Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Exercícios ao ar livre, natação, artes marciais e outras atividades de condicionamento físico


Nismo

Posts Recomendados

Exercício é 20% do processo de mudança de físico, 80% é dieta.

Resumindo, você teria que calcular seu TDEE (consumo diário de energia: http://iifym.com/tdee-calculator/), se exercitar e ingerir menos calorias que o seu TDEE. Quanto mais calorias abaixo do seu consumo diário você ingerir, mais rápido você perde peso (claro que você não pode simplesmente parar de comer.)

O ideal seria ingerir menos carboidratos, e mais proteínas e gorduras (evitar gordura trans e evitar a ingestão de gordura junto de carboidratos).

Exemplo: uma pessoa em que o TDEE é de 2000kcal/dia, precisaria comer entre 1500-1800 kcal/dia pra perder peso, isso é chamado de cut. Se ela quisesse aumentar seu peso, ou fazer um bulk, ela precisa consumir 2200-2500kcal/dia pra aumentar seu peso.

Fonte: internet e meu irmão que estudou musculação e condicionamento na faculdade e atualmente estuda pra conseguir a licença de personal trainer na Austrália.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como começar a correr

Jader, você que é o mais gordinho, não quer entrar nessa não?

E foi assim que comecei a correr.

https://www.youtube.com/watch?v=4Yr_WsixuY8

Aprofundando mais, esse foi um e-mail que recebemos, em setembro do ano passado, do Rodrigo Cambiaghi, o cara que cuida da vida comercial aqui no PdH. Era um convite para participar de uma websérie sobre corrida, em que seis convidados passariam por três meses de treino para fazer, ao final, uma prova de corrida de 6km. Tudo isso, feito com acompanhamento de perto do pessoal da MPR Acessoria Esportiva, que nos passaria com um médico do esporte, com uma nutricionista e, claro, com os professores de corrida da própria MPR.

Voltando um pouco, em 2011, eu quebrei meu tornozelo esquerdo andando de skate. Nada radical, de bobeira mesmo. Uma operação e cinco meses de molho me deram uns 12kg a mais de peso e uma perna fraca para andar quatro quarteirões. De verdade. Caminhar 700m já me dava fadiga no músculo tibial, esse que fica na frente da canela. Queimava à beça. Um ano depois, em 2012, consegui fazer uma série de exercícios que fortaleceram a minha perna esquerda, mas com tanto tempo parado, não me empolgou praticar esportes novamente.

Até aí, tudo bem, não quero, nesse texto, pregar a vida saudável ou a prática de esportes.

Mas eu estava sentindo falta. A falta de autonomia sobre meu próprio corpo estava me deixando triste, ver que minha rotina era pautada sobre o que eu conseguiria fazer ou até onde conseguiria caminhar.

O Max, um dos sócios da Monstro Filmes, me convidou para praticar wakeboard e eu não fui. O Bruno Passos, estaileiro aqui da casa, me chamou pra bater uma bolinha de quinta-feira e eu não fui. Não porque não tinha interesse, mas pelo fato de saber não ser (naquele momento) capaz de realizar tais façanhas corporais.

Então apareceu a tal proposta da corrida.

Isso foi em setembro, ou seja, a tal websérie já acabou e, sim, eu consegui cumprir a etapa de finalizar uma prova de 6km. E foi foda.

Mas vamos do começo.

Para começar a correr, é preciso correr seguro

https://www.youtube.com/watch?v=vq3KF2IObrM

Correr parece a coisa mais simples e natural que o ser humano pode fazer. Mas, a probabilidade de você correr errado e, na repetição do erro, acumular dores e lesões e frustrações é bem grande. Eu mesmo, se corresse como sempre corri, não duraria quatro piques.

Logo de saída, fui até a Sports Care e fiz um trabalho rápido, mesmo que paliativo, de arrumar minha postura de corrida. Eu estava todo torto e, em resumo, isso me machucaria os pés, os joelhos, o quadril. Em médio e longo prazo, eu estaria andando para trás em vez de progredir, além do fato de, ao correr errado, gastava muito mais energia e, logo, rendia bem menos.

Por isso, antes de qualquer atividade prática de corrida, sugiro fortemente a procura de alguém que manja do assunto. Claro que procurar um médico especializado pode não ser muito barato, mas vale a pena chegar o mais perto disso porque, no final das contas, vai fazer toda a diferença.

Alimentação e a autonomia alimentar

Se alimentar para melhorar sua performance de corrida é algo não muito diferente de outra dieta básica de reeducação alimentar que uma nutricionista pode te dar.

Mas o bate-papo que você pode ter com alguém que está focada no esporte pode render bem mais. E foi o que aconteceu comigo, quando fui ao consultório da Dra. Mariana Klopfer. Uma conversa toda voltada para a autonomia alimentar.

Há uma diferença enorme entre você se alimentar e matar a fome.

Somos todos uma combinação complexa de reações químicas que. se forem feitas com a maior facilidade possível, obviamente fará com que tudo funcione melhor e, consequentemente, com que vivamos melhor. Escolhemos o que vamos comer e não comemos porque precisamos suprir a fome. Essa é a diferença.

Melhorar a alimentação é botar pra dentro o que precisamos — na medida certa — para que as tais reações químicas aconteçam sem falta ou exagero de proteínas, sais, carboidratos e vitaminas. Tudo correndo certinho, automaticamente o corpo fica menos preguiçoso, menos duro, menos “pidão”.

Isso te dá autonomia. Controle.

Correndo, na prática (e ainda seguro)

https://www.youtube.com/watch?v=xPDFBjDe5kQ

Dos seis participantes, eu era o que menos tinha prática. Havia uma menina que já corre há algum tempo, um lutador de MMA (que nunca correu, mas que tinha todas as condições físicas para tal). Tinha também mais duas participantes — uma com experiência pequena em corrida e outra que nunca havia corrido, mas que fazia muitas atividades físicas) e, além de mim, outro cidadão acima do peso, mas que gostava muito de jogar bola.

Enfim. Nos treinos, todo mundo tinha um plano — traçado pelos professores — mais ousado que o meu. Enquanto eu tinha como meta caminhar, eles estavam correndo e percorrendo distâncias muito maiores que as minhas. Enquanto eu dava a voltinha no quarteirão, eles corriam o parque do Ibirapuera inteiro. Mais de uma vez.

Mas, em papo com os professores e com o Marcos Paulo — a cabeça por trás da MPR –, a ideia era exatamente começar seguro, tranquilo, no jeito. Não adiantava eu — gordinho e travado e ex-fumante recente — querer sair no estilo queniano de resistência gísica, psíquica e pulmonar. O lance era fazer com que o corpo pegasse ritmo e vontade de se movimentar outra vez.

E assim foi rolando.

Uma caminhadinha, um trotezinho (coisa pouca, “trota dois minutos e caminha três”). O primeiro mês foi dessa “mamata” que, na verdade, era um baita incentivo pra mim mesmo. Na osmose, fio trotando três minutos, quatro, correndo um e trotando cinco, correndo cinco e caminhando um, correndo oito e caminhando dois.

Dois quilômetros, dois e meio, cinco. Sem ansiedade, eu estava fazendo o que, na primeira semana, considerava mesmo impossível: correr 5km.

Antes de começar, eu vi que 6km era correr duas vezes a Av. Paulista e mais um tico. Na época, nem andar da consolação até o metrô Paraíso eu conseguia. Sem perceber, eu estava marcando o tempo que eu demorava pra correr cada km.

Da segurança à prática, bastou seguir o planejado.

Em uma prova de corrida

Dia 8 de dezembro, estádio do Pacaembu. Lá estava eu para correr a tal prova de 6km.

Havia um planejamento para mim: correr cada km em uma média de 7 minutos. Isso daria uma prova feita em 42 minutos, um bom tempo para um iniciante (mesmo sabendo, mais tarde, que o vencedor fez a prova em pouco mais de 21 minutos, ou seja, com uma média de 3,5 minutos por km.

Acabei fazendo a prova em 39 minutos, dois a menos que o esperado de mim e com o último km feito em 4,5 min (meu melhor até agora).

Em uma prova, para quem nunca esteve em uma, é fácil queimar largada e querer acompanhar a massa que sai correndo após a largada. O grande lance é saber da sua corrida, tê-la planejada na cabeça, imaginada para as suas capacidades.

Com isso, a ansiedade de começar a corrida dando o máximo inexiste e se faz uma prova como deve ser feita: começando tranquilo, começando suave. Daí, sim, km a km, vai-se aumentando a intensidade de acordo com os planos iniciais. Sem fadiga, sem a frustração de não terminar bem, de não concluir o plano traçado.

https://www.youtube.com/watch?v=k2GrQ-qHXAA

Papo de Homem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ir pra academia é bom se tu for com algum amigo. Ir sozinho é muito chato.

Mas eu recomendo. Ano passado fiquei uns três meses e já tava dando um resultado, mas tive uns problemas pessoais e de saúde e tive que parar por um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz Muay Thai e Judô e recomendo demais! Mas é aquele negócio, lutas em geral depende muito do professor e da estrutura de onde faz. Quando fazia Judô treinava com um dos melhores "senseis" daqui de Gyn, o cara era um monstro, tanto quanto ao ensino da luta quanto a parte psicológica. Aprendi demais com ele, demais mesmo. Já quando comecei Thai o professor era bom, lutava demais, mas era meio marrento e porra louca, botava luta de iniciante com pessoal mais experiente, etc, etc. Lembro que na época fazia até uma comparação que treinava meu lado bom com o Judô e meu lado ruim com o Thai! hahaha.

Mas recomendo os dois! Autoconfiança, queima de calorias, alívio de stress, maior círculo social... Só vantagens!

Odeio corrida e fiz natação quando moleque para melhorar um problema de bronquite que tinha. Natação é outro esporte bacana demais, mas acho melhor a pessoa começar quando nova, moleque mesmo, pq aprende a nadar e tudo. Quando velho só faz quem realmente gosta.

Gostava de conciliar musculação + luta, foi a época que mais desenvolvi corporalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correr também é muito bom, no começo é complicado, até a hora de tu pegar o esquema de manter a frequência cardíaca estável, aí é bem fácil.

Eu corria no auge, dos treinos para o taf, 2800 em 12 minutos na "pista" do estádio, o que é razoável até pra um sedentário que nunca praticou nada como eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre achei que eu tinha um potencial enorme pra corrida, depois com o tempo vi que respiro só com um lado do nariz (devi ter algum tipo de desvio, carne sei lá ) e desanimei de correr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre achei que eu tinha um potencial enorme pra corrida, depois com o tempo vi que respiro só com um lado do nariz (devi ter algum tipo de desvio, carne sei lá ) e desanimei de correr

Eu também só respiro por uma narina,

comecei a academia terça feira, fui correr na esteira ontem (faltavam 3 minutos para acabar os 20 minutos que tava fazendo), falei vou dar uma corridinha né pra finalizar

quase morri aahuahuahua, meu sedentarismo logico que ajudou, mas essa dificuldade pra respirar tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu irmão tinha isso aí também. É parecido com um desvio de sépito. É uma carnezinha que fecha um dos lados. Só fazer uma cirurgia de leve que retira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo dia de natação, fui ontem a noite e hoje de manhã. To quebrado, mesmo sendo bem ativo e relativamente atlético (malhava 3-4 vezes por semana e no total corria uns 10 km por semana). Natação trabalha praticamente todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, e ainda tem que segurar o fôlego. Ombro, peito, braço, coxa e joelho doem, massa!

To pensando em adicionar uma corrida leve também, no turno oposto ao que for nadar, uns 3km intervalados com caminhada. Quero aproveitar que to sem fazer nada para secar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu irmão tinha isso aí também. É parecido com um desvio de sépito. É uma carnezinha que fecha um dos lados. Só fazer uma cirurgia de leve que retira.

E pra ele melhorou bem a respiração depois da cirurgia?

deve melhorar muitas coisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não, mas tô perto disso UFHSAIFAIUSFHIUSAHFIUSAFHUA! Meu peso normal é uns 78, 79 quilos (tenho 1m78cm). Tô com 86, ai ja viu a porra que dá se u continuar comendo pra caralho. A sorte é que eu ainda tô enganando um pouquinho HAHHAAH! Mas eu sou lindo do mesmo jeito. Sempre fui, sempre serei. Praticamente um Brad Pitt acima do peso hahahahah!

Mas Silvera, tu é daqueles que quando come exagera?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Natação se eu pudesse nunca pararia de treinar e um esporte muito bom , no meu caso gosto de treinar de seg a sexta e curto fazer longas distâncias 1 km 2 . Tu sai morto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo dia de natação, fui ontem a noite e hoje de manhã. To quebrado, mesmo sendo bem ativo e relativamente atlético (malhava 3-4 vezes por semana e no total corria uns 10 km por semana). Natação trabalha praticamente todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, e ainda tem que segurar o fôlego. Ombro, peito, braço, coxa e joelho doem, massa!

To pensando em adicionar uma corrida leve também, no turno oposto ao que for nadar, uns 3km intervalados com caminhada. Quero aproveitar que to sem fazer nada para secar.

Eu nadei durante quase toda minha vida. Fiquei parado 1 ano e to parado agora. Quando fui voltar a fazer uma aula fiquei impressionado, tudo doia, pqp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pra ele melhorou bem a respiração depois da cirurgia?

deve melhorar muitas coisas

Eu ja fiz essa cirurgia , é tranquilo. A recuperacao que é bem chata, pelo menos uma semana so tomando sorvete e sopa , respirando bela boca, nariz incomodando , além de ficar 1 mes sem poder fazer atividade fisica alguma. A melhora nao é absurda mas se o plano cobrir ou nao for caro a cirurgia , compensa bastante.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja fiz essa cirurgia , é tranquilo. A recuperacao que é bem chata, pelo menos uma semana so tomando sorvete e sopa , respirando bela boca, nariz incomodando , além de ficar 1 mes sem poder fazer atividade fisica alguma. A melhora nao é absurda mas se o plano cobrir ou nao for caro a cirurgia , compensa bastante.

vc fez o desvio séptico ou era só carne ? ou desvio e carne é a mesma merda ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pra ele melhorou bem a respiração depois da cirurgia?

deve melhorar muitas coisas

Eu ja fiz essa cirurgia , é tranquilo. A recuperacao que é bem chata, pelo menos uma semana so tomando sorvete e sopa , respirando bela boca, nariz incomodando , além de ficar 1 mes sem poder fazer atividade fisica alguma. A melhora nao é absurda mas se o plano cobrir ou nao for caro a cirurgia , compensa bastante.

A mesma coisa com meu irmão. Ele falou que a melhora não foi perfeita, mas compensou fazer sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também já fiz essa cirurgia de desvio de septo. É bem isso que falaram, não melhora 100%, mas ajuda. O bravo é o pós - operatório, minha nossa, é uma merda!! hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc fez o desvio séptico ou era só carne ? ou desvio e carne é a mesma merda ?

Até onde eu sei não é a mesma coisa. Fiz o desvio de septo só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho que fazer cirurgia pra desvio, mas fico enrolando.

Fazia academia mas parei, achava muito chato. Foda que preciso criar massa muscular vou comprar uns pesos e malhar em casa mesmo junto com bodyweight, aliado com uma boa alimentação pode dar resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Bruno Nascimento
      Por Bruno Nascimento
      Boa noite! Começando um save que me promete muito trabalho e muitas horas.

      Pegando a moda de grupos empresariais que tem vários times, resolvi trazer uma ideia parecida pro FM. 

      1ª Temporada >  Adicionar Um treinador desempregado com moral global e licença Pró (o mais top) pra ser o Primo Rico da Família. O Time que assumir vai ser o time 01
      2ª Temporada > Adiciona OUTRO treinador desempregado com a moral mediana. assim que assumir um time teremos o time 02
      3ª Temporada> Adicionar OUTRO treinador com moral marginal e sem licença desempregado tbm. o time que assumir temo o primo pobre da Família.

      e por ai vai se der coragem de assumir mais times sempre adicionando 1 treinador a mais por temporada.

      Admito que alguns momentos com os times montados vai precisar por de férias cravando a tática e escalação pra conseguir dar tempo de arrumar todas as casa. MASS é assim tbm nos grupos de times, os donos não são 100% focados só em 1 time. Logo vou ter que ter uma comissão técnica a altura de umas férias de vez em quando.

      Quem Animar Acompanhar da um Sinal ai que dou continuidade.
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • Banton
      Por Banton
      Os verdadeiros nerds do esporte bretão conhecem o nome de Eric Cantona. Talvez não sua história por completo, mas suas loucuras dentro de campo. Mais conhecido pela voadora no torcedor racista ou então pela língua afiada na Europa após sua aposentadoria, o ídolo do Manchester United teve seu início em um clube pequeno chamado Auxerre. E desde lá, já mostrava a rebeldia que tanto amamos e que falta no futebol moderno.
       

      A moda das "vintage shirt" ou "retro jersey" está na moda. Confesso que sou novo, mas essa do Auxerre, sempre me pegou muito. Lembra um pouco aquela mística da Fiorentina com a Nintendo. Ah, óbvio, se você é contra jogadores todos tatuados, usando luva, cabelo descolorido e etc etc... A culpa toda é de um dos pioneiros, senão o primeiro: Djibril Cissé. A grande promessa francesa que não conseguiu vingar nos grandes palcos, mas na "Ligue Ã" deitava e rolava.
       

      Auxerre ficou mais de 11 anos sem frequentar a primeira divisão até subir ano passado. Em 2022/2023, a torcida pode comemorar finalmente a subida mas durou pouco. Pois logo foram rebaixados. Porém, enquanto escrevo este texto, estão em 2º colocado e brigando para subir novamente. Imagina a paciência do torcedor do clube?
      Se você pensou que este senhor carismático da foto é apenas um torcedor, está enganado. Ele tem documentário e tudo. Chama-se Guy Roux e você terá de superá-lo nesse desafio, pois ele transformou o Auxerre de um time amador para um clube campeão na França, revelando inúmeros jogadores famosos. De Cantona à Cissé, de Sagna à Mexes. As categorias de base do clube são sensacionais.
       
      Vamos de leitura?
      - A cidadezinha, a lenda no banco, a reviravolta: 25 anos do fantástico título do Auxerre no Campeonato Francês;
      - Jogadores atuais e aposentados formados no clube, a quantidade de atletas de elite surpreende;
      - Os 80 anos de Guy Roux, a lenda que treinou o Auxerre por mais de quatro décadas;
      - Auxerre: Do nada ao topo, pelas mãos de um homem;
      - Craque Imortal - Cantona.
    • Banton
      Por Banton
      Brasil, Bola de Ouro, Exército e Elvis Presley, o que tudo isso tem haver?
       
      Brasil:
      Ao todo em sua história, 25 jogadores brasileiros vestiram a camisa do clube. O Brasil é o país com a maior quantidade de estrangeiros passadas no campeonato búlgaro quanto no time. Atualmente tem um único nome que é o Gustavo Busatto. O jogador tupiniquim com mais gols é Fernando Karanga (Naturalizou-se búlgaro) com 31 gols.
      Está liberado no save:
      Contratar muitos jogadores brasileiros para a equipe; Trazer "funções brasileiras" na tática como o Ala Completo [arquétipo "Brazilian Fullback"] e o Segundo Volante por exemplo; Ser uma porta de entrada para atletas brazucas na Europa como o Shakthar Donestk faz. Bola de Ouro:
      O CSKA-Sofia é clube formador de grandes talentos, dentre eles, está Hrsto Stoichkov - ganhador do prêmio "Bola de Ouro" em 1994, atuando pelo Barcelona. A conexão com o Brasil é tão grande, que posteriormente, Romário e Stoichkov dividem os grandes palcos na Catalunha.
      Além do maior jogador da história da Bulgária e detentor de uma estátua de bronze na instituição, o time também revelou ao mundo um dos grandes jogadores dos anos 2000, o atacante Dimitar Berbatov - Um dos jogadores mais subestimados do século.
      Tente no save:
      Revelar um ou vários miúdos maravilhas ao futebol e trazer de volta a Bulgária para o cenário esportivo; Utilizar a função Trequartista na tática em homenagem aos dois grandes talentos revelados no clube. Elvis Presley e Exército Búlgaro:
      A torcida entoa um trecho da música "It's Now or Never" da lenda americana do Rock quando os jogadores entram em campo - Isso aqui só foi para chamar atenção da leitura;
      Uma curiosidade que eu não sabia é que CSKA significa "Central Sports Klub Army" ou seja, as equipes que carregam este nome, são clubes do exército.
      Sugestão no save:
      Contratar apenas jogadores búlgaros; Utilizar apenas as categorias de base. A passagem de Hrsto Stoichkov no Barcelona certamente trouxe aprendizados. Assim como Johan Cruijff levou a cultura do Ajax para à Catalunha, será sua vez de fazer o mesmo, agora no esquecido país do leste europeu. UMA NOVA CARREIRA:
      Curtiu a dica? Procurando por mais desafios? Clique aqui e conheça a história de outros clubes espalhados pelo mundo.
×
×
  • Criar Novo...