Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM08] R.C.D. de La Coruña: La Identidad Nacional


Bruno Trink

Posts Recomendados

bannerg.jpg

Volto eu com meu projeto de nacionalizar elencos. Mas, desta vez, com uma equipe um pouco menos poderosa que a Inter de Milão que, de tanto ganhar nas duas primeiras temporadas, me desmotivou a continuar aquele primeiro capítulo do projeto. E a escolhida na enquete, com 50% dos votos, foi o Deportivo La Coruña. Pra começar, um pouco da história do clube e do treinador escolhido para o projeto.

historia.jpg

O Deportivo La Coruña nasceu em 1906, com o nome oficial de Club Deportivo de la Sala Calvet, um dos ginásios que existiam na cidade na época. As primeiras partidas foram jogadas no chamado Corralón da Gaiteira, até a criação do primitivo campo de Riazor em 1909. No mesmo ano, o Rei Afonso XIII aceita a presidência de honra do clube, que passa denominar-se Real.

O Deportivo participou do primeiro campeonato da Liga celebrado em 1929, no primeiro grupo da segunda divisão. Permaneceria nesta categoria até conseguir o acesso a primeira divisão na temporada 1940/1941, ficando em quarto em sua primeira participação nesta categoria, e seu goleiro, Juan Acuña, sendo o goleiro menos vazado da competição.

A inauguração do novo estádio de Riazor, em 1944, foi o início da queda do clube novamente a Segunda Divisão. Depois de sucessivas quedas e ascensões, o Deportivo sagra-se vice-campeão da Liga na temporada 1949/50. Permanece o clube na Primeira Divisão até a temporada 1956/57, quando receberia a fama de equipe elevador por suas contínuas ascensões e quedas.

Desde a temporada 1972/73 até a 1991/92 o Deportivo não soube o que era jogar na Primeira, chegando inclusive a disputar uma temporada da terceira divisão, a 1974/75. Após a constituição em Sociedade Anônima Desportiva (1992), as contratações dos brasileiros Bebeto e Mauro Silva, na temporada 1992/93, supuseram o nascimento do que veio a se chamar Súper Depor, que esteve a ponto de conseguir sua primeira liga na temporada seguinte: um penalti mal sucedido batido pelo sérvio Miroslav Ðukic no último minuto da partida que fechava o campeonato deu o título ao FC Barcelona. Não obstante, esta temporada passou a história como a primeira em que o Deportivo jogou um competição continental: a Copa da UEFA.

Na Temporada 1993/1994, o Deportivo alcança a marca de melhor defesa da história da Liga Espanhola em uma única temporada, quando levou apenas dezoito gols .

O primeiro título, uma Copa do Rei, se conseguiu em Madri, em 1995, numa partida disputada em dois atos devido a uma grande chuva. A equipe era treinada por Arsenio Iglesias, sendo seus jogadores-chaves Cláudio, Aldana, Fran, Mauro Silva e Bebeto. Em três anos, de 1994 a 1996, o clube obteve um vice-campeonato e três terceiros lugares na Liga, além de uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha.

Depois de seis participações na Copa da UEFA e uma na desaparecida Recopa Européia, o Deportivo levanta sua primeira taça de Campeão da Liga Espanhola na temporada 1999/2000, com Songo'o, Djalminha, Fran, Mauro, Donato, Naybet e Makaay como protagonistas e Javier Irureta como treinador.

A partir daí, se passaram cinco anos de grande sucesso na Liga dos Campeões, conseguindo dois novos vice-campeonatos da Liga e uma nova Copa do Rei em 2002, numa final disputada no Estádio Santiago Bernabéu contra o Real Madrid, no dia em que o clube merengue celebrava seu centenário.

Na atualidade, sofre grandes problemas econômicos e passsa por um processo de reestruturação esportiva.

Títulos

1 Liga da Espanha (1999/2000)

2 Copa do Rei (1994/95 e 2001/02)

3 Supercopas da Espanha (1995, 2000 e 2002)

Competições européias

Participações em competições européias: 11

Melhor classificação na Liga dos Campeões: Semifinal (temporada 2003/04)

Melhor clasificação na Recopa Europeia: Semifinal (temporada 1995/96)

Melhor clasificação na Taça UEFA: Oitavos de final (por três ocasiões)

estadio.jpg

O Estádio Municipal de Riazor está situado a poucos metros da praia de mesmo nome na cidade de La Coruña. É o estádio de maior capacidade da Galícia. A sua primeira construção remonta a 1909 no terreno que hoje ocupa a Iglesia de las Esclavas, a poucos metros do seu local atual. Seu segundo edifício, já em seu local atual, é de 1944, sendo o arquiteto D. Santiago Rey. O estádio teve várias remodelações, como a de 1982, por ocasião da Copa do Mundo e a última, iniciada em 1996 com a construção do Fondo Pabellón e concluída em 1997, com a remodelação do Fondo Maraton. Atualmente sua capacidade é de 34.611 espectadores, todos sentados, e as dimensões do campo de jogo é de 105 x 70 metros. Recentemente teve renovada sua licença UEFA para partidas de competições internacionais.

donato.jpg

Donato Gama da Silva, mais conhecido como Donato, nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de dezembro de 1962, e é um ex-futebolista brasileiro, naturalizado espanhol. Sua carreira estendeu-se por 23 anos. Começou em 1980 no Vasco da Gama, de onde saiu em 1988 após conquistar seu terceiro Campeonato Carioca na equipe. Foi então jogar no Atlético Madrid, da Espanha, onde ficaria cinco anos.

Em 1993, formaria no Deportivo La Coruña uma espinha-dorsal brasileira com Bebeto e Mauro Silva que foi vice-campeã do Campeonato Espanhol em 1994. O título viria finalmente na temporada 1999/2000, com Donato marcando o primeiro gol na vitória por 2 a 0 sobre o Espanyol que deu ao Deportivo sua primeira e até hoje única conquista na Primeira Divisão Espanhola.

Donato, que se naturalizou espanhol, jogando doze jogos pela Espanha entre 1994 e 1996 e disputando uma Eurocopa, encerrou a carreira em 2003, no Deportivo. O defensor quebrara no ano anterior um recorde que durava 43 anos, o de mais velho a marcar um gol na Liga. Já era conhecido na equipe como El Abuelo ("O Avô").

Editado por rafinha¹³
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 270
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • Jirimias

    18

  • Bruno Trink

    66

  • FAM1978

    45

  • Filipe Saara Morais

    18

Donato MITO!

Boa sorte no La Coruña, me lembro que eu era bem feliz assistindo os jogos na Band, Donato, Maurão e Bebeto! Timaço!

Falow!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerg.jpg

top_left.jpgtop_liga1.jpg

abanoticias.jpgabacompeticao.jpgabajogos.jpgabaelenco.jpg

abalinha.jpg

Donato é apresentado no Riazor e blanquiazules terão elenco 100% espanhol

Depois de passado o susto com o pedido de demissão do treinador Miguel Angel Lotina, o presidente do La Coruña, Augusto César Lendoiro soltou mais duas bombas na entrevista coletiva realizada nesta manhã. A primeira foi a apresentação do ex-craque Donato Gama da Silva como novo treinador da equipe. A outra, ainda mais sensacional, foi a declaração que, a partir da temporada 2007/2008, o clube galício terá, em seus quadros, apenas atletas que tenham a Espanha como primeira nacionalidade.

- Não é uma atitude fascista, de forma alguma. É apenas a nossa participação numa tentativa de fortalecimento do futebol espanhol, que tem um dos melhores campeonatos do mundo, se não o melhor, mas cuja seleção não tem a mesma grandeza. - afirma Lendoiro.

O presidente ainda explica a escolha de Donato, nascido no Brasil:

- O Donato abriu mão da sua nacionalidade brasileira para defender, com muita honra, a nossa seleção nacional. Além disso, é um ídolo aqui no Riazor.

O novo treinador terá bastante trabalho, já que não poderá contar com os grandes nomes da equipe, como o zagueiro argentino Fabricio Coloccini e o meia mexicano Andrés Guardado.

A diretoria disponibilizou €1M para transferências e €2,4M para salários. Como já estamos nesse limite salarial, talvez Donato tenha que negociar alguns jogadores com alto salário, como o Valerón, que, além de tudo, já tem 32 anos.

20070628_financas.jpg

Queria a opinião de vocês sobre esse estilo de postagem. As imagens mais frequentes, como elenco, jogos e competições, estão acessíveis nos links das abas, como se fosse um site na internet. A tendência é que saiam posts mensais, com a notícia falando sobre um fato importante que tenha ocorrido.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem organizado o post, parabéns!

Quanto ao elenco, o meio campo já está muito bom, precisará de uns 2 volantes, 1 atacante bom, 2 zagueiros e um ótimo goleiro. Pelo menos. Quero ver como vai fazer...

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o estilo bem interesante

Você vai ter mais trabalho do que eu pensava!

Mais do que eu pensava também! Mas, pelo menos, eu tenho mais espanhóis no elenco do que italianos no save da Inter. A pressa é menor...

muito trabalho mesmo !

IMPOSSIBLE ?

Impossible is nothing!!!

Boa Sorte :thumbsup:

Valeu!

Vai dispensar ou vender os jogadores que não são espanhóis??

Boa sorte!

Vou tentar vender, pra arrecadar fundos. Os que eu não conseguir, vão ficar encostados no time B.

Muito bem organizado o post, parabéns!

Quanto ao elenco, o meio campo já está muito bom, precisará de uns 2 volantes, 1 atacante bom, 2 zagueiros e um ótimo goleiro. Pelo menos. Quero ver como vai fazer...

Boa sorte!

Valeu!

Preciso, principalmente, de goleiro e lateral esquerdo, já que os dois que eu tenho de cada posição são estrangeiros. No meio, eu tenho muitos MAC, mas poucos meias "carregadores de piano". Dependendo das contratações que eu conseguir, vou ter que quebrar a cabeça com o esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sinceramente nao vejo TANTO problema em montar um time bom, agora vganhar já é outra história eheheh tam bastante jogadores espanhois, oq ue é positivo...

traz o molina de volta, que ta sem time !!! seria um bom simbolo para o teu time hehehe

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o principal problema será conseguir caixa.

Mire os melhores espanhóis da segunda divisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei legal o seu estilo de post, como se fosse internet, com abas e talz...legal!

Nao sabia q o La Coruña tava tao mal das pernas, nem dinheiro em caixa tem, vai dar trabalho!!

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerg.jpg

top_left.jpgtop_liga1.jpg

abanoticias.jpgabacompeticao.jpgabajogos.jpgabaelenco.jpg

abalinha.jpg

Deportivo pronto para a estréia na Liga

Foi uma pré-temporada de muito trabalho, tanto no campo quanto nos bastidores. O treinador Donato e a diretoria do La Coruña se desdobraram para montar o elenco para a temporada 2007/2008. Com as negociações de Dudu Aouate para o Middlesbrough, Andrés Guardado para o Arsenal e Fabricio Coloccini para o Portsmouth, o La Coruña fez caixa e conseguiu apresentar um pacotão com 10 reforços. Os mais conhecidos são o zagueiro Iván Campo, ex-Real Madrid, que estava no Bolton Wanderers, e os meias Gabri, ex-Barcelona e que jogava no Ajax, e Gaizka Mendieta, vindo do Middlesbrough.

Nos amistosos da pré-temporada, a equipe, ainda sem os reforços, teve alguma dificuldade nas partidas contra Ceuta e Rayo Majadahonda, mas depois engrenou e venceu os outros quatro jogos, fazendo 16 gols. O grande destaque foi o meia Juan Rodríguez, que, com quatro gols, encantou Donato e deve começar a temporada como titular.

A equipe estréia na Liga contra o Real Betis.

Uma análise rápida do elenco:

tag_goleiros.jpg

Iñaki Goitia: Muito bom no jogo aéreo, mas prevejo alguns problemas com a excentricidade. Mesmo assim, é titular.

Bernardo: Foi contratado no final da janela para ser reserva do Goitia, mas tem bons atributos e vai brigar pela posição.

tag_zagueiros.jpg

Iván Campo: Chegou para dar mais peso à zaga. Pode jogar também de volante.

Alberto Lopo: Não é o zagueiro dos meus sonhos, mas, com as prioridades para contratações focadas em outras posições, vai ser titular.

Pablo Amo: É um reserva que não deve comprometer.

tag_laterais.jpg

Manuel Pablo: Lateral experiente, mas muito bom fisicamente, é o titular da lateral direita.

Antonio Barragán: Pouco abaixo do titular, mas é mais um reserva que não deve comprometer.

Edu Albacar: A torcida não gostou da contratação, com medo dele desestabilizar o ambiente, mas eu fiquei impressionado com seus atributos.

Antonio Calderón: Outro que veio no fim da janela, foi o melhor reserva que eu consegui para a lateral esquerda.

tag_volantes.jpg

Gabri: Jogador de grupo, já foi da seleção, veio pra jogar de meia, mas pode ajudar até na lateral.

Gorka Larrea: Outro jogador polivalente, pode atuar em qualquer posição no meio de campo.

Sergio: Líder da equipe, deve ser o motorzinho do meio de campo.

Gazkia Mendieta: Muito experiente, não vem pra ser titular, mas deve ajudar muito durante a temporada.

Jesús Vazquez: Outro que compõe bem o meio, veio pra ajudar.

tag_meias.jpg

Cristian: Joga tanto pela direita quanto pela esquerda na 2ª linha de quatro, vai disputar a titularidade com o Lafita e com o Riki.

Ángel Lafita: Emprestado pelo Zaragoza, tem as mesmas características do Cristian.

Riki: Muito habilidoso, incansável, dribla muito com o pé esquerdo e fez uma boa pré-temporada.

Juan Rodríguez: Destaque da pré-temporada. Como Valerón ainda fica 5 meses fora, deve ser titular como homem de ligação.

Juan Carlos Valerón: Experiente e inteligente, seria titular se não estivesse contundido.

Joan Verdú: Muito bom jogador também, é uma boa opção no banco.

Alberto: Foi contratado porque joga também no ataque. Mas, a princípio, deve ter poucas chances.

tag_atacantes.jpg

Rubén Castro: Atacante rápido, finaliza razoavelmente bem. É reserva.

Adrián: Apesar da pouca idade, é titular do ataque. Mas está voltando de lesão e pode começar no banco nos primeiros jogos.

Xisco: Jogou a pré-temporada toda. É forte, bom na bola aérea e faz muito bem o trabalho de pivô.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Zaga está ruim, só o Campo presta. O lateral Albacar é muito bom. De lateral você está bem.

Os volantes são regulares, os meias são bons, especialmente o Riki. E o Alberto não é ruim. Coloca ele como meia chegando ao ataque que ele irá render provavelmente.

No ataque, o Xisco é muito bom e acredito que ele jogando sozinho com o Alberto chegando seria ideal, mas parece que vai usar a dupla Xisco e Adrián, que é boa, mas o Adrián não é muito bom não...

Acho que nessa temporada não faço a mínima idéia de onde você pode chegar... Mas boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tb gostei do alberto,xD

Agora aki no meu save com o Osasuna o deportivo esta quase caindo e o Riki ta jogando de atacante junto com o Xisco ( esse deve ser titular absoluto )...

Sei la , vai ser bem mais dificil do que com a Inter de Milao ,xD....mas acredito que com o Dortmund ( proximo save ?? ) iria ser mais dificil ainda , o La Coruña segunda temporada vai brigar pelo titulo na primeira acho dificil encarar Barcelona , Real e Valencia mas boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara gostei do teu elenco

eu tenho muita curiosidade pra ver como o xisco e o adrian jogam, pq eu ainda nao joguei na espanha no fm 2008 mas sempre gostei dos atributos dos 2

o juan rodriguez é mto bom, e o mendieta eu gostei da contratação por valor sentimental haha era fan dele na epoca do valencia e da lazio... jogava mta bola com o baraja no meio campo, mas nao sei se ele tem ocndicoes de ser titular... acho que tem tudo para conseguir, no míinimo, uma posição respeitavel !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...