Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Projeto na Câmara quer regulamentar a profissão de técnico no Brasil


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Publicado em 06/08/2014, 10:19 / Atualizado em 06/08/2014, 10:46

Projeto na Câmara quer folga e limite de horas de trabalho para técnicos

Paulo Cobos, para o ESPN.com.br

ESPN.COM.BR

622_f37df741-4def-3ea9-9d7b-fe20e7986c4c

Abel (Inter), Oswaldo (Santos), Felipão (Grêmio), Levir Culpi (Atlético-MG) e Vanderlei Luxemburgo (Flamengo)

O projeto de Lei da Responsabilidade Fiscal dos clubes não é o único assunto relativo ao futebol na Câmara dos Deputados atualmente. Uma outra ideia, de um deputado ligado à bancada da bola, quer regulamentar o trabalho dos técnicos. E ele pretende dar mais descanso aos treinadores.

O deputado baiano José Rocha, do PR, apresentou em maio passado projeto para alterar a relação de trabalho dos treinadores. Algumas coisas são básicas, como instituir um tempo mínimo de contrato (seis meses) e máximo (dois anos).

Mas a lei pretendida por Rocha tem artigos mais inusitados. Principalmente alguns que pretendem diminuir a carga de trabalho desses profissionais.

O projeto quer que os treinadores tenham as segundas-feiras como dia de folga. "Repouso semanal remunerado de 24 (vinte e quatro) horas ininterruptas, preferentemente em dia subsequente à participação da equipe do treinador na partida, quando realizada no final de semana", é um dos artigos do plano de José Rocha.

Pelo raciocínio do deputado, o treinador terá que limitar sua "jornada de trabalho desportiva normal" a 44 horas, o tempo máximo para um trabalhador comum no Brasil. Os treinadores ainda teriam direito às horas extras em várias situações. Rocha pede o "pagamento de acréscimos remuneratórios em razão de períodos de concentração, viagens, pré-temporada conforme previsão contratual".

O deputado ainda quer regulamentar o acesso de ex-jogadores à profissão de treinador. Eles terão que provar que foram atletas por três anos consecutivos ou cinco alternados. E ainda ser "certificado pelo sindicato de atletas ou pela Confederação Brasileira de Futebol e que realizem curso de formação de treinadores, reconhecido pelos sindicatos da categoria e chancelados pela Federação Brasileira de Treinadores de Futebol."

A ideia é mt boa, mas precisa ser revista. Acho até que antes de exigirmos competência e certificação de novos técnicos, precisamos "arrumar a casa" do nosso futebol e dar condições mínimas, ou seja, cursos de qualidade consolidada para os mesmos poderem se desenvolver.

Agora, mais do que técnicos, gostaria de ver os árbitros recebendo essa regulamentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Eu acho que não cabe regular a carga de horário de um treinador com a de um trabalhador normal. Esporte não é a mesma coisa que uma carreira em outras áreas.

E também concordo, antes de preocuparmos com essa coisa, primeiro precisamos rever o nosso modelo de futebol de cima em baixo para aí sim termos direito de cobrar algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burocracia desnecessária

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigadar o treinador a descansar 24 horas apos o jogo é ridiculo

Quando jogar domingo e quarta, ele só vai poder dar treino na terça?? E ae na vespera de jgo vai treinar um periodo, ou seja, praticamente não vai dar treino...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

enquanto isso a minha profissao segue sem regulamentação...

Nem sabia que narrador de spotify era profissão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...