Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Globo divide 300 milhões de reais do PPV aos clubes


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Publicado em 03/02/2015, 08:30 / Atualizado em 03/02/2015, 08:32

Globo divide R$ 300 milhões de pay-per-view com clubes; saiba quanto cada um ganhará

Marcus Alves, do ESPN.com.br

ESPN.COM.BR

c97e9025-40a6-3cad-b742-4324a6147c09.jpg

A divisão de receita do PPV foi encaminhada pela Globo aos clubes

Detentora dos direitos de transmissão do Brasileirão, a TV Globo repassará R$ 300 milhões a serem divididos pelos clubes a partir deste mês. Esse dinheiro é referente à venda de pacotes de pay-per-view em 2014 e distribuído a partir de pesquisa realizada pelo Ibope em conjunto com a Datafolha entre os meses de junho e julho. No último ano, foram cerca de 10 mil entrevistados, que asseguraram a manutenção de Flamengo e Corinthians na frente, com praticamente um terço de toda a receita.

Juntos, os dois receberão R$ 84 milhões, de acordo com documento enviado pela Globo aos representantes dos times e obtido pelo ESPN.com.br.

A grana será repassada em duas parcelas de 50%, cada: a primeira no próximo dia 28 de fevereiro, e a segunda em 31 de março.

Nem todos terão direito ao pagamento integral da verba, no entanto. O Santos foi um dos que recorreu à emissora para pedir adiantamento e, assim, amenizar a sua situação financeira nesse início de temporada.

Ao todo, 1.825 mil domicílios foram consultados pelos institutos de pesquisa para que fosse definido o rateio do pay-per-view. Cruzeiro e Bahia foram as equipes que mais cresceram na comparação com 2013 enquanto que o Vasco, que passou a última temporada na Série B, acabou sendo o que sofreu a maior queda.

ESPN.COM.BR

bb86f2e7-f868-31b5-87d9-732f37621c4f.jpg

O Cruzeiro teve o maior crescimento nas pesquisas do Ibope e da Datafolha

A expectativa é de um faturamento ainda maior neste ano. Segundo dados da Globo, o crescimento da base de assinantes deve ser de 15% em 2015.

O PPV tem sido uma receita cada vez mais importante para os clubes. Entre os dirigentes, o ex-presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, costumava defender que os jogos de seu time não fossem mais transmitidos na televisão aberta para que pudessem dessa maneira atrair maior interesse na venda no canal fechado e aumentar a sua arrecadação.

Os números foram apresentados aos clubes em reunião em São Paulo, ainda no fim do ano passado. Na ocasião, diversos dirigentes aproveitaram a presença de executivos da Globo para contestar a metodologia de pesquisa utilizada pelo Ibope e pela Datafolha. Eles argumentaram que o modelo atual de distribuição da verba, em vigência desde 2011, é simplório demais e abre espaço para uma suposta ‘margem de erro'.

Poderiam incrementar melhor esse sistema de contagem do PPV, eu ainda acho ele beeeeem susceptível a erro. Mesmo assim, bacana ver o crescimento do Cruzeiro sendo capitalizado, time que investiu alto mas que vem tendo o retorno agora, após as conquistas.

E tem o Grêmio, que mesmo não tendo nenhuma conquista nacional relevante, impressiona pela subida no ranking.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu só duvido um pouco dessas pesquisas, acho uma amostragem bem pequena pra uma fortuna tão grande sendo distribuída. não que espere que ela vá mudar, mas é muito pouca gente ainda respondendo.

quando assinamos o pay-per-view lá em casa nunca perguntaram qual é o time que a gente torce. isso podia ajudar a ter um número muito mais próximo do real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre ouvi falar que o SPFC vendia bem em PPV, me surpreendeu ficar em 6º nessa fatia, e ganhou bem pouco acima que o vasco

Agora essa pesquisa foi feita com os assinantes, ou com qualquer um na rua perguntando se tinha PPV e pra que time torcia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Pois é, é justamente essa contagem de torcedores assinantes que eu ainda acho mt obscura, dada a importância financeira que ela carrega. Poderiam investir numa tecnologia melhor, que pudesse ser mais fiel e objetiva nesses números de torcedores que assinam, todo ano, o PPV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mermao uma pesquisa baseada em 10mil pessoas so é muito errado, eu acho q devia ser uma parte pela classificação no campeonato e outra com base nos mais assistidos, deve ter alguma maneira de fazer isso, pq ficar assim é fogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com preguiça de achar um site pra calcular, muito menos pra fazer as contas, mas acho que a amostragem deve estar boa até.

Enfim, acho essa divisão errada e a forma de apuração também tem suas falhas (casa com mais de um time preferido, gente que assina por gosto de futebol mesmo...). Metade da grana por igual e metade por audiência ia ser melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site, eles perguntam sim. Mas tem que perguntar PARA TODOS. Mesmo que não mude tanta coisa na tabela ali, esse método de pesquisas é ridículo e muito pouco confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo ano eles pedem para os assinantes declararem seus times.

O Flamengo recentemente fez uma campanha para que os torcedores declarassem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Todo ano eles pedem para os assinantes declararem seus times.

O Flamengo recentemente fez uma campanha para que os torcedores declarassem.

E você faz isso como? Via controle remoto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

E enquanto isso, numa Londres nebulosa...

Publicado em 10/02/2015, 10:33 / Atualizado em 10/02/2015, 10:33

Premier League está perto de obter 2º maior valor por direitos de transmissão no mundo

ESPN.com.br, com AFP

GETTY IMAGES
622_2aedb7ce-2879-3f3c-8227-96f7f5562f04
Premier League está próxima de alcançar cifra recorde por direito de transmissão

A Premier League, gestora do Campeonato Inglês, está próxima de alcançar um acordo histórico para a transmissão dos jogos no período 2016-2019 e tudo por causa de uma disputa feroz entre gigantes canais de TV.

Atualmente, a Sky e a BT são quem possuem os direitos e, juntas, deram 3 bilhões de libras (R$ 12,75 bilhões), sendo 2,3 bilhões da primeira e 738 milhões da segunda, um aumento de 77% com relação ao valor pago pelo período anterior.

Agora, a norte-americana Discovery Network e a catari beIN Sports entraram na disputa e inflacionaram os direitos, que devem subir mais 50%.

De acordo com a agência AFP, o acordo a ser anunciado até o final desta semana deve ser fechado em pelo menos 4 bilhões de libras (R$ 17 bilhões), e as vendas para a transmissão ao exterior renderiam mais 2 bilhões de libras (R$ 8,5 bilhões).

As empresas interessadas têm até a próxima sexta-feira para apresentar suas propostas, e a parceria entre Sky e BT é a favorita, segundo a imprensa inglesa.

Atualmente, a Sky transmite 116 dos 154 jogos ao vivo por temporada no Reino Unido, e a BT detém 38 partidas. No novo acordo, a primeira deve conseguir 126 dos 168 jogos possíveis (a Premier League não permite que uma emissora obtenha mais de 75% dos duelos), e a segunda chegando a 42 partidas por temporada.

Desta forma, a Premier League vai se tornar a segunda liga esportiva mais lucrativa do mundo, perdendo apenas para a inalcançável NFL, que possui quatro TVs sob seu guarda-chuva (CBS, NBC, Fox e ESPN) e angariou 39,6 bilhões de dólares (R$ 110,6 bilhões) pelo período 2014-2022.

É ou não é pra sentar e chorar?

:fuuu: :crying:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra, não tem como comparar o produto Premier League com o Brasileirão. Brasileirão era uma merda antes dessa divisão de cotas e continua sendo uma merda depois. A valorização do produto brasileirão passa por uma mudança que é muito maior do que a divisão de cotas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Porra, não tem como comparar o produto Premier League com o Brasileirão. [...]

Eu sei que não dá pra comparar, só coloquei a matéria em questão pra gente ter a noção do ABISMO que nos separa atualmente do futebol bem administrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E você faz isso como? Via controle remoto?

Não, é pelo site! Você se loga e vai na pesquisa, mas ela só abre uma vez por ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Essa divisão do pay-per-view eu acho tranquila. É só ver que Cruzeiro e Bahia tiveram aumentos porque venderam mais, Vasco foi rebaixado e teve diminuição. O valor é por méritos de venda, digamos assim.

A divisão de TV aberta que deveria ser mudada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Ariel'
    • David R.
      Por David R.
      Bom, a discussão é velha e o clubismo nunca nos deixará a chegar num consenso. O Nicola fez um vídeo mostrando todas as cotas de PPV do Brasileirão:
      Vale ressaltar que esses valores são para os clubes que baterem uma certa meta de audiência, menos no caso de Corinthians e Flamengo que é o mínimo que eles receberão. Pra quem não quiser ver o vídeo:
      Considerações:
      Os quatro primeiros do ranking recebem juntos cerca de 62,5% do valor total; O Flamengo ganha o equivalente a Cruzeiro, Atlético, Grêmio, Inter e Santos JUNTOS. É óbvio que existe uma discrepância enorme e aquela conversa de colocar as cotas mais justas na TV Aberta na prática não muda nada.  O Palmeiras foi o último a assinar com a Globo e suas condições foram atendidas após longa negociação. Vale ressaltar que a torcida do São Paulo é maior que a do Palmeiras. Enfim, cotas mais iguais resultaria em um equilíbrio de condições de competitividade e tornaria o campeonato num geral muito mais atrativo de se ver. Por mais que exista diferença do tamanho das torcidas, ninguém joga sozinho...mesmo assim, isso nunca vai mudar porque não há união e cada um só pensa em si ao invés de valorizar o produto total. Será que se Cruzeiro, Atlético, Inter e Grêmio recusassem juntos esses termos, a Globo não iria ceder? 
       
    • Leho.
    • Bruno Caetano.
      Por Bruno Caetano.
      A Globo afirmou que a Globo é inocente.
    • Visitante João Gilberto
×
×
  • Criar Novo...