Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Sport é o time que mais viaja na Série A e atletas comentam como é a rotina de embarques


Guest João Gilberto

Posts Recomendados

Guest João Gilberto
Sport é o time que mais viaja na Série A e atletas comentam como é a rotina de embarques
Ibson, Magrão e William falaram sobre o desgaste das viagens com o Leão
s1q644.jpg
Nenhum outro participante da atual edição Brasileiro sofre tanto com as enormes distâncias do país quanto o Sport. E numa semana em que o Leão faz dois jogos seguidos fora de casa - primeiro, em São Paulo, e depois em Porto Alegre -, essa realidade fica ainda mais evidente. Mas apesar do intervalo de apenas quatro dias entre os dois compromissos, a comissão técnica rubro-negra optou por voltar ao Recife no domingo, antes de partir para a capital gaúcha na terça, véspera da partida.
Numa primeira análise, pode parecer uma decisão absolutamente sem sentido. Afinal, são mais de 10 mil quilômetros de deslocamento para uma viagem que poderia ser reduzida a menos de 6 mil quilômetros. As razões, no entanto, vão muito além do simples cálculo de distâncias. Porque viajar cansa. Mas às vezes, o descanso mais adequado para uma recuperação plena não está apenas no repouso. Principalmente quando se trata de passar muitos dias longe de casa.
Quem mais sofre são aqueles jogadores que já têm famílias constituídas. Porque quando a viagem é longa demais, é a saudade que aperta. E não raro, algumas horas a mais de voo terminam sendo o preço para um descanso físico e emocional pleno. “Eu sinto muita falta da minha esposa e dos meus filhos. É bom você poder voltar pra casa, estar com sua família. Isso descansa um pouco mais, a gente relaxa, brinca com os filhos, curte a esposa”, conta Ibson, que é pai de duas crianças.
O meia, que já atuou em grandes clubes do Sudeste como Corinthians e Flamengo, chegou há pouco tempo no Sport. Mas já sente a diferença na quantidade de deslocamentos que o time é obrigado a fazer para jogar a Série A. “Tem bastantes viagens. O Brasil é muito grande, e aqui, infelizmente, não tem voo direto para alguns jogos. E isso é um pouco cansativo, porque quando você tem um tempo, tem que estar se deslocando. Mas são coisas do futebol”, afirma, resignado.
xdv410.jpg

Há (muito) mais tempo no clube, Magrão já conhece bem o tamanho desse isolamento geográfico do Sport na 1ª divisão. E ele sabe que, mais cedo ou mais tarde, ele termina pesando e impondo uma dificuldade extra, que os demais clubes da Série A sentem numa escala muito menor. “Isso com o tempo gera um desgaste. No início até que não, mas vai chegando um determinado momento que o desgaste vem. Ainda bem que esse ano teve a parada, mas quando o campeonato não tem essa pausa, a distância pra nós é sempre maior, porque 90% dos times são do Sudeste e do Sul do país”, ressalta.
Ao contrário de Ibson, no entanto, o goleiro disse que preferia fazer apenas uma viagem para enfrentar Grêmio e Corinthians. “Como o jogo é sábado, houve um acerto de voltar. Mas para mim, às vezes eu acho até melhor ficar (direto), para não ter esse desgaste todo de ir e voltar, depois ir e voltar de novo, já que é uma viagem bastante longa que a gente vai ter, principalmente pra Porto Alegre”, confessa.
No caso daqueles que ainda não são casados, a rotina de viagens se torna um pouco menos incômoda. O volante Willian, por exemplo, enxerga todas essas viagens a partir da óptica de alguém que ainda luta para marcar seu território e ganhar a confiança do técnico. “É sempre bom você estar viajando. Você estando com o grupo, você sente que está nos planos do treinador”, afirma. Apesar disso, ele diz que, se possível, prefere fazer apenas um deslocamento. “Como eu só namoro, sou um cara que já sou acostumado com isso. Mas eu preferia ir direto para Porto Alegre. Seria menos cansativo do que ir para São Paulo e ter que voltar de novo”, declara. São os ossos do ofício para quem atua no futebol nordestino.
2vmu8o2.jpg
Pois é, além da enorme disparidade financeira, ainda temos que lidar com isso.
:okay:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mudar de cidade, ou dar um jeito de subir o Náutico, Santa Cruz, América-RN e Ceará que já diminui as viagens ,hahaha. E torcer pros times de SC cair (Pq os do RS cair é meio difícil). Se cair Bahia ou Vitória é capaz das viagens aumentarem mais ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CBF poderia amenizar isso estudando as datas para que os times viajassem distâncias menores. Não é tão difícil bolar algo assim.

Maaaaaaas, a competência daqueles srs impedem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bahh

Isso é algo MUITO COMPLICADO...

Quando eu trabalhei no Maranhão era tenso...Imperatriz ficava a 12 horas de onibus de São Luis, 16 horas de Santa Quitéria, 8 horas de Bacabal...A viagem mais próxima era 5 horas

E com jogos quarta e domingo a gnte viajava pra São Luis sexta a noite, chegava sábado meio dia, descansava pra jogar domingo a tarde, saia depois do jogo pra chegar segunda de manhã em Imperatriz, descansava, fazia um treino na terça pra já jogar na quarta...

Era horrível, apenas 3 treinos por semana e o resto descanso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é algo que se comenta e reclama há muito tempo. O Paysandu sofreu demais com isso quando tava na Série A.

Como o Pereira falou, poderiam tentar pesar isso para elaborar o calendário ou a fdp da CBF, que só faz enriquecer as custas dos clubes poderiam viabilizar viagens diretas. As vezes os times fazem viagens com duas, três escalas, jogando duas vezes na semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já falaram isso, é estudar e tentar ajudar os times do Norte/Nordeste. Mas a CBF não ajuda ng HAHA Então fodeu mesmo. Negócio era vcs se aproveitarem dessa parada de Brasilia e tentar estudar uma logistica de botar alguns jogos lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra, pra alguns jogos a diretoria não pode fretar alguns voos não? Ficar fazendo tanta conexão desgasta um pouco também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já perceberam o quanto tem aumentado a frequência de comentários negativos sobre a CBF nos últimos tempos?

Calçade falou uma coisa no Bate Bola hoje que eu já venho pensando faz tempo: tudo caminha pra um momento de ruptura. Eu não vejo os clubes aceitando por mais muito tempo todas as palhaçadas da CBF, ainda que todos tenham rabo preso com ela...

De duas, uma. Ou a CBF vai passar a trabalhar melhor as necessidades dos clubes ou vão derrubar ela da administração do campeonato... Claro que isso é, no mínimo, a médio prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já perceberam o quanto tem aumentado a frequência de comentários negativos sobre a CBF nos últimos tempos?

Calçade falou uma coisa no Bate Bola hoje que eu já venho pensando faz tempo: tudo caminha pra um momento de ruptura. Eu não vejo os clubes aceitando por mais muito tempo todas as palhaçadas da CBF, ainda que todos tenham rabo preso com ela...

De duas, uma. Ou a CBF vai passar a trabalhar melhor as necessidades dos clubes ou vão derrubar ela da administração do campeonato... Claro que isso é, no mínimo, a médio prazo.

Cara, isso é um fervilhão que tá incomodando muita gente e a única pessoa que parece não se tocar disso é o Marin, que acha que tá no tempo de ditadura e é só mandar os clubes calarem a boca. Os clubes sempre mandaram na CBF e agora tão começando a perceber isso. Graças a Deus. Essa parada do Grêmio já vai erguer muita questão pro quesito do STJD, a seleção provocando o São Paulo, o stress que os estádios provocaram politicamente falando e parece que a CBF está cagando e andando pra resolver isso, deixando os clubes reféns das construtoras, as dividas começando a serem cobradas pela nação.

Acho que é a hora do "vai ou racha" do futebol brasileiro... Será um período muito interessante pra se ver!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...