Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tutoriais e FAQs para CM


Pedro C.

Posts Recomendados

TUTORIAIS E FAQS - CM 01/02


Pressão

Vou postar aqui uma Faq sobre o item pressão, já havia feito ele a alguns dias, mas achei bom passar para essa área. Breve volto com mais !

Defesas: Use a opção pressão se você deseja não dar espaço para o adversário impedindo a criação de jogadas de ataque, mas você corre o risco de sofrer uma desmarcação, aconselho você apenas usar pressão para os zagueiros se eles são veloses e bons marcadores.

Volante: Muito bom para marcar o cabeça do time, o jogador que cria as jogadas, se você tiver um bom volante de marcação, vale apena usa-lo pressionando o adversário, mas tem seu lado ruim, geralmente quem pressiona faz faltas, muitas faltas, e como o volante joga na frente da área, podera causar várias faltas de perigo para o adversário, aconselho você a usar a opção pressão para volantes se tiver um volante que tenha os atributos de marcação e desarme elevado, e com uma agressividade mais baixa.

Meias: Não necessário usar pressão, por serem seus criadores, além disso seus meias podem se cançar rápido de mais abaixando a qualidade de seu jogo.

Atacante: Também vi, que é bom jogoar pressionando a defesa com os Atacantes, mas não é tão simples assim, para você pressionar a defesa, seu atacante deve ter no mínimo uma noção de marcação, e um bom índiçe de trabalho e resistênsia para surgir efeito.

Vale a pena lembrar, que se você joga em contra-ataque, é bom não ativar a pressão, é melhor ficar espreitando a chegada dos adversários para dar o bote e sair no contra-ataque com passes LONGOS E DIRETOS.

A pressão com bola resumi-se nada mais do que quando seu time tiver com a bola, os jogadores avançados, principalmente os laterais irão pressionar os adversários, mais irão expor o contra-ataque ao seu adversário.
Sinceramente, não uso esquemas ofensivos contra times atacantes, geralmente procuro jogar com 4 zagueiros e 2 volantes, os mesmos, tem que ter qualidade de passe para num possível contra-ataque liquidar com o jogo, e mesmo jogando em casa, você deve tomar seus devidos cuidados, pois times tradicionais geralmente tendem a jogar para frente, assim é melhor jogar no contra-ataque, procure observar também o esquema de seu adversário e veja se há lacunas por onde atacar.

Nessa hora é muito bom usar o com bola e o sem bola, eles podem ser muito úteis, e melhorar em 30% sua tática dependendo do jogo, ou também pode piorá-la se você não souber usar. (assunto para outra Faq)

Procure apenas jogar ofensivamente quando tiver serteza que seu time é superior á seu adversários, eu se sabe um modo de bater a devida tática do mesmo.

by CrAzY MaN
Autor: Jader Abreu


Mini-guia tático

Criando Táticas

Criar uma tática é fácil, é só selecionar "táticas" na barra que fica de baixo do plantel.

Como escolher a tática

Procure fazer uma tática que cubra as necessidades do seu time ao máximo, deixando os melhores jogadores em posições "melhores"

Goleiros:
Coloque ele o máximo recuado em todas as telas com ou sem bola, isso evita que ele fique mal posicionado. Coloque para ele não marcar, pois ele sairá muito do gol sem necessidade quando você acionar essas opções, e tomará mais gols. Se quise coloque ele para fazer pressão e com o desarme duro, isso vai fazer com que ele sai do gol quando necessário (poderá cometer algumas faltas graves e ser expulso, opção de risco). Bolas paradas só atrás, passe longo e para todos os lados (para que não erre passes e de para os atacantes). Ponha não em movimentos Frente para evitar subidas ao ataque, assim como no restante ponha Não.

ATRIBUTO IMPORTANTE- Jogo Mãos

Zagueiros:
3 zagueiros- Seguro, pois costuma ficar um homem na sobra, isso lhe dá muita vantagem. Ponha os dois zagueiros que estão mais a ponta com marcação individual nos atacantes, deixe o do meio na sobra, pois ele terá melhor movimentação para marcar se algum dos outros zagueiros for driblado. marcarem.
Dê mais liberdade aos zagueiros das pontas (ponha os com mais talento nelas) e deixe o do centro sempre fixo(este deve ter um bom desarme e marcação). Volte o volante quando o adversário usar três atacantes, e ponha para marcar individualmente o terceiro atacante. Bolas paradas só atrás(exceto se o zagueiro tiver um cabeceio excelente, daí designe outro para fazer sua função), passe direto e para todos os lados. Todas as outras opcões deixe em não

Atributos Importantes- Marcação, Desarme, Força


Laterais ou alas:
Bem os laterais (com 4 zagueiros) ou alas (com 3 zagueiros, jogam no meio) são sempre dois, que devem percorrer boa parte do campo, pois são uma ótima opção de ligação com o ataque em qualquer momento do jogo. Devem marcar por zona, dando passes diretos, para o centro ou o lado que ele joga (evitando chutões e grandes inversões de jogo). Deve bater falta normal. Desarme normal e pressão não, cruzamentos sim, movimentos de frente sim, correr com bola sim e deve chutar apenas se tiver "remates de longe" bom. Caso você queira um lateral mais defensivo ponha movimentos frente não.


Volantes:
Usando apenas um (faça isso apenas se usar três zagueiros e tiver um ótimo volante), nunca ponha os volantes para avançar, ao menos que tenham um bom remate de longe pois eles são muito importantes no sistema defensivo. Deixe ele mais perto da área nos últimos quadrados, pois ele é uma ótima opção de chute de longe nos rebotes, então deixe os remates de longe sim (a não ser que seu volante seja um péssimo chutador, aí coloque um lateral mais próximo a área). Desarme duro e pressão sim, pois os volantes tem que "dar o sangue". Marcação por zona (a não ser que ele jogue com três atacantes, aí ponha homem a homem). bolas paradas normais, e passes misto e para todos os lados. Todas as outras opções deixe em não.


Médios:
Se você for usá-los ponhe eles com passes misto, bolas paradas normal ou frente (dependendo de suas qualidades), marcação zona, desarme normal e pressão não. Movimentos de frente, passes nas costas da defesa e segurar a bola sim. Todas as outras opções deixe em não.

Meias atacantes:
Ele tem que ter muita qualidade, pois será o cérebro, armador, maestro ou o craque do time como preferir, o que importa é que ele ditará o ritmo do jogo. Posicione ele na entrada da área, e ponha remates de longe, para ele pegar os rebotes. Ponha passe curto para todos os lados, assim ele poderá tanto dar passes para os atacantes dentro da área, como poderá dar passes para os laterais cruzarem. Ponhe ação livre, pois ele é o cérebro do time e deverá de vez em quando tomar algumas atitudes diferentes quando o time estiver atrás no placar. Bolas paradas na frente. Ele não deve marcar e nem fazer pressão, desarme deve ser suave. Cruzamentos, passes nas costas da defesa, movimentos de frente devem ser sim, e correr com a bola e segurar jogo devem ser não, pois ele é o armador, e não deve ser mais um fominha.

Atacantes/Centroavantes

-Driblador(A): Deve chamar a marcação, para tentar dar mais espaço para o(s) outro(s). Deve ser posicionado não muito na frente (mais recuado do que o PLC). Precisa ter muita agilidade e drible, e um pouco de criatividade e passe. Deve ter passe direto, para o centro. Não deve marcar nem fazer pressão, e o desarme deve ser suave. Deve se movimentar muito, dar cruzamentos e passe nas costas da defesa. Todas as outras opções deixe em não. Tem de ter uma boa velocidade, um bom drible pois deve infernizar a zaga adversária!


-Artilheiro(PLC): Deve ter muita presença de área. Ponha-o totalmente enfiado na área. Ele não deve marcar de jeito nenhum, deixe desarme suave e pressão sim, para ver se ele ganha algumas bolas dos zagueiros... Passe curto e suave e todas as outras opções não. Esse tem de ter muita explosão é bom ter bom cabeceio e finalização.

Autor: Eduardo Carvalho



Primeiros dias de trabalho

Bom, se você é um daqueles que fica meio perdido no primeiro dia de trabalho, aqui vai uma sugestão de como entrar com o pé direito na equipe, e fazer bonito durante toda a temporada. Essa lição vale para o CM 0102 e todas as ligas, espero que gostem.

1- Logo ao chegar no clube, você deve análisas todos os seus jogadores, desde os seus atributos, até salários, situação no elenco etc. Deixe tudo nos conformes. Após isso, pegue os jogadores que não lhe interessam mais e mande para a reserva, deixando apenas os jogadores que você vai utilizar na equipe principal, é bom fazer isso para você ter uma boa noção de quantos reforços você está precisando para sua temporada.

2- Agora veja seu staff, procure tero máximo de preparados físicos possíveis no elenco, e com os melhores atributos possíveis. Agora é a hora de arrumar os treinos. Na primeira semana deixe seus jogadores descansar, e conforme seu preparo físico e o calendario, poderá prolongar esse período de férias por mais uma semana. Após isso, valtando umas 3 semanas para o primeiro jogo, começe botando um treino leve para todos os jogadores. E faltando duas semanas para o primeiro jogo, deixe os treinos de acordo com cada posição, dependendo de cada país esse período de preparação pode ficar mais curto, sendo assim você deverá também diminuir o período de descanso, mas fica a seu critério aqui vai uma sugestão de uma boa programação de treinos para sua equipe;

GR = Guarda-Redes (Intensivo); Físico (medio); Tático (ligeiro); Remate(ligeiro); Técnica (médio)

DC DD DE = Guarda-Redes (nenhum); Físico (medio); Tático (medio); Técnico (médio); Remate(nenhum)

Meia = Guarda Redes (nenhum); Fisico (medio); Tatico (intensivo); Técnico (intensivo); Remate(ligeiro)

Ataque = Guarda Redes (nenhum); Fisico (medio); Tático (medio); Técnico (intensivo); Remate(intensivo)

Esses treinos são muito bons para evoluir em atributos seus jogadores, e creio eu, evita correr tantos riscos para lesões, mas não basta apenas criar esses treinos e pronto, você deve ter preparadores físicos a nivel de seu time, e encarrega-lo de certas posições (que pode ser feito indo na seção treinos/programa/treinadores, e selecionar a área que seu preparador físico vai treinar, eu aconselho a não usar mais de 2 treinos por preparadores-físicos).

3- Após feito isso, é a hora das contratações, após você ter feito o primeiro passo, você já deve saber as posições que seu time mais necessita de reforços. Uma sugestão, é ir no campo de busca, e ir botando os filtros que mais lhe agradam. Aqui vai um pequeno tuturial sobre quais os atributos que o jogador deve ter para ser útil naquela posição.

GR: jogo de mãos e reflexos
D E e D D: desarme e resistência
D C: desarme, cabeceamento, posicionamento e impulsão
M E e M D: passe, cruzamentos e velocidade
MD: desarme, resistência e índice de trabalho
MC: passe, resistência, índice de trabalho e impulsão
MA E e MA D: cruzamentos, velocidade e drible
MA C: criatividade, decisões e passe
A: finalização e velocidade
PL C: finalização e cabeceamento

(retirado aqui mesmo do fórum, a tradução foi feita por ggpofm)

Após isso, monte uma lista preferencial com os possíveis reforços, e vá fazendo as propostas, procure não gastar mais que 1/3 de seu orçamento para transferências em apenas 1 jogador. E com o plantel pronto, é hora de definir a tática.

4- A tática pra mim não deve ser uma para todos os jogos, temos que visar que cada adversário é diferente, sempre vai ter algo para melhorar em sua tática, pretendo não me aprofundar muito aqui, pois isso é assunto para outrras Faq's (que eu já tenho em mente de fazer algumas sobre, pressão, marcação, instruções individuais e muitas outras, e garanto que não vai demorar muito).

5- Agora é hora de marcar os amigáveis de preparação, procure jogar contra times fortes de seu país, os amigáveis são muito importantes na preparação para as princiais ligas do País, e ajuda muito no preparo físic de seus jogadores, procure marcar de 3 a 5 amigáveis por temporada, e utilizar todos os jogadores, isso vai te ajudar em selecionar os melhores, e deixará seu time tinindo para a temporada !

by CrAzY MaN

Espero que tenham gostado, dicas, sugestões reclamações, duvidas postem aqui. Breve volto com mais Faq's importantes, vou me aprofundar nas táticas por enquanto. Até mais !

Autor: Jader Abreu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Lowko é Powko unpinned this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Raimundos
      Por Raimundos
      Animal.
    • gabnanci
      Por gabnanci
      Projeto para o desenvolvimento de um jogo desktop em que se baseia no gerenciamento de um clube de futebol (real ou criado pelo usuário) em que o papel principal é a de gestão da empresa/clube baseado no gerenciamento de recursos, na função de presidente/ceo/diretor de futebol, sendo alguma das funções a de contratar o técnico certo, acertar com patrocinadores, gerir as finanças, dá o ok para a assinatura de jogadores/staff, promover ações para aumentar torcida, planos de socio torcedor, basicamente, o usuario poderá mexer em qualquer coisa do clube com a responsabilidade de que se fizer algo errado, poderá acarretar em prejuizo e queda de rendimento do clube. Posteriormente em outras situações, o presidente/ceo/diretor poderá comprar algum clube desde que tenha o dinheiro, que seria acumulado por ganho de taças, salario e investimentos do proprio usuario, ou poderá tambem ser contratado por outros clubes para assumir a mesma função caso seja um ceo/diretor, ou se eleger para presidencia novamente.

      A intenção é fazer uma interface parecida com jogos já consagrados como football manager, championship manager ou elifoot. Criar uma interface intuitiva, leve. A progressão do jogo irá se basear em dias, o usuario fará ações em um dia, e clicará em "avançar" e irá para o dia seguinte para poder ver as consequencias daquela ação. 

      Não tenho intençao em transmitir o jogo de futebol para o usuario, apenas um feedback do secretário do presidente (um secretário contratado de acordo com suas habilidades, atributos , experiencia, valor de mercado entre outros) para poder colocar a par o presidente/ceo/diretor de como o clube está indo em certos setores. 

      Pretendo desenvolver um jogo em que tenha as caracterisiticas de interface e de facilidade para o usuario compativel com o football manager e a rapidez e consequencias das ações tomadas pelo jogador, por minima que seja, parecido com o democracy 4.

      Preciso de ajuda para iniciar o projeto de desenvolver o jogo e caso o desenvolvedor tenha interesse em continuar nesse projeto, podemos avaliar comissões de venda futura.
       
      Algum Interessado? 
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Olá Pessoal,
      Venham conhecer a minha coleção de uniformes para o FIFA onde vcs se quiserem podem baixar tranquilamente e colocarem dentro do seu jogo...
      Ferramentas para colocar os uniformes no jogo:
      https://www.fifaeditortool.com/
       
      Video a ensinar como faz para colocar e até criar os kits:
       
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo de gerenciamento é parecido com o nosso querido FM então bora lá bater um papo sobre esse jogo...
      Se alguém tiver interesse ele é leve e gratuito na palma de sua mão...
      Para android até já foi lançado, para PC só dia 24 de Novembro na Steam...
      Football Club Management | Facebook
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo serve para bater um papo sobre este jogo de gerenciamento de futebol parecido com o nosso querido FM...
      Se este jogo de seu interesse aproveite pois ele é muito leve e gratuito...
      Gerente de Futebol 2023 (soccermanager.com)
×
×
  • Criar Novo...