a internet ao alcance de todos, é obvio que a "consumidor" irá ficar mais exigente e só se interessará por aquilo que o satisfaça de alguma maneira. Há 15 anos atrás, o único jeito de ver futebol era através da globo, já que a TV a cabo era ainda muito distante da realidade, logo, tínhamos um número alto de telespectadores. Hoje isso não se aplica.

Como o Léo disse, paramos no tempo e enquanto não nos organizarmos essa "europeização" (ou seria apenas uma busca por algo decente pra assistir?) irá continuar.Definitivamente o 7x1 não serviu pra nada (que surpresa né!?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Sobre as novas gerações, fui esses dias a Chapecó, CARA, antigamente lá era grêmio e inter, até tiro dava, hoje as novas gerações, que poderiam tornar-se todos torcedores de times europeus, são torcedores da Chapecoense, isso mostra que a organização, independente de mandos e desmandos da CBF, PODEM tornar o futebol atrativo, levar gente aos estádios.

O Guarani por exemplo que está a beira da morte, eu garanto que se tivesse um pouco de organização, seria uma força do futebol brasileiro, a cidade de Campinas é rica, tem uma torcida fanática, o problema é a má gestão do clube.

Pois é amigo xará, é só organizar direitinho que o brasileiro "volta a torcer" (como se ele tivesse deixado um dia, haha). Do jeito que tá, o pessoal aqui de Campinas tá preferindo ir no ginásio ver o Vôlei, sem brincadeira nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do futebol brasileiro, entre outros é óbvio, se chama REDE GLOBO...

Sobre o título do tópico, como comentei em outro tópico, eu não tenho interesse algum em ver essa porra de MLS, aliás, dos campeonatos europeus o único que eu acho legalzinho de ver é a BPL, e a Champions a partir do mata-mata, porque tem um pinguinho de "alma".

Talvez seja meu jeito de ver as coisas, mas não troco meu grêmio enganando no gauchão contra times aleatórios do interior por um Barça x Real, NUNCA.

Aqui no fórum e nas redes sociais em geral, tá cheio de menininho fã boy de time europeu, sabe até a cor da cueca do CR7, não que ele seja ruim ou algo assim, ou que ninguém possa curtir ele como jogador (o cara tem uma média de gols inacreditável, é óbvio que ele é foda), mas cara, nosso futebol tem uma coisa que o europeu não tem, não sei definir o que é, talvez seja a falta de qualidade ou mesmo um sentimento besta qualquer, um misto de raiva e paixão com uma grande parcela de BURRICE.

Uma libertadores por exemplo, é um torneio incrível, é um torneio que não tem lógica alguma, que você enfrenta mais que o time adversário, enfrenta foguetório, apedrejamento, catimba o jogo inteiro, ameaça, bagunça, tretas mil, juiz caseiro, altitude, viagem pra pqp que não tem aeroporto perto etc. Enfim, muitos vão me xingar, mas eu acho isso foda, transcende o campo e os 90 minutos, vai além, libertadores é GUERRA. E isso acontecia as vezes em jogos dentro do Brasil no Mata-Mata por exemplo (não sou a favor da volta do mesmo).

Não sou maluco de dizer que a Série B do grêmio em 2005 é um título importante, mas aquele jogo, DUVIDO que algum torcedor desses "fã boys" que vão ver jogo do Chelsea ou mesmo um torcedor do Bayern, tenham sentido o que eu senti naquela porra, do momento de total indignação até o quase infarto quando o Gallato pegou o penalti, e simplesmente achar que estava louco ao ver o gol do viado do Anderson, chorar que nem um bebe retardado com aquilo tudo, porque fui do inferno ao "céu" em menos de 5 minutos.

Futebol não é só campo e bola, vai muito além disso.

Com certeza, vão me xingar, negativar encher o meu saco mas é isso que eu penso. Acho que posso ter fugido um pouco do tópico, peço desculpas.

Concordo pra caralho. Curto muito a Juve por causa dos meus pais mas mano, futebol brasileiro (e talvez sulamericano) tem um "q" a mais. Nunca passei nem perto de chorar (seja por alegria ou tristeza) com a Juve, ja com o SP ja aconteceu diversas vezes, ate em jogos nao muito importantes.

Mas nao podemos ser bairristas ao ponto de dizer que o Europeu nao tem a mesma paixao que a gente. Na Inlgaterra os caras vao todo jogo, ate de Serie C, os caras tem uma paixao enorme pelos seus times locais. Mas concordo que um Brasileiro "torcendo" pro Barca nunca vai sentir a emocao que eu senti quando o Rogerio marcou o centesimo gol contra o meu maior rival quebrando um tabu de 11 jogos em uma partida do sensacional Campeonato Paulista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li uma matéria interessante no site World Soccer Talk que descreve a forma como alguns americanos encaram o futebol. Há ainda poucos que são realmente torcedores do futebol local, mas estes são totalmente devotados ao que eles chamam de "projeto", como se fosse uma ideologia preocupada cada vez mais em tornar a MLS cada vez mais atrativa, expandindo o mercado, aumentando a visibilidade do esporte na TV, a questão do gramado artificial x gramado natural, o público nos estádios etc... Ou seja, esses americanos fanáticos pelo futebol local estão preocupados com a estrutura do jogo e o crescimento do esporte no País. Por outro lado, aqueles que gostam de futebol, mas só assistem e torcem por times europeus, principalmente, os ingleses, são vistos como "Euro Snobs" e traidores da "causa" americana do "soccer".

Eu nunca tinha lido uma matéria a respeito disso, por isso achei interessante mencionar ela aqui para ilustrar como o futebol está mexendo com a cabeça dos americanos. Para quem quiser ler essa matéria completa (o que eu falei acima é uma leve pincelada) é só acessar o site que ele está na capa.

Quanto a esta discussão da maior valorização do futebol brasileiro, a minha maior ligação vai ser sempre com o time da minha cidade, da minha região (olha aí o banner embaixo), apesar do time ser muito fraco e muitas vezes não dar gosto de assistir. Já falei muitas vezes que não iria mais torcer, mas não tem jeito. o Moto está marcando na minha infância. O título maranhense que eu assisti no Castelão. Não há nada parecido que eu possa comparar com isso, em termos de sentimento. Eu gosto de um time do exterior, mas não é nada parecido com o que eu sinto pelo Moto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do futebol brasileiro, entre outros é óbvio, se chama REDE GLOBO...

Sobre o título do tópico, como comentei em outro tópico, eu não tenho interesse algum em ver essa porra de MLS, aliás, dos campeonatos europeus o único que eu acho legalzinho de ver é a BPL, e a Champions a partir do mata-mata, porque tem um pinguinho de "alma".

Talvez seja meu jeito de ver as coisas, mas não troco meu grêmio enganando no gauchão contra times aleatórios do interior por um Barça x Real, NUNCA.

Aqui no fórum e nas redes sociais em geral, tá cheio de menininho fã boy de time europeu, sabe até a cor da cueca do CR7, não que ele seja ruim ou algo assim, ou que ninguém possa curtir ele como jogador (o cara tem uma média de gols inacreditável, é óbvio que ele é foda), mas cara, nosso futebol tem uma coisa que o europeu não tem, não sei definir o que é, talvez seja a falta de qualidade ou mesmo um sentimento besta qualquer, um misto de raiva e paixão com uma grande parcela de BURRICE.

Uma libertadores por exemplo, é um torneio incrível, é um torneio que não tem lógica alguma, que você enfrenta mais que o time adversário, enfrenta foguetório, apedrejamento, catimba o jogo inteiro, ameaça, bagunça, tretas mil, juiz caseiro, altitude, viagem pra pqp que não tem aeroporto perto etc. Enfim, muitos vão me xingar, mas eu acho isso foda, transcende o campo e os 90 minutos, vai além, libertadores é GUERRA. E isso acontecia as vezes em jogos dentro do Brasil no Mata-Mata por exemplo (não sou a favor da volta do mesmo).

Não sou maluco de dizer que a Série B do grêmio em 2005 é um título importante, mas aquele jogo, DUVIDO que algum torcedor desses "fã boys" que vão ver jogo do Chelsea ou mesmo um torcedor do Bayern, tenham sentido o que eu senti naquela porra, do momento de total indignação até o quase infarto quando o Gallato pegou o penalti, e simplesmente achar que estava louco ao ver o gol do viado do Anderson, chorar que nem um bebe retardado com aquilo tudo, porque fui do inferno ao "céu" em menos de 5 minutos.

Futebol não é só campo e bola, vai muito além disso.

Com certeza, vão me xingar, negativar encher o meu saco mas é isso que eu penso. Acho que posso ter fugido um pouco do tópico, peço desculpas.

Perfeito, Léo. Dia desses fui motivo de piada por que preferi assistir um jogo do Bahia pelo estadual ao invés de ver o Real Madrid.

Não sei vocês mas, vi o autor da matéria com uma clara intenção de demonizar o futebol do exterior e exaltar (até demais) a cultura do nosso futebol. Mas ele se esquece que, até mesmo a paixão pode ser enfraquecida se, durante ANOS E ANOS o seu "amor" -- que no caso é o clube -- não mostrar algo que nos motive, nos inflame ou mesmo nos apaixone novamente.

Na boa, Léo, no caso do futebol não existe "amor" entre aspas. Ou você ama o time ou você simpatiza.

Bahia passou 7 anos fora da Série A, uma década vendo o Vitória ganhar cerca de 70, 80% dos títulos estaduais, mesmo assim chegou a colocar 50, 60 mil pessoas no estádio.

Quanto tempo tem que ninguém vê o Santa Cruz na Série A, disputando títulos mais importantes? E o Fortaleza que na mesma situação teve uma das melhores médias de público do ano, perdeu o acesso no último jogo e mesmo assim a torcida já deu espetáculo na Copa do Nordeste?

Vocês podem falar de que o fraco futebol desmotiva de acompanhar futebol como um todo, de acompanhar campeonatos...mas se uma pessoa deixa de gostar, acompanhar, vibrar e se empolgar com os jogos do time, essa pessoa nunca foi um torcedor.

Eu torço pra time X, tentarei convencer meu filho pra torcer pra esse time X. Porém, time X tá mal a muito tempo, não ganha títulos e não tem destaque. Resultado? Meu filho acaba torcendo pro time Y, já que seus coleguinhas também torcem pro time Y e alguns pro time Z.

Por que as crianças ou até mesmo adultos de hoje em dia vão se interessar por um jogo fraquíssimo do brasileirão se em outro canal está passando um time que tem jogadores mundialmente conhecidos??

Soma-se isso ao fato de termos na CBF uma instituição completamente criticada. Seriedade nesse país não existe.

Hoje com a internet ao alcance de todos, é obvio que a "consumidor" irá ficar mais exigente e só se interessará por aquilo que o satisfaça de alguma maneira. Há 15 anos atrás, o único jeito de ver futebol era através da globo, já que a TV a cabo era ainda muito distante da realidade, logo, tínhamos um número alto de telespectadores. Hoje isso não se aplica.

Como o Léo disse, paramos no tempo e enquanto não nos organizarmos essa "europeização" (ou seria apenas uma busca por algo decente pra assistir?) irá continuar.Definitivamente o 7x1 não serviu pra nada (que surpresa né!?).

Igor, se você levar seu filho praticamente toda semana, ou quinzenalmente, ao estádio para ele ver o time jogar, sentir a torcida, ver a festa, sentir o clima de um estádio, você realmente acha que ele vai torcer para o Coritiba ou para o Atlético porque os colegas de sala torcem?

Eu vou me interessar por um jogo fraco do brasileirão porque envolve a paixão, não a razão. O grande ponto é esse! Eu assisto jogos do Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Dortmund...por gostar de futebol, assisto sem me excitar. Mais se estiver passando Bahia x Ibís em um canal e Barcelona x Real em outro, eu vou assistir o jogo do Bahia e vou ficar stressado se o time perder muitos gols, se a zaga falhar, se o time levar susto e correr risco de levar gols...Time, torcedor é EMOÇÃO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Na boa, Léo, no caso do futebol não existe "amor" entre aspas. Ou você ama o time ou você simpatiza.

Bahia passou 7 anos fora da Série A, uma década vendo o Vitória ganhar cerca de 70, 80% dos títulos estaduais, mesmo assim chegou a colocar 50, 60 mil pessoas no estádio. Quanto tempo tem que ninguém vê o Santa Cruz na Série A, disputando títulos mais importantes? E o Fortaleza que na mesma situação teve uma das melhores médias de público do ano, perdeu o acesso no último jogo e mesmo assim a torcida já deu espetáculo na Copa do Nordeste?

Vocês podem falar de que o fraco futebol desmotiva de acompanhar futebol como um todo, de acompanhar campeonatos... mas se uma pessoa deixa de gostar, acompanhar, vibrar e se empolgar com os jogos do time, essa pessoa nunca foi um torcedor.

Cara, as aspas ali foram somente num sentido figurado, eu quis dizer que no caso "amor" era o mesmo que "o clube", entendeu? Hahahaha.

E Masca, isso é A SUA CONCEPÇÃO, meu brother. Quem sou eu pra julgar um cara que cansou de ver seu time na merda e agora acompanha um clube de outro país? Ou quem sou eu pra me achar mais torcedor do que ele? Óbvio, eu posso ter minha opinião sobre esses atos, mas cara, torcedor é torcedor, na hora da contabilidade isso pouco importa.

E veja bem, eu não falei em "DEIXAR DE TORCER", mas sim em "ESTIMULAR O GOSTO PELO CLUBE". São coisas bem diferentes. Tenho certeza que aí na Bahia deve ter um monte de molequinho que gosta do Chelsea, do Barcelona, do Real Madrid, e que pode também torcer pelo Bahia ou Vitória, como também não. Não adianta você querer brigar com o cenário que tá posto aí no futebol mundial: a criança não sabe da história do clube se ninguém for lá e contá-la, logo ela vai consumir aquilo que tá mais em exposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, se você levar seu filho praticamente toda semana, ou quinzenalmente, ao estádio para ele ver o time jogar, sentir a torcida, ver a festa, sentir o clima de um estádio, você realmente acha que ele vai torcer para o Coritiba ou para o Atlético porque os colegas de sala torcem?

Eu vou me interessar por um jogo fraco do brasileirão porque envolve a paixão, não a razão. O grande ponto é esse! Eu assisto jogos do Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Dortmund...por gostar de futebol, assisto sem me excitar. Mais se estiver passando Bahia x Ibís em um canal e Barcelona x Real em outro, eu vou assistir o jogo do Bahia e vou ficar stressado se o time perder muitos gols, se a zaga falhar, se o time levar susto e correr risco de levar gols...Time, torcedor é EMOÇÃO!

Eu entendo seu ponto de vista e concordo plenamente. Eu fui "criado" dentro do estádio e vou quase a todo jogo até hoje, até na Série Prata do estadual eu estava lá.

Só que nesse caso, o que eu quero dizer, eu faço parte de uma minoria de "fanáticos". Embora estejamos do dito País do Futebol, as torcidas dos clubes são formadas em sua maioria por torcedores não fanáticos, ou seja, o torcedor consumidor/cliente, e é exatamente essa parcela de torcedores (principalmente os potenciais, no caso as crianças) a quem me refiro. Esses serão influenciados pelos motivos que eu citei lá em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

[...]

Embora estejamos do dito País do Futebol, as torcidas dos clubes são formadas em sua maioria por torcedores não fanáticos, ou seja, o torcedor consumidor/cliente, e é exatamente essa parcela de torcedores (principalmente os potenciais, no caso as crianças) a quem me refiro. Esses serão influenciados pelos motivos que eu citei lá em cima.

Pooooooooooooooorra, PERFEITO! :yest:

Se pudesse eu te positivaria umas 20x Igor, hahahahahah.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei se o problema se concentra apenas na "qualidade superior do produto europeu".

Algumas semanas atras eu parei pra ver Remo vs Princesa no EI, enquanto isso tava passando um jogo randomico (sem PSG) do campeonato francês. Sinceramente? O jogo do Remo tava muito mais divertido de assistir, inclusive tecnicamente.

Há uma hipocrisia da mídia (ESPN principalmente) na hora de tratar o futebol brasileiro. Qual a força que a ESPN fez pra pegar os direitos da Copa Verde e Copa do Nordeste? Então... Mas compraram os direitos do campeonato português, que tirando Porto e Benfica, é fraquíssimo. Outra coisa, eu não me esqueço da "onda" que a ESPN fazia 5/6 anos atras em relação a TUDO da Premier League. Hoje o papo começa a mudar, principalmente em relação a torcidas frias.

Europa NÃO pode ser espelho para o Brasil, temos que achar as NOSSAS soluções ideais, seria bem mais fácil se a CBF e dirigentes fossem decentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei se o problema se concentra apenas na "qualidade superior do produto europeu".

Algumas semanas atras eu parei pra ver Remo vs Princesa no EI, enquanto isso tava passando um jogo randomico (sem PSG) do campeonato francês. Sinceramente? O jogo do Remo tava muito mais divertido de assistir, inclusive tecnicamente.

Há uma hipocrisia da mídia (ESPN principalmente) na hora de tratar o futebol brasileiro. Qual a força que a ESPN fez pra pegar os direitos da Copa Verde e Copa do Nordeste? Então... Mas compraram os direitos do campeonato português, que tirando Porto e Benfica, é fraquíssimo. Outra coisa, eu não me esqueço da "onda" que a ESPN fazia 5/6 anos atras em relação a TUDO da Premier League. Hoje o papo começa a mudar, principalmente em relação a torcidas frias.

Europa NÃO pode ser espelho para o Brasil, temos que achar as NOSSAS soluções ideais, seria bem mais fácil se a CBF e dirigentes fossem decentes.

Concordo e muito com oque você disse, só não entende o porque desta perseguiçao ao produto brasileiro. Pode observar como as manchestes e narrações de jogos de fora e diferente , se o jogo aqui no brasil tem 3 toques de cabeça já vem um narrador e grita , '' quem coloca a bola no chão '' , já para vender o jogo europeu e dito 3 lindos toques de cabeça conscientes para acabar com a marcação adversaria, Não me recordo da última vez que um comentarista falou que um jogo europeu estava ruim mesmo estando ruim , mas jogo do brasil mesmo estando bom sai algo de última hora para reclamar.

Estava vendo um clássico do Rio um disse desses , estava me divertindo demais , jogo tava bem jogado e o comentarista foi falar que o jogo tava mal jogado ou algo parecido. Ora , Chelsea x Psg foi um jogo bem jogado também? ou foi apenas emocionante dadas as circunstancia de resultado? E um time com 1 a mais dominando.

E por fim , como e gostoso assistir uma libertadores , assisto todos os jogos que posso não assisto vários em função da escola.Assisti quase todos os jogos do grupo do Atlético , porque todo jogo daquele grupo e bom.Mas as vezes tenho impressão que eles tentam vende um produto europeu como melhor porque um produto nacional ou continental já vamos assistir por paixão , é o europeu precisa de um '' combustível '' a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arsenal e Manchester United foi um jogo também pela copa Inglesa emocionante , sim. Mas sem nenhuma jogada técnica mas e claro que isto foi ignorado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

[...]

Europa NÃO pode ser espelho para o Brasil, temos que achar as NOSSAS soluções ideais, seria bem mais fácil se a CBF e dirigentes fossem decentes.

Claro que não deve servir de espelho, até porque somos mt diferentes e em vários aspectos. Mas precisamos reconhecer sim a capacidade de organização deles, e PINÇAR o que for conveniente, construindo a nossa própria forma de estruturar o nosso próprio futebol.

Acho que ninguém aqui quer que sejamos IGUAIZINHOS à eles, mas que aproveitemos seus melhores exemplos de gestão pra encaixar no nosso futebol daqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que não deve servir de espelho, até porque somos mt diferentes e em vários aspectos. Mas precisamos reconhecer sim a capacidade de organização deles, e PINÇAR o que for conveniente, construindo a nossa própria forma de estruturar o nosso próprio futebol.

Acho que ninguém aqui quer que sejamos IGUAIZINHOS à eles, mas que aproveitemos seus melhores exemplos de gestão pra encaixar no nosso futebol daqui.

Por exemplo, tem gente que não gosta nem de ouvir falar em Mata-Mata no Brasileirão porque "no resto do mundo" não é assim. Poderíamos sim ter um campeonato de 2 turnos e um mata-mata entre os 4 primeiros no final. O titulo poderia ser injusto? Sim! Mas o futebol também é construído por injustiças... Essa é a graça!

Sou contra o fim dos estaduais, principalmente depois que vi URT vs Mamoré (que é clássico) CHEIO. Mas o fato é que os estaduais precisam ser repensados PROFUNDAMENTE para os times grandes. Se bem estudado e estruturado, poderíamos ter competições estaduais que duram o ano inteiro para os pequenos e que servem de classificação para a Serie D (que passaria a ter rebaixamento. O time rebaixado voltaria pra divisão "estadual" e abriria a vaga pro outro representante campeão estadual). É uma ideia maluca, mas né...

O nosso produto é bom, basta estudo e boa vontade dos nossos dirigentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ninguém aqui quer que sejamos IGUAIZINHOS à eles, mas que aproveitemos seus melhores exemplos de gestão pra encaixar no nosso futebol daqui.

Tem muita gente que quer, Léo. Inclusive com o calendário começando em Julho/Agosto ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu acho escroto quem torce pra algum time europeu, de fato. O máximo que eu consigo chegar é preferir que o Barça vença o Real, algo desse tipo. Não consigo entender como alguém consegue torcer, sofrer por um time europeu. Agora até que não, mas sempre assisti todos os jogos possíveis da Premier/Bundesliga/La Liga, simplesmente porque eu gosto de futebol.

Eu vejo como grande problema é a administração dos clubes, de fazerem um "produto" legal, um time razoável, incentivar a cidade do clube pequeno a se envolver. Aqui em Juiz de Fora dizem que quando o Tupi quase subiu pra Série B as médias foram lá em cima. Claro que não dá pra subir todo ano, mas nesse Camp.Mineiro o time quase foi rebaixado e eu tenho visto só propaganda no busão do jogo da semana. A galera aqui já provou que gosta do time, tem um estádio razoável. Eu tô loco pra ir num jogo do Tupi, simplesmente porque ir assistir jogo no estádio é algo que eu não tô acostumado a fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...