Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Torneio Eliminatório Duplo


Visitante ggpofm

Posts Recomendados

Eliminatória Dupla

Apresento uma fórmula de disputa para os campeonatos on-line de FM. Mesmo sem jogar on-line, percebo que um dos maiores problemas diz respeito à fórmula de disputa de uma competição e já percebi que muitos torneios são interrompidos por conta do número excessivo de W.O. que acabam por inviabilizar a competição.

A fórmula que apresento é chamada de “eliminatória dupla”. Ela recebe esse nome porque, ao contrário da “eliminatória simples”, onde a derrota significa a eliminação, na “eliminatória dupla”, só é eliminado da competição a equipe que perder duas vezes.

Abaixo há o desenho esquemático da competição. Aparentemente é muito complicado, mas não é tanto assim, desde que se compreenda os fundamentos desse tipo de fórmula.

tabela2xf6.gif

tabelakg3.th.gif

A tabela acima é de uma competição de 8 equipes. Se estivéssemos em um campeonato de “eliminatória simples”, os derrotados nas 4 primeiras partidas seriam eliminados da competição. Na rodada seguinte teríamos as semifinais, onde mais 2 equipes seriam eliminadas e as 2 equipes que sobraram fariam a decisão.

Na “eliminatória dupla” há uma segunda chance para os derrotados e por isso recebe o nome de “eliminatória dupla”. Para ser desclassificado é preciso perder 2 partidas. Nenhuma equipe é desclassificada ao perder a 1ª vez, somente na 2ª derrota ela é eliminada, exceto na final.

A rodada inicial é onde as equipes se enfrentam. A partir daí, as equipes que perderam uma partida irão para a parte esquerda da tabela, chamada de “Torneios dos Perdedores” enquanto as equipes que vencerem e permanecerem vencendo ficarão do lado direito da tabela, no “Torneio dos Vencedores”.

Em todas as partidas é preciso ter um vencedor, exceto na partida 14 (a final). Pode parecer estranho a final de um campeonato não precisar ter um vencedor, mas isso será explicado mais adiante. Nas demais partidas é preciso que tenha um vitorioso. Por isso é preciso definir se depois dos 90 minutos haverá uma prorrogação e em caso de empate, a decisão por pênaltis, ou se depois dos 90 minutos, o vencedor será decidido na disputa por pênaltis. Em minha opinião, o melhor é com prorrogação e decisão por pênaltis.

Simulação de um campeonato

A melhor forma para se compreender a fórmula é em uma simulação. As 8 equipes escolhidas são:

- Real Madrid

- Liverpool

- Milan

- Juventus

- Manchester United

- Barcelona

- Ájax

- Bayern Munique

No sorteio as 4 partidas iniciais ficaram assim:

-Jogo 1: Real Madrid X Ájax

-Jogo 2: Liverpool X Juventus

-Jogo 3: Milan X Bayern

-Jogo 4: Manchester United X Barcelona

No jogo 1, o Real Madrid derrotou o Ájax. No 2, o Liverpool passou pela Juve; no 3, o Milan derrotou o Bayern e no 4, o Manchester United passou pelo Barcelona.

Depois dessa rodada inicial, as partidas 5 e 7 (torneio dos vencedores) e 6 e 8 (torneio dos perdedores) ficaram assim:

Jogo 5: Real Madrid X Liverpool

Jogo 7: Milan e Manchester United

Jogo 6: Ájax X Juventus

Jogo 8: Bayern X Barcelona

Nas partidas do torneio dos vencedores, o Real passou pelo Liverpool na partida 5 e na partida 7, o Milan derrotou o Manchester United. Como o Liverpool e o Manchester United perderam a 1ª partida, serão movidos para o torneio dos perdedores onde continuam lutando pela manutenção na competição.

Nas partidas do torneio dos perdedores tivemos os primeiros desclassificados da competição por conta da 2ª derrota. A Juventus venceu o Ájax na partida 6 e na partida 8, o Barcelona derrotou o Bayern. Com as derrotas, o Ájax e o Bayern foram desclassificados, já que perderam pela 2ª vez na competição.

Na continuação do campeonato teremos mais duas partidas pelo torneio dos perdedores, os jogos 9 e 10. Essas partidas foram formadas da seguinte forma:

- Jogo 9: vencedor do jogo 6 (Juventus) X perdedor do jogo 7 (Manchester United)

- Jogo 10: vencedor do jogo 8 (Barcelona) X perdedor do jogo 5 (Liverpool)

Quem observar a tabela, verá que há um cruzamento de equipes para a formação dos jogos 9 e 10. Ele ocorre para evitar que duas equipes que se enfrentaram na rodada inicial se encontrem nessa etapa da competição.

Em nossa simulação, depois dessas duas partidas mais duas equipes foram desclassificadas por perderem a 2ª partida na competição e outras duas seguiram em frente. A Juventus passou pelo Manchester United na partida 9 e o Liverpool derrotou o Barcelona na partida 10.

Na partida 11, o encontro dos únicos invictos da competição. O Real Madrid, vencedor da partida 5 enfrentou o Milan, vencedor da partida 7. O Real venceu. Com a vitória, o Real Madrid garantiu uma vaga na final do campeonato e com uma vantagem que será revelada quando eu falar da final.

O Milan, perdedor da partida 11 não está desclassificado. Como perdeu apenas uma partida ainda terá outra oportunidade para se recuperar, na partida 13. Se perder dará adeus ao campeonato, mas se ganhar enfrentará novamente o Real Madrid na final.

A partida 12 colocou o vencedor do jogo 9 (Juventus) e do jogo 10 (Liverpool) em uma partida onde o perdedor daria adeus ao campeonato. Juventus e Liverpool se enfrentaram pela 2ª vez na competição. Eles se enfrentaram na rodada inicial e o Liverpool levou a melhor. Nesse novo encontro quem perdesse estaria desclassificado e Liverpool derrotou novamente a Juventus que perdeu pela 2ª vez no campeonato e foi desclassificada.

Agora é a vez da partida 13. É como se fosse a final do torneio dos perdedores. Quem vencesse garantiria a vaga na final contra o Real Madrid. Quem perdesse daria adeus ao campeonato. Milan e Liverpool se enfrentaram. O Liverpool foi melhor e conseguiu a vaga na final.

A grande final, o jogo 14. Novamente, por coincidência, Real Madrid e Liverpool se enfrentariam. O Liverpool tinha uma derrota, exatamente para o Real Madrid, mas derrotou a Juventus duas vezes e o Barcelona.

O Rea Madrid, único invicto, passou pelo Ájax, Liverpool e Milan. Por não ter perdido nenhuma partida, jogaria com a vantagem do empate. Por isso, disse que a final era a única partida do campeonato que poderia terminar sem um vencedor. Em caso de empate no tempo normal, o Real seria declarado campeão. Logicamente, se vencecesse a partida também seria o campeão, pois o Liverpool terá 2 derrotas.

E porque o Liverpool não seria declarado o campeão se vencesse a partida contra o Real Madrid? Isso ocorreria porque em caso de vitória do Liverpool, as duas equipes teriam uma derrota casa e nesse caso, ainda estariam em igualdade na competição e por ter ficado invicto, o Real Madrid recebeu uma vantagem na final, no caso, a vantagem do empate. Além disso, seria injusto para o Real Madrid que até a final não havia perdido, perder o campeonato tendo apenas uma única derrota, a mesma quantidade que o Liverpool. Por isso, caso o Liverpool vencesse, ele faria um jogo extra contra o Real Madrid, mas dessa vez em igualdade de condições e aí, nesse caso, quem vencesse a partida extra seria o campeão.

tabelakg3.th.gif

Esse é um exemplo de 8 equipes. Para fazer um campeonato com 16 é preciso fazer alguns ajustes nos cruzamentos para evitar jogos repetidos, mas não há problema. Essa fórmula também funciona com número ímpar de participantes, mas é preciso fazer a tabela com mais calma, porque existe um número máximo de jogos para cada número de participantes.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ggpofm tinha me explicado isso no MSN e volta a repetir.

Fórmula muito interessante e inovadora. O próximo campeonato da Liga FManager será dessa forma. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa idéia, gostei.

Poderiamos testar desde já.

E digo mais: no campeonato de 16, poderiamos usar a idéia de 8, mas como se fosse 2 grupos distintos. O campeão, ali marcado, seria o campeão do grupo onde faria uma final com o campeão de outro grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Boa idéia, gostei.

Poderiamos testar desde já.

E digo mais: no campeonato de 16, poderiamos usar a idéia de 8, mas como se fosse 2 grupos distintos. O campeão, ali marcado, seria o campeão do grupo onde faria uma final com o campeão de outro grupo.

Grande idéia :specool:

Fico feliz que tenham achado interessante a idéia, mas se quiserem posso montar a tabela com 16 equipes, é só me avisar e me dar um tempo razoável para organizá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caralho, desculpa a expressão, mas fico muito foda esse jeito de torneio.

ainda mais ali na final onde o time q nao perdeu nenhuma podia perde uma na final q ainda nao seria declarado o perdedor, fico mt foda msm, parabens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Opa pelo contrario Gilson!

E ate proponho ao Pedro que use essa formula no novo torneio.

Pedro, seria um prazer ajudar a organizar o proximo torneio...

Que tal joguemos antes de terminar as ferias hein??

Vlwsssssssss!! E conto com a participação de todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pelo contrario Gilson!

E ate proponho ao Pedro que use essa formula no novo torneio.

Pedro, seria um prazer ajudar a organizar o proximo torneio...

Que tal joguemos antes de terminar as ferias hein??

Vlwsssssssss!! E conto com a participação de todos!!

si tiver e so chama

to dentro

xD

mto legal a formula

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora entendi a formula...quem dera se tivessemos um campeonato o mais rapido possivel! =D

to dentro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Vice-Presidente
Creio que ninguém se entusiasmou muito para levar a idéia em frente, mas pelo menos ficou a fórmula.

Eu levarei. :D

Saanto, isso me parece mais uma tabela normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...