espk

fm 2017
4-1-2-3 Gegenpressing

63 posts neste tópico

1 hora atrás, Masca disse:

A quantidade de cruzamentos não é nada absurda, mas como meus laterais não são tão bons, queria diminuir ainda mais isso. Por enquanto é ir acostumando até achar uma forma de melhorar isso ou trazer laterais melhores rs

O que estou testando pra melhorar isso é incentivar a equipe a criar pelo meio. Assim, os laterais ficam espetados nas pontas e atrapalharão a defesa de duas maneiras: abrindo o comprimento ou ficando sozinho pra cruzar.

0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, Yan Perisse disse:

O que estou testando pra melhorar isso é incentivar a equipe a criar pelo meio. Assim, os laterais ficam espetados nas pontas e atrapalharão a defesa de duas maneiras: abrindo o comprimento ou ficando sozinho pra cruzar.

Também tenho feito isso. Instrui a jogar pelo meio e já testei levar a bola até a área. A noite vou olhar estatisticamente se o número de cruzamentos realmente é alto ou se é cisma minha.

Pelo menos o time tá jogando bem, fui campeão Baiano com um 2x2 fora de casa e enfiando 4x0 no Vitória, na Fonte Nova. Só preciso equilibrar a defesa nos jogos fora de casa.

1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde,

Obrigado pelo tópico, gosto do Liverpool e vou tentar as dicas ditas no tópico.

0

Compartilhar este post

Link para o post
Em 07/12/2016 at 15:54, jotaPeVaz disse:

Depois nos dê um Feed do que achou... Acho que nesse ponto mais importante do que dá tudo certo comigo é mais pessoas experimentarem e dá certo com elas também. Assim poderemos de fato cogitar uma afirmação nesse sentido.
Sobre os auxiliares, é importante ter uma equipe confiável, com os melhores possíveis dentro da realidade do clube e não só isso, analisar direitinho lá na hora de delegar as responsabilidades de cada um, sobretudo com relação a isso de conselhos. Por fim, como eu disse no primeiro post, cabe a nós lermos e decidirmos o que é válido escutar sem alterar nossa proposta de jogo e o que não é. Todo jogo o meu sugere uma formação diferente da minha. Eu ignoro isso pois na formação não quero mexer. Meu time foi montado com pouca margem tática. A questão de pressão e passes eu coloco nas instruções do jogador. Agora com relação a Instrução do Time, já sou mais flexível. Não aceito sugestão quanto a largura e não altero meu passe de misto, pois como eu falei, eu regulo meus passe nas instruções de cada jogador. Mas com relação a mentalidade por exemplo, não muda muita coisa se eu jogo no Ataque, Controlando, Normal ou no Contra-Ataque. Nem se eu tenho 1 ou 3 com funções tática definidas para ATACAR ou 4 ou 6 para APOIAR ou 3 ou 4 para DEFENDER. São sugestões que ele dá considerando o adversário que eu posso escutar e não altera muita coisa do meu estilo de jogo. 
Por hora isso tudo são apenas flexões e considerações.. Até o momento tem funcionado muito bem. A resposta do jogo de minha equipe a esse tipo de abordagem está sendo excelente, mas ainda está cedo também para afirmar qualquer coisa. Campeonato Carioca e Primeira Liga não são parâmetros de competições mega disputadas afinal hahaha Testem ai e vamos observar o feedback de todos para chegar a um comum denominador sobre o assunto. 

Não deu certo, fui ouvir as instruções do auxiliar e tomei goleada. huahauhaahuhauhua

0

Compartilhar este post

Link para o post
34 minutos atrás, Thiago disse:

Não deu certo, fui ouvir as instruções do auxiliar e tomei goleada. huahauhaahuhauhua

Você tem que ver os atributos do seu auxiliar também, se ele for muito bosta é melhor não dar bola pra opinião dele mesmo.

0

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Thiago disse:

É o que o amigo falou e eu tinha dito também.. Tem que analisar o auxiliar que está dando a dica e saber o que pode escutar e o que não pode para não alterar seu estilo de jogo. kkk Sobre o auxiliar, é ideal que ele tenha principalmente bons valores em Conhecimento Tático e Capacidade dos Jogadores, além de bons valores de atributos psicológicos. Enfim, um jogo também não dá parâmetro. É achar o fino ajuste do que deve escutar e do que ignorar.. Ver como seu time responde a isso ou aquilo e por ai vai. 

0

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, jotaPeVaz disse:

É o que o amigo falou e eu tinha dito também.. Tem que analisar o auxiliar que está dando a dica e saber o que pode escutar e o que não pode para não alterar seu estilo de jogo. kkk Sobre o auxiliar, é ideal que ele tenha principalmente bons valores em Conhecimento Tático e Capacidade dos Jogadores, além de bons valores de atributos psicológicos. Enfim, um jogo também não dá parâmetro. É achar o fino ajuste do que deve escutar e do que ignorar.. Ver como seu time responde a isso ou aquilo e por ai vai. 

Por gentileza, poderia disponibilizar tua tática? Queria ver se pego algo pra minha.

0

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, (SPFC)Coach disse:

Por gentileza, poderia disponibilizar tua tática? Queria ver se pego algo pra minha.

@(SPFC)Coach Coloquei aqui no Steam, veja se consegue baixar... 

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=815423304

Se não conseguir é porque não estou conseguindo colocar como público. Nesse caso, me adicione como amigo lá que tu conseguir. Meu user é jotapevaz. 

0

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, jotaPeVaz disse:

@(SPFC)Coach Coloquei aqui no Steam, veja se consegue baixar... 

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=815423304

Se não conseguir é porque não estou conseguindo colocar como público. Nesse caso, me adicione como amigo lá que tu conseguir. Meu user é jotapevaz. 

Não to conseguindo adicionar como amigo. Pode enviar o arquivo via email? se puder: poliedro.2012@hotmail.com

1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia galera... Eu trabalhei um pouco nas ultimas horas uma forma do meu time não debandar para cruzamentos como principal ferramenta de assistência. Confesso que tive um momento de uns 5 jogos que tive que apelar para eles, pois a diretoria me ameaçou se não tivesse uma boa sequencia hahaha mas normalizada a situação voltei para os testes XD A tática que estou utilizando é essa que creio que será familiar ao esquema de todos: 

Spoiler

R6vx53M.jpg

Algumas considerações... Estou usando a mentalidade "Controlar" ao invés de "Atacar", pois percebi que em modo de Ataque meu time se precipitava em muitas jogadas (resultando geralmente em muitos cruzamentos e chutes de fora da área, tudo que a gente não quer hahaha). No modo Controle meu time ainda joga em cima, ataca o tempo inteiro, porém trabalha mais a bola, circula ela, resultando em mais assistências de passes simples ou enfiados. Outra coisa vocês podem ver na imagem abaixo... 

Spoiler

3ZnRpA6.jpg

Meu ritmo de jogo está normal e não alto. Na verdade, eu comecei a usar essa tática com ritmo lento, linha defensiva normal e passes mistos... Preferi fazer assim para gradativamente ir chegando aonde desejo, sem dar tela azul na cabeça de meus jogadores com relação a familiaridade da tática hahahaha 

Spoiler

NZ56bX8.jpg

No momento estou em transição do ritmo e do estilo de passe. Assim que fechar as barrinhas ali, eu aumentarei para mais alto o ritmo. Atualmente eu só uso mais alto em alguns momentos do jogo. Voltando na imagem de "Instruções à Equipe", como já citei aqui estou usando "Cruzamentos Baixos", já que não pode vence-lo pelo menos transforme alguns dele em passe. "Usar marcação apertada" está desmarcada pois isso eu só faço nas instruções dos meus jogadores. Estou colocando meus jogadores de frente para marcar apertado e meus zagueiros. Meus Alas pressionam, mas não marcam em cima. Fica como se meus pontas pressionassem apertado e os alas pressionassem mas ficando na cobertura caso o ponta for driblado. Pressão deixo em apenas "Mais", pois o "Muito mais" afeta a estrutura do meu jogo, além de que me deixa sem opção caso algum jogo eu precise apertar mais meus jogadores. "Drible menos" + "Manter a posse de bola" resulta em circulação e enviadas. Os jogadores tocam de lado até encontrar um espaço para fazer a infiltração. Os jogadores que eu quero driblem, que são meus 2 pontas, eles fazem isso naturalmente na função que eu os uso, então essa regra fica só aplicada para os demais, que é o que quero (driblar só no ultimo terço do campo em direção do gol). Também coloquei a instrução "Procurar sobreposição" justamente para ganhar mais enfiada de bola para jogadores que infiltram, como meu B2B, meu Ponta e meus Alas e para garantir a qualidade no passe, uso 2 Armador Avançado, um no meio e um como ponta esquerda (Na ponta esquerda com "Drible mais" marcado, do meio com "Drible menos"). O que eu ganhei com essa tática assim? Muita movimentação dos jogadores (Pois demorou mas eles se familiarizaram com a instrução "Move-se de posição"), infiltrações, pressão alta, posse de bola e muito passe. Mas ainda tinha um problema... Era meus Alas pegarem na bola que já iam para linha de fundo e cruza na área. Mesmo com opção de "Cruzar menos" ativado, "Menos passe de risco"... Eles teimavam em fazer isso. Aliás, eu usava eles como "Ala - Ataque", com meu ponta jogando como apoio e meu homem da frente ora como Falso 9, ora como Atacante Recuado, ou ainda ora como Atacante Defensivo. Porém o segredo da minha tática morava ai. Ao colocar os alas pro ataque, eles naturalmente tinha a instrução de ir até a linha de fundo e cruzar. Ele em ataque, automaticamente fica marcado a instrução "Ir para Zonas Abertas" quando tem a bola e por isso só restava para ele a opção de cruzar já que é o que sabe fazer de melhor. Porém ao colocar ele como "Ala - Apoiar" me permitiu a seguinte instrução: 

Spoiler

y1x0QP1.jpg

Quando minha equipe tem a bola, ele "Mantem-se Aberto" pra dá a largura que queremos, porém quando a bola cai no pé dele, o que ele faz? "Corta para dentro com bola"! E como é o pé ruim dele o que ele faz? Toca a bola. Assim eu diminui os índices de cruzamentos do meus alas e agora eles participam da roda de posse de bola. Até infiltram-se as vezes e fazem seus gols. (No print está praticamente o time meio reserva, os laterais pelo menos são. Os titulares tenho o Jonathan com 1 gol e o Reinado com 2) Agora vamos aos números. Minhas assistências de cruzamentos ainda estão muito altas, mas a razão de assistências por passe/cruzamentos está em 14 por 12. Foram 14 assistências de passe (seja simples ou enfiado) e 12 de cruzamentos. Se considerarem que parte desses cruzamentos foram rasteiros, estamos chegando lá. Ainda faltam coisas para ajustar nessa tática. Quero colocar o ritmo em pelo menos "Alto" e ali no passe em "Explorar pelo meio", mas vamos por parte para não ferrar minha familiaridade com a tática. Atualizarei se conseguir chegar nesse objetivo hahaha

1

Compartilhar este post

Link para o post
32 minutos atrás, jotaPeVaz disse:

Bom dia galera... Eu trabalhei um pouco nas ultimas horas uma forma do meu time não debandar para cruzamentos como principal ferramenta de assistência. Confesso que tive um momento de uns 5 jogos que tive que apelar para eles, pois a diretoria me ameaçou se não tivesse uma boa sequencia hahaha mas normalizada a situação voltei para os testes XD A tática que estou utilizando é essa que creio que será familiar ao esquema de todos: 

Mostrar conteúdo oculto

R6vx53M.jpg

Algumas considerações... Estou usando a mentalidade "Controlar" ao invés de "Atacar", pois percebi que em modo de Ataque meu time se precipitava em muitas jogadas (resultando geralmente em muitos cruzamentos e chutes de fora da área, tudo que a gente não quer hahaha). No modo Controle meu time ainda joga em cima, ataca o tempo inteiro, porém trabalha mais a bola, circula ela, resultando em mais assistências de passes simples ou enfiados. Outra coisa vocês podem ver na imagem abaixo... 

Ocultar conteúdo

3ZnRpA6.jpg

Meu ritmo de jogo está normal e não alto. Na verdade, eu comecei a usar essa tática com ritmo lento, linha defensiva normal e passes mistos... Preferi fazer assim para gradativamente ir chegando aonde desejo, sem dar tela azul na cabeça de meus jogadores com relação a familiaridade da tática hahahaha 

Ocultar conteúdo

NZ56bX8.jpg

No momento estou em transição do ritmo e do estilo de passe. Assim que fechar as barrinhas ali, eu aumentarei para mais alto o ritmo. Atualmente eu só uso mais alto em alguns momentos do jogo. Voltando na imagem de "Instruções à Equipe", como já citei aqui estou usando "Cruzamentos Baixos", já que não pode vence-lo pelo menos transforme alguns dele em passe. "Usar marcação apertada" está desmarcada pois isso eu só faço nas instruções dos meus jogadores. Estou colocando meus jogadores de frente para marcar apertado e meus zagueiros. Meus Alas pressionam, mas não marcam em cima. Fica como se meus pontas pressionassem apertado e os alas pressionassem mas ficando na cobertura caso o ponta for driblado. Pressão deixo em apenas "Mais", pois o "Muito mais" afeta a estrutura do meu jogo, além de que me deixa sem opção caso algum jogo eu precise apertar mais meus jogadores. "Drible menos" + "Manter a posse de bola" resulta em circulação e enviadas. Os jogadores tocam de lado até encontrar um espaço para fazer a infiltração. Os jogadores que eu quero driblem, que são meus 2 pontas, eles fazem isso naturalmente na função que eu os uso, então essa regra fica só aplicada para os demais, que é o que quero (driblar só no ultimo terço do campo em direção do gol). Também coloquei a instrução "Procurar sobreposição" justamente para ganhar mais enfiada de bola para jogadores que infiltram, como meu B2B, meu Ponta e meus Alas e para garantir a qualidade no passe, uso 2 Armador Avançado, um no meio e um como ponta esquerda (Na ponta esquerda com "Drible mais" marcado, do meio com "Drible menos"). O que eu ganhei com essa tática assim? Muita movimentação dos jogadores (Pois demorou mas eles se familiarizaram com a instrução "Move-se de posição"), infiltrações, pressão alta, posse de bola e muito passe. Mas ainda tinha um problema... Era meus Alas pegarem na bola que já iam para linha de fundo e cruza na área. Mesmo com opção de "Cruzar menos" ativado, "Menos passe de risco"... Eles teimavam em fazer isso. Aliás, eu usava eles como "Ala - Ataque", com meu ponta jogando como apoio e meu homem da frente ora como Falso 9, ora como Atacante Recuado, ou ainda ora como Atacante Defensivo. Porém o segredo da minha tática morava ai. Ao colocar os alas pro ataque, eles naturalmente tinha a instrução de ir até a linha de fundo e cruzar. Ele em ataque, automaticamente fica marcado a instrução "Ir para Zonas Abertas" quando tem a bola e por isso só restava para ele a opção de cruzar já que é o que sabe fazer de melhor. Porém ao colocar ele como "Ala - Apoiar" me permitiu a seguinte instrução: 

Mostrar conteúdo oculto

y1x0QP1.jpg

Quando minha equipe tem a bola, ele "Mantem-se Aberto" pra dá a largura que queremos, porém quando a bola cai no pé dele, o que ele faz? "Corta para dentro com bola"! E como é o pé ruim dele o que ele faz? Toca a bola. Assim eu diminui os índices de cruzamentos do meus alas e agora eles participam da roda de posse de bola. Até infiltram-se as vezes e fazem seus gols. (No print está praticamente o time meio reserva, os laterais pelo menos são. Os titulares tenho o Jonathan com 1 gol e o Reinado com 2) Agora vamos aos números. Minhas assistências de cruzamentos ainda estão muito altas, mas a razão de assistências por passe/cruzamentos está em 14 por 12. Foram 14 assistências de passe (seja simples ou enfiado) e 12 de cruzamentos. Se considerarem que parte desses cruzamentos foram rasteiros, estamos chegando lá. Ainda faltam coisas para ajustar nessa tática. Quero colocar o ritmo em pelo menos "Alto" e ali no passe em "Explorar pelo meio", mas vamos por parte para não ferrar minha familiaridade com a tática. Atualizarei se conseguir chegar nesse objetivo hahaha

Po, coloquei pra analisar tua tática aqui e o time deu 1012 passes, com 95% de passes certos, monstruoso

realmente tem muitos cruzamentos, mas deu pra pegar muita coisa. Nunca havia conseguido um 'tiki-taka' tão bem feito como o que tu montou. 

Valeu, qualquer novidade que tu encontrar nos avise

1

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim, não tem como reproduzir o gegenpressing no FM.

O que dá pra fazer é pressão alta (que é outra coisa) e tiki-taka, mas gegenpressing não.

Editado por rsorin
0

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, rsorin disse:

Pra mim, não tem como reproduzir o gegenpressing no FM.

O que dá pra fazer é pressão alta (que é outra coisa) e tiki-taka, mas gegenpressing não.

Concordo plenamente. Aliás, fazendo propaganda: se tu procurar no centro tático do FM16 tem um guia "como montar um esquema de Gegenpressing no FM", que eu traduzi, e onde tem uma discussão sobre essa questão - eu também acho que na real só se tem pressão alta, não Gegenpressing no jogo.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Lohan
      Por Lohan
      BRASIL MUNDI UP  (16\01\2017) ⚽️
      ✔️Séries A, B, C e D (formato original) 
      ✔️Serie Regional, equivalente a uma 5 divisão fictícia, nas qual faz com que os estaduais fiquem mais realistas e disputados (grupos verdadeiramente regionalizados)
      ✔️Segundonas, Terceiras e Quartas Estaduais
       ✔️Copa SP de Futebol Júnior, Copa BH, Copa do Brasil e Brasileirão sub-20, Brasileirão sub-17
       ✔️Copas Estaduais (quando os times sobem pra Seria A e B, deixam de participar pra não inflar o calendário)
      ✔️ Novidade Todos os Campeonatos Estaduais Sub-20

Colocar o arquivo .FMF na pasta (editor data) que fica em: documentos / Sports Interactive / Football Manager 2017 / editor data,
      e depois selecioná-lo antes de criar o Save.
      Testado 3 vezes ate 2030 sem bugs,  (protegido contra cópia)
      DOWNLOAD:  
                        Brasil Mundi Up (16-01) 
                      4Shared: http://www.4shared.com/file/CalqmV64ce/Brasil_Mundi_UP__16-01__FM17_9.html?
      ❌  (NÃO FUNCIONA NO FM PIRATA)
      ❌  (Só funciona no patch 17.2 em diante)
      ❌  Criar o save 28 dez de 2016 pra evitar bugs (se EUA estiver selecionado essa data fica bloqueada)

Ligas fundamentais que não vem no FM17 e fazem muita diferença, principalmente pra quem joga no Brasil (só funciona se deixar como "Jogáveis", não adianta nada ativar essas ligas ao criar o save e deixar em "Ver apenas"):
      Libertadores mais difícil e realista
      Deixando as primeiras divisões de todas as ligas Sulamericanas + México ativadas, a Libertadores e a Copa Sulamericana ficam mais difícil
      Mercado de transferências bastante ativo
      Ativando Japão, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Qatar, Portugal, China e Itália você vai ver bastante transferências realistas, e vai conseguir vender ou emprestar facilmente até jogadores encostados sugando a folha salarial

DOWNLOAD:  https://sortitoutsi.net/downloads/view/29634/fm17-megapack-10-leagues-by-claassen

Apos fazer o download extraia o arquivo na pasta editor data, a mesma pasta em que fica o Brasil Mundi UP

Amigos, a pouco estava tirando as dúvidas de uma pessoa sobre se fazer a série D real ou não, com os times participando dela baseado em suas classificações via estaduais, e tive a ideia de escrever esse texto, para ajudar a esclarecer algumas coisas, dando minha opinião pessoal sobre o jogo, e sobre o motivo de não fazer nesse formato mesmo sendo realista.
      Como todos sabem, o FM é um jogo Inglês, feito de acordo em teoria, baseado na realidade do futebol inglês e europeu, então infelizmente algumas coisas que estão programadas pra funcionar lá, não são bem geridas pela inteligência artificial do jogo no Brasil, e até por esse motivo, muita gente não gosta de jogar aqui, preferindo até ir pra China rsrs.
      Ao longo dos anos, venho estudando e analisando os mecanismos de muitas dessas configurações no editor, tem algumas pessoas que tem essa mesma visão e linha de raciocínio, como o amigo Leon Coutinho, então começamos a implementar isso aos poucos, sempre testando massivamente.
      Eu me senti satisfeito, por achar que consegui atingir no FM14, um nível de realismo absurdo (dentro das limitações do jogo), seja no mercado de transferências, nas finanças, cotas dos clubes e etc, lembrando que nossos pesquisadores nacionais fazem um excelente trabalho, até porque não é nada fácil ter que estar atento a cada mínimo detalhe de uma Database tão grande e complexa.
      É difícil saber o valor correto exato da parte financeira dos clubes, mas o pessoal faz isso bem, o problema é como o jogo gere as finanças no nosso país, fazendo os grandes clubes ficarem ricos em 2 ou 3 anos, tirando assim grande parte da graça de jogar por ficar muito fácil.
      A partir do momento em que vc cria o save e clica em continuar, vc esta entrando em um mundo de simulação futebolística virtual, onde tudo pode acontecer, (vírgula), muitas coisas precisam de coerência, o Brasil tomar 7 da Alemanha não parece ser nada coerente né? Então, isso pode acontecer no jogo tb, só não pode acontecer o tempo todo.
      O que eu quero dizer, é que o FM tem simulado muito melhor e com mais realismo e dinamismo muitas coisas do mundo do futebol nas ultimas versões, as opções de configuração são bastante complexas, mas se tivermos atenção a isso o jogo fica muito melhor, basta analisarmos e testarmos com parcimônia.
      Sempre fui muito perfeccionista e detalhista, o jogo perde a graça quando vejo em 2015, Tite treinando o Goiás ou Renato Gaúcho sendo contratado para treinar o Inter (what? Só acho que a Sigames deveria me adicionar a folha salarial deles rsrs.
      Quanto a Série D real, com os times provindo de suas classificações nos estaduais, deixando o jogo supostamente mais realista (porém sem graça), é aí que entra o que falei (pra se ter mais realismo no Brasil, é preciso configurar algumas coisas diferentes, para num todo, termos um jogo bem melhor, e sim, mais realista e divertido!
      Então ter uma Série D com 128 clubes, nos moldes da Série C dos antigos CM´s e FM´s (oh nostalgia que me faz envelhecer rs) e ter uma série Regional, onde muito mais clubes pequenos participam, privilegia justamente os estaduais, faz com que os times menores busquem reforços no mercado, por terem uma divisão ativa, ao invés de ficar com jogadores cinzas, levando goleadas e mais goleadas dos grandes todos os anos, sem contar que fica mais fácil ainda vc vender ou emprestar aquela naba que fica escanteada, sugando toda sua folha salarial.
      Sou da opinião que é muito mais divertido pegar um time da Série A3 do Paulistão ou da Segundona Gaúcha e tentar levar pra Série D ou C, de maneira suada, do que pegar o Paysandu no estadual do Pará (com a Série D real), enfiar goleadas nos minúsculos do estado (por não terem divisão) e ir simplesmente participar da Série C na cara de pau (essa é minha opinião) acho totalmente sem graça isso!
      *Campeonatos estaduais precisam ser mais difíceis e realistas! (o Ituano Campeão Paulista de 2014 manda abraços!)
      *Libertadores não pode ter todos os anos uma semi-final com 3 ou 4 brasileiros! (O papa torcedor do San Lorenzo que o diga) 
      Mas quem disse que isso não foi a primeira coisa que eu tentei melhorar? =P
      Abraços e bom final de semana cambada!
    • baltazar
      Por baltazar
      E ai galera, beleza. Bom, estou de volta na área, e novamente venho aqui compartilhar mais um save. Acredito que o título deve ser familiar para os membros mais antigos, e não é atoa, pois estou repetindo um save do FM15 que fiz e postei aqui no fórum. O principal motivo pra isso é simples, ver as consequências ( boas e ruins ) do Brexit no que tange a força do futebol Britânico. Sabemos que o FM17 simula alguns cenários, e portanto, poderá ocorrer de eu ter um Brexit acentuado, limitando bastante as contratações de jogadores dos outros times, e estarei torcendo para que ocorra isso, pois iria dificultar ainda mais o save, afinal, meus jogadores ficariam valorizados e desejados pelos grandes Ingleses, ficando difícil segurá-los. Antes de começarmos, quero deixar meus agradecimentos ao @Bega Gomes pela parte gráfica do save ( Banner e Barras ), muito obrigado pela ajuda.   Dessa vez irei usar uma db alternativa da Inglaterra contendo 22 divisões e com competições praticamente idênticas a realidade. ( Também personalizei a db com todos jogadores dentro da Inglaterra e não coloquei para adicionar jogadores e staff ). Como a 22ª divisão não tem rebaixamento, não tem como eu rodar o save por 1 ano para pegar o time que subir, portanto já irei começar no Keymer & Hassocks FC. Quanto ao treinador, resolvi fazer uma homenagem a lenda do save com o Workington, e assim ele se chamará Blair Henderson ( Detalhes Pessoais | Aspecto ), tendo a nacionalidade inglesa e nascido na mesma cidade do clube, o qual também é torcedor. Além disso, irá começar sem nenhum curso e com reputação amadora.     Apesar do save ser focado em usar apenas a base, estou considerando que o Brexit que vai ser simulado no jogo talvez não seja o pior possível, assim, colocarei algumas regras. Todos os jogadores que surgirem na base poderão ser contratados, mas aqueles que tiverem dupla nacionalidade, só irão jogar no time principal caso tenham escolhido servir a seleção Inglesa, do contrário esse jogador não será utilizado e assim irei vender ou deixar sair ao final do contrato. Em relação ao staff, também está proibido contratar funcionários que não sejam Ingleses, nesse caso, deverá ter a primeira nacionalidade Inglesa, ser Inglês como segunda nacionalidade não serve, e nisso também incluo os olheiros. Em relação a treinar a seleção, posso treiná-la somente caso não tenham ganho uma Copa do Mundo, e após eu já ter cumprido todos os objetivos com o clube.   Resumindo as regras:   Não contratar jogadores ( Usar apenas a base). Caso um jogador que surja na base venha com dupla nacionalidade, sendo uma delas Inglesa, só poderá subir e jogar no time principal se escolher jogar pela seleção Inglesa ou ser selecionável para a mesma. ( Nesse último caso ele poderá subir e jogar na equipe principal caso ainda não tenha sido chamado para nenhuma seleção, pois ainda seria possível jogar pela Inglaterra, porém se depois de um tempo ele optar por servir outra seleção ao invés da Inglesa, mesmo que seja titular e craque do time, ele será imediatamente vendido, pois seguirei o Brexit rigorosamente, só vão jogar no time jogadores que podem jogar pela seleção da Inglaterra ) Caso um jogador da fornada não venha com nacionalidade Inglesa, o mesmo só poderá subir para a equipe principal depois de adquirir a nacionalidade, e além disso, ele ainda não pode ter jogado por nenhuma seleção. Do contrário o mesmo será dispensando. Posso contratar apenas membros do staff que tenham primeira nacionalidade Inglesa, incluindo olheiros. ( Aqueles que tem segunda nacionalidade Inglesa não podem ser contratados ). Posso treinar apenas a seleção Inglesa, e somente depois de eu ter cumprido todos os objetivos com o clube. Também não podem ter ganho a Copa do Mundo.     Os objetivos serão basicamente os mesmos do antigo save, enumerados em ordem de dificuldade. ( Do mais fácil ao mais difícil )   Chegar a 10ª divisão Virar profissional Possuir estruturas adequadas para todos os jogadores Estabelecer uma base forte tendo um bom recrutamento de jovens Não possuir dívidas e terminar a temporada com lucro nos últimos 5 anos. Chegar a 1ª divisão Construir a melhor estrutura de treinamento possível para todos os jogadores Ser a base da seleção inglesa Alcançar os 10 melhores clubes Ingleses em reputação Alcançar os 10 clubes mais ricos do país Conquistar a 1ª divisão Conquistar a UCL Conquistar o Mundial de Clubes Construir um estádio com capacidade para no mínimo 75 mil pessoas Ser o clube com mais reputação do Mundo Ser o clube mais rico do Mundo
    • adriano roberto
      Por adriano roberto
      Preview:

Como instalar:
      1. Extraia com Winrar ou 7-zip ou qualquer outro programa de extração de arquivos.
                      2. Ir para Steam / steamapps / common / Football Manager 2017 / data / sigfx / mesh / ball
      3. Faça backup da white_ball_texture_ao.
      4> Instale a white texture de sua pasta de bola escolhida, sobrescrevendo os arquivos originais.
      4. Execute o Football Manager 2017 e vá para: Preferências> Interface> Limpar cache.
      Ativar: 'Recarregar a skin ao confirmar alterações nas Preferências'
      Confirmar.
      Download
    • lnd2
      Por lnd2
      bom dia galera.

recentemente adquiri um SSD de 120gb para o meu pc, com isso estou com um HD de 500gb praticamente vazio aqui. e a minha dúvida é o seguinte: será que tem como alterar a pasta do fm 2017 que fica na pasta documentos? pois ela fica na parte do SSD que é onde o windows tá, e nisso está enchendo muito o meu SSD por conta dos pacotes gráficos.

muito obrigado
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Olá a todos!
      É hora de, enfim, dar um 'oi' definitivo ao FM17. Devido a Um Gigante Renascido, joguei até hoje muito pouco da nova versão do jogo. A saga em terras italianas, porém, chegou ao seu fim, depois de longas onze temporadas e algum sucesso. Como adiantei no tópico da mesma, decidi desde já compartilhar uma nova empreitada aqui na área. O bichinho mordeu e agora me parece estranho jogar FM sem postar aqui. Já venho jogando com afinco um save offline com meu Palmeiras desde a semana passada, é verdade, mas focar só nele e não dividir uma experiência com vocês... bom, isso agora me parece estranho.

No último mês, desde o lançamento do FM17, já tinha em mente compartilhar um save no FM17 após o encerramento da saga com a Pro Vercelli. De imediato, duas ideias surgiram: a primeira, e mais forte, seria um remake de Um Gigante Renascido, mas com outro clube. Basicamente um v2.0 - ou o início de uma franquia, por assim dizer. Fiquei, porém, com um pé atrás por um simples motivo: depois de meses acompanhando a saga com a Pro Vercelli, imaginei que seria um tanto quanto maçante e repetitivo já emendar logo de cara algo nos mesmos moldes.
      Dito isso, lembrei logo de uma matéria feita pela UOL no início do ano e decidi que seria aquilo. O save, novamente de clube (e não carreira), irá girar em torno do Hapoel Katamon Jerusalem F.C., que se encontra atualmente na segunda divisão do futebol israelense e, como seu nome indica, tem sede na capital Jerusalém.
      Mais adiante, contarei detalhadamente a história do clube, definindo também quais serão os principais objetivos deste save e explicando um pouco mais sobre os dados dos saves e os motivos pelos quais selecionei as ligas presentes no jogo. Feito isso, obviamente, editarei esse primeiro post, incluindo, abaixo, essas informações (objetivos e dados do save). Além disso, deixarei reservados outros dois posts, que também serão editados futuramente, com índice e histórico do save, além do perfil do treinador e outras informações que foram surgindo/evoluindo com o decorrer do save.
      Bom, por enquanto é isso. Espero poder trazer mais uma história de qualidade, como acredito que tenha sido a anterior, e também espero que todos que por aqui passem se divirtam tanto quanto acredito que eu me divertirei compartilhando o save.

Definir alguns dos objetivos foi bem complicado e, até por isso, esse é um ponto que ainda pode sofrer mudanças, mas basicamente, é isso:
      - Ser promovido para a Ligat Winner
      - Ser campeão da Ligat Winner
      - Ser campeão da Copa do Estado de Israel
      - Ser campeão da Copa Toto (seja da Liga Leumit ou da Ligat Winner)
      - Ser campeão da Ligat Winner com pelo menos 50% de jogadores formados no clube
      - Ser a base da Seleção de Israel (pelo menos 50% dos jogadores)
      - Conseguir a classificação para a Liga Europa
      - Chegar a fase de grupos da Liga Europa
      - Conquistar a Liga Europa
      - Conseguir a classificação para a Liga dos Campeões
      - Chegar a fase de grupos da Liga dos Campeões
      Além dos objetivos listados acima, pretendo tentar sempre utilizar todas as vagas de estrangeiros, indo de encontro a filosofia do clube. Minha principal ideia é pesquisar por jogadores e profissionais da comissão técnica que se tenha conhecimento de aspectos como religião, por exemplo, para tentar abranger no clube pessoas dos mais diversos tipos de religião, cor, opção sexual e etc. Não sei se conseguirei realmente fazer isso, mas é algo que tentarei. Seria muito interessante também ter ao menos um atleta da Palestina no elenco. Veremos se será possível.

O save será rodado no FM 2017 "limpo", com o último patch lançado e sem updates ou ligas alternativas. A data de início selecionada foi "Começo da Pré-Temporada de 2016/2017 (1/7/2016)" de Israel. Em relação a países e ligas, além de Israel e suas duas divisões, foram selecionadas outros seis países, todos como "ver apenas", como pode ser visto abaixo. Adicionei os mesmos por recomendação do jogo. Além disso, com uma base de dados grande, carreguei também:
      - Regiões: Oriente Médio e América do Norte (jogadores da nacionalidade), América do Sul (jogadores de reputação nacional)
      - Países: Croácia, Hungria, Rússia, Sérvia e Ucrânia (jogadores de reputação nacional), Nigéria e Palestina (jogadores da nacionalidade)

A maioria desses países/regiões foi selecionada porque, em rápida pesquisa, constatei que são os países que mais "cedem" estrangeiros ao futebol israelense. Confesso que alguns dos países foram selecionados até devido a um teor mais político. Oriente Médio e Palestina entraram devido a toda a história do clube e os objetivos do save.