Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"Ele é melhor do que Rooney", a queda de Anderson


Filipezepp

Posts Recomendados

‘Ele é melhor do que Rooney’

Por Alex Sabino
03/09/14 10:51

Anderson-1024x748.jpg

O ano era 2007. Sir Alex Ferguson analisava os prós e contras de investir 18 milhões de libras nele (R$ 68 milhões na cotação atual). Era um preço alto, mas o garoto de 19 anos prometia muito. O argumento final foi dado por Martin Ferguson, irmão de Alex e chefe dos olheiros em Old Trafford.

“Vale a pena. Ele é melhor do que o Rooney.”

O negócio foi fechado.

O ano é 2014. Em reunião com o executivo-chefe Ed Woodward, Louis Van Gaal deu a ordem. O Manchester United precisava se livrar de Javier “Chicharito” Hernandez, Shinji Kagawa e do meia comprado sete anos antes. As negociações deveriam acontecer o mais rápido possível.

Chicharito foi para o Real Madrid por empréstimo. Kagawa voltou para “casa “e assinou com o Borussia Dortmund, onde havia sido feliz. Apesar de apenas os clubes da Premier League terem gasto mais de R$ 3 bilhões na janela de transferências, ninguém se interessou pelo terceiro indicado por Van Gaal.

Onde tudo deu errado?

Anderson era o próximo Ronaldinho Gaúcho, o futuro camisa 10 da seleção brasileira. Mais um craque made in Brazil destinado a grandes feitos no futebol europeu. Em algum momento nesta trajetória, ele se perdeu.

Talvez Alex Ferguson tenha sido o primeiro a perceber que a Anderson faltava alguma coisa para “ser melhor do que Rooney”. De meia avançado, o transformou em volante.

“Alguns atletas não conseguem ter a cabeça para se adaptar a uma função em que precisa ter preocupações táticas. Anderson é um jogador muito intuitivo. Trabalha apenas com a intuição dele e com muito talento. Mas às vezes falta alguma coisa”, disse Mano Menezes ao blog, citando também que ele apresentou “problemas físicos.”

O recado do treinador do Corinthians é simples. A consciência tática de Anderson é escassa. Não há maturidade futebolística.

Foi com Mano no comando que o menino de 17 anos anotou o gol da vitória gremista na batalha dos Aflitos, em 2005.

Foi o grande momento da carreira dele no Brasil. A partir daí, veio a transferência para o Porto, trampolim para jogar no United. Anderson parecia estar cumprindo o destino. A primeira imagem foi ele chegando a Carrington, centro de treinamento do clube, usando terno, tênis, boné e dreadlocks.

Jogadores brasileiros costumam ter dificuldades em Manchester. A noite da cidade tem várias opções, mas os boleiros não estão lá para isso. Invariavelmente, não aprendem a língua para conversas fluentes. Sofrem com o frio. A chuva. Quase nunca moram perto do centro. Residem em cidades vizinhas e pacatas, como Altrincham ou Cheshire.

“Sócrates costumava dizer que as diferenças culturais sempre atrapalham muito os jogadores do Brasil que vão jogar no Reino Unido, não importando o quanto eles sejam talentosos”, opina Andy Mitten, colaborador da revista britânica FourFourTwo e editor do United We Stand, um dos principais fanzines dedicados aos Diabos Vermelhos.

Anderson jogou bem nas duas primeiras temporadas, mesmo sem se firmar como titular absoluto. Foi campeão da Champions League de 2008. Entrou nos minutos finais do tempo normal da decisão contra o Chelsea e acertou uma das cobranças na disputa de pênaltis. Teve duas grandes atuações nas semifinais do torneio em 2009, contra o Arsenal.

“É tudo o que eu quis. Foi por momentos como esse que vim jogar no Manchester United”, comemorou.

Na decisão em Roma, diante do Barcelona, foi escalado como titular. O time inglês acabou derrotado e o brasileiro, substituído no intervalo após 45 minutos apagadíssimos. Deu apenas três passes. Paul Scholes entrou em campo faltando aos 25 do segundo tempo e fez 25.

Foi o começo da queda. O argumento dos problemas físicos, feito por Mano Menezes, começou a aparecer. Anderson teve fratura, lesões musculares. Sempre que começava a ter uma sequência de jogos, acontecia alguma coisa. Causava estranheza a relutância que ele tinha em chutar no gol. Sir Alex Ferguson o recuou para a função quase de primeiro volante.

Durante esse período, sua forma física chegou a ser constrangedora em alguns momentos. Comentários dentro do clube são que sua atitude não costuma ser das mais positivas.

Anderson jamais se encaixou no padrão comum de atletas profissionais de futebol. A história mais famosa é quando Cuca o flagrou falando em dois telefones celulares ao mesmo tempo na concentração e foi questioná-lo se não achava aquilo demais. Acaso aquele menino acreditava ser melhor que os outros?

“Sim, eu sou. E se você me colocar para jogar vai ver isso.”

É o mesmo Anderson que, muito jovem, já despertava a cobiça de empresários. Com meros 13 anos, exigiu US$ 2 milhões para assinar com um deles.

Se tudo tivesse acontecido como o esperado, ele teria sido titular do meio-campo brasileiro na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Não é convocado desde o vexatório empate em 0 a 0 com a Bolívia, em 2008, no Engenhão, pelas eliminatórias.

Em Manchester, é cada vez mais raro a torcida de Stretford End (a que mais empurra a equipe em Old Trafford) cantar a música de “Ando”, a que diz que ele (em tradução livre) “caga na cabeça de Fábregas”. Teve alguns flashes que animavam os que acreditam em seu potencial. Ajudou a destruir o Arsenal na goleada por 8 a 2, em 2011.

Isso não explica tudo, mas Anderson ganhava peso cada vez que ficava afastado por lesão e demorava para voltar à forma física necessária para brigar por uma vaga como titular.

“Ele encontrou companhia na pequena comunidade brasileira da região, que frequenta alguns poucos restaurantes. Como é um sujeito muito sossegado, boa gente e fácil de conviver, as pessoas queriam a sua companhia”, completa Mitten.

Funcionários do Manchester United e Sir Alex Ferguson ficavam cada vez mais descrentes com as promessas de que o jogador estava “quase pronto” para voltar. Quando chegava ao peso próximo do ideal, o técnico se mostrava relutante em colocá-lo em campo. E quando isso acontecia, a atuação do brasileiro era decepcionante. David Moyes o emprestou para a Fiorentina. Ele mais uma vez deixou a desejar.

Anderson deveria ser um dos grandes nomes do futebol na sua geração. Aos 26 anos, ainda tem tempo, mas a descrença aumenta cada vez mais. Ele cresceu para ser um dos grandes jogadores do planeta e chegou a um dos maiores clubes do mundo. O mesmo que deve dispensá-lo, de graça, em julho de 2015.

Grande texto do Alex Sabino.

Achei interessante trazer aqui pro fórum pq o Anderson não só pra mim como pra muita gente era sim o "novo Ronaldinho Gaúcho"...

É impressionante a queda dele e o Sabino soube bem descrever ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não li tudo, mas lembro dos jogos dele no começo de carreira. Pessoalmente, vi um: CRB x Grêmio em 2005 aqui no Rei Pelé. O cara jogou MUITO, deu elástico invertido, foquinha, chapeu, golaço, enfim, saímos do estádio com um "puta que pariu, gremistas acharam mais um Ronaldinho". Desde então criei muita expectativa nele. Infelizmente, nunca concretizou. Por culpa DELE mesmo. E digo mais: Ronaldinho também por MUITO pouco não seguiu o mesmo destino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não li tudo, mas lembro dos jogos dele no começo de carreira. Pessoalmente, vi um: CRB x Grêmio em 2005 aqui no Rei Pelé. O cara jogou MUITO, deu elástico invertido, foquinha, chapeu, golaço, enfim, saímos do estádio com um "puta que pariu, gremistas acharam mais um Ronaldinho". Desde então criei muita expectativa nele. Infelizmente, nunca concretizou. Por culpa DELE mesmo. E digo mais: Ronaldinho também por MUITO pouco não seguiu o mesmo destino.

O cara foi desperdiçado na volância. Pode ter tido parte da culpa em não ter deslanchado, mas o Ferguson fez merda, sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já falei um milhão de vezes, quebraram ele no Porto, onde estava fazendo chover, aí ele perdeu a explosão e o arranque, isso fez o Fergie usar ele recuado, como volante pois tecnicamente ele ainda era superior.

Bota ele no Brasil jogando de terceiro homem, que ele será o melhor do campeonato com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara foi desperdiçado na volância. Pode ter tido parte da culpa em não ter deslanchado, mas o Ferguson fez merda, sim.

Eu não só concordo, como digo que o Ferguson é o principal culpado dessa queda dele. Se tivesse mantido o guri mais adiantado, muito provavelmente ele tinha se dado bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez ele não seria um jogador para o United, então.

A real é que o guri joga MUITA bola. Quem acompanhou ele no Porto deve lembrar a quantidade de gols que o Anderson empilhava. Monstro.

Embora tenha sido um erro tê-lo utilizado mais recuado, foi um erro justificado, pelo já explanado no texto/tópico.

Creio que volte para o Brasil e tenho esperanças que para o Grêmio, inclusive. Aí sim, vai gastar a nega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas porra, pra ele jogar adiantado, ia destoar muito taticamente do resto do time e fuder o esquema.

Poderia ter jogado de winger na época. Ele como volante foi ridículo demais.

Já disse várias vezes que o Ferguson matou o futebol dele. No Grêmio e no Porto ele jogava praticamente de segundo atacante, caindo pelos lados, flutuando e com muita agilidade. Aí o filho da puta do escocês fez ele criar corpo pra aguentar a Premier (o que não precisa) e pra jogar no time forte fisicamente dele e pra melhorar, meteu o jogador de volante. Pronto, tava feita a merda. Ele perdeu a explosão, a velocidade, o drible rápido, as melhores qualidades dele.

Não sei até onde ele chegaria, mas era um jogador fenomenal. Infelizmente a transformação bizarra e culposa do Ferguson em um "jogador europeu" fodeu com ele. Se ao menos tivesse botado ele pra jogar pelo lado do campo com frequência, a coisa não teria sido tão ruim como foi.

Ainda assim, acho que joga fácil aqui no Brasil como terceiro homem. Muita qualidade no passe, força física e marca relativamente bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia ter jogado de winger na época. Ele como volante foi ridículo demais.

Já disse várias vezes que o Ferguson matou o futebol dele. No Grêmio e no Porto ele jogava praticamente de segundo atacante, caindo pelos lados, flutuando e com muita agilidade. Aí o filho da puta do escocês fez ele criar corpo pra aguentar a Premier (o que não precisa) e pra jogar no time forte fisicamente dele e pra melhorar, meteu o jogador de volante. Pronto, tava feita a merda. Ele perdeu a explosão, a velocidade, o drible rápido, as melhores qualidades dele.

Não sei até onde ele chegaria, mas era um jogador fenomenal. Infelizmente a transformação bizarra e culposa do Ferguson em um "jogador europeu" fodeu com ele. Se ao menos tivesse botado ele pra jogar pelo lado do campo com frequência, a coisa não teria sido tão ruim como foi.

Ainda assim, acho que joga fácil aqui no Brasil como terceiro homem. Muita qualidade no passe, força física e marca relativamente bem.

Meu deus Silveira, para com essa história de Winger PFVR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu deus Silveira, para com essa história de Winger PFVR.

Mas tu não acha essa posição mais semelhante que a de volante? Eu acho que ele deveria ser meia/segundo atacante, mas como na época o time não jogava assim, acho que winger é uma posição mais semelhante com o que ele jogava. Volante tem como função primária marcar e como tá pelo meio, normalmente não tem espaço pra correr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

O Kagawa sofreu do mesmo problema, não se encaixava no esquema do United, por jogar numa posição que o Fergie nunca usou. A sorte do Kagawa é que o Klopp quis ele e provavelmente vai voltar a render.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Naquela época o único lugar onde caberia ele mais próximo das suas características seria a vaga do Scholes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fergie estragou ele, simples.

fez muitos treinos de força e fudeu a coordenação fina dele, alem dos outros problemas fisicos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Porra galera, tudo bem que o Ferguson tem sua culpa aí nessa história toda, mas ninguém se fode por 7 anos e fica achando tudo lindo, né? O Anderson se fodeu não evoluiu TAMBÉM por conta própria... colocar tudo nas costas do Ferguson, dos treinos, da Premier, do posicionamento em campo e blá blá blá é limitar demais a discussão.

Por que não procurou sair pra um outro clube mais cedo? Por que não conversou com o Ferguson mais a fundo? Corresse atrás porra, afinal a carreira é de quem?

Acho o Anderson um talento desperdiçado, mas ainda com boas chances de "recuperação". Não dá mais pra ser aquele meia incisivo, veloz e ágil dos tempos de Grêmio? Ok, que intensifique seus treinos de passe e agilidade, e comece a jogar como meia central porra. Jogaria fácil em qualquer clube brasileiro hoje, mas ainda acho que dá pra continuar pela Europa, num clube médio de um dos grandes centros. Se conseguir fazer boa campanha, chamar a atenção, quem sabe não pinta uma outra chance num gigante europeu?

Depende dele... da cabeça dele, mais especificamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde eu sei o problema maior foi ele mesmo. Festas e tal além de sempre ter sido muito marrento.

Lembro de uma entrevista do Lucas Leiva numa rádio aqui na região há não muito tempo atrás dizendo que na Inglaterra ou você era casado ou era amigo do Anderson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...