Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

17 anos investindo na Bolsa de Valores


HrTr

Posts Recomendados

Fala galera, eu dei uma resumida nesse estudo pra ficar mais fácil o entendimento para os leigos. Sei que aqui o fórum é de outro assunto, mas acho que vale o conhecimento, ainda mais que a maioria aqui são adolescentes e tem todo o tempo do mundo para pensar no seu futuro.

É um pouquinho grande, mas de rápida e fácil leitura.

17 anos investindo na Bolsa! O que aconteceu com Gerdau, Petrobras, Vale do Rio Doce e Marcopolo nesse tempo?

Onde estão os investidores?
O poupador, aquele do aporte mensal, regular, não está na bolsa e nem a enxerga como destino para seus R$ 100,00, R$ 200,00 por mês. É triste, pois essa é a realidade de qualquer país com mercado desenvolvido. Sem esse perfil, dificilmente atingiremos a meta de milhões de investidores na bolsa.
Enquanto não houver um esforço de propaganda para difundir a cultura de que bolsa é destino DE POUPANÇA MENSAL, continuaremos a atrair exclusivamente perfis aderentes ao risco e a manter os conservadores fora do circuito.
O estudo a seguir mostra que, mesmo com os percalços dos últimos 5 anos, mesmo com quedas da ordem 60%-70% em alguns ativos, o comportamento de poupador teria sido premiado.
O estudo
Estamos em 31/12/1995. Depois de tantos anos sem conseguir juntar dinheiro, um investidor resolve fazer a seguinte promessa:
Investir todo primeiro dia do ano, a partir de 1996, R$ 4.000,00 no mercado de ações.
- R$ 1.000,00 em cada uma das seguintes ações: POMO4, GGBR4, PETR4 e VALE5.
- Reinvestir todos os dividendos.
A Poupança
Aproveitei e também utilizei a poupança para simular e comparar o resultado dos investimentos.
Caderneta de Poupança
Quem tivesse investido R$ 1.000 ao ano, a partir de janeiro de 1996 em Poupança teria obtido, em 09/05/2013, R$ 40.779,16.
Investimentos em Ações
PETROBRAS
Quem tivesse investido R$ 1.000 ao ano, a partir de janeiro de 1996 em ações da Petrobras (PETR4), com reinvestimento de dividendos, teria obtido, em 09/05/2013, R$ 116.637,02.
VALE
Quem tivesse investido R$ 1.000 ao ano, a partir de janeiro de 1996 em ações da Vale (VALE5), com reinvestimento de dividendos, teria obtido, em 09/05/2013, R$ 225.434,93.
GERDAU
Quem tivesse investido R$ 1.000 ao ano, a partir de janeiro de 1996 em ações da Gerdau (GGBR4), com reinvestimento de dividendos, teria obtido, em 09/05/2013, R$ 359.025,03.
MARCOPOLO
Quem tivesse investido R$ 1.000 ao ano, a partir de janeiro de 1996 em ações PN da Marcopolo (POMO4), com reinvestimento de dividendos, teria obtido, em 09/05/2013, R$ 647.669,34.
Total
Quem tivesse investido R$ 4.000 ao ano, a partir de janeiro de 1996 em ações PN da Petrobras, Vale, Gerdau e Marcopolo (R$ 1.000 em cada), com reinvestimento de dividendos, teria obtido, em 09/05/2013, R$ 1.348.766,32.
Bolsa como instrumento de poupança
O comportamento exemplificado é típico de pequenos poupadores. Reservar, por hipótese, seu décimo terceiro para comprar ações. Ou destinar cerca de R$ 80 ao mês para fazê-lo.
Isso, infelizmente, não há no mercado brasileiro. Entretanto, há milhões aportando em caderneta de poupança todo mês.

Fonte: http://blogdoportinho.wordpress.com/2013/05/13/17-anos-investindo-na-bolsa-o-que-aconteceu-com-ggbr4-petr4-vale5-e-pomo4/

Texto completo: http://blogdoportinho.files.wordpress.com/2013/05/17-anos-investindo-na-bolsa.pdf

Ao contrário do que muita gente pensa, Bolsa de Valores no longo prazo, investimento em empresas sólidas o risco é MENOR do que investir em Renda Fixa. Mas a maioria tem medo e não é por ignorância, mas porque não ensinam, ou sempre escutam alguém falando que perdeu dinheiro.

Tem diversos outros casos (REAIS) pela internet de pessoas que investiram toda uma vida e se aposentaram para receber apenas os dividendos, e isso não é tão difícil de fazer, precisa ter tempo, paciência e um bom controle de seu próprio dinheiro.

Aos jovens e até aos mais velhos que aqui estão fica esse recado, PENSEM no futuro de vocês, juntem SEMPRE que der uma graninha, lá na frente, quando vocês mais precisarem de dinheiro para cuidar da saúde ou mesmo pra viajar pelo mundo curtindo a aposentadoria, será algo recompensador, sem dúvida alguma. E isso é possível pra TODO MUNDO! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 79
  • Criado
  • Última resposta

Bolsa é uma merda na mão de leigo, cara vê os números baixos, se desespera e vende. Aí lê no jornal que tá subindo, vai lá e investe de novo.

É uma boa maneira de investimento, desde que você estude bastante e saiba o que está fazendo. Tem vários cursinhos pequenos para amadores que dão uma base legal.

Eu ainda faço uns de Análise Técnica só por curiosidade mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bolsa é uma merda na mão de leigo, cara vê os números baixos, se desespera e vende. Aí lê no jornal que tá subindo, vai lá e investe de novo.

É uma boa maneira de investimento, desde que você estude bastante e saiba o que está fazendo. Tem vários cursinhos pequenos para amadores que dão uma base legal.

Eu ainda faço uns de Análise Técnica só por curiosidade mesmo.

É o típico movimento manada, o mercado cai, todo mundo sai, o mercado sobe, todo mundo entra... e deveria ser basicamente o contrário, o mercado caiu? Compra mais... Subiu, mantém ou vende...

Precisa de um pouco de conhecimento assim como Renda Fixa e Poupança, quem não conhece pode perder pra inflação no longo prazo, e aí?

Acho que se tratando de futuro, todos deveriam reservar um tempo pra conhecimento, é o seu futuro que está em jogo.

Eu não sou nenhum profissional, e não sou bom em matemática, tenho um conhecimento hoje intermediário, mas quando comecei era bem básico e mesmo assim tenho tido resultados muito satisfatórios... nada comparado a poupança e renda fixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o típico movimento manada, o mercado cai, todo mundo sai, o mercado sobe, todo mundo entra... e deveria ser basicamente o contrário, o mercado caiu? Compra mais... Subiu, mantém ou vende...

Precisa de um pouco de conhecimento assim como Renda Fixa e Poupança, quem não conhece pode perder pra inflação no longo prazo, e aí?

Acho que se tratando de futuro, todos deveriam reservar um tempo pra conhecimento, é o seu futuro que está em jogo.

Eu não sou nenhum profissional, e não sou bom em matemática, tenho um conhecimento hoje intermediário, mas quando comecei era bem básico e mesmo assim tenho tido resultados muito satisfatórios... nada comparado a poupança e renda fixa.

AInda é melhor perder um pouco pra inflação do que tudo pra OGX, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem 5 anos que invisto e optei por me associar a uma firma para administrar minha conta em troca de uma porcentagem em cima dos dividendos. O máximo que dou palpite é no risco e sempre fico no raso.

AInda é melhor perder um pouco pra inflação do que tudo pra OGX, rs.

Pouco para inflação? Espera mais 3 anos para ver ou conversa com alguém que sofreou com o leão nos anos 80.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AInda é melhor perder um pouco pra inflação do que tudo pra OGX, rs.

Cara, o estudo se referiu a empresas sólidas, com anos no mercado. Quem é OGX cara? Tem um monte de lixo na bolsa, mas com um pouquinho de vontade é possível achar boas empresas, Google e fóruns de investimentos estão aí pra isso...

Como investir em uma empresa que nunca deu lucro (OGX), não tem histórico de lucro, não sabe se terá lucro... Agora uma Petrobras, Vale e outras gigantes brasileiras tem décadas de histórico de lucros, uma super estrutura por traz do negócio, nem existe comparação amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem 5 anos que invisto e optei por me associar a uma firma para administrar minha conta em troca de uma porcentagem em cima dos dividendos. O máximo que dou palpite é no risco e sempre fico no raso.

Pouco para inflação? Espera mais 3 anos para ver ou conversa com alguém que sofreou com o leão nos anos 80.

Se tá achando que os anos 80 vão voltar, corre lá e investe apostando nisso. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem 5 anos que invisto e optei por me associar a uma firma para administrar minha conta em troca de uma porcentagem em cima dos dividendos. O máximo que dou palpite é no risco e sempre fico no raso.

Pouco para inflação? Espera mais 3 anos para ver ou conversa com alguém que sofreou com o leão nos anos 80.

Muita gente ignora a inflação, mas é o grande vilão em qualquer investimento, e investimento em Bolsa de Valores no longo prazo é a que melhor perfoma se comparado a qualquer outro investimento. Se a inflação sobe, as empresas conseguem repassar para o consumidor, logo seu lucro acompanha o aumento da inflação, e consequentemente o valor de suas ações também.

Renda Fixa e Poupança seguem os juros, e não a inflação. Quem acha que hoje está tendo valorização na poupança com a inflação nesse patamar e um juros mais baixo, está totalmente enganado, e muitas vezes você PERDE dinheiro.

A única ressalva são investimentos que remuneram em cima da inflação, ao menos dá para garantir um retorno de x% acima da inflação, o que também pode não ser muita coisa, mas já é alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o estudo se referiu a empresas sólidas, com anos no mercado. Quem é OGX cara? Tem um monte de lixo na bolsa, mas com um pouquinho de vontade é possível achar boas empresas, Google e fóruns de investimentos estão aí pra isso...

Como investir em uma empresa que nunca deu lucro (OGX), não tem histórico de lucro, não sabe se terá lucro... Agora uma Petrobras, Vale e outras gigantes brasileiras tem décadas de histórico de lucros, uma super estrutura por traz do negócio, nem existe comparação amigo.

Teve muito otário caindo no conto do Eike Batista. Por isso que eu disse que bolsa com leigo é um perigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve muito otário caindo no conto do Eike Batista. Por isso que eu disse que bolsa com leigo é um perigo.

Por isso se faz um pouco de conhecimento em qualquer investimento que você faça e não só nisso, em qualquer coisa que você vá fazer na vida. Não sei porque pensam diferente quando se trata de dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso se faz um pouco de conhecimento em qualquer investimento que você faça e não só nisso, em qualquer coisa que você vá fazer na vida. Não sei porque pensam diferente quando se trata de dinheiro.

Acontece que o pessoal lê qualquer merda aí e acha que tem conhecimento. Seria como se eu lesse um livro sobre doenças e depois quisesse dar uma de médico por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até salvei sobre isso nos favoritos, mesmo assim ainda não conseguir absolver bem sobre isso. Tinha e ainda tenho dúvidas sobre qual é a melhor forma de investir, de acompanhar, qual é a hora de comprar, vender, manter. E sobre o tesouro direto ser melhor.

Quero investir para o futuro, mas realmente o que falta é informação. Salvo aqui para ler com mais tranquilidade e para aumentar o conhecimento. Se quiser dá dicas básicas, será de enorme ajuda acho que não só para mim, mas para uma galera do fórum que provavelmente pode se interessar na parada.

Li uma vez que se for investir 50 conto é melhor investir na poupança, confere?

Sou realmente leigo nesse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aleef, o passo mais importante você já deu: Ter curiosidade e buscar de alguma forma o conhecimento, mesmo que ainda não saiba por onde começar.

Sei bem pelo que você está passando, eu passei por isso a cerca de 8 anos atrás, não sabia absolutamente NADA, nem o que era Bolsa de Valores e como tudo funcionava, como funcionava Tesouro Direto... mas eu tive justamente isso, curiosidade. Com o tempo fatalmente você pegará o jeito da coisa, mesmo que de forma básica já é suficiente.

Faça perguntas e o que eu souber responder ajudo aqui sem problema.

Sobre os 50 reais, vamos lá:

Muitos investimentos tem custos de manutenção na conta, de corretagem e várias outras taxas. Não são grandes custos, nada de outro mundo, mas para valores muito baixos realmente faz uma boa diferença.

Ao comprar uma ação, 100 ou 1000 ações, você terá um custo de corretagem que varia de corretora para corretora, tem umas que te cobram R$5 por ordem (quando você manda uma ordem de compra ou de venda), outras que cobram R$20, R$30. Ainda tem a taxa de custódia mensal que a corretora cobra a partir do momento que você tem uma ação na carteira, varia de R$6,90 a R$10 mensal.

Pensa comigo, se você investe apenas R$50 na bolsa, em uma corretora com custo baixo, ela cobra R$5 pela sua ordem de compra, mais R$6,90 de manutenção pra guardar suas ações, em um mês já foram R$11,90 dos seus R$50, o que representa 23,8% do seu dinheiro. Isso quer dizer que seu investimento precisa valorizar no mínimo 23,8% pra você não ter prejuízo. Isso em um único mês.

Valores extremamente baixos realmente dificulta um pouco, mas você tem opção de colocar esse dinheiro na poupança durante o ano, e no total que você juntar, aí sim investir de uma única vez na bolsa de valores. Essa seria a opção mais viável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Harter tu conseguiu ganhar uma boa grana nesse esquema ai (investindo uma grana razoável em empresas sólidas como as da matérias) ?

Tipo em to com uma merreca na poupança e esse lance me chamou novamente a atenção (já tivemos um tópico aqui sobre bolsa de valores)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem tem grana pra investir esta é a hora !

Sem dúvida, os preços estão bem atraentes, queria ter mais grana sobrando pra entrar forte.

Harter tu conseguiu ganhar uma boa grana nesse esquema ai (investindo uma grana razoável em empresas sólidas como as da matérias) ?

Tipo em to com uma merreca na poupança e esse lance me chamou novamente a atenção (já tivemos um tópico aqui sobre bolsa de valores)

Apesar de ter começado a estudar a cerca de 8 anos atrás, só tive grana pra investir em 2010. Quem comprou essas empresas nessa época pegou tendência de baixa e hoje está no vermelho, mas se o objetivo é o longo prazo, certamente terá um bom lucro, e hoje elas estão bem desvalorizadas, isso quer dizer que tem potencial pra valorizar bem.

Eu invisto praticamente em pequenas e médias empresas que não estão no índice Bovespa.

Pra quem não sabe, as empresas mais negociadas da bolsa entram no índice Bovespa, esse é o índice referência no nosso mercado brasileiro. Mas há um outro mundo chamado Small Caps, que fazem parte do índice de igual nome.

Em ambos os índices há excelentes empresas assim como empresas lamentáveis. Ao contrário do que todo mundo acredita, é fácil e simples identificar boas empresas em qualquer lugar.

Empresa boa é aquela que dá lucro crescente, ou seja, ano após ano seu lucro cresce, as vezes um pouco menos, as vezes um pouco mais, mas tá com um lucro sempre crescente. Simples assim, não precisa ser profissional do mercado pra descobrir isso né?

Eu sou adepto de Small Caps porque são empresas pequenas e médias, ainda tem muito espaço de crescimento. É difícil uma Petrobras dobrar seu lucro em 2 anos pelo simples fato que seu lucro está na casa dos bilhões, e não é do dia para noite que você faz alguns bilhões dobrarem de tamanho. Já alguns milhares é mais fácil.

E outra: se bolsa de valores tem fama de alto risco, Small Caps chamam de loucura... Mas afirmo que Small Caps tem excelentes empresas que são super seguras, não me sinto mais tranquilo do investir nelas.

E por essa fama que muitas empresas não são vistas pelo mercado, logo seu preço é reduzido já que não há muita procura por essas ações, e é aí que você lucra forte porque quando descobrem a excelente empresa o preço da empresa se multiplica muito fácil.

Eu estou com uma rentabilidade em torno de 60% desde 2010, frente a alguns bons porcento negativos do Ibov no mesmo período. Não poderia estar mais feliz.

Acho que escrevi muito. :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvidas, podem perguntar. ;)

Fico chateado que praticamente ninguém conhece a maravilhosa oportunidade de fazer dinheiro na bolsa de valores, só falam em risco, risco e risco sem saber que risco é você controla e não o mercado que te impõe isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvo engano a inflação dos últimos 12 meses foi 6,2% o que é idêntico ao rendimento da poupança no período (pela regra antiga).

A SELIC voltou a subir e se continuar assim pode ser que voltemos a ter a poupança rendendo mais que os 0.5% fixos ao mês denovo (bons tempos).

As empresas do Eike todos sabiam que cedo ou tarde desvalorizariam (talvez alguns acreditassem que elas fossem produzir algo). O que acontece é que viveu um momento em que o crescimento era muito grande, quem soube o momento de entrar e o momento de sair provavelmente ganhou dinheiro.

Eu já estive para investir em ações duas vezes, mas isso quando era mais novo e não podia fazer isso sozinho. Petrobrás e Vale, há um tempo considerável (a propósito, as duas perderam muito do seu valor no último ano, acredito que agora seria um bom momento para investir nelas, sobretudo na Petrobrás que deverá aumentar consideravelmente a extração de petróleo nos próximos 7 anos).

Lembro quando era muleque de "brincar" em uma simulador chamado InvestShop há muito anos (cacete, tô ficando velho). Consegui uma classificação excelente em dado momento porque havia investido muito nas teles que tiveram aquelas valorizações absurdas (600, 700%) em razão das atitudes do governo (que na minha opinião foram claramente lesivas ao estado em favor dos interesses privados).

O Harter ignora os riscos que sem dúvida existem (mesmo em grandes empresas). É preciso considerar também taxas e o fato do dinheiro ficar "preso" se você tiver o pensamento de longo prazo.

Estudei um pouco sobre o tema e eu discordo quando dizem que o bom momento para comprar é quando o mercado está em baixa e o valor está caindo. Se você olhar os gráficos dos valores da ações verá que eles tem um comportamento onde se repetem altas e baixas. O melhor momento para comprar e vender são justamente os momentos seguintes ao ponto de inflexão. Ou seja, quando a queda para e começa a subir é o momento de comprar. Quando a ascenção pára e começa a descer é o momento de vender.

O problema é que brincar desse jeito é algo que demanda tempo demais (coisa que eu não tenho). Tive colegas que entraram nessa e a vida deles virou isso, alguns chegaram a desenvolver softwares para gerenciar isso.

Tenho certeza que se eu colocar dinheiro nessa não farei outra coisa na vida hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvidas, podem perguntar. ;)

Fico chateado que praticamente ninguém conhece a maravilhosa oportunidade de fazer dinheiro na bolsa de valores, só falam em risco, risco e risco sem saber que risco é você controla e não o mercado que te impõe isso.

De exemplo de empresas Small Caps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho muitas duvidas sobre a bolsa de valores.Outro dia estava pesquisando no site da bovespa, so por curiosidade, pra entender como era o esquema. Mas tem muita pouca informação la.

Mas a sorte eh que o FManager ira salvar a galera outra vez xD.

To com um dinheirinho na poupança, e eh real o que todo mundo fala, rende muito pouco. Eu trabalho na Petrobras, desde o ano passado, e todo mundo fala que a empresa crescera muito ate 2020, por causa do pre-sal. Ela nao esta lucrando muito agor pois esta investindo na pesquisa e desenvolvimento, mas como o colega falou la, nos proximos 7 anos , se o pre-sal der certo ( so para ter ideia, a producao atual eh de 2 milhoes de barris, ate 2020, a previsao eh que isso pule para 2 milhoes e 700 mil barris, eh muita coisa.

Agora a duvida, como escolher a melhor corretora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De exemplo de empresas Small Caps.

Use o google. Não é assim que funciona.

Existem diversos fóruns e sites que te explicam de forma mais detalhada o que são small caps, large caps e etc. Não é "Hum, o Harter me deu uma dica de uma empresa small cap boa, vou investir tudo nela". Leia e entenda.

Tenho muitas duvidas sobre a bolsa de valores.Outro dia estava pesquisando no site da bovespa, so por curiosidade, pra entender como era o esquema. Mas tem muita pouca informação la.

Mas a sorte eh que o FManager ira salvar a galera outra vez xD.

To com um dinheirinho na poupança, e eh real o que todo mundo fala, rende muito pouco. Eu trabalho na Petrobras, desde o ano passado, e todo mundo fala que a empresa crescera muito ate 2020, por causa do pre-sal. Ela nao esta lucrando muito agor pois esta investindo na pesquisa e desenvolvimento, mas como o colega falou la, nos proximos 7 anos , se o pre-sal der certo ( so para ter ideia, a producao atual eh de 2 milhoes de barris, ate 2020, a previsao eh que isso pule para 2 milhoes e 700 mil barris, eh muita coisa.

Agora a duvida, como escolher a melhor corretora?

Não existe melhor ou pior. A melhor corretora é aquela que melhor se encaixa as suas necessidades. Tem que pesquisar qual é a que te oferece planos que irão te atrair.

Me lembro que ha uns 2 anos atrás, talvez tenha até hoje, a XP investimentos dava vários benefícios pra quem era universitário. Se você comprovar que era universitário não pagava a taxa de ordem de compra, que se não me engano na época era de R$17,90.

A XP, inclusive, promove vários cursos para iniciantes na bolsa (pagos) e até algumas palestras gratuitas (palestras rasas, porém introdutórias), pesquise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tenho um puta interesse de investir,um medo do caralho,mas tenho interesse,a um tempo atras ia começar com um investimento de 400$ mas acabei deixando de lado.

Esse ano com o abono pretendo investir em longo prazo ,saka aquele que não é do dia pra noite que se fica rico.Minha duvida é...quando se tem uma corretora ella da as dicas onde investi,a hora de sair e entrar em algo ou você(no caso eu) que da as ordens??Ela da dicas tambem no mercado?

E qual a melhor maneira de saber onde e em qual empresa investir?as mais conheciadas(vale e preto)realmente é mais seguro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvo engano a inflação dos últimos 12 meses foi 6,2% o que é idêntico ao rendimento da poupança no período (pela regra antiga).

A SELIC voltou a subir e se continuar assim pode ser que voltemos a ter a poupança rendendo mais que os 0.5% fixos ao mês denovo (bons tempos).

As empresas do Eike todos sabiam que cedo ou tarde desvalorizariam (talvez alguns acreditassem que elas fossem produzir algo). O que acontece é que viveu um momento em que o crescimento era muito grande, quem soube o momento de entrar e o momento de sair provavelmente ganhou dinheiro.

Eu já estive para investir em ações duas vezes, mas isso quando era mais novo e não podia fazer isso sozinho. Petrobrás e Vale, há um tempo considerável (a propósito, as duas perderam muito do seu valor no último ano, acredito que agora seria um bom momento para investir nelas, sobretudo na Petrobrás que deverá aumentar consideravelmente a extração de petróleo nos próximos 7 anos).

Lembro quando era muleque de "brincar" em uma simulador chamado InvestShop há muito anos (cacete, tô ficando velho). Consegui uma classificação excelente em dado momento porque havia investido muito nas teles que tiveram aquelas valorizações absurdas (600, 700%) em razão das atitudes do governo (que na minha opinião foram claramente lesivas ao estado em favor dos interesses privados).

O Harter ignora os riscos que sem dúvida existem (mesmo em grandes empresas). É preciso considerar também taxas e o fato do dinheiro ficar "preso" se você tiver o pensamento de longo prazo.

Estudei um pouco sobre o tema e eu discordo quando dizem que o bom momento para comprar é quando o mercado está em baixa e o valor está caindo. Se você olhar os gráficos dos valores da ações verá que eles tem um comportamento onde se repetem altas e baixas. O melhor momento para comprar e vender são justamente os momentos seguintes ao ponto de inflexão. Ou seja, quando a queda para e começa a subir é o momento de comprar. Quando a ascenção pára e começa a descer é o momento de vender.

O problema é que brincar desse jeito é algo que demanda tempo demais (coisa que eu não tenho). Tive colegas que entraram nessa e a vida deles virou isso, alguns chegaram a desenvolver softwares para gerenciar isso.

Tenho certeza que se eu colocar dinheiro nessa não farei outra coisa na vida hahaha.

Grande Salvaro, sempre enriquecendo os tópicos com seu posts.

Vamos lá...

Há riscos, eu não disse o contrário, mas são riscos que você pode sim controlar. Claro que há riscos inesperados como intervenção do Governo e alguma empresa maquiar seus resultados, mas não é tão normal quanto parece, e mesmo assim, se tiver um bom controle de riscos (diversificar em vários setores), a chance de você levar ferro é bem pequena, a longo prazo então é extramente baixo o risco de se investir na Bolsa de Valores.

Há riscos de empresas falirem, mas elas demonstram isso em seus resultados com o tempo, não é do dia para a noite. Há casos de empresas boas, que apresentavam bons resultados mas que ao passar dos anos sumiram do mapa. Aí entra seu controle de risco ao acompanhar os resultados das empresas e perceber que o negócio está naufragando. E ao contrário do que todo mundo pensa, identificar isso não é difícil.

O dinheiro fica "preso", mas se o objetivo é a longo prazo, o que deveria ser objetivo em qualquer investimento, isso pouco importa.

Quem pensa em entrar pra tentar ganhar dinheiro fácil em pouco tempo, eu digo que em 95% perderá dinheiro. E pra fazer isso precisa ter um dinheiro considerável, mesmo assim eu não recomendo em situação alguma.

Salvaro, a longo prazo não existe essa de descobrir o fundo e pegar o mercado subindo. Várias vezes o mercado cai bem, dá uma boa subida pra cair ainda mais depois. Dá para ter uma pequena noção de como o mercado se movimentará pela análise técnica, mas é impossível descobrir com precisão o futuro, nem a mãe Diná... :P

Sobre ter tempo para investir em ações, você está enganado cara. Novamente batendo na tecla do longo prazo, você não precisa de muito tempo para isso. O máximo de tempo que você irá gastar é de 3 em 3 meses quando as empresas lançam seus resultados, e mesmo assim você reserva no máximo 30 min por ação para ler. Isso de 3 em 3 meses não é absolutamente nada.

De exemplo de empresas Small Caps.

Patiko, como dizem, eu poderia te dar o peixe hoje, mas se você não souber pescar como sobreviverá?

Tenho muitas duvidas sobre a bolsa de valores.Outro dia estava pesquisando no site da bovespa, so por curiosidade, pra entender como era o esquema. Mas tem muita pouca informação la.

Mas a sorte eh que o FManager ira salvar a galera outra vez xD.

To com um dinheirinho na poupança, e eh real o que todo mundo fala, rende muito pouco. Eu trabalho na Petrobras, desde o ano passado, e todo mundo fala que a empresa crescera muito ate 2020, por causa do pre-sal. Ela nao esta lucrando muito agor pois esta investindo na pesquisa e desenvolvimento, mas como o colega falou la, nos proximos 7 anos , se o pre-sal der certo ( so para ter ideia, a producao atual eh de 2 milhoes de barris, ate 2020, a previsao eh que isso pule para 2 milhoes e 700 mil barris, eh muita coisa.

Agora a duvida, como escolher a melhor corretora?

Site da Bovespa tem algumas informações, mas não para quem está iniciando. O melhor que você faz é ler livros de iniciantes, vai te dar uma ideia de como tudo funciona.

As perspectivas para a Petrobras são boas sim, ela está apanhando agora porque estão duvidando que ela conseguirá extrair petróleo do pre-sal a custo acessível. Mas quando começar a receber os gordos lucros do pré-sal dobrará de tamanho facilmente, só nos resta saber em quanto tempo.

Sobre corretoras, é bom dar uma pesquisada, tem boas corretoras com taxas baixas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patiko, como dizem, eu poderia te dar o peixe hoje, mas se você não souber pescar como sobreviverá?

Boa tarde, sou formado em administração de empresas e tive duas materias de mercado de capitais. Pergunto, pois isso foi em 2006 e não me lembro muita coisa. Não estou perguntando para investir nelas, somente para ver se conheço estas empresas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tenho um puta interesse de investir,um medo do caralho,mas tenho interesse,a um tempo atras ia começar com um investimento de 400$ mas acabei deixando de lado.

Esse ano com o abono pretendo investir em longo prazo ,saka aquele que não é do dia pra noite que se fica rico.Minha duvida é...quando se tem uma corretora ella da as dicas onde investi,a hora de sair e entrar em algo ou você(no caso eu) que da as ordens??Ela da dicas tambem no mercado?

E qual a melhor maneira de saber onde e em qual empresa investir?as mais conheciadas(vale e preto)realmente é mais seguro?

As corretoras e o mercado em si dão "dicas", mas recomendo a qualquer um: Esqueça isso, é furada, de preferência não ler para que não influencie na sua decisão de investimento pelo simples fato que o mercado quer que você negocie mais vezes, compre e venda ações toda semana, se for todos os dias melhor para eles, isso gera corretagem para as corretoras. Não é lucro pra elas e nem o mercado sobrevive com pessoas que não fazem negociações diariamente/semanalmente.

As corretoras dão cursos, dicas, mas TUDO voltado a longo prazo, ela não te recomendará a comprar uma ação hoje e falar para que você fique 20 anos nela. Se ela fizer isso irá a falência sem suas corretagens. Logo em sua maioria os cursos que ela oferecem se ensinam a Análise Técnica, onde você analisa os gráficos das empresas, se elas vão subir amanhã ou se vão cair, e te ensinam a negociar no curto prazo.

Não estou falando para ignorar esses cursos, eu mesmo já fiz para conhecer, qualquer conhecimento é válido, mas seja bem cético com o que eles dizem sobre retorno rápido, isso é papo furado.

O maior investidor de todos os tempos (Warren Buffet) diz que nunca viu alguém ficar rico comprando e vendendo ações no curto prazo. Se O CARA diz isso, quem sou eu pra dizer o contrário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • MarkuZ
      Por MarkuZ
      O que é:
       

       


       
      Situação atual:
       

       
      Andamentos anteriores:
       
      20 de fevereiro
       

       
      Mais informações: http://bit.ly/1MERpeh
       
      11 de dezembro de 2014
       

       
      Mais informações: http://bit.ly/1ut5XlM
       
       
       
      ---------------------
       

       
      http://lavajato.mpf.mp.br
       
      Vou tentar atualizar aqui conforme as coisas forem acontecendo. Criei esse tópico específico porque as investigações vão dar pano pra manga. Movimentaremos esse tópico por anos, provavelmente.
    • Ariel'
×
×
  • Criar Novo...