Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Série de TV com Jesus negro causa ira de conservadores nos EUA


Guest João Gilberto

Posts Recomendados

Guest João Gilberto

Série de TV com Jesus negro causa ira de conservadores nos EUA

Mesmo antes da estreia, seriado humorístico já havia provocado protestos

bbc.jpg

Estreou nos Estados Unidos o seriado humorístico americano "Black Jesus" (Jesus Negro) que, mesmo antes de ir ao ar, já havia despertado a ira de grupos cristãos e de conservadores.

A série do canal de TV a cabo Adult Swim tem como protagonista um sorridente Jesus Cristo negro que bebe, fuma maconha e fala palavrões ao passear de túnica branca pelas ruas de Compton, um bairro pobre de maioria negra em Los Angeles.

No primeiro episódio, que foi ao ar na quinta-feira, o personagem transforma água mineral em conhaque e tenta transformar um terreno baldio em um jardim comunitário – onde pretende plantar legumes e verduras e maconha.

Os produtores tinham lançado apenas um trailer de dois minutos antes do episódio de quinta-feira, mas já foi suficiente para que a série fosse taxada de blasfema e que grupos lançassem campanhas para não deixá-la ir ao ar.

O idealizador da série, Aaron McGruder, é autor do polêmico "The Boondocks", quadrinhos que foram transformados em um seriado de animação que aborda temas complexos como o racismo e a luta de classes nos Estados Unidos. A sátira é contada da perspectiva de irmãos negros que vivem na casa do avô em um bairro de maioria branca em Chicago.

bbc_3.jpg

"Interpretação possível"

De acordo com o Adult Swim, uma programação para adultos que só vai ao ar à noite no canal Cartoon Network, "Black Jesus" representa um "filho de Deus em sua missão para difundir o amor e a bondade pelo bairro de Compton", ajudado por seu pequeno e fiel grupo de seguidores oprimidos.

Em uma nota, o canal disse à BBC que a série é uma sátira e uma interpretação possível da mensagem de Jesus, contextualizada por contos morais do dia a dia. Além disso, afirmam que "embora alguns possam considerá-la uma representação polêmica de Jesus, não é nossa intenção ofender qualquer raça ou grupo religioso".

A explicação do Adult Swim parece não ter convencido organizadores de campanhas para que a série não vá ao ar, como a Um Milhão de Mães, parte da conservadora Associação Americana da Família (AFA, na sigla em inglês).

Para o grupo, o trailer é "desagradável" porque mostra Jesus Cristo "bebendo e fumando erva", falando palavrões e "utilizando o nome de Deus em vão diversas vezes".

"Há violência, tiroteios, drogas e outros gestos impróprios que distorcem a figura de Jesus completamente. Isto é blasfêmia!", afirmam os responsáveis de Um Milhão de Mães, que também destacam que o Adult Swim não "se atreveria a ridicularizar Maomé ou os muçulmanos".

A organização de mães não está só em sua batalha contra "Black Jesus". O Christian Broadcasting Network, por exemplo, lançou um abaixo-assinado contra o seriado. Eles dizem que são contra a série não porque Jesus Cristo é representado por um ator negro, mas sim pelas qualidades que os produtores lhe dão e pelo ambiente em que a trama se desenrola.

bbc_2.jpg

"Estereótipos raciais"

O programa também irritou congregações de maioria afro-americana, como a Igreja Cristã da Esperança em Beltsville, no Estado de Maryland, cujo bispo, Harry Jackson, pediu um boicote por acreditar que o seriado "reforça estereótipos raciais negativos em um tempo em que se tenta minar o respeito da sociedade aos cristãos e suas crenças bíblicas".

Já a Nação Messiânica Africana, uma organização que se opõe à representação eurocêntrica de Jesus, também rechaçou a série, argumentando que ela ataca o conceito de um "Messias negro" pelo qual vêm lutando há anos.

"A representação que 'Black Jesus' faz de Jesus Cristo é uma desgraça para todos que na última década dedicaram as suas vidas à promoção de uma imagem de um Messias negro", afirmou à BBC Mundo Paul Scott, fundador da organização.

A polêmica era esperada pelo professor Edward Blum, da Universidade Estatal de San Diego, na Califórnia e autor do livro "A cor de Cristo", no qual analisa diferentes representações de Jesus Cristo ao largo da história.

"Nos Estados Unidos, qualquer questão racial se transforma em polêmica. O mesmo acontece com questões religiosas. Ou seja, se misturarem raça e religião no mesmo assunto, a polêmica é ainda maior", disse à BBC Mundo.

Por outro lado, Blum considera fascinante que "conservadores e negros estejam unidos nas críticas à série, mesmo que o façam por diferentes motivos".

ico_g1.png

Religião à parte, deve ser engraçado!!!

:yao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parece engraçado mesmo, cansei desse moralismo todo que corre no mundo, na moral, se fosse assim não poderíamos assistir nada, pois tem um monte de religião que condena 99,9% do que passa na TV...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Adult Swim poderia voltar para as terras tupiniquins. SÉRIO MESMO. Eu ainda sinto uma falta louca de ver Sealab 2021 (Laboratório Submarino 2021).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adult Swim poderia voltar para as terras tupiniquins. SÉRIO MESMO. Eu ainda sinto uma falta louca de ver Sealab 2021 (Laboratório Submarino 2021).

Adult Swim vai voltar à TV brasileira

Adult-Swim-Logo_1-0x225.jpg

O Adult Swim vai voltar à TV brasileira. As animações adultas que foram exibidas no bloco especial através do Cartoon Network entre 2005 e 2008 retornarão à TV paga pelo canal TBS em 3 de novembro, a partir da 0h. As informações vêm do blog Outro Canal.

Os programas já confirmados para a primeira fase de retorno do Adult Swim são Frango Robô, Acqua Teen, Laboratório Submarino 2021, Harvey, o Advogado e Space Ghost de Costa a Costa. Vale lembrar que a programação noturna do Cartoon Network ainda tem alguns programas que podem migrar para o TBS para se unir ao bloco especial, como MAD.

Segundo a assessoria do canal, desde o cancelamento do bloco Adult Swim no Cartoon Network, os fãs não pararam de enviar mensagens e pedidos de retorno dos programas. Mais informações sobre programação e horários devem vir em breve - acompanhe.

Fonte: Omelete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ. ADULT SWIM ME BEIJA!!!

Adult Swim está de volta. Minhas madrugadas serão míticas novamente :trolldad:


P.s.: Eu fui um dos muitos que reclamou com a CN e a Turner na época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...